SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 11 de setembro de 2021

Jacuipense vence o Volta Redonda e ainda sonha com permanência na Série C


Na noite deste sábado (11), o Jacuipense venceu o Volta Redonda por 1x0, no Barradão, e voltou a sonhar com a permanência na série C para 2022. O gol solitário foi marcado por Bruninho, aos 21 minutos da segunda etapa.

Com o resultado, o Jacuipense continua na 9ª colocação, mas com 15 pontos e fica a 1 ponto do Floresta que tem 16 e joga neste domingo, às 11h da manhã, contra o Tombense, em Minas Gerais.

O próximo jogo do Jacupa será no domingo, dia 19, às 20h, contra o Botafogo, na Paraíba.

Por Cival Anjos

Santos 0x0 Bahia - Melhores Momentos

              

Na Vila Belmiro, Bahia empata com o Santos no início do returno do Campeonato Brasileiro

Na Vila Belmiro, Bahia empata com o Santos no início do returno do Campeonato Brasileiro
Foto: Fernanda Luz / AGIF / Folhapress

O Bahia ficou no empate sem gols com o Santos, na Vila Belmiro, na noite deste sábado (11). A partida foi válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

 

Com o resultado, o Tricolor somou 22 pontos e assumiu, neste momento, o 15º lugar por ter um triunfo a mais do que o São Paulo, que agora é o 16º com a mesma pontuação, mas joga com o Fluminense, neste domingo (12), no desenrolar da rodada. No entanto, o América-MG, que abre a zona de rebaixamento em 17º, venceu e tem 21. Também pelo critério de desempate, o Santos roubou a 13ª posição do Juventude com 23.

 

O Bahia volta ao gramado no próximo sábado (18), às 21h, para receber a visita do Red Bull Bragantino, em Pituaçu, pela 21ª rodada. No mesmo dia e horário, o Santos encara o Ceará, na Arena Castelão.

 

O JOGO

O Bahia era o visitante, mas já ameaçou a meta de João Paulo antes do primeiro minuto. Com 30 segundos de bola rolando, Rodallega tocou para Lucas Mugni que bateu forte para a defesa do goleiro do Peixe que espalmou para fora. Na cobrança de escanteio de Juninho Capixaba, Luiz Otávio tentou duas vezes, a primeira de cabeça e a segunda chutando, mas ambas explodiram na marcação.

 

Após o início buscando o ataque, o Bahia passou a errar passes e não conseguiu mais criar boas jogadas para levar perigo ao gol paulista. Aos 23, bola levantada, mas Óscar Ruiz subiu, mas não conseguiu alcançar a bola para cabecear. Enquanto o Peixe também seguiu sem conseguir penetrar na defesa baiana e assustar Mateus Claus.

 

Aos 25, Gilberto desperdiçou uma ótima chance de abrir placar. Ele recebeu cruzamento de Rodallega na área, cortou, mas acabou travado na hora de finalizar e a defesa santista afastou o perigo. Em seguida, Isnaldo bateu de fora da área e a bola resvalou no travessão antes de ir para fora. O time baiano ainda teve outra oportunidade, mas Gilberto não conseguiu aproveitar. A blitz baiana continuou e Rodallega chutou rasteiro para a defesa de João Paulo. Aos 29, Capixaba cruzou rasteiro para a área, mas o atacante colombiano furou e a bola passou.

 

Segundo tempo

O Bahia voltou do vestiário com a mesma formação, enquanto o Santos retornou com o zagueiro Danilo Boza no lugar do machucado Robson. Ao contrário do primeiro tempo, quando o primeiro chute a gol saiu com segundos de bola rolando, o jogo recomeçou sem emoções. A primeira ação de perigo, desta vez, foi do Peixe. Gabriel Pirani tentou invadir a área baiana pela esquerda, mas foi derrubado por Óscar Ruiz aos seis minutos. Na cobrança da falta, Carlos Sánchez bateu colocada e obrigou Mateus Claus a fazer uma grande defesa para evitar que placar fosse aberto pelos donos da casa.

 

Enquanto o Santos voltou melhor para o segundo tempo, o Bahia não conseguiu armar uma boa jogada para levar perigo ao gol paulista. Muito pelo contrário, a blitz era do Peixe, mas a defesa baiana conseguia segurar o ímpeto do adversário. Aos 12 minutos, Dabove promoveu duas alterações. Raniele entrou na vaga do estreante Isnaldo, e Lucas Araújo deu lugar para Patrick.

 

O Santos chegou bem aos 11 minutos com Marcos Guilherme. Mas o atacante santista não conseguiu finalizar bem e mandou para fora.

 

Aos 26 minutos, Nino Paraíba salvou o Bahia ao cortar uma bola levantada na área antes do atacante poder finalizar. Porém, a arbitragem assinalou uma falta no lateral do Tricolor e anulou a jogada. Quatro minutos depois, o camisa 2 salvou o time baiano novamente ao cortar um cruzamento. Após a cobrança de escanteio, Marinho ficou com a sobra e chutou para fora.

 

Aos 39 minutos, Rodallega recebeu na direita, invadiu a área e bateu cruzado mandando direto para fora. Dois minutos depois, o Peixe respondeu na tentativa de Marinho em finalizar, mas foi bem travado por Raniele.

 

No apagar das luzes, aos 48 minutos, Rodriguinho desperdiçou o gol que daria o triunfo ao Tricolor. Rodallega mandou a bola para área, mas o camisa 10 pegou mal e mandou por cima da meta de João Paulo.

 

FICHA TÉCNICA
Santos 0x0 Bahia
Campeonato Brasileiro - 20ª rodada
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 11/09/2021 (sábado)
Horário: 21h
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Felipe Alan Costa de Oliveira (ambos de MG)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

Cartões amarelos: Lucas Braga ( Santos) / Isnaldo, Raniele, Nino Paraíba, Conti (Bahia)


Santos: João Paulo; Pará, Robson (Danilo Boza), Wagner Leonardo e Felipe Jonatan; Camacho, Carlos Sánchez e Gabriel Pirani (Jean Mota); Marcos Guilherme (Marinho), Lucas Braga e Léo Baptistão (Raniel). Técnico: Fábio Carille.

 

Bahia: Mateus Claus; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Juninho Capixaba; Lucas Araújo (Patrick), Mugni (Matheus Bahia), Óscar Ruiz (Luizão) e Isnaldo (Raniele); Rodallega e Gilberto (Rodriguinho). Técnico: Diego Dabove.


Do Portal Bahia Notícias/por Leandro Aragão

Decreto do governo da BA libera eventos com até mil pessoas e exige certificado de vacinação

Um decreto do governo da Bahia, publicado na edição deste sábado (11) do Diário Oficial do Estado, autoriza eventos e atividades com a presença de até mil pessoas, desde que o público comprove ter tomado as duas doses de vacina ou a dose única. A decisão valerá até o dia 21 de setembro.

De acordo com o decreto, estão permitidas cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas e afins, além do funcionamento de zoológicos, parque de diversões, museus e teatros.

Os museus, parques de exposições e afins poderão funcionar, desde que respeitem o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas. A realização de excursões, no entanto, está proibida. Também está permitida a realização de eventos com venda de ingressos, desde que a presença de público seja limitada até mil pessoas.

Conforme o decreto, para a realização destes eventos, todos os envolvidos, entre artistas, público, equipe técnica e colaboradores, deverão comprovar ter tomado as duas doses de vacina ou dose única, através do documento de vacinação fornecido no momento da imunização ou do certificado obtido através do aplicativo Conect SUS, do Ministério da Saúde.

Além disso, todos os protocolos sanitários estabelecidos pelos municípios deverão ser respeitados, inclusive, o distanciamento e uso de máscaras.

Ainda conforme o decreto, fica autorizado também o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, desde que a ocupação máxima seja limitada a 75% da capacidade do local.

Do Portal Clériston Silva


Após 20 anos, assassinato de prefeito de Campinas prescreve e fica sem solução

Após 20 anos, assassinato de prefeito de Campinas prescreve e fica sem solução
Foto: Reprodução / Arquivo EPTV

Ocorrido há exatos 20 anos, o assassinato do prefeito de Campinas Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT, passa a ser considerado prescrito pela Justiça a partir desta sexta-feira (10). Por isso, a família deverá protocolar uma denúncia de omissão contra o Estado brasileiro junto à comissão interamericana de direitos humanos, órgão ligado à OEA (Organização dos Estados Americanos).
 

Toninho foi assassinado na noite do dia 10 de setembro de 2001, logo depois de ter saído de um shopping, onde foi buscar um terno que havia comprado.
 

Por volta das 22h, quando voltava para casa dirigindo seu Fiat Palio, recebeu três tiros que partiram de um veículo onde, segundo a polícia, estavam quatro criminosos que pouco antes haviam praticado um sequestro-relâmpago.
 

Um dos tiros atingiu a veia aorta e Toninho morreu na hora. Naquele dia, completava oito meses e dez dias no cargo na maior cidade do interior paulista.
 

A prescrição é o reconhecimento de que não houve condenação ou execução penal de alguém por um crime e que a partir de agora não poderá mais fazê-lo. Assim, a emblemática morte do prefeito vai entrar para a história como tendo sido praticado por um “autor desconhecido”.
 

“Nós aguardamos essa data, então, para enviar à OEA, mais precisamente à comissão interamericana de direitos humanos, uma denúncia em que estamos relatando que a República Federativa do Brasil descumpriu a convenção americana de direitos humanos. Nós entendemos que houve neste caso uma falha gritante de todos os agentes públicos e em todas as instâncias”, disse o advogado da família, William Ceschi Filho, que trabalha no caso há dez anos.
 

Viúva de Toninho, a psicanalista Roseana Garcia disse nesta sexta que está revoltada com a situação. "O Antônio não merecia isso. Imagina esperar 20 anos para dar isso", afirmou.
 

Ela disse porque decidiu recorrer a instâncias internacionais. "Se eu não posso mais ser ouvida no Brasil, vou para fora. Minha indignação não pode parar.”
 

“Me lembro que uma vez um promotor chegou a dizer pra mim: ‘o que conseguiria fazer em oito meses?’. Isso mostra o total desconhecimento da Justiça sobre o meu marido, um homem que enfrentou a especulação imobiliária, que tinha ações populares contra grandes empreiteiras, que contrariava grandes interesses”, afirmou.
 

A família de Toninho decidiu recorrer à corte internacional por acreditar que o prefeito foi vítima de crime político, contrariando frontalmente a tese da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual, segundo os quais o assassinato foi uma fatalidade, resultado da violência urbana.
 

O traficante e sequestrador Wanderson Nilton de Paula Lima, o Andinho, chegou a ser acusado formalmente pelo crime. Para a polícia, Andinho e os companheiros ocupavam o carro de onde partiram os disparos contra o então prefeito.
 

Os três companheiros de Andinho, no entanto, acabaram mortos em operações policiais em 2003, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo.
 

Único sobrevivente, Andinho acabou sendo apontado como o responsável pelo crime. Ele sempre negou a autoria.
 

Essa denúncia, no entanto, foi rejeitada pela Justiça em 1ª e em 2ª instâncias por falta de consistência. Na última, por unanimidade.
 

“O inquérito não levou em conta a história da vítima”, diz o advogado. “Tivemos um inquérito com apenas uma tese de crime banal, que desconsiderou uma vida de luta em defesa de justiça social, de direitos sociais, de direito à moradia”, disse Ceschi.
 

De acordo com ele, não levou em conta a trajetória de Toninho, “que estava com a caneta na mão, contrariando grandes interesses”.
 

O defensor avalia que o inquérito foi marcado por graves erros de condução.
 

“Na primeira fase, tivemos agentes públicos envolvidos com a CPI do Narcotráfico, que passaram a atuar na investigação”, disse.
 

Em 2011 o inquérito foi reaberto e novos problemas vieram à tona, conforme ele, como a falta de estrutura policial para a investigação.
 

“O Ministério Público de São Paulo, por sua vez, não requisitou diligências nessa nova fase. Ignorou, a nosso ver, a denúncia de falta de estrutura da polícia. Pedimos ao Ministério da Justiça a instauração de um inquérito pela Polícia Federal para que pudesse, de forma concorrente, atuar na investigação estadual. Esse pedido foi indeferido”, disse.
 

O advogado recorreu então à Procuradoria-Geral da República, pedindo que fosse deslocada a competência da Justiça Estadual para a Justiça Federal –e da Polícia Civil para a Polícia Federal.
 

A PGR pediu informações à Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo e a informação prestada pelo chefe do Ministério Público Estadual foi a de que as diligências estavam em curso e que uma força-tarefa havia sido criada pelo diretor do Deinter (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) de Campinas.
 

“A força-tarefa, na verdade, era uma equipe composta por um delegado, dois carcereiros e um escrivão, que durou menos de seis meses e ouviu apenas seis pessoas”, disse.
 

Neste ano, em 8 de julho, a Promotoria pediu o arquivamento do inquérito policial alegando que não havia mais diligências a fazer.
 

Sobre as críticas, por meio de nota o promotor Ricardo Silvares disse que os advogados da família não expressaram esse ponto de vista nas investigações. "Ao contrário, concordaram com o resultado dos trabalhos conduzidos pela Polícia Civil", disse.
 

Segundo ele, a Promotoria "sempre buscou apurar a existência de mandantes e, para constatar isso, basta ler o processo". "O que, infelizmente, não tem sido o costume daqueles que apresentam palpites sobre o caso."
 

Para o promotor, a afirmação de que o Ministério Público não se interessou em apurar crime político "é simplesmente falsa".
 

A Secretaria de Estado da Segurança Pública, que foi procurada sobre as críticas de suposta falta de estrutura citadas pelo advogado, respondeu apenas que "o referido caso está sob segredo de justiça".
 

Roseana Garcia disse que não participaria de nenhuma agenda pública de homenagens a Toninho nesta sexta.
 

As duas décadas da morte foram lembradas. De manhã, um grupo de cerca de dez pessoas fez uma celebração no local onde o prefeito foi morto, na avenida Mackenzie. No local, há um monumento em homenagem a Toninho. Houve orações e o plantio de mudas de flores.
 

Uma celebração religiosa chamada de “Missa: 20 Anos sem Toninho!” foi marcada para o domingo (12), às 19h, na Igreja Nossa Senhora Aparecida.


Do Portal Bahia Notícias/por Tote Nunes | Folhapress

Juízes e promotores não precisarão fazer quarentena para disputar eleições

Juízes e promotores não precisarão fazer quarentena para disputar eleições
Foto: Divulgação

Os magistrados e membros do Ministério Público não precisarão fazer uma quarentena de cinco anos para se candidatar a cargos públicos. Após articulação no Congresso das entidades de classe, foi retirado o trecho que previa a medida no Projeto de Lei Complementar 112/21, que institui o Novo Código Eleitoral. O texto foi votado na última quinta-feira (9).

 

Segundo a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, a própria Constituição assegura aos magistrados a possibilidade de disputar eleições — desde que estejam fora dos cargos públicos. A Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, estabelece o prazo máximo de espera de seis meses após deixarem a função. Para a magistrada, promover qualquer modificação na regra restringiria o exercício de direitos políticos inerentes a todos os cidadãos na democracia.

 

“Não há razão para o aumento da quarentena para que ministros, desembargadores e juízes — bem como promotores e procuradores – possam concorrer a mandatos eletivos, sobretudo via projeto de lei e às vésperas do processo eleitoral. Os marcos legais em vigor já estipulam prazos rígidos para a desincompatibilização, em isonomia com outras carreiras que desfrutam da mesma prerrogativa”, destacou.

 

O autor do destaque que excluiu a exigência de quarentena para magistrados, deputado Major Vitor Hugo, líder do PSL, defendeu a possibilidade de juízes disputarem eleições sem a necessidade de cumprir novo prazo. “A ideia é proteger aqueles que estão no dia a dia tomando decisões graves e que, por isso, seriam punidos, sendo impedidos de se candidatarem e de participarem da vida pública, simplesmente por exercerem funções importantes para o país”, ressaltou. No total, são 898 artigos do novo código eleitoral.


Do Portal Bahia Notícias

TSE declara que rachadinha causa lesão aos cofres públicos em ação de inelegibilidade

TSE declara que rachadinha causa lesão aos cofres públicos  em ação de inelegibilidade
Foto: Divulgação

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu que a prática de rachadinha causa danos ao erário. A Corte chegou ao entendimento ao analisar um recurso do Ministério Público eleitoral para tornar inelegível Maria Helena Pereira Fontes (PSL), que concorreu ao cargo de vereadora por São Paulo em 2020. O acórdão foi publicado na quinta-feira (9).

 

A candidatura foi impugnada por uma condenação por prática de rachadinha vereadora da capital. O caso transitou em julgado em 2011 e culminou em pena de devolução de R$ 146,3 mil ao município. Para o MP, à situação dela se aplica a inelegibilidade de 8 anos prevista no artigo 1º, inciso I, alínea "L" da Lei Complementar 64/1990. A norma trata dos condenados por improbidade que importe não apenas enriquecimento ilícito, mas também lesão ao patrimônio público.

 

Antes de chegar ao TSE, o caso foi analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) . Na Corte Regional, ficou entendido que a rachadinha não era uma lesão ao erário. Atualmente, o caso está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF), com vista ao ministro Nunes Marques. O caso é uma ação penal contra o deputado federal Silas Câmara por prática de rachadinha. No TSE, o entendimento é que ocorre inelegibilidade somente quando existe enriquecimento ilícito e lesão ao patrimônio público. 

 

O caso da vereadora começou a ser julgado no TSE em abril deste ano, relatado pelo ministro Alexandre de Moraes. "Se não houvesse a 'rachadinha', haveria uma 'sobra' da verba de gabinete, cujo dispêndio não era obrigatório e somente ocorreu para viabilizar o locupletamento ilícito, tanto assim que a candidata foi condenada ao perdimento da quantia de R$ 146.311,67. Trata-se de penalidade de natureza de ressarcimento, cujo objetivo é de restaurar a situação anterior em que se encontrava a administração pública. Desse modo, indubitável a caracterização do dano ao erário", concluiu o ministro. O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, disse que "rachadinha é um eufemismo para desvio de dinheiro público, para peculato e acho que nem faz diferença se é uma soma global ou se é uma divisão dos valores alocados fixamente a cargos, em última análise é o erário que é lesado".


Do Portal Bahia Notícias

ACM Neto diz que DEM não discute impeachment de Bolsonaro

ACM Neto diz que DEM não discute impeachment de Bolsonaro
Foto: Max Haack/ Secom PMS

Apesar de repudiar as falas de Jair Bolsonaro (sem partido) contra as instituições no 7 de Setembro (veja aqui), o ex-prefeito de Salvador e presidente do DEM, ACM Neto, afirmou que o partido não está discutindo o impeachment do presidente da República.

 

“O partido compreende que existem neste momento outras pautas que são prioritárias para o debate interno do partido e do próprio país”, disse Neto para a coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo.

 

A bancada do DEM na Câmara conta atualmente com 28 deputados, e dois membros do partido, Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência) e Tereza Cristina (Agricultura), são ministros.

 

ACM Neto afirma que Bolsonaro ultrapassou todos os limites do razoável em nas falas da última terça-feira (7) (lembre aqui), mas defende que é igualmente importante reconhecer que sua “Declaração à Nação” (saiba mais) desta quinta-feira (9) trouxe "sensação de conforto e segurança", caso o que está nela seja real e sincero.

 

Sobre o grau de confiabilidade das intenções supostamente apaziguadoras contidas na nota elaborada com a ajuda de Michel Temer (MDB), ele diz que não sabe avaliar, mas que tem esperança de que se concretizem.

 

"Só quem pode falar o que vai acontecer é o próprio presidente. A expectativa de qualquer brasileiro que reflita com bom senso é que a carta seja uma expressão de uma postura firme a partir de agora", diz. "Evidente que caberá ao presidente, com seus atos e palavras, confirmar ou não o que estava escrito na carta", completa.

 

Na ocasião, Neto também afirmou que não acredita na possibilidade de ruptura institucional. "Honestamente, acho que nossa democracia passou por vários testes nos últimos anos, de 2014 para cá principalmente, com impeachment de uma presidente [Dilma Rousseff, PT-RS], as turbulências vividas com a Lava Jato, os episódios durante o governo Temer e a própria eleição do Bolsonaro", inicia.

 

"Já passamos por muitas turbulências e as instituições continuam firmes, de pé, cumprindo seu papel. Não significa que elas não erram, na minha opinião todas têm erros e acertos. Não acredito em uma ruptura institucional. Espero que ao fim de tudo o bom senso e o respeito à Constituição prevaleçam", completou.


Do Portal Bahia Notícias

Eleições 2022: ACM Neto garante que terá palanque em todas as 417 cidades da Bahia

Eleições 2022: ACM Neto garante que terá palanque em todas as 417 cidades da Bahia
Foto: Betto Jr./ Divulgação

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, afirmou neste sábado (11), em Feira de Santana, que pretende ter palanque em todas as cidades da Bahia na disputa pelo governo do estado nas eleições do próximo ano. Ao palestrar em um curso de formação política, o ex-prefeito de Salvador ressaltou que tem caminhado pelo estado e conversado com pessoas e voltou a pontuar que deve oficializar sua pré-candidatura ao Palácio de Ondina ainda em 2021. 

 

Em entrevista à imprensa, ACM Neto destacou também que sua prioridade, na construção do projeto para o próximo ano, é preservar e fortalecer o seu atual arco de alianças e disse que não há, hoje, no governo do PT, um plano estratégico para impulsionar a economia da Bahia, salientando ainda impulsionar as potencialidades de cada região do estado. 

 

Ao falar sobre a construção dos palanques em todos os municípios do estado, Neto destacou o papel do ex-prefeito de Feira Zé Ronaldo. “O meu objetivo no próximo ano é ter apoio em cada uma das 417 cidades. Então nós vamos ter palanque em cada uma das 417 cidades da Bahia, tem sido um dos grandes objetivos nossos. Zé Ronaldo está me ajudando muito nessa tarefa. Zé Ronaldo é uma pessoa que vai ter um peso muito importante no processo eleitoral do ano que vem”, disse. 

 

Após a oficialização da pré-candidatura, ele afirmou que vai abrir diálogo com os “partidos políticos que desejem construir conosco um projeto comum no ano que vem. A montagem da chapa a decisão da chapa só ocorrerá depois que esse diálogo com os partidos avance, porque a minha candidatura se confirmando não pode ser uma coisa minha, apenas do Democratas, tem que ser uma coisa mais ampla”. 

 

Reforçou que pode até conversar com todo mundo, mas a prioridade é de promover um entendimento político com os partidos que já estão com ele. “Nós temos um time que já é muito forte, nós temos um um arco de alianças político partidárias que já é muito forte, e a minha prioridade fundamental é preservar, cultivar e fortalecer este arco de aliança”. 


Do Portal Bahia Notícias

Com crise política, Ibovespa perdeu R$ 670 bilhões em valor em 3 meses

Com crise política, Ibovespa perdeu R$ 670 bilhões em valor em 3 meses
Foto: Divulgação / B3

As empresas listadas no Ibovespa, principal indicador da Bolsa de valores brasileira, perderam R$ 669,7 bilhões em valor de mercado em três meses – entre o dia 7 de junho e 9 de setembro – segundo levantamento realizado pela Economática, plataforma de informações financeiras.

 

Depois de atingir recorde no dia 7 de junho, aos 130.776 pontos, principal indicador da B3, despencou mais de 11% de lá para cá e voltou ao patamar de 115.000 pontos.

 

Segundo analistas, uma das principais razões é o aumento da taxa Selic diante da disparada da inflação, fenômeno que guarda relação com o aumento do risco fiscal.

 

A taxa básica de juros começou 2021 em 2% ao ano, já subiu para 5,25% e a expectativa é de que chegue perto de 7,50% ao final de 2021. Especialistas, inclusive, já começam a prever o retorno da Selic de dois dígitos. 

 

Entre os vilões da inflação e da perda de confiança de investidores da bolsa, estão a crise hídrica, que encarece a conta de luz, e as tensões políticas e fiscais, que impactam o câmbio. A alta do dólar deixa os importados e combustíveis mais caros.


Do Portal Bahia Notícias

Tremor de terra de magnitude 2.4 registrado em Santaluz não tem a ver com atividades desenvolvidas pela Equinox Gold, diz empresa

Abalo sísmico foi registrado na tarde de sexta-feira em Santaluz | Foto: ToyMavic

O tremor de terra registrado na cidade Santaluz, região sisaleira da Bahia, no fim da tarde de sexta-feira (10), não tem relação com as atividades desenvolvidas pela mineradora Equinox Gold, segundo nota enviada pela empresa ao Notícias de Santaluz neste sábado (11).

O Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora a atividade sísmica no estado da Bahia e também da região Nordeste do país em tempo real informou que o tremor de magnitude preliminar 2.4 na escala Richter ocorreu por volta das 17h02 (lembrar). Porém, até o momento, não há relatos de que o abalo foi sentido por moradores da cidade, nem registro de dano físico em construções.

A Santa Luz Desenvolvimento Mineral (SLDM), projeto de mineração da Equinox Gold, confirmou que foi realizada uma detonação para desmonte próximo ao horário em que o tremor de terra foi registrado na cidade, mas reiterou que, pelo que sabe, o episódio não tem relação como abalo sísmico.

Em nota, a empresa afirma que desenvolve suas atividades em conformidade com todos os protocolos de segurança e que não houve qualquer registro de acidente ou danos à estrutura da operação.

“A companhia reforça que, como já notificado pelo monitoramento do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é relativamente comum a ocorrência desse tipo de fenômeno na região, considerados tremores de baixa magnitude, o que torna os abalos imperceptíveis aos moradores, não oferecendo risco à saúde e à segurança da comunidade local”, diz um trecho da nota enviada pela Equinox.

O Notícias de Santaluz também tentou contato por diversas vezes com a assessoria de imprensa da Magnesita, responsável pela operação de uma mina de cromita localizada na cidade, mas as ligações não foram atendidas.

Confira o posicionamento da Equinox Gold na íntegra

Equinox desenvolve atividade de mineração de ouro Santaluz | Foto: Divulgação/Equinox Gold/Arquivo

A Mineração Santa Luz Desenvolvimento Mineral (SLDM) vem a público esclarecer que o tremor de terra de magnitude 2.5 na Escala Richter registrado nal

A companhia reforça que, como já notificado pelo monitoramento do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é relativamente comum a ocorrência desse tipo de fenômeno na região, considerados tremores de baixa magnitude, o que torna os abalos imperceptíveis aos moradores, não oferecendo risco à saúde e à segurança da comunidade local.

Notícias de Santaluz

Cantor baiano grava clipe em Salvador para celebrar música que viralizou na web

Hoje em dia, as plataformas de streaming são os principais termômetros de popularidade de músicas. Por isso, figurar entre os mais reproduzidos é algo a se comemorar pelos artistas, como é o caso de Kiko Chicabana, que entrou de uma das playlists mais disputadas do Spotify, a lista Viral50, com a canção 'Humildade e Respeito'.

Como forma de celebrar o feito, o cantor baiano gravou um clipe em Salvador, tendo como um dos cenários o Pelourinho - ponto turístico da capital baiana mundialmente conhecido.  “A gravação foi muito legal, fizemos as imagens em algumas comunidades de Salvador e em alguns pontos turísticos. O trabalho foi muito bem feito, toda equipe se empenhou ao máximo e agora é esperar o resultado, que tenho certeza que será muito satisfatório. O lançamento será em breve”, disse o artista.

Para ele, a aceitação da música na internet se dá por causa do tema abordado. "Eu acho que o tema da música é muito forte, e a letra da canção também, ela fala de realidade e do jeito que temos que viver, com humildade e respeitando os outros, sem pisar em ninguém, e nunca desejar mal ao próximo”.

Do Portal BNews


Fachin autoriza Geddel Vieira Lima a cumprir pena em regime semiaberto

PF encontrou caixas e malas com dinheiro em apartamento que seria utilizado por Geddel | Foto: Reprodução/GloboNews/Arquivo

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (10) o ex-ministro Geddel Vieira Lima a cumprir sua pena de prisão no regime semiaberto.

Com isso, o ex-ministro poderá deixar a prisão para trabalhar. Geddel cumpre atualmente a pena em prisão domiciliar.

A decisão ocorre após a Segunda Turma do STF derrubar a condenação do ex-ministro Geddel Vieira Lima e do irmão, o ex-deputado Lúcio Vieira Lima, pelo crime de associação criminosa no caso das malas com milhões de reais encontradas em um apartamento de Salvador (BA), em 2017.

A condenação por lavagem de dinheiro, no entanto, foi mantida.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Com a decisão, a punição dos dois foi reduzida em um ano e meio. O ex-ministro passa a cumprir 13 anos e 4 meses de prisão; já o ex-deputado terá a pena reduzida para 9 anos de prisão.

Fachin afirmou que Geddel preenche os requisitos para a progressão do regime, como o pagamento de multa de R$1,7 milhão.

“Preenchidos os requisitos subjetivo e objetivo, conforme já reconhecido, e comprovado o recolhimento do valor definido a título de multa penal, defiro a Geddel Quadros Vieira Lima a progressão ao regime semiaberto”.

Do Portal NS/Fonte: TV Globo

Jovem natural de Retirolândia é preso ao ser flagrado com mais de 69 porções de cocaína perto da rodoviária de Valente

Foto: Divulgação/PM

Um jovem de 25 anos foi preso na manhã deste sábado (11) depois de ser flagrado com drogas perto da rodoviária de Valente, cidade localizada na região sisaleira da Bahia. 

Segundo a Polícia Militar, uma guarnição do pelotão local fazia patrulhamento quando abordou o suspeito, encontrando com ele 69 papelotes de cocaína prontos para comercialização e uma porção maior da mesma droga, pesando 55 gramas. 

Questionado, conforme a PM, o suspeito disse que revenderia os entorpecentes. O jovem, que é natural do município de Retirolândia, foi encaminhado à central de flagrantes da Polícia Civil em Riachão do Jacuípe, onde o caso foi registrado.

Notícias de Santaluz

Tremor de terra de magnitude preliminar 2.4 é registrado em Santaluz

Foto: ToyMavic

Um tremor de terra de magnitude preliminar 2.4 na escala Richter foi registrado na cidade Santaluz, região sisaleira da Bahia, no fim da tarde de sexta-feira (10), segundo o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora a atividade sísmica no estado da Bahia e também da região Nordeste do país em tempo real. 

O LabSis informou que não há relatos de que o abalo, que ocorreu por volta das 17h02, foi sentido por moradores da cidade. Também não há nenhum registro de dano físico em construções até o momento. O último evento divulgado pelo LabSis no município ocorreu no dia 30 de julho deste ano, às 20h40 UTC (17h40, hora local), de magnitude preliminar 2.0 mR. Outros abalos foram registrados nos dias 23 de julho (1.5 mR) e 29 de abril (1.8 mR) deste ano. 

Como os tremores são pequenos é provável que eles também não tenham sido sentidos nem gerando danos. O Laboratório Sismológico da UFRN informou que segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra na região em tempo real.

Notícias de Santaluz

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Candeal: Homem acusado de tentar matar ex-mulher com punhal se apresenta à polícia

Candeal: Homem acusado de tentar matar ex-mulher com punhal se apresenta à polícia
Foto: Reprodução / TV Subaé

Um homem acusado de tentar matar a ex-companheira em Candeal, no Portal do Sertão, se apresentou na delegacia da cidade nesta quinta-feira (9). Valdoelson Oliveira Silva, de 46 anos, estava com um advogado.

 

Segundo a TV Subaé, o homem prestou depoimento e foi liberado em seguida. No relato à delegada Ludmila Andrade, o acusado admitiu as agressões contra Iolanda Gomes, de 49 anos. No dia 28 de agosto, Valdoelson atacou a ex-companheira com dois golpes de punhal.

 

O homem mirou no pescoço da mulher que para se proteger feriu o braço direito. A vítima precisou levar 20 pontos no braço. Conforme relato da mulher, o crime ocorreu porque Valdoelson não aceitava o fim do relacionamento, que tinha durado quatro anos.

 

Uma medida protetiva com urgência foi decretada para proteger a mulher. A delegada informou que testemunhas do caso devem ser ouvidas a partir desta sexta-feira (10).


Do Portal Bahia Notícias

Registrado no BID, Isnaldo fica liberado para enfrentar o Santos

 

Registrado no BID, Isnaldo fica liberado para enfrentar o Santos
Foto: Felipe Oliveira/ Divulgação /EC Bahia

O atacante Eugenio Isnaldo está apto para fazer a sua estreia pelo Bahia. Ele teve o seu contrato publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no final da manhã desta sexta-feira (10).

 

Isnaldo está entre os relacionados do Esquadrão de Aço que viajam para enfrentar o Santos neste sábado (11), às 21h, na Vila Belmiro, pela 20ª rodada do Brasileirão. O registro permite que ele já possa fazer o seu primeiro jogo.

 

Com 27 anos de idade, o atleta estava no Defensa y Justica e acumula passagens por Unión La Calera (Chile) e Asteras Tripolis (Grécia). Seu contrato é válido até o fim do ano. 

 

Foto: Reprodução / CBF

Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama

Extração de níquel cresce 70% na Bahia em 2021; estado lidera produção no Brasil

Extração de níquel cresce 70% na Bahia em 2021; estado lidera produção no Brasil
Foto: Atlantic Nickel / Divulgação

A produção de níquel na Bahia até agosto de 2021 já é superior em mais de 70%, em comparação a todo o ano passado, além de ter ultrapassado o estado de Goiás, que ocupava a liderança em 2020, segundo dados da Agência Nacional de Mineração (ANM).

 

Este ano, a produção de níquel na Bahia já ultrapassa 800 milhões de reais, enquanto em todo o 2020 foi de pouco mais de 480 milhões. Já a produção goiana, até agosto deste ano, é de aproximadamente 540 milhões.

 

Na Bahia, a extração do minério é realizada no município de Itagibá (situado a 370 quilômetros de Salvador), pela Atlantic Nickel, que produz o níquel sulfetado, componente, agora, essencial para a produção de baterias para carros elétricos. O mercado possui alta demanda no continente europeu e asiático principalmente devido ao caráter sustentável deste tipo de automotor.

 

Para o CEO da Atlantic Nickel, Paulo Castellari, esse é um mercado em ascensão e a demanda pelo minério será cada vez maior. “A indústria da mineração vai viabilizar que todos nós tenhamos um futuro melhor. Viver em um mundo com menos emissões de gases de efeito estufa, onde as coisas são mais eficientes. O níquel e? um metal essencial para a indústria de baterias elétricas. O carro elétrico hoje é o que, obviamente, chama mais atenc?a?o pela utilização de baterias, mas tudo ao nosso redor tem bateria, e na Europa, na América do Norte, a gente também começa a ver uma tendência muito forte de eletrificação nas casas, nos lares”, defende Castellari.

 

A empresa opera através de um contrato de pesquisa complementar e arrendamento com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). Os trabalhos de pesquisas executados pela empresa pública baiana entre os anos de 1989 e 2000 estimaram um depósito de níquel no Complexo Mirabela, com recursos da ordem de 40 milhões de toneladas de minério.

 

O presidente da CBPM, Antônio Carlos Tramm, ressalta a importância da pesquisa e da instituição para o avanço da mineração na Bahia. “Nosso estado é um dos estados mais bem estudados geologicamente. Ao longo dos anos, trabalhamos no processo de pesquisa  para mostrar o enorme potencial mineral da Bahia e seguir com a nossa missão de trazer investimentos privados para o estado, que vão impulsionar o desenvolvimento, gerando emprego e renda para os baianos. Afinal, minérios a Bahia tem”, enfatiza Tramm.

 

Considerado um dos metais mais versáteis do mundo, o níquel é componente de diversos produtos comuns no nosso dia-a-dia. O minério possui uma larga utilização na indústria, com o intuito de garantir mais qualidade ao ferro para a fabricação do aço inoxidável e, junto com o cobre, aumentar a resistência à corrosão. Além disso, também é utilizado na  produção de baterias para carros elétricos, moedas, bijuterias.


Do Portal Bahia Notícias

Acidente em fábrica de cachaça deixa dois feridos em Fortaleza

Acidente em fábrica de cachaça deixa dois feridos em Fortaleza
Foto: Reprodução

Um acidente na fábrica da empresa Diageo, onde é produzida a cachaça Ypióca, deixou duas pessoas feridas, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, nesta quinta-feira (9). De acordo com o G1, as vítimas foram atingidas por paletes que despencaram de uma estrutura, onde bebidas estavam armazenadas.

 

A Diageo informou que dois funcionários terceirizados tiveram ferimentos leves, mas os prontamente receberam atendimento médico e já estão em casa. Com o acidente, a cachaça se espalhou pela fábrica.

 

O Corpo de Bombeiros informou que foi acionada para a atender a ocorrência, mas não precisou intervir, pois a empresa conseguiu adotar os procedimentos necessários para evitar um incêndio, após bebida alcoólica se espalhar pela fábrica.


Do Portal Bahia Notícias

Vitória x Remo - Melhores Momentos

              

Vitória sai na frente, leva virada e perde para o Remo por 2 a 1

 Vitória sai na frente, leva virada e perde para o Remo por 2 a 1
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

Em partida disputada nesta sexta-feira (10), no Barradão, o Vitória perdeu de virada por 2 a 1 para o Remo. O Leão abriu o placar na primeira etapa, com Marcinho, mas sofreu a virada no segundo tempo. Os gols do time visitante foram marcados por Marcos Júnior e Lucas Tocantins.

 

Com o resultado, o Vitória segue atolado no Z-4 com 23 pontos. A equipe ocupa a 17ª posição.

 

O próximo jogo do Vitória é contra o Brusque, sexta-feira (17), às 16h, fora de casa.

 

O JOGO

O Vitória iniciou o jogo pressionando o Remo. Aos três minutos, David arriscou de fora da área e a bola passou perto do gol de Vinícius.

 

Aos 11, o Vitória abriu o placar. Samuel fez o pivô e mandou de letra para Bruno Oliveira, que lançou Marcinho na ponta esquerda. O atacante driblou Thiago Ennes e bateu de esquerda para balançar as redes.


Foto: Max Haack/Ag. Haack/ Bahia Notícias

 

Melhor no jogo, o Vitória dominava as ações. Aos 23 minutos, Mateus Moraes cabeceou e Vinícius fez grande defesa.

 

Quase o Vitória conseguiu ampliar aos 39. Marcinho cruzou, Samuel tocou de cabeça e David arriscou um voleio. A bola foi por cima do gol de Vinícius.

 

Marcinho cruza, Samuel toca de cabeça e David pega de voleio. A bola vai por cima do gol de Vinícius. Boa chegada do Vitória.

 

Segundo tempo

O Vitória não conseguiu manter o ímpeto do primeiro tempo e dava espaços para o Remo.

 

Aos 16 minutos, o Remo protagonizou uma boa troca de passes e Matheus Oliveira acionou Marcos Júnior, que só teve o trabalho de colocar para o fundo do gol. Ficou tudo igual no Barradão.

 

Raimar furou aos 25 e a bola sobrou para Marcinho, que dividiu com Vinícius e caiu. O árbitro assinalou pênalti, mas depois anulou após revisar o lance pelo VAR.

 

A virada veio aos 43. Marcos Júnior fez jogada no meio e acionou Lucas Tocantins, que tirou de Lucas Arcanjo e saiu para comemorar o gol.
 

FICHA TÉCNICA
Vitória 1 x 2 Remo
Série B – 23ª rodada
Data: 10/09/2021 (sexta-feira)
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Horário: 19h
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Ricardo Junio de Souza (MG) e Fernanda Nãndrea Gomes Antes (Fifa/MG)
Quarto Árbitro: Eziquiel Sousa Costa (BA)
Analista de Campo: Cláudio Antônio Dias Aragão (BA)
Árbitro de Vídeo: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro  (RN)
AVAR: Flávio Gomes Barroca  (RN)
Observador de VAR: Sergio Cristiano Nascimento (RJ).
Cartões amarelos: Marcinho e Mateus Moraes (Vitória); Matheus Oliveira (Remo)
Cartão vermelho: Caíque (Vitória)
Gols: Marcinho (Vitória); Marcos Júnior e Lucas Tocantins (Remo)

 

Vitória: Lucas Arcanjo; Van, Wallace, Mateus Moraes e Roberto; Pablo Siles (Cedric), Fernando Neto e Bruno Oliveira (Soares Bolota); Marcinho (Eron), Samuel (Mateusinho) e David (Ronan). Técnico: Wagner Lopes.

 

Remo: Vinícius; Thiago Ennes (Pingo), Rafael Jansen, Marlon e Raimar; Anderson Uchoa (Marcos Júnior), Lucas Siqueira (Lucas Tocantins) e Felipe Gedoz; Arthur, Matheus Oliveira (Jefferson) e Rafinha. Técnico: Felipe Conceição.


Do Portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra