SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 1 de maio de 2021

Quatro atletas do Vitória testam positivo para COVID-19

O Galáticos Online apurou que quatro atletas do Vitórias testaram positivo para a covid-19 e estão fora da partida contra o Jacuipense, no próximo domingo (2), no Barradão, às 16h. 

Os jogadores infectados são o goleiro Ronaldo, os volantes Fernando Neto e Gabriel Bispo e o atacante David. 

Além dos atletas infectados, Raul Prata segue fora do time pois ainda se recupera de lesão na panturrilha. 

Do Portal Galáticos Online


Ex-integrante do grupo Menudo, cantor Ray Reyes morre aos 51 anos

Ex-integrante do grupo Menudo, cantor Ray Reyes morre aos 51 anos
Foto: Reprodução / Facebook

Ex-integrante do grupo Menudo, o cantor Ray Reyes morreu, nesta sexta-feira (31), aos 51 anos. O anúncio foi feito pelo irmão do artista, Raul Reyes, em comunicado publicado no Facebook.


"Caros amigos, familiares e fãs, com uma dor enorme na minha alma informo que o meu amado irmão Ray Reyes faleceu. Peço que nos deem espaço para digerir toda essa situação e, por favor, orem por nossa família, sobretudo por minha mãe que está em situação delicada”, escreveu Raul, pedindo ainda que o legado do músico não seja esquecido. “Hoje, mais do que nunca, precisamos nos unir e nunca deixar de expressar o amor e carinho que sentimos pelo próximo. Isso é mais um ensinamento do universo!”, concluiu, sem dar detalhes sobre a causa da morte.


A assessoria do grupo musical também prestou homenagem ao artista nas redes sociais. “Em 1983, Ray Reyes León foi o cantor da versão em espanhol de ‘If you are not here’, uma música que lançaria sua carreira e a do Menudo como estrelas mundiais. Hoje peço a todos que rezem por Ray Reyes León e seus entes queridos. Descanse em paz. Sentiremos a tua falta”, diz nota.

 

Em 1983, Reyes iniciou sua carreira no Menudo substituindo Xavier Serbia, tendo permanecido no grupo até 1985, quando decidiu seguir em carreira solo. 


Do Portal Bahia Notícias/por Jamile Amine

Índia registra novo recorde mundial com mais de 400 mil casos de Covid em 24 horas

Índia registra novo recorde mundial com mais de 400 mil casos de Covid em 24 horas
Foto: Shrikant Singh/ANI Photo

Nas últimas 24h foram registrados 401.993 novos casos da Covid-19 na Índia. O acréscimo eleva o total de infecções a 19,1 milhões. No mesmo período, 3.523 mortes foram confirmadas. O país tem agora 211.853 óbitos pela doença. 

 

A Índia é o primeiro país a registrar este recorde de casos diários e se transformou no novo epicentro da doença no mundo. O país passa por uma onda de contágios, com recordes sucessivos de número de infectados. As autoridades sanitárias tentam acelerar o processo de vacinação, mas tem encontrado dificuldades. O país possui uma população de 1,3 bilhões de habitantes. 

 

O país enfrenta ainda um estado de caos e colapso no sistema de saúde. Em algumas regiões, os hospitais estão sem remédios e oxigênio, e parentes são obrigados a comprar os cilindros para os internados. Sem leitos, doentes aguardam em ambulâncias, em carros particulares e até na rua por uma vaga.


Do Portal Bahia Notícias

Polícia monitora droga que faz usuários se comportarem como macaco

Polícia monitora droga que faz usuários se comportarem como macaco
Foto: Reprodução/Unicamp

Os peritos criminais do Instituto Criminalista da Polícia Civil do Distrito Federal estão monitorando as consequências de uma nova classe de drogas sintéticas, que despertam nos usuários comportamentos semelhantes aos de macacos. Já foi possível detectar efeitos que vão de “coragem ilimitada”, acompanha a onda de alucinações. O corpo curvado semelhante o ímpeto para pular de prédio ou se jogar contra veículos também são sintomas provocados.

 

De acordo com publicação do portal Metrópoles, pelo menos 20 derivações de estimulantes alucinógenos são fruto de uma espécie de arbusto chamado Khat, que cresce apenas nas áreas tropicais da África Oriental e de países da península Arábica, mas que já cruzou o Oceano Atlântico e desembarcou na capital da República. A planta ganhou o nome científico de catinona sintética e se tornou uma espécie de “mãe” de outras drogas geneticamente modificadas.

 

A pedido do Metrópoles, um dos peritos do IC mapeou o registro de 200 ocorrências envolvendo a apreensão de mais de 5,5 mil comprimidos e cristais contendo 20 substâncias diferentes, todas derivadas da catinona sintética. Elas estão nas ruas e, na maioria das vezes, são traficadas como outro tipo de entorpecente, que pode ser ecstasy, cristal e ketamina, por exemplo.

 

Entre as derivações de drogas sintéticas elaboradas a partir da planta africana, a mais encontrada no DF é a N-etilpentilona. A substância é distribuída por traficantes em forma de comprimidos e cristais. Em quase todas as oportunidades, a pessoa usa a droga sem saber, de fato, o que está ingerindo. O comprimido é similar ao ecstasy, mas, na verdade, é um estimulante ainda mais perigoso.

 

O caso mais grave envolvendo o uso da N-etilpentilona é a morte de uma estudante de enfermagem, em 25 de junho de 2018. Os peritos do IC identificaram traços da substância no organismo de Ana Carolina Lessa, 19 anos. A jovem ingeriu a droga durante uma festa rave, ocorrida na zona rural do Recanto das Emas. Testemunhas afirmaram que ela se debatia e se jogava contra as grades que cercavam o local do evento.


Do Portal Bahia Notícias

Com bandeira vermelha, conta de luz ficará mais cara em maio em todo o país

Com bandeira vermelha, conta de luz ficará mais cara em maio em todo o país
Foto: Priscila Melo / Bahia Notícias

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de luz terá bandeira vermelha 1 no mês de maio. Isso significa que será cobrada uma taxa adicional mais alta, de R$ 4,169 para cada 100 kWh. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (30). 

 

Em abril, as faturas de todo o país foram fechadas com bandeira amarela, que representa R$ 1,34 a mais a cada 100 kWh. Segundo a Aneel, o "agravamento" da bandeira tem relação com a época do ano, já que o mês de maio marca o início da estação seca em boa parte do país.

 

Os reservatórios das principais usinas hidrelétricas do país já estão baixos, mesmo ao fim da temporada de chuvas. O cenário, diz a agência, sinaliza um "patamar desfavorável de produção" de eletricidade – quanto menos água guardada, maior a necessidade de acionamento das termelétricas, que são mais caras.

 

"Essa conjuntura sinaliza patamar desfavorável de produção pelas hidrelétricas e elevada necessidade de acionamento do parque termelétrico, pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD). A conciliação desses indicadores levou ao acionamento do patamar 1 da Bandeira Vermelha", informou a Aneel.


Do Portal Bahia Notícias

Veja o vídeo de um boi de 3 chifres no Brasil e se inscreva no canal TV Sisal no youtube

Clique aqui e abra o canal TV Sisal no youtube e se inscreva para nos ajudar neste novo projeto de comunicação social da região do sisal na Bahia!

            

Bahia 0x1 Ceará - Melhores Momentos - Copa do Nordeste

              

Nos acréscimos, Bahia perde para o Ceará e sai em desvantagem pelo título do Nordeste

Nos acréscimos, Bahia perde para o Ceará e sai em desvantagem pelo título do Nordeste
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

O Bahia perdeu para o Ceará por 1 a 0 neste sábado (1º), em Pituaçu, pela primeira partida da final da Copa do Nordeste. Em um jogo marcado por poucas oportunidades, o Vozão marcou o único gol da partida antes do apito final com Jael.

 

A decisão entre as duas equipes será no próximo sábado (8), às 16h, na Arena Castelão. Ao Ceará, basta um empate. Para o Bahia, é preciso vencer por dois gols de diferença. Um triunfo tricolor por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.


Antes de brigar pela taça, o Bahia joga pela Copa Sul-Americana nesta terça-feira (4), em Pituaçu, contra o Independiente.
 

 

O JOGO

 

A grande final do Nordestão começou nervosa, com as duas equipes se estudando e sem grandes investivas nos minutos iniciais. A primeira boa jogada surgiu aos 15 minutos. No lance, Nino cruzou, Gilberto dominou e ajeitou para Thaciano, que pegou mal na bola.

 

Um minuto depois, Thaciano arriscou da entrada da área e mandou por cima.

 

Luiz Otávio expulso

 

Aos 19 minutos, cartão vermelho para o Bahia. Em uma jogada no meio de campo, o zagueiro Luiz Otávio entrou firme na bola e acabou acertando a perna de Lima. A expulsão foi imediata. 

 

Com 29 minutos de jogo, Matheus Bahia cobrou escanteio, Juninho ajeitou e Rodriguinho bateu por cima da meta.

 

Nos 15 minutos finais da primeira etapa, o Ceará começou a aproveitar a superioridade numérica e pressionou. Aos 32, Vizeu finalizou por cima da meta. Aos 36, Vinícius cobrou escanteio e Oliveira cabeceou por cima.

 

Vinícius quase marca para o Ceará

 

Aos 40 minutos, Vinícius cobrou falta lateral direto para o gol e Matheus Teixeira se esticou para fazer uma grande defesa. A Asa Branca ainda bateu no travessão antes de sair.


Charles leva cartão vermelho

 

Aos 46, foi a vez do Ceará ter um expulso. Na jogada, Charles deu uma entrada violenta em Nino Paraíba e acabou recebendo cartão.

 

Segundo tempo

 

A primeira grande oportunidade do Bahia aconteceu aos 17 minutos. No lance, Rodriguinho cobrou escanteio, Conti escorou e Rodriguinho chutou por cima.

 

Com jogadores expulsos, as duas equipes pouco criaram situações de perigo. Em meio a um deserto de ideias, a grande chance de gol surgiu aos 45. Após cobrança de escanteio, Nino Paraíba cruzou, o goleiro Richard deixou a bola escapar e ela bateu na trave.

 

Jael marca o gol do Vozão

 

Nos acréscimos, o Vozão marcou o gol do jogo. Aos 47, Jael cobrou falta, a bola desviou em Óscar Ruiz e morreu na rede.

 

FICHA TÉCNICA
Bahia x Ceará
Copa do Nordeste - Final (1º jogo)
Local: Pituaçu, em Salvador
Data: 01/05/2021 (sábado)
Horário: 16h
Árbitro: Antonio Dib Moraes de Sousa (PI)
Assistentes: Rogério de Oliveira Braga e Márcio Iglésias Araújo Silva (ambos do PI)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN), auxiliado por Tiago Nascimento dos Santos e Clovis Amaral da Silva (ambos de PE)

Cartões amarelos: Patrick, Rossi, Nino Paraíba (Bahia) / Vina (Ceará)

Cartões vermelhos: Luiz Otávio (Bahia) / Charles (Ceará)

Gol: Jael (Ceará)

 

Bahia: Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick, Thaciano e Daniel; Rossi (Óscar Ruiz), Rodriguinho (Thonny Anderson) e Gilberto (Alesson). Técnico: Dado Cavalcanti.

 

Ceará: Richard; Buiú, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Charles e William Oliveira; Lima (Pedro Naressi), Vina (Yony González) e Mendoza; Felipe Vizeu (Saulo). Técnico: Guto Ferreira.


Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama

PM prende dupla e apreende 114 porções de cocaína em Conceição do Coité

Foto: Notícias de Santaluz

Edmacson Silva Santos e Jucival Pereira Araújo foram presos e 114 porções de cocaína apreendidas na zona rural de Conceição do Coité, região sisaleira da Bahia, na noite de sexta-feira (30). 

De acordo com a Polícia Militar, uma guarnição fazia patrulhamento pelo bairro Jaqueira quando a dupla, que estava em um bar, despertou a atenção dos policiais ao demonstrar nervosismo depois de ver a viatura. Diante da atitude suspeita, a guarnição foi até o local e abordou os indivíduos. 

Conforme a PM, uma parte da droga foi encontrada em posse dos acusados e a outra dentro de um carro modelo Golf pertencente a um deles. Também foram apreendidos cartões de banco e uma quantia de R$ 363 em espécie. Ambos foram encaminhados à central de flagrantes da Polícia Civil em Riachão do Jacuípe, onde ficaram presos à disposição da Justiça.

Notícias de Santaluz

Caminhonete capota na BR-116, trecho de Teofilândia, e deixa dois feridos

Foto: Redes Sociais

Dois homens, identificados como Pedro Bezerra Cacho Neto, de 43 anos, natural de Aracaju (SE), e Edmilson Soares da Costa ficaram feridos após a caminhonete modelo S10 em que estavam capotar na BR-116, trecho de Teofilândia, na região sisaleira da Bahia. 

De acordo com informações da Polícia Militar, o acidente aconteceu próximo ao povoado Malhada Grande, no início da manhã deste sábado (1º), por volta das 5h40. Com o impacto, Edmilson foi arremessado para fora do veículo e Pedro, que dirigia a caminhonete, ficou preso às ferragens. 

Ele foi levado para o hospital de Teofilândia e depois transferido em estado grave para outra unidade. Já Edmilson, sofreu escoriações leves. Segundo a polícia, ele contou que estavam viajando de Alagoinhas com destino a Paulo Afonso, no norte da Bahia. Não há informações sobre a causa do acidente.

Notícias de Santaluz

Mercadinho é arrombado e furtado em Queimadas; GCM encontra suspeitos e recupera produtos

Foto: Notícias de Santaluz

Um mercadinho foi arrombado e furtado na madrugada deste sábado (1º), no bairro Alto Santo Antônio, em Queimadas, região sisaleira da Bahia. O dono do estabelecimento, Jadson Miranda, contou que chegou ao local pela manhã e encontrou a porta dos fundos arrombada e as prateleiras todas reviradas.

Foto: Notícias de Santaluz

Segundo ele, foram levados bebidas, bolachas, leite, entre outros produtos, além de alguns equipamentos e máquinas, a exemplo de furadeiras.

Foto: Notícias de Santaluz

A Guarda Civil Municipal fez buscas e localizou três suspeitos, de 17, 20 e 21 anos. Segundo a corporação, eles estavam com parte da mercadoria furtada. O trio foi encaminhado à central de flagrantes da Polícia Civil em Senhor do Bonfim, sendo o adolescente acompanhado por um responsável legal.

Notícias de Santaluz

Homem é morto a tiros e outro fica ferido após criminosos interceptarem caminhão na zona rural de Araci

Foto: Redes Sociais

Um homem conhecido como ‘Quixabinha’ foi morto a tiros e outro identificado como Valmir de Carvalho Santos ficou ferido após o caminhão em que eles estavam ser interceptado por criminosos, na tarde deste sábado (1º), na estrada que liga as localidades conhecidas como Bomba e Barreiro Preto, na zona rural de Araci, região sisaleira da Bahia. 

Segundo a Polícia Militar, o motorista do caminhão relatou que retornava do distrito João Vieira com destino a sede do município quando quatro indivíduos armados em duas motos o obrigaram a parar o veículo. Em seguida, mandaram os ocupantes do caminhão descer e atiraram contra Quixabinha, que morreu no local. 

Ainda de acordo com a PM, o motorista disse que ele e outras quatro pessoas que estavam no caminhão conseguiram fugir, mas Valmir foi alvejado. Após a chegada da polícia, ele foi levado para o hospital de Araci e em seguida transferido para outra unidade em Feira de Santana. Não há informações sobre motivação e autoria do crime. A Polícia Civil deve investigar o caso.

Notícias de Santaluz

Santaluz registra mais 29 casos de Covid e total de pacientes com coronavírus ativo cresce 35%

Foto: Freepik

Santaluz registrou 29 novos casos de Covid-19, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na noite deste sábado (1º). A cidade contabiliza agora 2.512 diagnósticos positivos da doença desde o começo da pandemia. 

Também foram registradas quatro curas clínicas, chegando a 2.384 o total de pessoas recuperadas. Sempre motivo de preocupação, o número de pacientes com o vírus ativo deu um salto em relação ao boletim anterior, subindo de 70 para 95, o que representa um aumento de 35,7%. Há ainda 105 suspeitas de infecção sendo investigadas pelo município.

Notícias de Santaluz

Teofilândia registra 3 curas e 2 casos positivos da covid-19 neste sábado

Neste Sábado (01), foram confirmados 02 novos casos de COVID-19 em Teofilândia, em pacientes residentes do Povoado de Junco. Foram liberados 03 relatórios de alta para pacientes residentes do Núcleo Habitacional (Vila) (01) e Setor (01).
O município segue com 65 pessoas sob suspeita de COVID-19. Entre os monitorados, três pessoas foram descartadas, mas surgiram 05, totalizando assim, 67 pessoas em monitoramento pela Vigilância Epidemiológica.
Até o momento já foram confirmados 872 casos e 19 óbitos pela doença no município. 843 pessoas já se encontram recuperadas e 10 casos da COVID-19 se encontram ativos. Entre os suspeitos e monitorados, já foram descartadas até o momento, respectivamente, 3.173 pessoas por RT-PCR ou teste rápido e 1.978 pessoas por critérios epidemiológicos.
Uma pessoa do município se encontra internada em decorrência da COVID-19. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, de 76 anos, no Hospital Geral Cleriston Andrade, na cidade de Feira de Santana. Felizmente um paciente do sexo masculino, de 85 anos que estava internado no centro COVID de Teofilândia, recebeu alta.
Lembramos a todos da importância de realizarmos a prevenção da transmissão do coronavírus com o uso de máscara de proteção, de álcool em gel e da prática do distanciamento social, para que juntos, possamos vencer a pandemia.


Da Ascom PMT

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Senado aprova projeto que amplia doenças diagnosticadas no teste do pezinho no SUS

Senado aprova projeto que amplia doenças diagnosticadas no teste do pezinho no SUS
Foto: Reprodução/EBC

Um projeto de lei que amplia a lista de doenças a serem investigadas no teste do pezinho feito pela rede pública foi aprovado pelo Senado Federal nesta quinta-feira (29). Como já passou pela Câmara, o texto segue agora para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

 

O texto prevê que novos diagnósticos sejam incorporados ao exame de forma escalonada. Na primeira etapa entraria a identificação da toxoplasmose congênita e outras hiperfenilalaninemias, além das já previstas atualmente; na segunda etapa: galactosemias, aminoacidopatias, distúrbios do ciclo da uréia, distúrbios da beta oxidação dos ácidos graxos; na terceira etapa: doenças lisossômicas; na quarta etapa: imunodeficiências primárias; e na quinta etapa: atrofia muscular espinhal.

 

Se sancionada, a nova lei entrará em vigor um ano após a publicação. O teste do pezinho é obrigatório e gratuito em todo o território nacional e tem como objetivo a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças. O exame faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) e é feito nos primeiros dias de vida do bebê. O exame tem esse nome porque coleta uma amostra de sangue do pé da criança.

 

Atualmente o teste busca identificar fenilcetonúria; hipotireoidismo congênito; doença falciforme e hemoglobinopatias; fibrose cística; hiperplasia adrenal congênita; deficiência de biotinidase.


Do Portal Bahia Notícias

Bahia recebeu R$ 1,6 milhão do Yokohama Marinos por Léo Ceará; entenda

Bahia recebeu R$ 1,6 milhão do Yokohama Marinos por Léo Ceará; entenda
Foto: Jefferson Peixoto / Ag. Haack / Bahia Notícias

O Bahia recebeu R$ 1,6 milhão do Yokohama Marinos, do Japão, pelo atacante Léo Ceará. Não se trata de um equívoco do Bahia Notícias. A reportagem do BN apurou que o jogador assinou um pré-contrato com o Tricolor em 2020, quando defendia o Vitória. Quando estava próximo de se mudar da Toca do Leão para o CT Evaristo de Macedo, o clube japonês demonstrou interesse e, com um cláusula prevista em caso de proposta de clube do exterior, foi liberado com o pagamento da multa.

 

A diretoria do Bahia entendeu que a transação era vantajosa financeiramente, já que não gastou nada para obter o jogador, que já estava em litígio com o Vitória (relembre aqui). Por isso, decidiu liberar o atleta por meio de compensação financeira. Léo Ceará assinou um vínculo com o Bahia que duraria até dezembro de 2022.

 

Clube que revelou o jogador, o Vitória só conseguiu ficar com 30% de uma futura venda de Léo Ceará, caso ele seja negociado pelo Yokohama Marinos para outro clube.

 

Nascido em Fortaleza, Leonardo de Sousa Pereira tem 26 anos e já passou por Campinense, Confiança, CRB e FC Ryukyu (Japão). Na última temporada, ele foi o vice-artilheiro da Série B, com 16 gols marcados.


Do portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra e Ulisses Gama

Economia Contas públicas têm superávit de R$ 4,981 bilhões em março

Economia Contas públicas têm superávit de R$ 4,981 bilhões em março
Foto: Reprodução / Agência Brasil

As contas públicas registraram saldo positivo em março deste ano diante da melhora na arrecadação e redução de despesas. O setor público consolidado, formado por União, estados e municípios, apresentou superávit primário de R$ 4,981 bilhões no mês passado, o melhor resultado para o mês desde março de 2012, quando chegou a R$ 10,4 bilhões.

 

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Banco Central (BC). O resultado superou o déficit primário de R$ 23,655 bilhões de março de 2020, segundo a Agência Brasil. 

 

O chefe do Departamento de Estatísticas do BC, Fernando Rocha, destacou que este é o último mês de comparação interanual em que não há impacto das despesas extraordinárias do combate a pandemia. “A partir de abril de 2020, os gastos começaram a aparecer de forma significativa nas estatísticas fiscais. Naquele mês, o resultado foi deficitário em R$ 94 bilhões”, explicou.

 

Em 12 meses, encerrados em março, as contas acumulam déficit primário de R$ 663,084 bilhões, o que corresponde a 8,79% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país). Em dezembro, essa porcentagem era de 9,44% (R$ 702,950 bilhões) e, segundo Rocha, deve continuar diminuindo gradualmente à medida que o ano for passando e a janela de 12 meses excluir os meses que concentraram os déficits causados pela pandemia, de abril a dezembro de 2020. Ainda assim, o resultado ainda é elevado.

 

O déficit primário representa o resultado negativo das contas do setor público (despesas menos receitas) desconsiderando o pagamento dos juros da dívida pública. No ano, entretanto, de janeiro a março, há superávit de R$ 51,586 bilhões, em grande parte em razão do superávit primário de R$ 58,375 bilhões de janeiro, que é um mês que tem características sazonais de freio nas despesas públicas. É o melhor resultado para o primeiro trimestre da série histórica do BC, inciada em dezembro de 2001.

 

A meta para este ano, definida no Orçamento Geral da União, é de déficit primário de R$ 251,1 bilhões para o setor público consolidado. Em 2020, as contas públicas fecharam o ano com déficit primário recorde de R$ 702,950 bilhões, 9,49% do PIB. Foi o sétimo ano consecutivo de resultados negativos nas contas do setor público.

 

No mês passado, o Governo Central (Previdência, Banco Central e Tesouro Nacional) apresentou superávit primário de R$ 3,938 bilhões ante o déficit R$ 21,380 bilhões de março de 2020. O montante difere do resultado divulgado ontem (29) pelo Tesouro Nacional, de superávit de R$ 2,101 bilhões em março, porque, além de considerar os governos locais e as estatais, o BC usa uma metodologia diferente, que leva em conta a variação da dívida dos entes públicos.

 

De acordo com Rocha, houve aumento real na receita líquida do Governo Central, em torno de 20%, e redução real das despesas, em 3%. As receitas, segundo ele, estão disseminadas em rubricas como Imposto de Renda, Cofins e arrecadação previdenciária.

 

Os governos estaduais também contribuíram para o resultado positivo no mês passado e registraram superávit de R$ 957 milhões, antes déficit de R$ 1,420 bilhão em março de 2020. Os governos municipais também anotaram superávit de R$ 139 milhões em março deste ano. No mesmo mês de 2020, o déficit foi de R$ 1,260 bilhão para esses entes.

 

Da mesma forma, houve melhora na arrecadação desses, principalmente do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), além do aumento nas transferências regulares do governo federal no âmbito do compartilhamento de impostos e outras normas federativas, fruto natural do aumento da arrecadação.

 

Já as empresas estatais federais, estaduais e municipais, excluídas as dos grupos Petrobras e Eletrobras, tiveram déficit primário de R$ 53 milhões no mês passado.

 

No caso dos gastos com juros também houve uma melhora e ficaram em R$ 49,510 bilhões em março, contra R$ 56,044 bilhões no mesmo mês de 2020. De acordo com Rocha, essa despesa tende a ser estável e diversos fatores contribuíram para melhorar esse resultado.

 

Houve crescimento nas despesas influenciado pela elevação dos índices de preços, em especial a inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Além disso, houve aumento do estoque da dívida, montante sobre o qual incidem os juros.

 

No sentido contrário, houve uma contribuição positiva na conta pela influência das operações do Banco Central no mercado de câmbio (swap cambial, que é a venda de dólares no mercado futuro). Os resultados dessas operações são transferidos para o pagamento dos juros da dívida pública, como receita, quando há ganhos, e como despesa, quando há perdas. Segundo Rocha, em março deste ano, as perdas foram menores com swap, de R$ 16,6 bilhões. Já em março do ano passado, as perdas foram de R$ 31,3 bilhões.

 

Em março, o déficit nominal, formado pelo resultado primário e os gastos com juros ficou em R$ 44,528 bilhões, contra o resultado negativo de R$ 79,699 bilhões em igual mês de 2020. Em 12 meses, acumula R$ 973,009 bilhões, ou 12,89% do PIB. O resultado nominal é levado em conta pelas agências de classificação de risco ao analisar o endividamento de um país, indicador levado em consideração por investidores.

 

A dívida líquida do setor público (balanço entre o total de créditos e débitos dos governos federal, estaduais e municipais) chegou a R$ 4,622 trilhões em março, o que corresponde 61,3% do PIB. Em fevereiro, o percentual da dívida líquida em relação ao PIB estava em 61,6%.

 

A diminuição tem como principal fator a desvalorização cambial de 3% que ocorreu no período. A dívida pública cai quando há alta do dólar, porque as reservas internacionais, o principal ativo do país, são feitas de moeda estrangeira. Também houve redução de 1,4 ponto percentual em relação ao resultado de dezembro de 2020, quando a dívida líquida chegou a 62,7% do PIB, o recorde histórico.

 

Em março de 2021, a dívida bruta do governo geral (DBGG) – que contabiliza apenas os passivos dos governos federal, estaduais e municipais – chegou a R$ 6,721 trilhões ou 89,1% do PIB, contra 90% (R$ 6,744 trilhões) no mês anterior, quando a dívida bruta chegou no maior percentual da série histórica do BC, iniciada em dezembro de 2006.


Do Portal Bahia Notícias

Bahiagás anuncia reajuste de 35,5% no preço do GNV a partir deste sábado

Bahiagás anuncia reajuste de 35,5% no preço do GNV a partir deste sábado
Foto: Divulgação

O preço do gás natural veicular (GNV) vendido na Bahia sofrerá reajusta a partir deste sábado (1º). De acordo com a Bahiagás, haverá acréscimo de 35,5% no valor do composto vendido ao setor automotivo.

 

Segundo a companhia, aumento é motivado pelo reajuste da Petrobras de 39% no preço de aquisição do produto.

 

De acordo com o presidente do Sindicombustíveis Bahia, Walter Tannus, os motoristas que utilizam o GNV, principalmente os de aplicativo, vão sentir mais diretamente o aumento. “Quem trabalha profissionalmente com o carro, com transporte de pessoas, geralmente usa o GNV e, provavelmente, terá que pagar mais caro pelo combustível”, comenta. 


Do Portal Bahia Notícias

Tribunal aprova impeachment por unanimidade e Witzel fica inelegível por 5 anos

Tribunal aprova impeachment  por unanimidade e Witzel fica inelegível por 5 anos
Foto: Wilton Junior/Estadão

Em sessão finalizada na noite desta sexta-feira (30), o Tribunal Especial Misto votou de forma unânime pelo impeachment de Wilson Witzel, que perde definitivamente o do cargo de governador do Rio de Janeiro e permanecerá inelegível por 5 anos. 

 

Os dez julgadores, cinco deputados e cinco desembargadores,votaram contra Witzel. Eram necessários sete para o impeachment ser confirmado. 

 

A sessão foi encerrada com os membros do Tribunal ressaltando a importância da condução dos trabalhos pelo ex-presidente Cláudio de Mello Tavares e atual Henrique Figueira.

 

O ex-governador foi investigado por participar de uma "caixinha da propina" na Secretaria da Saúde, da qual seria destinatário de 20% do arrecadado pelo esquema. A informação faz parte da delação do ex-secretário da pasta Edmar Santos, exonerado por Witzel no início da pandemia.


Do Portal Bahia Notícias

Comprimidos de ecstasy são encontrados dentro de brinquedo despachado pelos Correios

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Dois homens foram presos por equipes da Coordenação de Narcóticos, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), após receberem um pacote com drogas sintéticas no Centro de Entregas de Encomendas dos Correios, no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Salvador, na quinta-feira (29).

Segundo a Polícia Civil, os suspeitos foram pegos com 100 comprimidos de ecstasy acondicionados dentro um carrinho de brinquedo. A encomenda saiu de São Paulo.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Ainda de acordo com a corporação, os policiais da Narcóticos foram acionados pelo Setor de Segurança dos Correios. “Os suspeitos confessaram o crime e disseram que adquiriram os entorpecentes pela internet. Um deles nos levou até a sua casa, no bairro de Escada, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, onde realizamos mais apreensões”, detalha o delegado Adriano Moreira.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Foram encontrados na casa do suspeito, um quilo de maconha, 20 adesivos de LSD, cinco gramas de uma droga sintética conhecida como DMT, além de balanças de precisão e aparelhos celulares. A dupla foi autuada em flagrante por tráfico de drogas, passou por exames de lesões e está à disposição do Poder Judiciário. Os entorpecentes serão periciados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Notícias de Santaluz

Cachorro chora e acompanha velório da tutora ao lado do caixão em Camaçari, na Bahia: ‘Ela o tinha como um filho’

Foto: Jailson Santos

Um cachorro acompanhou o velório da tutora dele, que morreu após um infarto, na cidade de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. O animal, chamado de ‘Toy’ e que estava com Luzinete Lopes Diniz desde que era filhote, chamou a atenção dos presentes, pois chorava bastante e não saía do local. 

“Ele ficava do lado, sempre chamando ela, arranhando o caixão. Queria entrar no caixão quando estávamos colocando o corpo dela“, contou Jailson Santos, dono da funerária Almeida Camaçari, que trabalhou no velório, e amigo da família de Luzinete. 

Ao G1, Jailson contou que Luzinete e Toy sempre tiveram uma amizade muito grande. Era o cachorro que acompanhava a idosa, que era Testemunha de Jeová, quando ela ia ao Salão do Reino. 

“Ele levava ela para o salão e esperava ela sair. Ia no supermercado, era como se fosse um filho mesmo”, disse. “Ele estava com ela desde bebezinho. Ela tinha ele como filho, tratava como filho”, contou o amigo da família.

Do Portal NS

Jovem é baleado durante tentativa de homicídio em Araci

Foto: Ilustração

Weslei Lima dos Santos, de 24 anos, foi baleado, na noite desta quinta-feira (29), no bairro Riacho, em Araci, região sisaleira da Bahia. 

De acordo com a Polícia Militar, ele foi levado para o hospital da cidade e em seguida transferido para outra unidade em Feira de Santana. O estado de saúde do jovem é desconhecido. 

Não há informações sobre autoria e motivação do crime, que deve ser investigado pela Polícia Civil. Após ser acionada, uma guarnição da PM fez rondas em busca de suspeitos, mas ninguém foi preso até a publicação desta matéria.

Notícias de Santaluz

Santaluz fecha abril com aumento de 33,92% no FPM em relação ao mesmo mês do ano passado

Foto: Freepik

O dinheiro repassado à prefeitura de Santaluz por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) teve alta de 33,92% em abril de 2021 em comparação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Uma das principais fontes de receitas municipais, o FPM vem tendo uma forte alta nos quatro primeiros meses desse ano. 

De janeiro até agora, Santaluz recebeu R$ 11,9 milhões. No mesmo período de 2020, os recursos transferidos à prefeitura por meio do fundo somaram R$ 9,8 milhões. O dinheiro do FPM pode ser usado para pagar salários de servidores, repassar o duodécimo para a Câmara, quitar dívidas com fornecedores e para manutenção dos serviços públicos prestados à população.

Notícias de Santaluz

Justiça proíbe governo federal de fazer propaganda do ‘kit Covid’

Cloroquina e Hidroxicloroquina não têm eficácia comprovada contra a Covid | Foto: Reprodução/TV Globo

A Justiça Federal em São Paulo determinou que o governo federal pare de fazer campanhas com referências a medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19 e que os influenciadores digitais contratados pela gestão publiquem mensagens para desencorajar o uso do “kit Covid”.

A decisão da juíza Ana Lúcia Petri Betto, da 6ª Vara Cível Federal de São Paulo, atende a uma ação civil pública protocolada por Luna Zarattini Brandão, que foi candidata a vereadora na capital paulista pelo Partido dos Trabalhadores.

À Justiça, a União disse que jamais patrocinou qualquer campanha publicitária que incentivasse o “tratamento precoce”. Para a 6ª Vara Cível Federal de São Paulo, contudo, o argumento não se sustenta.

“O briefing encaminhado pelo Ministério da Saúde indica, de maneira expressa, o ‘cuidado precoce para pacientes com Covid-19’, como ‘job’. Estabelece, ainda, que ‘para auxiliar na sua decisão, o Ministério da Saúde colocou à disposição desses profissionais um informe que reúne tratamentos em estudo no mundo que mostram resultados positivos na recuperação de pacientes'”, escreveu a juíza Ana Lúcia Petri Betto em sua decisão.

O “tratamento precoce” é composto por um conjunto de medicamentos inócuos ou tóxicos no tratamento da Covid-19, formado pela ivermectina, usada para no tratamento de infestações parasíticas, pela hidroxicloroquina e a cloroquina, utilizadas para o tratamento da malária e de doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide, pela azitromicina, antibiótico de amplo espectro, utilizado no enfrentamento de infecções bacterianas, e por outros medicamentos como nitazoxanida, zinco, vitamina C e vitamina D.

A Associação Médica Brasileira (AMB) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) já emitiram nota conjunta para informar que nenhuma medicação tem eficácia na prevenção da Covid-19, e que pesquisas com medicações para outras doenças ainda estão em curso.

Do Portal NS/Fonte: G1

Idoso morre em acidente na BA-120, na saída de Valente para Santaluz

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Guilherminio de Matos Santos, de 76 anos, morreu na tarde desta sexta-feira (30) em um acidente na BA-120, na saída da cidade de Valente sentido Santaluz, região sisaleira da Bahia. 

De acordo com a Polícia Militar, que atendeu a ocorrência e controla o tráfego na rodovia, o acidente envolveu duas motos, mas ainda não há detalhes sobre o que provocou a colisão. O idoso, que usava uma prótese na perna direita e conduzia uma moto modelo Biz, morreu no local. Ele residia em Valente. 

O corpo vai ser encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para necropsia. Não há informações sobre o condutor da outra moto.

Notícias de Santaluz

Motociclista fica ferido em acidente na BA-120, em Conceição do Coité

Foto: Brigada Águia Resgate/Divulgação

Um homem identificado como Erinaldo Ferreira de Santana, de 49 anos, ficou ferido na noite desta sexta-feira (30) após se envolver em um acidente no trecho da BA-120 que liga a sede do município de Conceição do Coité ao povoado Santa Rosa, na região sisaleira da Bahia. 

De acordo com a Brigada Voluntária Águia Resgate, populares relataram que a moto pilotada pela vítima colidiu com um carro, mas o motorista do automóvel não foi encontrado no local. Erinaldo foi levado pelos socorristas para o hospital da cidade. 

Conforme a Brigada Águia Resgate, o homem, que reside no povoado Jiboia, na zona rural do município de Retirolândia, estava consciente, porém desorientado, com escoriações pelo corpo e suspeita de fratura na perna esquerda, além de sinais de traumatismo cranioencefálico.

Notícias de Santaluz