SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 21 de agosto de 2021

Show de solidariedade na AABB de Serrinha arrecada mais de 7 mil reais que serão destinados a APAS

Edylene Ferreira e blogueiras - Foto: Reprodução

Neste sábado (20) na AABB de Serrinha, foi realizado o Bazar das Blogueiras, idealizado pela vereadora Edylene Ferreira e as blogueiras Tais Walber; Bruna Carvalho; Thaianne Santana; Thiara Santana; Deise Marana; Evelyn Araujo e Lara Mariana, que mostraram a capacidade da influência digital que elas representam.

O evento arrecadou R$ 7.555,00 destinados a Associação Protetora dos Animais de Serrinha (APAS), através da venda de peças de roupas, sapatos e acessórios doados por lojas do comércio local: HBE STORE ; Estilosas; Closet Regali; Elegancie Serrinha; Duas Marias Store; Puro Estilo ;Dona Mi / Dona Mi Fitness; Lojinha da Bru; Atacadão São Paulo; Capricho Boutique; Yelly; Edvaldo Variedades; Girassol Maison e 3ls.

Também foram arrecadados 500 kg de ração para garantir as refeições dos nossos animais em situações de vulnerabilidade. Contando também com as cantoras da terra Andressa Queiroz e Iza Reis animando a galera e um toque de arte da Escola de Música Mozart.

Em entrevista, Edylene Ferreira parabeniza a todos os envolvidos, externa sua admiração pela dedicação das blogueiras que abrilhantaram ainda mais o evento e agradece à população serrinhense que compareceu em massa.

Do Portal Ailton Pimentel

Grêmio 2x0 Bahia - Melhores Momentos

               

Bahia perde para o Grêmio e chega ao sétimo jogo seguido sem vencer na Série A

Bahia perde para o Grêmio e chega ao sétimo jogo seguido sem vencer na Série A
Foto: Rafael Machaddo / EC Bahia

O Bahia chegou, neste sábado (21), ao seu sétimo jogo seguido sem vencer no Campeonato Brasileiro. Apesar do bom primeiro tempo, uma única falha defensiva na etapa final foi o suficiente para quebrar a confiança tricolor e determinar a sexta derrota no período. Dessa vez, para o Grêmio, por 2 a 0. Os gols foram marcados por Borja e Diego Souza. 

 

A partida foi a primeira do Esquadrão sem Dado Cavalcanti no banco de reservas. O técnico foi demitido após o revés para o Atlético-GO, na última rodada, e, diante dos gaúchos, quem comandou a equipe foi Bruno Lopes, responsável pelo time de aspirantes. 

 

Diego Dabove, técnico anunciado para o lugar de Dado, assistiu ao duelo da arquibancada da Arena do Grêmio. 

 

Na próxima rodada, o Bahia segue longe de Salvador. Vai enfrentar o Fluminense, no dia 30 de agosto, uma segunda-feira, às 19h. O confronto deve marcar a estreia de Dabove. 

 

OBJETIVIDADE

O Bahia não fez muita questão de ficar com a bola no primeiro tempo, o que pode até ser considerado normal. Diante de um técnico Grêmio, fora de casa, a equipe comandada por Bruno Lopes de forma interina buscou ser muito objetiva em seus ataques, e fez uma boa etapa incial.

 

Logo no primeiro minuto, Conti lançou a bola para Nino, que encontrou Rossi na direita. Com liberdade, o ponta entrou na área e finalizou cruzado com muito perigo. 

 

Aos 9 minutos, Rodriguinho recebeu pelo meio e arriscou da intermediária, de esquerda. A bola passou com certo perigo ao gol de Gabriel Chapecó. 

 

Aos 26', após perder a bola, o Tricolor conseguiu recuperá-la rapidamente e armou uma jogada para Raniele. De muito longe, o jovem volante chutou e, após desvio na defesa adversária, deu certo trabalho para o goleiro gremista.

 

O problema é que essa objetividade sumiu um pouco na segunda metade do primeiro tempo. Rossi e Rodriguinho estiveram um pouco isolados lá na frente, e talvez um outro jogador de maior velocidade pudesse facilitar essa saída em direção ao gol do Grêmio.

 

Aos 42 minutos, o Tricolor Gaúcho conseguiu criar sua primeira boa chance, com Rafinha. De esquerda, o lateral direito chutou da entrada da área e Matheus Teixeira caiu para espalmar para escanteio.

 

A melhor chance do Bahia e do jogo veio aos 46 minutos. Após cruzamento de Lucas Mugni, Rodriguinho apareceu livre na área e cabeceou na trave. Por muito pouco, o Esquadrão não foi para o intervalo com a vantagem. 

 

FALHA FATAL

Não demorou muito para que a animação do Bahia se desfizesse. O Grêmio abriu o placar com três minutos da segunda etapa. Rafinha cruzou na cabeça de Borja, que se aproveitou de uma falha defensiva e superou Nino facilmente pelo alto e estufou as redes de Matheus Teixeira. 

 

Dois minutos depois, quase saiu o segundo, com Lucas Silva. Após erro de passe de Raniele, o Tricolor Gaúcho armou o contra-ataque e o volante finalizou com força de fora da área, para a boa defesa de Teixeira. 

 

Alisson também teve sua chance de ampliar. Após novo erro de passe na saída do Bahia, a bola sobra para o atacante que, da entrada da área, chuta forte, próximo à trave direita do Tricolor Baiano. 

 

Aos 20 minutos, Gilberto deu uma entrada muito dura em Ruan, completamente fora da bola, e correu risco de ser expulso. O árbitro Caio Max Augusto Vieira apresentou apenas o amarelo.

 

O menino Raí quase fez história aos 26 minutos. Estreando no profissional, ele recebeu a bola dentro da área e, de esquerda, mandou uma bomba de primeira. Passou perto do travessão de Chapecó.

 

Um lance que ilustra bem a sina que perseguiu o Bahia durante todo o jogo: o quase. 

 

Do lado gremista, o quase não teve espaço. Diego Souza fechou a conta aos 49 minutos do segundo tempo. 2 a 0. 

 

FICHA TÉCNICA
Grêmio 2 x 0 Bahia
Campeonato Brasileiro - 17ª rodada
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 21/08/2021 (sábado)
Horário: 19h
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos e Lorival Candido das Flores (ambos do RN)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

Gols: Borja e Diego Souza (Grêmio)

Cartões amarelos: Gilberto (Bahia) / Lucas Silva (Grêmio)

 

Grêmio: Gabriel Chapecó; Rafinha, Ruan, Rodrigues e Cortez; Lucas Silva e Villasanti; Léo Pereira (Luiz Fernando) Douglas Costa (Jonathan Robert), Alisson (Fernando Henrique) e Borja (Diego Souza). Técnico: Felipão.

 

Bahia: Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Raniele (Jonas), Patrick (Raí), Mugni e Daniel (Maycon Douglas); Rossi (Rodallega) e Rodriguinho (Gilberto). Técnico: Bruno Lopes. 


Do Portal Bahia Notícias/por Nuno Krause

Rui Costa autoriza eventos com até 500 pessoas em parte da Bahia; entenda

Rui Costa autoriza eventos com até 500 pessoas em parte da Bahia; entenda
Foto: Camila Souza / GOVBA

Assim como a prefeitura de Salvador, o governo da Bahia autorizou a realização de eventos com até 500 pessoas. A informação foi divulgada no final da noite da última sexta-feira (20) e já consta na edição deste sábado do Diário Oficial do Estado. O decreto é válido, inicialmente, até o dia 31 deste mês.

 

A publicação, assinada pelo governador Rui Costa (PT), autoriza eventos e atividades com público como cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, passeatas, funcionamento de zoológicos, museus, teatros e afins. A realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, segue suspensa em todo território baiano.

 

Nos municípios integrantes de Regiões de Saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid se mantenha, por cinco dias consecutivos, superior a 50%, os eventos e atividades devem acontecer com público de até 100 pessoas.  

 

O decreto mantém a orientação relacionada à realização de atividades esportivas, que devem permanecer sem a presença de público. Espaços culturais como cinemas e teatros devem obedecer a limitação de 50% da capacidade de pessoas no local.

 

Em relação às atividades letivas nas unidades de ensino públicas e particulares, as aulas poderão ocorrer de forma semipresencial nos municípios integrantes de Região de Saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid se mantenha, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 75%, obedecendo a ocupação de 50% da capacidade das salas de aula.


Do Portal Bahia Notícias

Justiça determina nomeação de candidatos aprovados em concurso público de Porto Seguro

Justiça determina nomeação de candidatos aprovados em concurso público de Porto Seguro
Foto: Reprodução / Agência Brasil / Arquivo

Candidatos aprovados no concurso público nº 001/2019, para o município de Porto Seguro, serão nomeados e efetivados para o cargo após a determinação da juíza Nemora de Lima Janssen.

 

A magistrada atendeu aos pedidos apresentados em ação civil pública movida pela promotora de Justiça Lair Faria Azevedo.

 

Na ação, a promotora de Justiça explica que o concurso realizado em 2019 foi encerrado e homologado, mas, mesmo com vários aprovados em cadastro reserva aguardando nomeação, o Município decidiu por renovar contratos temporários, adiando o início dos aprovados.

 

Além de nomear e efetivar os candidatos aprovados, o município deverá observar a ordem de classificação e a rescisão do contrato temporário substituído, no prazo de 30 dias. O município deverá ainda se abster de prorrogar contratos temporários ou contratar temporariamente pessoal para cargo que tenha candidato aprovado no concurso.

 

De acordo com a sentença da juíza Neomra de Liam Janssen, a determinação relativa à não prorrogação de contratos para os quais tenham candidatos já aprovados alcança inclusive aqueles contratos temporários com prazo expirado sob a égide da Lei 173/2020.


Do Portal Bahia Notícias

Projeto de Copa do Mundo a cada dois anos pode ganhar apoio da Confederação Africana

Projeto de Copa do Mundo a cada dois anos pode ganhar apoio da Confederação Africana
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

A ideia de realizar a Copa do Mundo a cada dois anos está ganhando corpo na Fifa. Segundo informações do colunista Marcel Rizzo, do Uol, a Confederação Africana de Futebol (CAF) pode apoiar em bloco o movimento, caso ele venha à tona. Em um Congresso, por exemplo, a CAF já representaria 56 votos dos 211 possíveis.

 

O principal motivo para isso é tentar trazer a Copa para o continente africano novamente - a única edição foi realizada em 2010, na África do Sul. O país mais cotado para receber o evento é Marrocos, que sofreu derrotas nas votações para as edições de 2006, 2010 e 2026. Uma candidatura conjunta entre diversos países seria incentivada pela Fifa.

 

Além da maior variação de países-sede, o presidente Giani Infantino tem como argumento a possibilidade de dar mais chances às seleções inferiores de chegarem à etapa final da competição. Outra ideia para seguir essa linha é a de aumentar o número de participantes de 32 para 48.

 

O projeto é desenvolver a Copa a cada dois anos após a Copa de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México. 


Do Portal Bahia Notícias

Juazeirense vence Bahia de Feira e se classifica para a próxima fase da Série D

Juazeirense vence Bahia de Feira e se classifica para a próxima fase da Série D
Foto: Bruno Lopes / Juazeirense

A Juazeirense está classificada para a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Com gols de Ian e Kesley, o Cancão de Fogo bateu o Bahia de Feira por 2 a 1, neste sábado (21), e alcançou o feito com duas rodadas de antecedência.

 

A equipe de Juazeiro agora lidera o Grupo A4 com 26 pontos, oriundos de sete vitórias e cinco empates, e não pode mais ser alcançada pelo quinto colocado, o Atlético de Alagoinhas, que empatou com o Retrô neste sábado e tem 15.

 

"A gente sabia que ia enfrentar uma grande equipe, que está brigando para entrar no G-4, sabíamos que ia vir dificultar o jogo. Para a gente também seria um jogo importante, porque brigamos pela primeira colocação do grupo. Fizemos um bom jogo, procuramos botar a bola no chão e fizemos o que o professor trabalhou a semana toda", avaliou Kesley, autor do gol da classificação, após a partida.

 

O próximo jogo da Juazeirense é contra o ASA, fora de casa, no dia 29 de agosto. A equipe se reapresenta na segunda-feira para iniciar a preparação.

 

O Bahia de Feira segue na briga pelo G-4, mas o páreo ficou difícil. O Tremendão está seis pontos atrás do Retrô-PE, quarto colocado, com duas rodadas para o fim, e, além de ter que buscar a pontuação, precisa tirar uma diferença de seis gols de saldo. 


Do Portal Bahia Notícias/por Nuno Krause

Vitória 1x0 Guarani - Melhores Momentos

               

Com gol olímpico de Soares, Vitória vence o Guarani no Barradão e encerra jejum

Com gol olímpico de Soares, Vitória vence o Guarani no Barradão e encerra jejum
Foto: Enaldo Pinto / Ag. Haack / Bahia Notícias

O Vitória voltou a vencer na Série B e encerrou o jejum que durava oito jogos. Na tarde deste sábado (21), o Leão bateu o Guarani por 1 a 0, no Barradão, pela 20ª rodada, com um golaço olímpico marcado por Soares Bolota no final do primeiro tempo.

 

Apesar do resultado ter sido positivo, o Rubro-Negro segue na zona de rebaixamento ocupando a 18ª colocação, porém chegou aos 19 pontos, mesma pontuação da Ponte Preta, que está fora da degola no 16º lugar. Enquanto o Bugre caiu para sétimo ao permanecer com 30.

 

O Vitória volta ao gramado somente no dia 29 de agosto, no outro domingo, para encarar o Náutico, nos Aflitos. A partida começa às 16h e será válida pela 21ª rodada. Enquanto o Guarani joga já na próxima terça-feira (24), às 19h, contra o Operário-PR, no Brinco de Ouro.

 

O JOGO

O jogo começou, mas precisou ser interrompido logo no primeiro minuto para o árbitro ajeitar o equipamento de comunicação. A bola voltou a rolar aos três minutos e a primeira investida foi do Leão, mas a bola acabou saindo. Aos seis, Marcinho cobrou bem a falta, mandando na pequena e quase o Rubro-Negro inaugura o placar.

 

Dono da casa, o Vitória tinha mais domínio da bola e buscando sempre o ataque. Aos 14, Marcinho cruzou, a defesa paulista tirou. O próprio camisa 11 ficou com a sobra e encontrou Wesley Pionteck no miolo da grande área. Ele rolou para Soares Bolota, que foi travado pela marcação na hora de finalizar. A resposta do Bugre veio no minuto seguinte. No contra-ataque, Bidu arriscou o chute, mas mandou para fora.

Foto: Enaldo Pinto / Ag. Haack / Bahia Notícias

 

Aos 29 minutos, Van disparou pela direita e tentou o cruzamento para área, mas Thales cortou mandando para escanteio. Na cobrança, a bola foi ajeitada para Soares que finalizou, mas a bola subiu e foi para fora.

 

Marcinho recebeu na esquerda, driblou Diogo Mateus na linha de fundo puxando para o meio. Porém, ele foi travado pelo marcador que conseguiu se recuperar no lance. O jogador do Bugre acabou se machucando e deixou o gramado no carrinho-maca sendo substituído por Maxwell.

 

O Guarani chegou com perigo aos 43. Andrigo recebeu de Júlio César, que invadiu a área e bateu rasteiro. Lucas Arcanjo caiu bem para fazer a defesa e evitar que o placar fosse aberto pelos visitantes. O goleiro do Leão fez outra boa defesa aos 45 no chute de Bidu, que recebeu na área.

 

Soares faz gol olímpico
O Leão abriu o placar com um golaço olímpico de Soares Bolota aos 48 minutos. Ele cobrou o escanteio batendo fechado e a bola morreu no fundo do gol. Vitória 1x0 Guarani

Foto: Enaldo Pinto / Ag. Haack / Bahia Notícias

 

Segundo tempo

O Vitória voltou do vestiário com a mesma formação da etapa inicial, já o Guarani voltou modificado com Pedro Acorsi no lugar de Tony. Em desvantagem no placar, o Bugre tomou a iniciativa. No contra-ataque, Maxwell recebeu e arriscou de fora da área, mas a bola passou longe da meta de Lucas Arcanjo aos oito. Quatro minutos depois foi a vez de Bruno Sávio também chutar de longe para a defesa do goleiro rubro-negro.

 

O Leão teve boa chance com Marcinho. Aos 26 minutos, Marcinho recebeu puxou para o meio, mas finalizou mal, mandando a bola por cima da meta de Rafael Martins.

 

Aos 40, o Leão desperdiçou uma boa chance de ampliar o placar com David. Ele não conseguiu completar bem o cruzamento vindo pelo lado esquerdo e mandou para fora.

 

O David perdeu outro gol aos 47 minutos. Ele foi lançado, dominou, invadiu a área e bateu, mas Rafael Martins fez uma grande defesa evitando o segundo gol baiano.

 

FICHA TÉCNICA
Vitória 1x0 Guarani
Série B – 20ª rodada
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 21/08/2021 (sábado)
Horário: 16h30
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Cipriano da Silva Sousa (TO)
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)
Auxiliar do VAR: Christiano Gayo Nascimento (DF)
Observador de VAR: Renato Cardoso da Conceição (MG)
Quarto árbitro: Josué Reis de Jesus Júnior (BA)
Analista de campo: Kleber Moradillo da Silva (BA)

Cartões amarelos: Wallace, Pablo Siles, Lucas Arcanjo (Vitória) / Pedro Acorsi, Carlão, Rafael Martins (Guarani)

Gol: Soares Bolota (Vitória)

 

Vitória: Lucas Arcanjo; Van, Wallace, Mateus Moraes e Roberto; Pablo Siles (Gabriel Bispo), Fernando Neto (Cedric) e Soares Bolota (Bruno Oliveira); Marcinho, Samuel (João Victor) e Wesley Pionteck (David). Técnico: Wagner Lopes.

 

Guarani:  Rafael Martins; Diogo Mateus (Maxwell), Thales, Carlão e Bidu (Eliel); Índio e Tony (Pedro Acorsi); Júlio César (Júnior Todinho), Andrigo e Pablo (Allan Victor); Bruno Sávio. Técnico: Daniel Paulista.

Do Portal Bahia Notícias/por Leandro Aragão

Policial militar é homenageado em seus 50 anos de ingresso na instituição

Fotos: Reprodução/Arquivo Pessoal

Aos 72 anos de vida, o 1° Ten PM Américo, popularmente conhecido como "Sargento Laurinho", completou esta semana 50 anos de ingresso na Polícia Militar da Bahia. Nesta sexta-feira (20), a família preparou uma surpresa para ele. Através de um jantar em família, todos puderam demonstrar o grande amor que sentem por seu pai, marido, avô, bisavô, sogro e amigo, que dedica a sua vida à PM e à sua família.

Já são 50 anos de história. Uma história que começou em 1971 e não se encerrou com sua ida para a reserva remunerada e, por isso, faz jus a uma comemoração mais que especial.

Um painel com fotos que rememoram os anos dedicados à PMBA foi confeccionado pelos familiares do "Sargento Laurinho". O Major PM William também participou da solenidade e afirmou: "Eu fiz questão de participar deste momento, porque não é qualquer um que tem o privilégio de fazer 50 anos de história na PM. Também não é todo mundo que tem um amor tão grande pela Corporação como Américo tem. Ele merece todo nosso respeito e consideração".

A Soldada Aline Maria, que faz parte da corporação há treze anos, se emociona muito por vivenciar este momento. “Conviver com alguém como meu pai, que trabalhou por 40 anos no serviço ativo com tanto amor e tem tanta história para contar, é uma honra. Meu pai é meu orgulho, pela força, coragem e homem que é. Eu o conheço enquanto pessoa, enquanto pai, enquanto profissional, e isso faz toda a diferença. Ele é história”, conta a policial, que é filha do Ten Américo.

O Ten Américo ficou muito feliz com a surpresa, tirou fotos e contou várias histórias dos seus 50 anos de PMBA, as quais não caberiam num livro.

História

José Américo de Jesus nasceu em 1948. É filho de Maria Clara de Jesus e Maximiano Pereira. Ainda criança, saiu da zona rural onde vivia com a mãe e seus irmãos a pé, vindo para Serrinha. Passou por uma vida difícil e começou a trabalhar aos 7 anos de idade. Esforçou-se para, com o dinheiro do seu trabalho, comprar os livros para estudar, uma vez que a sua mãe, com 5 filhos para criar, mal tinha o que comer.

Aos 17 anos, após ter sido humilhado por um policial, saiu de Serrinha rumo a Salvador em busca de uma vida melhor. Lá, na primeira chance, ingressou no exército, onde se tornou Cabo. Mas o seu sonho era entrar na Polícia Militar. O que se concretizou em 17 de agosto de 1971. Ele foi Soldado, Cabo, 3°, 2° e primeiro Sargento, chegando ao oficialato em 2006. Por amor à instituição, o já Tenente Américo trabalhou até completar o limite de idade, indo para a reserva remunerada em março de 2009.

Durante o período em que serviu a Corporação, foi comandante do Destacamento de Serrinha, de Santo Amaro, Delegado de Riachão do Jacuípe, Delegado de Retirolândia, além de fazer o que era a sua paixão, trabalhar na área operacional.

Na Polícia Militar da Bahia fez e tem grandes amigos e grande parte da família, dentre os quais estão irmãos, sobrinhos, cunhados, primos e uma filha. Assim, a história dele e de sua família se confundem com a da PM. É uma verdadeira história de amor.

Parabéns, Ten PM Américo!





Do Portal Ailton Pimentel

Suspeito de homicídio em Salvador é preso em Cansanção

Foto: Divulgação/Polícia Civil/Arquivo

Um homem que estava com um mandado em aberto por homicídio foi preso em Cansanção, região sisaleira da Bahia, neste sábado (21). 

De acordo a Polícia Civil, o crime ocorreu em 2017, no bairro do Cabula. O suspeito teria matado a vítima com diversos golpes de arma branca após desentendimento durante a venda de um terreno. 

Ainda segundo a Polícia Civil, a ordem de prisão foi expedida pelo 2º Juízo da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Salvador e cumprida por uma equipe da 4ª Companhia da Polícia Militar de Cansanção. 

O homem foi conduzido para a Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim, onde permanece à disposição da Justiça.

Notícias de Santaluz

Governo anuncia programa para construção e reforma de delegacias da Polícia Civil e unidades da Polícia Militar em toda a Bahia

Imagem: Divulgação/GOVBA

O governo do estado anunciou um programa de modernização das estruturas de segurança pública em toda a Bahia, com previsão de investimento de R$ 83 milhões.

O edital de licitação do pacote de ações que prevê a construção e reforma de delegacias da Polícia Civil e unidades da Polícia Militar foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (21). O prazo mínimo para a execução das obras, após a assinatura da ordem de serviço, é de cinco meses.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), quarenta e seis municípios serão beneficiados na primeira etapa do programa. Conforme a pasta, a escolha foi realizada com base no critério de urgência, na mancha criminal, índice populacional, entre outras condições. 

“Essa é apenas a primeira etapa do programa. O objetivo é melhorar as estruturas, seja através da construção de novas unidades ou de grandes reformas, em todo o estado”, informou o secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino.

Confira os municípios que receberão intervenções nas unidades policiais:

A lista de unidades da Polícia Civil inclui as cidades de Antas, Araci, Banzaê, Barra do Choça, Caetanos, Conceição do Coité, Cotegipe, Dário Meira, Encruzilhada, Esplanada, Gandu, Gentio do Ouro, Iaçu, Ibicoara, Ichu, Iraquara, Irecê, Itagibá, Itiruçu, Jaguaquara, Jeremabo, Lafaiette Coutinho, Laje, Lençóis, Maracás, Macaúbas, Mucugê, Nova Soure, Ribeira do Amparo, Santa Rita de Cássia, Santa Luz, Santa Maria da Vitória, Saúde, Serrolândia, Sítio do Quinto, Ubaíra, Valença e Wanderley.

Imagem: Divulgação/GOVBA

Já as sedes da Polícia Militar em Andaraí, Araci, Barra do Choça, Caetanos, Conceição do Coité, Cotegipe, Dário Meira, Iaçu, Itagibá, Lençóis, Macaúbas, Nova Soure, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Seabra, São José do Jacuípe, Saúde, Teolândia e Wanderley receberão investimento nas infraestruturas.

Entre as unidades que receberão novas sedes estão as Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) das cidades de Juazeiro, Jequié, Santo Antônio de Jesus e Itabuna.

Notícias de Santaluz

Nos últimos 5 dias, 15 casos positivos da Covid-19 foram registrados no município de Barrocas

Foto: Reprodução/Pinterest 
Na atualização do Boletim Epidemiológico publicado pela Secretaria de Saúde de Barrocas nesta sexta-feira dia (20), foram confirmados 03 novos casos positivos da covid-19, todos através de exames particulares, chegando ao total de 14 casos. O boletim informa ainda que foram feitas 12 coletas de material de pacientes que apresentaram sintomas da doença.

Nesta última semana, houve um aumento considerável no número de casos positivos, a grande maioria diagnosticados através de exames particulares. Entre a segunda-feira (16), e a sexta-feira (20) 15 novos casos foram confirmados no município, sendo que deste total 11 foram revelados através de exames particulares. 

Na segunda-feira foi confirmado 01 caso via particular. Na terça-feira (17) dos 12 resultados recebidos pela secretaria de saúde, 03 testaram positivo. Na quarta-feira (18), não foi recebido nenhum resultado. Na quinta-feira (19), dos 09 resultados, 07 testaram positivo, diagnosticados via particular e 01 via Lacen. Na sexta-feira (20), foram confirmado 03 infecções reveladas através de exames particulares.  

Foto: Reprodução/ PMB
Segundo esse último boletim, dos 831 casos confirmados, 797 estão curados, 20 não resistiram as complicações e vieram à óbito e 14 permanecem ativos. Quanto a vacinação. atualmente o município está na faixa etária dos 26 anos, sendo que das 11.911 vacinas recebidas, 8.245 foram para a primeira aplicação e 3.678 foram para a segunda aplicação.  

Da Redação JNV/por Ana Clara Santos
Colaborou Rubenilson Nogueira

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Idoso morre após ser atacado por abelhas na zona rural de Retirolândia

Um idoso identificado como Manoel Maciel, idade não revelada, morreu na tarde desta sexta-feira, 20, após ser atacado por um enxame de abelhas na zona rural de Retirolândia município do território do Sisal.

Segundo informações senhor Manoel caminhava por uma estrada vicinal do município para sua residência, no Povoado Mandápolis (Coreia), quando foi atacado. Ele chegou a ser socorrido para Hospital Municipal de Retirolândia, mas não resistiu às picadas.

Do Portal CN/Fonte: SN Notícias


Clínicas conveniadas ao Detran aceitarão pagamento no crédito a partir de segunda (23)

A partir da próxima segunda-feira (23) o condutor que precisar realizar exames médicos relacionados à carteira de habilitação (CNH) poderá escolher a forma de pagamento. 

A quitação dos serviços será feita em espécie, cartão de débito ou crédito. A obrigatoriedade foi estabelecida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) através da portaria 59/2021, publicada em abril deste ano.

A regulamentação atinge mais de 200 clínicas credenciadas no estado e estipula que, além de disponibilizarem alternativas para pagamento, as unidades também deverão fornecer a nota fiscal do serviço, que tem valores tabelados e fixados pelo Detran-BA. Desde 2018 os testes de aptidão física e mental custam R$128 e a avaliação psicológica custa R$170.

Segundo o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, a medida traz mais comodidade ao cidadão. “As clínicas tiveram 120 dias para se adaptar, a partir da publicação da portaria. Aquelas que não cumprirem à nova regra estarão sujeitas às punições, que vão desde uma advertência até a cassação do credenciamento”, explicou Pimentel.


Do Portal CN/Fonte: Correio


Homem é preso e mais de 120 kg de maconha são apreendidos em imóvel em Feira de Santana

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem foi preso em flagrante e 129 quilos de maconha prensada em tabletes foram apreendidas na madrugada desta sexta-feira (20) em uma residência dentro de um condomínio em Feira de Santana. 

Segundo a Polícia Civil, a ação aconteceu durante cumprimento de mandado de busca e apreensão pela Delegacia de Homicídios. No local também foram encontradas uma pistola e uma moto que teriam sido usadas pelo homem preso na morte de um homem, identificado como Jaime Pimenta Neto, ocorrido na quinta-feira (12), também em Feira de Santana.

Ainda segundo a polícia, foram apreendidos ainda no imóvel R$ 1,632 mil, 66 cartuchos de diferentes calibres, três carregadores e um veículo. O material foi encaminhado para perícia e o homem preso está à disposição da Justiça.

A polícia informou ainda que as investigações continuam para identificar e localizar outros integrantes de um suposto grupo criminoso, responsável por diversos homicídios e tráfico de drogas na região.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Tenente Laerth assume comando da 5ª Companhia do 16º BPM da Polícia Militar, sediada em Santaluz

Foto: Divulgação

A Polícia Militar realizou na manhã desta sexta-feira (20) a passagem de comando da 5ª Companhia do 16º Batalhão. 

O tenente Laerth Lopes Alves assumiu o comando da unidade, que é sediada em Santaluz, mas também é responsável pelo policiamento das cidades de Valente e São Domingos. A função era ocupada pelo capitão Charles Vieira do Nascimento. 

A solenidade aconteceu no espaço AL Cerimonial e reuniu os comandantes de policiamento na Região Leste, coronel Nílton Paixão, e do 16º Batalhão, tenente-coronel Muller, autoridades civis, políticas e religiosas, além da tropa da 5ª Companhia. 

Militar respeitado e experiente, o tenente Laerth já ocupou o posto de comandante da PM de Santaluz em 2014, na época em que a unidade ainda tinha status de pelotão.

Notícias de Santaluz

Tenente Laerth, novo comandante da Polícia Militar em Santaluz, São Domingos e Valente | Foto: Reprodução/Arquivo

Secretaria de Educação de Queimadas promove roda de conversa com pais e mães de crianças autistas

Foto: Divulgação/Prefeitura de Queimadas

A Secretaria Municipal de Educação de Queimadas, por meio do Centro Municipal de Educação Especial e Inclusiva de Queimadas (CEMEIQ), promoveu nesta sexta-feira (20) o primeiro encontro de mães e pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O evento foi iniciado com uma roda de conversa, na qual cada família teve a oportunidade conhecer de perto a realidade uns dos outros, além de expor para os demais participantes o quanto é importante o trabalho realizado com as crianças com TEA, que não é uma doença, mas sim um transtorno do neurodesenvolvimento multifatorial.

Para a coordenadora do CEMEIQ, irmã Edna, “o acolhimento deve ser uma união entre as famílias e os profissionais que prestam assistência”.

O secretário municipal da Educação, Rogério Reis, disse que a realização do evento partiu da necessidade de compartilhar as vivências, tirar dúvidas e promover a interação entre os pais, profissionais da área e a gestão municipal.

De acordo com Rogério, o município conta com uma rede de acompanhamento permanente às crianças autistas, uma equipe formada por profissionais de diversas especialidades, como assistente social, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicomotricista, psicólogo, psicopedagogas, entre outros.

“Entender as abordagens que envolvem o autismo é algo de extrema relevância”, afirmou o secretário.

Notícias de Snataluz

BR Distribuidora muda de nome e passa a se chamar Vibra Energia

BR Distribuidora muda de nome e passa a se chamar Vibra Energia
Foto: Reprodução Facebook

A BR Distribuidora mudou de nome e passa a se chamar Vibra Energia. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (19) e já entrou em vigor. O movimento ocorre após a Petrobras ter zerado a sua participação no controle da empresa. 

 

Apesar da alteração, a companhia vai continuar utilizando BR como identidade visual e símbolo em sua rede de 8,3 mil postos de combustíveis, além de Lubrax em lubrificantes, BR Mania em lojas de conveniência e BR Aviation nos aeroportos.

 

Em julho, a Petrobras vendeu a fatia remanescente de 37,5% que a estatal tinha na distribuidora. A operação levantou R$ 11,358 bilhões.


Do Portal Bahia Notícias

Bolsonaro veta fundo eleitoral de R$ 5,7 bi e emendas que ampliam poder do Congresso sobre Orçamento

Bolsonaro veta fundo eleitoral de R$ 5,7 bi e emendas que ampliam poder do Congresso sobre Orçamento
Foto: Isac Nóbrega/PR

Conforme vinha anunciando, o presidente Jair Bolsonaro vetou nesta sexta-feira (20) a criação de um valor mínimo de R$ 5,7 bilhões para o fundo eleitoral de 2022.
 

Também foi vetada na LDO (lei que dá as diretrizes para elaboração do Orçamento) do ano que vem a autorização para as emendas de relator, que dão mais poder ao Congresso para destinar verba a suas bases eleitorais.
 

O Congresso tem o poder de derrubar os vetos. Para isso, a decisão de Bolsonaro precisa ser votada numa sessão conjunta da Câmara e do Senado.
 

Alvo de questionamento de órgãos de controle, o Congresso chegou a aprovar possibilidade de ampliar a fatia do Orçamento nas mãos de parlamentares. Conhecido como emendas de relator, esse instrumento estava previsto na versão do projeto da LDO.
 

O mecanismo para aumentar o controle do Congresso em relação ao Orçamento vigorou em 2020 e agora em 2021.
 

Ele funciona da seguinte forma: o relator do Orçamento, que ainda será enviado no fim de agosto, remaneja despesas de ministérios e passa a prever gastos em áreas e projetos negociados politicamente por congressistas influentes e, geralmente, mais alinhados ao governo.
 

Com isso, o Palácio do Planalto tem ampliado sua base de apoio no Congresso, já que as emendas beneficiam bases eleitorais de parlamentares, que, por sua vez, esperam aumentar seu capital político. Isso ganha ainda mais peso em ano eleitoral.
 

O TCU (Tribunal de Contas da União) quer mais transparência nesses gastos.
 

Para evitar desgaste, governistas defendiam mudanças nesse mecanismo, pelo qual valores bilionários são rateados entre vários congressistas a depender dos acordos políticos firmados. Apesar de ficarem vinculadas ao relator do Orçamento, a negociação envolve dezenas de congressistas.
 

Com a ampliação dessas emendas parlamentares, Bolsonaro tem ficado mais desgastado diante de contradições em relação ao discurso da campanha presidencial, quando atacava esse tipo de negociação política.
 

O presidente também vetou a criação de emendas de comissão permanente do Senado, da Câmara e de comissão mista do Congresso na LDO. Elas, porém, têm tido valores inferiores ao montante atribuído ao relator do Orçamento.
 

Desde o Orçamento de 2020, existem quatro tipos de emendas: as individuais (que todo deputado e senador têm direito), as de bancada (parlamentares de cada estado definem prioridades para a região), as de comissão (definida por integrantes dos colegiados do Congresso) e as do relator (criadas por congressistas influentes a partir de 2020 para beneficiar seus redutos eleitorais).
 

“Apesar de meritórias, essas emendas ampliam a segregação de programações discricionárias submetidas aos ministérios, órgãos e entidades federais, que engessa excessivamente a despesa, o que pode prejudicar a condução e execução efetiva de políticas públicas sob responsabilidades de cada pasta”, disse, em nota, a secretaria-geral da Presidência da República, ao justificar o veto às emendas de relator e emendas de comissão.
 

Os vetos foram informados em nota e devem ser publicados no Diário Oficial da União de segunda-feira (23).
 

O governo argumentou ainda que essas emendas foram vetadas em anos anteriores. Os vetos, porém, foram derrubados pelo Congresso.
 

Apesar do desgaste político, líderes partidários defendem a continuidade dessas emendas em 2022, mesmo que em formato diferente e menor volume que nos anos anteriores. Por isso, discutem a derrubada desse veto.
 

Já o veto ao fundo de financiamento de campanhas era esperado. A estratégia do Palácio do Planalto é deixar a negociação do tamanho do fundo para o projeto de Orçamento, que começa a tramitar no Congresso no fim do mês e só deve ser aprovado em dezembro.
 

"O presidente da República decidiu barrar o aumento do Fundo Eleitoral (Fundo Especial de Financiamento de Campanha) e as despesas para o ressarcimento das emissoras de rádio e de televisão pela inserção de propaganda partidária", diz nota divulgada pelo Planalto.
 

É nesse projeto que são previstos os recursos para as despesas federais do próximo ano.
 

O veto de Bolsonaro, portanto, não encerra o assunto, e arrasta a negociação com os partidos para os próximos meses.
 

O uso de dinheiro público para financiar campanhas eleitorais opõe grupos de sustentação de Bolsonaro.
 

Para a base ideológica, ele precisava sinalizar contra o fundo. Para o centrão, coalizão de partidos que passou a apoiar o governo após a liberação de cargos e emendas, o presidente deve garantir recursos para a eleição.
 

Em julho, a ampla maioria dos deputados e dos senadores tentou antecipar a definição do valor do fundo e aprovou um mecanismo com um patamar mínimo de R$ 5,7 bilhões. O cálculo foi inserido na LDO.
 

O veto de Bolsonaro ao trecho da LDO, na prática, mantém a autorização para que o fundo de financiamento de campanhas eleitorais no próximo ano seja criado, mas derruba a decisão coordenada por diversos partidos para garantir o repasse de quase R$ 6 bilhões —muito acima da campanha do ano passado, que custou cerca de R$ 2 bilhões aos cofres públicos.
 

O fundo eleitoral inflado foi aprovado de forma acelerada pelo Congresso, em meio às discussões da LDO. O relatório do projeto da lei orçamentária foi apresentado na madrugada de 15 de julho, aprovado em comissão do Legislativo pela manhã e, depois, à tarde no plenário do Congresso.
 

O presidente já passou por situação semelhante no final de 2019. Mas a solução foi outra.
 

Na ocasião, poucas horas depois de sinalizar que vetaria o fundo eleitoral de R$ 2 bilhões para as eleições municipais de 2020, Bolsonaro recuou e acabou dando aval, argumentando que, do contrário, poderia ser alvo de um processo de impeachment.
 

A LDO também traz previsões econômicas para 2022. A projeção do governo é que valor do salário mínimo passará de R$ 1.100 para R$ 1.147.


Do Portal Bahia Notícias/por Marianna Holanda, Thiago Resende e Ricardo Della Coleta | Folhapress