SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 8 de maio de 2021

São Domingos: Idoso morre e se torna segunda vítima da Covid de 2021

São Domingos: Idoso morre e se torna segunda vítima da Covid de 2021
Foto: Reprodução / Calila Notícias

O município de São Domingos, na região sisaleira, registrou mais um óbito por Covid-19. Segundo a secretaria de saúde local, a vítima foi um idoso, portador de comorbidade [doença crônica]. 


Com essa perda, sobe para sete o número de mortes no município. Conforme o Calila Notícias, entre o sexto e o sétimo óbito transcorreram mais de três meses [106 dias].

 

A primeira morte por coronavírus deste ano em São Domingos ocorreu em 21 de janeiro. Ainda segundo o site, até o momento, a cidade acumula 837 casos confirmados de novo coronavírus, sendo que 30 estão ativos. No município, 800 pessoas são consideradas recuperadas. 


Do Portal Bahia Notícias

Jogadores do Ceará e Bahia entram em conflito após Tricolor conquistar a Copa do Nordeste

Jogadores do Ceará e Bahia entram em conflito após Tricolor conquistar a Copa do Nordeste
Foto: Caio Rocha/FramePhoto/Folhapress

Era para ser só festa após o Bahia conquistar o título da Copa do Nordeste sobre o Ceará, neste sábado (8), na Arena Castelão. Porém, o fim do jogo foi marcado por cenas desagradáveis. De acordo com informações da TV Aratu, o atacante Mendoza, do Vozão, partiu para cima de Nino Paraíba, que não atuou no jogo, mas fez parte da delegação. 


O atleta celebrava a conquista do troféu, quando foi empurrado pelo colombiano. Na sequência, começou uma confusão generalizada com muito bate-boca, empurrões, troca de socos e chutes, além de dedos em riste. O tumulto só parou alguns minutos depois.

 

Quando os ânimos se acalmaram, o Bahia pôde enfim celebrar o seu título em paz e levantar o troféu de campeão da Copa do Nordeste. 


Do Portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra

Matheus Teixeira volta a defender pênalti e celebra conquista do Nordestão

Matheus Teixeira volta a defender pênalti e celebra conquista do Nordestão
Foto: Marlon Costa/Futura Press/Folhapress

O goleiro Matheus Teixeira, do Bahia, expressou sua felicidade pela oportunidade de mostrar serviço na vitória sobre o Ceará, neste sábado (8), na Arena Castelão, que culminou com o título da Copa do Nordeste.

 

Matheus fez uma boa exibição durante os 90 minutos. E nas disputas de pênaltis, defendeu a cobrança efetuada por Marlon. O arqueiro já havia defendido duas penalidades contra o Fortaleza, na semifinal da Copa do Nordeste.

 

“Estava faltando mostrar o Matheus. Hoje eu tive essa oportunidade de mostrar Matheus para a torcida que vem apoiando, confiando. Um herói improvável para substituir um grande profissional. Só posso retribuir assim, pegando um pênalti e levando esse título para Salvador”, disse em entrevista à TV Aratu.


Do Portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra

Presidente da OAB-BA quer retomada de prazos de processos físicos

Presidente da OAB-BA quer retomada de prazos de processos físicos
Fotos: Paulo Victor Nadal/ Bahia Notícias

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA), Fabrício Castro, quer a retomada dos prazos processuais dos processos físicos, que desde o início da pandemia estão paralisados. Segundo Castro, a suspensão dos prazos tem trazido diversos prejuízos para a advocacia e para as partes.

 

Para ele, é possível retomar o prazo com todas as cautelas e protocolos de segurança. “Evidentemente, vai ter uma limitação de acesso, limitação de pessoas, mas feito isso, é imperioso que os prazos voltem a correr, garantindo o acesso dos autos pelos advogados, pois ninguém aguenta mais. Mais um ano desses processos sem tramitação será um prejuízo incalculável para a sociedade”, declara.

 

Os processos físicos são de todas as naturezas e já há uma demora na tramitação normal. “Demos uma parada necessária para que o sistema de saúde suportasse o número de casos, mas já sabemos das medidas de segurança, de revezamento, redução de horários, por exemplo. É possível que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) se organize para garantir essa tramitação”, reforça. Fabrício Castro acrescenta que se houver casos com obstáculos para a segurança das pessoas, aí pode ocorrer novamente a suspensão do prazo de forma pontual. 

 

Há uma posição da OAB de retomada dos prazos, mas a decisão do retorno cabe ao TJ-BA, devido a sua autonomia funcional. Até o momento, não há expectativa para que isso seja revertido. “Sabemos que o TJ tem um planejamento para retomada em etapas, mas não sabemos qual a previsão de data. O que estamos pedindo é que se acelere essa volta para diminuir esse prejuízo de todo esse tempo”, salienta.

 

Entre as possibilidades, está a organização das serventias por rodízio, por agendamento, com redução de horário e por drive-thru. Fabrício lembra que os cartórios extrajudiciais privatizados estão funcionando, e o modelo pode ser adotado no cartório judicial.


Do Portal Bahia Notícias/por Cláudia Cardozo

Morre Cassiano, aos 77 anos, sem quem a música soul brasileira não seria igual

Morre Cassiano, aos 77 anos, sem quem a música soul brasileira não seria igual
Imagem: Divulgação (capa do disco Cuban Soul)

Talvez Tim Maia não se tornasse um nome tão grandioso na música brasileira se não gravasse em 1970 o single “Primavera (Vai Chuva)”, um de seus hits eternos e que abriu a chance para seu primeiro álbum.

 

Então talvez seja possível dizer que Tim não seria o mesmo sem Cassiano, o autor dessa canção. Na verdade, a música negra brasileira não seria a mesma sem Cassiano.

 

Cantor e compositor, Genival Cassiano dos Santos é desconhecido por gerações mais jovens porque sofreu um grave problema respiratório no final dos anos 1970. Ele perdeu um dos pulmões e cantar passou a ser muito difícil.

 

Cassiano morreu nesta sexta (7) aos 77 anos, no Hospital Estadual Carlos Chagas, no bairro de Marechal Hermes, na zona oeste do Rio de Janeiro, em decorrência de uma arritmia cardíaca. A informação foi confirmada pela sobrinha do músico, Verônica Cassiano.

 

A importância de Cassiano no chamado soul brasileiro vem de seu pioneirismo. Nascido em Campina Grande (PB) em 16 de setembro de 1943, ainda criança ele foi com a família para a capital carioca. Muito jovem, trabalhou na construção civil, mas dedilhava o violão. Formou em 1964 o Bossa Trio, que, apesar do nome, ia além da bossa nova, misturando ao som o jazz e o então incipiente soul americano.

 

Cassiano, o irmão Camarão e o amigo Amaro fundaram Os Diagonais, uma célula de soul que começou a atrair a atenção —principalmente de outros artistas. Aí Tim Maia entrou na história. Voltando de um período nos Estados Unidos, ele descobriu em Cassiano outro fã de Marvin Gaye, Otis Redding e Stevie Wonder. Tim, Os Diagonais e Hyldon, baiano que tentava a sorte no Rio, foram fundamentais a partir do final da década de 1960 para a criação de uma cena de black music carioca.

 

O trio de Cassiano lançou dois discos, “Os Diagonais”, de 1969, e “Cada Um na Sua”, de 1971, mas foi o álbum de estreia de Tim seu grande cartão de visita para o público. São quatro músicas de Cassiano no disco “Tim Maia”, de 1970: “Você Fingiu”, “Padre Cícero”, essa em parceria com Tim, “Eu Amo Você” e “Primavera (Vai Chuva)”, ambas escritas com Silvio Rochael e grandes sucessos nas rádios.

 

A repercussão de “Tim Mais” trouxe a Cassiano a chance do primeiro álbum solo, “Imagem e Som”, em 1971. Estão nele a versão do autor para “Primavera (Vai Chuva)” e duas parcerias com Tim, “Tenho Dito”e “Ela Mandou Esperar”.

 

Nas décadas seguintes, esse disco foi ganhando seu reconhecimento como uma sofisticada mistura de bossa, samba, soul e funk, mas não teve na época do lançamento uma grande repercussão. Faltava, além da conhecida “Primavera (Vai Chuva)”, outra faixa com cara de hit radiofônico.

 

Veio então “Apresentamos Nosso Cassiano”, em 1973, e a carreira ainda não decolou. Produzido por Pedrinho da Luz, então guitarrista da bem-sucedida banda The Fevers, as canções de Cassiano ganharam um verniz pop. Mas há momentos de quase psicodelia e um eco de rock progressivo, em formato muito distante da canção fácil de assobiar. Tocar no rádio, que era bom, nada.

 

A partir de 1975, Cassiano explodiu em todo o país com dois singles consecutivos que grudaram nos ouvidos: “A Lua e Eu” e “Coleção”. Duas baladas soul compostas em parceria com Paulo Zdanowski, são irretocáveis, perfeitas no gênero. O sucesso delas foi turbinado por um empurrão importante na época: a inclusão em trilha de novela global. “A Lua e Eu” entrou em “O Grito”, e “Coleção” foi usada em “Locomotivas”.

 

Com essas duas músicas no repertório, o álbum “Cuban Soul”, de 1976, se tornou o disco referência de seu trabalho, ainda hoje disputado em sebos por preços bem salgados. Mas mesmo esse sucesso não facilitou a relação de Cassiano com as gravadoras.

 

Em 1978, a CBS abortou o trabalho de um quarto álbum, por considerar o cantor um produto “difícil”, sem retorno financeiro garantido. Na época, os problemas de saúde começaram e ele ficou fora de circulação até 1984, quando retomou a carreira em ritmo bem mais brando.

 

O álbum seguinte só veio em 1991, “Cedo ou Tarde”, e seria também seu último. As gravações tiveram participação de Marisa Monte e de três nomes claramente influenciados por ele —Sandra de Sá, Ed Motta e Claudio Zoli. Um trabalho morno, que Cassiano renegaria anos depois, dizendo-se sem poder de decisão no estúdio, cedendo a pressões dos produtores.

 

Os quatro álbuns de Cassiano são difíceis de encontrar nas lojas. Mais acessíveis são algumas coletâneas caça-níqueis, editadas com repertórios quase idênticos.

 

Mais interessante para quem ainda não conhece bem a primeira fase do soul brasileiro podem ser as coletâneas “Velhos Camaradas”, de 1999, e “Velhos Camaradas 2”, de 2001, divididas entre sucessos de Cassiano, Tim Maia e Hyldon, o trio que foi alicerce daquela cena black no Rio entre 1969 e 1975.


Do Portal Bahia Notícias/por Thales de Menezes | Folhapress

Herói do título em 2017, Edigar Junio manda recado à torcida: 'O Bahia não desiste nunca'

Herói do título em 2017, Edigar Junio manda recado à torcida: 'O Bahia não desiste nunca'
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O atacante Edigar Junio, hoje no V-Varen Nagasaki, do Japão, ainda carrega um coração tricolor. Autor do gol do título da Copa do Nordeste em 2017, o jogador deu entrevista exclusiva ao BN na Bola, da Rádio Salvador FM, e contou que segue acompanhando o clube. Segundo ele, a relação viva com o Esquadrão de Aço passou por superar os experientes Durval e Magrão, do Sport, e trazer a orelhuda para o Esquadrão naquela temporada.

 

"A minha relação com o Tricolor é muito viva. Passei três anos no Bahia, então fiz amigos. Aquele gol da Copa do Nordeste fez esse vínculo mais forte. Continuo torcendo, acompanhando o Bahia... Tem muitos funcionários do clube que converso... É uma relação viva e muito forte", disse.

 

A torcida também não esquece do camisa 11. Na última quinta-feira (6), o atleta completou 30 anos de idade e a sua rede social foi inundada de mensagens de carinho. Ele fez questão de agradecer e pediu que o torcedor continue acreditando no Bahia, que decide a Copa do Nordeste neste sábado (8), às 16h, contra o Ceará.

 

"Quero agradecer. Recém fiz aniversário e recebi muitas mensagens de carinho. Sou muito grato pela torcida, sou honrado de fazer parte da história do maior do Nordeste. Quero dizer que o Bahia não desiste nunca. Vamos continuar incentivando. Quando se cria um elo entre torcida e elenco, ninguém segura esse time", disse.

 

Na opinião do jogador, será preciso muita dedicação para reverter a desvantagem. Na primeira partida, o Vozão venceu por 1 a 0 em Pituaçu.

 

"O Bahia tem um elenco muito forte, tem muita qualidade. Tem que ter muita raça, gana de vencer. Às vezes na técnica não via, então tem que ralar a bunda mesmo, botar o coração na ponta da chuteira. Tem que dar a vida. É uma final histórica", indicou o jogador, que mostrou confiança em Gilberto, com quem atuou em 2018.

 

"Não me lembro de ter jogado com um atacante tão matador quanto Gilberto. Não só finalizando, as opções que ele dá. Acontece com todos os jogadores passar por momentos difíceis. A torcida faz diferença. Sabendo da qualidade, se der moral, incentivar, ele volta à sua melhor fase. Falaria para ele ter tranquilidade porque a fase ruim passa e logo logo ele vai dar alegria", projetou.

 

Ouça a entrevista completa com Edigar Junio:

 

 

Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama

Vitória anuncia contratação do atacante Guilherme Santos

Vitória anuncia contratação do atacante Guilherme Santos
Foto: Divulgação/ Vitória

O Vitória anunciou neste sábado (8), por meio do seu site oficial, a contratação do atacante Guilherme Santos. O atleta pertence ao Atlético-MG e foi cedido por empréstimo até o fim da temporada.

 

O jogador, de 19 anos, foi o destaque do último Campeonato Brasileiro Sub-20. Pelo Atlético-MG, ele foi campeão, artilheiro e eleito craque da competição. 

 

Guilherme realizará os exames físicos e médicos neste fim de semana e deve ficar à disposição do técnico Rodrigo Chagas a partir de segunda-feira (10), quando o elenco se reapresenta.


Do portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra

Após denúncias, PM e Guarda Municipal apreendem sons automotivos na zona rural de Queimadas

Foto: Divulgação

Três sons automotivos do tipo conhecido como ‘paredão’ foram apreendidos na noite desta sexta-feira (7) no povoado Limpo dos Bois, zona rural de Queimadas, na região sisaleira da Bahia. 

As apreensões foram realizadas durante uma ação contra poluição sonora deflagrada pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, após diversas denúncias ligadas a abuso de volume alto de som e aglomeração de pessoas, ato proibido em virtude da pandemia de Covid-19. 

Os sons automotivos ficaram apreendidos e os veículos em que os equipamentos estavam acoplados foram liberados. Ainda durante a ação, uma motocicleta foi retida por falta de documento de porte obrigatório.

Notícias de Santaluz

Cadáver é encontrado na zona rural de Serrinha

Foto: Reprodução/Ilustrativa


Por volta das 08h40 de ontem (7), no povoado Guarani, em Serrinha, o CICOM - Centro Integrado de Comunicações, acionou a guarnição face localização de um corpo, com sinais aparentes de morte natural.

Chegando ao local, foi constatada a veracidade e de imediato os Policiais acionaram o SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que ao examinar o cadáver, foi atestado como óbito natural, pelo preposto médico. E em seguida o copo, de um homem de 49 anos, foi liberado para que a família adotasse os  procedimentos cabíveis.

Do portal Ailton Pimentel*Com informações da ASCOM do 16º BPM

É campeão! Nos pênaltis, Bahia bate o Ceará e conquista a taça da Copa do Nordeste

 É campeão! Nos pênaltis, Bahia bate o Ceará e conquista a taça da Copa do Nordeste
Foto: Jarbas Oliveira/Folhapress

A Copa do Nordeste 2021 é do Bahia. Neste sábado (8), na Arena Castelão, o Tricolor venceu o Ceará por 2 a 1. Como havia perdido o primeiro jogo pelo placar de 1 a 0, a decisão da taça foi para os pênaltis. E nas penalidades o Esquadrão de Aço levou a melhor ao superar o adversário.

 

Nos pênaltis, o Bahia venceu por 4 a 2 com gols de  Rodriguinho, Matheus Galdezani, Lucas Araújo e Conti  O goleiro Matheus Teixeira defendeu a cobrança de Jorginho.

 

O JOGO

O Ceará quase abriu o placar aos oito minutos. Após cobrança de escanteio ensaiada, a bola ficou viva na área, Oliveira conseguiu cabecear, mas Matheus Teixeira se esticou todo e conseguiu realizar a defesa.

 

O Bahia tinha dificuldades na criação e não conseguia chegar com perigo.

 

O Esquadrão de Aço só conseguiu criar a primeira chance aos 28 minutos. Matheus Bahia arriscou o chute, a bola desviou e chegou a balançar as redes, mas pelo lado de fora.

 

Aos poucos, o Bahia passou a melhorar na partida. Aos 38, Daniel acionou Rodriguinho, que chutou cruzado. A bola passou muito da meta defendida por Richard.

 

Nos minutos finais do primeiro tempo, o Bahia pressionou. Aos 40, Tchaciano arriscou duas vezes e Richard operou milagre em dose dupla. Um minuto depois, Rodriguinho chutou cruzado e o goleiro do Ceará defendeu mais outra.

 

Segundo tempo
Após consultar o VAR, o árbitro assinalou pênalti aos 17 minutos para o Bahia, após a bola desviar na mão de Luiz Otávio. Rodriguinho cobrou com perfeição e abriu o placar na Arena Castelão.

 

Melhor no jogo, o Bahia seguiu em busca do segundo gol. E esse objetivo foi alcançado aos 24 minutos. Rodriguinho deu belo passe para Gilberto, que chutou cruzado no canto de Richard.

 

Jael, que já atuou no Bahia, fez prevalecer mais uma vez a lei do ex. Autor do gol no primeiro jogo, ele balançou as redes aos 38, após cruzamento de Marlon.

 

FICHA TÉCNICA
Ceará 1 (2) x 2 (4) Bahia
Copa do Nordeste - Final (2º jogo)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza
Data: 08/05/2021 (sábado)
Horário: 16h
Árbitro: Dênis da Silva Serafim (AL)
Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Brigida Cirilo Ferreira (ambos de AL)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN), auxiliado por Thayslane de Melo Costa e Cleriston Clay Barreto Rios (ambos de SE)
Gols: Rodriguinho e Gilberto (Bahia);  Jael (Ceará)
Pênaltis: Rodriguinho, Matheus Galdezani, Lucas Araújo e Conti (Bahia); Lima e Fernando Sobral (Ceará)
Cartões amarelos: Mendoza e Lima (Ceará); Daniel, Lucas Araújo, Matheus Galdezani e Juninho (Bahia).

 

Ceará Richard; Gabriel Dias (Cléber), Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Oliveira (Marlon), Pedro Naressi (Fernando Sobral) e Vina (Jorginho); Medonza, Lima e Felipe Vizeu (Jael). Técnico: Guto Ferreira.

 

Bahia: Matheus Teixeira; Renan Guedes, Conti, Juninho e Matheus Bahia; Jonas (Matheus Galdezani), Thaciano (Lucas Araújo) e Daniel (Edson); Rodriguinho, Gilberto (Thonny Anderson) e Rossi (Oscar Ruíz).


Do Portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra

Ceará 1x2 Bahia - Melhores Momentos - Bahia vence nos pênaltis e é Tetra da Copa do Nordeste!

            

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Jornalista da TV Bahia, Sergio Pinheiro recebe alta após 12 dias internado com Covid-19

Jornalista da TV Bahia, Sergio Pinheiro recebe alta após 12 dias internado com Covid-19
Foto: Reprodução / Instagram

Sérgio Pinheiro, apresentador e repórter da TV Bahia, recebeu alta hospitalar na tarde desta sexta-feira (7) após ficar internado por 12 dias, devido a complicações causadas pela Covid-19. O jornalista estava na unidade desde o dia 26 de abril e, após recuperação, vai seguir com a reabilitação em casa. 

 

"Foram momentos de incertezas, alguns sustos, mas consegui derrotar a Covid, algo que milhares não conseguiram, inclusive pessoas próximas e queridas. É impossível falar da doença e não sentir uma dor difícil de medir. A régua da vida ficou curta no Brasil da pandemia. Aos amigos, gratidão. Cada mensagem fortaleceu no momento em que mais precisava", escreveu Pinheiro em uma publicação no Instagram. 

 

Sergio conta que teve uma piora súbita durante o período de internação, e agradeceu o apoio da esposa Aline Garrido. "Devo confessar que estava resistente em ir para o hospital, mas fui por insistência da minha mulher @garridoaline. Foi a decisão mais certa e que fez toda a diferença no final. A minha sorte foi estar já internado quando tive uma piora súbita e minha saturação caiu para 70% de forma vertiginosa", agradeceu o profissional. 

 

Durante o relato, Pinheiro também alertou sobre a gravidade da doença: "Não subestimem a Covid. Se sintomas como febre, fraqueza, dificuldade de respirar e tosse piorarem, procure assistência médica imediatamente. Pode salvar sua vida. Salvou a minha", concluiu o apresentador. 


Do portal Bahia Notícias

Detento é assassinado por outros presos no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador

Complexo Penitenciário de Salvador localizado no bairro da Mata Escura | Foto: Maiana Belo/G1 BA

Um detento do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, foi assassinado por outros presos, na tarde de quinta-feira (6). Ele estava custodiado no Presídio Salvador, uma das unidades da penitenciária. 

O homem, identificado como Josevaldo da Luz Oliveira, foi morto horas após ter sido transferido de Jequié, no sudoeste baiano, para a capital. A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap) informou que ele estava preso para responder por dois crimes de homicídio. 

O médico plantonista da unidade tentou prestar socorro, mas Josevaldo não resistiu aos ferimentos. Não há detalhes de como ele foi assassinado. Ainda de acordo com a Seap, os presos que cometeram o crime usaram camisas na cabeça para não serem identificados. 

A secretaria disse também que a direção do Presídio Salvador adotou os procedimentos e comunicou o crime às autoridades policial e judiciária. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) também foi acionado.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Criminosos explodem 3 agências bancárias em cidade da Bahia

Fotos: Reprodução/TV Bahia

Grupos de homens fortemente armados explodiram três agências bancárias na cidade de Correntina, no oeste da Bahia, na madrugada desta sexta-feira (7). Os ataques às unidades, que ficam próximas umas das outras, foram simultâneos e não há registro de feridos. 

De acordo com a Polícia Militar da cidade, o crime aconteceu por volta das 2h30. Durante os ataques, os suspeitos dispararam várias vezes para o alto, para causar pânico na população. Os grupos usaram explosivos nas três agências. Ainda não há informações sobre quantos homens participaram da ação. 

Depois do crime, os suspeitos fugiram em vários carros. As agências explodidas pertencem ao Bradesco, Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil, que ainda não divulgaram se valores foram levados, nem a quantia. As unidades ficaram completamente destruídas. Com os ataques, a cidade ficou apenas com uma agência do Banco do Nordeste em funcionamento. 

A PM foi acionada e, desde a madrugada, as viaturas fazem bloqueio das principais vias da região que podem servir como rota de fuga, mas ninguém foi encontrado até a publicação desta reportagem. A Polícia Federal também está na cidade.

Do Portal NS

Homem mantinha tia de 90 anos em cárcere privado para receber aposentadoria dela em Ipirá; idosa foi resgatada

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil resgatou na tarde de quinta-feira (6), uma idosa de 90 anos que estava sendo mantida em cárcere privado pelo sobrinho, em uma casa no povoado Pau Ferro, zona rural do município de Ipirá, distante cerca de 200 quilômetros de Salvador. 

A Polícia Civil informou que após serem acionados por uma assistente social do município os agentes foram até a residência e encontraram a idosa sobre uma cama, desorientada. A vítima contou que há alguns dias não se alimentava nem bebia água. 

O sobrinho da idosa, de 51 anos, que tem passagem pela polícia por violência doméstica, fugiu do local por um matagal. Segundo investigações, ele mantinha a idosa presa para sacar os benefícios da aposentadoria dela. 

Conforme a polícia, o homem segue sendo procurado e assim que for encontrado vai responder pelo crime de cárcere privado com emprego de maus tratos.

Notícias de Santaluz

Mãe e bebê de 10 meses são atropelados ao atravessar avenida na faixa de pedestres em Conceição do Coité

Foto: Divulgação/Águia Resgate

Ysabella Batista Alaica, de 27 anos, e o filho dela, de 10 meses, foram atropelados no Centro de Conceição do Coité, região sisaleira da Bahia, na tarde desta sexta-feira (7). 

De acordo com informações da Brigada Voluntária Águia Resgate, as vítimas foram atingidas por um carro enquanto atravessavam uma avenida na faixa de pedestres, próximo a um local onde há semáforos instalados. 

Uma mulher que dirigia o veículo teria se evadido do local e não foi encontrada até a publicação desta matéria. Mãe e filho sofreram ferimentos leves. Os dois foram socorridos pela Brigada Águia Resgate e levados para um centro médico. 

Ysabella foi atendida e liberada. Já a criança passou por exame de ultrassom e permaneceu internada em observação.

Notícias de Santaluz

Serrinha registra 28 curas e 22 casos positivos da covid-19 nesta sexta-feira


A Prefeitura de #Serrinha informa que nesta sexta-feira, 07/05, foram confirmados 22 novos caso de coronavírus, 28 novas curas e nenhum óbito.
Serrinha registra um total de 74 casos suspeitos e 4.585 casos positivos diagnosticados através do método RT-PCR em tempo real.
Hoje foram realizados 10 testes rápidos, destes 01 teve resultado positivo. A cidade atinge um total de 5.794 casos da Covid-19, 5.963 curados, 71 óbitos e 30 casos ativos.




Da Ascom PMS

Teofilândia registra 4 casos positivos da covid-19 nesta sexta-feira

Nesta Sexta-Feira (07), foram confirmados 04 novos casos de COVID-19 em Teofilândia, em pessoas residentes no Povoado do Setor (03) e Núcleo Habitacional (Vila) (01). Não foram liberados relatórios de alta.
Entre os suspeitos, foram descartadas quatro pessoas, mas surgiram 02, totalizando assim, 75 pessoas sob suspeita de COVID-19. Entre os monitorados, foram descartados 13, mas surgiram 05 pessoas, totalizando assim, 53 pessoas em monitoramento pela Vigilância Epidemiológica.
Até o momento já foram confirmados 883 casos e 19 óbitos pela doença no município. 848 pessoas já se encontram recuperadas e 16 casos da COVID-19 se encontram ativos. Entre os suspeitos e monitorados, já foram descartadas até o momento, respectivamente, 3.182 pessoas por RT-PCR ou teste rápido e 2.025 pessoas por critérios epidemiológicos.
Três pessoas do município se encontram internadas em decorrência da COVID-19: um paciente do sexo masculino, de 54 anos no Centro COVID de Teofilândia; Um paciente de 57 anos, do sexo masculino, no Hospital da Chapada, na Cidade de Seabra; Uma paciente do sexo feminino, de 77 anos, no Hospital Geral Cleriston Andrade, na cidade de Feira de Santana.
Dois pacientes caracterizados como quadros suspeitos, que estavam internados no centro COVID de Teofilândia, receberam alta hospitalar: um paciente do sexo masculino de 51 anos e uma criança, do sexo feminino, de 1 ano e 7 meses. Ambos foram encaminhados para o isolamento domiciliar e aguardam o resultado do RT-PCR.
Lembramos a todos da importância de realizarmos a prevenção da transmissão do coronavírus com o uso de máscara de proteção, de álcool em gel e da prática do distanciamento social, para que juntos, possamos vencer a pandemia.


Da Ascom PMT

Santaluz tem 20 novos casos de Covid em 24h; total de ativos aumenta 71,8% em duas semanas

Foto: Freepik

Santaluz registrou um crescimento de 71,8% nos casos ativos de Covid-19 em duas semanas. O aumento ocorreu entre o dia 23 de abril e esta sexta-feira, 7 de maio, segundo dados disponibilizados no boletim da Secretaria Municipal de Saúde. 

Hoje, a cidade contabiliza 110 pacientes com o vírus ativo. Duas semanas atrás eram 64. O boletim desta sexta mostra ainda que foram contabilizadas mais 20 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas, chegando ao total de 2.552 casos confirmados desde o começo da pandemia. Desses, 2.409 estão recuperados e 33 morreram. Há ainda 137 suspeitas de infecção sendo investigadas.

Notícias de Santaluz

Barrocas: Mais um barroquense testa positivo para Covid e outros sete com sintomas tiveram material coletado para exame

Foto: Rubenilson Nogueira
A Secretaria de Saúde de Barrocas, informou no último boletim, divulgado na quinta-feira (06), que recebeu o resultado de 04 exames, sendo que um paciente morador do Bairro de Santa Rosa, testou positivo para a Covid-19. Outros 07 pacientes que apresentaram sintomas, tiveram material coletados e aguardam resultado dos exames.

Conforme divulgou a Secretaria, em Barrocas há dois casos de pacientes com o vírus ativo: "O boletim epidemiológico de hoje (06), recebemos 04 resultados, sendo 01 positivo (01 da Santa Rosa) e 03 negativos, tivemos 01 paciente curado (01 da Santa Rosa), foram feitas 07 novas coletas, com isso, o município conta com 16 pacientes aguardando o resultado e 02 casos ativos", informou. 

Desde o início da pandemia, 695 barroquense testaram positivo para infecção por coronavírus. Do total de infectados, 676 se curaram, 18 morreram em decorrência da doença.

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Eleições: Bolsonaro lidera, mas tem favoritismo ameaçado por Lula, aponta Paraná Pesquisas

A pesquisa do instituto Paraná, publicada na edição da revista Veja desta semana, mostra que a sucessão de 2022 está polarizada entre o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) e o ex-presidente Lula (PT). 

Bolsonaro aparece com 32,7% das intenções de voto. 

Lula tem 29,3%. Como a margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos, ambos  estão tecnicamente empatados.

Há cinco candidatos empatados tecnicamente na terceira posição. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) registra 6,2% das intenções de voto. O apresentador da TV Globo, Luciano Huck (Sem partido), e o ex-juiz Sergio Moro (Sem partido) somam 5,8% das intenções de voto cada um. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), registra 3,6% e João Amoêdo (Novo) tem 2,6%. Brancos, nulos e indecisos somam 12,6%.

Embora a soma das intenções de voto de Bolsonaro e Lula contabilize 62% é importante registrar que os candidatos localizados fora da polarização (Ciro, Huck, Moro, Doria e Amoêdo) somam juntos 24% das intenções de voto. Ou seja, um terço do eleitorado está localizado fora da polarização.

Porém, o desafio de unir esse contingente de eleitores é complexo, já que é improvável uma união entre todas essas forças de centro. Chama atenção, mais uma vez, o baixo desempenho de João Doria nas pesquisas, deixando pouco espaço para que o PSDB retome a posição de protagonista em 2022.

Segundo turno - Nas simulações de segundo turno, Jair Bolsonaro aparece com 42,5% das intenções de voto. Lula registra 39,8%. A vantagem de Bolsonaro de apenas 2,7 pontos percentuais está dentro da margem de erro, o que configura uma situação de empate técnico.

Em um hipotético embate contra Ciro Gomes, Bolsonaro venceria por 43,4% a 35.3%.

Do Portal Clériston Silva


Em Salvador, prefeito de Serrinha cumpre agenda com o ministro da Cidadania, João Roma e anuncia aquisição de 5.614 cestas básicas

Foto: Reprodução / Vídeo


Nesta sexta-feira (07), o Prefeito de Serrinha, Adriano Lima, esteve em Salvador, cumprindo agenda com o ministro da Cidadania, João Roma, participando de mais uma etapa do programa Isto é Cidadania. Serrinha foi contemplada com 5.614 cestas de alimentos para a população em situação de vulnerabilidade social.

"Seguimos trabalhando muito para melhorar a vida da nossa população, tenham certeza que vou continuar me doando para ver Serrinha cada vez melhor. Obrigado João Roma Neto e toda equipe!", escreveu o prefeito no seu Instagram. Veja o vídeo abaixo.

Do Portal Ailton Pimentel

Prefeitura de Serrinha realiza mais uma etapa do Programa Busca Ativa Escolar

A ação ocorreu no povoado Alto da Bandeira- - Fotos: Reprodução / PMS


Todos os dias, em qualquer momento, a sociedade e o poder público devem tratar o direito à educação de crianças e adolescentes como prioridade. Mas essa questão precisa de uma atenção ainda maior em momentos de crises e emergências como este, causado pelo coronavírus.

A pandemia pode ter acentuado a situação de vulnerabilidade de muitas famílias e ampliado as desigualdades educacionais no Brasil. É hora de agir para garantir que nenhuma criança ou adolescente seja deixado(a) para trás.

A Prefeitura de Serrinha, através da secretaria de Educação, realizou nesta quinta-feira (06), na comunidade Alto da Bandeira, mais uma etapa do Programa Busca Ativa Escolar com a campanha Fora da Escola não Pode. Esta é uma estratégia muito útil para ajudar a garantir o direito à educação dos nossos alunos, sejam eles da Educação Infantil, Ensino Fundamental ou EJA.
Você conhece alguma criança ou adolescente fora da escola? Comunique à busca ativa escolar através do Whatsapp: 75 99826-4510.





A ação ocorreu no povoado Alto da Bandeira

Do Portal Ailton Pimentel