SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 17 de outubro de 2015

Oeste 0 x 1 Bahia: Veja os melhores momentos do jogo

Com o um gol de Kieza aos 32 minutos ainda do primeiro tempo, o Bahia venceu o Oeste hoje à tarde pelo complemento da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

Com o resultado, o Bahia atingiu a marca dos 51 pontos e quando somado com a derrota do Santa Cruz para o Náutico por 3x1 e o empate do Paysandu com o Macaé por 1x1 proporcionou que o tricolor baiano voltasse ao G4.

Veja os melhores momentos 

          
Do Portal Futebol Bahiano

Oeste 0 x 1 Bahia: Veja o gol de Kieza para o tricolor

          
Do Portal Futebol Bahiano

Bahia vence o Oeste entra no G4 e seca o Paysandu

Sem a presença do ATRASO, que atende também pelo nome de Sérgio Soares, o Esporte Clube Bahia melhorou. 

Se não tivemos avanços substanciais na qualidade do futebol em si tivemos, sem dúvida, ganhos importantes em disposição, comprometimento e, sobretudo, de coragem, notadamente no primeiro tempo e, assim, o Bahia foi para cima do Oeste hoje à tarde, em Osasco e venceu pelo placar de 1 x 0, em partida em que se faltou a inspiração como antes, sobrou transpiração para vencer a partida e era tudo que precisava neste momento. No segundo tempo, o time pareceu ressuscitar o estilo Sérgio Soares e o Oeste cresceu na partida, no entanto, foram breves espirros que não se transformaram em gripe.

Com o resultado, o Bahia atingiu a marca dos 51 pontos e quando somado com a derrota do Santa Cruz para o Náutico por 3x1 e o empate do Paysandu com o Macaé por 1x1 proporcionou que o tricolor baiano voltasse ao G4.

Agora é pegar o embalo, arrumar as malas e rumar pra casa. Se preparar, já que na terça-feira o tricolor tem outro compromisso com seu torcedor, agora enfrenta o Criciúma, às 21h, na Arena Fonte Nova.

Do Portal Futebol Bahiano

Feira: desempregado consegue vaga após pedir ajuda exibindo cartaz em BR’s

homemfeira
Ele conseguiu uma oportunidade no mercado de trabalho como motorista.

Araci: após ser levado de residência em Pedra Alta, ex-vereador é encontrado morto no povoado de Barbosa

IMG-20151017-WA0075 cópia
Ex-vereador foi encontrado morto após ter sido levado por bandidos quando estava em uma residência no distrito de Pedra Alta | Foto: Divulgação
O ex-vereador de Araci conhecido como ‘Derivaldo do Tapuio’ foi assassinado a tiros na tarde deste sábado (17) na zona rural do município. A informação foi confirmada pela Polícia Militar. 
Segundo testemunhas, Derivaldo estava na residência de parentes de um vereador no distrito de Pedra Alta, quando foi surpreendido por homens armados e encapuzados que o levaram. De acordo com um morador de Pedra Alta, que não quis se identificar, antes de deixar o local, os bandidos ainda dispararam vários tiros para o alto. 
Os comércios do local foram fechados. Segundo informações da polícia, Derivaldo foi achado morto com vários tiros no povoado de Barbosa, distante cerca de 18 quilômetros do local onde ele foi abordado. A polícia faz buscas pela região, mas até a publicação desta reportagem os suspeitos não foram encontrados. 
O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. O caso será investigado pela Polícia Civil. A motivação do crime ainda é desconhecida. 
Redação Notícias de Santaluz

Caravana do Detran orienta agentes de Serrinha sobre conduta em blitz


Na quinta-feira (15), a equipe da Caravana do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) orientou policiais militares e agentes municipais de trânsito, na cidade de Serrinha, sobre o preenchimento correto de autos de infração e o uso do bafômetro nas operações de fiscalização. “Como temos ampliado as blitzes de alcoolemia em todo o estado, é importante passar essas informações aos agentes públicos parceiros do Detran”, disse o coordenador da equipe, Lázaro Brito.

Em blitz realizada na avenida Mário Andreazza, 165 veículos foram abordados, 17 apreendidos e 30 autos de infração lavrados. O aposentado José Raimundo Silva foi autuado e teve o veículo aprendido por estar sem o lacre da placa. "Nunca imaginei que o meu carro estivesse sem o lacre. Vou procurar regularizar a situação, o mais breve possível, porque a gente tem que andar certo", declarou.

O Detran realizou também ações educativas para 140 alunos das escolas municipais Dalva Negreiros e Rubens Nogueira, que aprenderam noções de trânsito em atividades lúdicas. "A cada novo encontro com as crianças no interior do estado, ficamos mais motivados para esse trabalho de implantar a cultura da conscientização no trânsito desde a infância", ressaltou a pedagoga Lise Gama.


Do Portal Clériston Silva

Justiça proíbe exigência da CNH para 'cinquentinhas' em todo o Brasil


A Justiça Federal de Pernambuco, através da juíza Nilcéia Maria Babosa Maggi, concedeu na quinta-feira (15) liminar favorável à Associação Nacional dos Usuários de Ciclomotores (Anuc), em que proíbe a exigência, em todo o território nacional, do uso de habilitação por parte dos usuários deste meio de transporte, também conhecidos como 'cinquentinhas'.

A Ação Civil Pública foi ajuizada na 5ª Vara Federal. No processo, a associação defende a inadequação da aplicabilidade prática da Resolução nº 168/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que iguala a obtenção da Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria A, sendo que o próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diferencia ciclomotores de motocicletas e automóveis.

Outro argumento utilizado é a inexistência no mercado de cursos preparatórios, teóricos e práticos, para formação específica de condutores de veículos ciclomotores, de modo que os usuários estão impossibilitados de obter a ACC, sendo obrigados a apresentar a habilitação.

Assim, a liminar prevê que a União suspenda, no prazo de 48 horas, a contar da intimação da decisão, a obrigatoriedade da habilitação, conferindo aos usuários o direito de conduzir ciclomotores até que seja devidamente regulamentada a ACC.

No dia 31 de julho deste ano, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) publicou uma portaria tirando das prefeituras a responsabilidade de emplacar as cinquentinhas. De acordo com a resolução, esses veículos já deverão sair das lojas emplacados, uma vez que passariam a ser considerados como qualquer outro veículo automotor.

De acordo com o diretor geral do Departamento de Trânsito da Bahia, Maurício Barcelar, o uso do capacete e o porte da Carteira Nacional de Habilitação também continuariam sendo exigidos.


Do Portal CS

Oeste x Bahia: Não temos mais tempo e pontos a perder!

Vivendo situações e momentos distintos na Série B, Bahia e Oeste batem testa neste sábado, às 16h30, no José Liberatti. 

O time paulista vem de uma sequência invicta de 8 jogos sem perder, porém, não tem grandes pretensões no campeonato. Já o Esquadrão, apesar de brigar diretamente pelo G-4, amarga uma série de 5 partidas sem saber o que é vencer.

Pois é, meu amigo. Chutar qualquer placar aqui pode ser desastroso, ainda mais porque fora de casa o rendimento do Bahia cai absurdamente. Mas não podemos esperar nada menos que um triunfo para um time que deseja voltar à elite do futebol brasileiro, triunfo esse que pode levar o tricolor baiano de volta ao G-4 em caso de tropeços do Paysandu e Santa Cruz. O Esquadrão está na 6ª posição, com 48 pontos, mesma pontuação de Papão e Santinha.

A esperança do Bahia tem nome e sobrenome, o ex-interino e agora novo treinador Charles Fabian, sempre chamado nos momentos mais complicados. Porém, o momento é diferente do ano passado quando assumiu o time nas rodadas finais da Série A tentando evitar o rebaixamento, a missão agora é levar o Bahia de volta ao lugar de onde nunca deveria ter saído. 

E, se não for possível trazer de volta um futebol vistoso, pelo menos, que traga eficiência e comprometimento ao time para voltar a vencer. Não temos mais tempo e pontos a perder no campeonato, temos a obrigação de se recuperar, mesmo fora de casa, até para não se distanciar do sonho e principal objetivo em 2015: Retornar à Série A, não é Sr. Marcelo Sant'Ana?!

A única dúvida no time titular para a partida de logo mais está no meio-campo, João Paulo Penha e Rômulo disputam a vaga. Com os retornos de Kieza e Roger e a aposta em Gabriel Valongo na zaga, o time tricolor deve ser formado por: Douglas Pires; Railan, Gabriel Valongo, Gustavo e João Paulo; Paulinho Dias, Souza, Eduardo e João Paulo Penha (Rômulo); Kieza e Roger.

Do Portal Futebol Bahiano

Melhores momentos da partida Vitória 1 x 1 Paraná

O Esporte Clube Vitória ficou apenas no empate em 1 x 1 com o Paraná Clube nesta sexta-feira (16), na Arena Estádio da Fonte Nova em pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. 

Kanu abriu o placar para o Vitória. Thiaguinho empatou para o time paranaense no segundo tempo. Com o resultado, o time baiano soma 56 pontos e manteve e manterá a vice-liderança até o final do complemento da rodada.

Veja os melhores momentos.

           
Do Portal Futebol Bahiano

Arquiteta cria abrigo dobrável de papelão para moradores de rua

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
A cidade de Los Angeles tem mais de 58 mil moradores de rua e para lidar com esse número, a arquiteta Tina Hevespian criou um abrigo de papelão batizado de Cardborigami. Feito de papelão reciclado, o espaço instantâneo é resistente às chuvas e pode ser montado por duas pessoas em 30 segundos.Cardborigami3-450x336Depois de usado, pode ser dobrado e guardado ou carregado com facilidade.A arquiteta foi ainda mais além e criou também uma organização com o mesmo nome de seu produto.Cardborigami3-450x336O objetivo da Cardborigami é fornecer um abrigo portátil e temporário para a população de rua enquanto ela é inserida em programas de habitação e de reintegração social. Além disso, criar empregos na fabricação dos Cardborigamis e preencher as vagas com essas pessoas.
Cardborigami4-450x301
Do Portal A Voz do Campo/Fonte: Catraca Livre

Sou contra o Zona Azul


Ouça o jogo do Braga do Serrinhense Djavan "Tim" que começou 14h

Araci: Agentes de Endemias recebem salários e retornam as atividades nesta sexta-feira (16)

Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa
Os Agentes de Endemias do município de Araci receberam seus salários e retornam as atividades nesta sexta-feira (16). 

A categoria estava com os trabalhos paralisados desde a última terça-feira (13) após terem seus pagamentos atrasados. Em nota ao site A Voz do Campo, a Secretaria de Saúde do município disse que o motivo dos atrasos se deu pela falta de recursos para quitar os vencimentos. 

Ainda segundo a nota, a gestão em momento algum cruzou os braços diante da situação dos respectivos servidores ou de outra. Leia na íntegra a nota (aqui).

Do Portal A Voz do Campo

Governo não terá CPMF e aumentará tributo da gasolina, prevê economista

O economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, afirmou na manhã desta sexta-feira (16) que o governo não conseguirá aprovar a CPMF (Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira) com a presidente Dilma Rousseff no poder e que a única saída para ampliar a arrecadação no curto prazo é aumentar a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) incidente na gasolina.

Segundo ele, “é muito provável” o aumento da Cide de R$ 0,10 para R$ 0,60 por litro de gasolina em novembro, o que traria uma arrecadação de R$ 15 bilhões para o governo e um impacto apenas na inflação de dezembro e na de 2015.

“A Cide é a saída, pois a inflação vai de 9,5% para 10,5% em 2015 e não traria impacto na inflação de 2016, que o governo quer levar para o centro de meta de 4,5%. Por isso, é muito provável que até o fim de novembro o governo aumente a Cide para caber na inflação de dezembro, já que CPMF não vai passar no Congresso com Dilma no governo”, afirmou Vale durante seminário da Canaplan, em Ribeirão Preto (SP). “Se ela sair, a CPMF passa no dia seguinte”, acrescentou.

Durante a palestra, Vale traçou cenários pessimistas para a economia brasileira, com o governo Dilma, e para economias mundiais, de retração na norte-americana e na europeia. Segundo ele, com a presidente deixando o cargo, cenário improvável, o câmbio chegaria a R$ 3 e o clima de otimismo puxaria a retomada econômica. “Se Dilma permanecer, o que é mais provável, teremos três anos de crescimento baixo, inflação alta e o câmbio chega a R$ 5”.

Vale avaliou, ainda, que há sinais de desaceleração da economia nos Estados Unidos, o que deve levar o Banco Central local (Fed) a não aumentar taxa de juros em 2015. “Se a queda for consolidada, a alta dos juros deve ser postergada durante o ano de 2016. Isso significa volatilidade cambial aqui”, disse.

Na Europa, além do impacto do fluxo migratório no continente, a crise de Volkswagen, envolvida em denúncias de fraude no sistema de emissão de poluentes em veículos, deve levar o governo alemão a socorrer a companhia, diante da necessidade de despesas da ordem de 100 bilhões de euros em ações.

Do Portal CN/R7.com

Otto Alencar recebe ameaças de morte pelo Facebook

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.NPKxbVfxu6
Foto: Max Haack/Ag. Haack/Bahia Notícias
O senador Otto Alencar (PSD-BA) estaria sendo vítima de ameaça de morte após ter apresentado uma emenda ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida). 
A emenda apresentada pelo senador, que é titular da comissão e relator do projeto de lei, sugere a exigência de residência médica para formandos em medicina no exterior por período mínimo de dois anos, no país do curso concluído ou em um terceiro país. 
As ameaças foram feitas através do Facebook por um usuário da rede social. De acordo com a assessoria de imprensa do político, uma das ameaças diz: “E se prepara se este projeto passar eh (sic) melhor o senhor aumentar a quantidade de seguranças a sua volta e olhe la (sic) ainda”. Em outra mensagem vinda do mesmo perfil, as ameaças continuam: “[...] não serão poucas as milícias formadas por médicos de origem brasileira formados no exterior que irão se originar querendo lhe matar e será bem feito, porque de políticos como o senhor o povo brasileiro está de saco cheio, e agora a população está prestes a começar a queimar vivo imundícias como o senhor”. O caso está sendo apurado pela Polícia do Senado.
Do Portal NS/Bahia Notícias

Rui Costa é aprovado por 59,5% dos baianos, mostra pesquisa

images-cms-image-000461568
Uma pesquisa realizada pelo pelo Instituto Paraná Pesquisas mediu a popularidade do governador da Bahia, Rui Costa (PT), eleito em 2014. 
Dos 1.325 eleitores ouvidos em 70 municípios baianos entre os dias 9 e 14 de outubro, 59,5% aprovam a administração de Rui, enquanto 33,6% se mostraram insatisfeitos e outros 6,9% não souberam opinar. 
Se o momento é positivo para Rui, a situação é diferente para a presidente Dilma Rousseff (PT). Apenas 13,8% aprovaram o governo federal e 83,3% se mostraram insatisfeitos com a gestão da petista.
Do Portal NS/Metro1

Santaluz: jovem de 22 anos é preso suspeito de tráfico de drogas

IMG-20151016-WA0107 cópia
Ação ocorreu durante patrulhamento de rotina da Polícia Militar | Foto: Divulgação PM
Um jovem de 22 anos foi preso por suspeita de tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (16), em Santaluz. De acordo com a Polícia Militar, uma guarnição da 5ª Companhia do 16º BPM estava em patrulhamento na Travessa Castro Alves, por volta das 21h, quando suspeitou de Cleiton dos Santos Vitório. 
Os policiais resolveram abordar o rapaz e encontraram com ele certa quantidade de maconha. Ainda de acordo com a PM, no momento da abordagem, o jovem confessou que em sua casa havia mais drogas e dinheiro. 
Ao chegar ao local, os policiais militares encontraram R$ 119 e 32 ‘dolões’ de maconha que estavam escondidos em um guarda-roupas. Segundo a PM, o pai do rapaz acompanhou a vistoria ao interior da residência. O suspeito foi encaminhado ao plantão central da Polícia Civil em Serrinha, onde a ocorrência foi registrada.
Redação Notícias de Santaluz

Ávine faz cabelo e barba e aparece de visual novo

Treinador novo, ambiente novo, tudo novo. Assim está o Bahia após Charles Fabian assumir o comando da equipe.
O clima de novidade chegou até o elenco. Teve jogador que mudou até o visual.

Trata-se de Ávine. O lateral-esquerdo resolveu fazer cabelo e barba e apareceu de cara limpa. A imagem foi publicada pelo próprio jogador na sua conta no Instagram.
 
O atleta havia criado a barba por causa de uma promessa durante o tempo que ficou afastado dos gramados em recuperação do grave problema no joelho.

Do Portal Galáticos Online/Foto: Reprodução

Vitória 1 x 1 Paraná: Veja os gols da partida

O Esporte Clube Vitória apenas no empate com o Paraná Clube hoje à noite na Arena Fonte Nova, resultado distante aquilo esperado pelo torcedor rubro-negro que compareceu em números expressivos na Arena Fonte Nova para prestigiar seu time, no entanto, não arranha ou macula a campanha do Leão que seguramente é um dos integrantes da primeira divisão do ano que vem. Kanu marcou para o Vitória, enquanto Thiaguinho empatou para os paranaenses.

O novo compromisso do Esporte Clube Vitória acontece no próximo sábado, quando no Estádio Rei Pelé, em Maceió, encara o Clube de Regata Brasil às 16h30. Para este jogo, o Leão terá os desfalques do volante Pedro Ken penalizado com o terceiro amarelo e o lateral Diego Renan o cartão vermelho.

Veja os gols da partida

           
Do Portal Futebol Bahiano

Vitória só empata com o Paraná na Fonte Nova

Roteiro do confronto em Vitória e Paraná não foi executado exatamente como esperado hoje à noite na Arena Fonte Nova, desta vez os sustos ou sobressaltos não foram descontrolados e acabaram fazendo parte do Cenário. 

O jogo era tranquilo, aliás, uma grande festa para os 21 mil torcedores rubro-negros que estiveram presente hoje à noite na Fonte Nova para comemorar o sucesso no torneio mais importante do clube no ano de 2015. 

O Leão saiu na frente com o zagueiro Kanu marcando de cabeça logo aos 11 minutos do primeiro tempo escorando de cabeça cruzamento de Diego Renan.

No segundo tempo o time não fez uma grande partida como se esperava, mas jogava eficiente para manter o jogo controlado e com possibilidades até de ampliar o placar, no entanto após a expulsão do lateral Diego aos 12 minutos do segundo tempo fez o Paraná crescer que martelou e através de Thiaguinho acabou arrancando um empate até merecido, mas que não estava dentro dos planos do torcedor.

Com o empate, o Leão agora contabiliza 56 pontos e perde a oportunidade de assumir, pelo menos dormir na liderança da Série B, que permanece com o Botafogo. O time carioca com dois jogos a menos enfrenta o Bragantino neste sábado e pode disparar novamente na ponta da tabela dificultando o projeto do Leão em obter o acesso coroando com o titulo.

O novo compromisso do Esporte Clube Vitória acontece no próximo sábado, quando no Estádio Rei Pelé, em Maceió, encara o Clube de Regata Brasil às 16h30. Para este jogo, o Leão terá os desfalques do volante Pedro Ken penalizado com o terceiro amarelo e o lateral Diego Renan o cartão vermelho.

VITÓRIA 1 x 1 PARANÁ
Vitória: Roberto Fernandez; Diogo Mateus, Kadu, Ramon e Diego Renan; Amaral, Flávio (Euller), Pedro Ken (Jorge Wagner) e Vander e Escudero; Elton (David). Técnico: Wagner Mancini

Paraná: Marcos; Ricardinho, Anderson Uchoa, Luciano Castán e Rafael Carioca; Helder (Lúcio Flávio), Rosinei, Fernandes, Éder (Vitor Feijão) e Carlinhos (Thiaguinho); Carlão. Técnico: Fernando Miguel

Gols: Kadu (11-1º) e Thiaguinho (39-2º)
Expulsão: Diego Renan (11-2º)
Cartões amarelos: Pedro Ken, Diego Renan (V). Helder, Éder (P).
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Público: 20.023 pagantes (20.059 total)
Renda: R$ 582.881,00
Local: Fonte Nova, em Salvador


Do Portal Futebol Bahiano

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Vagas de empregos em Serrinha


Na busca do líder, Vitória pronto para encarar o Paraná

O Vitória está definido para duela desta sexta, diante do Paraná, na Arena Fonte Nova. 

Sem mistério, o técnico Vagner Mancini confirmou o time titular com Flávio na vaga de Rhayner, suspenso. "Não temos ninguém que faça a função do Rhayner, especificamente pela velocidade, é um atleta de muita dinâmica. A entrada do Flávio é mais em função dele estar adaptado no sistema de jogo, porque jogou boa parte do campeonato", justificou.

O zagueiro Kanu foi confirmado no time titular ao lado de Ramon, mesmo com o retorno de Guilherme Mattis, que deve ficar no banco. "Volta o Kanu porque eu entendi que hoje tenho Guilherme Mattis, Ramon e Kanu na mesma situação. Teria que optar pela volta do Ramon, que é o que joga melhor pelo lado esquerdo, e a manutenção do Kanu. É o quinto jogo dele, o atleta vem desenvolvendo naquilo que o Guilherme Mattis vinha desenvolvendo lá atrás", finalizou.

O Vitória deve entrar em campo com: Gatito; Diogo Mateus, Kanu, Ramon e Diego Renan; Amaral, Pedro Ken, Flávio e Escudero, Vander e Elton.

Do Portal Futebol Bahiano

Quatro meses de Horário de Verão deve gerar economia de até R$ 7 bi

O adiantamento dos relógios em uma hora, proposto pelo Horário de Verão, deve gerar economia de até R$ 7 milhões, a partir da 00h do próximo domingo (18). A mudança no horário até a meia-noite do dia 21 de fevereiro de 2016 reduzirá a demanda em aproximadamente 2.610 megawatts (MW) nos estados das regiões sul, sudeste e centro-oeste e no Distrito Federal.

A estimativa é do Ministério de Minas e Energia (MME). “Dezenas de países no mundo adotam o Horário de Verão com o objetivo de se obter uma economia na ponta. Com o aumento da claridade, pode-se ter uma redução do consumo. Realmente é um benefício para o País e para o setor elétrico, porque isso significa uma economia nos investimentos em novas fontes de geração. Deixaremos de gastar R$ 7 bilhões”, afirmou o secretário-executivo do MME, Luiz Eduardo Barata. A previsão já leva em consideração a redução de consumo de energia decorrente da redução da atividade econômica no país em 2015, de acordo com o Correio Braziliense. 

O MME disse ainda que o Horário de Verão vai permitir maior segurança operacional da rede de transmissão, com maior flexibilidade para a realização de manutenções. A mudança de horário também possibilita a redução de cortes de carga em situações de emergência nesse período. 

Segundo o MME, as regiões norte e nordeste não adotam o Horário de Verão por não gerar economia de energia significativa, já que a mudança é mais eficaz nos estados mais distantes da Linha do Equador, por causa da diferença na luminosidade.

Do Portal CN/Bahia Notícias

FNDE prorroga validade de documentos do Fies por conta da greve dos bancários

Sem-título14
Foto: Divulgação
Devido à greve dos bancários, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou o prazo de validade de documentos necessários para a contratação e o aditamento das operações de crédito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 
A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, agentes financeiros do Fies, deverão receber até o 20º dia depois do término da paralisação o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) e o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) que venceram durante ou em até dez dias após o fim da greve. 
Portaria do FNDE nº 431/2015, que determina a mudança, foi publicada nesta quinta-feira (15) no Diário Oficial da União. O objetivo da medida é evitar que estudantes sejam prejudicados no processo de contratação ou aditamento por conta da paralisação.
Redação Notícias de Santaluz

Araci: funcionário de lotérica percebe golpe e aciona Polícia Militar, que frustra falso sequestro

IMG-20151015-WA0024
Vítima chegou a sacar dinheiro em lotérica para pagar suposto resgate de sua filha | Foto: Divulgação/PM
A guarnição de Radiopatrulha da 3ª Companhia do Décimo Sexto Batalhão da Polícia Militar, sediada na cidade de Araci, frustrou uma tentativa de estelionato na tarde desta quinta-feira (15). 
De acordo com a corporação, o o caso aconteceu às 14h30, quando a vítima, Roberval Andrade Silva, 56 anos, recebeu uma ligação telefônica onde o autor do estelionato exigia uma quantia de R$ 1,5 mil para liberar a filha dele, em um suposto sequestro. 
Ainda de acordo com a PM, a vítima chegou sacar o dinheiro em uma casa lotérica que fica no centro da cidade, para efetuar o deposito, mas foi impedido de efetivar a operação por um funcionário do estabelecimento, que ao perceber o desespero e o choro da vítima, acionou a guarnição da Polícia Militar, que deslocou-se com a vítima até uma escola onde do homem trabalha, tendo descoberto o falso sequestro. Em seguida, a guarnição conduziu a vítima até a delegacia para registrar a ocorrência. 
Segundo o capitão Agassiz Jorge Silva Sampaio, comandante da 3ª Cia/Araci, “este tipo de golpe tem sido muito frequente em todas as cidades, e praticado por quadrilhas que ligam para as vítimas e simulam o falso sequestro, levando a vítima a efetuar depósitos em dinheiro em contas diversas”. O oficial alerta que “ao receber uma ligação nesses moldes [a vítima] procure de imediato uma guarnição da Polícia Militar para lhe auxiliar na situação. Não siga as orientações do criminoso. A Polícia Militar é o seu braço forte. Conte conosco!”
Redação Notícias de Santaluz

Lula reúne bancada do PT e cobra posição firme contra impeachment

abr-lula1
Foto: Divulgação
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou hoje (15) uma posição “firme” e contundente” da bancada do PT na Câmara contra as investidas da oposição para pedir o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, conforme informou o líder do partido na Casa, Sibá Machado (AC). 
Lula se reuniu na tarde desta quinta-feira com os deputados petistas. De acordo com o líder, o ex-presidente orientou a bancada a partir para o enfrentamento com a oposição. “Ele orientou a bancada a não aceitar, como diz o ditado, ‘a não levar gato ensacado para casa.” “Não tem essa sobre impeachment. É bateu, levou.” Sibá Machado afirmou que a oposição não vai “levar o golpe na caneta”. 
Ele classificou como vexatória a tentativa da oposição de afastar Dilma por conta das chamadas pedaladas fiscais. O líder defendeu a prática do governo com o argumento de que ela serviu para garantir o pagamento de benefícios sociais, como o Bolsa Família. Segundo Sibá, Lula fez um chamado para que o partido não trate o tema do impeachment como “brincadeira”. A reunião teve participação de 12 integrantes da bancada. “Sempre temos esse bate-papo com a bancada, sem pauta ajustada previamente, quando Lula vem a Brasília.
Do Portal NS/Agência Brasil

Com apoio de Gika Lopes, alunos do Projeto “Bola no Pé, Livro na Mão” visitam a Assembleia

A Assembleia Legislativa teve um dia especial nesta quinta-feira (15) ao receber 16 alunos do Projeto “Bola no Pé, Livro na Mão”. A iniciativa, apoiada pelo deputado estadual Gika Lopes, teve o objetivo de levar conhecimento sobre as funcionalidades da Casa para os jovens, preparando-os para a consciência política. 

O Projeto “Bola no Pé, Livro na Mão” oferece escola de futebol gratuita a jovens carentes moradores do Doron e região, ao mesmo tempo que os orientam a valorizar os estudos, mostrando seus direitos e deveres e preparando-os para a convivência em sociedade. 

Para Ubirajara Silva (Bira), diretor-geral do projeto, a intenção de trazê-los até a Assembleia faz parte do trabalho educacional do grupo. “Nossa filosofia é, por meio do esporte, garantirmos para esses jovens uma maneira diferente de encarar a vida, valorizando os estudos,” afirmou.

O aluno Felipe Seixas, 12 anos, disse estar muito alegre com a oportunidade de visitar a Assembleia. “A visita foi muito legal porque eu já tinha ouvido falar daqui e nunca tinha vindo. Até conheci o presidente Marcelo. Agora sei que é aqui onde acontecem reuniões dos deputados,” disse. 

Programação

Na programação da visita, os alunos foram ao plenarinho para as boas-vindas e algumas orientações, depois visitaram a presidência, onde foram recebidos pelo presidente Marcelo Nilo. Logo em seguida, visitaram o memorial, o plenário e o plenarinho novamente, mas desta vez para uma palestra sobre as funcionalidades da Assembleia.

Da Assessoria de Comunicação do Deputado estadual Gika Lopes (PT)

Com queda de popularidade de Dilma, Aécio cresce no Nordeste, aponta pesquisa


A onda de impopularidade contra o governo Dilma Rousseff fez o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) virar de vez o jogo na Bahia, mais forte reduto do PT entre os maiores estados brasileiros. É o que aponta a nova pesquisa do Instituto Paraná sobre as intenções de votos dos baianos para a sucessão presidencial de 2018.

De acordo com o levantamento, o tucano lidera em todas as simulações de páreo para os dois turnos eleitorais. Na primeira, aparece com 30,4%, contra 27,5% do ex-presidente Lula (PT) e 18,8% da ex-senadora Marina Silva (Rede) .

A sondagem anterior, publicada em julho, colocava Aécio três pontos percentuais abaixo de Lula. Já no cenário em que o candidato do PT é o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, o presidenciável do PSDB lidera com folga: 32,6%, ante 21,5% de Marina e 20,3% do petista. No confronto direto, o mineiro venceria Wagner, Lula e Marina com 13, dez e oito pontos percentuais de vantagem, respectivamente.

Antipatia em alta - O Instituto Paraná mediu também o índice de rejeição do eleitorado baiano aos três principais presidenciáveis. No universo de 1.325 entrevistados em 70 municípios do estado, 48% disseram não votar em Lula de jeito nenhum. Marina aparece em segundo, com 36,4%, seguida por Aécio, citado por 29,2%.

Bloco do adeus - A pesquisa confirmou ainda o amplo apoio dos eleitores do estado a um eventual impeachment da presidente Dilma. Segundo o instituto, 68% se dizem a favor da ação, 0,3 ponto percentual a menos que julho. Outros 23,7% são contrários. O levantamento, realizado entre os últimos dias 9 e 14, tem margem de erro de três pontos.


Do Portal CS