SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 26 de outubro de 2019

PT vai apurar fraudes em eleição interna após militante dado como morto na Bahia reaparecer

PT vai apurar fraudes em eleição interna após militante dado como morto na Bahia reaparecer
Foto: Divulgação
O PT vai apurar denúncias de fraudes nas eleições internas do partido após um dos militantes dado como morto na Bahia reaparecer, segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo.

De acordo com a publicação, o militante, que não teve o nome divulgado, gravou um vídeo mostrando que está "vivinho". "Como é que tá morto um homem desses?", questionou ele.

O PT criou uma comissão para averiguar denúncias de fraudes. Em setembro, cerca de 350 mil filiados votaram para escolher diretórios municipais e delegados estaduais e nacionais que elegerão os dirigentes do partido.


Do Portal Bahia Notícias

Serrinha: Primeira Copa Sertão da Igreja Universal começa neste domingo

Começa neste domingo, o campeonato Força Jovem Universal. A competição visa incentivar os jovens a viverem uma vida sem drogas e sendo exemplo para a sociedade. 

Neste domingo já têm jogos no Campo da Rodagem às 16:30. 

Santa Cruz x Ibis 
                 
Sport x Vitória

Bahia 2x3 Internacional - Melhores Momentos

         

Com atuação irregular, Bahia perde para o Inter e se afasta do G6

Na noite deste sábado (26), o Bahia recebeu a equipe do Internacional em Salvador. Em partida direta por uma vaga no G6, o Tricolor foi superado pelo placar de 3 a 2 e chegou na quarta partida sem vencer em casa. 
Com uma apresentação irregular, o Tricolor se distanciou da zona de classificação para a Libertadores e viu o Corinthians, 6° colocado, abrir quatro pontos de diferença na briga por uma vaga na maior competição continental de 2020. 
A próxima partida do Bahia acontece nesta quinta-feira (31), contra a equipe do Santos, às 19h15, no estado de São Paulo, pela Série A do Campeonato Brasileiro. 
PRIMEIRO TEMPO
A primeira oportunidade foi do Inter. Aos seis minutos, após boa jogada no campo de ataque, Neilton sofreu falta perigosa. Na cobrança, a bola ficou na barreira da defesa tricolor. Aos 10 minutos, o Inter chegou muito perto de balançar as redes. Em cobrança de escanteio, Cuesta subiu mais que todo mundo e cabeceou, a bola bateu nas duas traves e o zagueiro Juninho afastou o perigo.
Só dava Inter! Em rápida jogada ofensiva da equipe gaúcha, Wellington Silva puxou para o meio e finalizou, Douglas apareceu para fazer uma grande defesa. Aos 17, novamente o Colorado. Após erro de passe no meio de campo, o Inter recuperou a bola o jogador Parede recebeu com chances de finalizar, no entanto, foi interceptado pela zaga tricolor. 
Aos 23 minutos, o Bahia assustou pela primeira vez. Artur recebeu na intermediária e arriscou; a bola passou perto do gol defendido pelo goleiro Marcelo Lomba. Aos 25, resposta gaúcha. Neilton recebeu bom passe na entrada da área e finalizou com muito perigo. 
A maior chance do Bahia aconteceu aos 30. Após cobrança de falta, Juninho acha a bola com liberdade, mas cabeceou mal e a bola passou perto. Aos 34, Guerrero chegou perto de acabar com o jejum. O peruano recebeu a bola dentro da área, puxou para o pé esquerdo e chutou, Douglas apareceu para mais uma defesa.
SEGUNDO TEMPO
Aos quatro minutos, o Inter saiu na frente. Após boa jogada de Parede, Guerrero recebeu em boa condição de finalização e bateu para o fundo das redes. Bahia 0x1 Internacional. Aos sete minutos, os gaúchos aumentaram a vantagem. Após recuo mal feito de Nino Paraíba, Guilherme Parece aproveitou, passou por Douglas e colocou a bola no fundo das redes.
A resposta do Bahia aconteceu em um vacilo da zaga do Inter. Após passe errado de Zeca, Gilberto saiu na cara do gol e perdeu uma grande oportunidade de colocar o Tricolor na partida novamente. Aos 13, Nino Paraíba acertou um belo chute da entrada da área e Marcelo Lomba mandou para escanteio. 
Aos 25 minutos, o Bahia diminuiu. Em grande jogada individual, Artur invadiu a área do Internacional e colocou a bola no fundo das redes do goleiro Marcelo Lomba, que chegou a tocar na bola, mas não foi capaz de impedir. Aos 28, nova oportunidade tricolor. Após cruzamento de Nino, Giovanni cabeceou e a bola ficou com Marcelo Lomba. 
Aos 29 minutos, foi o Inter que marcou. Em contra-ataque rápido, Edenilson serviu Guerrero, que tirou da marcação de Lucas Fonseca e tocou com grande categoria para o fundo das redes do goleiro Douglas. Bahia 1x3 Inter.
Aos 36 minutos, Rogério fez o goleiro do Inter trabalhar. O atacante do Bahia recebeu na intermediária ofensiva, puxou para o meio e finalizou, Lomba caiu para fazer mais uma defesa. Aos 40 minutos, Juninho diminuiu mais uma vez. Após passe de cabeça do meio-campista Guerra, o zagueiro tricolor pegou de primeira e colocou novamente o Bahia na partida. Bahia 2x3 Internacional.

Bahia x Internacional
Brasileirão Série A - 28ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 26/10/2019
Horário: 19h
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (CBF/RJ). Assistentes: Michael Correia (CBF/RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (CBF/RJ). VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ), auxiliado por João Batista de Arruda (RJ) e Diogo Carvalho Silva (RJ).
Cartões Amarelos: Gilberto (Bahia); Rodrigo Lindoso, Neilton, Bruno (Inter)
Cartões Vermelhos:
Gols: Artur, Juninho (Bahia); Paolo Guerrero (2x), Guilherme Parede (Internacional)
Bahia
Douglas; Nino, Lucas Fonseca, Juninho e Giovani; Gregore, Flávio e João Pedro (Guerra); Marco Antônio  (Rogério) , Artur e Gilbertob(Fernandão). Técnico: Roger Machado.
Internacional
Marcelo Lomba; Heitor, Bruno Fuchs, Victor Cuesta e Zeca; Rodrigo Lindoso, Edenilson, Guilherme Parede, Neilton e Wellington Silva; Paolo Guerrero. Técnico: Zé Ricardo.
Do Portal Galáticos Online

Carro bate em muro de casa na zona rural de Araci

O carro e o muro da residência ficaram parcialmente destruídos | Foto: Leitor do Notícias de Santaluz
O carro e o muro da residência ficaram parcialmente destruídos | Foto: Leitor do Notícias de Santaluz
Um carro bateu no muro de uma casa na comunidade Tapuio, distrito do município de Araci, região sisaleira da Bahia, na tarde deste sábado (26). 

De acordo com relatos de populares, o motorista do veículo modelo Voyage sofreu um ferimento na cabeça. Ele foi socorrido e levado para o hospital de Santaluz. Ainda não há informações sobre a identidade e o estado de saúde do homem. 

Conforme populares, havia outra pessoa no veículo, mas não se feriu. O carro e o muro da residência ficaram parcialmente destruídos. O automóvel foi removido do local. A Polícia Militar informou que não foi acionada para atender a ocorrência.
Notícias de Santaluz

Homem é morto a facadas na zona rural de Conceição do Coité

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Antônio Carlos da Silva Amorim, conhecido também como ‘Diruba’, de 49 anos, foi morto a facadas na noite deste sábado (26) no povoado Caruaru, zona rural de Conceição do Coité, região sisaleira da Bahia. 

Segundo a Polícia Militar, ele foi atingido na altura do abdômen, chegou a ser socorrido por populares e levado para o hospital da cidade, mas não resistiu e morreu após dar entrada na unidade. 

Conforme a PM, um homem identificado como José Denilson Santana Oliveira é apontado como autor do crime, mas não foi localizado até a publicação desta matéria. A Polícia Civil investiga o caso.
Notícias de Santaluz

Sem apoio da prefeitura de Serrinha, família faz campanha para tratamento de criança que está perdendo os movimentos

Um caso de cortar o coração de quem é humano! É muito triste você conversar com um pai e ver este cair aos prantos ao falar da sua linda filhinha de apenas 9 anos de idade que está perdendo os movimentos do corpo.

Este pai se chama Ademilson Silva do Rosário, conhecido por Nem e a mãe é Luciene Simões do Rosário. Moram na localidade de Fazenda Maroto, na zona rural de Serrinha e viram a sua princesinha Ludimile Simões do Rosário ter uma boa saúde até os 5 anos de idade.

Como qualquer outra criança era enérgica e brincava normalmente com as outras, porém a partir dos 5 anos, quando colocaram na escola, a professora notava um comportamento diferente nela e não queria estudar. Foi aí que a educadora orientou os pais a procurarem um especialista e descobriram que a menina estava com um problema neurológico.

Começaram a fazer um acompanhamento com um médico que encaminhou para o Capene e a partir deste período a família vem tentando um benefício da previdência, porém já se passaram 3 anos e ainda não conseguiu.

O pai trabalhava na construção civil em Salvador, no entanto, se viu obrigado a deixar o emprego para vir dar assistência à sua filha. Atualmente ele tenta ganhar o dinheiro do sustento da família como mototaxista, mas está tendo muita dificuldade.

O médico que atende Ludimile solicitou que seja feita uma ressonância com urgência para descobrir o que está provocando a perda dos movimentos das pernas, que já lhe impossibilita de andar. De acordo com seu Ademílson a situação se agravou a partir do mês de junho deste ano e nos últimos 15 dias ela não consegue mais andar.

A criança foi enviada do Capene para a Secretaria de Saúde do município que ficou apenas na promessa e não resolveu o caso. Os dias estão se passando e a situação se agravando e nada é resolvido. A família está se sentindo impotente e indignada com a falta real de apoio da gestão que alegou não ter recurso disponível no momento para custear a ressonância.

Vendo o sofrimento da criança, seus pais, familiares e amigos estão organizando um leilão no próximo sábado, dia 2 de novembro, às 19h, na comunidade de Maroto para tentar conseguir juntar cerca de 2 mil reais para fazer a ressonância paga, em Feira de Santana,  para não perder tempo esperando a boa vontade do prefeito de Serrinha e todas as expectativas de Ludimile voltar a andar normalmente não acabem. 

Segundo os pais, a secretaria de saúde do município falou que seria rápido para fazer a ressonância, mas não foi isso que aconteceu e a partir da última quarta-feira, dia 23 de outubro, após perder a esperança e a paciência, eles estão se mobilizando para fazer o leilão no dia 02/11, às 19h, porque trata-se de um caso de urgência e saúde não é brincadeira.

Já tivemos descasos com a saúde do povo serrinhense. Agora está sendo a vez da garotinha Ludimile está sem o devido suporte. Vemos o desespero dos pais! Seu Ademílson com dificuldade para dar assistência à sua filha e colocar o pão na mesa, além de pagar as suas contas em dia e a mãe, dona Luciene, com muita dificuldade para dormir, porque tem que cuidar da menina durante toda a noite. E o problema é que sabemos que este não será o último caso crítico de saúde em Serrinha!

Fazemos um apelo para as autoridades, não só políticas, mas também judiciais para intervirem neste caso e socorram esta humilde família que quer apenas um tratamento digno para a sua filhinha.

Por Cival Anjos 

Jovem é assassinado a tiros ao lado de bar na zona rural de Santaluz

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um jovem identificado até o momento com Maurício foi assassinado a tiros em ao lado de um bar no povoado Lagoa Escura, zona rural do município de Santaluz, região sisaleira da Bahia, por volta do meio-dia deste sábado (26). 

Segundo relatos de populares, o crime foi cometido por homens encapuzados que chegaram em um carro e deflagram vários tiros contra a vítima, que morreu no local. Autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.
Notícias de Santaluz

Bahia e Internacional escalados para o jogo deste sábado às 19h



sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Lula teria mandado assassinar Celso Daniel, diz Marcos Valério

Lula teria mandado assassinar Celso Daniel, diz Marcos Valério
Foto: Reprodução
O empresário Marcos Valério, acusado de desviar recursos públicos para alimentar caixas eleitorais na década de 1990, teria afirmado, em depoimento concedido ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP),  que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um dos mandantes da morte de Celso Daniel, ex-prefeito petista de Santo André. O depoimento foi obtido pela revista Veja.

O ex-prefeito de Santo André foi morto há 17 anos, e o caso permanece sem solução. Celso Daniel foi sequestrado em 18 de janeiro de 2002, após sair de um restaurante em São Paulo acompanhado do empresário Sérgio Gomes da Silva, o Sombra. O corpo foi achado dois dias depois, com 11 tiros.

Na ocasião, a Polícia Civil de São Paulo concluiu que o petista foi vítima de um crime comum. O Ministério Público, porém, sustentou que houve motivação política. Celso Daniel teria sido assassinado porque havia decidido acabar com o esquema de propina no transporte, cuja finalidade seria abastecer o caixa dois do PT. O partido sempre negou as acusações.


Do Portal Bahia Notícias

Bolsonaro dá uniforme do Flamengo a dirigente chinês e diz que é 'o melhor time da atualidade'

Bolsonaro dá uniforme do Flamengo a dirigente chinês e diz que é 'o melhor time da atualidade'
Foto: Divulgação
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) presenteou o dirigente chinês Xi Jiping com uma uniforme do Flamengo. A entrega do presente aconteceu nesta sexta-feira em Pequim após a assinatura de atos de cooperação entre os dois países. "Esse é o melhor time do Brasil na atualidade", disse Bolsonaro a Xi. Nesta semana, o Flamengo venceu o Grêmio por 5 a 0 na semifinal da Copa Libertadores da América, e disputará a final do torneio contra o River Plate. 

Segundo Bolsonaro, depois do resultado, "agora o Brasil todo é Flamengo". E acrescentou: "E tenho certeza que 1,3 bilhão de chineses serão Flamengo no final do mês que vem", quando acontece a final da Libertadores. Bolsonaro diz ser torcedor do Palmeiras e do Botafogo. No ano passado, ele foi a campo e ergueu a taça de campeão do Brasileirão junto com o time do Palmeiras. 

Em junho, Bolsonaro vestiu a camisa do Flamengo durante um jogo entre o time carioca e o CSA, em Brasília. Ele estava ao lado de Sergio Moro, ministro da Justiça, que também usou um uniforme alvinegro. O presidente faz um giro pela Ásia, que começou no Japão, onde participou da cerimônia de ascensão do imperador Naruhito. Na China, ele anunciou na quinta-feira (24) que haverá isenção de vistos para chineses viajarem ao Brasil.


Do Portal Bahia Notícias/por Raquel Landim | Folhapress

Coité: com mandado de prisão, suspeito de assalto morre em confronto com a PM

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Saulo Miquéias Ramos de Freitas, de 26 anos, morreu após trocar tiros com policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) do 16º Batalhão de Polícia Militar, no bairro Cruzeiro, em Conceição do Coité, região sisaleira da Bahia, nesta sexta-feira (25). 

Segundo a PM, os policiais foram até a rua João Ramiro dos Santos após denúncia anônima sobre um indivíduo suspeito de praticar diversos assaltos e traficar drogas que estaria em uma residência. 

Ainda segundo a PM, Saulo fugiu para dentro da casa ao avistar a viatura e atirou contra os policiais, que revidaram. Ele chegou a ser socorrido e levado para o hospital da cidade, mas não resistiu. 

Durante a ação, a polícia disse ter apreendido um revólver calibre 38, munições e meio quilo de maconha. Na delegacia, conforme a PM, os policiais descobriram que Saulo tinha um mandado de prisão em aberto e que ele era suspeito de assaltar um posto de combustíveis da cidade.
Notícias de Santaluz
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Homem é preso com arma e drogas em Conceição do Coité

Foto: Divulgação/PM
Foto: Divulgação/PM
Denivaldo Silva Oliveira foi preso nesta sexta-feira (25), em Conceição do Coité, região sisaleira da Bahia, com drogas e uma arma de fogo. 

De acordo com a Polícia Militar, a ação aconteceu num apartamento localizado na rua Cândido Martins, que fica no bairro Cruzeiro. 

Ainda de acordo com a PM, agentes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste apreenderam no imóvel um revólver calibre 38, munições, embalagens plásticas e seis porções de maconha, além de R$ 652 em espécie e um aparelho celular. 

Denivaldo foi encaminhado à delegacia local, onde foi autuado em flagrante. Conforme a PM, ele é suspeito de envolvimento em assaltos na cidade e tráfico de drogas.
Notícias de Santaluz

Homem é preso após ser flagrado com porções de cocaína no bolso em Serrinha

Foto: Divulgação/PM
Foto: Divulgação/PM
Lucas de Jesus Bispo, o ‘Luquinhas’, foi preso nesta sexta-feira (25), em Serrinha, na região sisaleira da Bahia, por tráfico de drogas. 

Segundo a Polícia Militar, uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) do 16º Batalhão fazia rondas pelo bairro Urbis II quando flagrou o suspeito com 30 porções de cocaína no bolso. Ele foi encaminhado à delegacia da cidade para as medidas cabíveis.
Notícias de Santaluz

Petrobras tem maior valor desde que Dilma foi anunciada candidata do PT

Petrobras tem maior valor desde que Dilma foi anunciada candidata do PT
Foto: Reprodução / Infomoney
As ações preferenciais, mais negociadas, da Petrobras atingiram o valor de R$ 29,50 na Bolsa de valores brasileira nesta sexta-feira (25). O patamar é o maior desde junho de 2010, quando Dilma Rousseff foi anunciada como candidata do PT às eleições presidenciais daquele ano, sendo eleita para seu primeiro mandato.

No momento, a companhia tem um valor de mercado de R$ 404 bilhões, maior patamar desde 2007, quando a economia brasileira vivia um dos seus melhores momentos com o boom internacional dos preços de matérias-primas. Naquele ano, o aumento do PIB (Produto Interno Bruto) foi de 5,7% e a empresa valia R$ 430 bilhões.

A valorização de 4,2%, por volta das 12h40, das ações da petroleira é fruto dos bons resultados apresentados pela companhia em seu balanço do terceiro trimestre deste ano.

A Petrobras fechou o terceiro trimestre de 2019 com lucro de R$ 9,1 bilhões, alta de 36,8% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. O desempenho supera a baixa nos preços internacionais do petróleo e reflete o aumento na produção do pré-sal e a entrada de recursos com a venda de ações da BR Distribuidora.

O lucro veio acima das expectativas do mercado, animando investidores que na véspera temiam o contrário. Nesta sexta, a recomendação das corretoras era de compra para os papéis da companhia.

"Em um trimestre em que preços de petróleo foram em média -9,5% em relação ao período anterior, a empresa demonstrou resiliência, com geração de caixa em patamares saudáveis e redução do endividamento", diz relatório da XP Investimentos.

As ações ordinárias, menos negociadas, têm alta de 4% e chegam a R$ 32, maior patamar desde março deste ano.

O bom desempenho da companhia mais negociada da Bolsa levou o Ibovespa a bater os 108 mil pontos pela primeira vez na história por volta das 10h48. No momento, o índice perdeu força e opera a 107.427 pontos, alta de 0,4%. 

O viés positivo levou a cotação do dólar a recuar a menos de R$ 4 pela primeira vez desde 15 de agosto. No momento, o dólar recua 1% e é cotado a R$ 4. 


Do Portal Bahia Notícias/por Júlia Moura | Folhapress

Governo já avalia impacto de eventual saída do Mercosul

Governo já avalia impacto de eventual saída do Mercosul
Foto: Reprodução / G1
O Ministério da Economia e o de Relações Exteriores avaliam os impactos de uma eventual saída do Brasil do Mercosul. Técnicos das pastas e da AGU (Advocacia-Geral da União) foram acionados para detalhar os acordos e tratados que afetam cada país e o bloco econômico.

Ainda não há um cálculo preciso do impacto de uma ruptura, mas entram nessa conta perdas bilionárias decorrentes do fim das exportações brasileiras com tarifas diferenciadas aos países do bloco e as perdas para cidadãos.

Para entrar e sair nos países vizinhos, seria preciso passaporte com visto. Famílias que vivem nesses lugares teriam permanência cancelada. Diplomas perderiam a validade.

Até as placas de veículos, que começam a ser trocadas por aquelas com os padrões do Mercosul, teriam de ser modificadas novamente.

No centro desse debate está a resistência da Argentina a uma política de redução da TEC (tarifa externa comum), que incide sobre os produtos exportados pelo bloco para outros países.

Em viagem ao Japão, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, na quarta (23), que pode solicitar a suspensão da Argentina para evitar que essa revisão tarifária seja barrada.

“Nós sabemos que a volta da turma do Foro de São Paulo e da Cristina Kirchner para o governo argentino pode, sim, colocar em risco todo o Mercosul. E, se possivelmente colocando em risco todo o Mercosul, repito, possivelmente, você tem de ter uma alternativa no bolso”, afirmou.

Para o Brasil, a redução tarifária em 80% de mais de 10 mil produtos do bloco significa levar adiante uma abertura comercial ampla dentro de quatro anos, afetando principalmente a indústria automobilística, base das relações comerciais com outros países.

Ainda segundo os negociadores, esse quadro de incerteza em relação à Argentina foi o que gerou resistência do governo brasileiro à assinatura do acordo automotivo com o país vizinho, em setembro.

Para ser concretizada, a revisão tarifária em curso precisa do aval dos quatro países-membros (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai). A Venezuela está suspensa desde 2017 e não tem direito a voto.

A ordem para uma avaliação do impacto de uma eventual saída do Brasil do Mercosul foi uma orientação dada pelo Planalto para a equipe econômica e de relações internacionais assim que a chapa peronista, formada por Alberto Fernández e pela ex-presidente Cristina Kirchner, disparou nas pesquisas eleitorais para a sucessão presidencial. Ambos são protecionistas.

Nos bastidores, assessores consideram a medida extremada e que funcionaria, no final, como arma de Bolsonaro para interferir nas eleições ajudando seu aliado, o liberal Mauricio Macri.

Internamente, a equipe econômica vê com preocupação a retirada do bloco. Entre janeiro e agosto deste ano, os países compraram US$ 9,2 bilhões em produtos do Brasil, que importou US$ 11,8 bilhões de seus parceiros.

A indústria calçadista, têxtil e fogões, geladeiras e outros itens da linha branca são os carros-chefes dessas vendas.

Da mesma forma como seria difícil sair do tratado, os representantes dos países também consideram improvável uma suspensão da Argentina caso ela não concorde com os termos da redução da TEC.

Em 2012, o Paraguai foi suspenso por causa da deposição do então presidente Fernando Lugo, após rápido processo de impeachment. Isso foi possível graças a uma cláusula chamada democrática. O argumento também foi usado contra a Venezuela.

Para esses representantes, a volta dos peronistas não poderia ser, por si só, um motivo para que a cláusula democrática seja acionada novamente.

A abertura comercial é uma promessa de campanha. Desde que assumiu, Bolsonaro sinalizou que faria uma modernização e abertura da economia capitaneada por Paulo Guedes, medida que estava prevista para ser retomada com mais força após a reforma da Previdência.

A reportagem teve acesso à última proposta tarifária discutida, revelada pelo jornal Valor Econômico. Por ela, a indústria será a mais afetada, com redução média do imposto de importação para o setor de 13,6% para 6,4%. Em cada dez itens, seis teriam descontos superiores a 50%. Na média, a TEC ficaria em 6,8%, com uma redução de 40%.

Veículos de passeio passariam dos atuais 35% para 12%. Na cadeia do aço, a tarifa média cairia de 10,4% para 3,7%. Laminados planos (insumo da produção de veículos) seriam taxados a 4%, em vez de 14%.

Alguns tipos de plástico teriam corte de 12% para 8%. Na indústria que fornece o insumo (polipropileno), a queda seria de 14% para 4%.

Se a redução for implementada, o setor têxtil nacional poderá ter tarifas equivalentes às do Canadá. As alíquotas de adubos e fertilizantes estariam niveladas com a dos EUA e até menores que as da UE.

Para a CNI (Confederação Nacional da Indústria), um corte de 50% na tarifa reduzirá o PIB (Produto Interno Bruto) de pelo menos 10 dos 23 setores industriais até 2022.


Do Portal Bahia Notícias/por Julio Wiziack | Folhapress

Projeto Social na Minação dia 16 de novembro


ENEM: autores e períodos literários que caem no exame


Apesar de não ter lista obrigatória, saber sobre a literatura ajuda na hora de resolver as questões

O ENEM não tem uma lista de livros obrigatórios, o que leva muitos estudantes a imaginar que não precisam ler nada para fazer uma boa prova. No entanto, de acordo com especialistas, a realidade é diferente: “embora a prova do ENEM não cobre livros específicos, há períodos e autores que aparecem com mais frequência”, afirma Cícero Gomes, da Evolucional, startup de educação baseada em evidências que realiza simulados modelo ENEM.

A prova do ENEM tem uma clara tendência à cobrança de autores e obras da Literatura Contemporânea e do Modernismo. “Considerando não só a aplicação principal, mas também a segunda aplicação, a prova PPL (para Pessoas Privadas de Liberdade), os exames cancelados e as provas em Libras, entre 2014 e 2018, o ENEM cobrou 63 itens de literatura contemporânea e 54 de Modernismo”, diz Cícero. “Todas as outras escolas literárias cobradas (Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Romantismo, Pré-modernismo, Barroco, Arcadismo, Classicismo, Simbolismo e Trovadorismo) somam apenas 27 itens nesses cinco anos”, completa o especialista.
Gráfico: Evolucional
E dentro das escolas literárias, existem autores preferidos pela banca elaboradora do ENEM? Ainda de acordo com análises feitas pela Evolucional, a resposta varia de acordo com o período. “Na Literatura Contemporânea, há uma variedade muito grande. Apenas alguns autores, como Chico Buarque e Luis Fernando Veríssimo, aparecem mais de uma vez nos últimos cinco anos.”, explica Cícero.

Quando se considera o Modernismo, há um grupo considerável de autores que aparecem com maior frequência. O professor Cícero Gomes traz os números: “Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Mário de Andrade e Manuel Bandeira aparecem em 27 dos 54 itens dessa escola cobrados entre 2014 e 2018”. Portanto, o estudante que conhecer a obra desses autores tem uma alta probabilidade de se sair melhor na prova.

Seria errado concluir, no entanto, que conhecer profundamente os livros e autores citados é garantia de bons resultados. A prova do ENEM é conhecida por valorizar a leitura, muito mais do que exigir a memorização de livros e escolas específicas. “Não se desespere se não conhecer algum autor ou obra citados no exame”, aconselha o especialista da Evolucional. “Leia o texto-base e, principalmente, o enunciado do item com atenção. Quase todas as questões de Linguagens do ENEM podem ser resolvidas com uma interpretação cuidadosa”.

Com novidades, Tite convoca Seleção para amistosos contra Argentina e Coréia do Sul

A Seleção Brasileira está convocada para os dois próximos amistosos contra Argentina, dia 15 de novembro e contra a Coréia do Sul, dia 19. O técnico Tite surpreendeu a muitos convocando alguns atletas como o goleiro Daniel Fuzato, da Roma, o lateral Emerson, do Real Bétis e o meio-campista Douglas Luiz, do Aston Villa-ING, que começou no Vasco da Gama.
O Flamengo solicitou à CBF que não convocasse nenhum jogador do clube, mas o técnico Tite garantiu na entrevista coletiva que ninguém passou absolutamente nada a esse respeito.
Coincidência ou não, essa é uma das poucas vezes que nenhum jogador que atua no Campeonato Brasileiro é convocado.
CONFIRA A LISTA:
GOLEIROS:
Alisson - Liverpool
Ederson - Manchester City
Daniel Fuzato - Roma
LATERAIS:
Danilo - Manchester City
Emerson - Real Bétis
Alex Sandro - Juventus
Renan Lodi - Atlético de Madrid
ZAGUEIROS:
Marquinhos - PSG
Thiago Silva - PSG
Militão - Real Madrid
Felipe - Atlético de Madrid
MEIO-CAMPISTAS:
Arthur - Barcelona
Casemiro - Real Madrid
Fabinho - Liverpool
Paquetá - Milan
Douglas Luiz - Aston Villa
Coutinho - Bayern de Munique
ATACANTES:
David Neres - Ajax
Firmino - Liverpool
Gabriel Jesus - Manchester City
Richarlison - Everton
Rodrygo - Real Madrid
Willian - Chelsea
Do Portal Galáticos Online

Artur é convocado para defender a seleção olímpica e Bahia deve sofrer desfalque contra o Flamengo

Sem essa de não convocar jogadores atuando no futebol brasileiro. Diferente da convocação do técnico Tite, André Jardine colocou 11 atletas de equipes nacionais na lista de relacionados para o Torneio de Tenerife, que acontece entre os dias 11 e 17 de novembro, a quarta fase de preparação para o pré-olímpico, em janeiro.
Durante o torneio, o Bahia joga apenas uma partida. No dia 16 de novembro, o Tricolor recebe a equipe do Palmeiras em Salvador, no entanto, Artur já seria desfalque certo, pois pertence ao clube paulista e está emprestado ao Bahia. 
O desfalque por conta da seleção fica para a partida contra o Flamengo. Um dia antes do início do Torneio de Tenerife, o Bahia enfrenta a equipe carioca no Maracanã e não deve poder contar com Artur, que estará reunido com a delegação da seleção brasileira.
Confira a lista de convocados:
Goleiros: Anderson (Athlético-PR), Ivan (Ponte Preta) e Phelipe (Grêmio);
Laterais: Dodô (Shakhtar Donetsk), Guga (Atlético-MG), Ayrton Lucas (Spartak Moscou) e Caio Henrique (Fluminense);
Zagueiros: Ibañez (Atalanta), Lyanco (Torino), Rodrigo (Portimonense) e Walce (São Paulo);
Meio-campistas: Bruno Guimarães (Athlético-PR), Lucas Fernandes (Portimonense), Matheus Henrique (Grêmio), Pedrinho (Corinthians), Thiago Maia (Lille) e Wendel (Sporting);
Atacantes: Antony (São Paulo), Artur (Bahia), Gabriel Martinelli (Arsenal), Mateus Cunha (RB Leipzig), Paulinho (Bayer Leverkusen) e Pedro (Fiorentina).
Do Portal Galáticos Online

Feira livre da próxima semana em Santaluz é antecipada para sexta (1º)

Feira livre da próxima semana será realizada no dia 19 (sexta-feira) | Foto: Divulgação/Arquivo
Foto: Divulgação/Arquivo
Na próxima semana, a feira livre de Santaluz, que acontece tradicionalmente aos sábados, será realizada na sexta-feira (1º). 

De acordo com a chefia do gabinete da prefeitura municipal, a mudança ocorre em virtude do feriado nacional de Dia de Finados, que este ano é celebrado no sábado (2).
Notícias de Santaluz

Bolsonaro dá agasalho do Flamengo a presidente da China e diz que é ‘o melhor time da atualidade’

Presidente da China, Xi Jinping, recebe agasalho do Flamengo de Jair Bolsonaro em Pequim | Foto: Yukie Nishizawa/Pool/AFP
Presidente da China, Xi Jinping, recebe agasalho do Flamengo de Jair Bolsonaro em Pequim | Foto: Yukie Nishizawa/Pool/AFP
Ao lado do presidente da China, Xi Jinping, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (25) que 1,3 bilhão de chineses torcerão pelo Flamengo no fim do mês de novembro, quando o time joga a final da Copa Libertadores contra o argentino River Plate. 

Bolsonaro também presenteou Xi com um agasalho do clube, que considerou ter o melhor time de futebol do Brasil na atualidade. “O Brasil todo é Flamengo e com toda a certeza 1 bilhão e 300 milhões de chineses também serão Flamengo no final do mês que vem. Então, presenteá-lo com uma camisa do melhor time brasileiro no momento”, afirmou o presidente brasileiro. 

Em 2018, a população chinesa era de 1.395.380.000 pessoas, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas da China. Bolsonaro é palmeirense e botafoguense, mas já havia aparecido em público com a camisa do Flamengo em junho, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, numa partida contra o CSA. 

Na ocasião, ele e o ministro Sérgio Moro vestiram as camisas que ganharam de torcedores. A visita à China faz parte de um périplo de Bolsonaro por países da Ásia e do Oriente Médio. Ele também esteve no Japão, onde participou da entronização do imperador Naruhito, e ainda deverá ir aos Emirados Árabes, ao Catar e à Arábia Saudita.

Do Portal NS

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Serrinha: Berg da Aragom distribui Dogão Solidário no bairro do Cruzeiro

Nesta quinta-feira (24) aconteceu a décima quinta edição do Dogão Solidário de Berg da Aragom a pedido dos moradores do Bairro do Cruzeiro, em Serrinha. O local escolhido foi em frente a Associação de Moradores da comunidade.

Os moradores do Residencial Recanto das Flores já tinham saboreado o Dogão, mas o povo do Cruzeiro pediu bis e Berg da Aragom atendeu. 

Mais uma vez foi feita a distribuição de um delicioso cachorro quente com refrigerante e também cestas básicas e vários doces para a criançada. 

Como tem feito sempre, Berg agradeceu a Deus pelas bênçãos nesta caminhada e também pela forma como está sendo recebido pelos moradores de cada localidade, com muito carinho e alegria sempre. 

Desta feita contou com o apoio da comunidade local e, em especial, dos amigos Crizão, Marcelo de Rosinha, Piru Aboiador e Dona Graça presidente da associação.










Por Cival Anjos/Fotos: Gabriel Almeida

Dupla é presa e adolescente apreendido com drogas e armas pelas PMs de Santaluz e Araci

Foto: Notícias de Santaluz
Foto: Notícias de Santaluz
Alexsandro de Jesus Santos, conhecido como ‘Super Choque’, de 23 anos, e Jailson Cruz Santos, o ‘Baisso’, 18, foram presos, e um adolescente de 17 anos apreendido com drogas e armas, nesta quinta-feira (24), na localidade conhecida como Assembleia, que fica no limite territorial entre os municípios de Santaluz e Araci, região sisaleira da Bahia.

A ação contou com a participação de policiais militares das duas cidades. De acordo com a PM, o trio foi localizado em uma casa, após denúncias anônimas.
Foto: Notícias de Santaluz
Foto: Notícias de Santaluz
Ainda de acordo com a polícia, com eles foram encontrados um tablete de maconha e 35 porções da mesma droga, 4 pinos de cocaína, munições e dois revólveres, sendo um calibre 32, com numeração suprimida, e outro calibre 22. O trio foi encaminhado ao plantão regional da Polícia Civil em Serrinha para as medidas cabíveis.

A mesma propriedade, de acordo com a PM, já tinha sido alvo de uma ação, no dia 3 de outubro desse ano (lembrar). Na época, os militares apreenderam três motos irregulares e oito quilos de maconha. Indivíduos que estavam no local trocaram tiros com os policiais, mas conseguiram fugir, informou a PM.
Notícias de Santaluz

Chuva de granizo provoca estragos em cidades no interior de Minas

Um temporal destruiu muros, derrubou árvores e deixou moradores de Sete Lagoas, na Região Central de Minas Gerais, e Pouso Alegre, no Sul do Estado, sem energia na noite desta quarta-feira (23). As cidades amanheceram nesta quinta-feira (24) com um cenário de destruição.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Sete Lagoas registrou também chuva de granizo. Procurado, o Corpo de Bombeiros informou que várias árvores caíram na cidade. Uma torre de transmissão de sinal telefônico também foi derrubada pela ação dos ventos. A corporação informou que não houve vítimas.
Moradores da cidade registraram uma série de vídeos da forte chuva na cidade. Nas imagens, é possível ver danos em uma academia e em um shopping.
A Cemig informou que todos os bairros afetados devem ter o serviço restabelecido gradualmente até o final da tarde desta quinta-feira. “Foram deslocadas equipes de apoio que estão empenhadas no restabelecimento da falta de energia”, afirmou por meio de nota.

As precipitações provocaram alagamentos, quedas de árvores e complicações também em vários bairros de Pouso Alegre. Acompanhada de fortes rajadas de vento, a chuva deixou um rastro de destruição. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram registradas quedas de árvores, mas ninguém ficou ferido.

Segundo relatos, houve granizo em alguns pontos da cidade. A chuva, segundo moradores, durou 30 minutos e deixou casas destelhadas, muros ao chão e estabelecimentos comerciais inundados. (Fonte: O Estado de Minas).
Do Portal Interior da Bahia/Foto: Fernando Lima/Reprodução