SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 27 de novembro de 2021

Empresário serrinhense encontra ex-jogador do Palmeiras em aeroporto de São Paulo


Durante viagem a São Paulo esta semana, o empresário serrinhense do ramo de calçados e confecções, Berg da Aragom, teve a grata surpresa de encontrar o ex-craque do Palmeiras, Zé Roberto. 

Zé Roberto parou de jogar com mais de 40 anos - Zé Roberto se aposentou no dia 27 de novembro de 2017, quando o Palmeiras venceu o Botafogo por 2 a 0 pelo Campeonato Brasileiro. O jogador tinha 43 anos. Teve uma carreira longa e vitoriosa!

Berg revelou que era muito fã dele como atleta e teve a grata surpresa de encontrar no aeroporto.

Por Cival Anjos 

Do PP, prefeito de Serrinha espera João Roma confirmar candidatura para anunciar apoio

Do PP, prefeito de Serrinha espera João Roma confirmar candidatura para anunciar apoio
Adriano Lima e João Roma | Foto: Divulgação / Ministério da Cidadania

O prefeito de Serrinha, Adriano Lima (PP), indicou que pode ser mais um dos nomes de seu partido a romper com a base aliada de Rui Costa (PT) e anunciar apoio à oposição em 2022. O gestor municipal apenas aguarda a definição da candidatura de João Roma (Republicanos) ao governo do estado para selar sua escolha.

 

Lima não quis cravar que apoiará João Roma ao governo do estado, pois considera “muito prematuro” fechar questão neste momento. Mas sinalizou uma tendência a apoiar João Roma ou até ACM Neto (DEM), líderes políticos que mantém uma boa relação pessoal com ele.

 

“Se você perguntar pra mim hoje, amizade mesmo, eu tenho muito com João [Roma], cara. É um cara que está me ajudando muito. Ele e Cacá Leão [PP] são os caras que mais me ajudam. Mas, apoio, eu só posso dar depois que o cara registrar a candidatura. Neto vai registrar, João vai registrar, Wagner vai registrar. Aí eu vou dizer e justificar o porquê”, disse o prefeito, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Segundo o gestor municipal, o trabalho à frente do Ministério da Cidadania está fortalecendo o nome do pernambucano João Roma ao governo da Bahia.

 

“Roma está se cacifando bem, porque é um cara inteligentíssimo. Está tendo bom acesso em Brasília, resolvendo determinadas coisas e cacifando seu nome cada vez mais”, analisou Adriano Lima. “Eu tenho, não é nem simpatia por João, é muita amizade. E com ACM Neto também”, acrescentou.

 

O prefeito demonstrou inclusive certa mágoa com o seu próprio partido, por conta da condução de João Leão (PP) no enfrentamento interno pelo cargo de presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). Lima teria conversado com o vice-governador sobre o interesse na candidatura, mas acabou sendo preferido por Zé Cocá (PP), gestor de Jequié.

 

"Não sei qual seria o empecilho [para apoiar candidato de fora da base]. Cada regionalidade da gente, os caras têm que respeitar. Não tiveram seis candidatos do PP na UPB e preferiram por um? Por quê eu não posso preferir o meu também? Tem gente do PP que não vota com o PT. O deputado Robinho saiu agora falando bem de Rui pra caramba, né?", ironizou.

 

"Se acharem ruim, é só me tirarem do partido. Eu não tenho esse problema. Inclusive, é um partido que eu não vou ficar. O pessoal já sabe disso. Teve uma situação lá e não me tiraram ainda. Pra mim, não vou ficar", disparou Lima.

 

Caso essa tendência se confirme, Adriano Lima não seria o primeiro prefeito integrante de partido da base aliada do governo estadual a anunciar apoio a candidaturas oposicionistas. O mesmo já ocorreu em Caldeirão Grande (veja aqui), Ituberá (veja aqui) e Mundo Novo (veja aqui). 

 

DOIS DEPUTADOS

O alcaide de Serrinha ainda revelou que uma situação inusitada deve ocorrer nas eleições do ano que vem. Ele apoiará dois candidatos à Câmara dos Deputados em 2022, mesmo só podendo votar em um. Um deles é o já parlamentar Cacá Leão. A outra é Roberta Roma, esposa de João Roma.

 

“Vou votar com ela e com Cacá. São os deputados federais que a gestão da gente vai ajudar. Se ela for candidata, que é a conversa que está aí, será ela. Eu acredito que João não vai sair candidato a deputado. Mas, sendo João Roma ou Roberta, é uma vertente que a gente vai apoiar e Cacá Leão também”, respondeu Lima ao BN.

 

“Todos dois sabem disso. Tanto Cacá quanto João Roma. São os caras que me ajudam, então tenho que ajudar todos os dois. Já fizemos essa conversa dentro do município e eu já fiz essa conversa como gestor com os dois há muito tempo. Não estava nem essa confusão toda que está acontecendo agora”, completou o prefeito.


Do Portal Bahia Notícias/por Anderson Ramos / Lula Bonfim

Direção nacional do PP cogita lançar João Leão ao Senado na chapa de ACM Neto

Direção nacional do PP cogita lançar João Leão ao Senado na chapa de ACM Neto
Foto: Max Haack/Secom

A direção nacional do PP cogita lançar o vice-governador João Leão ao Senado na chapa do ex-prefeito de Salvador e provável candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (DEM/UB), nas eleições de 2022.

 

De acordo com a coluna de Guilherme Amado, do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, a possibilidade é discutida em Brasília caso Rui Costa (PT), decida cumprir o mandato até o final, o que deve ocorrer. Neste caso, o PP poderia apoiar a candidatura de ACM Neto ao governo do estado e lançar Leão ao Senado.

 

O vice já falou publicamente mais de uma vez sobre a sua vontade de concorrer ao governo, mas, até então, nunca se pronunciou sobre a saída dos progressistas da base do PT no estado.

 

O petistas planejam lançar o senador Jaques Wagner à sucessão de Rui Costa e Otto Alencar (PSD) deve concorrer à reeleição no Senado. Na provável composição da chapa governista, o PP ficaria novamente com a vice.

 

Em nível nacional, o PP deve caminhar com Bolsonaro, mas as alianças locais podem seguir ritmos próprios.


Do Portal Bahia Notícias

Lula avalia formar federação do PT com partidos de esquerda

Lula avalia formar federação do PT com partidos de esquerda
Foto: João Ramos / Divulgação

O ex-presidente Lula avalia a possibilidade de formar uma federação entre o PT e partidos de esquerda para a disputa das próximas eleições. As informações são do site O Antagonista.

 

Esse tipo de aliança não é permanente, como a fusão entre o Democratas e PSL, que originou o União Brasil, mas sim uma junção entre duas ou mais legendas que precisa durar, no mínimo, quatro anos. Sendo assim, o grupo fica unido, por pelo menos uma eleição nacional e uma municipal.

 

Para o site, um dirigente da Rede afirmou que não há chance do partido aderir a federação. O PDT é outra legenda que rejeita a ideia.

 

Já o presidente do PSB, Carlos Siqueira, disse para o site que “o tema está em discussão” e admitiu que essa “é uma possibilidade”. Psol e PCdoB também negociam com os petistas, mas precisam ajustar com Lula palanques regionais. O PV também não descarta a possibilidade de federação.


Do Portal Bahia Notícias

Enem: Segundo dia de provas será neste domingo

Enem: Segundo dia de provas será neste domingo
Foto: Divulgação / Shutterstock

O segundo dia de aplicação do Enem em 2021 será amanhã (28), com as provas de matemática e ciências da natureza. As provas serão aplicadas tanto para os candidatos inscritos na versão impressa quanto na versão digital do exame. As questões serão iguais nas duas modalidades.

 

Assim como na prova do último domingo (21), é obrigatório o uso de máscara de proteção facial. O documento de identidade e a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente também são itens obrigatórios na prova. No Enem digital, as respostas são dadas no computador, mas os participantes recebem uma folha de rascunho para fazer os cálculos à mão, por isso, a caneta é também necessária. 

 

No primeiro dia de Enem, os participantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Ao todo, 74% dos 3,1 milhões de inscritos compareceram ao exame.

 

O Enem impresso é realizado em 11.074 locais de prova em 1.747 municípios. Nessa modalidade, são mais de 460 mil pessoas envolvidas na aplicação do exame, entre coordenadores estaduais, municipais, aplicadores, corretores de redação e supervisores. Já o Enem digital envolve mais de 17 mil pessoas na realização das provas. O exame nesse formato será aplicado em 831 locais de prova em 99 municípios.

 

Este será o segundo Enem aplicado neste ano, já que as provas de 2020 foram adiadas por causa da pandemia e acabaram sendo aplicadas em janeiro e fevereiro.

 

Com informações da Agência Brasil.


Do Portal Bahia Notícias

Veja os países em que a nova variante ômicron já foi detectada

Veja os países em que a nova variante ômicron já foi detectada
Foto: Divulgação

 Ômicron, a nova mutação do coronavirus, já tem casos confirmados em seis países e um território, em três continentes, somando 91 casos desde que a cepa foi relatada pela primeira vez pela África do Sul, em 24 de novembro, conforme registro da Organização Mundial da Saúde (OMS).
 

Os casos confirmados foram detectados na África do Sul e Botsuana, na África, no Reino Unido, Bélgica, Israel, Alemanha e Itália na Europa, e em Hong Kong, na Ásia. Há ainda casos suspeitos sendo investigados na Holanda, onde passageiros que chegaram ao país em voos que partiram da África do Sul testaram positivo para Covid.
 

Para conter o avanço dessa nova mutação do coronavirus, que é considerada potencialmente mais contagiosa pela OMS, governos de países na Ásia, Oceania, Europa e Américas estão fechando as fronteiras a voos provenientes da África.
 

No Brasil, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, informou neste sábado (27) que o Brasil fechará, a partir de segunda-feira (29), as fronteiras aéreas para seis países da África por causa da nova variante do coronavírus, classificada hoje como "preocupante" pela OMS. 


 

Veja a lista de casos confirmados até as 16h deste sábado (27):
 

- África do Sul: 77
 

- Botsuana: 4
 

- Hong Kong: 1
 

- Reino Unido: 2
 

- Bélgica: 1
 

- Israel: 1
 

- Reino Unido: 2
 

- Alemanha: 2
 

- Itália: 1


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

Doria vence as prévias e será o pré-candidato do PSDB à presidência

Doria vence as prévias e será o pré-candidato do PSDB à presidência
Foto: Governo do Estado de São Paulo

O governador de São Paulo João Doria levou a melhor nas prévias do PSDB que foram realizadas neste sábado (27). O tucano paulista teve 53,99% votos e com isso será o pré-candidato à Presidência da República do partido.

 

Apoiado pelo PSDB da Bahia, o governador do Rio Grande Sul, Eduardo Leite, ficou em segundo lugar com 44,66%. O ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, obteve 1,35% dos votos e ficou em terceiro.

 

O pleito de hoje foi marcado pela tentativa de invasões ao sistema de votação. Segundo a própria legenda, foram identificados mais de 26 mil ataques, todos vindos de fora do Brasil, o que fez com que fosse bloqueado o registro de votos dos filiados que estão no exterior.

 

No último domingo (21) a votação teve que ser suspensa por conta de ataques hackers que inviabilizaram a continuidade do pleito (lembre aqui).


Do Portal Bahia Notícias

Deyverson sai do banco para dar ao Palmeiras o tri da Libertadores

Deyverson sai do banco para dar ao Palmeiras o tri da Libertadores
Foto: Reprodução/ Twitter

Deyverson, 30, passou mais de um ano na Espanha, onde atuou por Getafe e Alavés. Pouco jogou. Mas quando postava qualquer foto em sua conta no Instagram, a maioria dos comentários tinha basicamente a mesma mensagem:
 

"Volta para o Palmeiras!"
 

Em 27 de novembro de 2021, no início da noite de Montevidéu, o atacante fez um dos gols mais importantes da história do clube alviverde. Aos 4 minutos do 1º tempo da prorrogação, ele deu ao Palmeiras o título da Libertadores. Aproveitou a falha bisonha de Anderas Pereira e, com um toque na saída de Diego Alves, decidiu a final.
 

Foi o bastante para a equipe paulista derrotar o Flamengo por 2 a 1, neste sábado (27), no estádio Centenário.
 

É o terceiro título do Palmeiras no torneio -antes já o havia conquistado em 1999 e 2020. O bi consecutivo marca a primeira vez que uma equipe brasileira vence a Libertadores em dois anos seguidos desde o São Paulo, em 1992 e 1993. Na temporada passada, os palmeirenses já haviam apelado a um atacante saído do banco para vencer. Breno Lopes resolveu com uma cabeçada diante do Santos.
 

Com o tricampeonato, o time alviverde se iguala a São Paulo, Santos e a Grêmio como o maior vencedor do país na mais importante competição sul-americana.
 

A preocupação passa a ser agora buscar o Mundial de Clubes, título inédito para a agremiação. A competição deverá acontecer em fevereiro, nos Emirados Árabes. O maior adversário deverá ser o Chelsea (ING), atual campeão da Champions League.
 

Na temporada passada, o Palmeiras participou do Mundial, mas terminou na quarta colocação.
 

A volta de Deyverson nem era a prioridade. O desejo de torcida e diretoria era repatriar Dudu, emprestado ao Al Duhail, do Qatar. A aposta era no ídolo. Quem decidiu, porém, foi o atacante muito criticado em alguns momentos, mas que já havia feito o gol do título do Brasileiro de 2018. Ele selou neste sábado uma vitória com a cara de Abel Ferreira. O Palmeiras foi disciplinado taticamente, acreditou no plano do treinador e se entregou em campo.
 

Isso mudaria após o intervalo, mas o primeiro tempo foi um banho tático do português sobre Renato Gaúcho. Bem postado taticamente, o Palmeiras sabia o que queria fazer em campo. Marcou forte, cometeu faltas quando necessário e jogou no lado direito do seu ataque, em lançamentos para Mayke e Rony em velocidade.
 

David Luiz teve 45 minutos de maior destaque ao ir ao ataque do que defendendo. Filipe Luís falhou repetidas vezes na cobertura até se lesionar e ser substituído por Renê aos 31. Quando isso aconteceu, o Palmeiras já estava na frente em uma jogada justamente nas costas do lateral. Mayke cruzou para Raphael Veiga concluir para o gol aos 5.
 

Foi o 5º gol do meia-atacante na Libertadores e o 18º na temporada. Nos dois casos, ele é o artilheiro da equipe.
 

Com a vantagem, o Palmeiras se encolheu em campo e começou a chamar o Flamengo. A ideia era roubar a bola e lançar para a velocidade de Rony, que poderia tentar o gol ou retê-la até a chegada de Veiga, Dudu ou Zé Rafael. Isso não aconteceu, mas o rubro-negro também não ameaçou.
 

Lento, com erros excessivos de passe e sem imaginação, os cariocas não conseguiam ameaçar até o fim da etapa inicial. O único lance de perigo foi arremate de Arrascaeta de dentro da área aos 43.
 

A torcida flamenguista, maioria no Estádio Centenário, começou a pedir a entrada de Michael, vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 13 gols, e melhor jogador do time nos últimos meses.
 

A mudança não aconteceu no intervalo, mas o Flamengo partiu para cima nos primeiros minutos do segundo tempo e poderia ter empatado com Gabigol, David Luiz e Bruno Henrique, mas os três falharam na finalização.
 

O Palmeiras jogava uma linha de cinco jogadores na defesa começou a dar espaço. Renato Gaúcho resolveu colocar Michael, um atacante que, no que dependesse do torcedor flamenguista no Centenário, teria começado como titular. Na primeira vez em que partiu com a bola, sofreu falta e Piquerez recebeu cartão amarelo.
 

O gol parecia cada vez mas próximo para o Flamengo e não era difícil apostar em quem seria o responsável pela igualdade. Aos 26 minutos, Gabigol chutou no único espaço possível entre a trave e Weverton para marcar. Com 11, ele é o artilheiro da competição.
 

O empate deixou o jogo nervoso pela certeza de que o próximo erro definiria o campeão. O Palmeiras não mudou seu estilo de jogar. Continuou cauteloso em primeiro lugar, marcação antes de tudo. Mas o Flamengo não manteve o mesmo ímpeto ofensivo, apesar de continuar com mais posse de bola e mais perigoso. Michael teve uma grande chance aos 41, mas chutou para fora.
 

Uma alternativa para Abel Ferreira, em circunstâncias normais, seria colocar Felipe Melo em campo. Mas com problemas no joelho, o capitão de 38 anos entrou a oito minutos do fim.
 

Quem apareceu antes do início da prorrogação foi Deyverson. Correu de um lado para o outro enquanto outras opções ofensivas, como Raphael Veiga e Rony, estavam extenuadas. Luiz Adriano, mais habilidoso e com faro de gol, não acreditaria no erro de Andreas Pereira como o camisa 9 acreditou. Foi o que decidiu a Libertadores e justificou todos os pedidos de torcedores para voltar ao clube.
 

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 1 X 1 PALMEIRAS

Local: Estádio Centenário, em Montevidéu (URU)

Hora: 17h (horário de Brasília)

Árbitro: Nestor Pitana (Argentina)

Auxiliares: Juan P. Belatti e Gabriel Chade (ambos da Argentina)

VAR: Julio Bascuñan (Chile)

Cartões amarelos: Rodrigo Caio, Arrascaeta, Gabigol (FLA); Piquerez, Gustavo Gómez, Felipe Melo (PAL)
 

Gols: Raphael Veiga, aos 5 minutos do primeiro tempo (PAL); Gabigol, aos 26 minutos do segundo tempo (FLA); e Deyverson, no primeiro tempo da prorrogação.
 

FLAMENGO

Diego Alves; Isla (Matheuzinho), Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luís (Renê); Willian Arão, Andreas Pereira (Pedro), Éverton Ribeiro (Michael) e Arrascaeta (Vitinho); Bruno Henrique (Kenedy) e Gabigol. Técnico: Renato Gaúcho.
 

PALMEIRAS

Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez (Felipe Melo); Danilo (Patrick de Paula), Zé Rafael (Danilo Barbosa), Gustavo Scarpa e Raphael Veiga (Deyverson); Dudu (Wesley) e Rony. Técnico: Abel Ferreira


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Serrinha: Você conhece estas duas figuras? Quem são e o que fazem?



Quijingue: Domingo à tarde a bola rola no campeonato de Terra Branca

 


Na Camiranga em Serrinha tem o Point do Açaí

 


Santaluz tem aumento de 150% em uma semana nos casos ativos de Covid-19

Foto: Freepik

O número de pessoas com o novo coronavírus ativo em Santaluz, na região sisaleira da Bahia, voltou a crescer e registrou aumento de 150% no período de uma semana. 

De acordo com dados divulgados pela secretaria municipal de Saúde, a cidade contabiliza dez casos ativos nesta quinta-feira (25).  Em 17 de novembro, mesmo dia que foi confirmado o primeiro registro da variante Delta no município, o total de casos ativos era quatro. 

O aumento voltou a preocupar parte da população luzense, desde quem tenta não se contaminar com o coronavírus, até aqueles que desejam evitar a reinfecção. Há ainda treze suspeitas de Covid sendo investigadas na cidade. 

Notícias de Santaluz

Agricultor devolve R$ 861 mil que recebeu por engano: ‘Não é meu, não quero’

Foto: Reprodução/RBS TV

Um agricultor de Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul, foi surpreendido ao receber, na primeira quinzena de novembro, um chamado do gerente do banco onde mantém uma conta. Ao chegar na agência, foi informado que tinha recebido, por engano, um depósito de R$ 861 mil.

“Tive a sensação de um dia ser milionário, né? Passei o cartão e transferimos. Ficou tudo certo. Não é meu, não quero”, relata.

Residente da localidade de Picada Arroio do Meio, a 10 km do centro da cidade, o homem cria aves e gado em sua propriedade. Nestor diz que o gerente chegou a perguntar se ele topava devolver o dinheiro e afirma que nem pensou em ficar com a quantia.

“Ele me convidou para ir urgentemente na agência bancária. Eu quis saber o motivo e ele não quis revelar, que se tratava de um assunto muito sério. Eu fiquei desconfiado de que era um problema na minha conta”, diz.

Com a repercussão, o agricultor ficou conhecido na cidade de 21 mil habitantes como o “ex-milionário”. Moradores da cidade ressaltaram a honestidade de Nestor.

“Essa atitude fez dele uma pessoa grande”, comentou a aposentada Marli Nos.

Essa não foi a primeira vez que Nestor recebeu dinheiro por engano. Ele conta que, em 2002, o frigorífico onde trabalhava depositou R$ 12 mil em sua conta, quando deveria repassar R$ 1,2 mil.

Das lembranças dos R$ 861 mil que engordaram sua conta por algumas horas, Nestor guarda o comprovante do depósito.

“Um dia dá certo, por via certa. Eu estou marcado para isso.”

Do Portal NS/Fonte:RBS TV Lajeado

‘Se tomarmos medidas de fechamento novamente, vamos quebrar’, alerta Bolsonaro

Foto: Carolina Antunes/PR

O presidente Jair Bolsonaro comentou na quinta-feira (25) sobre uma possível quarta onda da pandemia no Brasil. Durante entrevista à Rádio Sociedade, Bolsonaro afirmou que a economia do país não aguentaria enfrentar novas medidas de fechamento, e voltou a defender o tratamento precoce contra a Covid-19. 

“Tô vendo que países da Europa estão tomando medidas de lockdown. Se tomarmos medidas de fechamento aqui novamente, vamos quebrar. Temos que tomar um cuidado muito especial com as pessoas de risco. A vacina tem o período de validade menor. Quem foi contaminado tem uma imunidade de muito mais tempo. Tomei aquele remédio pra combater a malária, tomei o remédio pra combater o piolho e me dei bem. Nós temos que enfrentar o problema. Se dermos um golpe mortal na economia, mortes outras virão. Como desnutrição e depressão. O mundo tá com esse problema, não é exclusivo do Brasil. O único país que teve uma CPI pra derrubar o presidente foi o Brasil. Eles me responsabilizam pelas 600 mil mortes, mas não responsabilizam quem desvia dinheiros”, alfinetou.

Do Portal NS/Fonte: Bahia.BA

Após furto, Guarda Municipal recupera moto de cabeleireiro em Queimadas

Foto: Divulgação/GCM

O cabeleireiro Ronaldo dos Santos Brito teve a moto furtada em frente a uma casa na cidade de Queimadas, região sisaleira da Bahia, na noite de quinta-feira (25). O furto aconteceu por volta das 20h40, no bairro Nova Queimadas. 

A Guarda Civil Municipal informou que após ser acionada passou a fazer buscas e, no início da manhã desta sexta-feira (26), encontrou o veículo abandonado em outra rua do mesmo bairro. 

Nenhum suspeito foi preso ou identificado até a publicação desta matéria. A moto foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil local para as medidas cabíveis.

Notícias de Santaluz

Ronda Maria da Penha: curso para policiais que atuarão no enfrentamento à violência contra a mulher foi um sucesso

Foto: Divulgação / 16° BPM/Ascom


A união de vários órgãos no combate à violência contra a mulher foi destaque no encerramento do Curso de Capacitação da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (26), no auditório da Uneb, em Serrinha. O curso, voltado para policiais que atuarão direta e indiretamente no enfrentamento à violência contra mulheres ocorrida no contexto doméstico e/ou familiar, foi um sucesso.

A discussão em relação ao tema envolveu a equipe técnica que trabalha diretamente na Operação Ronda Maria da Penha (ORMP), em Salvador, a qual é referência em nível de estado e de Brasil. A solenidade foi presidida pelo Ten Cel PM Müller, comandante do 16° BPM, e pela Major PM Tereza Raquel, comandante da ORMP/Salvador. Na oportunidade, os membros da equipe foram recepcionados pelo comandante da Unidade e falaram sobre as suas experiências durante o curso e as expectativas no tocante ao atendimento às vítimas de violência.

Com essa capacitação, além da equipe que comporá a operação no território do sisal, estarão aptos a atender as ocorrências referentes à ORMP policiais do Cicom e das companhias do 16° BPM. “O nosso grande objetivo é transformar o 16° Batalhão de Polícia Militar em referência ao atendimento à mulher em situação de violência, acolhendo-a com todo o cuidado, respeito e empatia. A realização do curso é o pontapé inicial para capacitar toda a nossa Unidade. A nossa missão é proteger as mulheres, é proteger a sociedade”, afirmou o Ten Cel PM Müller.

De acordo com a Major PM Tereza Raquel, a união da rede é de extrema importância para que a implantação da Ronda seja exitosa. “Eu quero parabenizar o 16° Batalhão pela sensibilidade. A Polícia Militar está atribuindo cada vez mais valor a uma problemática tão recorrente na sociedade, mas não realizamos essa missão sozinhos. O nosso trabalho é executado em rede e o pensamento da rede precisa estar alinhado, a fim de que possamos cuidar dessas mulheres vítimas de violência doméstica. O apoio de cada equipamento é fundamental para que as atendidas sejam acolhidas e consigam sair do ciclo de violência”, declarou.

A Ronda Maria da Penha tem o objetivo de proteger mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que possuem medida protetiva expedida pela Justiça. Essas vítimas são atendidas pela Ronda e terão serviços de acompanhamento social e assessorias jurídica e psicológica.





Fotos: Divulgação / 16° BPM/Ascom

PMBA, uma Força a serviço do cidadão!

Do Portal Ailton Pimentel/Fonte: 16° BPM/Ascom

Mais dois ônibus partiram de Barrocas com trabalhadores da construção civil para o Mato Grosso do Sul

Segundo grupo de trecheiros viajou para o Mato Grosso do Sul - Foto: Rubenilson Nogueira
Na noite da quinta-feira (25), mais operários barroquenses e de cidades vizinhas, partiram em dois ônibus tendo como destino a cidade de Ribas do Rio Pardo no Estado de Mato Grosso do Sul, onde irão trabalhar na construção de uma fábrica de celulose. 

Leandro Dantas 19 anos
O primeiro grupo de trecheiros seguiu viagem na noite da terça-feira (23), tendo chegado ao destino ao meio dia de ontem. Já esse segundo grupo, partiu por volta das 22hs, após terem documentação conferida e organizada na sede da Associação dos Trecheiros que conseguiu as vagas de empregos.

Entre os operários, jovens que estão iniciando na profissão, como Leandro Santos Dantas, 19 anos, que faz a primeira viagem para fora do estado: "Triste porque a gente sai daqui, mas é uma cidade pequena, a gente não tem um trabalho fixo pra gente ficar, pra poder construir um futuro melhor", afirmou o jovem que vai trabalhar como carpinteiro.

Atuando junto a associação, o conhecido Marcelo de Bobo falou sobre sua alegria em contribuir com os colegas de trecho: "Nessa segunda viagem, estamos levando 144 trecheiros. Pra nós da associação é muito satisfatório fazer isso, em prol de quem mais precisa, em prol dos pais de famílias que estão desempregados", afirmou. Segundo Marcelo, essa foi as primeiras de muitas viagens. Eles destacou com toda a diretoria trabalha voluntariamente.

Marcelo destacou o trabalho da associação e lembrou que acontecem também ações sociais
O primeiro ônibus partiu com 48 pessoas, ontem segundo foi informado, foram mais 144, totalizando 192 profissionais que em breve começarão a trabalhar. Esse segundo grupo, deverá realizar os exames já na segunda-feira, para em seguida iniciarem o trabalho no canteiro do obra.

Segundo as informações, a primeira 'baixada', ou seja, quando os profissionais poderão retornar para visitar a família será em 90 dias. Eles passarão o Natal e o Réveillon distantes das famílias.

No total três ônibus foram utilizados para o transporte dos profissionais

@ Nossa Voz - Da Redação / Por Rubenilson Nogueira

Formiga se emociona em noite de adeus com goleada da seleção feminina

Formiga se emociona em noite de adeus com goleada da seleção feminina
Foto: Thaís Magalhães / CBF

A meio-campista Formiga fez o seu último jogo pela seleção brasileira feminina na noite desta quinta-feira (25), na Arena da Amazônia. O Brasil goleou a Índia por 6 a 1, em jogo disputado pelo Torneio Internacional de Futebol Feminino. A baiana, de 43 anos, se emocionou com o adeus que contou a presença de sua mãe, Dona Celeste, nas arquibancadas.

 

"Tenho nem palavras, de verdade. Para mim foi um dos maiores presentes ter minha mãe aqui nesse momento, vivendo isso. Eu sonhei tantas vezes com esse momento, e ele chegou. Comprei passagens tantas vezes, e ela sempre me enrolando", brincou. "Tudo que Deus faz, Ele faz perfeito. E hoje foi uma noite perfeita. Minha mãe está aqui, assim como minha sobrinha, meu empresário, e a única coisa que eu desejo é que minha mãe possa ter anos e anos ainda para que ela possa me acompanhar agora fora das quatro linhas", continuou.

De surpresa, Marta entregou um buquê de flores para Formiga | Foto: Thaís Magalhães / CBF

 

Em 26 anos de serviços à seleção, Formiga disputou 234 jogos e marcou 37 gols. Ela é a única jogadora que participou de todas as edições dos Jogos Olímpicos da modalidade entre 1996 e 2020, totalizando um total de sete, ajudando o Brasil a conquistar duas medalhas de prata em 2004 e 2008. Além disso, esteve presente no vice-campeonato da Copa do Mundo de 2007 e nos títulos dos Jogos Pan-Americanos de 2003, 2007 e 2015. Apesar de parar de jogar pelo time Canarinho, a baiana quer continuar ajudando as compatriotas fora do campo.

 

"Meu desejo é continuar ajudando essas meninas. Ela sabe a dificuldade que eu passei, e que meu único desejo é continuar ajudando outras meninas, que passam tanta dificuldade no Brasil. Vou me ausentar por mais alguns anos fora de casa, mas ela sabe que é por um propósito bem positivo. Eu acredito que ela vai continuar me incentivando até o final", finalizou.

Foto: Thaís Magalhães / CBF

 

Fora da seleção brasileira, Formiga seguirá jogando futebol pelo São Paulo, clube onde atua desde que deixou o PSG e voltou ao Brasil. A baiana tem contrato com o Tricolor paulista até o final de 2022.

 

A vitória do Brasil sobre a Índia foi construída através dos gols de Debinha, Geyse, Giovana, Kerolin e Ary Borges, duas vezes. Com o resultado, a equipe comandada pela técnica Pia Sundhage lidera o torneio com os mesmos três pontos do Chile, mas leva vantagem nos critérios de desempate. O próximo desafio do time será no domingo (28), contra a Venezuela, novamente na Arena da Amazônia.


Do Portal Bahia Notícias

Operação Vindicta: PMs são presos por suspeita de envolvimento em sequestros

 

Operação Vindicta: PMs são presos por suspeita de envolvimento em sequestros
Foto: Ascom PC/Natália Verena 

Policiais militares foram presos na manhã desta sexta-feira (26) , em Seabra e Serrinha, durante a Operação Vindicta. Na casa de um deles, em Seabra  foram localizados, arma, porções de maconha, pinos de cocaína, cartões de crédito e munições. Ele também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Aparelhos eletrônicos foram apreendidos para ajudar nas investigações. 

 

"Eles fazem parte de uma quadrilha envolvida em extorsão mediante sequestro que atua em Salvador e Interior do estado. Estamos tentando localizar outros alvos em Salvador", explicou o Coordenador de Repressão a Extorsão Mediante Sequestro, delegado Adailton Adan.

 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a quadrilha extorquiu  de uma das vítimas a quantia de R$ 200 mil e a mantinha em um cativeiro. "O cativeiro funcionava nas proximidades da própria residência de um dos PM preso", explicou o coordenador de Seabra,  delegado Thomas Galdino. 

 

A operação foi deflagrada pela Coordenação de Repressão a Extorsão Mediante Sequestro do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), 13ª Coordenadoria Regional de Polícia de Interior (Coorpin/Seabra), a Coordenação de Operações Especiais da Polícia Civil (COE) e a Corregedoria da Polícia Militar. 


Do Portal Bahia Notícias

Omicron é o nome da nova variante da Covid-19 identificada na África do Sul

Omicron é o nome da nova variante da Covid-19 identificada na África do Sul
Foto: Reprodução / Getty Images

Omicron. Este é o nome da nova variante da Covid-19 identificada na África do Sul há cerca de três semanas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a  B.1.1.529 é considerada uma 'variante de preocupação'. A nova variante foi colocada no mesmo grupo de versões do coronavírus que já causaram impacto na progressão da pandemia como alfa, beta, gama e delta.

 

A omicron é considerada de preocupação pois tem 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína "spike" considerada a  "chave" que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19).

 

Conforme divulgou o Portal G1, ainda não se sabe se ela é mais transmissível ou mais letal. A própria OMS diz que precisará de semanas para compreender melhor o comportamento da variante. Pelo menos 9 países já anunciaram restrições a voos de nações africanas devido à B.1.1.529 até o momento.


Do Portal Bahia Notícias

Família reconhece corpo de piloto de avião desaparecido, diz IML

Família reconhece corpo de piloto de avião desaparecido, diz IML
Foto: Reprodução / Rede sociais

O corpo encontrado ontem na região de buscas pelo avião bimotor que caiu entre Ubatuba (SP) e Paraty (RJ) é o do piloto Gustavo Carneiro, segundo informou o IML (Instituto Médico Legal) de Campo Grande, na zona oeste da capital fluminense. A mãe e a namorada de Gustavo compareceram ao IML para o reconhecimento do corpo.
 

Criado em Corumbá (MS), ele se mudou para o Rio de Janeiro em 2018, onde trabalhava em uma empresa de instrução aérea. Sua última localização identificada nas redes sociais foi o Aeroporto dos Amarais, em Campinas, na manhã de quarta-feira (24).
 

De lá, ele decolou por volta de 20h30, com destino ao aeroporto de Jacarepaguá, no Rio, acompanhado do copiloto, José Porfírio Júnior, de 20 anos, e de um passageiro que ainda não foi identificado.
 

A aeronave perdeu contato com o radar por volta de 21h. Os primeiros a acionarem as autoridades foram os familiares de José, que acompanhavam o trajeto do voo pela internet.


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress