SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 12 de junho de 2021

Morre ex-vice-presidente Marco Maciel aos 80 anos

Morre ex-vice-presidente Marco Maciel aos 80 anos
Foto: Agência Senado

Morreu na madrugada deste sábado (12) o ex-vice-presidente da República, Marco Maciel, aos 80 anos. Segundo o Jornal do Commercio, a informação foi confirmada por amigos e familiares. Ele estava internado num hospital em Brasília por conta de complicações do Mal de Alzheimer, doença diagnosticada em 2014.

 

Ainda não há informações sobre velório ou enterro.

 

Maciel foi vice-presidente durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 2003. Ele também já foi governador de Pernambuco, senador e ministro-chefe do Gabinete Civil da Presidência da República. Ele também foi advogado e professor.


Do Portal Bahia Notícias

Após 28 anos, Jorge Allan é demitido pela TV Bahia

Após 28 anos, Jorge Allan é demitido pela TV Bahia
Foto: Reprodução / Instagram / @jallanvivas

Um dos nomes mais experientes da cobertura esportiva na TV Bahia, Jorge Allan foi demitido da emissora após 28 anos. A informação foi confirmada neste sábado (12) ao Bahia Notícias por pessoas próximas ao jornalista.

 

Allan era gerente de esportes da afiliada da TV Globo no estado. Conforme apurou o BN, assumirá o cargo Hildázio Júnior, editor-chefe do Globo Esporte Bahia.

 

Além da gerência, Jorge Allan também já foi editor e comentarista de partidas de futebol na emissora e em canais esportivos da Rede Globo.


Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama / Matheus Caldas

Dupla é presa após assalto em salão de beleza no município de Valente

Dupla é presa após assalto em salão de beleza no município de Valente
Foto: Reprodução/Polícia Civil

Policiais da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha) e das Delegacias Territoriais de Valente e de Retirolândia prenderam uma dupla de assaltantes, horas após o roubo em um salão de beleza ocorrido no centro de Valente, na sexta-feira (11). Os homens utilizavam uma pistola de ar comprimido e estavam em uma motocicleta roubada.

 

Quatro aparelhos celulares das vítimas e a motocicleta com restrição de roubo foram recuperados durante a prisão dos autores, no município de Retirolândia. Os proprietários dos celulares podem ir à Delegacia Territorial de Valente e, mediante apresentação de documentos que comprovem a propriedade, retirar os aparelhos. 

 

O coordenador regional de Serrinha, delegado Fábio Nobre, destacou a importância do cadastramento dos aparelhos no Alerta Celular, no site www.alertacelular.ssp.ba.gov.br, para facilitar a recuperação em casos de perdas, furtos e roubos. 

 

“Com o cadastramento no site e o registro do IMEI, em caso de perda e roubo o proprietário poderá registrar um alerta no próprio site. Dessa forma, a polícia terá mais facilidade e agilidade na localização e devolução desse produto”, explicou. A dupla foi autuada em flagrante e está à disposição do Poder Judiciário. A motocicleta será encaminhada para perícia. 


Do Portal Bahia Notícias

Ovos de crocodilo da ‘Era dos Dinossauros’ são achados em sítio em Presidente Prudente

Ovos de crocodilo da ‘Era dos Dinossauros’ são achados em sítio em Presidente Prudente
Foto: Willian Roberto Nava/Cedida

Cerca de 20 ovos fossilizados de crocodilo da “Era dos Dinossauros” foram encontrados no sítio paleontológico de Presidente Prudente (SP). A divulgação foi feita nesta semana pelo paleontólogo Willian Roberto Nava.

 

Segundo o G1, o pesquisador informou que os ovos foram descobertos no mês de fevereiro deste ano após análises de rochas que foram retiradas do sítio durante o cercamento do local, no Parque dos Girassóis, que ocorreu no ano de 2020.

 

As rochas com os fósseis foram levadas para o Museu de Paleontologia de Marília (SP) e somente após análises e estudos é que foi constatado que se tratavam de uma ninhada, de uma espécie não identificada, de um crocodilo da “Era dos Dinossauros”.

 

Conforme Nava, os ovos são um achado importante para a história e a estimativa é de que os fósseis tenham de 70 milhões a 80 milhões de anos. O sítio paleontológico fica localizado entre o Parque dos Girassóis e o bairro São João, em Presidente Prudente.

 

O local já recebeu pesquisadores dos Estados Unidos e da Argentina e do Museu de Paleontologia de Marília, além de estudantes das universidades federal e estadual do Rio de Janeiro.

 

O terreno na zona sul de Presidente Prudente abriga fragmentos de história incrustados em suas rochas. Foram eles pequenos fósseis que por anos ficaram “escondidos” e que colocaram a cidade nos holofotes da ciência nacional e internacional.

 

O espaço foi descoberto há pouco mais de 15 anos e começou a ser explorado. O paleontólogo Willian Roberto Nava contou ao G1 que estava na cidade para outras pesquisas e escavações, quando foi atraído pelas rochas que se afloravam no terreno. Raridades já foram extraídas, como os ossos de aves que viveram no período Cretáceo, a “Era dos Dinossauros”

 

Por se tratar de um espaço com raros materiais, Nava e companheiros de trabalho da Argentina e dos Estados Unidos pediram a proteção do local à administração pública de Presidente Prudente. A área foi tombada por meio de um decreto municipal publicado em fevereiro de 2020.


Do Portal Bahia Notícias

Série C: Jacuipense perde para o Paysandu em Pituaçu

Série C: Jacuipense perde para o Paysandu em Pituaçu
Foto: Divulgação

O Jacuipense foi derrotado pelo Paysandu por 2 a 0 na noite deste sábado (12), em Pituaçu, pela terceira rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Marlon e Gedeilson (contra) marcaram os gols do bicolor paraense.

 

A equipe treinada por Jonílson Veloso ainda não venceu na competição nacional. No momento, os grenás estão na última posição do Grupo A, com apenas um ponto conquistado.

 

Em busca do seu primeiro triunfo na competição, a equipe baiana volta a jogar na próxima segunda-feira (21), às 20h, no estádio do Arruda, em Recife. 


Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama

Pai cita ‘milagre’ após filho de 8 anos ficar com moeda presa na garganta por 18h no interior de SP

Moeda ficou entalada na garganta de menino de 8 anos | Foto: Arquivo Pessoal/Murilo Silva Moraes

Um menino de 8 anos que engoliu uma moeda conseguiu retirar o objeto por meio de um procedimento médico, após cerca de 18 horas com o item entalado na garganta. Miguel Carvalho Moraes, morador de Registro, no interior paulista, foi transferido para um hospital, onde fez uma endoscopia. O pai disse ao G1 nesta sexta-feira (11) que acredita que o caso tenha sido um “milagre”, e conta que o filho está arrependido.

“[Meu filho] já está arrependido de ter brincado com a moeda. O nosso sentimento, meu e da minha esposa, é que Deus existe, porque foi um milagre. Ver ele saindo do hospital e andando bem é um milagre de Deus”, descreve Murilo Silva Moraes, de 30 anos.

O incidente com a moeda ocorreu na noite da última quarta-feira (9). Segundo Moraes, ele e a família estavam em casa, por volta das 21h, quando o filho foi até ele e contou que havia engolido a moeda. O menino estava sem ar e assustado, e precisou ser salvo pelo pai, que fez a manobra de Heimlich para tentar desengasgá-lo.

“Ele estava sem ar e muito assustado. Eu fiz a manobra para ver se conseguia retirar a moeda, mas não consegui”, explica. Diante da situação, o pai levou o menino para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, onde foi constatado por um exame de raio-X que ele estava com a moeda presa na região do pescoço.

Menino estava internado esperando para realizar procedimento de remoção da moeda | Foto: Arquivo Pessoal/Murilo Silva Moraes

A equipe médica decidiu interná-lo e tentar transferência para outro hospital, já que a unidade não realiza a endoscopia. Os dados do menino foram inseridos na Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross), e ele conseguiu vaga na tarde desta quinta-feira (10). Neste período ele não conseguia se alimentar e tinha dificuldade para respirar.

Segundo Moraes, o menino foi transferido por volta das 14h30 para o Hospital Regional de Registro, e o procedimento começou por volta das 15h. Ele precisou fazer uma endoscopia e ficou na unidade até o efeito da anestesia passar, recebendo alta por volta das 17h.

Para o pai, o momento foi de alívio, e a família ficou em alerta. Ele conta que conversou com o filho, que comentou que não imaginava que a moeda causaria sofrimento por tantas horas. “Foram 18 horas de agonia. Graças a Deus, ele teve alta”, finaliza.

Do Portal NS

PM encerra festa com cerca de 100 pessoas em sítio na Bahia e conduz organizador à delegacia

Foto: Divulgação/SSP

A Polícia Militar acabou com uma festa clandestina com aproximadamente 100 pessoas na madrugada deste sábado (12) em um sítio na comunidade Cachoeirinha, zona rural de Caetité, no sudoeste da Bahia. 

Segundo a PM, o responsável pela organização da festa foi conduzido à delegacia local. Por causa da pandemia do coronavírus, eventos e atividades que geram aglomeração de pessoas continuam proibidos até 15 de junho, em todos as cidades da Bahia, independentemente do número de participantes. 

Além disso, vigora em todo o estado a restrição da locomoção noturna de pessoas – na região de Caetité, a medida é válida das 20h às 5h. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), na sexta-feira (11), a Bahia registrou 127 mortes e 4.146 novos casos da Covid em 24 horas. Segundo a Sesab, o estado já contabilizou mais de 1 milhão de casos e mais de 22 mil óbitos pela doença desde o começo da pandemia.

Notícias de Santaluz

Homem sobrevive após ser abocanhado por baleia nos EUA

Foto: Reprodução/G1

Um mergulhador sobreviveu nos Estados Unidos após ser abocanhado por uma baleia. Michael Packard é pescador profissional de lagostas e estava mergulhando a trabalho quando foi parar na boca de uma baleia jubarte na costa de Cape Cod, em Massachusetts, na sexta-feira (11).

Inicialmente, ele achou que estava sendo vítima de um ataque de um tubarão, já que tudo aconteceu muito rápido. “De repente senti esse tranco e tudo ficou escuro”, disse à emissora NBC.

Ele percebeu o engano ao notar que não estava sentindo dores e não havia nenhum dente perfurando sua pele. Foi quando entendeu o que estava acontecendo.

Packard, de 56 anos, imaginou então que seria engolido e que iria morrer. Ele disse que pensou em sua família, especialmente em seu filho, mas que logo a baleia emergiu, chacoalhou a cabeça e o cuspiu. Ele foi resgatado por seus colegas de trabalho, que estavam em um barco nas proximidades.

Ele estima ter passado de 30 a 40 segundos dentro da boca do animal, onde conseguiu respirar graças ao seu tanque de oxigênio.

O mergulhador foi levado a um hospital, com ferimentos relativamente leves. “Tive um joelho deslocado e apenas danos nos tecidos moles das minhas pernas. Também fiquei com medo de ter sofrido uma lesão de mergulho por ter subido muito rápido ou uma embolia, mas está tudo bem. O médico disse que estou bem”, explicou à NBC.

Do Portal NS/Fonte: G1

Homem usando andador e bota de gesso furta caminhonete em SP

Foto: Reprodução/Câmeras de segurança

Dois homens, um deles usando um andador e uma bota de gesso, furtaram uma caminhonete, no bairro Jardim Canadá, zona Sul de Ribeirão Preto (SP), segundo o dono, que prefere não se identificar. 

O crime foi registrado por câmeras de segurança na tarde de sexta-feira (11), na Rua Célia de Oliveira Meireles. Nas imagens é possível ver os suspeitos passando pelo veículo estacionado em frente a uma casa. 

Na sequência, a dupla volta e o suspeito com o andador entra no carro pela porta do motorista, enquanto o outro entra pelo lado do passageiro. Os dois ficam alguns instantes dentro do veículo e depois vão embora nele. O dono da caminhonete registrou um boletim de ocorrência por furto de veículo, mas nem o carro nem os ladrões foram localizados. 

De janeiro a abril deste ano, 469 veículos foram furtados em Ribeirão Preto, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Do Portal NS/Fonte:G1 Ribeirão Preto e Franca

Santaluz confirma mais um óbito por Covid; 2 mortes e 165 suspeitas de infecção ainda são investigadas

Foto: Freepik

Santaluz confirmou neste sábado (12) mais uma morte por Covid-19, chegando ao total de 38 óbitos pela doença desde o começo da pandemia. A vítima mais recente é um idoso de 62 anos, que faleceu no dia 5 de junho. O município ainda investiga duas mortes suspeitas. 

O boletim deste sábado também confirmou mais nove casos de Covid na cidade, totalizando 2.905 pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia. 

Também foram registradas treze curas clínicas, chegando ao total de 2.756 pessoas recuperadas. Há ainda 111 pessoas com o vírus ativo e 165 suspeitas de infecção sendo investigadas.

Notícias de Santaluz

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Deputado Osni realiza plenária virtual com as presenças de Haddad e Wagner neste domingo (13)

Neste domingo (13), às 9h, o deputado estadual Osni Cardoso realiza a plenária “Vamos Construir a Esperança” para apresentar e avaliar suas ações realizadas na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), mobilizar as lideranças para a conjuntura de 2022 e consolidar a construção de um mandato coletivo. O encontro será transmitido na página de Facebook do parlamentar (@osnicardoso13).

"O propósito é organizar nossa base para os enfrentamentos necessários. Lutamos em defesa da classe trabalhadora e da democracia, contra o bolsonarismo e o carlismo, garantindo direitos ao povo. É dessa forma, nesse formato participativo, que acredito que podemos continuar fazendo um grande trabalho para os baianos e baianas”, afirma Osni. 

Estão confirmadas as participações do ex-Ministro da Educação, Fernando Haddad, do senador Jaques Wagner, de lideranças, dirigentes partidários, dirigentes de movimentos sociais, vereadores, prefeitos, militância, deputados federais, secretários de Estado, sindicatos, lideranças territoriais, ex-prefeitos e ex-prefeitas ligados ao mandato.

Da Assessoria de Comunicação do Deputado Estadual Osni Cardoso


Com Vitória classificado, Nordeste quebra recorde de clubes nas oitavas da Copa do Brasil

Com Vitória classificado, Nordeste quebra recorde de clubes nas oitavas da Copa do Brasil
Foto: Raul Pereira / EC Vitória

Com a classificação do Vitória diante do Inter na noite desta quinta-feira (10), o Nordeste terá seis representantes nas oitavas de final da Copa do Brasil pela primeira vez. O Leão se juntou ao Bahia, Juazeirense, ABC, CRB e Fortaleza, que haviam avançado de fase nos últimos dias.

 

Desde o início do torneio em 1989, a região havia colocado no máximo cinco clubes nas oitavas nas edições de 1992 e 2009. Na primeira vez, os representantes foram CSA, Sport, Fortaleza, Sergipe e Bahia. Enquanto na segunda ocasião, Icasa-CE, Vitória, CSA, Fortaleza e Náutico chegaram entre os 16 melhores da competição. A dupla Ba-Vi segue empatada como os clubes nordestinos com mais participações nas oitavas da Copa do Brasil, cada um com 17. Porém, o Leão já disputou o título em 2010, sendo derrotado pelo Santos, que tinha os jovens promissores Neymar e Ganso. Enquanto o Tricolor jamais alcançou uma semifinal do torneio. O Sport é o único da região que conquistou um caneco. Em 2008, o Rubro-Negro pernambucano venceu o Corinthians.

 

O novo recorde nordestino não foi alcançado com tranquilidade. Dos seis classificados, quatro precisaram reverter a vantagem dos seus adversários. O Vitória havia perdido o jogo de ida para o Inter por 1 a 0, no Barradão, e conseguiu virar ganhando por 3 a 1, no Beira-Rio. O ABC foi outro que fez o resultado de 3 a 0 contra a Chapecoense, em casa, no duelo de volta, após ter sido derrotado por 3 a 1. Enquanto Juazeirense e CRB não pouparam seus torcedores de emoções, conquistando suas vagas nos pênaltis. O Cancão de Fogo bateu o Cruzeiro por 1 a 0, no Adauto Moraes, para depois ganhar por 3 a 2 nas penalidades. Já o Galo de Alagoas eliminou o Palmeiras, em pleno Allianz Parque, com vitórias por 1 a 0 no tempo regulamentar e 4 a 3 na marca da cal. Por outro lado, o Bahia venceu o Vila Nova com dois triunfos por 1 a 0. E o Fortaleza despachou o rival Ceará com um empate em 1 a 1, e a vitória por 3 a 0 na decisão.

 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda fará o sorteio para definir os confrontos das oitavas de final e marcar as datas dos jogos, que estão agendados para a última semana de julho e a primeira de agosto. Ainda resta uma vaga para completar os 16 classificados. Na próxima quarta (16), Flamengo e Coritiba se enfrentam no Maracanã. O Rubro-Negro carioca venceu o primeiro encontro por 1 a 0, no Couto Pereira.


Do Portal Bahia Notícias

Exportações crescem 28% na Bahia em maio; mercado asiático é principal parceiro

Exportações crescem 28% na Bahia em maio; mercado asiático é principal parceiro
Foto: Aiba

As exportações baianas atingiram US$ 854 milhões em maio, valor recorde para o mês desde 2014. Em relação a maio de 2020, as exportações cresceram 28%. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan).

 

Nos primeiros cinco meses do ano, as vendas externas da Bahia acumulam um valor de US$ 3,48 bilhões, aumento de 13% e valorização de 30% em seus preços médios, todos comparados sobre o mesmo período de 2020.

 

Já as importações foram de US$ 540,5 milhões, aumentando 47,9% comparadas a igual mês do ano passado. A maior demanda por bens importados acontece em um momento de recomposição de estoques pela indústria, em um ambiente de escassez interna de suprimentos e de alguma reação na atividade econômica.

 

No acumulado do ano até maio, as compras externas chegaram a US$ 2,97 bilhões, com um aumento de 39,1%. Com exceção dos bens de capital, houve crescimento de todas as categorias de bens importados no ano, com destaque para os combustíveis, com avanço de 101,1%, dos bens de consumo duráveis (+96,4%) e dos bens intermediários (29,6%).

 

Em meio a um cenário de recuperação econômica dos principais parceiros comerciais do estado, como China, Estados Unidos e Argentina, tiveram destaques no mês as vendas de produtos básicos - em especial, soja, algodão, café e derivados de cacau. Houve também aumento das vendas de derivados de petróleo (80,2%) e de produtos petroquímicos (63%). A alta de preços das commodities e a recuperação da demanda internacional explicam esse movimento.

 

As exportações do agronegócio no acumulado até maio cresceram 16,3% frente a igual período de 2020 e representaram 46,4% do total exportado pela Bahia. Os produtos do setor mineral, incluindo petróleo, cresceram 10,1% e representaram 35,3% do total.

 

Assim, 81,7% das exportações baianas no ano são commodities agrícolas ou minerais que estão passando por um ciclo global favorável, em um fenômeno semelhante ao que vimos na década de 2001 a 2010, quando o crescimento da China ativou um super ciclo de alta de matérias-primas.

 

A China lidera como principal destino as exportações estaduais, com 28,4% de participação e crescimento de 32% ante igual período do ano anterior. A Ásia representou 52,1% do total das exportações estaduais no período, com crescimento de 12%. Outros mercados importantes também registraram crescimento nas compras no período, como Estados Unidos com aumento de 11%, Argentina (26%) e União Europeia (12,4%). Esses mercados também vivem em um contexto de recuperação econômica, resultando numa demanda crescente de diversos produtos da pauta estadual.


Do Portal Bahia Notícias

Petrobras reduz preço da gasolina em 1,9% nas refinarias

Petrobras reduz preço da gasolina em 1,9% nas refinarias
Foto: Reprodução / G1

A Petrobras anunciou nesta sexta (11) redução de 1,9% no preço da gasolina vendida em suas refinarias. O corte, que ocorre em meio à recuperação da cotação do petróleo, é o primeiro reajuste da gestão Joaquim Silva e Luna, que assumiu o comando da estatal no dia 19 de abril.
 

Segundo a companhia, o preço médio do combustível cairá R$ 0,05 por litro a partir deste sábado (12), para R$ 2,53. O repasse ao consumidor depende de políticas comerciais de postos e distribuidoras --o valor cobrado nas refinarias representa hoje um terço do preço final do produto.
 

Não haverá alteração no preço do diesel. Os dois produtos têm o mesmo preço desde o dia 1º de abril, no maior período sem reajustes no governo Jair Bolsonaro, em um sinal de que Silva e Luna deve esperar mais tempo do que seu antecessor para repassar as oscilações do mercado internacional.
 

Em nota, a Petrobras disse que "busca evitar o repasse imediato para os preços internos da volatilidade externa causada por eventos conjunturais", mas que os preços "seguem buscando o equilíbrio com o mercado internacional".
 

Silva e Luna foi nomeado para a presidência da empresa em meio a uma onda de descontentamento com a escalada dos preços no início do ano. Ao anunciar a demissão do antecessor, Roberto Castello Branco, Bolsonaro reclamou de reajustes "fora da curva".
 

Apesar da recuperação das cotações do petróleo nas últimas semanas, chegando a ultrapassar a barreira dos US$ 70 por barril, a gestão Silva e Luna vem sendo beneficiada pela valorização do real frente ao dólar no mesmo período.
 

Segundo conta da Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis), com o corte deste sábado o preço da gasolina da Petrobras se alinhará à paridade internacional, conceito que estima quanto custaria o combustível importado para o país.
 

Já no caso do diesel, há uma defasagem de 0,05%, também de acordo com as contas da Abicom. A Petrobras defende, porém, que o cálculo da paridade varia entre as empresas, considerando particularidades comerciais de cada uma.
 

Apesar da falta de reajustes, os preços continuaram em alta nas bombas durante os últimos 40 dias. Na semana passada, o litro do diesel foi vendido no país, em média, a R$ 4,490, valor 0,5% superior ao registrado um mês antes. A gasolina comum subiu 1,7% no período, para R$ 5,656 por litro.
 

Para especialistas, a alta reflete o fim da isenção de impostos federais sobre o diesel, elevações no preço de referência para cobrança do ICMS e biocombustíveis pressionados pela escalada das cotações internacionais e pela seca.
 

No dia 1º de junho, 22 estados e o Distrito Federal aumentaram os preços de referência para cálculo do ICMS no diesel e outros quatro mantiveram o valor. No caso da gasolina, houve elevação em 19 estados e no Distrito Federal.
 

Esses preços de referência, sobre os quais incidem as alíquotas de ICMS, são revistos a cada 15 dias com base em pesquisa de preços nos postos.
 

O litro do biodiesel subiu de R$ 4,425 para R$ 5,536 entre o primeiro e o último leilão realizado pelo governo, mesmo com a redução do percentual de mistura obrigatória de 12% para 10% --medida que teve o objetivo de tentar conter a escalada.
 

Já o preço do etanol anidro, que é misturado à gasolina, vem sendo pressionado pela seca sobre a lavoura, que atrasou a colheita da safra. Na primeira semana de junho, o valor de venda do produto pelas usinas de São Paulo subiu 0,88% em relação à semana anterior, para R$ 3,43 por litro.


Do Portal Bahia Notícias/por Nicola Pamplona | Folhapress

PF apura superfaturamento na compra de respiradores pela Prefeitura de Candeias, na Bahia

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria Geral da União, deflagrou na manhã desta sexta-feira (11), em Candeias, na região metropolitana de Salvador, uma operação para investigar desvio de verbas públicas federais destinadas ao enfrentamento da Covid-19 envolvendo a compra de oito respiradores.

Segundo a PF, foram identificados fortes indícios de fraudes no procedimento de dispensa de licitação para a aquisição dos equipamentos. A Polícia Federal detalhou que cada respirador custou R$ 175 mil aos cofres municipais, tendo sido gasto R$ 1,4 milhão.

Conforme a polícia, esses valores são incompatíveis com os preços de mercado, com diferença de mais de R$ 100 mil por equipamento. Além disso, conforme a PF, a empresa contratada não tem relação com o objeto contratado, já que atua no “comércio por atacado de automóveis, camionetas e utilitários novos e usados”.

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, sendo três em Candeias, um em São Sebastião do Passé e um em Lauro de Freitas, também na região metropolitana da capital, dois em São Paulo (SP) e um em Espírito Santo do Pinhal (SP).

Os investigados responderão pelos crimes de fraude à licitação e peculato – que é o desvio de dinheiro público para aproveitamento próprio.

Notícias de Santaluz

Jovem é presa acusada de jogar água fervente na mãe durante discussão na Bahia

Vítima está internada no hospital de Jaguaquara | Foto: Reprodução

Uma jovem de 27 anos foi presa na quinta-feira (10) acusada de jogar água fervente na mãe durante uma discussão. 

Segundo a Polícia Civil, o caso aconteceu na cidade de Jaguaquara, região sudoeste da Bahia. A vítima, de 49 anos, sofreu queimaduras de 1° e 2° grau. A mulher foi levada para o hospital, onde permanece internada. O estado de saúde dela é desconhecido. Policiais civis estiveram no hospital para coletar depoimentos de testemunhas. 

Conforme a polícia, a filha da vítima foi localizada horas depois do crime, no distrito Piabanha, zona rural do município. Ela passou por exames de lesões corporais e depois foi levada para a delegacia local, onde está custodiada à disposição da Justiça.

Notícias de Santaluz

Funcionários de empresa que presta serviços à Refinaria Landulpho Alves protestam desde terça por pagamento de salários

Funcionários fizeram oração durante protesto | Foto: Arquivo Pessoal

Funcionários de uma empresa que presta serviços à Refinaria Landulpho Alves (RLA), em São Francisco do Conde, região metropolitana de Salvador, seguem em protesto, nesta sexta-feira (11), em frente à sede da refinaria, por pagamento de salários atrasados. Além disso, eles também querem acordo por rescisão salarial.

Segundo os manifestantes, eles estão no local desde a noite da última terça-feira (8). O grupo bloqueou o trevo da BA-523 e fechou as duas vias de acesso à refinaria. Segundo os manifestantes, foi liberada somente a passagem de funcionários da Petrobras, para os serviços de manutenção.

Uma reunião foi iniciada na manhã desta sexta, por videoconferência, com a participação de metalúrgicos e representantes da empresa.

Ainda segundo os manifestantes, foram lançadas três propostas para a empresa, mas nenhuma foi aceita. A mais recente tem como objetivo pagar os salários atrasados para depois realizar o pagamento das rescisões.

Durante o protesto, os funcionários chegaram a se ajoelhar no chão e fazer uma oração.

Como estão acampados há cerca de quatro dias no local, os manifestantes estão utilizando um posto de combustível para tomar banho e se alimentam por meio de doações que recebem.

Do Portal NS/Fonte:TV Bahia e G1 BA

Pai é preso acusado de estuprar filhas adolescentes por cerca de três anos na Bahia

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem de 42 anos foi preso na quinta-feira (10) em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, acusado de abusar das filhas. 

Segundo a Polícia Civil, os abusos foram praticados durante três anos, quando as vítimas tinham 11 e 15 anos. Ainda segundo a polícia, as investigações começaram em fevereiro deste ano, quando as vítimas denunciaram o crime. 

O delegado Adilson Bezerra de Freitas, responsável pelo caso, detalhou que o acusado aproveitava o momento em que a mãe das meninas estava trabalhando para praticar os abusos contra as vítimas, que ainda sofriam ameaças. O homem está à disposição da Justiça e deve ser encaminhado ao sistema prisional. Ele vai responder por estupro de vulnerável.

Notícias de Santaluz

Prefeito de Candeias é preso após PF achar armas na casa dele em ação contra desvios de recursos de combate à Covid-19

A PF encontrou uma pistola e uma espingarda na casa do prefeito de Candeias, onde mandados de busca e apreensão eram cumpridos | Foto: Divulgação/PF

O prefeito Pitágoras Alves (PP), da cidade de Candeias, região metropolitana de Salvador, foi preso na manhã desta sexta-feira (11), durante uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga desvios de verbas públicas de enfrentamento à Covid-19

A PF encontrou uma pistola e uma espingarda na casa dele, onde mandados de busca e apreensão eram cumpridos. No momento em que foi detido, Pitágoras não apresentou permissão para porte ou posse de armas, por isso ele foi detido em flagrante. 

Apesar disso, a prisão do prefeito não tem ligação direta com a operação. Por meio de nota, a prefeitura informou que Pitágoras deve ser liberado ainda nesta sexta, mediante pagamento de fiança. Além da casa de Pitágoras, mandados de busca e apreensão também foram cumpridos na Secretaria de Saúde do município e na Superintendência de Gestão. 

Cerca de R$ 100 mil foram apreendidos pela polícia. A operação começou a investigar desvio de recursos públicos, após uma denúncia feita ao Ministério Público Federal (MPF), envolvendo a compra de oito respiradores e máscaras sem licitação, em 2020. Segundo a PF, cada ventilador custou aos cofres municipais R$ 175 mil, tendo sido gasto R$ 1,4 milhão. Esses valores são incompatíveis com os preços de mercado, em uma diferença de mais de R$ 100 mil por equipamento, detalhou a PF.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Brasil voltará a fazer parte do Conselho de Segurança da ONU após 11 anos

Reunião do Conselho de Segurança da ONU | Foto: Seth Wenig/AP

O Brasil voltará a ocupar um assento não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas no biênio 2022-2023, após 11 anos. Será a 11ª vez que o país vai integrar o colegiado (a última foi no biênio 2010-2011). 

O Brasil recebeu 181 votos na eleição que ocorreu nesta sexta-feira (11) em Nova York, durante a 75ª Assembleia Geral da ONU. Albânia, Emirados Árabes Unidos, Gabão e Gana também foram eleitos. O Conselho de Segurança é formado por 15 países com direito a voto. Mas apenas Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, China e Rússia são membros permanentes e têm poder de veto. 

Os outros 10 assentos são temporários, e os países são eleitos para ocupá-los de forma rotativa, em mandatos de dois anos. Segundo o Itamaraty, a eleição desta sexta “reflete o reconhecimento da histórica contribuição brasileira para a paz e a segurança internacionais”. 

O Ministério das Relações Exteriores disse, em nota, que pretende “fortalecer as missões de paz da ONU e defender os mandatos que corroborem a interdependência entre segurança e desenvolvimento”.

Do Portal NS/Fonte: G1

Associação de Bares e Restaurantes entra na Justiça por reparação contra Estado da Bahia, Salvador e mais 10 municípios

Trabalhadores de bares e restaurantes protestam contra medidas restritivas | Foto: UGT/Divulgação – 31/01/2021

Segmento diretamente impactado pelos decretos e medidas impostas pelos governos estaduais e municipais em todo país, os bares e restaurantes decidiram acionar a justiça para pedir indenização pelas baixas sofridas com as restrições de funcionamento.

A ação é encabeçada pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), responsável por ações civis públicas em 26 estados e o Distrito Federal, além de 275 municípios onde a entidade possui estabelecimentos associados.

Até então, o setor estava solicitando aos governos medidas de apoio como flexibilização trabalhista e crédito. A nova iniciativa mostra um caminho diferente a ser seguido pela associação.

Procurado pelo Bahia Notícias, o presidente executivo da Abrasel na Bahia, Luiz Henrique do Amaral, afirmou que no primeiro momento o objetivo das ações é “o reconhecimento e reparação do impacto causado desproporcionalmente ao segmento de bares e restaurantes”.

“Estamos discutindo se as medidas tomadas foram lícitas ou não. E estamos buscando o direito em relação a clareza que as perdas foram provocadas pelos atos dos decretos dos estados e municípios. Portanto, cabe a eles a responsabilidade da reparação, já que fomos afetados diretamente por todos esses decretos”, disse Luiz Henrique.

O presidente também disse que as ações na Bahia não estarão limitadas ao governo do estado. “Estamos acionando o governo do estado, a prefeitura de Salvador, Porto Seguro, Camaçari, Ipiaú, Candeias, Lauro de Freitas, Mata de São João, Cairu, Jacobina, Santo Antônio de Jesus e Amélia Rodrigues”, listou.

Questionado sobre qual modelo seria adotado para calcular as indenizações, ele pregou cautela e sinalizou que avaliações serão feitas após o reconhecimento do impacto.

“Na sequência desse reconhecimento, a gente possa fazer as avaliações de cada associado mostrando seus danos materiais ocorridos e de que maneira será feito esse ressarcimento”.

Procurada pela reportagem, a prefeitura de Salvador disse que ainda não tem conhecimento da ação na justiça, a nível local, e afirmou que “todas as ações tomadas com relação a medidas restritivas são comunicadas e discutidas com o setor. O setor está presente em todas as reuniões”.

O Bahia Notícias teve acesso ao processo, que tem como órgão julgador a 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador. No documento, a Abrasel afirma que “independente da licitude dos atos normativos regulamentados pelos entes estatais, sendo necessária a respectiva reparação. Em razão disso, vêm as partes Demandantes, por meio desta ação civil pública, requerer em juízo reparação através de indenização a título de danos materiais, conforme passam a expor”.

O processo pede que o estado da Bahia e os municípios citados sejam intimados “a apresentar as evidências científicas que embasaram a adoção dos decretos”.

Do Portal NS

Santaluz tem 116 casos ativos de Covid; município ainda investiga 3 óbitos e 165 suspeitas de infecção

Foto: Freepik

Santaluz registrou mais dezoito casos de Covid-19 nesta sexta-feira (11), de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. 

A cidade contabiliza 2.896 diagnósticos positivos da doença desde o começo da pandemia. Nenhuma cura clínica foi registrada nas últimas 24 horas. Ao todo, 116 pessoas estão com o vírus ativo e outras 165 aguardam resultados de exames. 

O boletim informou também que o município ainda investiga três óbitos por suspeita da Covid. A Secretaria Municipal de Saúde não divulgou a data das mortes e nem o perfil das vítimas.

Notícias de Santaluz

Dona de casa foi roubada enquanto conversava em frente a sua residência no Centro de Barrocas

Rua Maria das Dores Centro de Barrocas

Um indivíduo usou da força para subtrair a bolsa da dona de casa e atendente de loja, Camila de Queiroz Silva, por volta das 19 horas da quinta-feira dia (10), na Rua Maria das Dores, Próximo ao Mercadinho do Vereador Adelson da Saúde no Centro de Barrocas.

Segundo a vítima, ela estava conversando com a filha do vereador em frente a sua residência que o ladrão chegou e disse: "cala boca e passa a bolsa". O homem agarrou a bolsa e com força puxou das mãos da vítima, ela ainda tentou segurar nas alças, que acabaram arrancadas.

O homem de características não reveladas, fugiu correndo. Na bolsa além do celular e cartões bancários, estavam documentos da vítima e do seu esposo, Moises Santana Silva. Ele lamentou a falta de segurança: "É complicado a nossa cidade, muito complicado", afirmou o operador de máquinas.

Segundo a vítima o ladrão não estava armado. A Polícia Militar foi acionada, realizou rondas nas imediações, mas nenhum suspeito foi detido.

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Jovem de 22 anos é assassinado a tiros no meio da rua em Serrinha

Um jovem de 22 anos foi assassinado a tiros no meio da rua por volta das 18h50 desta quinta-feira (10) em Serrinha. O crime aconteceu na Avenida Manoel Novais, próximo ao ponto de saída para Araci. Este é o décimo homicídio do ano na cidade.

Segundo a polícia, testemunhas disseram que Ítalo Mercês dos Santos foi morto com tiros de espingarda calibre 12 por um homem que chgegou a pé. Ele estaria em frente a sua residência, falando ao telefone, quando os disparos foram feitos. O Samu chegou a ser acionado, mas a vítima já estava morta e o corpo foi retirado por agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Segundo a polícia e informações de testemunhas, o homicídio pode ter envolvimento com uma disputa por tráfico de drogas. O caso foi registrado na delegacia de Serrinha para ser investigado.

Testemunhas contaram que ele foi morto por dois homens que passaram de moto

Do Portal Clériston Silva


Serrinha registra 49 casos positivos e 32 curas da covid-19 nesta sexta-feira


A Prefeitura de #Serrinha informa que nesta sexta-feira, 11/06, foram confirmados 49 novos caso de coronavírus, 32 novas curas e nenhum óbito.

Serrinha registra um total de 247 casos suspeitos e 5.334 casos positivos diagnosticados através do método RT-PCR em tempo real, destes 42 foram realizados em laboratório particular nesta sexta-feira (11).

Hoje foram realizados 49 testes rápidos, destes 01 teve resultado positivo. A cidade atinge um total de 6.551 casos da Covid-19, 6.407 curados, 81 óbitos e 63 casos ativos.




Da Ascom PM
S

Teofilândia registra 6 casos positivos e 3 curas da covid-19 nesta sexta-feira

Nesta sexta-Feira (11), Foram confirmados 06 novos casos de COVID-19 para pacientes residentes do Centro (02) e Povoado do Canto (04). Foram liberados 03 relatórios de alta para pacientes residentes do Centro (02) e Povoado do Canto (01).
Em relação aos casos suspeitos, foi descartado 01, totalizando assim, l73 pessoas sob suspeita de COVID-19. Quanto aos monitorados, surgiram 08, e foram descartados 15, totalizando assim,135 pessoas em monitoramento pela Vigilância Epidemiológica.
Até o momento, já foram confirmados 950 casos e 19 óbitos pela doença no município. 896 pessoas já se encontram recuperadas e 35 casos de COVID-19 se encontram ativos. Entre os suspeitos e monitorados, já foram descartadas até o momento, respectivamente, 3.285 pessoas por RT-PCR ou teste rápido, e 2.170 pessoas por critérios epidemiológicos.
Três pessoas do município se encontram internadas em decorrência da COVID-19. Tratam-se de uma paciente do sexo feminino, de 77 anos, no Hospital Geral Cleriston Andrade, na cidade de Feira de Santana, e uma pessoa do sexo masculino, de 32 anos no Centro COVID; a terceira pessoa se trata de uma paciente, de 29 anos, que se encontra internada no Hospital Geral Clériston Andrade.
Três pessoas do município se encontram internadas como quadro suspeitos: duas no centro COVID, das quais, uma do sexo masculino, de 54 anos e uma do sexo feminino, de 59 anos; e uma gestante, de 27 anos, que se encontra internada no Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana. Uma criança do sexo masculino, de 07 anos, que se encontrava internada no centro COVID como quadro suspeito, felizmente recebeu alta e segue em isolamento domiciliar. Ambos aguardam resultado de RT-PCR.
Lembramos a todos da importância de realizarmos a prevenção da transmissão do coronavírus com o uso de máscara de proteção, de álcool em gel e da prática do distanciamento social, para que juntos, possamos vencer a pandemia.


Da Ascom PMT