SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Separados por causa da Covid-19, pai, mãe e filho recém-nascido se conhecem por chamada de vídeo na Bahia

Separados por causa da Covid-19, pai, mãe e filho recém-nascido se conhecem por chamada de vídeo | Foto: Divulgação/Ascom Santa Casa

Karine Melo de Santana Silva, de 29 anos, e Rodrigo Souza dos Santos, de 32, conheceram o filho recém-nascido, Emanoel, por uma chamada de vídeo, em um hospital onde estavam internados com Covid-19, na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. Pai, mãe e filho, até então separados pela Covid-19, se reencontraram pela primeira vez.

Karine Melo e Rodrigo estavam internados desde o dia 2 de maio, no Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF), após o agravamento da infecção da Covid-19.

Eles foram surpreendidos com uma videochamada no dia 6 de maio, feita pelos médicos da UTI Neonatal do Hospital Manoel Novaes (HMN), onde o garoto, primeiro filho do casal, estava internado.

De um lado da linha, a diretora técnica do HMN, a médica Fabiane Chávez, a coordenadora de Enfermagem da UTI Neonatal, Lucinaide Lemos, e a psicóloga Thatyanna Rodrigues apresentaram o pequeno Emanoel, primeiro filho do casal Rodrigo e Karine.

A separação do casal ocorreu porque Rodrigo Souza apresentou o quadro mais grave da doença e precisou ser internado em um leito de UTI Covid do HCMF. Já Karine Melo teve de antecipar o parto depois de diagnosticada com a Covid-19 e apresentar dificuldades respiratórias.

Com 37 semanas e um dia de gestação, a mãe de Emanoel foi submetida a uma cesariana em 3 de maio e, em seguida, transferida para um leito clínico no hospital onde marido estava internado.

Separados por causa da Covid-19, pai, mãe e filho recém-nascido se conhecem por chamada de vídeo | Foto: Divulgação/Ascom Santa Casa

Emoção no encontro

O encontro da família ocorreu no dia 6 de maio, após Rodrigo receber alta da UTI e ser transferido para um leito clínico no mesmo pavilhão onde onde Karina se recuperava. Os profissionais dos hospitais Calixto Midlej e Manoel Novaes decidiram fazer uma surpresa para a família ao apresentar o bebê aos pais.

Foram pouco mais de sete minutos de ligação conectando o pequeno Emaniel, na UTI do Hospital Manoel Novaes, e os pais no Hospital Calixto Midlej Filho. Ao ouvir as vozes dos pais, o bebê começou a se movimentar na incubadora.

No outro lado da linha, os pais celebravam a conquista em dose dupla: a evolução do quadro de saúde dos três e o primeiro encontro da família.

Com vozes embargadas, pai e mãe ouviram atentamente as informações sobre a evolução no quadro de saúde do bebê e ficaram ainda mais felizes no momento em que souberam que o recém-nascido testou negativo para a Covid-19.

Separados por causa da Covid-19, pai, mãe e filho recém-nascido se conhecem por chamada de vídeo | Foto: Divulgação/Ascom Santa Casa

Pesando 2,980 kg, Emanoel teve de ser reanimado no centro cirúrgico e colocado no oxigênio logo após o nascimento porque apresentou desconforto respiratório.

“Ele vem apresentando uma recuperação muito rápida. O nosso maior presente é cuidar dele para vocês. Que vocês tenham uma noite mais leve depois dessas lindas imagens”, disse a coordenadora de Enfermagem da UTI Neo, Lucinaide Lemos, para os pais na ligação.

Karine e Rodrigo se recuperaram bem e receberam alta no sábado, dia 8 de maio. A mulher chegou a ter 50% do pulmão comprometido por causa do novo coronavírus. Emanoel conheceu os pais pessoalmente na última segunda-feira (10).

“Fui diagnosticada com a Covid-19 e queria dizer a vocês, mães, que sigam firme no Senhor, que tudo isso vai passar. Agradeço a toda a equipe de saúde, que fizeram toda a diferença nesse momento. Que Deus abençoe cada um de vocês”, disse Karine.

Médicas fizeram chamada de vídeo | Foto: Divulgação/Ascom Santa Casa

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Nenhum comentário: