SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 27 de outubro de 2018

MPF-BA firma acordo com 14 cidades para regularizar jornada de profissionais de saúde

MPF-BA firma acordo com 14 cidades para regularizar jornada de profissionais de saúde
Foto: Divulgação
O Ministério Público Federal (MPF) em Paulo Afonso, no Vale do São Francisco, firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com 14 prefeituras e secretarias de saúde da região. Os acordos visam regularizar a jornada de trabalho e a carga horária de profissionais de saúde que atuam na Política Nacional de Atenção Básica da Saúde (PNAB). Os TACs foram assinados durante reuniões com a procuradora da República Analu Paim, os prefeitos, os assessores jurídicos e os secretários de saúde dos municípios.

Para o MPF, é preciso aperfeiçoar o controle da jornadas dos profissionais da área para garantir o cumprimento da carga horária e, assim, proporcionar um serviço de qualidade à população e assegurar o pleno conhecimento do cidadão sobre os horários de atendimento de médicos, odontólogos, enfermeiros e demais profissionais da área de saúde vinculados ao SUS, tanto para contribuir com o controle do cumprimento de tais horários, como também para evitar esperas e filas desnecessárias.

Os acordos obrigam os profissionais das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) a cumprir a carga horária integral. Os municípios deverão manter os cadastros atualizados dos profissionais, dos serviços e ambulatórios, com todos os profissionais que trabalhem nos locais.  A validade dos acordos expira em junho de 2019.

Dentre os compromissos assumidos, os municípios também precisarão manter quadros, em local visível, a escala de serviço dos profissionais daquele dia.  Em caso de descumprimento dos TACs, os prefeitos e os secretários de Saúde dos municípios deverão pagar multa no valor de R$ 5 mil, por cláusula descumprida ou cumprida parcialmente. Além disso, poderão pagar multa diária de R$ 500 por cada profissional atuante na atenção básica do município encontrado em situação irregular.

Os acordos atingem as seguintes cidades: Abaré, Adustina, Antas, Canudos, Cícero Dantas, Coronel João Sá, Fátima, Heliópolis, Jeremoabo, Novo Triunfo, Paripiranga, Santa Brígida, Sítio do Quinto e Tucano. Os municípios de Banzaê e Macururé já haviam assinado TAC em reunião realizada em junho de 2018. Os prefeitos de Paulo Afonso e Glória também estiveram presentes na reunião, mas ainda não firmaram TAC. Em relação aos municípios de Euclides da Cunha, Rodelas, Chorrochó, Pedro Alexandre e Quijingue, o MPF aguarda pauta para a realização de reunião com a mesma finalidade.

Do Portal Bahia Notícias

Eleitores de 19 municípios também elegem prefeitos neste domingo

Eleitores de 19 municípios também elegem prefeitos neste domingo
Foto: Roberto Jayme / Ascom / TSE
Além de votar para presidente da República e, em alguns casos, governador, os eleitores de 19 municípios brasileiros vão votar para escolher seus novos prefeitos neste segundo turno das eleições. É o caso das cidades onde ocorrem eleições suplementares, pois os eleitos para o Executivo municipal em 2016 foram afastados.

São cinco cidades de Goiás, quatro de São Paulo, três do Rio de Janeiro, duas do Amazonas, uma do Rio Grande do Sul, uma de Santa Catarina, uma do Mato Grosso, uma do Ceará e uma do Maranhão.

Do Portal Bahia Notícias

Moradores do centro-sul baiano relatam tremores de terra na região

Moradores do centro-sul baiano relatam tremores de terra na região
Foto: Reprodução / Mídia Bahia
Baianos que vivem no Vale do Jiquiriçá apontam que a região tem registrado tremores de terra ao longo desta semana. O último foi sentido por volta das 3h40, na madrugada deste sábado (27), na cidade de Mutuípe.

Além dos tremores, moradores de municípios como Laje, Ubaíra, São Miguel das Matas e Santo Antônio de Jesus afirmam ter ouvido estrondos.

Ao G1, Fabrícia Lima, que mora em Laje, disse que dormia quando sentiu o tremor e acordou com o barulho alto e uma vibração dentro de casa.

“Um barulho alto, parecendo que um avião estava pousando no teto da minha casa. Aí o barulho foi aumentando cada vez mais, a casa vibrando. Peguei o celular para ver as horas e toda hora chegava mensagem, em alguns grupos, de pessoas de vários pontos da cidade, contando que os móveis saíram do lugar. Pessoas que moravam em pontos mais altos falaram que o tremor foi pior. Durou mais ou menos até às 4h. O barulho foi diminuindo até cessar”, contou ao site.

Até o momento, nenhum sismógrafo registrou o incidente. A publicação entrou em contato com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mas não houve retorno.

Do Portal Bahia Notícias

CNT/MDA: Bolsonaro vence Haddad com 56,8% dos votos válidos

CNT/MDA: Bolsonaro vence Haddad com 56,8% dos votos válidos
Foto: Tania Rego / Agência Brasil
A última pesquisa realizada pelos instituto MDA mostra que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) deve vencer a eleição deste domingo (28), com 56,8% dos votos válidos. Fernando Haddad, do PT, terminaria com a preferência de 43,2% dos eleitores brasileiros.

Encomendado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o levantamento ouviu 2.002 pessoas entre essa sexta (26) e sábado (27) em 137 municípios de 25 unidades da federação.

No geral, o levantamento aponta que 10,3% dos eleitores votariam nulo e 4,2% estão indecisos. Considerando, então, os votos totais, Bolsonaro seria eleito com 48,5% dos votos e Haddad perderia com 37%.

Com nível de confiança de 95%, a pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06933/2018.

Do Portal Bahia Notícias

Ibope: Bolsonaro cai, mas ainda vence Haddad neste segundo turno

Ibope: Bolsonaro cai, mas ainda vence Haddad neste segundo turno
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil
Embora tenha registrado queda nas intenções de voto neste segundo turno, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) ainda deve vencer a eleição presidencial, neste domingo (27). É o que mostra a última pesquisa Ibope, divulgada na noite deste sábado (27).

De acordo com o levantamento, que ouviu 3.010 eleitores ontem e hoje, Bolsonaro passou de 57% para 54% das intenções de voto. Já Haddad subiu de 43% para 46%.

Com margem de erro de dois pontos percentuais, a pesquisa tem grau de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR- 02934/2018.

Do Portal Bahia Notícias

Bolsonaro tem 55% das intenções de voto, estima última pesquisa Datafolha

Bolsonaro tem 55% das intenções de voto, estima última pesquisa Datafolha
Foto: Filipe Araújo
Fernando Haddad (PT) até diminuiu a diferença de pontos que tinha com Jair Bolsonaro (PSL), mas, de acordo com a pesquisa Datafolha, não será suficiente. O levantamento, divulgado na noite desta sexta-feira (27), indica que o candidato do PT possui 45% das intenções de voto enquanto Bolsonaro tem 55%.

Na última pesquisa do instituto, Haddad tinha 44% dos votos válidos e o capitão, 56%. Com margem de erro de dois pontos percentuais, a pesquisa tem grau de confiança de 95%.

O instituto ouviu 18.371 pessoas em 340 municípios de todo o Brasil nesta sexta-feira (26) e sábado (27). O levantamento foi contratado pela TV Globo e pela Folha de S. Paulo e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02460/2018.

Do Portal Bahia Notícias

Chapecoense vence o América-MG e joga o Vitória para vice-lanterna do Brasileirão

O Chapecoense 1 x 0 América-MG foi um jogo que teve muita entrega física dos times em campo, pois ambos precisavam do resultado para abandonar o Z4. A Chape não conseguiu, está em 17º, pois teria de golear o Coelho. Mas, pelo menos respirou e se igualou ao rival no número de pontos. 
Ambos tem 34 pontos na tabela. Para o Coelho, a derrota significa estar à beira do precipício, na 16ª posição, uma acima da zona da degola. O América-MG chegou ao oitavo jogo seguido sem vencer e joga uma boca campanha por água abaixo com as últimas performances. 
Na próxima rodada, a Chapecoense irá a Salvador para encarar o Bahia, no domingo, 4 de novembro, às 19h. Já o Coelho joga, também no domingo, contra o Cruzeiro, no Independência, às 17h, fazendo mais um clássico estadual. 
 
Com o resultado, a Chape ultrapassou o Vitória e empurrou o time de Carpegiani para vice lanterna do Brasileirão.
Do Portal Galáticos Online

Golaço! Programa "Dignidade aos Ídolos", do Bahia, ajuda ex-jogador Naldinho a reformar sua casa

Lançado pelo Esporte Clube Bahia há pouco mais de dois meses, o programa “Dignidade aos Ídolos”, que visa ajudar ex-jogadores do clube que passam por momento de dificuldades financeiras, já começa a dar frutos nas vidas dos beneficiados.
Um grande exemplo disso é o ex-atacante Naldinho. Com o auxílio do programa, o ex-atleta vem conseguindo comprar medicamentos para o controle da sua diabetes e também para o auxilio do tratamento oftalmológico de uma de suas filhas. Além disso, o ídolo que foi tricampeão baiano pelo Esquadrão, também está reformando a sua casa, que foi presente do sogro, com o auxílio do programa.
Vale lembrar que, além de Naldinho, o programa “Dignidade aos Ídolos” também auxilia os ex-laterais Zanata e Maílson, o ex-meia Alberto Leguelé e o ex-atacante Jorge Campos. Esses ex-jogadores beneficiados recebem, por mês, entre um e três salários mínimos.
Do Portal Galáticos Online
Do Portal Cival Anjos - Há alguns meses tomamos conhecimento da situação financeira vivida pelo ex-lateral-direito Zanata. Fizemos contato com a assessoria do clube e expomos a situação e sugerimos que o clube ajudasse este grande ídolo, que já está sendo beneficiado.

Corinthians 2 x 1 Bahia - Melhores Momentos - Brasileirão

         

Com dois de Danilo, Corinthians bate o Bahia no Itaquerão

Após a derrota no meio de semana pela Copa Sul-Americana, o  Bahia voltou a campo na noite deste sábado (27) para enfrentar o Corinthians, pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O time comandado por Enderson Moreira foi derrotado pelo placar de 2 a 0. 
Os gols da partida foram marcados por Danilo, logo no início da segunda etapa e no final do jogo. O Bahia descontou com Clayton, de pênalti.
Com o resultado o Bahia ocupa a 12ª posição com 37 pontos. Enquanto o alvinegro é o 11º, com 39 pontos.
O JOGO
Logo aos 5 minutos de jogo, Fagner cobrou falta na área, Danilo Avelar desviou, e Ralf ficou com a sobra. O volante chutou sem ângulo, e Douglas defendeu de soco.
A resposta do Bahia veio aos 20 minutos. Ramires bateu colocado de fora da área e obrigou Cássio a fazer uma bela defesa.
No lance seguinte, Nilton subiu mais do que a zaga do Corinthians e cabeceou com perigo. 
Segundo tempo
Logo no início da segunda etapa, Fagner bateu a falta da direita, Danilo apareceu por trás da defesa e completou para o gol. 
Aos 27, Douglas fez boa jogada pela esquerda, invadiu a área e bateu cruzado. A bola passou pelo gol do Bahia.
Aos 34, Araos puxou o contra-ataque, tocou para Romero e partiu para a área. O paraguaio cruzou, Araos finalizou na saída do goleiro, mas Douglas defendeu e mandou para escanteio.
Um minuto depois, Gregore chutou de fora da área, a bola desviou em Douglas e saiu pela linha de fundo. Na cobrança do escanteio, Danilo puxou Nilton dentro da área e o juiz marcou pênalti.
Na cobrança da penalidade, Clayton bateu forte, Cássio tocou nela, mas não foi o suficiente para evitar o gol. 
Aos 45, Avelar cruzou da esquerda, Romero ajeitou de cabeça. Lucas Fonseca corta mal, e Danilo, de costas, acertou uma meia-bicicleta para desempatar a partida.

FICHA TÉCNICA
Corinthians x Bahia - Campeonato Brasileiro da Série A (31ª rodada)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo
Data: 27/10/2018
Horário: 19h
Árbitro: Péricles Bassols (PE)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau (ambos do RS)
Adicionais: Anderson da Silveira Farias e Eleno Gonzalez Todeschini. (ambos do RS)
Cartões amarelos: Emerson Sheik, Walter, Ralf (COR); Ramires, Nilton, Nini Paraíba (BAH)
Cartões vermelhos: 
Gols: Danilo 2x (COR); Clayton (BAH)

Corinthians:
Cássio, Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas; Romero, Pedrinho (Araos) e Sergio Díaz (Mateus Vital); Emerson Sheik (Danilo).
Técnico: Jair Ventura
Bahia: 
Douglas; Nino Paraíba (Clayton), Jackson, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Nilton, Vinícius (Allione); Élber e Edigar Junio (Júnior Brumado).
Técnico: Enderson Moreira.
Do Portal Galáticos Online

Rejeição de Bolsonaro e Haddad oscilam nas pesquisas Ibope e Datafolha

Rejeição de Bolsonaro e Haddad oscilam nas pesquisas Ibope e Datafolha
Fotos: Fernando Frazão / Agência Brasil | Ricardo Stuckert | Montagem BN
Apesar de ter caído nas pesquisas de intenções de voto, Jair Bolsonaro (PSL) oscilou dentro das margens de erro no quesito rejeição. O levantamento publicado pelo Ibope, na noite deste sábado (27), mostra que 39% dos eleitores não votariam nele de jeito nenhum. Na pesquisa anterior, esse número era de 40%. Já no Datafolha, também divulgado agora, a oscilação foi negativa. Bolsonaro antes era rejeitado por 44% dos eleitores e agora é por 45%.

Haddad, por outro lado, aumentou sua rejeição de 41% para 44%, de acordo com o Ibope. A pesquisa do Datafolha não mostrou alteração neste quesito, ficando o petista com 52% de rejeição.

Ambos as pesquisas apontam que o candidato do PSL deve sair vencedor do pleito deste domingo (veja aqui e aqui).

Contratado pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, o Ibope ouviu 3.010 pessoas nesta sexta (26) e sábado (27). Com margem de erro de dois pontos percentuais e grau de confiança de 95%, seu registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-02934/2018.

No caso do Datafolha, contratado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, a margem de erro também é de dois pontos percentuais, com grau de confiança de 95%. Nesses mesmos dias, o instituto ouviu 18.371 pessoas em 340 municípios de todo o Brasil. No TSE, o registro é BR-BR-02460/2018.

Do Portal Bahia Notícias

Itamaraju abre boa vantagem nas oitavas do Intermunicipal

Muito equilíbrio na maioria dos jogos de ida das oitavas de final do 61º Campeonato Intermunicipal de Futebol, disputados na tarde deste sábado (27). Apenas a seleção de Itamaraju deu um passo significativo para a classificação às quartas de final, ao fazer 4 a 2 em Brumado, e, no próximo domingo (4 de novembro), terá a vantagem de poder perder pela diferença de um gol, diante de sua torcida, que ainda assim garante a vaga.
Torcida organizada de Itamaraju está empolgada com sua seleção

A 11ª rodada do Intermunicipal teve 17 gols nas oito partidas realizadas. Agora são 280 jogos disputados, com 652 gols marcados, o que dá uma média de 2,32 gols por partida.

Quem também consegue levar uma vantagem para o jogo de volta é Itapetinga, que foi a Retirolândia e derrotou a seleção da casa por 1 a 0. O mesmo ocorre com Cachoeira, vencedora do confronto com Valente, no Estádio Evandro Mota, por 1 a 0, jogo que foi transmitido pela TV FBF.

Em Retirolândia, a seleção de Itapetinga levou a melhor e fez 1 a 0

Em Laje, com um gol de Eyde aos 32 minutos do segundo tempo, Santo Antônio de Jesus bateu Conceição do Coité. A partida foi transmitida ao vivo para toda a Bahia pela TVE. Em casa, de virada, Ubaitaba ganhou Eunápolis por 2 a 1. E com um gol de Luan, aos 40 minutos do segundo tempo, Itororó derrotou Itambé por 1 a 0.

Dois confrontos terminaram empatados. Em Jaguaquara, as redes balançaram quatro vezes no empate movimentado entre a seleção da casa com Santo Amaro, por 2 a 2. Um ótimo público prestigiou a partida. E, no único 0 a 0 da rodada, a líder na classificação geral Euclides da Cunha não conseguiu superar Canudos, repetindo o placar da quinta rodada, na primeira fase, quando as seleções integraram o Grupo 1. Com 29 pontos, os euclidenses estão agora a apenas um ponto de Itamaraju (28), no geral.

Os jogos de volta das oitavas de final do 61º Campeonato Intermunicipal de Futebol serão realizados no próximo dia 4 de novembro (domingo), todos começando às 15h.

Do Portal BFB/Fotos: Divulgação

PM prende homem com plantação de maconha em Tucano e outro com tablete de droga em Quijingue


Pedro Henrique foi preso após ser flagrado em plantação de maconha em Tucano | Foto: Divulgação/PM
Pedro Henrique foi preso após ser flagrado em plantação de maconha em Tucano | Foto: Divulgação/PM
Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste localizaram, na noite desta sexta-feira (26), em Tucano, na região sisaleira da Bahia, um terreno com plantio de maconha. 

De acordo com a PM, a área foi descoberta após denúncia anônima informando sobre um homem comercializando drogas no bairro Nova Esperança. Ao chegarem no espaço, os policiais conseguiram capturar Pedro Henrique Santos Cruz Souza. Conduzido a 25ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Euclides da Cunha, ele foi autuado em flagrante.
Droga foi apreendida em Quijingue | Foto: Divulgação/PM
Droga apreendida em Quijingue | Foto: Divulgação/PM
A segunda ocorrência foi registrada na cidade de Quijingue. Durante atividade de rondas e abordagens, os policiais da Cipe Nordeste prenderam Clébio de Jesus Cruz, também com drogas. Com ele, foram encontrados um tablete de maconha e a quantia de R$ 49. 

Segundo a PM, em relato aos policiais, ele informou que o material tinha sido comprado com uma mulher. Os militares foram até o local indicado por ele, mas, ao notar a chegada da viatura a mulher fugiu e abandonou 20 trouxinhas de maconha embaladas para venda, três tabletes da mesma droga, uma balança, uma faca, um rolo de papel filme para armazenar os entorpecentes e dois aparelhos celulares.
Notícias de Santaluz

Ciro diz que não quer tomar lado no 2º turno e pede voto pela democracia e contra intolerância


O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, derrotado no primeiro turno, divulgou um vídeo neste sábado (27) no qual diz que não quer tomar lado na disputa presidencial e pede que a população vote pela democracia, contra a intolerância e pelo pluralismo.

Ele afirmou também que "ninguém está obrigado a votar contra convicções e ideologias".

Ciro acrescentou que decidiu não se posicionar por uma "razão muito prática", mas não quis revelar, neste momento, qual o motivo, porque, se não pode ajudar, não quer "atrapalhar".

Neste domingo (28), os eleitores vão decidir quem será o presidente do Brasil pelos próximos quatro anos. Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) disputam o segundo turno.

"Claro que todo mundo preferia que eu, com meu estilo, tomasse um lado e participasse da campanha. Mas eu não quero fazer isso por uma razão muito prática, que eu não quero dizer agora, porque, se eu não posso ajudar, atrapalhar é o que eu não quero", disse Ciro.

"Eu quero que Deus, como disse lá no primeiro dia, abençoe essa grande nação para que todo mundo possa caminhar amanhã para votar, votar compreendendo a necessidade de votar com a democracia, votar contra a intolerância, votar pelo pluralismo", completou o pedetista.

Uma declaração pública de apoio de Ciro era esperada pela campanha do candidato do PT, Fernando Haddad, desde o fim da votação do dia 7 de outubro. Três dias após o primeiro turno, o PDT se reuniu e decidiu dar “apoio crítico” ao petista, mas afirmou que não participaria da campanha.

O PT costurou acordos com o PSB para disputas regionais, o que ajudou a isolar o PDT na disputa ao Planalto. Em sabatina na TVE Bahia, nesta sexta (26), Haddad disse que ainda esperava uma declaração mais contundente de apoio de Ciro Gomes.

"Eu espero um gesto do Ciro, até porque eu já fiz vários a ele. [...] Do meu ponto de vista, o Ciro é um amigo, é uma pessoa que tem uma folha de serviços prestados muito importantes, e agora com a volta dele esperamos uma declaração de apoio", disse Haddad.


Do Portal CS

AL-BA divulga edital de concurso para 123 vagas; salários chegam a quase R$ 5 mil

AL-BA divulga edital de concurso para 123 vagas; salários chegam a quase R$ 5 mil
Foto: Divulgação
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) divulgou o edital do concurso público para preenchimento de 123 vagas em seu quadro de servidores, conforme publicação no Diário Oficial desta sexta-feira (26).

Das vagas ofertadas, 89 são para cargos de nível médio, três para técnico e 31 para nível superior. Entre as oportunidades para nível médio, 54 serão destinadas ao cargo de agente de polícia legislativa. Neste caso, além da prova objetiva, os candidatos passarão por exame de aptidão física, avaliação psíquica e social, além do curso de formação, que tem  caráter eliminatório. 

Para as funções de nível médio e técnico, o salário inicial é de R$ 4.118,67. No caso de nível superior, o salário será R$ 4.872,61.

O prazo para inscrições será aberto na próxima segunda-feira (29) às 14h e vai até dia 16 de novembro no site da Fundação Getúlio Vargas.

A previsão é que a prova para todos os cargos seja aplicada no dia 16 de dezembro, em Salvador.

Confira todos os detalhes do concurso (clique aqui).


Do Portal Bahia Notícias

XP/Ipespe: Bolsonaro tem 58% dos válidos e mantém vantagem de 16 pontos sobre Haddad

XP/Ipespe: Bolsonaro tem 58% dos válidos e mantém vantagem de 16 pontos sobre Haddad
Foto: Divulgação
A pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (26), aponta o candidato do PSL a presidente da República, Jair Bolsonaro, com 58% dos votos válidos, contra Fernando Haddad, do PT, que tem 42% das intenções de voto.

Haddad precisaria "converter" mais de 8,5 milhões de eleitores – o equivalente aos votos válidos do Rio de Janeiro no último 7 de outubro – em apenas dois dias e sem horário de propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

Considerando o quadro geral em votos totais, a última pesquisa XP/Ipespe mostra Bolsonaro com apoio de 51% dos eleitores, ao passo que Haddad conta com 37%. Votos em branco, nulos e eleitores indecisos somam 12%. A atual diferença é apenas 1 ponto percentual menor do que a maior já registrada no levantamento, há duas semanas. Em nenhum momento da disputa o petista liderou por diferença superior à margem de erro.

O intervalo de confiança é de 95,45%, o que significa que, se o questionário fosse aplicado mais de uma vez no mesmo período e sob mesmas condições, esta seria a chance de o resultado se repetir dentro da margem de erro máxima, estabelecida em 2,2 pontos percentuais. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelo código BR-08283/2018 e teve custo de R$ 60.000,00.

A pesquisa XP/Ipespe foi feita por telefone, entre os dias 23 e 24 de outubro, e ouviu 2.000 entrevistados de todas as regiões do país.


Do Portal Bahia Notícias

Aliados acham que Bolsonaro já está eleito, mas querem vitória acirrada

Aliados acham que Bolsonaro já está eleito, mas querem vitória acirrada
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil
Para políticos que apoiam Jair Bolsonaro (PSL), o candidato começou a cair nas pesquisas de intenções de voto devido a uma série de fatores. Alguns deles são as declarações do próprio capitão e de seus filhos e a mudança no tom da propaganda eleitoral do PT, que passou a ser mais agressiva.

Segundo informações do blog Painel, da Folha de S. Paulo, esses dirigentes não acreditam que Fernando Haddad (PT) consiga virar o jogo e vencer a eleição, mas esperam que a vitória de Bolsonaro seja mais apertada. De acordo com a publicação, membros do DEM e de outros partidos do centrão avaliam que essa dificuldade para ganhar é positiva para que Bolsonaro entenda, o quanto antes, que não vai conseguir governar sem fazer concessões.

De acordo com a publicação, a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), líder da frente de ruralistas, disse a operadores do mercado financeiro que ele já tem se convencido de que a negociação com parlamentares, sem o envolvimento dos partidos, não vai funcionar.

O mercado, inclusive, tem relevado os recuos que Bolsonaro fez ao longo desta semana na esperança de que a flexibilização nas promessas se deva apenas ao período de campanha. Depois disso, eles esperam que o candidato siga a linha liberal na economia, caso eleito.

Do Portal Bahia Notícias

Paraná Pesquisas: Jair Bolsonaro chega a 60,6% dos votos válidos; Haddad tem 39,4%

Paraná Pesquisas: Jair Bolsonaro chega a 60,6% dos votos válidos; Haddad tem 39,4%
Foto: Divulgação
O mais novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com a Crusoé/Empiricus, mostra o candidato a presidente pelo PSL, Jair Bolsonaro, em ampla vantagem sobre o seu adversário Fernando Haddad, do PT, na disputa para a Presidência da República. Bolsonaro aparece com 60,6% das intenções de voto contra 39,4% de Haddad.

A diferença, portanto, é de 21 pontos entre o candidato do PSL e o do PT. Os votos válidos não incluem os brancos, nulos e indecisos.

De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.549/2017, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-06785/2018 para o cargo de presidente. O levantamento foi encomendado pela Crusoé/Empiricus e ouviu 2.120 eleitores, em todos os estados do país.


Do Portal Bahia Notícias

Tite convoca Allan e volta a chamar Paulinho e Douglas Costa à seleção

Tite convoca Allan e volta a chamar Paulinho e Douglas Costa à seleção
Foto: Lucas Figueiredo / CBF
O técnico Tite anunciou na manhã desta sexta-feira (26), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, a convocação da seleção brasileira para os amistosos contra Uruguai e Camarões, em novembro.

A grande novidade da lista é o volante Allan, 27, do Napoli (ITA), que ganha sua primeira chance com a seleção. Outro convocado pela primeira vez foi o goleiro Gabriel Brazão, 18, do sub-20 do Cruzeiro.

Quem retorna à equipe é o volante Paulinho, do Guangzhou Evergrande (CHN), que ainda não havia sido chamado após a Copa do Mundo da Rússia. O atleta foi titular na campanha da equipe que parou nas quartas de final do torneio, para a Bélgica.

Destaque nos dois amistosos do Brasil depois do Mundial, o atacante Douglas Costa também volta a ser chamado por Tite. O técnico havia dado um puxão de orelha público no jogador após ato de indisciplina em jogo do Campeonato Italiano.

Douglas Costa, da Juventus (ITA), discutiu com Di Francesco, do Sassuolo (ITA), e deu uma cusparada no rosto do adversário. Ele recebeu cartão vermelho e e pegou quatro jogos de suspensão.

Só um convocado para enfrentar Uruguai e Camarões atua no futebol brasileiro: o zagueiro Dedé, do Cruzeiro. Segundo Edu Gaspar, coordenador de seleções da CBF, a comissão técnica optou por não convocar jogadores envolvidos na reta final do Campeonato Brasileiro.

No caso do Cruzeiro, houve acordo com a equipe, campeã da Copa do Brasil e sem maiores pretensões no Nacional. Os mineiros ocupam a 10ª colocação e já estão classificados para a Libertadores de 2019.

O Brasil encara o Uruguai e Camarões nos dias 16 e 20 de novembro, respectivamente. Os dois jogos serão realizados em Londres.


Confira a lista de convocados:
 

Goleiros
Alisson - Liverpool (ING)
Ederson - Manchester City (ING)
Gabriel Brazão - Cruzeiro

Defensores
Danilo  Manchester City (ING)
Dedé -  Cruzeiro
Fabinho - Liverpool (ING)
Filipe Luís - Atlético de Madri (ESP)
Marcelo - Real Madrid (ESP)
Marquinhos - Paris Saint-Germain (FRA)
Miranda - Inter de Milão (ITA)

Meios-campistas
Allan - Napoli (ITA)
Arthur - Barcelona (ESP)
Casemiro - Real Madrid (ESP)
Paulinho -  Guangzhou Evergrande (CHN)
Philippe Coutinho -  Barcelona (ESP)
Walace - Hannover (ALE)

Atacantes
Douglas Costa - Juventus (ITA)
Firmino - Liverpool (ING)
Gabriel Jesus - Manchester City (ING)
Neymar - Paris Saint-Germain (FRA)
Richarlison - Everton (ING)
Willian - Chelsea (ING)


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

TSE dará prosseguimento a ação de Bolsonaro que pede impugnação de Fernando Haddad

TSE dará prosseguimento a ação de Bolsonaro que pede impugnação de Fernando Haddad
Foto: Reprodução / TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dará prosseguimento a uma ação em que a coligação de Jair Bolsonaro (PSL) pediu para Fernando Haddad (PT) ser declarado inelegível, assim com a candidata a vice, Manuela D'Ávila (PCdoB).

O ministro Jorge Mussi autorizou a apuração de um suposto apoio irregular do governo da Paraíba a Haddad. A coligação de Bolsonaro argumenta que o governador Ricardo Coutinho (PSB) teria dado apoio ao petista "com todo seu staff e toda a estrutura política e administrativa".

De acordo com o G1, o reitor e o vice-reitor da Universidade Estadual da Paraíba teriam usado “a estrutura da universidade para fomentar a candidatura petista”. A ação também diz que “diretores de escolas e professores estão sendo obrigados a tentar ‘reverter’ votos favoráveis a Jair Bolsonaro”.

O capitão da reserva também responde por uma ação que tramita no TSE. A coligação de Haddad fez o pedido para Bolsonaro ser declarado inelegível em razão das denúncias de que teria ocorrido caixa 2 eleitoral na campanha do candidato do PSL (veja aqui). 

Do Portal Bahia Notícias

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Chuva volta a aumentar sobre o Nordeste no começo da semana

Uma grande massa seca, que domina a Região Nordeste do Brasil, vai garantir um fim de semana de sol forte, calorão e baixa umidade do ar na maioria das áreas, mas as condições de chuva começam a aumentar pelo estado da Bahia. 
Uma nova frente fria está prevista para chegar no início da semana e a previsão é de mudança no tempo para vários estados da Região. O risco de ventos fortes pelo litoral da Bahia aumenta no domingo (28) de eleições 2018. 
Fim de semana com pancadas de chuva na Bahia 
O sábado (27) vai ser de sol forte por toda a Região Nordeste e temperatura máxima beirando os 40°C em áreas do Sertão, oeste e norte da Bahia. Algumas áreas de instabilidade que estão sobre Minas Gerais avançam para o oeste e o sul da Bahia e provocam rápidas pancadas de chuva com raios. Salvador e todas as capitais do Nordeste permanecem com o tempo firme.
Uma nova frente fria vai se aproximar do litoral da Bahia no domingo de eleições. Os ventos se intensificam e poderão soprar moderados à fortes, chegando a 70 km/h em áreas litorâneas do estado. As condições para pancadas de chuva aumentam sobre o sul e centro-oeste da Bahia, com risco de chuva moderada à forte e com raios. Neste dia, também pode chover no extremo sul do Maranhão e do Piauí.
Em todas as capitais e ainda em grande parte do interior da Região Nordeste, o sol continua forte, sem chuva durante a votação do segundo turno das eleições.
Chuva aumenta sobre o NE a partir de segunda-feira 
O avanço da frente fria pelo litoral da Bahia tende a aumentar as condições de chuva por várias áreas do Nordeste na segunda-feira (29) e no decorrer da semana.
O sistema estimula a formação das nuvens carregadas e a previsão é de chuva para todo o estado da Bahia, em Sergipe, no centro-sul do Piauí e do Maranhão já na segunda-feira. As pancadas de chuva poderão ser moderadas à fortes. O tempo também muda em Salvador,  com aumento da nebulosidade e da chuva. No litoral da Bahia e de Sergipe, os ventos serão constantes e as rajadas poderão alcançar os 60 km/h.
As condições de chuva vão ser altas pelo interior do Nordeste pelo menos até o meio da semana. Pode voltar a chover em Teresina (PI) e em áreas do interior do Ceará e de Pernambuco na próxima terça-feira (30). (Informações do Portal Terra e Climatempo).
Do Portal Interior da Bahia

Bolsonaro vence Haddad nos maiores colégios eleitorais do país

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL)tem desempenho melhor que Fernando Haddad (PT) nos estados com maior número de eleitores no Brasil, segundo levantamento do Datafolha divulgado nesta quinta-feira (25).
Bolsonaro tem vantagem nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que são, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro maiores colégios eleitorais brasileiros.
Em São Paulo, 54% dos eleitores dizem que escolherão Bolsonaro no domingo (28), ao passo que Haddad é o favorito de 31% dos entrevistados. Além disso, 10% dizem que votarão em branco ou nulo, e 6% não souberam responder.
Nos votos válidos, o candidato do PSL tem 64%, contra 36% do petista.
Na capital paulista, Bolsonaro tem vantagem menor, com 46% ante 40% do petista. Aqueles que votarão em branco ou nulo representam 10%, ao passo que 3% não souberam responder. Na contagem dos válidos, fica 54% pata Bolsonaro e 46% para Haddad.
No estado do Rio, o militar tem 55% das intenções de voto contra 31% de Haddad. Votos nulos e brancos estão em 9%, e 6% não deram resposta ao Datafolha.
Levando em conta os válidos, o capitão reformado tem 64%, e o ex-prefeito de São Paulo, 36%.
Bolsonaro tem vantagem menor em Minas Gerais, onde detém 48% das intenções de voto. Haddad alcança 33% na mesma região. Brancos e nulos são 10% no estado, e 8% não souberam responder.
Contando apenas os votos válidos, Bolsonaro chega a 59% e Haddad a 41%.
A pesquisa ouviu 9.173 eleitores em 341 municípios nos dias 24 e 25 de outubro de 2018. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-05743/2018. Os contratantes da pesquisa foram a Folha de S.Paulo e a TV Globo.
Do Portal Interior da Bahia

Vitória 0 x 1 São Paulo - Melhores Momentos - Brasileirão

            

Vitória perde para o São Paulo no Barradão e se afunda no Z-4

A Série B tem se tornado cada vez mais uma realidade para o Vitória. Nesta sexta-feira (26), o Rubro-Negro sofreu mais uma derrota na Série A, desta vez para o São Paulo, por 1 a 0, no Barradão.
Bruno Alves marcou o único gol da partida. Com o revés, o time baiano se complicou de vez na classificação.
Com seus 33 pontos, na 17ª colocação, o Leão pode perder mais duas posições e terminar a rodada na vice-lanterna. Pressionados, os comandados de Paulo Cézar Carpegiani voltam a campo no próximo domingo (4), contra o lanterna Paraná fora de casa.
PRIMEIRO-TEMPO
O São Paulo teve a primeira boa chance da partida em saída de bola errada do Vitória. Reinaldo cruzou da esquerda, Rojas desviou de cabeça, mas Ronaldo fez a defesa.
O Vitória respondeu dois minutos depois. Erick cobrou falta na barreira e a bola sobrou para Maurícia. O atacante chutou forte na área, mas mandou por cima do gol.
Aos 21, o Tricolor chegou novamente. Diego Souza recebeu passe na área e chutou cruzado. Ronaldo desviou com a ponta do dedo para evitar.
Cinco minutos depois, o Rubro-Negro teve uma grande chance. Após cruzamento de Lucas Fernandes e rebote da zaga, Willian Farias dominou sozinho na área, mas, pegou mal na bola e isolou.
Aos 28, o Leão assustou mais uma vez. De longe, Rhayner chutou com efeito e Jean espalmou para salvar.
Aos 35, o time paulista teve outra boa chance. Diego Souza recebeu bola na área e rolou para a chegada de Luan. O volante chutou forte e ROnaldo fez bela defesa com o pé.
Mas, o goleiro não conseguiu evitar aos 36. Após tabela, Rojas deu passe na área para Bruno Alves, que chutou no gol para abrir o placar.
SEGUNDO-TEMPO
Insatisfeito com a equipe no primeiro tempo, Paulo Cézar Carpegiani fez uma alteração no Vitória na volta do intervalo. O técnico sacou Erick, que fazia uma partida ruim, e colocou Neilton em campo.
Assim como no primeiro tempo, a primeira boa chance foi do São Paulo. Rojas recebeu bola na direita, driblou Fabiano e chutou colocado. A bola passou muito perto da trave.
Já aos 34 minutos, o Leão respondeu. Maurício recebeu passe na entrada da área, driblou o marcador e chutou no canto. Jean se esticou e fez grande defesa.
No último lance da partida, o Vitória teve uma cobrança de falta perto da linha da grande área. Mas, Wallyson desperdiçou ao isolar.
Após o apito final, o goleiro Jean foi comemorar o triunfo provocando a torcida do Vitória e foi expulso pelo árbitro.
Vitória 0 x 1 São Paulo
Brasileirão Série A -31ª rodada
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data e Horário: 26/10/2018, às 19h30
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS). Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Maurício Coelho Silva Penna (RS). Assistentes adicionais: Daniel Aloysius (RS) Soder e Roger Goulart (RS)
Cartões amarelos: Hudson, Gonzalo Carneiro (SPO); Lucas Ribeiro (VIT)
Cartões vermelhos: Jean (SPO)
Gols: Bruno Alves (SPO)
Vitória
Ronaldo; Jeferson, Ramon, Lucas Ribeiro e Fabiano; Willian Farias (Léo Ceará), Rodrigo Andrade e Rhayner; Erick (Neilton), Lucas Fernandes (Wallyson) e Maurício. Técnico: Paulo Cézar Carpegiani.
São Paulo
Jean; Bruno Peres, Bruno Alves, Arboleda e Edimar; Luan, Hudson, Diego Souza (Nenê) e Reinaldo; Rojas (Everton Felipe) e Gonzalo Carneiro (Tréllez). Técnico: Diego Aguirre.
Do Portal Galáticos Online