SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 6 de março de 2021

Serrinha: Diário Esportivo da rádio Continental AM estreia quadro com Robério Menezes

O futebol de Serrinha tem muitas histórias e nuances e não se pode deixar de correlacionar tudo isso com o lendário Robério Menezes.

Robério marcou história no futebol amador de Serrinha, da região e da Bahia e até hoje seu legado lhe rende reconhecimento no cenário futebolístico.

O programa Diário Esportivo já tem mais de uma década no ar na rádio Continental AM. Mais precisamente 11 anos, completados no mês de fevereiro de 2021. E quase que, concomitantemente, o seu idealizador, Cival Anjos, também pensou em criar um quadro que abordasse as histórias dos bastidores da era áurea do futebol serrinhense. 

Quadro: "Resenhas da Bola" - Anos depois a ideia saiu do papel e ninguém melhor do que o genial, Robério Menezes, para contar estas histórias hilárias dos bastidores, aquelas que nem imprensa e muito menos torcedores ficam sabendo, mas que agora serão reveladas pelo maestro da bola.

Logo na estreia ele contou uma história sobre Louro. Segundo Robério, Louro estava morando fora de Serrinha e lhe perguntou como fazia para trazer a sua mudança? Robério lhe falou que poderiam tentar com vereadores e foram procurar Rege do Ferro Velho na Câmara dos Vereadores.

Ao chegar lá não encontraram Rege e Robério pediu para a pessoa que lhes atendeu ligar para o vereador. Ao ligar caiu na caixa. De imediato, a pessoa falou: está na caixa! Aí Louro chamou Robério e entraram no carro e seguiram para a Caixa Econômica Federal. 

Entraram e procuraram pelo vereador e não encontraram. Robério virou para o Louro e falou: a pessoa não te falou que o telefone tinha dado caixa, não? E Louro respondeu: Será? Deve ter sido mesmo! Aí foi motivo de risos e a história ficou marcada e agora foi contada no quadro "Resenhas da Bola"!

Não perca as próximas histórias com Robério Menezes durante o programa Diário Esportivo, de segunda a sexta-feira, das 20h às 21h, com apresentação de Cival Anjos, na rádio Continental AM.

Ouça o programa, porque a próxima história pode ser a sua, contada por Robério Menezes!


Teofilândia registra a cura de mais um paciente com a covid-19

Neste Sábado (06), não houve confirmação de novos casos de COVID-19 no município. Foi liberado 01 relatório de alta para um paciente residente do Centro.
Entre os casos suspeitos, foram descartados 09 por RT - PCR e teste rápido, totalizando assim, 51 pessoas sob suspeita. Em relação aos monitorados, tivemos 22 descartados por critério epidemiológico, totalizando assim 146 pessoas monitoradas.
Até o momento, já foram confirmados 736 casos e 11 óbitos pela doença no município. 662 pessoas já se encontram recuperadas e 63 casos da COVID-19 se encontram ativos. Entre os suspeitos e monitorados, já foram descartadas até o momento, respectivamente, 2.971 pessoas por RT-PCR ou teste rápido e 1.548 pessoas por critérios epidemiológicos.
Cinco pessoas do município estão internadas em decorrência da COVID-19, das quais, três no centro COVID de Teofilândia (01 do sexo feminino, de 78 anos e 02 do sexo masculino, de 81 e 48 anos). Outras duas pacientes se encontram internadas no Hospital do Subúrbio em Salvador (Uma de 90 anos e outra de 73).
Trazemos o alerta acerca do aumento do número de casos em nosso município e também para o cenário epidemiológico em nossa região, que demanda que os cuidados sejam redobrados para evitar a disseminação do coranavírus.
Lembramos a todos da importância de realizarmos a prevenção da transmissão do coronavírus com o uso de máscara de proteção, de álcool em gel e da prática do distanciamento social, para que juntos, possamos vencer a pandemia.


Da Ascom PMT

Portuguesa entrega carta a cônsul geral da Espanha solicitando novo amistoso contra o Real Madrid

Com o objetivo de se reerguer e reviver um dos grandes momentos da história da Portuguesa-RJ, quando o clube venceu o Real Madrid por 2 a 1, no Santiago Bernabéu, na Espanha, a direção do clube carioca sonha agora com um novo confronto. O duelo foi realizado no dia 4 de setembro de 1969.

Nesta sexta-feira, o vice-presidente do time, João do Rêgo, entregou uma carta ao cônsul geral da Espanha, Luís Prado Covarrubias, em que pede a realização de um novo amistoso em 2024, ano em que a Portuguesa da Ilha completa 100 anos.

O objetivo da equipe é reviver as glórias do passado com este novo jogo. Segundo a Lusa, o cônsul geral da Espanha se comprometeu em fazer que a carta chegue aos representantes do Real Madrid. Além da carta, ele recebeu também uma camisa do clube.

Do Portal Galáticos Online


Bahia 1x1 Botafogo/PB - Melhores Momentos

               

Bahia empata com o Botafogo-PB em estreia do time principal na Copa do Nordeste

Bahia empata com o Botafogo-PB em estreia do time principal na Copa do Nordeste
Foto: Enaldo Pinto/Ag Haack/Bahia Notícias

Após um curto intervalo depois de finalizar a temporada de 2020, o time principal do Bahia voltou aos gramados neste sábado (6) pela Copa do Nordeste. O Esquadrão de Aço empatou com o Botafogo-PB por 1 a 1 em jogo disputado no Estádio de Pituaçu pela segunda rodada da competição regional. Com gols de Willian Machado e Patrick, o Tricolor somou um ponto a mais no Nordestão de 2021.

 

Com o resultado, o Bahia segue na segunda posição com quatro pontos na tabela do Grupo A. O próximo confronto da equipe na Copa do Nordeste será o clássico duelo baiano contra o Vitória. A partida acontece no próximo sábado (13), às 16h, no Estádio Barradão. 

 

O JOGO

 

A primeira boa oportunidade do Bahia apareceu aos nove minutos. Depois de roubar a bola no meio de campo, Gabriel tocou de calcanhar para , que passou para Rossi e acabou adiando demais no curto espaço que tinha até a linha de fundo, encerrando o lance com tiro de meta.

 

Aos dez minutos, o Tricolor perdeu mais uma chance de abrir o placar. Após cobrança de escanteio, Ramon cruzou dentro da área para Gabriel Novaes, que estava livre e frente para o gol, mas o atacante chutou alto demais. 

 

O Belo também não demorou para reagir e tentar finalizações. Aos 14 minutos, Tsunami cruzou para Welton, que cabeceou na direção do gol. Entretanto, Douglas reagiu rápido e conseguiu espalmar.

 

Visitante abre o placar

 

Depois do goleiro do Esquadrão mandar o lance para escanteio, Marcos Aurélio foi para cobrança aos 15. Em chute fechado, bastou a bola encostar em Willian Machado para atrapalhar o goleiro e sacudir a rede, abrindo 1 a 0 para o Botafogo-PB.

 

Aos 32 minutos, o Bahia voltou a tentar uma boa finalização. Nino Paraíba conseguiu sair da marcação adversária na lateral, entrou na área, mas, na tentativa de driblar a zaga e chegar mais perto do gol, terminou caindo e perdendo a chance. Na sobra do lance, a bola foi nos pés de Rodriguinho, que tentou um chute fraco à distância, agarrado pelo goleiro Felipe. 

 

Segundo tempo

 

Com apenas 30 segundos da segunda etapa, o Botafogo partiu para a zona de ataque e a sobra da bola acabou dando a chance de Rafael Oliveira chutar no canto da trave e a bola entrar como possível segundo gol do Botafogo-PB. Porém, o lance foi considerado como impedido pela arbitragem. 

 

O atacante tentou ampliar mais uma vez aos 21 minutos com chute cruzado , após receber a bola dentro da área, mas o goleiro Douglas conseguiu defender.

 

Empate aos 45

 

Escanteio cobrado aos 45 minutos, rendeu um ótimo passe de Nino Paraíba, que enxergou Patrick livre e cara a cara com o gol. Com cabeceio, o volante mandou para dentro da rede e deixou o placar igual para o Tricolor nos últimos minutos da partida. 

 

Douglas ainda salvou o Bahia aos 48 ao conseguir defender chute de Bruno Menezes de frente para ele dentro da área. 

 

FICHA TÉCNICA

Bahia 1 x 1 Botafogo-PB

Copa do Nordeste – 2ª rodada

Local: Pituaçu, em Salvador

Data: 06/03/2020 (sábado)

Horário: 18h15

Árbitro: Michelangelo Martins de Almeida Junior (PE)

Assistentes:  Ricardo Bezerra Chianca (PE) e Karla Renata Cavalcanti de Santana (PE)

Cartões amarelos: Rogério; Rodrigo Ramos; Ramon Tanque (Botafogo-PB); Dado Cavalcanti; Nino Paraíba; Juninho (Bahia).

Gols: Willian Machado (Botafogo-PB); Patrick (Bahia).

 

Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Matheus Bahia (Juninho Capixaba); Patrick, Ramon (Thiago) e Daniel (João Pedro); Rodriguinho, Rossi (Alesson) e Gabriel Novaes (Marco Antônio). Técnico: Dado Cavalcanti.

 

Botafogo-PB: Felipe; Rodrigo Ramos (Kaio Wilker), Samuel Souza, Willian Machado e Tsunami; Rogério, Juninho e Pablo; Marcos Aurélio (Bruno Menezes), Welton Felipe (Lucas Gabriel) e Rafael Oliveira (Ramon Tanque). Técnico: Marcelo Vilar.


Do Portal Bahia Notícias/por Milena Lopes

Ceará 3x1 Vitória - Melhores Momentos

              

Fora de casa, Vitória perde para o Ceará pela Copa do Nordeste

Fora de casa, Vitória perde para o Ceará pela Copa do Nordeste
Foto: Caio Rocha/FramePhoto/Folhapress

O Vitória perdeu por 3 a 1 para o Ceará, neste sábado (6), na Arena Castelão, em jogo válido pela segunda rodada da Copa do Nordeste. 

 

Com o resultado, o Vitória caiu para a terceira posição do Grupo B. O time tem pontos.

 

Agora, o Vitoria foca suas atenções para a Copa do Brasil. O time rubro-negro pega o Águia Negra-MS, terça-feira (9), às 19h15, em Rio Brilhante (MS). Pelo Nordestão, o próximo jogo é contra o arquirrival Bahia, sábado (13), às 16h, no Barradão.

 

O JOGO

O volante Guilherme Rend, que negocia com o Bahia, começou entre os titulares. Desta forma, caso a transferência seja efetivada, ele não poderá atuar pelo Tricolor na Copa do Nordeste.

 

Bem postado em campo, o Vitória apresentou uma forte marcação. Quando saia para o ataque, a equipe apostava na velocidade. A primeira oportunidade do jogo veio aos 12 minutos. David arrematou de fora da área e mandou para fora.
Aos poucos, o Ceará foi encontrando espaços e começou a chegar com perigo. Aos 15, Saulo Mineiro partiu em velocidade, entrou na área e mandou para fora. 

 

Aos 26, Guilherme Rend descolou um belo passe para Vico, que chutou da entrada da área para a defesa de Richard.

 

O goleiro Yuri cresceu para cima de Marlon aos 31. O meia recebeu um bom passe dentro da área, ficou sozinho com o arqueiro, que se antecipou e fechou o ângulo para a defesa.

 

O Ceará quase abriu o placar aos 38. Após tabela com Saulo, Kelvyn chutou com força de fora de área e mandou na trave.

 

Segundo tempo
Aos cinco minutos, David bateu na entrada da área, a bola bateu na zaga do Ceará e retornou para o atacante, que acabou puxado por Saulo. O árbitro assinalou falta. Vico cobrou fraco e mandou nas mãos do goleiro Richard.

 

O Ceará abriu o placar aos 18. Em rápida jogada de contra-ataque, Victor Jacaré arrematou com força e mandou no ângulo, sem chance de defesa para Yuri.

 

O Vitoria conseguiu empatar em cobrança de pênalti aos 33 minutos. Os jogadores do Ceará bobearam, David partiu em velocidade, mas foi derrubado por Klaus. Vico cobrou com perfeição e saiu para comemorar o gol.

 

O Ceará conseguiu ficar à frente do placar novamente pouco tempo depois. Aos 43, Jacaré levou a melhor na lateral do campo, após bobeadas de Van e João Victor. Ele cruzou, Saulo Mineiro subiu mais que todo mundo e cabeceou. Yuri defendeu, mas o atacante ficou com a sobra e estufou as redes. Já aos 47, Alan Mineiro recebeu na entrada da área, acertou o cantinho e decretou números finais ao jogo. Vitória do Alvinegro por 3 a 1.

 

FICHA TÉCNICA
Ceará 3 x 1 Vitória
Copa do Nordeste – 2ª rodada
Local: Arena Castelão, em Fortaleza
Data: 06/02/2021 (sábado)
Horário: 16h
Árbitro:  Tiago Nascimento do Santos (PE)
Assistentes: Clóvis Amaral da Silva (PE) e John Andson Alves Ribeiro (PE)
Cartões amarelos: Eduardo e Pedro Naressi (Ceará)
Gols: Victor Jacaré e Alan Mineiro (2 X)  (Ceará); Vico (Vitória)

 

Ceará: Richard; Eduardo, Klaus, Gabriel Lacerda, Kelvyn; Naressi, Wescley (Victor Jacaré), William Oliveira (Oliveira), Marlon (Felipe Baxola); Saulo Mineiro e Vizeu (Rick). Técnico: Guto Ferreira.

 

Vitória: Yuri; Van, João Victor, Wallace e Pedrinho; Gabriel Bispo, Guilherme Rend (João Pedro) e Fernando Neto (Hítalo); David, Samuel (Aníbal) e Vico (Maykon Douglas). Técnico: Rodrigo Chagas.


Do Portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra

Nos primeiros dias de março, 79 barroquenses testaram positivo para Covid-19. O município superou a marca de 500 casos

Praça São João Batista - Foto: Rubenilson Nogueira
A Secretaria de Saúde do município de Barrocas, divulgou na noite da sexta-feira (05), os resultados de 24 exames, confirmando 20 casos positivos da Covid-19. No mesmo Boletim, foi informado que mais 40 pacientes estão curados da doença. Apenas 6 pacientes tiveram material coletados para novos exames.

Com os novos casos, o município de 16 mil habitantes, chegou ao total de 517 casos confirmados desde o início da pandemia. Das pessoas infectadas, 477 estão curadas da doença. Segundo a Secretaria de Saúde, 32 barroquenses estão com o vírus ativo.

Imagem Reprodução
"O boletim epidemiológico de hoje (05) recebemos 24 resultados, sendo 20 positivos e 04 negativos, foram realizadas mais 06 coletas, com isso, o município conta com 67 suspeitos, tivemos 40 pacientes curados. 20 positivos: 04 de Nova Brasília, 02 do Ouricuri, 01 da Ladeira, 01 do Caldeirão Grande, 01 da Lagoa da Cruz, 01 do Velho Domingo, 01 do Tanque Bonito, 01 do Umbuzeiro, 01 do Brasileiro e 07 da Sede. 40 curados: 10 do Ouricuri, 06 da Lagoa do Velho, 01 da Boa União, 21 da Sede, 01 da Ladeira e 01 do Brasileiro", informou a Secretaria de Saúde.

Nos primeiros cinco dias do mês de março, 79 barroquense já testaram positivo para Covid-19, outros 67 pacientes aguardam resultados dos exames. O município contabiliza 8 mortes em decorrência da doença.

@ Nossa Voz - Da Redação / Por Rubenilson Nogueira

Serrinha: Lançamento do livro 'Lampião e seus principais aliados' do escritor e historiador Guilherme Machado é adiado

Guilherme Machado - Foto: Arquivo pessoal


Por conta da pandemia de Covid-19 e da necessidade do isolamento social, o lançamento do livro 'Lampião e seus principais aliados' do escritor e historiador muritibense radicado em Serrinha, Guilherme Machado foi adiado. Segundo Guilherme, uma nova data será anunciada em breve. 

Pelos planos iniciais, o lançamento do tão esperado livro de Guilherme seria neste sábado (6), na praça de alimentação do Shopping Serrinha. “Entre os fatores que pesaram na decisão, além da persistência dos elevados números de contágios e mortes pela pandemia no Brasil e em Serrinha, estão os decretos do governo estadual. Precisamos nos proteger e proteger as pessoas desse terrível vírus", disse o escritor. 


O livro tem 150 páginas e é uma breve biografia dos principais cangaceiro de Lampião! Incluindo seus irmão e seus aliados mais próximos que são o caso de Virginio Fortunato, Corisco e Luiz Pedro dentre mais 50 cangaceiros que foram fiéis a Lampião... Então o livro segue contado a biografia de todos.

Você pode adquirir o livro através do Número / WhatsApp: (75) 9 9248-4502.

Guilherme Machado dos Santos, nasceu na cidade de Muritiba no Recôncavo baiano, é casado com a senhora Josefa Sousa Santos, tem 3 filhos e uma neta. Há muitos anos mora em Serrinha onde mantém um museu dedicado ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga e a toda cultura nordestina. 

Ficou interessado em saber mais sobre a história desse ilustre nordestino? CLIQUE AQUI e veja um pequeno vídeo produzido pelo Sistema Jolusi de Comunicação.

Do Portal Ailton Pimentel

Homem é morto após receber facada no peito no Bairro Cidade Jardim

Diego Gomes dos Santos, 29 anos foi assassinado com um golpe de faca na altura do peito esquerdo no início da noite deste sábado, 06, no Conjunto Habitacional Cidade Jardim onde residia.

Até o momento que o Calila Notícias esteve na frente do Hospital Português – Unidade Regional de Conceição do Coité (20h20) não havia informação do que resultou no ferimento que provocou a morte de Diego. O suspeito de prenome Renato é concunhado da vítima e está foragido.

Informações de dois homens que prestaram o socorro dão conta que eles estavam na rua quando Diego saiu correndo na direção deles dizendo que tinha sido furado, em seguida caiu.” Nós colocamos ele dentro do carro e eu usei a camisa pra tentar estancar o sangue que saía muito forte, mas ele logo perdeu o sentido e deu entrada ainda sangrando muito e não resistiu”, contou um dos homens que prestou o socorro.

A comoção pela morte de Diego era muito grande e aumentava na medida que iam chegando familiares e amigos, que julgavam tratar-se de uma pessoa muito querida e trabalhadora.” Como se faz uma coisa dessa, um cara gente boa demais, não tinha nada nas mãos, me falou ontem que fez uma feira e deu a ele (Renato) porque está sem trabalho e a mulher grávida”, lamentou outro amigo.

A Polícia Militar esteve na frente do Hospital colhendo informações e de imediato saiu em diligência na tentativa de prender o assassino.

Do Portal Calila Notícias


Conceição do Coité anuncia que não seguirá decreto estadual que determina fechamento do comércio

Foto: Reprodução

A prefeitura de Conceição do Coité informou na noite deste sábado (6) que não vai seguir o decreto estadual que determina o fechamento do comércio não essencial na cidade até as 5h da próxima quarta-feira (10). 

Com isso, continua valendo as regras do atual decreto municipal vigente, que permite o funcionamento de estabelecimentos e atividades comerciais não essenciais até as 20h. Academias de ginástica e arenas esportivas também estão liberadas. 

Na sexta-feira (5), o governo do estado anunciou que deste sábado até as 5h de quarta-feira (10), apenas os serviços essenciais devem funcionar em Conceição do Coité e nos municípios de Araci, Barrocas, Biritinga, Euclides da Cunha, Lamarão, Monte Santo, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente. O governo estadual informou que a decisão foi tomada junto com as prefeituras.

Notícias de Santaluz

TV Educa Bahia conquista audiência de estudantes e professores

Com uma programação diversificada e exclusivamente voltada para a Educação, a TV Educa, Bahia lançada, na última segunda-feira (1°), pelo Governo do Estado, vem conquistando a audiência de estudantes e professores. A televisão aberta e sinal digital está presente em 107 municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia (ver canais http://bit.ly/sintonizeEducaBahia) e, também, tem transmissão on-line, através do portal http://educabahia.ba.gov.br. 

A TV apresenta um material qualificado, baseado nos diferentes componentes curriculares e faz parte do conjunto de ações implementadas pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) para o início do ano letivo 2020/2021, que terá ensino 100% remoto, nesta primeira fase, com início no dia 15 de março. 

Residente no Quilombo dos Anjos, em Candiba, a estudante Carlucia Alves Ferreira disse que já virou telespectadora assídua e diz que a TV Educa Bahia é uma boa alternativa para complementar os estudos. “Acho perfeito, até porque grande parte dos estudantes passam horas entretidos com programas de televisão e internet e, assim, a TV Educa Bahia pode ser uma possibilidade para adquirirmos conhecimento. O bom é que a iniciativa não é apenas para quem tem internet. A transmissão também está na televisão aberta, chega em mais pessoas”. 

Ronildo  Borges Lima tem 26 anos e mora na Comunidade Quilombola do Agreste, em Tremedal, e está se preparando para tentar o curso superior de Assistência Social. O estudante afirma que a transmissão já está sendo uma aliada nos estudos. ”Nesse tempo de Covid-19, em que precisamos ficar em nossas casas, podemos reforçar os estudos e ir nos preparando para quando voltar ao normal não sentirmos tantas dificuldades. Gostei desta metodologia, estou muito feliz com a inovação, que vai beneficiar bastantes as comunidades mais distantes”. 

A professora de Biologia Adna Alves, que leciona no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Letice Oliveira Maciel, em Seabra, avalia a TV Educa Bahia como mais uma possibilidade pedagógica para transmitir conteúdo aos estudantes. “A disponibilização de conteúdos e temáticas dos vários componentes curriculares na televisão aberta possibilita para os educadores o uso pedagógico de recursos audiovisuais, como entrevistas, documentários e  vídeoaulas de qualidade. Esta democratização do acesso é fundamental para a inclusão, especialmente a dos estudantes que possuem dificuldades em acessar a internet ou materiais didáticos específicos impressos, como é o caso da Educação Profissional”, afirmou. 

Programação - Na TV Educa Bahia, os estudantes têm a possibilidade de acesso à videoaulas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Química, Física, Artes, Língua Inglesa, Educação Física, Literatura, Sociologia, Biologia, Redação, Ciências e Língua Espanhola. Além disso, fazem parte da programação lives, documentários e programas, como o Coletivando; Destino: Educação – escolas inovadoras; Entrevista: literatura indígena para crianças; Camarote 21; quadrinhos em sala de aula; Vamos aprender: os movimentos do corpo; Vamos aprender: brincando com as palavras; Sementes do amanhã; e Expresso futuro.

Foto: Ilustrativa


sexta-feira, 5 de março de 2021

Após duas derrotas, Atlético de Alagoinhas demite o técnico Estevam Soares

Após duas derrotas, Atlético de Alagoinhas demite o técnico Estevam Soares
Foto: Jeovani Santana / Atlético de Alagoinhas

Estevam Soares não é mais técnico do Atlético de Alagoinhas. Após as derrotas para o Vitória e Bahia de Feira, o treinador foi demitido. Segundo o diretor de futebol, Luiz Matos, a decisão foi tomada pelo presidente Albino Leite e as duas partes chegaram a um acordo.

 

"Foi um processo de mudança da gestão. O presidente assumiu a responsabilidade de liberá-lo. Eles entraram em acordo", afirmou em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Ainda de acordo com Matos, além dos resultados negativos, houveram alguns questionamentos do elenco em relação aos métodos de Estevam Soares. O estilo e a forma de jogar do treinador também pesaram na decisão do clube.

 

"Houveram outros problemas e o presidente resolveu liberar. Muitos questionamentos dos atletas", disse. "Ele é uma pessoa muito boa internamente e externamente com o público. Mas com esses dois resultados, que infelizmente não vieram, teve o questionamento entre os atletas, forma de jogar, estilo de jogo... Foram vários fatores. Ninguém vai mudar uma pessoa de uma hora para outra assim. Foi um fato que aconteceu e foi melhor resolver logo", completou.

 

Estevam Soares foi contratado há menos de um mês e comandou o Carcará em três jogos do Campeonato Baiano. O time venceu o Fluminense de Feira na estreia por 1 a 0, no Joia da Princesa, depois perdeu para o Leão por 2 a 1, de virada, no Carneirão, em jogo antecipado da terceira rodada. E na última quarta (3), foi derrotado pelo Tremendão por 1 a 0, também em casa, pelo duelo válido pela segunda rodada. 

 

"O clube agradece a vinda dele, foi uma pessoa maravilhosa, mas não deu certo", falou.

 

Com a saída de Estevam Soares, o auxiliar técnico Josedilson Silva Cardoso, o Zé Carijé, volta a assumir o comando da equipe interinamente. Ele já havia ocupado o cargo quando Agnaldo Liz deixou o clube após a sexta rodada, ficando até o final da campanha na Série D de 2020, obtendo quatro vitórias, dois empates e três derrotas. Segundo Matos, o clube deve buscar um outro treinador.

 

"Estamos no aguardo, ainda não sabemos. O presidente ainda está pensando em buscar algumas peças no mercado. Se de repente a gente encontrar uma pessoa que venha com o mesmo pensamento do clube. A dificuldade hoje é essa. Se não, vamos manter Carijé até conseguirmos essa pessoa. A gente vinha tentando, mas infelizmente achamos que poderia ser, mas não foi", finalizou.

 

O Atlético de Alagoinhas é sétimo colocado com três na tabela de classificação do Baianão. O Carcará entra em campo no domingo (7), às 16h, para encarar a Juazeirense, no Estádio Adauto Moraes, pela quarta rodada.


Do Portal Bahia Notícias/por Leandro Aragão

Deputado quer criar Conselho Estadual da Matriz Evangélica na Bahia

Deputado quer criar Conselho Estadual da Matriz Evangélica na Bahia
Foto: Reprodução/ AL-BA

O deputado estadual Pastor Isidório Filho (Avante) solicitou ao governador Rui Costa (PT) a criação do Conselho Estadual da Matriz Evangélica (Ceme-BA). O objetivo, segundo o parlamentar, é proporcionar "a inclusão efetiva dos segmentos cristãos evangélicos nas discussões de temas importantes para a Bahia".

 

Na indicação, ele argumentou que esses segmentos "cuidam dos problemas espirituais, desenvolvendo grandes trabalhos sociais que beneficiam famílias em todo o Estado", "absorvendo espontaneamente muitas vezes demandas e responsabilidades que são do Poder Público".

 

“Historicamente, ressentimos uma maior e devida atenção por parte do Poder Público estadual, no sentido da necessária valorização do segmento evangélico”, disse Isidório Filho, acrescentando que os segmentos evangélicos "sentem-se retaliados, maltratados e desvalorizados pelo poder público". Para ele, esse é um anseio buscado em governo passados e tratado nas gestões de Rui Costa em diversos órgãos.

 

Uma vez criado, o conselho “receberia informações sobre o grande montante de bons trabalhos” feitos pelo governo, além de “servir também, como mentes pensantes, colaborando, opinando sobre as políticas públicas nas diversas áreas: saúde, segurança pública, educação, ações sociais, comunicação, entre outras”. Além disso, o deputado ressalta que o conselho serviria para aproximar os evangélicos do governo. Ele solicitou uma reunião com o governador, mesmo que remota, para discutir o assunto.


Do Portal Bahia Notícias

Contrato de Walter com o Vitória é registrado no BID

Contrato de Walter com o Vitória é registrado no BID
Foto: Letícia Martins/ Vitória

Novo contratado do Vitória, o atacante Walter teve seu vínculo registrado nesta sexta-feira (5) no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

 

Walter, de 31 anos, tem aprimorado a parte física para poder ficar à disposição do técnico Rodrigo Chagas. A expectativa é que ele faça sua estreia no clássico contra o Bahia, no dia 17 de março, pelo Campeonato Baiano.

 

O compromisso de Walter com o Vitória é válido até o fim da temporada. Ele firmou um contrato de produtividade.


Do Portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra

FGTS está entre os principais motivos de ações na Justiça do Trabalho

FGTS está entre os principais motivos de ações na Justiça do Trabalho
Foto: Reprodução / Contábeis

Problemas envolvendo o pagamento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) estão entre os assuntos mais recorrentes nas ações apresentadas por trabalhadores na Justiça do Trabalho.

No pódio dos motivos para processos contra empregadores, o topo é ocupado pelo aviso prévio, que apareceu em 394,3 mil casos. A multa de 40% do FGTS vem em seguida, com menção em 332,8 mil ações trabalhistas apresentadas em 2020, segundo estatística do TST (Tribunal Superior do Trabalho).

Os trabalhadores têm direito à multa quando são demitidos sem justa causa. Ela deve ser calculada sobre o saldo de depósitos feitos pelo empregador no decorrer do contrato.

Discussões sobre o pagamento do Fundo de Garantia aparecem outras duas vezes no ranking dos 20 principais assuntos destacados pelo TST. Falhas em depósitos ou a existência de diferença a ser recolhida apareceram em 162,7 mil processos trabalhistas no ano passado. Outras 130 ações mil citam apenas o Fundo de Garantia.

É comum que as ações apresentadas por trabalhadores contra empregadores tenham diversos pedidos consecutivos. O terceiro motivo mais comum no ranking do TST é a multa prevista no artigo 477 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), devida quando o empregador não paga as verbas rescisórias até dez dias depois de o contrato ser encerrado.

O Termômetro Covid-19 na Justiça do Trabalho, ferramenta de jurimetria da Datalawyer, mostra que, entre os quase 200 mil processos trabalhistas que citam a pandemia de coronavírus, a multa do FGTS também aparece em segundo lugar no volume de demandas.

Até esta quinta-feira (04), 38,8 mil ações tratavam do assunto. Diferenças de recolhimento ou falta de depósito aparecem em 16,4 mil ações trabalhistas.

O FGTS, diferentemente da contribuição previdenciária, é recolhido integralmente pelo empregador. Ele corresponde a 8% do valor do salário, e é depositado em conta vinculada ao CPF do trabalhador. Cada emprego gera uma nova conta. Trabalhadores com contrato de jovem aprendiz têm recolhimento de 2%.

Nos últimos anos, os governos Jair Bolsonaro e Michel Temer mexeram em regras de remuneração e saque, aumentando as possibilidades de movimentação do dinheiro.

Originalmente, o trabalhador podia sacar os valores quando era demitido sem justa causa, ao fim de contrato de trabalho, na aposentadoria ou se ficasse três anos sem emprego formal. Também era permitido usar o saldo na compra da casa própria. No ano passado, o governo liberou uma retirada emergencial de até um salário mínimo.

Antes disso, já tinha permitido o saque aniversário, no qual o trabalhador recebe parte do saldo, todos anos, no mês em que nasceu. Quem adere a esse modelo não recebe os valores do Fundo de Garantia se for demitido -esse tipo é chamado de saque rescisão.

Os trabalhadores com carteira assinada conseguem acompanhar os depósitos de valores feitos pelos empregadores. Esse monitoramento pode ser uma boa solução para evitar problemas no futuro, como a descoberta de que o dinheiro não foi recolhido.

No site do FGTS (fgts.gov.br), é possível acessar os extratos completos e cadastrar o telefone para receber, por mensagem de texto, informações da movimentação da conta do fundo. Há também o aplicativo FGTS, disponível para Android e IOS.


Do Portal Bahia Notícias/por Fernanda Brigatti | Folhapress

Suspensão do funcionamento de academias é prorrogada até 13 de março

Suspensão do funcionamento de academias é prorrogada até 13 de março
Foto: Divulgação

O governo estadual comunicou que um novo decreto será publicado no Diário Oficial do Estado neste sábado (6), prorrogando a proibição do funcionamento de academias e estabelecimentos voltados à prática de atividades físicas por mais uma semana, até o dia 13 de março. A medida valerá para toda a Bahia. 

 

Segue proibida também, até 1° de abril, em todo o estado, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras. São permitidas apenas as práticas individuais, desde que não gerem aglomeração.  

 

De acordo com o governo do estado, as medidas visam conter o avanço da disseminação do novo coronavírus na Bahia.


Do Portal Bahia Notícias

Itaú demite 50 funcionários que pediram auxílio emergencial

Itaú demite 50 funcionários que pediram auxílio emergencial
Foto: Arquivo Bahia Notícias

O Itaú demitiu 50 funcionários que, mesmo estando fora dos critérios de elegibilidade, pediram o auxílio emergencial criado pelo governo para tentar mitigar os impactos da pandemia do coronavírus. O anúncio foi feito em comunicado interno divulgado pelo banco na quarta-feira (3) ao qual a reportagem teve acesso.

Segundo as regras do governo, a pessoa que tem emprego formal ou que tenha recebido rendimentos tributáveis acima do teto de R$ 28.559,70 em 2018 de acordo com a declaração do Imposto de Renda, não tem direito a receber o auxílio emergencial.

Também não têm direito aqueles que pertencem à família com renda superior a três salários mínimos (R$ 3.135) ou cuja renda mensal por pessoa da família seja maior do que meio salário mínimo (R$ 522,50) e que estejam recebendo seguro-desemprego, benefícios previdenciários ou assistenciais ou benefícios de transferência de renda federal -com exceção do Bolsa Família.

No comunicado, o banco afirmou que o compromisso com a ética deve ser cultivado não somente nas decisões do banco, mas também na vida profissional e pessoal. O Itaú tem mais de 96 mil funcionários.

"Satisfazer interesses particulares em detrimento do bem comum é inaceitável, uma vez que fere os interesses gerais e coloca em risco a reputação do Itaú Unibanco", disse o banco no comunicado interno.

Os casos foram identificados como desvio de conduta. "Somos todos guardiões da nossa reputação e, por isso, quando nos deparamos com um fato ou uma suspeita de violação de uma diretriz, uma lei, um regulamento ou uma norma, cabe-nos também comunicar o fato prontamente aos canais competentes", dizia o comunicado.

Procurado, o Itaú afirmou por meio de nota que a ética é um valor fundamental e que seus colaboradores são orientados e treinados de forma recorrente sobre o tema.

"Desta forma, ao identificar que alguns dos seus profissionais solicitaram o auxílio emergencial disponibilizado pelo governo federal, o banco decidiu pelo desligamento desses colaboradores."

Questionado sobre como os pedidos pelos funcionários foram descobertos, o Itaú não respondeu.


Do Portal Bahia Notícias/por Isabela Bolzani | Folhapress

Custo da cesta básica cai em 12 capitais brasileiras; Salvador tem alta de 2%

Custo da cesta básica cai em 12 capitais brasileiras; Salvador tem alta de 2%
Foto: Reprodução / Agência Brasil

O custo da cesta básica caiu em fevereiro em 12 das 17 capitais brasileiras analisadas na Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, feita mensalmente pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Nas demais cinco capitais, o preço da cesta aumentou, entre elas, Salvador.

 

As maiores reduções foram registradas em Campo Grande (-4,67%), Brasília (-3,72%), Belo Horizonte (-3,16%), Vitória (-2,46%) e Goiânia (-2,45%).

 

A cesta básica mais cara do país é a de Florianópolis, com custo médio de R$ 639,81. A mais barata é a de Aracaju, com custo médio de R$ 445,90. Salvador teve reajuste mensal de 2,06%, com custo da cesta de R$ 488,94. 

 

Com base na cesta mais cara, a de Florianópolis, o Dieese estimou que o salário mínimo necessário para suprir as despesas de um trabalhador e da família dele com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência seria de R$ 5.375,05, o que corresponde a 4,89 vezes o salário mínimo vigente, de R$ 1.100.


Do Portal Bahia Notícias

Detentas do conjunto penal de Feira de Santana ficam feridas após duas internas atearem fogo em cela durante briga

Foto: Sinspeb/Divulgação

Quatro detentas do conjunto penal de Feira de Santana ficaram feridas após duas internas atearem fogo em uma cela da unidade, durante uma briga, na quinta-feira (4).

Durante a briga, um colchão foi incendiado, causando queimaduras em duas detentas. As outras duas sofreram intoxicação por causa da fumaça.

As quatro foram levadas para o Hospital Geral Clériston Andrade. Duas já receberam alta, enquanto as outras seguem em observação.

A direção do presídio informou que abrirá inquérito para investigar o caso, entretanto ainda não há informações sobre o motivo da briga. A Polícia Civil também investigará o fato.

As duas mulheres que causaram o incêndio têm histórico de confusão e já tinha participado de uma briga no conjunto penal de Salvador.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

STF começa a julgar ação que quer impedir uso da ‘legítima defesa da honra’ para livrar réus acusados de feminicídio

Ministro Luiz Fux preside sessão plenária por videoconferência | Foto: Nelson Jr./STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta sexta-feira (5) a análise da ação que discute o uso por réus, em julgamento nos tribunais do júri, da tese da “legítima defesa da honra” em casos de feminicídio.

O processo está em julgamento no plenário virtual – os ministros apresentam seus votos na página do tribunal na internet, sem a necessidade de uma sessão presencial ou por videoconferência para discutir a questão.

O relator do caso, o ministro Dias Toffol, votou para manter a decisão liminar concedida na semana passada, que impediu a aplicação da tese da “legítima defesa da honra” em casos de feminicídio perante julgamentos do júri.

A ação que discute o tema foi apresentada pelo PDT em janeiro. O partido argumentou que não são compatíveis com a Constituição absolvições de réus pelo júri baseadas na tese da “legítima defesa da honra”, classificada como “nefasta, horrenda e anacrônica”.

Para o advogado-geral da União, José Levi Mello, a tese usada em tribunais para absolver agressores de mulheres é um anacronismo inconstitucional.

“A denominada ‘legítima defesa da honra’ é um artifício anacrônico e odioso que vulgariza, banaliza e torna impune uma prática nefasta, qual seja, a violência contra a mulher”, disse Mello.

A previsão é a de que o julgamento se encerre no dia 12 de março, mas ele pode ser interrompido por pedidos de vista (mais tempo para análise) ou de destaque (para que o caso venha ao plenário físico).

Do Portal NS/Fonte: G1