SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 3 de julho de 2021

Ruptura em gasoduto submarino provoca incêndio no Golfo do México

              

Vitória arranca o empate com o Goiás no Barradão pela Série B

Vitória arranca o empate com o Goiás no Barradão pela Série B
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

O Vitória arrancou o empate com o Goiás em 1 a 1, na noite deste sábado (3), no Barradão, pela nona rodada da Série B do Brasileiro. Dadá Belmonte abriu o placar para os visitantes, mas Bruno Oliveira marcou um belo gol de falta e deixou tudo igual.

 

Apesar de não voltar a vencer, o empate foi suficiente para o Rubro-Negro deixar a zona de rebaixamento e subir para a 16ª colocação na tabela de classificação ao somar sete pontos. Já o Esmeraldino chegou aos 16, mas caiu para a quarta posição.

 

O Vitória volta a jogar no próximo sábado (10), às 19h, contra o Confiança, no Batistão, pela 10ª rodada. Na véspera, às 21h30, o Goiás recebe o Náutico, na Serrinha.

 

O JOGO

No primeiro minuto de bola rolando, Alef Manga descolou enfiada buscando Eduardo. O atacante do Esmeraldino trombou com Ronaldo e os caíram no gramado. O jogo seguiu com as duas equipes se estudando e trocando passes. Aos 12 minutos, Cedric dominou na entrada da área e tocou para Raul Prata, que bateu para o gol, mas pegou mal mandando a bola bem por cima da trave goiana.

 

Aos 20 minutos, Dinei foi lançado em velocidade, mas Tadeu saiu bem e conseguiu cortar a jogada. Mas a arbitragem já assinalava o impedimento do camisa 9 do Rubro-Negro.

 

O Vitória tem mais posse, toca mais a bola, mas erra no último passe para colocar um dos atacantes de cara com Tadeu. Enquanto o Goiás, não consegue aramar nenhuma jogada mais aguda. Com isso, o jogo segue sem nenhuma das equipes conseguir levar perigo às metas de Tadeu e de Ronaldo.

 

Aos 30 minutos, Alef Manga cobrou o escanteio fechado, Ronaldo defendeu, mas acabou soltando a bola que ficou viva na pequena área, mas a defesa rubro-negra afastou o perigo.

 

Na vontade e torca de passe, Pablo recebeu na grande área, mas foi travado na hora de finalizar aos 35. A resposta do Esmeraldino veio na sequência. Alef Manga aproveitou o lançamento, partiu em velocidade e, pressionado por dois marcadores, chutou de fora da área obrigando Ronaldo a fazer boa defesa.

 

Aos 38 minutos, Pintado foi forçado a fazer a primeira alteração no Goiás. Hugo sentiu uma lesão e saiu de campo no carro maca para a entrada de Heron.

 

O Leão desperdiçou uma chance clara de gol de abrir o placar aos 46 minutos. Na cobrança de falta, Soares Bolota levantou a bola na área e João Pedro apareceu livre, mas tocou para fora perdendo a melhor oportunidade do jogo.

 

Segundo tempo

O Vitória voltou do vestiário com a mesma formação que começou o jogo. Já o Goiás retornou com duas modificações. O atacante Bruno Mezenga entrou no lugar de Eduardo, enquanto Elvis substituiu Albano.

 

Com quatro minutos de bola rolando na etapa complementar, o Vitória carimbou a trave do Goiás. Pedrinho fez bela jogada pelo meio e tocou para Dinei, que soltou a bomba de fora da área e acertou o poste direito de Tadeu. E o Leão continuou a pressão, na cobrança de falta da entrada da área, Raul Prata bateu bem e obrigou o arqueiro da equipe goiana fazer a defesa.

 

A resposta do Goiás veio aos sete também parando no travessão. Caio Vinícius recebeu o lançamento na marca do pênalti de costas para o gol, matou no peito, bateu girando mandando a bola no poste superior da meta de Ronaldo.

 

Goiás abre o placar
O Esmeraldino inaugurou o placar aos nove minutos. Elvis lançou Apodi na direita. O lateral foi à linha de fundo e tocou para trás no miolo da área. Bruno Mezenga fez o corta luz, Dadá dominou e tocou no canto esquerdo de Ronaldo balançando as redes.

 

O Vitória tentou responder em seguida. Dinei foi lançado, invadiu a área, mas foi travado na hora da finalização.

 

Aos 27, o Leão carimbou novamente a trave com Raul Prata. Cruzamento vindo da esquerda e o lateral tocou de cabeça acertando o poste direito e a bola parou nas mãos de Tadeu.

 

O Leão acertou novamente o poste goiano aos 33 minutos. Na cobrança de escanteio, David cabeceou forte para o gol e ela explodiu no travessão de Tadeu.

 

Vitória empata com um golaço
O Vitória igualou o placar com um golaço de falta de Bruno Oliveira aos 40 minutos. David foi derrubado na entrada da área e o meia bateu com classe estufando as redes do Esmeraldino. Vitória 1x1 Goiás

 

FICHA TÉCNICA
Vitória 1x1 Goiás
Série B – 9ª rodada
Data: 03/07/2021 (sábado)
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Horário: 21h30
Árbitro: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Assistentes: Ricardo Junio de Souza e Frederico Soares Vilarinho (ambos de MG)

Cartões amarelos: Pedrinho, Roberto, Ramon Menezes (Vitória) / Breno, Bruno Mezenga, Elvis, Pintado, Miguel Figueira (Goiás)

Gols: Bruno Oliveira (Vitória) / Dadá Belmonte (Goiás)

 

Vitória: Ronaldo; Raul Prata, Wallace, Thalisson Kelven e Pedrinho; João Pedro (Bruno Oliveira), Cedric, Pablo Siles (Fernando Neto) e Soares Bolota (Guilherme Santos); Ronan (David) e Dinei. Técnico: Ramon Menezes.

 

Goiás: Tadeu; Apodi, David Duarte, Reynaldo e Hugo (Heron); Breno, Caio Vinícius, Dadá Belmonte (Luan Dias) e Albano (Elvis); Alef Manga (Miguel Figueira) e Eduardo (Bruno Mezenga). Técnico: Pintado.


Do Portal Bahia Notícias/por Leandro Aragão

BAZAR SOLIDÁRIO: Sua roupa usada pode ser o começo para alguém! Saiba como doar


Tá sobrando solidariedade no seu guarda-roupa? É hora de doar!

Se você em roupas, Calçados e Acessórios usados e queira doar, entre em contato com Leni Queiroz pelo WhatsApp (75) 98279-3498.

Tem muita gente precisando desses itens, principalmente nesta época de frio.

'SEJA UM DOADOR!'

Preocupante: com 7 óbitos por covid nos últimos 30 dias, Monte Santo alcança o mesmo número de Coité e Santaluz

É muito preocupante a situação do município de Monte Santo no território do sisal em relação a número de óbitos por Covid-19, mesmo com a vacinação ocorrendo com frequência, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) 14.786 doses foram aplicadas das 16.989 encaminhadas, ou seja, 87% das doses recebidas foram usadas na imunização dos moradores.

De acordo com os números do último boletim (02/07) publicado pela Secretaria Municipal de Saúde em rede social, Monte Santo  registrou 1.692 casos desde o começo da pandemia, destes, 1.599 estão recuperados, 42 morreram. A taxa de letalidade no município está em 2,48%, acima do Estado (2,14%), do Nordeste (2,42%) e fica abaixo do País (2,79%).

Monte Santo chegou a 42 óbitos por covid, mesma quantidade de Santaluz e Coité, mas esses dois têm a quantidade de casos muito superior. Santaluz com 3.255, taxa de letalidade ( 1,29%) e Coité 8.068 casos, taxa de 0,52%.

O grande alento e o que se espera a redução de novos casos e óbitos em Monte Santo é a queda significativa nos casos ativos, depois de meses em três dígitos, caiu para 51 e nenhum internamento.

No território do sisal o município com mais registro de mortes e segundo em casos em Serrinha, 6.969 (86 óbitos);

O segundo com mais mortes é Tucano, o último boletim publicado há mais de uma semana estava em 49. Seguido de Araci em terceiro com 48.

Itiúba chegou a 40 na última sexta-feira,02, e agora é o sétimo com mais registro de mortes em consequência do novo Coronavírus.

Na casa de 30, Cansanção tem 34 e Queimadas 30 mortes;

Na casa de 20, Nordestina 26, Valente 25 e Teofilândia 20;

Na casa de 10, Barrocas, 19, Retirolândia 16, Quijingue 16;

Abaixo de 10: São Domingos, 09, Biritinga 07, Candeal 03, Ichu 03;

Lamarão que tem população semelhantes a estes 2 últimos não divulga boletim epidemiológico.

Do Portal Calila Notícias


Morre coordenadora pedagógica Irineia Freitas; ela lutava contra um câncer de mama

O setor de Educação do Município de Conceição do Coité está em luto. Morreu na tarde deste sábado, 03, no Hospital da Mulher em Salvador, a professora Irineia Freitas, ela que atuava como coordenadora pedagógica do Educandário Divino Mestre em Coité e professora no vizinho município de Riachão do Jacuípe.

O Calila Notícias apurou que a educadora descobriu o câncer em novembro do ano passado e vinha realizando tratamento, nos últimos 20 dias esteve internada e faleceu por volta das 16h. Ela deixa esposo e duas filhas, uma de 3 e outra de um ano e meio.

Até a publicação desta matéria (18h40) o corpo se encontrava em Salvador, devendo chegar em Coité ainda hoje. O velório acontecerá na rua Dom Pedro II na residência dos pais e sepultamento será no Distrito de São João, no mesmo jazigo onde foi sepultado Peu do Frigorífico Freitas, seu irmão. O cortejo está previsto para sair às 15h deste domingo.

Tão logo surgiu a informação da morte precoce de Irineia o EDM divulgou um card de pesar e reconhecimento pelo serviço prestado.

Do Portal Calila Notícias


Apresentador Rodrigo Faro e família testam positivo para Covid-19

Apresentador Rodrigo Faro e família testam positivo para Covid-19
Foto: Reprodução / Redes Sociais

O apresentador da Record TV, Rodrigo Faro testou positivo para a Covid-19 nesta sexta-feira (2). A informação foi confirmada pela assessoria do artista que também confirmou que a esposa de Faro, Vera Viel, e as três filhas do casal também estão com a doença. Segundo a assessoria, todos passam bem.

O irmão e assessor do apresentador, Danilo Faro confirmou a informação ao portal Uol. “Vera Viel, esposa de Rodrigo, e suas filhas Clara, Maria e Helena também testaram positivo e se encontram bem, sem qualquer tipo de sintoma mais grave e em casa para cumprirem a quarentena necessária”, disse.

Após o diagnóstico, o apresentador passou por uma série de exames em um hospital de São Paulo, e nenhum problema de saúde foi detectado. Rodrigo Faro passa bem e cumpre quarentena. Todas as gravações de programas do apresentador foram suspensas.

Conforme divulgou a Revista ISTOÉ, o SBT também foi afetado pelo episódio ocorrido com Faro, já que, na última quarta-feira (30), Faro foi à emissora para fazer uma ação comercial com a apresentadora Eliana. A apresentadora e outros funcionários que tiveram contato com Faro foram afastados.



Do Portal Bahia Notícias

Bahia terá novas medidas de flexibilização e volta às aulas se números da Covid continuarem caindo, diz Rui

Foto: Reprodução/Twitter

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou nesta sexta-feira (2) que o estado vai começar a flexibilizar medidas mais rígidas de combate ao coronavírus se os números da pandemia continuarem caindo.

“Se os números continuarem caindo, teremos novas medidas de flexibilização e o retorno às aulas presenciais, no modelo híbrido. Estamos ansiosos para retomar e recuperar o tempo perdido na educação. A dedicação de todos garantiu que a Bahia tivesse, graças a Deus, com uma das menores taxas de mortalidade por coronavírus no Brasil. Mas não podemos relaxar, precisamos continuar trabalhando e conscientizando sobre a importância da vacinação”, escreveu Rui em uma rede social.

Na sexta-feira, a Bahia ultrapassou a marca de 5 milhões de vacinados com primeira dose e dose única contra a Covid-19. Com 5.009.928 de imunizados, o que representa 45% da população com 18 anos ou mais a ser imunizada, o estado é um dos que mais vacinam contra a doença no país.

Notícias de Santaluz

Santaluz tem 188 casos ativos de Covid e 139 suspeitas de infecção sendo investigadas

Foto: Freepik

Santaluz registrou mais quatro casos de Covid-19 neste sábado (3), de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. A cidade contabiliza agora 3.259 diagnósticos positivos da doença desde o começo da pandemia. 

Também foram registradas quarenta e quatro novas curas clínicas, totalizando 3.029 pessoas recuperadas. Ao todo, 188 pessoas estão com o vírus ativo e outras 139 aguardam resultados de exames. Há ainda um óbito sendo investigado por suspeita de Covid.

Notícias de Santaluz

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Com um a menos, Brasil segura pressão, vence o Chile e avança na Copa América

Com um a menos, Brasil segura pressão, vence o Chile e avança na Copa América
Foto: Dhavid Normando/Futura Press/Folhapress

A Seleção Brasileira está garantida nas semifinais da Copa América. Dentro do estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o time canarinho superou o Chile por 1 a 0 na noite desta sexta-feira (2), pelas quartas de final da competição continental. O único gol foi marcado por Lucas Paquetá.

 

O time comandado por Tite acabou sofrendo na parte final da partida, já que ficou com um jogador a menos por conta da expulsão de Gabriel Jesus no começo da segunda etapa.

 

A equipe jogou com Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi (Éder Militão); Casemiro, Fred e Neymar; Gabriel Jesus, Roberto Firmino (Lucas Paquetá) e Richarlison (Everton).

 

Na próxima fase, o Brasil vai enfrentar o Peru na próxima segunda-feira (5), às 20h, novamente no Nilton Santos.


Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama

Senado aprova projeto que inclui no Código Penal crime de violência psicológica contra a mulher


Foto: Freepik

O Senado aprovou na quinta-feira (1º), por unanimidade, um projeto que inclui no Código Penal o crime de violência psicológica contra a mulher.

A proposta já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e seguirá para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Pela proposta, a violência psicológica contra a mulher consiste em: “Causar dano emocional à mulher que a prejudique e perturbe seu pleno desenvolvimento ou que vise a degradar ou a controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que cause prejuízo à sua saúde psicológica e autodeterminação”.

Pelo texto aprovado, a punição para o crime será reclusão de seis meses a 2 anos e pagamento de multa. A pena pode ser maior se a conduta constituir crime mais grave.

Outros países do mundo reconhecem a violência psicológica como crime, entre os quais a Irlanda. No ano passado, o Instituto Maria da Penha chegou a lançar uma campanha contra a violência psicológica.

O projeto também aumenta a pena do crime de lesão corporal praticada contra a mulher. Neste caso, a pena passa a ser prisão de um a quatro anos (sem o agravante, a pena é detenção de três meses a um ano).

Além disso, o texto aprovado altera um trecho da Lei Maria da Penha para incluir o risco à integridade psicológica contra a mulher como fundamento para o afastamento do agressor do local de convivência.

Do Portal NS/Fonte: G1

Batida entre carro e veículo funerário deixa uma pessoa morta na BA-052

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma pessoa morreu durante um acidente envolvendo dois carros, um deles funerário, na BA-052, no trecho próximo à cidade de Anguera, a cerca de 150 km de Salvador, na manhã desta sexta-feira (2). 

O Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar não tem detalhes sobre como o acidente aconteceu, nem em qual dos veículos a vítima estava. Também não há informações sobre outros feridos. 

A rodovia precisou ser interditada, para a retirada dos dois veículos. Os carros ficaram completamente destruídos por causa da batida. O Corpo de Bombeiros foi acionado, porque a vítima ficou presa às ferragens. A PM também acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para fazer perícia no local.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Santaluz registra 32 novos casos de Covid em 24h e total de ativos sobe para 228

Foto: Freepik

Santaluz registrou 32 casos de Covid nesta sexta-feira (2), de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. A cidade contabiliza agora 3.255 diagnósticos positivos da doença desde o começo da pandemia. 

Nenhuma cura clínica foi registrada nas últimas 24 horas. O número de casos ativos subiu novamente, chegando a 228 (taxa de crescimento de 16,32%). Há ainda 146 suspeitas de infecção sendo investigadas. 

O boletim também mostra que o município investiga um novo óbito por suspeita de Covid-19. A Secretaria de Saúde não divulgou o perfil do paciente nem deu detalhes sobre o caso.

Notícias de Santaluz

CBF divulga datas das oitavas da Copa do Brasil; veja programação dos baianos

 

CBF divulga datas das oitavas da Copa do Brasil; veja programação dos baianos
Foto: Divulgação

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou as datas das oitavas de final da Copa do Brasil. Bahia, Vitória e Juazeirense estão envolvidos nesta fase da competição nacional e brigam para avançar. 

 

O Bahia encara o Atlético-MG e o primeiro jogo será no Mineirão no dia 28 de julho, às 21h30, no Mineirão. A decisão será no dia 4 de agosto, às 21h30, no estádio de Pituaçu.

 

Já o Vitória joga contra o Grêmio. A primeira partida vai acontecer no dia 27 de julho, às 21h30, no Barradão. A vaga se define no dia 3 de agosto, às 21h30, na Arena do Grêmio.

 

Por fim, a Juazeirense vai até o litoral paulista para enfrentar o Santos no dia 28 de julho, às 19h15, na Vila Belmiro. O jogo da volta ficou para o dia 4 de agosto, às 19h15, no Adauto Moraes, em Juazeiro.


Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama

Trabalhadores nascidos em fevereiro já podem sacar auxílio emergencial

Trabalhadores nascidos em fevereiro já podem sacar auxílio emergencial
Foto: Reprodução / Agência Brasil - Marcelo Camargo

Os trabalhadores informais que estão inscritos  no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que nasceram no mês de fevereiro já podem sacar a terceira parcela do auxílio emergencial de 2021. O benefício, que  começou a ser pago nesta sexta-feira (2), foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 19 de junho.

Conforme divulgou a Agência Brasil, os recursos também podem ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário. Essa possibilidade é uma novidade já que anteriormente o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com a a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.


Do Portal Bahia Notícias

Suspeito pela morte de primo é preso em Euclides da Cunha

Suspeito pela morte de primo é preso em Euclides da Cunha
Foto: Reprodução / SSP - BA

Um rapaz suspeito de matar o primo, foi preso nesta quinta-feira (1º), na cidade de Euclides da Cunha, no Semiárido Nordeste II. O crime ocorreu em maio deste ano, equipes da 25ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) também apreenderam um outro suspeito. 

De acordo o coordenador da 25ª Coorpin/Euclides, delegado Paulo Jason Mello,  Gilberto da Mota Silva foi morto a pedradas depois de uma discussão. "O crime causou grande comoção e repercussão, dada a futilidade e as circunstâncias em que foi cometido, tendo em vista que os autores e a vítima bebiam juntos momentos antes", disse 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), os mandados foram cumpridos na sede da Coordenadoria, onde a dupla permanece à disposição da Vara Criminal. As diligências contaram com o apoio de policiais militares.


Do Portal Bahia Notícias

Neste sábado (03/07), ocorrerá em nosso município a captação do Time de Futebol Bahia de Feira.


Neste sábado (03/07), ocorrerá em nosso município a captação do Time de Futebol Bahia de Feira.

O objetivo é promover oportunidades a atletas infantis do município. Para tal, serão realizados jogos eliminatórios com duração de 60 minutos (2 tempos de 30 minutos cada). Os finalistas passarão para a próxima fase da copa.

Será neste sábado, às 09h00, no Campo Municipal.

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Vídeo: Você sabia que Serrinha tem hidroterapia gratuita?

Felipe Mota, fisioterapeuta - Foto: Reprodução

A Prefeitura de Serrinha, através da secretaria de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), oferece esse serviço de forma gratuita.

A hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática ou aquaterapia, é uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina com água aquecida, em torno dos 34ºC, para acelerar a recuperação de atletas lesionados ou pacientes com artrite, por exemplo.

Geralmente, a hidroterapia é feita por um fisioterapeuta e é muito utilizada por gestantes e idosos porque ajuda no tratamento de:

✅ Artrite, artrose ou reumatismo;

✅ Problemas ortopédicos, como fraturas ou hérnias discais;

✅ Lesões musculares;

✅ Dores articulares;

✅ Inchaço nas pernas;

✅ Dificuldade respiratória;

✅ Problemas neurológicos.

A hidroterapia para gestantes deve ser indicada pelo obstetra e, normalmente, é usada para melhorar a circulação do sangue, reduzir o inchaço das pernas e diminuir a dor nas costas, pés e joelhos, por exemplo.

Assista:

Do Portal Ailton Pimentel

Em parceria com a empresa ‘Salva!’, Prefeitura de Serrinha inicia projeto que troca lixo reciclável por cestas básicas

Foto: Reprodução


A Prefeitura de Serrinha, através da secretaria de Assistência Social e a equipe do CRAS II (Vila de Fátima), realizou uma reunião com os responsáveis pelo projeto “Salva!”, Denilson Ramos e Jailson Júnior, que trazem uma ideia inovadora e simples para a gestão de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade e limpeza do nosso município.

O encontro teve como objetivo conhecer melhor o projeto e articular uma parceria em busca de incentivar, facilitar e conscientizar as pessoas sobre as vantagens de ações sustentáveis, referenciando esforços para circular a economia local através da reciclagem do lixo. Essa articulação conta com a parceria da associação de moradores do bairro Vila de Fátima.

O ponto de apoio para a coleta de reciclagem na Vila de Fátima é o CRAS II. Os resíduos são revertidos em pontos que serão trocados por alimentos e cestas básicas, estes serão entregues aos próprios usuários da unidade.

Do Portal Ailton Pimentel

Ministro da Saúde diz que governo federal estuda protocolos para liberar eventos no país

Foto: Pixabay

Em vídeo gravado após um encontro com representantes da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), na terça-feira (29), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que o governo federal avalia a criação de regras para liberar a retomada do setor. 

“É um ramo muito importante para nossa economia e que precisa ser reativado fortemente agora que podemos vislumbrar um controle da pandemia”, disse Queiroga, ao ouvir os empresários, que sugeriu, entre outras coisas, a organização de eventos testes e definição de regras sanitárias padronizadas em todo país. 

Segundo informações da coluna Painel, na Folha de S. Paulo, na ocasião, o ministro garantiu que o governo irá analisar as sugestões da Abrape e estudar um protocolo nacional que permita a realização de eventos com segurança.

Do Portal NS

Vereador Vanvan do Mucambinho é nomeado secretário de Saúde de Santaluz e PT consolida força no governo Arismário

Foto: Rede Social

O prefeito de Santaluz, Arismário Barbosa Júnior (Avante), escolheu o vereador Arivan Cardoso da Silva, o Vanvan do Mucambinho, do PT, para assumir a Secretaria de Saúde do município. A nomeação foi publicada na tarde desta quinta-feira (1º) em edição do Diário Oficial do Município, algumas horas após a então secretária, Elisângela Pires dos Santos, ser exonerada.

Arismário, que é médico, tem sido criticado até mesmo entre aliados por deixar de lado critérios técnicos para fazer a escolha do novo chefe da pasta da saúde. Fontes ouvidas pela reportagem avaliam que o prefeito comete um erro porque coloca em prática um alinhamento político com o governo estadual justamente no momento em que a pandemia de Covid-19 se agrava no município.

“Esse é o momento para pensar na população, dar mais importância para a saúde das pessoas, ao invés de priorizar uma estratégia de alinhamento com o objetivo de priorizar um partido político. É um erro porque a pandemia ainda está aí, e Santaluz está com uma curva crescente de casos ativos. Levar em conta critérios políticos neste momento crítico só faz aumentar a desconfiança da população em relação à gestão do município no combate ao coronavírus”, disse à reportagem reservadamente um aliado do prefeito.

Prefeito Arismário Barbosa junto com Vanvan do Mucambinho | Foto: Rede Social

A insatisfação da ‘base raiz’ e o protagonismo do PT

O Diário Oficial do Município desta quinta-feira traz ainda a exoneração da secretária de Assistência Social, Joseane Santos Lopes, a Jó do Sindicato, que também filiada ao PT e concorreu à Câmara de Vereadores em 2020 e obteve 469 votos, ficando como primeira suplente. Entretanto, a saída de Jó pode ter acontecido apenas por trâmites burocráticos.

De acordo com fontes ligadas ao prefeito Arismário e ao PT, o também petista Pedro Santos do Carmo, o Pedro do Salão, assumirá a vaga na Câmara, caso Vanvan seja confirmado como o novo secretário de Saúde do município. Pedro ocupa atualmente o cargo de diretor do Fundo Municipal de Educação.

Existe ainda a possibilidade de um arranjo político ainda maior – embora com pouca chance de se concretizar -, em que a vaga na Câmara seria herdada por José Roque Saturnino de Lima, o Roquinho do Rose.

De qualquer maneira, líderes de partidos que integram a chamada ‘base raiz’ do prefeito Arismário não ‘veem com bons olhos’ o protagonismo do PT na gestão.

Insatisfeitos, alguns deles ouvidos pela reportagem se disseram preocupados com a decisão do prefeito e com o uso político que o PT pode fazer com o protagonismo que passa a ter ao comandar pastas estratégicas da gestão municipal.

Vale lembrar que o Partido dos Trabalhadores já comanda a Secretaria de Agricultura e, caso outro nome assuma a vaga deixada por Vanvan na Câmara, poderá continuar chefiando a Secretaria de Assistência Social com o retorno de Jó do Sindicato.

Notícias de Santaluz

Marcação de consultas e exames provoca fila longa e aglomeração em Santaluz

Aglomeração em frente à Central de Regulação para marcar consultas e exames | Foto: Rede Social

Imagens que viralizaram nas redes sociais mostram uma fila longa e pessoas aglomeradas sob a chuva na manhã desta quinta-feira (1º), na Central de Regulação do Município de Santaluz, onde são marcados exames e consultas.

Em um dos registros, a quantidade de pessoas próximas umas das outras em frente à unidade, que fica situada no entorno do Largo do Tanque Grande, impressiona. Muita gente chegou ao local nas primeiras horas da madrugada para garantir uma ficha, mas nem todos conseguiram.

A mesma situação, que gera preocupação especialmente por causa do avanço da pandemia no município, já havia sido registrada no mês passado e também repercutiu nas redes sociais. Algumas pessoas avaliam que a capacidade de atendimento bem abaixo da necessária faz com que aumente mais ainda o fluxo e o resultado são as aglomerações.

Fila se estendeu pela parte de trás da Central de Regulação de Santaluz | Foto: Djota Radialista/Reprodução

A Prefeitura divulgou na última terça-feira um comunicado sobre a marcação das consultas e exames, mas não informou o número de vagas em cada especialidade disponível.

Notícias de Santaluz

Santaluz registra 57 novos casos de Covid e mais uma morte pela doença

Foto: Reprodução

Santaluz registrou 57 novos casos de Covid-19 e mais uma morte por complicações da doença nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde na noite desta quinta-feira (1º). 

Segundo o informativo, o óbito ocorreu na quarta-feira (30). A vítima é um homem de 81 anos. A cidade contabiliza agora 3.223 diagnósticos positivos e 42 mortes causadas pela doença desde o começo da pandemia. 

O boletim mostra também que foram registradas 56 novas curas clínicas, totalizando 2.985 pessoas recuperadas. Há ainda 196 pacientes com o vírus ativo e 135 suspeitas de infecção sendo investigadas.

Notícias de Santaluz

Serrinha registra 16 curas e 13 casos positivos da covid-19 nesta quinta-feira


A Prefeitura de #Serrinha informa que nesta quinta-feira, 01/07, foram confirmados 13 novos caso de coronavírus, 16 novas curas e nenhum óbito.
Serrinha registra um total de 68 casos suspeitos e 5.747 casos positivos diagnosticados através do método RT-PCR em tempo real, destes 46 foram realizados em laboratório particular nesta quinta-feira (01).
Hoje não foram realizados testes rápidos. A cidade atinge um total de 6.969 casos da Covid-19, 6.848 curados, 86 óbitos e 35 casos ativos.




Da Ascom PMS

Comunicado oficial do Padre Laudimar


Eu, Pe. Laudimar, venho por meio desta, comunicar aos fiéis da Paróquia da Catedral que, à partir do dia 01 de julho, estarei sendo transferido para a Arquidiocese de São Salvador da Bahia para um trabalho mais direcionado ao Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Salvador.

Aproveito o ensejo para agradecer a todos pela nobre acolhida, amizade e ricas celebrações litúrgicas.

Agradeço aos irmãos no Sacerdócio Padres George, Jota e Guilherme pelo trabalho que desempenhamos juntos e em unidade, por um Reino de Deus iminente.

Conto com as orações de vocês.

Deus os abençoe.

INSS começa a pagar 13º para quem recebe acima do mínimo

INSS começa a pagar 13º para quem recebe acima do mínimo
Foto: Cláudia Cardozo/Bahia Notícias

Beneficiários do INSS que recebem acima de um salário mínimo (R$ 1.100, em 2021) começam a ter a segunda parcela do 13º salário depositada nesta quinta (1º). O pagamento é feito de acordo com o número final do benefício, desconsiderando o dígito depois do traço. Nesta quinta, recebem benefícios acima do piso com final 1 e 6. No caso de benefícios até o salário mínimo, o INSS deposita a parcela nesta quinta para quem tem final 6. Os pagamentos seguem até 7 de julho.
 

É possível consultar o número do benefício na carta de concessão e no Meu INSS (site e aplicativo) ou pela central telefônica 135. É necessário sempre informar o CPF do beneficiário.
 

Nesta parcela, há o desconto do Imposto de Renda, por isso, ela pode ser menor do que a primeira cota do benefício, paga em maio.
 

A tributação varia conforme a idade. O aposentado e pensionista de até 64 anos paga IR caso receba acima de R$ 1.903,98. Para aposentados a partir de 65 anos, há isenção extra do IR e o imposto só é cobrado se o benefício superar R$ 3.807,96.
 

É preciso lembrar que, no final do ano, não haverá 13º salário do INSS. Conhecido como abono de Natal, a grana extra teve o pagamento antecipado novamente por causa da pandemia de Covid-19.
 

Recebem o valor aposentados, pensionistas, e beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão em 2021. Mais de 31,1 milhões de segurados receberão a renda. O 13º é proporcional ao número de meses em que o segurado receberá a renda do INSS neste ano.
 

Quem ganha benefícios assistenciais, como o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social) e RMV (Renda Mensal Vitalícia) não tem direito.
 

A recomendação de especialistas em educação financeira é usar o valor para quitar ou amortizar as dívidas. Para quem está no azul, a dica é separar uma parte da parcela como reserva para gastos no Natal e nas despesas de início de ano, como IPTU, IPVA e matrículas escolares.


Do Portal Bahia Notícias/por Ana Paula Branco | Folhapress