SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Maior hidrelétrica de SP secou e já opera no volume morto

Maior hidrelétrica de SP secou e já opera no volume morto
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O nível do reservatório de Ilha Solteira, a maior usina hidrelétrica de São Paulo, tem atualmente apenas -1,45% de água, segundo dados oficiais do ONS. O fato significa que já opera no chamado "volume morto” e a água está sendo captada num local que se situa abaixo dos canos por meio de um bombeamento especial.

 

De acordo com o Globo, a Ilha Solteira é uma usina com alto desempenho operacional e de fundamental importância para o controle da tensão e frequência do Sistema Interligado Nacional, de acordo com especialistas. Sem Ilha Solteira em funcionamento, aumenta ainda mais os riscos de apagões.

 

Para funcionar adequadamente, as hidrelétricas precisam ter um mínimo de 10% de água em seus reservatórios. Abaixo deste percentual a operação das turbinas fica comprometida: o risco de turbinar lama é real e o equipamento pode quebrar. Há quase duas semanas, Ilha Solteira vem funcionando abaixo dos 10% desejados.

 

Ilha Solteira não é um caso isolado em São Paulo. A Usina de Três Irmãos segue o mesmo caminho. Registra hoje apenas 1,98% de água em seu reservatório. 


Do Portal Bahia Notícias

Nenhum comentário: