SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sexta-feira, 19 de março de 2021

Em tempos de perdas, evento destaca a importância de planejar a sucessão em empresas familiares

O Centro de Indústrias do Estado da Bahia realiza no dia 7 de abril, às 19h, um evento sobre a importância de se planejar a sucessão dentro de empresas familiares.

Em plena pandemia, o CIEB entendeu a necessidade do tema, tendo em vista que neste período cheio de perdas e incertezas, o mínimo de previsibilidade é essencial para essas organizações, que são maioria no país.

“O trabalho do CIEB tem como objetivo conectar: pessoas, ideias, tecnologias e negócios, pois acreditamos que a atuação associativa em rede dá origem a ciclos virtuosos de crescimento e aprendizagem empresarial, evitando que empresas isoladas percam força e desapareçam. Nesse sentido, a sucessão em empresas familiares consiste em uma agenda positiva, na medida em que estimula o debate e a inclusão do planejamento sucessório na pauta de empresas familiares por nós representadas.” destaca André Luiz Pinto, gerente de negócios do CIEB.

A palestra Holding Familiar: desvendando a sucessão em empresas familiares será ministrada de forma online e gratuita, via zoom, pela advogada e sócia fundadora da Legado Governança e Sucessão, Indira Domingues.

Para a especialista, a empresa familiar com um plano de sucessão definido e estruturado está mais preparada para enfrentar uma mudança brusca de liderança empresarial. Já àquela que busca os mecanismos sucessórios apenas depois do “evento morte”, pode ter consequências irreparáveis.

“A sucessão familiar pode ter consequências desastrosas nos negócios, inviabilizando a sua continuidade. Infelizmente, é muito comum observarmos, após o falecimento dos fundadores da empresa, um cenário de disputa entre os herdeiros, comprometendo a sua gestão e continuidade”.

A falta do planejamento sucessório também pode doer no bolso. “Quando as famílias empresárias se preocupam com a sucessão familiar no tempo certo é possível alcançar uma economia nos custos e despesas da sucessão familiar. Muitos desconhecem, mas a sucessão familiar é um extremamente processo caro e pode comprometer cerca de 20% do patrimônio deixado para os herdeiros”.

Por mais triste que seja pensar ou falar sobre perdas, dentro de uma empresa familiar o diálogo e o planejamento podem fazer a diferença em relação a saúde e a continuidade dos negócios. A recomendação de Domingues é deixar o plano sucessório pronto o quanto antes, e assim, garantir a resolução das questões financeiras e patrimoniais.

“Esse é um momento pensado para os empresários baianos, para que eles possam entender melhor os reflexos da sucessão familiar em seus negócios e como se organizar para esse momento. Acho que será uma troca muito rica de conhecimento e experiências e deixo aqui meu convite para todos”. 


SERVIÇO:

Evento Gratuito: Holding Familiar: desvendando a sucessão em empresas familiares

Data: 07 de abril de 2021

Local: Plataforma Zoom

Horário: 19h00

Inscrição: https://www.eventbrite.com.br/e/holding-familiar-desvendando-a-sucessao-em-empresas-familiares-tickets-144660851501

 

SOBRE O CIEB

O Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB) atua na defesa de interesses e representação institucional de 1.300 empresas baianas, bem como na promoção de cursos e consultorias, além de fomentar a geração de novos negócios e oportunidades de desenvolvimento empresarial por meio da promoção de eventos e da sua Rede de Parceiros. O CIEB atua como articulador entre as demandas empresariais e a rede local de atendimento, apoiando o empresário de maneira decisiva para que suas demandas sejam direcionadas para a solução mais adequada no menor tempo possível. 

SOBRE A ESPECIALISTA

Indira Domingues é advogada, formada pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2008), possuindo mais de 10 anos de experiência nas áreas societária, contratual empresarial e imobiliária. Possui pós-graduação em Direito Imobiliário pela Unifacs (2010) e MBA em Marketing Digital, Gestão de Negócios e Empreendedorismo pela ESB (2019). Atualmente cursa a pós-graduação em Gestão de Negócios na Fundação Dom Cabral (2021). Desde 2019, ela realiza palestras com o tema “Sucessão Familiar e Empresas Familiares” por toda a Bahia.


Nenhum comentário: