SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 23 de outubro de 2021

Homem é preso acusado de esfaquear companheira, enteado e cunhado em Santaluz

Foto: Ilustração

Um homem de 42 anos foi preso neste sábado (23) acusado de esfaquear a companheira, o enteado e o cunhado durante uma briga no bairro Castro Alves, em Santaluz, região sisaleira da Bahia. 

De acordo com informações da Polícia Militar, as vítimas sofreram cortes no rosto, mão, braço e costas. Pelo menos duas pessoas foram levadas para o hospital, mas não há informações sobre o quadro de saúde delas. 

Além da PM, uma equipe da Guarda Civil Municipal também atendeu a ocorrência. Conforme a polícia, o acusado, identificado como Adelmo Alves dos Santos, foi levado para a central de flagrantes da Polícia Civil em Riachão do Jacuípe, sendo encaminhado em seguida para a carceragem da delegacia de Valente. 

Notícias de Santaluz

Exercícios físicos ajudam a prevenir e no tratamento do câncer de mama

Exercícios físicos ajudam a prevenir e no tratamento do câncer de mama
Foto: Divulgação

A prática regular de atividade física possui impacto favorável no tratamento do câncer de mama. De acordo com especialistas, uma a cada 11 mortes pela doença poderia ser evitada com 150 minutos de exercícios por semana. "O condicionamento crônico prévio dá melhor condição de tolerar o tratamento quimioterápico, bem como ajuda no emocional do paciente. A própria estrutura celular é favorecida com a atividade física. Isso já é bem documentado", destaca o coordenador de mastologia do Hospital da Mulher, André Dias.  

 

Além disso, exercícios constantes também podem auxiliar na prevenção da doença. "Quando a gente observa a prática com dieta saudável, evitando bebidas alcóolicas, gorduras saturadas, você tem uma capacidade de reduzir em 33% a chance de câncer de mama", pontua André. 

 

Durante o Outubro Rosa, há um esforço ainda maior para conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção ao câncer de mama. Em 2020, ano duramente afetado pela pandemia de Covid-19, o número de mamografias, exame mais importante na detecção da doença, caiu 40% em todo o país. 

 

Os dados são do sistema de registro dos gestores municipais e estaduais de informações de atendimento do SUS, o SIA-SUS, e foram divulgados pelo portal Viva Bem, do Uol. Em 2019, foram 3 milhões de exames de radiografia de mamas. Em 2020, o número teve queda para 1,8 milhão. 

 

A prática de atividades físicas também teve redução. Segundo levantamento do Projeto Convid - Pesquisa de Comportamento, aproximadamente 62% dos brasileiros deixaram de fazer qualquer tipo de exercício durante a pandemia. Os dados são uma parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e foram divulgados pela CNN Brasil. Ao todo, 44.062 brasileiros foram entrevistados. 

 

Para André Dias, ainda não é possível afirmar que a diminuição dos exercícios será fator preponderante para o aumento de casos pós-pandemia, justamente porque a redução no número de mamografias é um fator de influência mais direto.

 

"Quando a gente tenta cruzar esse dado, para ver um desfecho agora, fica muito contaminada essa análise. Nos centros, houve uma redução de 40% das pacientes que procurariam os diagnósticos e preventivos. Quando você joga isso na magnitude do Brasil, são 66 mil novos casos por ano. Como 40% não foram ao mastologista, à realização de mamografia, há uma expectativa que 4 mil casos dos 66 mil não tenham o diagnóstico. Contamina um pouco essa avaliação. Agora, é muito estabelecido que [a atividade física] protege para câncer, já está bem documentado", pondera. 

 

O tipo de exercício mais indicado, de acordo com o mastologista, é o aeróbico. "O que os estudos mostram ter melhor eficiência são as atividades aeróbicas. Claro que você pode fazer um misto de atividades, mas a aeróbica tem esse impacto", diz. 

 

GUARDA ALTA

Seguindo a esteira do Outubro Rosa e ressaltando a importância das atividades físicas em relação ao câncer de mama, a boxeadora Adriana Araújo, primeira medalhista olímpica do Brasil na modalidade - bronze em Londres-2012 - participará, neste sábado, do evento "Guarda Alta Contra o Câncer de Mama" (saiba detalhes aqui). O evento começa às 8h, na Arena Fonte Nova. 

 

"Para mim, é muito importante dar prioridade a esse evento. A gente vê muitas mulheres sofrendo com câncer de mama, e a prática de exercício é muito importante para todas as situações. Principalmente no trabalho corporal e psicológico. As mulheres se fortalecem mentalmente. O boxe traz essa questão da força mental, para mostrar que podemos tudo", afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

A pugilista destaca, ainda, a quantidade de exercícios aeróbicos que o boxe oferece. "O boxe move tudo. Quando a gente está fazendo manopla, trabalho dirigido, faz um trabalho aeróbico. Tem toquinho, o saco, o trabalho de push ball. Tudo isso fortalece tanto a parte superior quanto a parte inferior", comenta. 

 

O convite para Adriana partiu do professor Jailson Santos, ex-pugilista que treinou grandes ícones do MMA, a exemplo de Vitor Belfort, Minotauro e Minotouro. Com a experiência de já ministrar classes para vários alunos, o professor foi bicampeão baiano, brasileiro e do Norte-Nordeste de Boxe. 

 

Até as 12h, três turmas de boxe, divididas por 200 alunos em cada, aprenderão os passos básicos do boxe. O evento aproveita a fama que o esporte ganha a cada dia para dar visibilidade à prevenção contra a doença. Com público formado por alunos das escolas públicas estaduais, professores, educadores e amantes do esporte, as aulas são gratuitas, mas com vagas limitadas.

 

Antes, uma palestra com especialista apresentará os cuidados e a atenção contra o câncer de mama. O evento terá transmissão on-line e contará também com o tour guiado nas dependências do estádio, uma volta pelo centro histórico pelo Salvador Bus e chute ao gol na arena. 


Do Portal Bahia Notícias/por Nuno Krause

Fazendo história: Rebeca Andrade é ouro e prata no Mundial de Ginástica

Fazendo história: Rebeca Andrade é ouro e prata no Mundial de Ginástica
Foto: FIG

Rebeca Andrade segue fazendo história. Meses após se tornar a primeira ginasta a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos, a jovem de 22 anos brilhou no Mundial da modalidade, disputado em Kitakyushu, no Japão. Neste sábado (23), ela foi ouro no salto - assim como em Tóquio - e prata nas barras assimétricas. A primeira brasileira a conquistar duas medalhas em uma edição da competição. 

 

No salto, sua participação foi praticamente perfeita, digna da medalha dourada que agora carrega no peito. Rebeca tirou 15,133 no primeiro e 14,800 no segundo, totalizando uma média de 14,966.

 

Para se ter uma ideia, a segunda colocada, a italiana Asia D'Amato, terminou com 14,083. A russa Angelina Melnikova completou o pódio, com 13,966.

 

Apesar de ter cometido um pequeno erro nas barras assimétricas, a boa execução fez Rebeca ficar com a prata. Ela tinha empatado com a chinesa Luo Rui, com 14,633, mas levou a melhor no critério de desempate. O ouro ficou com outra chinesa: Wei Xiaoyuan, que marcou 14,733 pontos.

 

Rebeca entra, agora, para a seleta lista de brasileiros campeões mundiais de ginástica, que conta com Daiane dos Santos, Diego Hypolito, Arthur Zanetti e Arthur Nory. 


Do Portal Bahia Notícias

Vânia Silva, viúva de Irmão Lázaro, tem apoio de Neto e do PL para candidatura em 2022

Vânia Silva, viúva de Irmão Lázaro, tem apoio de Neto e do PL para candidatura em 2022
Foto: Divulgação

Viúva de Irmão Lázaro, Vânia Silva participou de um encontro de lideranças políticas, em Morro do Chapéu, na tarde desta sexta-feira (22).

 

Ela foi convidada pelo ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, e do presidente estadual do PL, José Carlos Araújo.

 

Durante o encontro, foram discutidos projetos políticos e o convite para a candidatura de Vânia à deputada nas eleições de 2022 foi reforçado, com apoio de ACM Neto, de Zé Ronaldo e do PL.

 

O presidente municipal do PL e presidente da Previdência de Municipal de Feira de Santana, Nau Santana e o vereador de Salvador, Leandro Guerrilha (PL) também participaram da reunião.


Do Portal Bahia Notícias

CBF: Ednaldo Rodrigues diz gostar de Copa a cada dois anos, mas vai 'se aprofundar'

CBF: Ednaldo Rodrigues diz gostar de Copa a cada dois anos, mas vai 'se aprofundar'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

A ideia da Fifa de colocar a Copa do Mundo a cada dois anos agradou o presidente interino da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o baiano Ednaldo Rodrigues. Contudo, o dirigente ainda precisa ponderar sobre o assunto antes de dar o seu voto. 

 

"Gostei muito do que ouvi da reunião da Fifa que participei. Essa mudança vai criar também mais competições de base, valorizar a Copa América, que servirá como um torneio classificatório, e ainda vai render mais recursos financeiros para todas as entidades. Vou agora me aprofundar mais no assunto. Quero ouvir a Conmebol antes de decidir", afirmou o baiano. 

 

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, está buscando apoio para mudar as diretrizes do torneio mais importante do mundo. A ideia seria realizá-lo a cada dois anos já a partir de 2028. 

 

A Uefa e a Conmebol discordam de Infantino e, inclusive, estão negociando uma possível participação de Brasil e Argentina na Liga das Nações (confira aqui). 

 

Segundo o ge.globo, em dezembro, haverá uma reunião da Fifa com as 211 associações nacionais de futebol para votar sobre a mudança do calendário. 


Do Portal Bahia Notícias

Rodrigo Pacheco é anunciado pelo PSD como candidato à Presidência

Rodrigo Pacheco é anunciado pelo PSD como candidato à Presidência
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, foi anunciado neste sábado (23), como candidato à Presidência da República pelo PSD. Ontem, ele publicou nas redes sociais que iria se filiar ao partido.
 

"Rodrigo Pacheco, o PSD e seus novos companheiros estão prontos para abraçar o seu projeto, para abraçar as suas propostas, para caminhar ao seu lado, não apenas para ser candidato na sua campanha, mas para que você seja um grande presidente da República, você tem todas as condições de vencer", disse o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.
 

O anúncio aconteceu durante evento do PSD, no Rio de Janeiro.
 

As portas do PSD estão abertas há pelo menos seis meses para Pacheco. O objetivo é que o presidente do Senado lidere um projeto presidencial dentro da chamada terceira via.
 

Kassab aproveitou o espaço para descarregar elogios ao candidato da sigla. Segundo ele, o Pacheco "é um ser humano generoso, qualificado, preparado e que, nos últimos anos, mostrou que tem talento para a vida pública".
 

Ontem, em suas redes sociais, o presidente do Senado anunciou sua filiação. "Comunico que, nesta data, tomei a decisão de me filiar ao PSD, a convite de seu presidente, Gilberto Kassab. Agradeço aos filiados, colegas e amigos do Democratas de Minas Gerais e de todo o país o período de convivência partidária saudável e respeitosa" escreveu.


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

De goleada: Vitória amassa Brasil de Pelotas e vence segunda seguida na Série B

De goleada: Vitória amassa Brasil de Pelotas e vence segunda seguida na Série B
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Os 2.054 torcedores do Vitória que foram ao Barradão neste sábado (23), para ver o jogo contra o Brasil de Pelotas, com certeza não se arrependeram. Com gols de Fabinho, David - duas vezes - e Roberto, o Leão amassou o lanterna da Série B e venceu a segunda partida consecutiva na Série B com autoridade: 4 a 0. 

 

O triunfo também marcou a quebra da sequência negativa do Rubro-Negro Baiano no Barradão pela Segundona. Não conquistava um triunfo em casa pela competição há quatro jogos. A última vez tinha sido contra o Guarani, no dia 21 de agosto.

 

Contando todas as competições, esse é o segundo resultado positivo do Leão no Manoel Barradas, já que a equipe bateu o Itabaiana por 3 a 0, na última terça-feira (19), pela Pré-Copa do Nordeste. 

 

O resultado deixa o Vitória com 32 pontos, dois a menos que a Ponte Preta, primeiro clube fora da zona de rebaixamento. No entanto, a Macaca joga neste domingo (24), contra o Remo, fora de casa, às 16h. 

 

O próximo compromisso do Leão é pela Pré-Copa do Nordeste. A equipe treinada por Wagner Lopes vai enfrentar o Botafogo-PB, na terça-feira (26), no estádio Almeidão, pela terceira e última fase do torneio eliminatório. 

 

DOMÍNIO RUBRO-NEGRO

A cobrança de falta de Rildo, aos quatro minutos, foi um raro momento de relativo perigo do Brasil de Pelotas no primeiro tempo. A bola bateu do lado de fora da rede. Depois disso, o Vitória dominou. 

 

Com boa organização defensiva, o Leão conseguiu aproveitar os espaços deixados pelo Xavante no contra-ataque. Aos 14 minutos, Marcinho enfiou para David dentro da área. O camisa 9, já sem ângulo, chutou forte em cima do zagueiro adversário. 

 

O Brasil apostava nas bolas longas para o centroavante Erison, mas sem sucesso. Aos 20 minutos, Eduardo aproveitou o espaço no meio para arriscar um chute de fora. O goleiro Marcelo estava atento para ficar com a bola. 

 

Uma melhor oportunidade surgiu no minuto seguinte, em novo contra-ataque. Marcinho recebeu na esquerda, ajeitou para a perna boa e chutou colocado no canto esquerdo de Marcelo, que fez ótima defesa. 

 

Aos 23, foi a vez de Bruno fazer um belo lance. Com drible seco, o meia deixou o marcador para trás, entrou sozinho na área pela esquerda e finalizou cruzado. A bola passou próxima à trave da adversária. 

 

O camisa 10 estava inspirado, e arrancou em novo contra-ataque aos 29 minutos, originando uma falta perigosa para o Rubro-Negro. Do bico da grande área, Raul Prata cobrou por cima da meta. 

 

É pena que a jogada tenha causado também a lesão na posterior da coxa direita do atleta, que teve de deixar o gramado para a entrada de Caíque Souza. 

 

A lamentação durou pouco. Aos 35 minutos, Fabinho recebeu na entrada da área, cortou para a esquerda e chutou forte para abrir o placar para o Vitória. 

 

Fabinho comemora primeiro gol do Vitória (Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias)

 

Dois minutos depois, David ampliou. Fabinho roubou a bola no meio campo e enfiou para o camisa 9. Aproveitando todo o espaço deixado na defesa, ele avançou pelo meio, entrou na área e tirou com qualidade de Marcelo. 

 

David ampliou no minuto seguinte (Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias)

 

A maior ameaça ao domínio rubro-negro veio aos 43 minutos. Rildo recebeu na área e acertou a trave. Na volta, Renatinho chutou forte no canto e obrigou Lucas Arcanjo a se esticar todo para mandar para escanteio. 

 

O medo também não se criou. Aos 46 minutos, Roberto cobrou falta de longe e a bola bateu no braço aberto do capitão do Brasil-RS, Arthur Henrique. O árbitro Heber Roberto Lopes consultou o VAR e assinalou o pênalti. O próprio Roberto foi para a cobrança, e converteu. 

 

Roberto, de pênalti, anotou o terceiro tento (Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias)

 

Segundo tempo

O Vitória começou a etapa final administrando o jogo, controlando a posse de bola e evitando arriscar, por conta do placar construído no primeiro tempo. Até por isso, a primeira chance foi do Brasil de Pelotas. Aos 14 minutos, Renatinho recebeu cruzamento da direita e cabeceou com perigo para a meta de Lucas Arcanjo. 

 

Aos 22 minutos, o técnico Wagner Lopes passou a poupar jogadores, e o Leão seguiu sem sofrer riscos. Aos 30, voltou a assustar lá na frente, com novo contra-ataque. David arrancou pela esquerda e inverteu para Marcinho, que entrou na área e chutou cruzado. A bola passou com perigo. 

 

O próprio David viria a completar a festa, aos 37 minutos. O camisa 9 recebeu cruzamento na medida de Roberto e cabeceou com força para superar Marcelo e fechar o placar. 

 

Aos 40, Caíque Souza teve a chance de fazer o quinto. Em nova saída errada do Brasil, o Vitória roubou a bola, e Alisson Santos encontrou o camisa 19 dentro da área, pela esquerda. No entanto, ele pegou mal e ela foi para fora. 

 

Na sequência, o Xavante levou perigo com Netto, que chutou forte, dentro da área, mas parou em boa defesa de Lucas Arcanjo. 

 

FICHA TÉCNICA

Vitória 4 x 0 Brasil de Pelotas
Série B - 31ª rodada
Data: 23/10/2021 (sábado)
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Horário: 16h30
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Éder Alexandre (SC) e Johnny Barros de Oliveira
Quarto Árbitro: Ricarle Gustavo Gonçalves Batista (BA)
Analista de Campo: Cláudio Antônio Dias Aragão (BA)
Árbitro de Vídeo: Rodrigo Dalonso Ferreira – Fifa (SC)
AVAR: Henrique Neu Ribeiro (SC)
Observador VAR: Emerson Luiz Sobral (PE)
Gols: Fabinho, David (2) e Roberto (Vitória)
Cartões amarelos: Caíque Souza e Roberto (Vitória) / Alan, Arthur Henrique e Bruno Matias (Brasil de Pelotas) 
Público pagante: 2.054
Renda total: R$ 27.872,50


Vitória: Lucas Arcanjo, Raul Prata (Van), Wallace (Thalisson Kelven), Mateus Moraes e Roberto; João Pedro, Bruno (Caíque Souza) e Eduardo (Fernando Neto); Fabinho (Alisson Santos), Marcinho e David. Técnico: Wagner Lopes.

 

Brasil de Pelotas: Marcelo; Vidal, Arthur Henrique (Héverton), Alan (Leandro Camilo) e Kevin; Diego Gomes (Patrick), Bruno Matias, Rildo (Sousa), Renatinho (Caio Rangel) e Netto; Erison. Técnico: Jerson Testoni.


Do Portal Bahia Notícias/por Nuno Krause

Vitória 4x0 Brasil de Pelotas - Melhores Momentos

               

Motorista fica ferido após acidente com carreta na Bahia; cabine ficou destruída

Foto: Marlon Ferraz/Blog Braga

Um caminhoneiro ficou ferido após bater no fundo de uma carreta na BA-460, no trecho da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. 

O acidente ocorreu na sexta-feira (22) e a carreta ficou destruída. Informações iniciais obtidas pela equipe da TV Oeste, filiada da TV Bahia na região, são de que uma das carretas estava quebrada na pista e o caminhoneiro que vinha em seguida, só viu a sinalização na pista quando já estava próximo do veículo parado. O motorista não teria conseguido desviar e colidiu no fundo da carreta. 

A vítima, de 61 anos, ficou presa às ferragens e apresentou escoriações no abdômen e demais partes do corpo. Também houve fratura na região do tórax. O idoso foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros. Não há detalhes do estado de saúde dele.

Do Portal NS

Mulher morre após acidente com caminhonete na Bahia; veículo ficou preso em copa de árvore

Foto: Marlon Ferraz/Blog Braga

Uma mulher morreu na madrugada deste sábado (23), após um acidente com uma caminhonete na BA-459, no Anel da Soja, no trecho da cidade de Barreiras, região oeste da Bahia. O veículo caiu em uma área de mata e ficou preso na copa de uma árvore. 

Conforme o g1, informações obtidas pela equipe da TV Oeste apontam que sete pessoas seguiam na caminhonete e seis delas ficaram feridas. A mulher que morreu estava sem cinto de segurança e foi arremessada do veículo no momento do acidente. 

Não há detalhes do estado de saúde dos outros envolvidos no acidente, que foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Do Portal NS

Inaugurada em Barrocas, a loja Passo a Passo Calçados

Passo a Passo Calçados - Foto: Kauã Sherman

A loja Passo a Passo Calçados foi inaugurada na manhã deste sábado (23), no município de Barrocas. Com objetivo de oferecer aos clientes qualidade e variedade em calçados nas linhas infantil e também adulto, modelos femininos e masculinos. A Passo a Passo está localizada na Avenida Antônio Pinheiro da Mota, no centro da cidade, ao lado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barrocas.

Com um ótimo preço, e diversas formas de pagamento, a loja chega pra ser a mais barata da cidade. Neste sábado, a equipe recebeu os barroquenses que compareceram ao local com simpatia e atenção: "A loja Passo a Passo calçados foi um sonho concretizado, foi planejada e executada com muito carinho. Nosso objetivo é trazer para os nossos clientes produtos de qualidade com preços acessíveis e atender a todos com muita confiabilidade", declarou a proprietária senhora Neide.

Visite a Passo a Passo Calçados, e confira toda a variedade da loja, entre em contato através das redes sociais, Instagram @passoapasso_calcados_ ou pelo WhatsApp (75) 99203-9381. Passo a Passo, caminhando junto com você!.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman

Prefeito da grande destaque as ações do outubro Rosa em Barrocas

Fotos: Reprodução Facebook
Em meio às críticas por parte da população devido a falta de maior apoio às atividades realizadas com empenho pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde, tanto na sede como na zona rural, o Prefeito José Jailson (PSD) destacou nesta sexta-feira (22), o trabalho dos profissionais no Outubro Rosa. Segundo ele, no período foram realizados testes rápidos de exame preventivo, além de ensinamentos sobre o autoexame, palestras e dança.

"Nesse outubro rosa, mês da conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama, os profissionais da Unidade Básica de Saúde e Agentes Comunitários, fizeram um lindo trabalho nas comunidades e na sede do nosso município. Através da realização de testes rápidos de exame preventivo, do ensinamento do autoexame e de palestras sobre o tema, eles reforçaram a importância do cuidado e da prevenção, além de um momento de descontração e diversão com dança com as mulheres", escreveu Jailson numa rede social. 

Atividade no Povoado de São Miguel do Ouricuri
Mulheres que participaram de uma passeio ciclístico na quinta-feira (21), reclamaram da falta de apoio à atividade (ver aqui), profissionais de saúde também mantiveram contato com nossa redação lamentando as dificuldades para promover o Outubro Rosa em Barrocas; "...não fale o meu nome. Essas atividades que estão realizando nas unidades de saúde quem está arcando são o povo da equipe... Porque pela a parte da  secretária de saúde não oferta nada", lamentou uma profissional.

Diversas atividades de conscientização foram realizadas na sede e nos povoados do município. As ações foram iniciadas no dia 14 de outubro (ver aqui).

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Unidos de Barrocas volta à campo para jogo importante na Copa Cipava. Técnico está confiante na vitória

Técnico está confiante numa vitória que colocará a equipe na liderança da chave

Depois de um final de semana de folga, o Unidos de Barrocas terá um confronto difícil neste domingo dia (24), pela Copa Cipava. O jogo contra o Orion F.C. será disputado no Campo do CSU de Osasco-SP às 13:30, e o técnico Railton Gás afirmou que vai com força máxima em busca da vitória que poderá garantir a liderança da chave.

Os dois jogadores que deixaram o campo na última partida com dores, já estão recuperados, tanto Durico como Paulinho, estão disponíveis e pelo menos a presença dos dois foi confirmada pelo treinador. Porém apesar de já ter definido o time que vai à campo amanhã, ele preferiu não revelar a escalação, deixando para os minutos finais antes do confronto.

"O time tá bem preparado da zaga ao ataque, estamos muito confiante e com fé em Deus vamos sai com os 3 pontos, vim pra casa líder do campeonato. A ansiedade é grande entre eu os jogadores, e si eles ficarem sabendo da escalação possa que alguém que fica no baco fique chateado", ponderou o técnico.

Sobre o adversário, Railton reconheceu que trata-se de uma boa equipe e que está bem no certame: "O adversário e um time bom que vem com duas vitórias no campeonato, tá com 6 pontos. Se nós vencermos nos passamos 1 ponto e nos tornamos líder da nossa chave. Vai ser um bom jogo mais nós temos uma grande equipe e podemos ir bem longe", afirmou o barroquense.

O Unidos de Barrocas em dois jogos, empatou um e venceu outro, somando 4 pontos na tabela.

@ Nossa Voz Esportes / Por Rubenilson Nogueira

Homem é preso com drogas e arma de fogo em Teofilândia

Um homem de 43 anos foi preso em flagrante por policiais da Delegacia Territorial (DT) de Teofilândia. Ele foi abordado em uma ação de rotina da equipe de investigadores da cidade, que o conduziu à DT de Serrinha.

A equipe do Setor de Investigação (SI) da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha) havia coletado informações sobre a comercialização de drogas na região do povoado Gravié, onde os investigadores localizaram o suspeito José Valério de Souza. 

Com ele, foram encontradas várias porções de maconha e cocaína, um revólver calibre 38 e R$ 1.495 em dinheiro. Além disso, uma motocicleta que pode ter sido utilizada para atividades criminosas foi apreendida.

Do Portal Clériston Silva


Casos de HIV em Serrinha aumentaram mais de 20%

Imagem: Divulgação / PMS

Prefeitura de Serrinha registra aumento de mais de 20% no número de casos de HIV. Assunto foi debatido durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (22)

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Simone Góes, apresentou dados comparativos entre 06 meses de 2020 e 2021, constatando 21% de aumento no número de casos de HIV nos 19 municípios de atuação do CTA. Uma das principais causas é a não utilização de preservativos.

O CTA funciona anexo ao Centro de Saúde Luís Eduardo Magalhães e conta com equipe multidisciplinar composta por infectologista, ginecologista, enfermeira, técnico de enfermagem, assistente social, nutricionista, psicólogo e farmacêutico.

Essa estrutura gratuita disponibiliza diversos exames laboratoriais, teste rápido de HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis, além de realizar a entrega de preservativos masculino e feminino e lubrificantes.

A Prefeitura de Serrinha iniciará, ainda em outubro, uma ampla campanha de conscientização sobre o tema. Faça sua parte! 

Do Portal Ailton Pimentel

"Cabo eleitoral de Bolsonaro, Sandro Régis mente sobre educação na Bahia", rebate Osni

"Neste momento, o Governo do Estado está aplicando mais de R$ 2 bilhões no  maior investimento da história da Bahia em infraestrutura escolar.  Portanto, o cabo eleitoral de Bolsonaro em 2018, Sandro Régis, mente sobre a educação". A frase é do deputado estadual Osni Cardoso (PT), que reagiu às declarações do colega de Assembleia Legislativa pelo DEM nesta sexta-feira (22).

"A Bahia é o terceiro estado com maior crescimento no Índice de Oportunidades de Educação Brasil, com aumento de 22% em relação à primeira edição do levantamento", esclareceu o deputado, que também pontuou o esforço do Governo do Estado para contratação de professores, coordenadores pedagógicos e demais trabalhadores da educação. "O deputado faz a crítica com objetivo eleitoral distorcendo a realidade. Rui Costa contratou mais de 6,5 mil servidores para a educação. Régis esquece que faz parte do grupo político que, historicamente, desrespeitou e sucateou a educação na Bahia", concluiu Osni.

Assessoria de Comunicação do deputado estadual Osni Cardoso

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Homem é morto a tiros ao lado de banca de carne onde trabalhava em Retirolândia

Foto: Reprodução/Rede Social

Um homem identificado como Gerson Souza Brandão Ramos, conhecido como Gersinho, de 39 anos, foi morto a tiros na madrugada desta sexta-feira (22) em Retirolândia, na região sisaleira da Bahia. 

De acordo com a Polícia Militar, o crime foi registrado por volta das 4h10, nas imediações do centro de abastecimento da cidade. 

Segundo informações da polícia com base em relatos de populares, o homem foi executado ao lado da banca de carnes onde trabalhava, por três encapuzados que chegaram ao local em um veículo. 

Autoria e motivação do crime são desconhecidas. A Polícia Civil deve investigar o caso.

Notícias de Santaluz

Homem com mandado em aberto por homicídio em SP é preso em Santaluz

Foto: Polícia/ Divulgação/ Arquivo

Um homem de 39 anos foi preso pela Polícia Militar na quinta-feira (21), no povoado Rua da Palha, zona rural do município de Santaluz, região sisaleira da Bahia. 

Segundo a polícia, ele tinha mandado de prisão preventiva expedido pela Vara do Tribunal do Júri e de Execuções Penais de São José dos Campos (SP), por homicídio qualificado. A polícia informou que o crime aconteceu em 2009, mas não há detalhes sobre o caso. 

Após o cumprimento da ordem judicial o homem foi levado para a Delegacia Territorial de Santaluz. Em seguida, ele foi encaminhado à carceragem da Polícia Civil em Valente, onde permanece à disposição da Justiça.

Notícias de Santaluz

Idoso é preso suspeito de abusar da afilhada de 12 anos na Bahia

Foto: Divulgação/Polícia Civil/Arquivo

Um homem de 66 anos foi preso na quinta-feira (21) em Amargosa, na Bahia, suspeito de abusar sexualmente da afilhada, de 12 anos. 

A denúncia foi feita pela mãe da vítima. De acordo com a Polícia Civil, o homem se aproveitava da confiança da família para cometer os abusos, que teriam começado há dois meses, numa ocasião em que a vítima foi brincar com a filha dele. 

A polícia detalhou que o homem continuava frequentando a casa dos parentes da adolescente com pretextos diversos, para tentar uma nova aproximação com a menina, o que também configura abuso psicológico. 

Ainda de acordo com a polícia, o suspeito enviava mensagens com teor sexual para a garota, além de ordenar que ela encaminhasse fotos íntimas para ele. 

Os celulares da adolescente e do idoso foram apreendidos para perícia. A vítima também foi encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), para realização de exames, enquanto o suspeito deve passar por audiência de custódia.

Notícias de Santaluz

Carro com quatro PMs capota às margens de rodovia na Bahia

Foto: Site Achei Sudoeste

Um carro de passeio com quatro policiais militares capotou às margens da BA-262, próximo ao povoado de Jibóia, em Caraíbas de Aracatu, no sudoeste da Bahia, na quinta-feira (21). Segundo informações da corporação, ninguém teve ferimentos graves. 

Os agentes são lotados na 46ª CIPM, em Livramento de Nossa Senhora. Eles tinham encerrado o expediente e seguiam para Vitória da Conquista no momento do acidente. O motorista perdeu o controle da direção e o veículo caiu fora da pista. 

Ainda de acordo com a PM, eles sofreram apenas escoriações leves e foram levados ao Hospital Brandão de Reabilitação, em Vitória da Conquista. Os quatro PMs foram examinados e receberam alta médica ainda na quinta-feira.

Do Portal NS/Fonte g1 BA

Idoso de 78 anos é atacado por pitbull no meio da rua em Conceição do Coité

Cachorro foi amarrado após atacar idoso no meio da rua em Conceição do Coité | Foto: Reprodução/Calila Notícias

O idoso Vivaldo da Silva Mascarenhas, conhecido como ‘Dade’, de 78 anos, foi atacado por um cachorro da raça pitbull na manhã desta sexta-feira (22), na Rua Tiburtino Ferreira da Silva, próximo ao Caic, em Conceição do Coité, região sisaleira da Bahia. As informações são do site Calila Notícias. 

De acordo com a publicação, o idoso chegava em casa empurrando uma bicicleta quando foi mordido no braço esquerdo pelo animal, que só foi contido após ser atingido por uma pedra atirada por uma mulher. 

A vítima foi levada para o hospital da cidade e pouco tempo depois transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. O estado de saúde do homem é desconhecido. 

A reportagem do Calila Notícias informou que certo tempo após o ocorrido flagrou o cachorro amarrado no quintal de uma casa, mas não localizou nem conseguiu identificar o responsável pelo animal.

Notícias de Santaluz

Santaluz: briga entre mulheres por causa de ciúmes deixa adolescente ferida com golpes de garrafa quebrada

Foto: Ilustração

Uma adolescente de 16 anos ficou ferida após ser atingida na altura do peito com um pedaço de garrafa de vidro quebrada, na noite desta sexta-feira (22), em Santaluz, região sisaleira da Bahia. 

Segundo informações da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, que atenderam a ocorrência, a agressão aconteceu durante uma briga motivada por ciúmes entre a vítima e outra mulher, nas proximidades do centro de abastecimento do município. 

A agressora já tinha fugido quando os agentes chegaram no local. A adolescente foi levada para o hospital da cidade. Após passar por sutura, ela foi liberada.

Notícias de Santaluz

Inicialmente previsto para 2021, Campeonato Intermunicipal é adiado para o ano que vem

Inicialmente previsto para 2021, Campeonato Intermunicipal é adiado para o ano que vem
Foto: Divulgação

O Campeonato Intermunicipal, inicialmente previsto para acontecer em 2021, foi adiado para o ano que vem. Nesta sexta-feira (22), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) realizou o segundo Conselho Técnico e, junto com as Ligas Desportivas inscritas, preferiu postergar o prazo de início da competição de futebol amador. 


Segundo nota da FBF, "apesar dos esforços da entidade, as consequências da pandemia de Covid-19 ainda são sentidas pelas principais responsáveis pelo espetáculo". 

 

O primeiro Conselho Técnico foi realizado na última quarta-feira. Contudo, por conta dessas pendências, a discussão não teve um fim e uma nova reunião foi marcada para esta sexta. 

 

As 32 seleções que se inscreveram na disputa conversaram com a FBF desde às 14h, e algumas delas até desistiram de participar, por causa das dificuldades para cumprir o protocolo. 

 

A limitação do público em 30% da capacidade dos estádios e a necessidade de testar atletas com frequência foram uns dos pontos que comprometeram o orçamento das Ligas para a competição.

 

"O Intermunicipal é sinônimo de alegria, confraternização. Gera empregos, é a fonte de sustento de centenas de famílias baianas durante o período de disputa. Sem esse propósito, não é Intermunicipal", diz a nota da FBF.

 

Ainda não foi definido em que momento de 2022 o campeonato será iniciado, e nem quando as discussões sobre o torneio acontecerão. A última edição ocorreu em 2019, quando o Itamaraju sagrou-se tetracampeão.


Do Portal Bahia Notícias

Ovo se forma dentro de outro em Mairi

O feirante Elielson, que mora em Mairi-BA, ficou surpreso com um ovo gigante de uma das galinhas do quintal da casa do pai dele.

Quando Elielson quebrou o ovo gigante, saiu gema e clara, com outro ovo de tamanho normal. Quando quebrou o ovo normal, também saiu gema e clara. Veja no vídeo abaixo.

Por mais inusitado que seja, existem diversas maneiras dos ovos das galinhas nascerem “defeituosos” ou com alguma particularidade bizarra. Mas é bem raro isso acontecer.

De acordo com especialistas, isso acontece quando o ovo que não estava pronto, volta para dentro da linha de montagem reprodutiva da galinha, e outro ovo se forma ao redor dele.

É assim que é o oviduto de uma galinha:

1 Infundíbulo, 2 Magno, 3 Istmo, 4 Útero, 5 Vagina com um ovo dentro.

Em circunstâncias normais, a galinha ovula, e o ovócito viaja pelos compartimentos do oviduto. São coletadas camadas de membranas e albume por todo o caminho. Então, a casca se solidifica no útero.

Mas, em circunstâncias raras, outra ovulação acontece antes que o primeiro ovo esteja completamente formado, o que faz com que ele seja puxado de volta para a primeira parte do oviduto.

Esse segundo ovo se forma pelo processo normal, só que abre espaço para encapsular o outro. No final das contas, sai um ovo enorme.

Para ficar registrado, se um dia acontecer isso com você, saiba que os dois ovos são normais e podem ser consumidos.

 

                


Do Portal CN/Fonte: Agmar Rios