SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 4 de setembro de 2021

Com 4 gols do iluminado Rodallega, Bahia vence o Fortaleza e encerra jejum no Brasileiro

Com 4 gols do iluminado Rodallega, Bahia vence o Fortaleza e encerra jejum no Brasileiro
Foto: Jefferson Peixoto / Ag. Haack / Bahia Notícias

O Bahia colocou um ponto final no jejum de triunfos no Campeonato Brasileiro que durava oito jogos. Na noite deste sábado (4), o Esquadrão de Aço venceu o Fortaleza por 4 a 2, em Pituaçu, pela 19ª rodada. O iluminado atacante colombiano Rodallega marcou os quatro gols baianos, enquanto Yago Pikachu e Matheus Vargas descontaram para os cearenses.

 

Com o resultado, o time baiano segue na 16ª colocação na tabela de classificação, mas abre três pontos da zona de rebaixamento ao somar 21. Enquanto a equipe cearense continua na terceira posição com 33.

 

O Bahia volta ao gramado no próximo sábado (11), para encarar o Santos, na Vila Belmiro, pela 20ª rodada do Brasileirão. A bola rola a partir das 21h.

 

O JOGO

A primeira boa chegada foi dos visitantes antes do segundo minuto de bola rolando. Romarinho puxou o contra-ataque e tocou para Robson, na direita. O atacante bateu e a bola passou perto da meta de Matheus Teixeira.

 

O Bahia tentava dominar a partida, buscar o ataque, mas não conseguia furar a defesa cearense e chegar em condições de marcar. Com 10 minutos de jogo, o Tricolor baiano não assustou Marcelo Boeck.

 

Rodriguinho perde pênalti
Porém, aos 12 minutos, Juninho Capixaba recebeu e tentou o cruzamento, mas Robson deu um carrinho para bloquear e a bola bateu no braço antes de sair. Após três minutos de jogo paralisado, com direito a consulta ao VAR, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira assinalou o pênalti. Na cobrança, Rodriguinho deslocou Marcelo Boeck, mas mandou para fora e desperdiçou a chance de abrir o placar.

 

Aos 25 minutos, Rodallega recebeu de Mugni e bateu de fora da área, passando pelo lado esquerdo da trave de Marcelo Boeck. Cinco minutos depois, o Tricolor baiano teve boa chance com Luiz Otávio. Após a cobrança do escanteio, a bola sobrou para o zagueiro que bateu de primeira, no ângulo, obrigando Boeck a desviar para fora.

 

Rodallega abre o placar
O Bahia abriu o placar com Rodallega aos 41 minutos. Lucas Araújo roubou a bola de Romarinho no meio e tocou para Rossi. O atacante fez a assistência para o colombiano marcar seu primeiro gol com a camisa do Tricolor baiano. Bahia 1x0 Fortaleza

 

Segundo tempo

As duas equipes voltaram dos vestiários com as mesmas formações do primeiro tempo.  Aos três minutos, Mugni fez boa jogada pela esquerda, mas a defesa cearense afastou o perigo.

 

A primeira alteração foi do Tricolor baiano. Numa dividida com Titi, Rossi levou a pior e deixou o campo de maca para receber atendimento. Porém, ele não conseguiu voltar e foi subsituído por Maycon Douglas aos sete.

 

O Fortaleza teve uma boa chance de empatar aos 12 minutos. Após cobrança de escanteio, a defesa do Bahia afastou mal e Lucas Crispim ficou com a sobra. Ele dominou e bateu, mas a bola foi para fora passando pelo lado esquerdo da trave de Matheus Teixeira. Aos 16, foi a vez de Jussa soltar a bomba e a bola bateu nas redes do lado de fora do gol baiano.

 

Rodallega faz o segundo
O Esquadrão de Aço marcou o segundo gol, novamente, com Rodallega aos 18 minutos. O goleiro Marcelo Boeck saiu errado e a bola caiu nos pés de Maycon Douglas. O atacante não foi fominha e tocou para o colombiano empurrar para o fundo do gol. Bahia 2x0 Fortaleza

 

Rodallega marca o terceiro
O iluminado Rodallega marcou o terceiro gol aos 20 minutos. Patrick tocou para Juninho Capixaba, que mandou na área. A defesa cearense não cortou e o colombiano fuzilou batendo de primeira no canto direito de Boeck. Bahia 3x0 Fortaleza

 

Pikachu diminui
O Fortaleza diminuiu o prejuízo aos 24 minutos com Yago Pikachu. Após cobrança de escanteio, o lateral aproveita a sobra e, no meio da confusão, bateu no canto direito de Matheus Teixeira. Bahia 3x1 Fortaleza

 

Vargas marca para o Fortaleza
Matheus Vargas marcou o segundo do Fortaleza aos 28 minutos. Em nova cobrança de escanteio, Vargas tocou de cabeça para anotar mais um dos visitantes. Bahia 3x2 Fortaleza

 

Rodallega faz o quarto
Mas o iluminado Rodallega fez o quarto gol no jogo aos 30 minutos. O colombiano recebeu na área e bateu para a defesa de Marcelo Boeck. Mas ele mesmo aproveitou o rebote e estufou as redes cearenses. Bahia 4x2 Fortaleza

 

FICHA TÉCNICA
Bahia 4x2 Fortaleza
Campeonato Brasileiro - 19ª rodada
Local: Pituaçu, em Salvador
Data: 04/09/2021 (sábado)
Horário: 21h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (FIFA-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Daniel Paulo Ziolli (ambos de SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

Cartões amarelos: Matheus Teixeira, Juninho Capixaba (Bahia) / Titi (Fortaleza)

Gols: Rodallega, quatro vezes (Bahia) / Yago Pikachu, Matheus Vargas (Fortaleza)

 

Bahia: Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Juninho Capixaba; Lucas Araújo, Mugni e Daniel (Luizão); Rossi (Maycon Douglas), Rodriguinho (Patrick) e Rodallega. Técnico: Diego Dabove.


Fortaleza: Marcelo Boeck; Tinga, Jackson (Lucas Lima) e Titi; Yago Pikachu (Edinho), Jussa, Éderson, Romarinho (Matheus Vargas) e Lucas Crispim; Henríquez (David) e Robson (Welington Paulista). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.


Do Portal Bahia Notícias/por Leandro Aragão

Bahia 4x2 Fortaleza - Melhores Momentos

              

Bahia fecha contratação do atacante Marcelo Cirino

O Bahia acertou a contratação do atacante Marcelo Cirino. O jogador estava livre no mercado após rescindir com o Chongqing Dangdai, da China. O atleta assinou vínculo com o tricolor até o final de 2023. A informação foi inicialmente publicada pelo GE. 

O jogador chega ao Bahia para ser mais uma opção de velocidade pelas pontas para o técnico Diego Dabove. No início deste ano, o atleta passou por uma cirurgia após lesão no ligamento cruzado anterior. O atacante não entra em campo desde novembro de 2020. 

Marcelo Cirino tem 29 anos e foi revelado pelas divisões de base do Athletico-PR. Em 2011, o jogador atuou pelo Vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. Ele ainda vestiu a camisa de Flamengo e Internacional, antes de voltar ao CAP e se transferir para o Chongqing Dangdai. 

Do Portal Galáticos Online


Uesc avança 38 posições no Ranking Universitário Mundial

Uesc avança 38 posições no Ranking Universitário Mundial
Foto: Divulgação/UESC

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) voltou a ser destaque no Ranking Universitário Mundial (World University Ranking-WUR) publicado pelo Times Higher Education (THE). A edição para 2022 do WUR inclui, ao todo, 1.662 universidades em 99 países e territórios, o que o torna, segundo o próprio THE, o maior e mais diversificado ranking de universidades até hoje. 

 

A tabela é baseada em 13 indicadores ajustados de modo que possam avaliar o desempenho de uma instituição em quatro áreas: ensino, pesquisa, extensão e perspectiva internacional. Levando em consideração a perspectiva de estudantes, professores, governos e especialistas do setor em todo o mundo, a lista classificatória deste ano revela como a pandemia da Covid-19 começou a mudar o desempenho global do ensino superior.

 

Em âmbito global, a Uesc avançou 38 posições em relação ao WUR 2021, publicado no ano passado, e aparece à frente de universidades do leste europeu, da África, da América Latina e da Ásia. Sobretudo, é preciso considerar o avanço desde a perspectiva do incremento de participantes: 135 a mais que na edição anterior. Ou seja, houve, de fato, um salto quantitativo e qualitativo por parte da Universidade Estadual de Santa Cruz.

 

No Brasil, o desempenho também é significativo. No WUR 2021, a Uesc ficou no 40º lugar em relação às suas compatriotas. Já no WUR 2022, mesmo considerando o total de 59 participantes – sete a mais que no WUR 2021, a Uesc subiu oito (8) posições, ficando no 32º lugar.

 

No Nordeste, a Uesc saiu do 9º lugar em 2021 para o 7º lugar em 2022. Foram 14 participantes, um a mais que em 2021. Na região, a Uesc ficou atrás apenas das Universidades de Fortaleza (Unifor), Federal de Sergipe (UFS), Federal da Bahia (Ufba), Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Federal do Ceará (UFC) e Federal de Pernambuco (UFPE). Excetuando a Unifor, todas são instituições federais. Por outro lado, a Uesc ultrapassou a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e a Universidade de Pernambuco (UPE). Na Bahia, em resultado semelhante ao ano de 2021, a Uesc é uma das duas únicas participantes.

 

Para o reitor da Uesc, Prof. Dr. Alessandro Fernandes de Santana, a notícia foi recebida com serenidade e alegria, pois a participação representa uma oportunidade de obter um histórico da evolução da Universidade; é importante entender o ranking como uma ocasião na qual se pode identificar os pontos fortes, bem como os fracos, de modo a melhorar e aperfeiçoar o desempenho. O Reitor destacou ainda “que o bom desempenho da Uesc é fruto do trabalho de toda comunidade acadêmica, ressaltando que a avaliação que mais interessa a Uesc é o reconhecimento que possui pela sociedade baiana”.

 

Por sua vez, a Prof.ª Dr.ª Ticiana Grecco Zanon Moura, coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais (Arint), comemora o resultado e ressalta que “a participação nesse ranking, para além de reconhecer aquilo que a Universidade pode realizar com os seus recursos financeiros e humanos, indica que a instituição cumpriu com os requisitos mínimos para participação”.


Do Portal Bahia Notícias

Unidade prisional tem projeto para ressocializar presos por violência doméstica

Unidade prisional tem projeto para ressocializar presos por violência doméstica
Foto: Divulgação/Seap-BA

Internos do Conjunto Penal de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, que cumprem pena por crimes relacionados à violência contra a mulher, participam de um projeto de ressocialização desenvolvido pelo serviço de psicologia da unidade. Durante dois meses, eles fazem encontros de autoconhecimento e direitos da mulher.

 

Ao todo,15 voluntários participaram da primeira etapa da iniciativa, que finalizou as palestras no início de setembro. Na segunda fase do projeto, eles vão apresentar o que aprendeu na ressocialização e como será a vida após o fim da pena.

 

“Nó estamos desenvolvendo um projeto-piloto já vislumbrando as alterações que preveem a ressocialização de internos envolvidos em violência familiar", detalhou o diretor da unidade, Major Edimário Araújo à TV Sudoeste. 

 

"A partir de agora, começamos a desenvolver esse programa para que esses internos, quando retornarem à sociedade após o cumprimento da pena, tenham condições consciência do delito que praticaram”, acrescentou.

 

O projeto antecipa os trabalhos que deverão ser feitos a partir de 2022 nas unidades prisionais do país, após alteração na Lei Maria da Penha. Com isso, o Conjunto Penal de Vitória da Conquista é o primeiro a desenvolver o projeto.

 

Foram realizadas oito palestras com os internos sobre o direito da mulher, masculinidade tóxica, padrão de sociedade, solução de conflitos, entre outros temas. Outras turmas serão abertas ao longo deste ano.


Do Portal Bahia Notícias

FBF abre inscrições para o Intermunicipal a partir do dia 15 de setembro

FBF abre inscrições para o Intermunicipal a partir do dia 15 de setembro
Foto: Divulgação/ FBF

A Federação Bahiana de Futebol abrirá as inscrições para o Intermunicipal a partir do dia 15 de setembro, segundo apurou o Bahia Notícias.

 

Até o momento, cerca de 40 seleções já sinalizaram positivamente para participarem da competição.
Em 2020, o Intermunicipal foi cancelado em virtude da pandemia do coronavírus.

 

Assim como ocorre em outras competições, o Intermunicipal seguirá todos os protocolos de saúde.

 

O Intermunicipal foi criado em 1946 e contribuiu para a profissionalização de vários atletas como Bobô, Júnior Nagata, Edílson Capetinha, Neto Berola. Liedson, entre outros.


Do Portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra

Tucano: Amab defende juíza que condenou advogadas por ação em nome de falecida

Tucano: Amab defende juíza que condenou advogadas por ação em nome de falecida
Foto: Museu do Cumbe

A Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) declarou apoio à juíza Sirlei Caroline Alves Santos, substituta na comarca de Tucano, na região sisaleira do estado, após insatisfação de duas advogadas por conta de uma decisão judicial. Segundo a Amab, as advogadas ingressaram com uma ação em nome de uma idosa que havia falecido mais de um ano antes da demanda. A juíza condenou as duas advogadas por litigância de má-fé.

 

Conforme informa a Amab, a ação foi apresentada em dezembro de 2019, a partir de uma procuração assinada em junho de 2018. O processo versava sobre descontos indevidos no benefício de uma senhora. No entanto, em abril de 2020, o banco informou que a pessoa já era falecida, informação confirmada pelo juízo ao ter acesso à certidão de óbito, de setembro de 2018.

 

Em nota apresentada pela OAB local, as advogadas alegam que não sabiam do falecimento da cliente, o que justificaria a propositura das ações, o que não se mostra razoável, considerando a data da procuração, do óbito e do ingresso em juízo das ações. A juíza, ao considerar que as advogadas dolosamente ingressaram com ação após o falecimento da autora, tentando induzir o juízo em erro, determinou multa por litigância de má-fé de 10% do valor da causa, além de honorários fixados de 20%. Também determinou que a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA) fosse oficiada para apurar os crimes praticados.


Para a Amab, a situação se agrava com a “posição corporativista da OAB/Serrinha, através do seu representante, ao desconsiderar a ilegalidade e a gravidade dos fatos, principalmente diante de situações similares ocorrentes em outros juízos”. “Cabe reafirmar que prerrogativas não estão acima da lei, muito menos quando as ações trazem indícios de cometimento de crimes, que exigem apuração, qualquer que sejam seus autores”, diz a Amab em nota.


A entidade afirma que é estranho a tentativa de suspeição da magistrada para continuar a atuar nas demandas sob patrocínio das advogadas, “em claro artifício para afastar uma juíza operante e responsável do julgamento de feitos, a partir do momento em que suas decisões não agradarem a qualquer das partes ou seus advogados, numa clara atitude de intimidação e tolhimento à sua independência funcional”. Por fim, a Amab salienta que outras ações movidas pelas advogadas foram acatadas pela juíza, “o que revela a imparcialidade, a tecnicidade da magistrada e o compromisso com o jurisdicionado, ao contrário do quanto informado na nota”.


Do Portal Bahia Notícias

Maiquinique: Polícia apreende R$ 200 mil e 61 pessoas são detidas em rinha

Maiquinique: Polícia apreende R$ 200 mil e 61 pessoas são detidas em rinha
Foto: Divulgação / SSP-BA

Sessenta e uma pessoas acabaram conduzidas e cerca de R$ 200 mil em dinheiro e cheques foram apreendidos por equipes da 8ª  Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Itapetinga), na noite de sexta-feira (3), durante uma rinha de galos. O caso aconteceu em uma propriedade rural, no município de Maiquinique.

 

Segundo o major Vandilson Araújo, comandante da unidade, os policiais receberam uma denúncia anônima sobre rinha de galo e foram apurar. Na propriedade foram flagradas dezenas de pessoas. Parte do bando responsável por organizar o evento ilegal conseguiu fugir. 

 

Com o grupo foram encontrados mais de R$ 184 mil em espécie, cerca de R$ 13,3 mil em cheque, três dólares e 62 celulares. Os militares apreenderam ainda 78 galos, uma bucha de maconha, cartuchos calibre 20 e um carro modelo SW4, cor prata, sem placas. 


Suspeitos e materiais foram encaminhados à 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga).


Do Portal Bahia Notícias

Vitória bate Operário e vence o primeiro jogo fora de casa nesta Série B

Vitória bate Operário e vence o primeiro jogo fora de casa nesta Série B
Foto: João Vitor Rezende Borba/Agif/Folhapress

Demorou, mas chegou a hora. O Vitória conseguiu neste sábado (4) vencer o seu primeiro jogo como visitante nesta Série B. Em duelo disputado no Estádio Germano Krüger, o Leão bateu o Operário por 1 a 0. O gol foi anotado pelo zagueiro Mateus Moraes, aos 39 minutos do primeiro tempo.

 

Com o resultado, o Vitória chegou aos 23 pontos e agora ocupa a 17ª posição na Série B. 

 

O próximo jogo do Vitória é contra o Remo, sexta-feira (10), às 19h, no Barradão.

 

O JOGO

O Vitória chegou com perigo logo no primeiro minuto. Van foi acionado pela direita e bateu cruzado para a defesa do goleiro Simão.

 

Aos 12, Marcinho ajeitou para David, que bateu forte de fora da área. A bola ainda quicou na frente da área antes de sair pela linha de fundo.

 

O Operário acordou para o jogo começou a criar oportunidades. Aos 20, Marcelo arriscou de fora da área, a bola explodiu na trave e saiu. Seis minutos, Thomaz também tentou de longe, mas Lucas Arcanjo fez uma boa defesa. Aos 29, o camisa 1 do Leão voltou a brilhar e defendeu uma bola arrematada por Paulo Sérgio.

 

Apesar das investidas do Operário, quem abriu o placar foi o Vitória. Aos 38, em cobrança de falta, David mandou na área, Mateus Moraes cabeceou para um companheiro e a bola sobrou novamente em David, que cruzou novamente para Mateus. Desta vez, ele não vacilou e mandou para o fundo da rede.

 

Segundo tempo
O Vitória recuou suas linhas de marcação no segundo tempo e procurou explorar os contra-ataques. A defesa do time rubro-negro estava bem postada e não dava espaços para o Operário.

 

Somente aos 18, o Operário encontrou uma brecha. Djalma Silva recebeu na esquerda e finalizou, a bola desviou antes de sair pela linha de fundo e deu aquele susto no goleiro Lucas Arcanjo.

 

As duas equipes criaram chances, mas não conseguiram transformá-las em gols. E o jogo terminou com vitória do Leão por 1 a 0.

 

FICHA TÉCNICA
Operário x Vitória
Série B - 22ª Rodada

Data: 04/09/2021 (sábado)
Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)
Horário: 11h
Árbitro: Douglas Schwengber da Silva (RS)
Assistentes: Lúcio Beiersdorf Flor (RS) e Maíria Mastella Moreira (RS)
Quarto Árbitro: Gustavo Nogas (PR) 
Analista de Campo: Leandro José Mendes (PR)
Árbitro de Vídeo: Daniel Nobre Bins  (RS)
AVAR: André da Silva Bitencourt (RS)
Observador de VAR: Ana Paula da Silva Oliveira (SP)
Cartões amarelos: Felipe Garcia, Rafael Chorão e Rodolfo Filemon (Operário); Cedric (Vitória)
Gol: Mateus Moraes (Vitória)

 

Operário:Simão; Fábio Alemão (Pedro Ken)., Rodolfo Filemon, Reniê e Djalva Silva; Leandro Vilela, Marcelo (Gustavo Coutinho), Thomaz (Rodrigo Pimpão) e Rafael Longuine (Rafael Chorão); Paulo Sérgio e Felipe Garcia (Alemão) Técnico: Matheus Costa.

 

Vitória: Lucas Arcanjo; Van, Wallace, Thalisson Kelven e Mateus Moraes; Pablo Siles (Cedric), Fernando Neto (Gabriel Bispo) e Bruno Oliveira (Soares  Bolota); Marcinho, Samuel (Wesley Pionteck) e David (Ronan). Técnico: Wagner Lopes.


Do Portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra

Operário 0x1 Vitória - Melhores Momentos

               

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Ator Sérgio Mamberti morre aos 82 anos

Ator Sérgio Mamberti morre aos 82 anos
Foto: TV Globo/Renato Rocha Miranda

O ator Sérgio Mamberti, de 82 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (3), em São Paulo. A informação foi confirmada por seu filho Carlos Mamberti, ao G1. O artista estava internado em um hospital da Rede Prevent Senior, na capital paulista. O filho do ator afirmou que o pai estava intubado, com uma infecção nos pulmões.

 

Em julho deste ano, Mamberti foi hospitalizado para tratar de uma pneumonia e chegou a passar por uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Após cerca de 15 dias, se recuperou e teve alta.

 

Entre os papéis de destaque do ator, estão o doutor Vitor, do “Castelo Rá-Tim-Bum" e  o mordomo Eugênio, na novela "Vale Tudo".


Do Portal Bahia Notícias

Bahia negocia contratação do atacante argentino Eugenio Isnaldo

Bahia negocia contratação do atacante argentino Eugenio Isnaldo
Foto: Divulgação /

Em busca de reforços para a sequência do Campeonato Brasileiro, o Bahia negocia a contratação do atacante argentino Eugenio Isnaldo, de 27 anos, que está livre no mercado após sair do Defensa y Justicia. A informação foi divulgada inicialmente pelo repórter Rafael Seixas, da Rádio Andaiá, e confirmada pelo Bahia Notícias.

 

Isnaldo é um atacante de beirada canhoto que foi revelado pelo Newell's Old Boys e já passou por Asteras Tripolis (Grécia) e Unión La Calera. O atleta é uma indicação do técnico Diego Dabove e seria o sexto estrangeiro do elenco. Vale lembrar que, no futebol brasileiro, existe um limite de cinco estrangeiros relacionados por partida.

 

Caso seja oficializado, Eugenio Isnaldo será a 17ª contratação do Esquadrão de Aço na temporada 2021. A mais recente aquisição do Tricolor foi o volante Luizão, emprestado pelo Vorskla Poltava, da Ucrânia, até o fim de 2022. 


Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama

Evaristo Costa descobre que foi demitido após ver chamada de programação da CNN

Evaristo Costa descobre que foi demitido após ver chamada de programação da CNN
Foto: Reprodução / Instagram

O jornalista Evaristo Costa não faz mais parte do cast da CNN Brasil. De acordo com âncora, desde do dia 1º de setembro ele descobriu que não faz mais parte da CNN, após ver uma chamada na programação do canal. Evaristo comentou nas redes sociais que iria se recuperar da notícia e daria mais detalhes de como tudo ocorreu, nesta sexta-feira (3). 

 

"O pai tá ON. Desde do dia 1º de setembro descobri que não faço mais parte da CNN. Sim eu trabalhava na CNN, mas ao voltar das férias, assistindo a nova chamada de programação da emissora notei a falta do meu programa. Liguei pra saber o motivo e fui informado que ele havia sido retirado da grade e que a empresa não tinha mais interesse nos meus serviços. É do jogo!!! 'Seja feita vossa vontade'. Livre na pista", disse o jornalista. 

 

No início da noite desta sexta-feira (3), a CNN revelou que a decisão de acabar com o CNN Originals, programa comandado por Evaristo. Por conta do fim da atração, o contrato do apresentador será encerrado.

 

“O jornalista contribuiu, até aqui, com seu talento, profissionalismo e carisma para a construção do sucesso da CNN Brasil. A empresa agradece a parceria, reconhece no apresentador um dos maiores talentos em atividade hoje na TV brasileira e deixa abertas portas para oportunidades futuras”, encerra a nota.


Do Portal Bahia Notícias

Bahia tem menor ocupação de leitos UTI Covid desde o início da pandemia

Bahia tem menor ocupação de leitos UTI Covid desde o início da pandemia
Foto: Elói Corrêa / Governo da Bahia

A ocupação dos leitos de UTI Covid adulto na Bahia caiu para 30%, a menor taxa desde o início da pandemia. Isso é o que aponta o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Bahia (Sesab) divulgado nesta sexta-feira (3).

 

Além disso, foram registrados 814 casos da Covid-19, 693 recuperados e 25 mortes causadas pela doença nas últimas 24 horas. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram feitos pela Sesab nesta sexta-feira.

 

Desde o início da pandemia, já foram confirmados 1.223.241 casos. Deles, 1.193.692 já são considerados recuperados, 3.014 estão ativos e 26.535 tiveram a morte confirmada.

 

O boletim também contabiliza 1.506.565 casos descartados e 230.940 em investigação. Na Bahia, 51.897 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

 

VACINAÇÃO

A Bahia já vacinou 9.022.385 pessoas contra a Covid-19 com a primeira dose ou dose única. Entre os imunizados, 81,38% corresponde à população adulta, estimada em 11.087.169.


Do Portal Bahia Notícias

Ação penal que investiga doações ao Instituto Lula é mantida em Brasília

Ação penal que investiga doações ao Instituto Lula é mantida em Brasília
Foto: Divulgação/PT

A Justiça Federal em Brasília negou um pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que a ação penal que investiga doações da Odebrecht ao Instituto Lula fosse enviada para julgamento na Justiça Federal em São Paulo. O Ministério Público afirma que, entre dezembro de 2013 e março de 2014, a Odebrecht repassou ao Instituto Lula R$ 4 milhões, sendo que a movimentação tinha o objetivo de disfarçar suposta propina.

 

O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal do DF, declarou que os supostos crimes de corrupção imputados ao ex-presidente teriam ocorrido devido à sua condição de ex-chefe do Poder Executivo, e teriam sido praticados na capital federal.

 

Enfatizou ainda que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) já reconheceu, em abril, a competência da Justiça Federal em Brasília para julgar o processo quando declarou que o caso não era de competência da Lava Jato no Paraná.

 

Ele afirmou que os supostos crimes de lavagem de dinheiro teriam ocorrido em São Paulo, mas os fatos vão além de assinaturas de recebidos, o que permite a manutenção da investigação em Brasília.


Do Portal Bahia Notícias

Boletim epidemiológico revela surgimento de novos casos positivos da Covid-19 em Barrocas

Foto: Milena Araújo
O segundo boletim epidemiológico do mês de setembro divulgado pela Secretaria de Saúde de Barrocas na noite da quinta-feira (2), apresentou 15 resultados de exames, sendo que 09 deles deram positivo para o coronavírus. Outros 09 barroquenses que apresentaram sintomas, tiveram material coletado e aguardam os resultados dos exames.

Em agosto, a soma dos casos confirmados nos boletins epidemiológicos foi crescente referente aos meses anteriores, foram 56 casos confirmados, totalizando com os atuais casos o município tem 866 casos, destes 830 estão curados, 20 não resistiram as complicações e vieram à óbito e 16 estão ativos segundo o boletim de ontem.

Foto: Reprodução/ PMB
Barrocas já recebeu 14.429 vacinas contra a Covid-19, desta cerca de 9.753 foram para a primeira aplicação e 3.725 para a segunda aplicação. Nesta sexta-feira (3) o município recebeu doses da vacina para dar continuidade a vacinação da população em geral acima dos 18 anos.

Da Redação JNV/por Ana Clara Santos

Bolsonaro chega à Bahia para visitar obras da FIOL e formalizar contrato de concessão da ferrovia

Foto: Ariela Bonfim/TV Sudoeste

O presidente Jair Bolsonaro chegou à Bahia nesta sexta-feira (3), para visitar as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), na cidade de Tanhaçu, região sudoeste do estado, e participar da cerimônia de formalização do contrato de concessão do trecho de 537 km da via.

O avião presidencial pousou no Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, que fica a cerca de 130 km de Tanhaçu, por volta das 8h30. De lá, Bolsonaro seguiu de helicóptero para Tanhaçu, onde chegou cerca de uma hora depois. O ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas acompanha o presidente na visita.

O presidente não usava máscara de proteção contra a Covid-19 na chegada ao estado. Na Bahia, o uso de máscaras é obrigatório em pelo menos 385 cidades desde abril de 2020. Entre essas cidades estão Vitória da Conquista e Tanhaçu.

Esta é a terceira viagem do presidente à Bahia neste ano. Nas duas anteriores – em janeiro a Coribe e em abril a Feira de Santana –, o presidente entregou partes de obras de adequação de rodovias federais: as BRs 135 e 101, respectivamente.

FIOL

Nesta sexta-feira, a Bahia Mineração (Bamin) assume oficialmente o trecho da FIOL que fica entre as cidades baianas de Caetité e Ilhéus. Essa concessão acontece após o leilão vencido pela mineradora em abril. 

As obras de construção da FIOL começaram em 2011, em uma parceria entre os governos federal e da Bahia. No entanto, por falta de verbas, foi paralisada entre 2015 e 2017. A previsão era de que a FIOL tivesse construção concluída em 2014, mas ela segue sem previsão de finalização.

Quando concluída, a FIOL deve reduzir os custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados ao mercado externo.

Do Portal NS/Fonte:G1 BA e TV Sudoeste

Vendedora de balas é espancada até a morte por causa de R$ 25

Foto: Reprodução/G1

Uma mulher foi espancada até a morte durante uma discussão em Cascadura, na Zona Norte do Rio, por causa de R$ 25. 

Segundo testemunhas e a família, a vendedora de balas Dara Duarte teria deixado a quantia com uma outra ambulante do bairro, que se recusou a devolver o dinheiro. As duas começaram a discutir e a briga começou. 

Dara foi arrastada pelo chão e espancada. A vítima foi levada para a UPA de Madureira, mas já chegou morta. No Instituto Médico Legal (IML), os peritos constataram que Dara estava grávida. 

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital. A suspeita de ter cometido as agressões ainda não foi localizada.

Do Portal NS/Fonte: G1 Rio

Menina de 6 anos morre vítima da Covid-19 em Queimadas

Prefeito André Andrade lamentou morte de criança vítima da Covid-19 | Imagem: Reprodução/Faceboo

Uma menina de 6 anos morreu em decorrência de complicações da Covid-19, na quinta-feira (2), em Queimadas, região sisaleira da Bahia.

Em conversa com o Notícias de Santaluz, o ex-vereador Luiz Carneiro, que é próximo da família da menina, relatou que ela deu entrada em uma unidade de saúde do município entre a madrugada e o início da manhã de quinta-feira, com sintomas da doença causada pelo novo coronavírus.

Luiz detalhou que além dos cuidados assistenciais protocolares a criança também recebeu atendimento pediátrico e suporte de uma UTI móvel, porém não resistiu. Conforme Luiz, o diagnóstico de Covid-19 foi confirmado por meio de exame de sorologia.

Por escolha dos pais, o corpo da menina foi sepultado em um cemitério da cidade de Várzea da Roça.

Em postagens nas redes sociais, o prefeito de Queimadas, André Andrade (PT), e o secretário de Educação, Rogério Reis, lamentaram o falecimento da criança, que residia na região do distrito Espanta Gado, zona rural do município, e estudava na escola Lidírio Ferreira Lima.

O Notícias de Santaluz tentou contato por telefone com o secretário de Saúde e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Queimadas, mas as ligações não foram atendidas.

Notícias de Santaluz

Prefeito e secretário de Educação de Queimadas emitem nota de pesar por morte de menina vítima da Covid | Imagem: Divulgação/Prefeitura de Queimadas

Homem de 45 anos é preso acusado de estuprar vizinha de 4 anos na Bahia

Foto: Divulgação/Polícia Civil/Arquivo

Um homem de 45 anos, que não teve o nome revelado, foi preso acusado de estuprar uma menina de 4 anos, vizinha dele. O caso aconteceu em Camaçari, região metropolitana de Salvador, na quinta-feira (2). 

Segundo a Polícia Civil, a criança saiu para ir à casa da avó, que fica próxima, quando o acusado ofereceu um doce a ela, momento em que a menina entrou na casa dele e foi abusada sexualmente. 

Conforme a polícia, o homem ainda ameaçou a criança de morte caso ela contasse o ocorrido. A delegada Thais Siqueira do Rosário, titular da 18ª Delegacia Territorial de Camaçari (18ª DT), detalhou que a mãe da vítima percebeu o abuso quando foi dar banho na menina. 

A mulher acionou a polícia, que fez diligências e prendeu o homem em flagrante por estupro de vulnerável. Ele foi encaminhado para a 18ª DT, onde segue à disposição da Justiça. A polícia solicitou exames periciais para a vítima.

Notícias de Santaluz

Serrinha confirma 2 novos casos positivos da covid-19 nesta sexta-feira e sobe para 20


A Prefeitura de #Serrinha informa que nesta sexta-feira, 03/09, foram confirmados 02 novos casos de coronavírus, além disso não foram registradas curas nem óbito.
Serrinha registra um total de 32 casos suspeitos e 6.029 casos positivos diagnosticados através do método RT-PCR em tempo real.
Hoje não foram realizados testes rápidos. A cidade atinge um total de 7.284 casos da Covid-19, 7.173 curados, 91 óbitos e 20 casos ativos.




Da Ascom PMS

Ônibus elétricos vão circular em Salvador em fase de testes durante mês setembro

Ônibus elétricos vão circular em Salvador em fase de testes durante mês setembro
Foto: Anderson Ramos / Bahia Notícias

Durante o mês de setembro dois ônibus elétricos vão circular por Salvador em fase de testes. A apresentação dos veículos aconteceu nesta quinta-feira (2), em cerimônia simbólica na estação do BRT, na Avenida ACM.

 

Durante o período de testes os ônibus vão operar em linhas da cidade para verificar a viabilidade e desempenho dos veículos. A intenção da prefeitura é utilizar modelos semelhantes para a operação do BRT, como uma solução para diminuir as emissões de gases poluentes, uma vez que o setor de transporte é responsável por 65% de todas as emissões em Salvador.

 

A cerimônia desta quinta contou com a presença de integrantes da gestão municipal e do embaixador do Reino Unido, Peter Wilson, referência mundial no tema Sustentabilidade. Segundo a prefeitura, o objetivo da visita é explorar oportunidades de parceria da gestão municipal com o governo britânico, em prol de um intercâmbio de boas práticas e projetos mútuos nas áreas de assistência social, sustentabilidade, mobilidade, desenvolvimento econômico, educação e tecnologia.

 

Na oportunidade, o embaixador divulgou a campanha Race to Zero (Corrida para o Zero), da qual Salvador já faz parte, e a Race to Resilience (Corrida para a Resiliência), cuja adesão da capital foi efetivada pelo prefeito Bruno Reis.


Do Portal Bahia Notícias

Após acordo na Bahia, DEM e PSL avançam na negociação de fusão, diz colunista

Após acordo na Bahia, DEM e PSL avançam na negociação de fusão, diz colunista
Fotos: Divulgação / Democratas - Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

O Democratas e o PSL deram um passo rumo a uma eventual fusão entre as siglas, que, hoje, ainda tem uma longa estrada para percorrer. É o que diz a coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

 

Segundo a publicação, no DEM os mais interessados na fusão são Ronaldo Caiado, governador de Goiás, e Davi Alcolumbre, ex-presidente do Senado Federal. Eles e Rodrigo Pacheco são os principais interlocutores de Luciano Bivar e Antonio Rueda, presidente e vice do PSL respectivamente.

 

Conforme publicado pelo Bahia Notícias, após as mudanças na executiva estadual do PSL na Bahia, o deputado federal Elmar Nascimento, ainda filiado ao DEM, assumiu indiretamente o comando do partido (leia mais aqui). O presidente do DEM, ACM Neto, avaliou que as alterações solidificam a parceria entre as legendas (relembre aqui).


Ainda de acordo com a publicação, com a Bahia "devidamente equacionada", é menos uma pedra no caminho de uma possível fusão.


Do Portal Bahia Notícias