SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 11 de junho de 2022

No aniversário do município de Serrinha, nossa homenagem a uma pessoa que representa muito bem o nosso povo

Hoje, segunda-feira, dia 13 de junho, o nosso querido município de Serrinha está completando 146 anos e eu escolhi uma pessoa que pode representar a nossa cidade muito bem.

A personagem que escolhi para homenagear no dia do aniversário da cidade é a nossa querida Jaqueline Souza, mas conhecida como Jaqueline da Rádio. Uma mulher guerreira, de fibra, que luta em prol da igualdade social, ela que tem no sangue e no coração bondoso, o dom de ajudar as pessoas, independente de qualquer tipo de interesse político.

Ela é uma pessoa que não para um dia sequer. Jaqueline esteve na Câmara de vereadores e se destacou muito nos 5 meses de mandato. Para nós não foi nenhuma surpresa, pois já era de se esperar, porque quem conhece ela sabe do carisma e do amor que tem pelo próximo.

Não vejo nela apenas a vontade de ajudar só pela política, pois se fosse assim não faria várias ações para pessoas de outras cidades, a exemplo da campanha que foi feita para o povo de Riachão do Jacuípe na enchente que aconteceu no ano de 2016 onde ela fez a maior campanha e usou a rádio Continental e mobilizou a população serrinhense e da região para ajudar os irmãos jacuipenses naquele momento tão difícil.

Já vimos ela fazer campanhas para ajudar pessoas que estavam com problemas de saúde, a exemplo de conseguir regulações para pessoas de outras cidades, como Tucano. Recentemente, Jack se sensibilizou com a família no sumiço de dona Gracília no município de Teofilândia. Fez o apelo junto a polícia que mobilizou a corporação na busca pela mulher desaparecida.

Ela que é natural de Juazeirinho e tem seu povoado no coração, é uma mulher com um currículo político invejável. Com sua forma fácil de se comunicar e se relacionar tem acesso fácil aos políticos a nível de Estado e até de Brasil.

Jaqueline tem o projeto "Fazer o bem faz bem". Ela está no social, ama o esporte, está presente em quase todos os lugares. Ama e pratica o ciclismo e  está à frente da Rádio Continental na função de gerente há quase 15 anos. É braço direito do conselheiro Dr. Plínio Carneiro e tem o respeito do senador da República Otto Alencar. Foi assessora do atual Governador da Bahia, Rui Costa, quando este era Deputado Federal, também foi Secretária da bancada do PSD no Estado.

Atualmente é secretária do PSD municipal, além de ter sido assessora do vereador Rogério da Cerâmica e tesoureira da Câmara de Vereadores de Serrinha.

Ela veio de família pobre mais não deixou de lutar um só momento e hoje é órfã de pai e mãe, mas isso não foi motivo para ela desanimar e deixar de lutar, pelo contrário, ganhou foi mais força e coragem para enfrentar todas as adversidades.

O nosso mundo precisa de mais pessoas como você,  que pelo seu jeito carinhoso e atencioso com os menos favorecidos ganhou o nome de mãe dos pobres. Nome este merecido, porque você faz a diferença e tenho certeza que a nossa cidade perdeu muito com a sua saída da Câmara, porém também sabemos que mesmo sem estar com o mandato você não para de lutar e continua ajudando quem precisa.

Parabéns Serrinha! Parabéns Jaqueline da Rádio!

Por Cival Anjos


Veja vídeo da confusão generalizada do jogo entre Atlético-CE e Vitória

Veja vídeo da confusão generalizada do jogo entre Atlético-CE e Vitória
Foto: Reprodução / DAZN

O final do jogo entre Atlético-CE e Vitória (veja aqui), no PV, foi marcado por cenas lamentáveis. Após se desentenderem dentro de campo e serem expulsos, Eduardo, do Leão, e Yan Costa, da Águia, trocaram agressões na hora de sair para o vestiário. 

 

Eduardo acertou um soco no rosto de Yan Costa, que devolveu acertando chutes no adversário. Depois, outras pessoas se envolveram na briga.

 

Veja o vídeo

 


Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama / Nuno Krause

“Eu já contei 60 feridas”, diz o primeiro brasileiro infectado pela varíola dos macacos

Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

“Eu já contei 60 feridas, mas estou ótimo. Não há motivos para pânico. Eu não vejo a hora de sair daqui para voltar ao trabalho. Aliás, eu já até trabalhei daqui do hospital”, relatou o primeiro brasileiro diagnosticado com varíola dos macacos. O homem, de 41 anos, está em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, desde 6 de junho. Ele pediu para não ser identificado.

“Não estou preocupado em ser visto como o primeiro brasileiro com varíola dos macacos. Quero poder mostrar às pessoas que estou bem, que fui e estou sendo cuidado por excelentes médicos. Que um momento de dor sirva para a ciência brasileira desenvolver proteção a todos. A melhor proteção é a informação verdadeira. Sou a favor da ciência e aceito participar de pesquisas”, afirmou.

O paciente disse que agora está bem e sem dores, mas no começo foi bem diferente. “O pior aconteceu ainda em casa. Tudo aquilo que a gente lê na internet: exaustão, febre, cansaço, dor de cabeça, dor no fundo do olho. É muito forte mesmo”, contou.

“Não tenho febre, só tomo remédio para dor e estou comendo normalmente. Tenho 60 feridas. Sem analgésicos, elas, principalmente as que estão na mucosa, como boca e garganta, doem muito. Mas a maior dor mesmo foi nos gânglios, que estavam inchados”, prosseguiu o homem.

Os primeiros sintomas, como cansaço, dor no corpo e algumas coceiras, surgiram ainda no final de maio, dias depois de ele chegar ao Brasil de uma viagem à Europa que fez com a mãe. A mulher está bem, sendo monitorada, assim como todas as pessoas que tiveram contato com o paciente.

“Minha viagem foi por um motivo tão lindo, que era levar minha mãe para conhecer a Europa e comemorar o aniversário dela lá. Ela amou. A doença foi um imprevisto, mas que vai se resolver. Eu não sei se peguei em Lisboa ou Barcelona. Eu pensei que era Covid ou amigdalite. Já estava até isolado. Cheguei até a fazer exame de Covid. Aí meu médico pediu para eu vir para o Emílio Ribas”, relatou.

O homem contou que ainda não sabe quando terá alta, pois é preciso aguardar que as feridas cicatrizem, mas a primeira coisa que ele quer fazer quando sair do hospital é ver a mãe e os seus gatos. Depois, voltar aos projetos do trabalho e aos planos de vida.

“Quero muito que as pessoas entendam que é uma doença que precisa de cuidados como outra qualquer. Que pode ser pega como um sarampo ou catapora. Homens e mulheres. Que todas as ações que aprendemos com a Covid são muito úteis para todas as doenças. Eu estou me cuidando e espero que as pessoas se protejam também”, finalizou.

O Instituto Adolfo Lutz confirmou, na quinta-feira (09), que o paulistano é o primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil.

Do Portal Ailton Pimentel*Com informações do G1

Futebol: Prefeitura Municipal de Serrinha anuncia nova competição, a Copa do Brasil Serrinhense

1ª Copa do Brasil Serrinhense. Foto Reprodução
A Prefeitura Municipal de Serrinha, anunciou através de uma postagem na tarde da sexta-feira (10), que a Secretaria Municipal de Esportes, irá organizar, a 1º Copa do Brasil Serrinhense. Uma nova competição que reunirá diversas equipes do município.

Na publicação, que também foi anunciada pelo Prefeito Adriano Lima, destacou-se: "Preparem-se, vem aí a primeira Copa do Brasil Serrinhense! A partir de julho, 22 equipes disputarão o maior campeonato de futebol da região!" finalizou. Ainda não foi revelado qual será a data de início da competição, como funcionará o modelo do torneio, regulamento e quais equipes estarão no páreo.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman

Professor de escola de futebol é condenado a mais de 80 anos de prisão por estuprar alunos

Professor de futebol é condenado a mais de 83 anos de prisão por estuprar alunos em Porto Seguro | Foto: Arquivo pessoal

Um homem foi condenado a 83 anos e 11 meses de prisão em regime fechado, por estuprar seis crianças e adolescentes alunos de uma escolinha de futebol onde atuou como professor em Trancoso, distrito da cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia. As informações são do g1.

De acordo com a sentença, a decisão da juíza Michele Menezes, da segunda vara criminal de Porto Seguro, foi assinada no dia 30 de maio, mas a divulgação ocorreu nesta sexta-feira, 10 de junho. Wanderson de Souza Vieira estava preso desde novembro de 2020, quando a mãe de uma das crianças denunciou o caso.

Segundo a polícia, as investigações apontam que o então professor teria abusado sexualmente de alunos da escolinha de Futebol Júnior Trancoso, entre os anos de 2016 a 2019.

A juíza responsável pelo caso ainda afirma que ficou comprovado o crime de estupro de vulnerável do treinador contra seis vítimas.

Além dos abusos, Wanderson de Souza Vieira também tirava fotos íntimas das vítimas. Ele utilizava as fotos para ameaçar os adolescentes e dizia que, caso contassem sobre os abusos, divulgaria o conteúdo.

O treinador também usava o esporte como ameaça. Segundo a delegada, ele dizia que os alunos perderiam chances em grandes campeonatos se o denunciassem.

Em 2020, a delegacia de Arraial D’ Ajuda começou a investigar o professor após a mãe de um aluno ligar pra o Disque Denúncia.

Wanderson de Souza Vieira mantinha relações sexuais com os alunos no centro de treinamento da escolinha, nas viagens com o grupo e no primeiro andar da casa onde morava com a mãe, em Trancoso. Ela foi ouvida e disse que não sabia de nada.

Na ocasião, ele foi preso temporariamente e investigado pelos crimes de estupro de vulnerável, favorecimento de prostituição a menores, corrupção de menores e divulgação fotográfica envolvendo menores.

Do Portal NS

Comerciante constrói o próprio jazigo, põe foto e até aponta data de morte: ’em breve’

Homem que está vivo faz próprio jazigo e põe ’em breve ‘ no espaço da data de morte | Imagem: Reprodução/g1

O cemitério de Vila Mendes, em Limoeiro, no Agreste pernambucano, ganhou uma construção que está dando o que falar. Um comerciante ficou “famoso” no pequeno distrito de pouco mais de 7 mil habitantes ao erguer o próprio jazigo. No espaço reservado para a data do óbito está escrito “em breve”, ao lado de uma foto colorida dele, que ainda está bem vivo.

“Não tenho medo de morrer. Estou esperando por ela [a morte]”, declara Cleyton Melo de Souza, em entrevista por telefone ao g1.

Aos 36 anos, casado e pai de três filhos de 6, 11 e 18 anos, Cleyton é dono de uma padaria localizada em Mendes, distante seis quilômetros do Centro de Limoeiro. Na localidade, a vida é bem tranquila e o celular nem sempre pega direito.

A padaria ele herdou de um cunhado. Bem de saúde e tranquilo quanto aos negócios, ele disse que pensou na obra da própria tumba para “ser homenageado ainda em vida”.

“Eu ia ao cemitério para acompanhar enterros e ficava pensando nas pessoas que estavam lá, num cantinho, e ninguém via. Eram homenagens discretas. Aí, fiz a minha tumba para ver as pessoas me homenageando de verdade”, afirmou o comerciante, se divertindo da inusitada construção.

O jazigo de Cleyton custou R$ 3.500, incluindo o “terreno”, material e mão de obra. “Fui lá e falei com o administrador, disse que ia fazer e ele deixou”, contou.

Homem que está vivo faz próprio jazigo e põe ’em breve ‘ no espaço da data de morte | Imagem: Reprodução/g1

Na obra, em formato de “capelinha”, há espaço para dois caixões. É possível observar duas fotos de Cleyton, e um local para acender velas e colocar plantas.

O serviço terminou em 2021, mas começou a ganhar mais notoriedade depois que uma pessoa foi ao pequeno cemitério, se deparou com a construção e gravou um vídeo.

Essas imagens, enviadas para ao g1 pelo WhatsApp, mostram com detalhes a construção feita pelo comerciante, com direito a uma narração.

“Por favor, vê que visão isso aqui”, começa o homem no vídeo. “Isso mesmo. Dá uma pausa no vídeo aí. Isso mesmo. O rapaz ainda está vivo e já fez a própria catacumba”, informa o visitante do cemitério de Mendes.

Cleyton disse que não sabe quem é a pessoa que fez o registro, mas se divertiu ao saber que estava “ficando conhecido”.

O comerciante contou que tudo começou na época do primeiro pico da pandemia, ainda em 2020.

Ele admitiu ter ficado abalado com mortes de pessoas próximas e passou a refletir sobre como seria o seu próprio óbito e como “seria lembrado” pelos familiares e amigos. Assim, descobriu que gostaria de não ser apenas mais um morto naquele cemitério.

Passado certo tempo, começou a ser divertir com a repercussão provocada pela construção do jazigo para ele mesmo. E até se surpreendeu com as pessoas visitando a sua catacumba, no Dia de Finados, em 2021.

“Estava curioso para saber como seria. Fui lá e vi o pessoal colocando velas lá. E tinha muita vela, viu. Fiquei pouco tempo para as pessoas não ficarem brincando muito lá”, disse.

Sobre a obra, Clayton afirma que tem “orgulho” do produto final. “Tem espaço para dois caixões”. Sobre o fato de ter escrito “em breve” no espaço para a data de morte, ele respondeu rápido. “Pode ser daqui a cinco horas ou 50 anos”, declarou.

O bom humor de Cleyton só diminui quando fala sobre a reação da própria mulher. “Ela ficou meio brava. E eu ainda disse que ia colocar a foto dela também”, contou, em tom de brincadeira.

Em relação aos amigos, o comerciante definiu de maneira resumida a situação: “O apelido ainda não pegou muito, mas já me chamam de Clayeton da Tumba”. Ao se despedir, garantiu que iria se cuidar e cumprir a recomendação de “ficar bem vivo”.

Do Portal NS

Em jogo marcado por confusão no final, Vitória empata com o Atlético-CE fora de casa

Em jogo marcado por confusão no final, Vitória empata com o Atlético-CE fora de casa
Foto: Reprodução / DAZN

Com um a mais desde o início do segundo tempo, o Vitória empatou com o Atlético-CE, neste sábado (11), fora de casa, pela 10ª rodada da Série C do Brasileirão. O Leão até saiu na frente, com Rafinha, mas cedeu o empate ainda na etapa inicial, e não conseguiu voltar à frente. Placar final: 1 a 1.

 

O jogo foi marcado por uma confusão generalizada no final. Os jogadores Eduardo, do Leão, e Yan Costa, da Águia, trocaram agressões. O fato ocorreu após ambos serem expulsos de campo, quando já haviam protagonizado empurrões.

 

Na saída para o vestiário, Eduardo acertou um soco no rosto de Yan Costa, que tentou devolver e caiu no chão, acertando chutes no adversário. Depois, outras pessoas se envolveram na briga. 

 

Eduardo e Yan Costa trocaram agressões | Foto: Reprodução / DAZN

 

A próxima partida do Leão é contra o Botafogo-SP, no dia 19 de junho, às 17h, no Barradão. 

 

O JOGO

Com boa troca de passes, o Atlétcio Cearense construiu a primeira boa chance da partida, aos 6 minutos. Vanderlan recebeu dentro da área, fez bonito corte em Alemão e finalizou de esquerda. A bola explodiu na zaga rubro-negra e saiu.

 

O Vitória respondeu bem aos 16. Rafinha cobrou falta colocada e a bola passou muito perto da trave direita de Carlão. 

 

Aos 19, Sánchez cruzou da esquerda e a bola quase entrou direto no gol. No minuto seguinte, após cobrança de escanteio, Gabriel Santiago tabelou dentro da área com Roberto e chutou de direita. Carlão caiu no canto para fazer bela defesa.

 

Contra-ataque mortal

 

O gol do Leão saiu aos 31 minutos, em contra-ataque mortal. Alemão roubou a bola na defesa, Rafinha partiu em velocidade e tabelou com o próprio lateral antes marcar pela quarta vez com a camisa rubro-negra.

 

Empate amargo

 

A Águia assustou primeiro aos 38. Lucas Bessa cobrou falta no ângulo e Lucas Arcanjo voou para espalmar para escanteio. Na cobrança, o próprio fatiou na área, Ryan ajeitou de cabeça e Caio Acaraú pegou de primeira para estufar as redes e empatar o jogo.

 

Segundo tempo 

 

A etapa final começou de um jeito promissor para o Vitória. Logo aos 3 minutos, Vanderlan fez falta dura em Alemão e terminou expulso, após levar o segundo amarelo, deixando o Rubro-Negro com um homem a mais.

 

Aos 11 minutos, Eduardo arriscou de muito longe e a bola passou raspando o travessão adversário.

 

Aos 16, Gabriel Santiago invadiu a área em velocidade e caiu após disputa com Zé Carlos, reclamando de pênalti. O juiz mandou o jogo seguir. 

 

Eduardo voltou a levar perigo aos 23 minutos. O meia pegou a sobra na entrada da área e mandou uma bomba, obrigando Carlão a fazer ótima defesa. 

 

No minuto seguinte, foi a vez de Alisson Santos arriscar o chute. Carlão, dessa vez, defendeu em dois tempos. 

 

A melhor oportunidade veio aos 39 minutos. Alisson Santos encontrou Alan Pedro pelo meio. O atacante entrou com liberdade na área e tinha Rafinha livre ao seu lado, mas optou por chutar, e mandou para fora. 

 

A confusão começou já nos acréscimos, e terminou com as expulsões de Eduardo, Yan Costa, Mateus Moraes e Éverton Potiguar. 

 

Jogo foi marcado por confusão no final | Foto: Reprodução / DAZN

 

FICHA TÉCNICA
Atlético Cearense x Vitória
Série C – 10ª rodada
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
Data: 11/06/2022 (sábado)
Horário: 19h
Árbitro: Denis da Silva Serafim (A)
Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araújo (AL) e Rondinelle dos Santos Tavares (AL)
Cartões amarelos: Dionísio, Alan Pedro, Marco Antônio, Léo Gomes, João Pedro, Eduardo e Dinei (Vitória) / Vanderlan, Lucas Bessa e Ari (Atlético-CE)
Cartões vermelhos: Vanderlan, Yan Costa e Éverton Potiguar (Atlético-CE) / Eduardo e Mateus Moraes (Vitória)
Gols: Rafinha (Vitória) / Caio Aracaú (Atlético-CE)

 

Atlético Cearense: Carlão; Ceará, Caio Acaraú, Ryan e Zé Carlos; Guto (Wilker), Leylon e Lucas Bessa (Vitinho); Marcelinho (Yan Costa), Vanderlan e Iury Tanque (Ari). Técnico: Roberto Carlos.

 

Vitória: Lucas Arcanjo; Alemão, Danilo Cardoso, Marco Antônio e Sánchez; Léo Gomes (João Pedro), Dionísio (Alan Pedro) e Gabriel Santiago (Alisson Santos); Roberto (Eduardo), Tréllez (Dinei) e Rafinha. Técnico: Fabiano Soares.


Do Portal Bahia Notícias/por Nuno Krause

CBF define data e horário dos jogos do Bahia nas oitavas da Copa do Brasil

CBF define data e horário dos jogos do Bahia nas oitavas da Copa do Brasil
Bahia venceu o Azuriz na 3ª fase | Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

O Bahia já tem data e horário para enfrentar o Athletico-PR pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite desta sexta-feira (10), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a relação de todos os confrontos da fase de mata-mata. 

 

O Esquadrão entra em campo no dia 22 de junho, pelo jogo de ida, na Arena Fonte Nova, às 19h30. A volta, que ocorre na Arena da Baixada, será em 12 de julho, às 20h30. 

 

A equipe que se classificar para as quartas de final receberá R$ 3,9 milhões em premiação. Como entrou na terceira fase, por ter sido campeão da Copa do Nordeste, o Bahia acumula R$ 4,9 milhões, já que não teve direito às cotas das fases anteriores. 

 

Para chegar até as oitavas, o Esquadrão desbancou o Azuriz-PR, após dois empates. A classificação foi decidida nos pênaltis. 

 

Confira as datas e horários de todos os confrontos de ida: 

 

Quarta-feira, 22 de junho

19h30 - Bahia x Athletico-PR 
19h30 - Fortaleza x Ceará 
21h30 - Corinthians x Santos 
21h30 - Atlético-MG x Flamengo 

 

Quinta-feira, 23 de junho

19h - Fluminense x Cruzeiro 
20h - São Paulo x Palmeiras 
21h30 - Atlético-GO x Goiás 

 

Quinta-feira, 30 de junho

19h - América-MG x Botafogo 

 

Confira as datas e horários de todos os confrontos de volta:

 

Terça-feira, 12 de julho

20h30 - Athletico-PR x Bahia 
21h - Cruzeiro x Fluminense 

 

Quarta-feira, 13 de julho

19h - Goiás x Atlético-GO 
19h30 - Ceará x Fortaleza 
21h30 - Santos x Corinthians 
21h30 - Atlético-MG x Flamengo 

 

Quinta-feira, 14 de julho

20h - Palmeiras x São Paulo 
21h - Botafogo x América-MG


Do Portal Bahia Notícias

Bahia chega ao fim de semana com 782 novos casos e 2,3 mil pessoas com Covid-19

Bahia chega ao fim de semana com 782 novos casos e 2,3 mil pessoas com Covid-19
Foto: Mateus Pereira / GOVBA

A Bahia atingiu o patamar de 2.314 casos ativos de Covid-19 nesta sexta-feira (10). No último dia útil que antecede o feriado de Dia dos Namorados, 782 pessoas foram detectadas com a doença, que já matou, somente no estado, 29.953. 

 

Os dados são do boletim publicado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no final da tarde de ontem e contabiliza os registros das últimas 24 horas anteriores à divulgação. A secretaria informou que, no período, duas mortes foram contadas. 

 

Ao todo, 1.553.716 baianos testaram positivo para o vírus desde o início da pandemia. 

 

Em nota, a Sesab disse que "o acúmulo de casos por conta da inoperância dos sistemas do Ministério da Saúde durante quatro dias e podem sofrer alterações". "A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas", explicou a pasta.

 

O boletim epidemiológico desta sexta-feira (10) contabiliza ainda 1895118 casos descartados e 336594 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17h.


Do Portal Bahia Notícias

Jacuipense anuncia a volta de Adriano Michael Jackson, ex-Bahia

 

Jacuipense anuncia a volta de Adriano Michael Jackson, ex-Bahia
Foto: Renan Oliveira / Jacuipense

O Jacuipense anunciou, neste sábado (11), a volta do atacante Adriano Michael Jackson. O jogador, que teve boa passagem pelo Bahia em 2010, chega para reforçar o Leão do Sisal, clube pelo qual atuou também no ano passado, na disputa da Série D do Brasileirão. 

 

Natural de Valença, Adriano assinou contrato até o fim da competição. Neste momento, o Jacupa é o quarto colocado do Grupo 4 do certame, com 10 pontos conquistados em oito rodadas.

 

Hoje com 34 anos, o atacante acumula passagens também por Palmeiras, Fluminense, Santa Cruz, Dalian Shide, FC Seoul e outro clubes. 

 

Pelo Bahia, em 2010, ele disputou 28 partidas e marcou 16 gols. Em sua primeira passagem pelo Jacuipense, esteve em campo em cinco oportunidades e balançou as redes duas vezes.


Do Portal Bahia Notícias

Bacia do Jacuípe: Acidente envolvendo Hilux e Palio deixa três feridos na BR 324

Bacia do Jacuípe: Acidente envolvendo Hilux e Palio deixa três feridos na BR 324
Foto: Reprodução/Calila Notícias

Mais um acidente foi registrado na  BR 324, entroncamento da BA 233 no sentido cidade de Pé de Serra no território da Bacia do Jacuípe. O acidente envolveu uma Toyota Hilux e um Fiat Palio na tarde desta sexta-feira (10).

 

Segundo o Calila Notícias, a Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses foi solicitada para prestar socorro as vítimas e ao chegar no local encontrou o Palio fora da pista com dois ocupantes, identificados como Erenildes Lopes Lima e Antônio Lafaiete Silva Lima, moradores de Pé de Serra.

 

De acordo com o coordenador da brigada, Lucival Souza, quando a equipe chegou ao local encontrou os ocupantes do Palio em estado de choque, um reclamava de fortes dores no tórax, e o outro também se queixava de dores no tórax e coluna e foram socorridos para o Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe que fica a cerca de 5 km do local do acidente.

 

O condutor da caminhonete não teve o nome revelado, porém, segundo Lucival é morador do Distrito Pedras Altas, em Capim Grosso, ele teve apenas escoriações leves, mas mesmo assim foi conduzido para o hospital, nenhum corre risco de morte. A equipe de socorristas não soube informar as circunstancias do acidente.


Do Portal Bahia Notícias

Roberto Carlos elogia Anitta e não descarta uma parceria com a cantora

Roberto Carlos elogia Anitta e não descarta uma parceria com a cantora
Foto: Renato Rocha Miranda

O cantor Roberto Carlos fez diversos elogios a Anitta durante uma coletiva de imprensa na noite de quinta-feira (9), antes de se apresentar na Praia do Forte. Segundo o Extra, o cantor mostrou que acompanha a carreira da artista e sua repercussão internacional.

 

"Anitta é uma grande artista. Eu a respeito muito, admiro a capacidade dela. Ela tem conseguido coisas fantásticas aqui e lá fora. Ela tem um senso de profissionalismo muito grande. Admiro a maneira com a qual ela tem conduzido sua carreira. Ela é fantástica", disse Roberto, que ainda completou ao ser questionado sobre uma parceria entre os dois: "Não pretendo fazer um dueto, por enquanto, com alguém. Não tenho isso programado no momento. Mas se Anitta me apresentasse alguma coisa e eu tivesse interesse, não teria nada contra".


Não é a primeira vez que o rei fala sobre sua admiração à cantora, em 2013 Anitta e Roberto Carlos dividiram o palco no especial de fim de ano da Rede Globo.


Do Portal Bahia Notícias

Estudantes da rede estadual recebem novo crédito do 'Bolsa Presença'

Estudantes da rede estadual recebem novo crédito do 'Bolsa Presença'
Foto: Reprodução/SEC

O governo da Bahia disponibilizou, nesta sexta-feira (10), um novo crédito do Bolsa Presença para as famílias dos estudantes da rede estadual de ensino cadastradas no CadÚnico e em condições de vulnerabilidade socioeconômica. O programa, que tem como objetivo assegurar que os filhos permaneçam na escola,  contempla 301 mil famílias e 341 mil alunos. 


A ação promovida pelo estado assegura R$ 150 por mês, acrescido de R$ 50 a partir do segundo estudante matriculado na rede estadual de ensino. O benefício, que faz parte do Programa Estado Solidário, do governo estadual, vem contribuindo com a permanência dos estudantes de baixa renda em sala de aula, fortalecendo o seu processo de ensino e aprendizagem. 


A concessão do benefício está vinculada à assiduidade nas aulas ministradas pela unidade escolar em que o aluno está matriculado; à participação obrigatória dos alunos nas avaliações de aprendizagem promovidas pela unidade escolar, visando orientar o acompanhamento pedagógico; e à manutenção dos dados cadastrais atualizados na unidade escolar e de sua família no CadÚnico.


Do Portal Bahia Notícias

São Paulo confirma 2º caso de varíola dos macacos

São Paulo confirma 2º caso de varíola dos macacos
Foto: Reprodução/UOL

São Paulo confirmou neste sábado (11) o segundo caso de varíola do macaco no estado. O paciente é um homem de 29 anos, que está isolado em sua residência em Vinhedo (a 85 km de SP).
 

O caso é considerado importado, já que o paciente tem histórico de viagem para Portugal e Espanha e teve os sintomas e as primeiras lesões na pele ainda na Europa.
 

O primeiro caso da doença foi confirmado na quarta-feira (8) também em um homem de 41 anos que tinha viajado para os mesmo países. Ele segue internado em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, com boa evolução do quadro clínico, segundo o governo do estado.
 

O resultado positivo deste segundo caso foi confirmado por um laboratório espanhol, após o desembarque do homem no Brasil nesta quarta-feira, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.
 

Há ainda um outro caso em investigação desde a semana passada, de uma mulher de 26 anos, moradora da capital paulista. Neste caso, a paciente não tem histórico de viagem a outros países.
 

Em todo o país, há pelo menos oito casos suspeitos da varíola dos macacos em investigação, conforme nota do ministério divulgada na quarta. São pessoas que moram em Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo.
 

O governo federal criou uma sala de situação para acompanhar o avanço da doença.
 

No mundo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) contabiliza mais de 1.000 casos confirmados em 29 países. Nenhuma morte foi registrada.
 

A doença é causada pelo monkeypox, um vírus do gênero Orthopoxvirus. Outro patógeno que também é desse gênero é o que acarreta a varíola, doença erradicada em 1980.
 

Embora tenham suas semelhanças, existem diferenças entre as duas doenças. Uma delas é a letalidade: a varíola matava cerca de 30% dos infectados. Já a varíola dos macacos conta com uma taxa de mortalidade entre 3% a 6%, segundo a OMS.
 

Os sintomas mais comuns aparecem dentro de seis a 13 dias após a exposição, mas podem levar até três semanas. As pessoas que adoecem geralmente apresentam febre, dor de cabeça, dor nas costas e nos músculos, inchaço dos gânglios linfáticos e exaustão geral.
 

Cerca de um a três dias após a febre, a maioria das pessoas também desenvolve uma erupção cutânea dolorosa característica desse gênero de vírus. A erupção pode começar no rosto, nas mãos, nos pés, no interior da boca ou nos órgãos genitais do paciente e progredir para o resto do corpo.
 

A doença já era conhecida, mas vinha sendo registrada principalmente em países africanos. O que deixou a comunidade científica em alerta foi a disseminação rápida do vírus para outros países fora da África.


Do Portal Bahia Notícias/por Isabela Palhares | Folhapress

Otto Alencar é internado com fortes dores e faz cirurgia renal de urgência

Otto Alencar é internado com fortes dores e faz cirurgia renal de urgência
Foto: Bahia Notícias

O senador Otto Alencar (PSD) foi internado na noite desta sexta-feira (10), no Hospital Aliança, em Salvador, com fortes dores e foi submetido com urgência a um procedimento cirúrgico nos rins.

 

De acordo com informações apuradas pelo Bahia Notícias, o parlamentar baiano fez a cirurgia na manhã deste sábado (11) e segue hospitalizado. 

 

Alencar é pré-candidato à reeleição no Senado na chapa do ex-secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT) e do atual presidente da Câmara, Geraldo Júnior (MDB).


Do Portal Bahia Notícias

Bahia supera o Operário fora de casa e emplaca 3º triunfo seguido na Série B

Bahia supera o Operário fora de casa e emplaca 3º triunfo seguido na Série B
Foto: Felipe Santana / EC Bahia

No frio de Ponta Grossa, o Bahia conquistou o seu terceiro triunfo consecutivo nesta Série B. Dentro do estádio Germano Krüger na noite deste sábado (11), o Esquadrão superou o Operário por 1 a 0 com gol marcado por Lucas Mugni.

 

Com o resultado, o Tricolor vai aos 25 pontos e segue na segunda posição da competição nacional. O time volta a jogar na próxima terça-feira (14), às 19h, contra a Chapecoense na Arena Fonte Nova.

 

O JOGO

 

Os primeiros minutos da partida foram marcados pela falta de criatividade das duas equipes e pouca efetividade quando a bola chegava no campo ofensivo. Aos 23 minutos, por exemplo, Mugni recebeu com liberdade na grande área e finalizou para longe do gol.

 

O Operário tentou de longe com Ricardinho, que mandou uma bomba e o goleiro Danilo Fernandes defendeu em dois tempos.

 

A equipe de Guto Ferreira assustou aos 33. Na entrada da área, Djalma finalizou com força e o goleiro Vanderlei rebateu com o pé. Três minutos depois, Rildo finalizou colocado e Vanderlei espalmou.

 

Segundo tempo

 

O Bahia começou a segunda etapa com espaço no ataque e perdendo boas oportunidades. Aos dez minutos, Rildo recebeu com liberdade, cortou e mandou por cima.

 

Aos 20 minutos, foi a vez do Operário. Fernando Neto passou para Silvinho, que bateu forte para o goleiro Danilo Fernandes espalmar.

 

A equipe tricolor continuou em cima aos 25, Rodallega finalizou de fora da área e a bola passou sobre a meta.

 

Lucas Mugni abre o placar

 

O Esquadrão saiu na frente aos 35 minutos. Após sobra no vico da grande área, Mugni bateu rasteiro, a bola desviou no defensor no Operário e morreu no fundo do barbante.

 

Em vantagem numérica por conta da lesão de Alemão, o Bahia soube administrar bem os minutos finais e conseguiu voltar a vencer como visitante na competição.

 

FICHA TÉCNICA
Operário x Bahia
Série B - 12ª rodada
Local: Germano Krüger, em Ponta Grossa
Data: 11/06/2022 (sábado)
Horário: 18h30
Árbitro:  Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos e Lorival Candido das Flores (ambos do RN)
VAR:  Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)

Cartões amarelos: Djalma e Luiz Henrique (Bahia)

Gol: Lucas Mugni (Bahia)


Operário: Vanderlei; Thales (Giovanni Pavani), Reniê e Fagner Alemão; Arnaldo (Lucas Mendes), Ricardinho, Fernando Neto (Tomas Bastos), Rafael Chorão e Fabiano; Silvinho e Paulo Sérgio (Júnior Brandão). Técnico: Claudinei Oliveira.

 

Bahia: Danilo Fernandes; Douglas Borel, Luiz Otávio, Ignácio e Djalma; Emerson Santos, Mugni (Lucas Falcão) e Daniel (Gregory); Rildo (Jacaré), Raí Nascimento (Davó) e Rodallega (Luiz Henrique). Técnico: Guto Ferreira.


Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama

Maranhão é 6º estado brasileiro a investigar caso suspeito de varíola dos macacos

Maranhão é 6º estado brasileiro a investigar caso suspeito de varíola dos macacos
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão confirmou na sexta-feira (10), que está investigando um caso suspeito de varíola dos macacos, em um paciente que deu entrada em uma unidade de saúde da rede pública municipal, na quarta-feira (8). 


O órgão informou que o paciente apresenta febre, calafrio, dor de cabeça, dor nos olhos, dor nas costas e lesões por todo o corpo com coceira. Ele segue internado com um quadro estável.


Com essa investigação, o Maranhão se tornou o sexto estado brasileiro com casos suspeitos de varíola dos macacos. São eles: Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rondônia e São Paulo. 


Do Portal Bahia Notícias