SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 22 de janeiro de 2022

Goleada e viradas marcam a abertura do Campeonato Serrinhense Série B

Começou o Campeonato Serrinhense Série B. Três partidas movimentaram a tarde e a noite no Estádio Mariano Santana, que recebeu um bom público neste sábado.


O jogo de abertura ficou por conta de uma sonora goleada. Após sair perdendo, o time do Sorocaba não tomou conhecimento do Cajueiro Grande e sem dificuldades aplicou 7 a 1.

No segundo jogo o equilibrou predominou, e uma nova virada aconteceu. Com gol aos 45 minutos do segundo tempo a equipe de Três Estradas venceu Licurituba por 2 a 1.

Mais uma virada aconteceu, dessa vez na última partida do dia. A equipe do Saco do Moura venceu Campo Limpo por 5 a 4.


Neste domingo a primeira rodada será encerrada com mais três partidas:


08:30 - Alto Alegre x Alto da Santa

08:30 - Alto do Coqueiro x Bazuca

15:30 - Campo Redondo x Cajueiro (No Estádio).Do Portal InfoSerrinha


Torcedor invade campo e tenta esfaquear jogador na Copinha

Um torcedor do São Paulo invadiu o gramado da Arena Barueri com uma faca na mão para agredir um jogador do Palmeiras. Os clubes se enfrentam na noite desta sábado (22) pela semifinal da Copinha. 

Os são-paulinos conseguiram conter o invasor e ninguém se feriu. Os jogadores do Verdão chegaram a pedir para o jogo ser encerrado, mas a arbitragem recolheu a faca e retomou o jogo. 

O episódio despertou a indignação de torcedores que acompanhavam a partida pelas redes sociais. Houve quem criticasse a Polícia Militar de São Paulo, que deixou um homem entrar no estádio com uma faca, como também o juiz, que não encerrou o jogo.

São Paulo e Palmeiras se enfrentam em partida que começou às 19h. No momento da tentativa de agressão, o Verdão ganhava por 1 a 0.

O jogo terminou com o mesmo placar e o Verdão vai enfrentar o Santos na próxima terça-feira (25).

Do Portal Galáticos Online


Gigante europeu sinaliza proposta por promessa do Palmeiras

Após o sucesso de Endrick com a camisa do Palmeiras na disputa da Copa São Paulo de juniores, o Barcelona sinalizou ao time paulista uma proposta com o valor de 45 milhões de euros (aproximadamente R$ 276 milhões) pela joia de 15 anos. 

Na última quarta-feira, o Palmeiras venceu o Oeste por 5 a 2, em partida válida pelas quartas de final da principal competição de equipes das categorias de base. O grande destaque do jogo foi o gol de bicicleta marcado por Endrick, que foi destaque nos jornais europeus.

O camisa 9, que completa 16 anos no dia 21 de julho, deve ser promovido ao time profissional do Palmeiras ainda nesta temporada. Observado por Abel Ferreira, Endrick chegou a participar de um treinamento com os profissionais no dia 9 de janeiro.

Caso seja confirmada a proposta do Barcelona, há uma questão importante: Endrick só poderia jogar por uma equipe profissional da Europa aos 18 anos. No início dessa semana, o The Sun afirmou que Manchester United, Manchester City e Liverpool já preparam uma oferta pelo garoto.

Endrick tem 173 jogos e 168 gols pela base palmeirense. Na atual edição da Copa São Paulo, já balançou as redes cinco vezes.

Por enquanto, o jovem destaque alviverde segue focado na disputa da Copinha. Neste sábado, às 19h (horário de Brasília), o Palmeiras enfrentou o São Paulo, em clássico válido pela semifinal do torneio de juniores e venceu por 1x0.

O Verdão terá a chance de conquistar o primeiro título da competição em sua história.

Do Portal Galáticos Online


Colisão entre moto e caminhonete deixa um morto na zona rural de Santaluz

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um homem identificado como Pedro Raimundo de Jesus Silva, de 54 anos,  morreu na noite deste sábado (22) após um acidente envolvendo a moto que ele conduzia e uma caminhonete modelo S10, em um trecho da estrada que liga a sede do município de Santaluz ao povoado Várzea da Pedra, na região sisaleira da Bahia. 

De acordo com informações da Polícia Militar, os veículos colidiram frontalmente. Pedro Raimundo não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionada para remover o corpo. 

Ainda de acordo com a PM, uma mulher que estava na garupa da moto sofreu ferimentos e foi levada pelo condutor da caminhonete para o hospital da cidade. A polícia informou que após prestar socorro a vítima o homem foi embora e abandonou o carro em frente a unidade de saúde, sem a chave. Até a publicação desta matéria, ele não foi localizado.

Notícias de Santaluz

Secretaria de Saúde notifica 03 novos casos positivos da Covid-19 em Barrocas

Secretaria Municipal de Saúde - Foto: Rubenilson Nogueira
O boletim epidemiológico publicado na noite da sexta-feira (21) pela Secretaria de Saúde de Barrocas, informou que recebeu os resultados de três exames, e revelou que todos os três barroquenses testaram positivo para o Coronavírus. 

O número de casos ativos estava zerado em Barrocas, com essas novas infecções o município chegou ao total de 05 casos positivos revelados em janeiro de 2022, totalizando 1019 confirmações desde o início da pandemia: "O boletim epidemiológico de hoje (21), recebemos 03 resultados particulares, sendo 03 confirmados (03 na Sede), com isso, o município conta com 06 pacientes aguardando o resultado e 03 casos ativos" informou a secretaria.

Imagem Reprodução Secretaria de Saúde de Barrocas
Dos 1019 barroquenses que testaram positivo, 996 pacientes se curaram da doença, 20 óbitos foram registrados, atualmente existem 03 casos ativos e 06 suspeitos.

 A Bahia atingiu a marca de 16.831 casos ativos da Covid-19 nesta sexta-feira (21). O boletim epidemiológico do estado informou que nas últimas 24 horas, foram registrados 5.101 novos casos de Covid-19 e 21 óbitos. Ontem o Brasil voltou a bater recorde de casos positivos da Covid-19 em 24h.

@ Nossa Voz - Da Redação / Por Rubenilson Nogueira

Várias ovelhas foram mortas em ataque de cães na zona rural de Barrocas

Ovelhas mortes em ataque canino no povoado de Rosário - Foto: Reprodução
Pelo menos cinco ovelhas foram mortas e outras ficaram machucadas durante um ataque de cães na propriedade da senhora Ivone no Povoado de Rosário zona rural do município de Barrocas na noite da última quinta-feira (20). 

"Criamos com tanto carinho para que? Para os cachorros dos outros matar. E não só aconteceu isso com a gente não, tá sendo de oito em oito dias com esses prejuízos nos povoados. Estamos indignados com esses acontecimentos, o criador de roça não  tem prazer mais de criar nada mais não", desabafou a senhora Tita, nora da senhora Ivone.

Os constantes prejuízos tem desmotivados os agricultores barroquenses a continuarem criando animais de pequeno porte, principalmente as ovelhas que se tornam alvos fáceis de cães criados soltos e que por instinto, formam matilhas e caçam os animais matando e ferindo muitos deles. Dificilmente os donos dos animais são identificados. 

Segundo a proprietária, os donos dos cães nunca aparecem, ficando para os criadores o grande prejuízo e ainda a possibilidade de novos ataques.


Leia também: Ataque de cachorros causa morte de 26 ovelhas e deixa várias outras feridas no Povoado de Lajedinho

@ Nossa Voz - Da Redação Por Rubenilson Nogueira

Prefeitura de Barra do Rocha determina toque de recolher após aumento de casos de Covid-19

Prefeitura de Barra do Rocha determina toque de recolher após aumento de casos de Covid-19
Foto: Reprodução / Instagram

Após o registro de 58 novos casos de Covid-19 em 24 horas, a Prefeitura de Barra do Rocha, no sul da Bahia, publicou decreto na sexta-feira (21), determinando toque de recolher na cidade.

 

Com a medida, o município que tem a população estimada de 5,5 mil habitantes, passa a proibir a circulação de pessoas e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 22h às 05h da manhã, até o dia 31 de janeiro.

 

A prefeitura informa que os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência do período estipulado neste decreto, de modo a garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências.

 

Além disso, ficam suspensos, os eventos e atividades com a presença de público superior a 50 pessoas, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas.

 

Ainda conforme o decreto, os espaços culturais, também, não funcionarão neste período. Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, desde que, sejam atendidos os protocolos de Saúde e a limitação de 50% da capacidade do local.

 

Também fica suspensa a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes. Fica autorizado o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, no período indicado, desde que limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local.


Do Portal Bahia Notícias

MEC abre inscrições para o Programa de Bolsa Permanência 2022

MEC abre inscrições para o Programa de Bolsa Permanência 2022
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

O Ministério da Educação autorizou a abertura de novas inscrições no Programa de Bolsa Permanência (PBP) para 2022. O benefício, de R$ 900, é pago para estudantes indígenas e quilombolas, matriculados em cursos de graduação presencial ofertados por instituições federais de ensino superior. As informações são da Agência Brasil.

 

De acordo com a portaria publicada na edição desta sexta-feira (21) do Diário Oficial da União, as inscrições deverão ser realizadas pelo Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), no período de 24 de janeiro a 28 de fevereiro. 

 

A análise da documentação comprobatória de elegibilidade do estudante e a aprovação do cadastro no SISBP deverão ser realizadas pelas instituições federais de ensino superior, no período de 24 de janeiro a 31 de março.

 

Até a mesma data, será feita, também, a análise da documentação comprobatória de elegibilidade do estudante ao programa e a aprovação do respectivo cadastro no sistema pelas instituições federais de ensino superior.

 

Segundo o MEC, a distribuição de vagas disponíveis considerará o quantitativo de alunos matriculados e de alunos cadastrados no programa, por instituição, no término do exercício anterior.


Do Portal Bahia Notícias

Interesse de Bolsonaro no União Brasil pode levar Roma a apoiar Neto ao governo, diz jornal

Interesse de Bolsonaro no União Brasil pode levar Roma a apoiar Neto ao governo, diz jornal
Foto: Reprodução / Instagram

O presidente Jair Bolsonaro (PL) estaria interessado em ter a apoio do União Brasil (UB) para a sua reeleição. A vontade de Bolsonaro estaria ligada ao fundo partidário de quase R$ 1 bilhão e expressivo tempo de TV e rádio, mas, segundo o jornal O Globo, também serviria para impedir a filiação do ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) no partido.

 

Porém, um dos impasses para a formalização da aliança está na Bahia. De acordo com a reportagem, em troca do apoio do União Brasil a Bolsonaro, uma opção citada nos bastidores seria o ministro da Cidadania João Roma (Republicanos) desistir da candidatura ao governo e apoiar o ex-prefeito de Salvador e secretário-geral do UB, ACM Neto.

 

A tese, no entanto, depende da reconciliação dos dois, que estão rachados desde que Roma assumiu o ministério — os dois eram amigos há mais de 20 anos, e Roma foi chefe de gabinete de ACM Neto quando ele era prefeito da capital baiana.

 

Interlocutores do ministro, no entanto, avaliam que ele tem potencial de crescer na disputa quando cristalizar a imagem de responsável pelo Auxílio Brasil, programa que substituiu o Bolsa Família e principal vitrine da pasta da Cidadania.

 

Ainda segundo o jornal, ao contrário do futuro presidente da sigla, Luciano Bivar, ACM Neto não é entusiasta da ideia de filiar Moro ao União Brasil, o que, para ele, pode levá-lo a perder votos em um estado onde Luiz Inácio Lula da Silva (PT) domina as pesquisas de intenção de voto. Neto também mantém conversas com os presidenciáveis João Doria (PDSB) e Ciro Gomes (PDT), que podem subir no seu palanque.

 

O deputado federal Elmar Nascimento (DEM) diz que é “zero” a chance de uma aliança com Roma, o que levaria Bolsonaro ao palanque. O parlamentar também considera baixa a possibilidade de Moro migrar ao União Brasil.

 

“O melhor (para o União Brasil) é não ter candidato a presidente, por conta das nossas diferenças regionais. Tem estado que prefere o Bolsonaro, outros que preferem o Doria e por aí vai”, disse.


Do Portal Bahia Notícias

Atlético de Alagoinhas vê Nordestão como 3º em importância, mas quer fazer boa campanha

Atlético de Alagoinhas vê Nordestão como 3º em importância, mas quer fazer boa campanha
Agnaldo Liz é o técnico do Carcará | Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

Pela primeira vez na sua história, o Atlético de Alagoinhas entra em campo para disputar a fase de grupos da Copa do Nordeste. Neste domingo (23), o Carcará visita o Altos-PI, no Lindolfo Monteiro, em Teresina, pela primeira rodada. Apesar de ver a competição regional abaixo do Campeonato Baiano e da Copa do Brasil em termos de importância, o técnico Agnaldo Liz mira em fazer uma boa campanha começando pela estreia.

 

"Nós estamos bem próximos das estréia, ansiosos para estrear e estrear bem. A equipe vem se comportando muito bem. Vamos jogar contra um adversário muito difícil que é o Altos e depois os demais do nosso grupo", disse em entrevista ao Bahia Notícias. "Pretendemos fazer uma campanha boa, mas nosso objetivo maior é realmente o Campeonato Baiano e depois a Copa do Brasil. A terceira importância é a Copa do Nordeste. Mas vamos encarar esse jogo tentando fazer um bom resultado e estrear bem, com o pé direito. Esse é o nosso objetivo", completou.

 

O Atlético de Alagoinhas está no Grupo A do torneio regional ao lado de Fortaleza, Sport, CSA, Sampaio Corrêa, Campinense, Globo-RN e Sergipe. Porém, os adversários serão da B, que além do Altos, também tem Bahia, Ceará, Náutico, CRB, Botafogo-PB, Floresta e Sousa-PB.

 

"É uma competição que há muito tempo está sendo aguardada. Estamos na fase de grupo, foi muito importante isso. A conquista do título nos deu essa oportunidade para vivenciarmos uma coisa importante, diferente. Você tem adversários de tradição, é uma competição que cresce a cada ano, motiva a todos os envolvidos", comentou Agnaldo.

 

A bola rola para Altos-PI e Atlético de Alagoinhas a partir das 16h.


Do Portal Bahia Notícias/por Leandro Aragão

Após confusão, família de Marília autoriza lançamento de parceria com Naiara Azevedo

Após confusão, família de Marília autoriza lançamento de parceria com Naiara Azevedo
Foto: Reprodução / Instagram

Naiara Azevedo está autorizada a trabalhar com a música '50%', sua parceria com Marília Mendonça. A faixa, que estava no meio de um imbróglio (leia aqui), recebeu a liberação da família da sertaneja na última sexta-feira (21).

 

No entanto, Naiara terá que lançar a primeira versão da música, gravada em setembro de 2020 que havia sido engavetada por ela. 

 

De acordo com a coluna de Leo Dias, do site Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, a chateação da família com a situação foi pelo fato de Naiara não ter alterado o vídeo da música sem consultá-los antes.

 

A nova versão da música foi gravada no novo DVD de Naiara, e traz a artista cantando sozinha enquanto uma imagem de Marília aparece em um telão. 

 

Segundo a publicação, tanto dona Ruth quanto João Gustavo, irmão da sertaneja, nunca foram contrários a parceria, mas sim a reedição do clipe, por aparentar ter um "tom apelativo e diferente daquilo que pretendem passar para os fãs da Marília".

 

Sem saber de toda confusão envolvendo a música, Naiara já anunciou o lançamento de '50%' dentro do Big Brother, para fevereiro deste ano, e chegou a cantar um trecho da música (veja aqui).

 

Marília Mendonça tem outros feats. póstumos para serem lançados, entre as músicas estão as parcerias com Lucas Lucco, Ludmilla, Guilherme e Santiago e Zezé Di Camargo.


Do Portal Bahia Notícias

Bahia cogita jogar na Fonte Nova com portões fechados para evitar prejuízo

Bahia cogita jogar na Fonte Nova com portões fechados para evitar prejuízo
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

O Bahia cogita jogar na Arena Fonte Nova com os portões fechados contra o Doce Mel na próxima quarta-feira (26), pelo Campeonato Baiano. De acordo com o site ge. globo, a diretoria Tricolor vai se reunir na próxima segunda (24) com a gestora da praça esportiva para evitar o prejuízo em colocar apenas 1.500 torcedores nas arquibancadas para obedecer o novo decreto do Governo da Bahia.

 

A medida assinada pelo governador Rui Costa (PT) foi publicada nesta sexta (21) e entrará em vigor na segunda. A decisão é devido ao aumento dos números da Covid-19 no estado. O clube calcula que a entrada de 1.500 pessoas no estádio vai custar mais de R$ 100 mil. Ainda segundo o ge.globo, se a partida não tiver público, a despesa será paga pela Arena. Por outro lado, tiver uma pessoa ou 50% da capacidade, a conta vai para o o Tricolor.

 

Na última quarta (19), o Bahia enfrentou o UNIRB na Fonte Nova. Menos de mil pessoas assistiram o jogo, que terminou empatado em 1 a 1, das arquibancadas. De acordo com o boletim financeiro divulgado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), o Tricolor teve um prejuízo de R$ 63.819,27 com a partida.

 

O duelo entre Bahia e Doce Mel está marcado para começar às 19h15, e é válido pela terceira rodada do Baianão.


Do Portal Bahia Notícias

Anac concede primeira autorização para delivery feito por drones no Brasil

Anac concede primeira autorização para delivery feito por drones no Brasil
Foto: Divulgação / Anac

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou a fabricante Speedbird Aero a realizar entregas comerciais com drone no Brasil. Essa foi a primeira autorização concedida pela Agência para operação comercial de uma aeronave não tripulada utilizada na entrega de produtos. A autorização habilita o modelo de aeronave remotamente pilotada DLV-1 NEO a operar comercialmente em rotas BVLOS (Beyond Visual Line of Sight, em inglês), ou seja, além da linha de visada visual do piloto.

 

O DLV-1 NEO também é o primeiro multirrotor a receber a autorização de projeto da ANAC, o que permite que as entregas com drones se tornem uma realidade no país, para transportar alimentos e outros produtos. A partir de agora, a Speedbird Aero poderá utilizar o drone para realizar entregas com cargas de até 2,5 kg em um raio de 3 km, inclusive em ambientes urbanos, mantendo margens de segurança estabelecidas no projeto, como não sobrevoar pessoas, manter distância de possíveis fontes de interferência eletromagnética, observar alturas máximas e mínimas de operação e as condições meteorológicas.

 

É esperado que o ganho de experiência prática e o desenvolvimento de novas ferramentas e soluções tecnológicas permitirão no futuro operações cada vez mais avançadas com menos restrições e em maior volume com manutenção de um elevado padrão de segurança operacional.


Do Portal Bahia Notícias

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Serrinha ganha dois eletrocardiógrafos portáteis; equipamentos ajudarão a salvar pacientes com problemas cardiovasculares

Os equipamentos foram comprados com recursos próprios - Foto: Divulgação / Ascom


Com o objetivo de melhorar a assistência aos pacientes e salvar vidas, a Prefeitura de Serrinha, através da Secretaria de Saúde, realizou novos investimentos e adquiriu, com recursos próprios, dois eletrocardiógrafos portáteis que serão colocados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Serrinha e o outro no SAMU 192.  

Considerando  que  as  doenças  cardiovasculares está entre  as  quais  se  destacam  as  síndromes coronarianas  agudas,  incluindo  o  infarto  agudo  do  miocárdio,  são  a  principal  causa  de  morbidade, incapacidade e morte no Brasil. 

“Estamos implantando o eletrocardiograma na Unidade de Suporte Avançado do SAMU 192, melhorando, assim, a qualidade do atendimento aos pacientes que necessitam de atendimento na atenção às urgências e emergências cardiovasculares, qualificando os aspectos críticos da Linha de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

Para tanto, estamos em processo de implantação do Protocolo para o Manejo as Urgências e Emergências Cardiovasculares junto ao Ministério da Saúde e assim iremos garantir a aquisição de trombolítico. Essa proposta visa fortalecer a rede de urgência e emergência com foco na linha da Linha de Cuidado do IAM, ofertando o cuidado mais apropriado e no tempo oportuno afim de se reduzir a morbimortalidade associada ao agravo”, disse o coordenador regional do SAMU 192 de Serrinha, Adriano Magalhães.

Do Portal Ailton Pimentel

Corpo é encontrado na zona rural de Serrinha com sinais de violência

Foto: Ilustrativa


Por volta das 18h50 de ontem (20), a guarnição da 1ª Cia do 16º BPM foi deslocada por solicitação do Cicom para prestar apoio à equipe do SAMU, que estava no povoado Tanque do Meio, em Serrinha, averiguando uma situação de suposta morte natural.

Chegando ao local, a guarnição manteve contato com os prepostos do SAMU, que informou a necessidade de deslocamento do DPT, em virtude de algumas lesões encontradas no cadáver, denotando sinais de violência.

De imediato, os policiais de serviço isolaram o local e mantiveram contato com o CICOM para adoção das medidas cabíveis. A guarnição só deixou de fazer o isolamento do local após a chegada dos peritos do DPT.

Do Portal Ailton Pimentel, com informações da Ascom do 16° BPM

Governo federal define datas para Enem 2022

Governo federal define datas para Enem 2022
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, em meio às férias, surpreendeu técnicos do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) ao anunciar a aplicação do Enem 2022 nos dias 13 e 20 de novembro. As datas foram anunciadas na noite desta quinta-feira (20) após o jornal Folha de S.Paulo publicar que o exame ocorreria nos dias 6 e 13 de novembro. Integrantes do Inep trabalhavam com essas datas, sem previsão de mudança.
 

O anúncio do ministro não era esperado por funcionários do órgão consultados pela reportagem e os técnicos não tinham conhecimento das novas datas.
 

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior. É usado como vestibular para a maioria das universidades federais, para parte das vagas de estaduais como a USP (Universidade de São Paulo) e também critério para acesso a programas como o Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Financiamento Estudantil).
 

As provas devem ocorrer após as eleições, como é comum em anos eleitorais. O exame direcionado para privados de liberdade está marcado para 13 e 14 de dezembro, segundo informações de técnicos do órgão. Nesta aplicação também fazem candidatos que tiveram algum problema nas provas iniciais.
 

O ministro também anunciou no Twitter que uma portaria com o calendário das avaliações de 2022 será publicada nesta sexta (21) no Diário Oficial da União.
 

Sob o governo de Bolsonaro, o Enem tem sido alvo de pressões para interferência em seu conteúdo. O objetivo seria alinhar a prova à diretriz ideológica de Bolsonaro, que tem críticas acumuladas a questões supostamente de esquerda ou inadequadas.
 

Reportagem da Folha de S.Paulo mostrou, entretanto, que questões que foram alvo de Bolsonaro e conservadores foram eficientes para avaliar conhecimento dos participantes.
 

O embate ideológico é a principal marca do governo na educação e há disposição para barrar temas no Enem que desagradam o presidente e apoiadores, como questões de gênero e da ditadura militar (1964-1985) —o período, elogiado por Bolsonaro, não mais foi abordado desde 2019.
 

Bolsonaro chegou a pedir para o ministro da Educação, Milton Ribeiro, questões que tratassem o golpe de 1964 por revolução, em consonância com o revisionismo histórico que ele e apoiadores defendem.
 

Uma portaria do Inep estabelecia uma espécie de "tribunal ideológico", com a criação de uma nova instância permanente de análise dos itens das avaliações da educação básica. A ideia foi abortada depois da má repercussão.
 

Às vésperas do Enem de 2021, o Inep passou por uma crise histórica, com a debandada de servidores de postos-chave, denúncias de interferência no conteúdo do exame e de assédio moral.
 

O Inep trocou um de seus diretores nesta quarta-feira (19) como retaliação à situação, segundo relatos. Mais exonerações são esperadas.
 

O órgão tem efetivado a exoneração de cargos dos demissionários do ano passado. Nesta quinta (20), três desses servidores foram desligados oficialmente de funções gratificadas, mas ainda não houve reposições até agora.
 

O Enem 2021 foi marcado por baixo número de inscritos e participantes. A edição foi ainda a mais excludente da história, com a menor proporção de inscritos pretos, pardos, indígenas e pobres.
 

Parte desse cenário é atribuído por congressistas e especialistas ao próprio MEC. Ministro da Educação, Ribeiro negou-se a estender no ano passado gratuidade a faltosos do exame no ano anterior, realizado em meio ao avanço da Covid-19.
 

Na aplicação regular, fizeram de fato o exame 2.179.559 pessoas. Na prova impressa, a abstenção foi de 29,5%. Já na aplicação digital, que teve 69 mil inscrições confirmadas, a taxa de faltosos foi de 50,1%.
 

Os resultados dos participantes estarão disponíveis em 11 de fevereiro, segundo o Inep.
 

As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unifica) começam no dia 15 de fevereiro e vão até 18 do mesmo mês. Já o prazo de inscrição para o Prouni será de 22 a 25 de fevereiro. No início de março, do dia 8 ao dia 11, será a vez do processo de inscrição no Fies.


Do Portal Bahia Notícias/por Paulo Saldaña | Folhapress

Banco Central informa vazamento de dados de 160 mil chaves Pix em banco

Banco Central informa vazamento de dados de 160 mil chaves Pix em banco
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O Banco Central (BC) informou, na manhã desta sexta-feira (21), o vazamento de dados de 160.147 chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade do banco digital Acesso Soluções de Pagamento S.A., em razão de falhas em sistemas da instituição bancária.

 

De acordo com o Banco Central, os dados vazados são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.

 

“Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”, afirmou o BC.

 

As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento.

 

“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, avisou o Banco Central.

 

Uma apuração foi aberta pelo BC, que promete aplicar sanções previstas na “regulação vigente”.


Do Portal Bahia Notícias

Empresas do Simples Nacional terão até 31 de março para regularizar dívidas, decide comitê

Empresas do Simples Nacional terão até 31 de março para regularizar dívidas, decide comitê
Foto: Reprodução / CF.inf

O Comitê Gestor do Simples Nacional decidiu nesta sexta-feira (21) prorrogar, até 31 de março, o prazo para que as empresas regularizem suas dívidas e se mantenham no regime simplificado, com carga tributária menor.
 

O prazo para as companhias fazerem a adesão, por sua vez, está mantido em 31 de janeiro.
 

A medida faz parte do pacote negociado pelo governo Jair Bolsonaro (PL) com parlamentares, após o chefe do Executivo ter vetado -a contragosto- a lei que instituiria um amplo programa de renegociação de dívidas de pequenos negócios.
 

Com a postergação da data-limite para regularização de débitos, o Congresso Nacional terá tempo para derrubar o veto e restabelecer o Refis (programa de refinanciamento de débitos tributários), aprovado no ano passado com amplos descontos às micro e pequenas empresas.
 

O presidente queria sancionar o programa, mas foi desaconselhado por auxiliares para evitar descumprir a lei eleitoral.
 

A legislação proíbe a concessão de benefícios em ano de eleições, e há controvérsia se um Refis se encaixaria nesse dispositivo. A decisão final do Planalto foi a de não correr riscos.
 

O veto ao Refis do Simples Nacional abriu uma crise dentro do governo e irritou o Congresso Nacional, onde lideranças haviam dado amplo apoio à medida.
 

A proposta também havia recebido parecer contrário do Ministério da Economia, devido à ausência de medidas de compensação à renúncia fiscal, que seria de R$ 1,2 bilhão no âmbito da Receita Federal e de R$ 489 milhões na PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional).
 

Bolsonaro reconheceu em entrevistas que o embate entre as equipes política e econômica gerou mal-estar no governo.
 

"Fui obrigado a vetar a renegociação das dívidas das pequenas e microempresas. Isso logicamente teve um estresse entre eu e a equipe econômica, no bom sentido", afirmou o presidente em 10 de janeiro. Dias antes, chegou a dizer que a pasta de Paulo Guedes "deixa a desejar".
 

Desde o veto, Bolsonaro ordenou a seus auxiliares que encontrem uma solução para as dívidas das empresas menores. O presidente também tem encorajado a derrubada do veto.
 

Relator do Refis na Câmara, o deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), afirma que a prorrogação do prazo de regularização abre caminho para a articulação dos parlamentares. Segundo ele, o esforço agora é para que o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), convoque sessão em fevereiro para apreciação do veto.
 

"Não tenho dúvida nenhuma de que isso será feito em fevereiro, ainda mais com essa sinalização do Ministério da Economia de que eles esperam a derrubada do veto ao Refis", diz Bertaiolli.
 

A lei do Refis do Simples prevê condições mais favoráveis de negociação de dívidas. As micro e pequenas empresas pagariam uma entrada de 1% a 12,5% do valor da dívida, conforme o grau de perda de receitas durante a crise provocada pela pandemia de Covid-19.
 

Além disso, elas teriam descontos entre 65% e 90% nos juros e multas e de 75% a 100% nos encargos e honorários advocatícios, também de acordo com o impacto da crise em seus caixas.
 

Companhias que não tiveram qualquer perda, ou até ampliaram as receitas, durante a crise também poderiam aderir ao programa aprovado pelo Congresso. Todas as dívidas entram na negociação, inclusive aquelas que tramitam na Receita Federal.
 

Em 11 de janeiro, na tentativa de aplacar as críticas, o governo editou uma portaria para renegociar dívidas de empresas do Simples Nacional com a PGFN. Foi um primeiro aceno à categoria.
 

Pela portaria, as companhias têm até 31 de março para aderir à negociação. Quem optar pela modalidade precisará pagar uma entrada equivalente a 1% do valor negociado, em até oito parcelas.
 

O saldo restante da dívida deverá ser quitado em até 137 prestações, com descontos de até 100% em juros, multas e encargos. O abatimento, porém, não pode ser maior que 70% do valor total da dívida (principal mais as correções).
 

Na chamada transação tributária, o valor do desconto é definido caso a caso pela PGFN, de acordo com a capacidade de pagamento do devedor. Caso a empresa tenha tido perdas durante a crise provocada pela pandemia da Covid-19, isso será computado como um redutor da capacidade de pagamento da companhia.
 

Há ainda a possibilidade de aderir à transação de pequeno valor (para débitos de até R$ 72.720), com entrada de 1% e descontos de até 50%, conforme o prazo escolhido para pagamento.
 

Fontes do governo admitem, porém, que a portaria é pouco eficaz para equacionar o problema. A medida alcança apenas os débitos já inscritos na dívida ativa da União, sem incluir aqueles em fase administrativa de cobrança pela Receita Federal.


Do Portal Bahia Notícias/por Idiana Tomazelli | Folhapress