SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 14 de agosto de 2021

Santaluz tem 21 casos ativos de Covid-19; últimos boletins indicam que município faz poucos testes

Foto: Kelly Sikkema/Unsplash

Santaluz registrou neste sábado (14) sete novas curas clínicas de pacientes diagnosticados com Covid-19, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Nenhum caso da doença foi confirmado nas últimas 24 horas.

Do ponto de vista epidemiológico é preciso ser cauteloso com os números, uma vez que os dados indicam baixa testagem – segundo dados da Secretaria de Saúde, apenas seis testes rápidos para detecção de Covid-19 foram realizados nas últimas 48 horas [sendo 4 na sexta-feira e 2 neste sábado] -, o que ‘joga para baixo’ a incidência de novos casos da doença e, consequentemente, o total de pessoas com o vírus ativo, podendo indicar uma falsa sensação de controle da pandemia.

Além disso, especialistas e aturidades oficiais de saúde alertam que a testagem em larga escala permite identificar rapidamente os infectados, oferecer um tratamento adequado e isolá-los para evitar a transmissão do vírus.

A cidade contabiliza agora 3.715 diagnósticos positivos de Covid-19 desde o começo da pandemia, dos quais 3.648 já estão recuperados. Ainda conforme o boletim, 21 pessoas estão com o vírus ativo e outras 17 aguardam resultados de exames.

O informativo mostra ainda que o município continua investigando um óbito por suspeita de complicações da doença, mas a Secretaria de Saúde não divulgou detalhes sobre o caso.

Notícias de Santaluz

Serrinha: Fã da Polícia Militar é surpreendido por seus heróis

Foto: Divulgação/PM

Na manhã deste sábado (14), próximo ao ponto de Araci, em Serrinha, o pequeno Miguel, que tem o sonho de ser policial militar, estava fardado e acenou para uma guarnição do 16° BPM que passava no local, da qual o Ten PM Laerth era o comandante. 

Os policiais pararam a viatura e foram até o garotinho de 6 anos, que estava acompanhado de sua avó e disse que, quando crescer, quer ser um policial militar. Os policiais, então, conversaram com ele sobre a importância de ser aplicado nos estudos para alcançar seu sonho. 

O Ten PM Laerth tirou uma foto ao lado do futuro irmão de profissão e o pequeno Miguel ficou muito feliz por, mais uma vez, ter o carinho e a atenção daqueles a quem considera verdadeiros heróis.

PMBA, UMA FORÇA A SERVIÇO DO CIDADÃO!

Do Portal Ailton Pimentel/Fonte: Assessoria de Comunicação do 16° BPM

Com Covid-19, Silvio Santos recebe alta e deixa o Hospital Albert Einstein

Com Covid-19, Silvio Santos recebe alta e deixa o Hospital Albert Einstein
Foto: Divulgação / SBT

Após ter sido internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com diagnóstico de Covid-19 (saiba mais), Silvio Santos recebeu alta e deixou a unidade de saúde no fim da noite desta sexta-feira (13). A confirmação foi feita pela assessoria do SBT. 

 

De acordo com nota da emissora, o apresentador de 90 anos fez uma série de exames, passou algumas horas em acompanhamento médico e depois foi liberado.  “Ele está bem e vai manter o isolamento em local não revelado”, informou o SBT. 

 

Antes da alta, a filha de Silvio, Patrícia Abravanel, tranquilizou os fãs do apresentador. "Nosso pai está daquele jeito que a gente ama...brincando com todos, fazendo piadas, curioso, descontraindo o ambiente. Mas testou positivo para a Covid-19 e por conta da idade e necessidade de exames frequentes, os médicos decidiram interna-lo", disse. 


Do Portal Bahia Notícias

Campeão olímpico Hebert Conceição acompanha treino do Bahia

Campeão olímpico Hebert Conceição acompanha treino do Bahia
Foto: Felipe Oliveira/ Divulgação/ Bahia

O Bahia finalizou neste sábado (14), no CT Evaristo de Macedo, a preparação para o jogo contra o Atlético-GO. E o treino contou com uma presença especial: o campeão olímpico Hebert Conceição, torcedor fervoroso do Esquadrão de Aço.

 

Hebert foi convidado ao CT pela diretoria do Bahia. O pugilista foi bastante tietado por jogadores e membros da cúpula Tricolor. 

 

O técnico Dado Cavalcanti comandou um trabalho tático, que envolveu bola parada.

 

Danilo Fernandes e Thony Anderson seguem no departamento médico, já Ligger e Jonas treinaram normalmente. Recuperado de uma conjuntivite, Ronaldo participou de um treino físico e técnico.

 

Bahia e Atlético-GO se enfrentam no domingo (15), às 18h15, em Pituaçu, válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Do Portal Bahia Notícias

Taxa de passaporte é alvo de ação do Ministério Público Federal

Taxa de passaporte é alvo de ação do Ministério Público Federal
Foto: Priscila Melo / Bahia Notícias

O MPF (Ministério Público Federal) entrou com uma ação civil pública na Justiça do Rio Grande do Sul contra a União porque considera abusivo o preço cobrado pela taxa de serviço para emitir passaporte no país.
 

Segundo o MPF, a taxa atual, de R$ 257,25, é quase 350% superior ao custo da produção do documento pela Casa da Moeda do Brasil.
 

Na ação, o órgão pede que a União seja obrigada a reduzir a taxa para R$ 71 e faça o ressarcimento dos brasileiros que pagaram pela emissão do passaporte nos últimos cinco anos.
 

Solicita, ainda, que a União declare anualmente os valores envolvidos na prestação do serviço e não volte a cobrar taxas desproporcionais ao custo do serviço.
 

Procurada pela reportagem, a Advocacia-Geral da União diz que ainda não foi notificada?.


Do Portal Bahia Notícias/por Joana Cunha | Folhapress

Vídeo: Para evitar atropelamento de animais, prefeitura de Serrinha instala placas de aviso nas principais vias da cidade

Foto: Reprodução/Vídeo

A Prefeitura de Serrinha, através da Secretaria de Meio Ambiente, está realizando a instalação de placas de aviso para redução de velocidade em algumas das vias mais movimentadas do município.

As placas têm o objetivo de chamar a atenção dos motoristas para o trânsito de animais nas vias, reduzindo assim o número de atropelamentos.

Assista:

Do Portal Ailton Pimentel

16º BPM é apontado como unidade destaque na Região Leste no primeiro semestre de 2021

Fotos: Divulgação

Na última quinta-feira (12), o Comandante do 16° BPM, Ten Cel PM Müller, participou de reunião da Aisp 54, Área Integrada de Segurança Pública, no âmbito da PMBA, composta pelo 16° BPM e 90ª CIPM/Riachão do Jacuípe. 

O encontro foi capitaneado pelo comandante do CPRL, Cel PM Nilton Paixão, que fez visita de inspeção na 90ª CIPM e reuniu-se com Comandantes da Área Integrada de Segurança, a fim de alinhar procedimentos e ações para oferecer um melhor serviço de segurança na região.

Na ocasião, o Cmt da Região noticiou que o 16º Batalhão foi apontado como unidade destaque na Região Leste no primeiro semestre de 2021. O Ten Cel PM Müller agradeceu à tropa pela dedicação e exemplo em servir. “O nosso propósito sempre foi e é superar a nós mesmos, mas, por gratidão, neste momento agradeço a Deus pela singular oportunidade de combater ao lado de cada um dos Senhores e Senhoras e termos logrado esse destaque pelo nosso trabalho”, comemorou.



Do Portal Ailton Pimentel/Fonte: Ascom do 16° BPM

Idoso morre em hospital após colisão entre moto e carro em Santaluz

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um homem identificado como Antonio Pereira de Souza, de 73 anos, morreu na madrugada deste sábado (14) após uma colisão entre a moto que ele conduzia e um carro, em Santaluz, na região sisaleira da Bahia. O idoso, que residia no povoado Tombador, chegou a ser socorrido e levado para o hospital da cidade, mas não resistiu. 

Segundo a Polícia Militar, o acidente aconteceu por volta das 23h10 de sexta-feira (13), no trecho de acesso à estrada que liga a sede do município ao povoado Serra Branca, um pouco mais à frente do estádio de futebol da cidade. Não há informações sobre o que teria causado a colisão. 

A polícia não informou se o condutor do carro, identificado como Roque Anderson da Silva Souza, de 37 anos, precisou de atendimento médico. Os policiais acionaram uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e em seguida levaram os veículos envolvidos no acidente para o pátio da companhia da PM. A ocorrência foi registrada no plantão regional da Polícia Civil em Riachão do Jacuípe.

Notícias de Santaluz

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Covid-19: Nesta semana dois barroquenses testaram positivo e 12 aguardam resultado de exames

Foto: Milena Oliveira/ Arquivo JANV
Nos últimos boletins epidemiológicos divulgados entre os dias 9 a 12 de agosto pela Secretaria Municipal de Saúde de Barrocas, foram confirmados 2 casos positivos da Covid-19, chegando ao total de 816 infecções desde o início da pandemia.

No boletim da segunda-feira (09), 08 resultados de exames  foram revelados, sendo que 01 paciente da Fazenda Arco, testou positivo e 7 deles testaram negativo. Na terça-feira (10), foi realizado 4 coletas. Na quarta-feira (11) foi confirmado mais um caso, sendo este via teste particular. Na quinta-feira (12) foi feita a coleta de material de 08 pacientes que apresentara sintomas, todos aguardam resultados dos exames.

Foto: Reprodução/PMB
Dos 816 casos que já foram confirmados, 795 curados, 19 não resistiram e vieram à óbito, atualmente o município conta com 02 casos estão ativos. O boletim também informou que 12 barroquenses aguardam resultado. O município já recebeu 10.441 doses de vacinas, destas 6.614 foram para a primeira dose e 2.699 para a segunda dose.

Da Redação JNV/por Ana Clara Santos

Comerciante é baleado e tem moto roubada em Valente

Comerciante foi socorrido para o hospital da cidade e, em seguida, transferido para outra unidade em Feira de Santana | Foto: Tony Sampaio/ Informa Bahia

O comerciante Paulo Sérgio de Araújo Oliveira, conhecido também como ‘Paulo do Mercadinho’, de 51 anos, foi baleado durante um assalto na noite de quinta-feira (12) no bairro das Casas Populares, em Valente, região sisaleira da Bahia. 

Segundo a Polícia Militar, populares relataram que o comerciante teria reagido a um assalto depois de ser abordado por dois indivíduos. Na ação, conforme os relatos de populares à polícia, um dos assaltantes efetuou disparos de arma de fogo, sendo que dois atingiram a vítima na altura do abdômen. Os bandidos fugiram levando a moto do comerciante, modelo Bros, de cor preta. 

A Polícia Militar fez buscas pela região, mas até o momento ninguém foi preso. Paulo foi socorrido e levado para o hospital da cidade e, em seguida, transferido para outra unidade em Feira de Santana. O estado de saúde dele é considerado estável.

Notícias de Santaluz

Jovem é preso ao ser flagrado com arma de fogo em praça no Centro de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Um jovem de 22 anos foi preso em flagrante porte ilegal de arma de fogo em Santaluz, região sisaleira da Bahia, na noite de quinta-feira (12). 

De acordo com a Polícia Militar, por volta das 23h20, uma guarnição fazia patrulhamento quando abordou João Henrique dos Anjos Oliveira, na Praça de Alimentação, área central da cidade. 

Com ele, segundo a PM, foram encontrados um revólver e seis munições calibre 38, além de quatro comprimidos, uma balança de precisão e R$ 50 em espécie. A PM informou que o jovem, residente em Salvador, foi levado para a central de flagrantes da Polícia Civil.

Notícias de Santaluz

Polícia Federal prende Roberto Jefferson, investigado em inquérito da mílicia digital

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A Polícia Federal foi às ruas na manhã desta sexta-feira (13) e prendeu o ex-deputado e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. O mandado é de prisão preventiva (que não tem prazo estipulado para acabar).

A autorização da prisão partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que também determinou bloqueio de conteúdos postados por Jefferson em rede sociais e apreensão de armas e acesso a mídias de armazenamento.

No mandado que autorizou a prisão, Alexandre de Moraes escreveu que o político faz parte de uma “possível organização criminosa” que busca “desestabilizar as instituições republicanas”.

“Uma possível organização criminosa – da qual, em tese, o representado faz parte do núcleo político – , que tem por um de seus fins desestabilizar as instituições republicanas, principalmente aquelas que possam contrapor-se de forma constitucionalmente prevista a atos ilegais ou inconstitucionais, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o próprio Congresso Nacional”, escreveu Moraes.

Milícia digital

O inquérito que investiga a organização e o funcionamento de uma milícia digital voltada a ataques à democracia foi aberto em julho, por decisão de Moraes.

Nessa investigação, a PF apura indícios e provas que apontam para a existência de uma organização criminosa que teria agido com a finalidade de atentar contra o Estado democrático de direito.

Essa organização se dividiria em núcleos: de produção, de publicação, de financiamento e político. Outra suspeita é de que o grupo tenha sido abastecido com verba pública.

Entre os nomes citados pela PF em um pedido para acessar quebras de sigilo, estão os assessores da Presidência da República acusados de integrar o chamado “gabinete do ódio”, que seria encarregado de promover ataques virtuais nas redes sociais contra desafetos da família do presidente Bolsonaro e adversários do governo.

Roberto Jefferson

O ex-deputado Roberto Jefferson foi o pivô do escândalo do mensalão, em 2005. Foi a partir de uma entrevista dele ao jornal “Folha de S. Paulo” que o país tomou conhecimento das denúncias de que o governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva passava dinheiro a deputados da base.

Em novembro de 2012, no julgamento do mensalão no STF, ele foi condenado a 7 anos e 14 dias de prisão, pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Nos últimos anos, já sem mandato parlamentar, Jefferson se aproximou do presidente Jair Bolsonaro. Em suas redes sociais, começou a postar fotos com armas. O armamento da população é uma das principais causas do presidente.

Roberto Jefferson virou uma espécie de expoente da tropa de choque virtual de Bolsonaro. Um integrante da base aliada ressaltou ao blog do jornalista Gerson Camarotti que a decisão de Moraes foi vista como uma espécie de alerta já que o PTB, partido presidido por Jefferson, é uma das legendas cogitadas para filiação de Bolsonaro.

A preocupação nesse entorno bolsonarista, segundo o blog do Camarotti, é que Alexandre de Moraes tem dado mostras que está cada vez mais próximo de integrantes da base do presidente. Este mesmo inquérito também investiga assessores diretos de Bolsonaro no palácio do planalto.

Do Portal NS/Fonte:GloboNews e TV Globo

Coronavírus: Brasil registra Gama-plus, nova variante mais infecciosa

Imagem do novo coronavírus | Foto: Reprodução

Cientistas do Genov, um dos maiores projetos de vigilância genômica da América Latina, descobriram que a variante Gama (P.1) do Sars-CoV-2, originalmente detectada em Manaus, agora apresenta uma nova versão, a Gama-plus. A mutação do coronavírus tem a mesma alteração presente na variante Delta, registrada na Índia, e já se espalha pelo Brasil.

Os resultados foram publicados nesta sexta-feira (13), no site do grupo e na plataforma de dados Gisaid. O programa analisou mais de 1,3 mil amostras de brasileiros infectados pelo Sars-CoV-2 coletadas entre maio e junho deste ano e, dentre elas, 95% eram da linhagem Gama do vírus. Porém, em 11 das coletas realizadas em maio, os pesquisadores detectaram a mutação P681H, em que o aminoácido prolina é substituído por outro, a histidina.

Tal alteração nos aminoácidos caracteriza a Gama-plus e também está presente na variante Delta, assim como em todas as variantes de preocupação (VOCs, na sigla em inglês), classificadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), explicam os estudiosos.

Segundo a rede de saúde Dasa, entre as amostras que deram positivo para a Gama-plus, cinco são do estado de Goiás, duas do Tocantins, uma do Mato Grosso, uma do Ceará, uma de Santa Catarina e uma do Paraná.

Do Portal NS/Fonte:Redação Galileu

Embraer anuncia o primeiro voo de seu avião com motor elétrico

Embraer anuncia o primeiro voo de seu avião com motor elétrico
Foto: Embraer

A Embraer anunciou nesta sexta (13) que realizou o primeiro voo com um avião elétrico produzido pela fabricante no Brasil.
 

O venerando modelo Ipanema, usado para pulverizar lavouras com pesticidas, foi adaptado com pesadas baterias para fazer funcionar um motor da empresa catarinense WEG.
 

A data do voo, mostrado em um vídeo gravado em sua unidade de Gavião Peixoto (SP), não foi divulgada.
 

O anúncio fez parte da apresentação do primeiro plano de ESG (sigla inglesa para ambiente, social e governança) da terceira maior fabricante de aviões do mundo. As práticas viraram item obrigatório para grandes corporações nesta década, e mais recentemente foram adotadas pela indústria aeronáutica.
 

Como ocorreu no lançamento do primeiro relatório da Boeing, no mês passado, o foco principal do pacote apresentado pela brasileira foi a tecnologia para reduzir o impacto ambiental dos aviões --hoje, 3% das emissões humanas de carbono são de turbinas, valor que vai dobrar até 2050 se nada for feito.
 

Mas a abordagem da Embraer é distinta daquela dos americanos.
 

"As soluções são combinadas. Talvez SAF (Combustíveis de Aviação Sustentáveis, na sigla em inglês) e hidrogênio para aviões maiores, motores elétricos para menores e carros voadores", afirmou Luís Carlos Affonso, vice-presidente de Engenharia e Tecnologia da empresa.
 

A Boeing, por sua vez, aposta mais nos SAF, categoria que inclui biocombustíveis como o etanol e o biodiesel, mas também carburantes tirados da compostagem de lixo e biomassa como bagaço de cana.
 

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo no mês passado, o "CEO de sustentabilidade" da empresa, Chris Raymond, disse que as barreiras regulatórias para o uso de carros voadores sugeriam dificuldades futuras.
 

Há muito de estratégia empresarial aí. Como Affonso admitiu, o SAF promete resultados mais rápidos e aplicáveis a todos os produtos de aviação.
 

Mas a Embraer tem feito bastante barulho internacional com a montagem de parcerias para a produção de seu eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso verticais, na sigla inglesa), vendido sob a marca de sua subsidiária Eve.
 

Os SAF apresentam também seus problemas, como a escala de produção e o fato de que hoje eles precisam ainda ser misturados com querosene de aviação para funcionar.
 

Assim, a Embraer preferiu dar ênfase a um "mix" balanceado de opções para cumprir sua parte no escaninho E do ESG.
 

Além do carro voador, que pretende ver voando em 2026, o desenvolvimento do motor experimental com o Ipanema permite desenhar projetos que o incluam.
 

A Embraer apresentou à Força Aérea Brasileira o projeto de um avião de transporte com dois motores turboélices e dois elétricos, por exemplo --embora o recente corte de encomendas do cargueiro KC-390 sugira problemas orçamentários para o avião decolar.
 

O Ipanema é uma aeronave pioneira em novas tecnologias. Em 2004, foi o primeiro avião do mundo a ser certificado para voar com etanol.
 

Aviões elétricos de maior porte são testados no mundo desde os anos 1970, mas sempre enfrentam problema com a potência, o que obriga a desenhos diferentes de asas e fuselagem. Já os carros voadores adaptaram conceitos de drones, com múltiplos motores pequenos, mas precisam ser limitados em peso e tamanho.
 

A empresa lançou também algumas metas ambientais. Pretende usar SAF em 25% de suas operações (voos de teste, transporte de peças etc.) até 2040, interromper o crescimento da pegada de carbono em 2022 e tentar chegar a 2050 à emissão neutra.
 

Além a questão tecnológica, a empresa também lançou um pacote de inciativas sociais e de inclusão de funcionários integrantes de grupos minoritários, e estabeleceu 2025 como data para que as posições de liderança na empresa tenham ao menos 20% de mulheres.
 

"O ESG está no centro do propósito da Embraer e é por isso que o incluímos como um dos pilares do nosso plano estratégico", disse o presidente da empresa, Francisco Gomes Neto.


Do Portal Bahia Notícias/por Igor Gielow | Folhapress

Silvio Santos está internado com Covid-19

Silvio Santos está internado com Covid-19
Foto: Divulgação

O apresentador Silvio Santos, de 90 anos, testou positivo para o novo coronavírus e está internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo. A informação foi confirmada por Patrícia Abravanel, nesta sexta-feira (13), por meio de seu perfil no Instagram.

Segundo Patrícia, o pai está clinicamente bem: "Nosso pai está daquele jeito que a gente ama...brincando com todos, fazendo piadas, curioso, descontraindo o ambiente. Mas testou positivo para a Covid-19 e por conta da idade e necessidade de exames frequentes, os médicos decidiram interna-lo". 

 

"Logo mandaremos mais boas notícias. Obrigada pelo carinho de sempre. Cintia, Silvia, Patrícia, Rebeca e Renata", completou no comunicado. 

Devido ao diagnóstico positivo do apresentador, as gravações do "Programa Silvio Santos", no SBT, estão suspensas. 


Do Portal Bahia Notícias/por Antônia Fernanda

Sérgio Mota é regularizado e já tem condições legais de estrear pelo Vitória

Sérgio Mota é regularizado e já tem condições legais de estrear pelo Vitória
Foto: Pietro Carpi/ Vitória

Recém-contratado pelo Vitória, Sérgio Mota já tem condições legais estrear. Nesta sexta-feira (13), o nome do meia entrou no Boletim Informativo Diário (BID), e o jogador já pode disputar a Série B. 

 

Sérgio Mota, de 31 anos, estava sem clube desde que rescindiu com o Guizhou, da Segunda Divisão da China. Ele acionou a Fifa para se desvincular do clube em razão de salários atrasados. Nesta temporada, o atleta ainda não entrou em campo. Ele assinou contrato em definitivo com o Vitória até o fim da temporada.

 

O próximo jogo do Vitória é contra o CRB, domingo (15), às 16h, no Barradão, válido pela 18ª rodada da Série B.


Do Portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra

Lula vai estar na Bahia nos dias 25 e 26 deste mês

Lula vai estar na Bahia nos dias 25 e 26 deste mês
Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará entre os dias 25 e 26 deste mês em Salvador. A informação foi divulgada na última quarta-feira (11), com o anúncio de que o petista inicia a caravana pelo Nordeste neste domingo (15).

 

A primeira parada de Lula será em Pernambuco, onde conversará com o governador Paulo Câmara (PSB). Na segunda ele se encontra com movimentos sociais do estado. 

 

Nos dias 17 e 18 Lula estará em Teresina (Piauí). Ainda no dia 18, Lula chega a São Luis (Maranhão), onde fica até sexta-feira, quando vai para Fortaleza (Ceará).

 

Na terça (24), Lula tem agenda em Natal com a governadora Fátima Bezerra. E, por fim, ele encerra a passagem pela região visitando a Bahia.

 

Segundo o comunicado emitido pelo site oficial do pré-candidato do PT à presidência, estão previstos encontros com governadores, movimentos sociais e sindicais e lideranças regionais. Por causa das restrições da pandemia, não haverá ato público de massa em nenhum dos estados. A última vez que o -ex-chefe de Estado esteve em território baiano foi em 2019.


Do Portal Bahia Notícias

Serrinha registra 3 casos positivos da covid-19 nesta sexta-feira e número de casos ativos sobe para 15


A Prefeitura de #Serrinha informa que nesta sexta-feira, 13/08, foram confirmados 03 novos casos de coronavírus, além disso não foram registradas curas nem óbitos.
Serrinha registra um total de 42 casos suspeitos e 5.978 casos positivos diagnosticados através do método RT-PCR em tempo real.
Hoje não foram realizados testes rápidos. A cidade atinge um total de 7.220 casos da Covid-19, 7.117 curados, 88 óbitos e 15 casos ativos.




Da Ascom PMS

Polícia Militar promove campanha de doação de alimentos em todo o estado da Bahia

Fotos: Divulgação/PM

No dia 16 de julho deste ano, a Polícia Militar da Bahia iniciou uma campanha a fim de arrecadar  alimentos não perecíveis em todo o estado.

Trata-se da campanha Força Solidária, que visa à arrecadação de cestas básicas pelas unidades da PM, na capital e no interior, as quais serão distribuídas entre pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

A campanha Força Solidária permanecerá até o dia 25 de agosto, data em que é comemorado o Dia do Soldado, e  pertence ao cronograma de ações sociais da PMBA.

“Trata-se de mais uma ação relevante a serviço da nossa comunidade”, afirma o coronel Paulo Coutinho, Comandante-Geral. “Nossa força é cuidar dos baianos.”


Do Portal Ailton Pimentel/Fonte: Ascom/ PMBA

Prédio de prefeitura na Bahia é atacado e parcialmente incendiado por homens armados

Foto: Divulgação

O prédio da prefeitura de Itanhém, no sul da Bahia, foi atacado e parcialmente incendiado na noite de quarta-feira (11). O caso foi registrado na delegacia de Teixeira de Freitas, que investiga a situação. Ninguém ficou ferido. 

De acordo com a Polícia Civil, um segurança do local avistou dois homens armados, que chegaram a atear fogo na recepção do prédio. Os suspeitos, que ainda não foram identificados, usaram um galão com combustível semelhante a gasolina. Imagens gravadas por moradores mostram que o prédio também foi alvejado por disparos. 

A vidraçaria de algumas janelas foram quebradas com os tiros. A polícia informou que uma perícia já foi solicitada e a testemunha será ouvida na delegacia de Teixeira de Freitas.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Suspeito de tráfico morre após troca de tiros com a polícia em distrito de Conceição do Coité

Foto: Divulgação/PM

Um homem identificado como ‘Bu’, suspeito de tráfico de drogas, morreu na quarta-feira (11) após uma ação da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste, no distrito Bandiaçu, pertencente ao município de Conceição do Coité, na região sisaleira da Bahia. 

Segundo a Cipe Nordeste, ele foi baleado ao trocar tiros com os policiais militares e não resistiu aos ferimentos. 

A polícia não detalhou a ação, mas informou que com o suspeito foram apreendidas dezoito porções de cocaína, seis porções de maconha, uma balança digital e R$ 57,50 em espécie, além de um revólver e munições calibre 38. 

O caso foi registrado como morte decorrente de oposição à intervenção policial.

Notícias de Santaluz

Jovem é preso após ser flagrado com mais de 50 porções de maconha e cocaína em Conceição do Coité

Foto: Divulgação/PM

Uanderson de Jesus Matos, conhecido também como Periquito, de 22 anos, foi preso nesta quinta-feira (12), em Conceição do Coité, na região sisaleira da Bahia, após ser flagrado com drogas. 

Segundo a Polícia Militar, uma guarnição fazia patrulhamento pelo bairro Alto São João, quando abordou o jovem, encontrando 32 porções de maconha e 26 porções de cocaína em uma mochila que estava com ele. 

Conforme a PM, Uanderson foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da cidade, onde foi autuada em flagrante e permaneceu à disposição da Justiça.

Notícias de Santaluz

Homem é preso suspeito de estuprar e engravidar enteada quando ela tinha 12 anos

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil prendeu na quarta-feira (11) um homem suspeito de estuprar a enteada, na cidade de Jeremoabo, região norte da Bahia. A polícia informou que começou a investigar o caso após denúncia apresentada pelo Conselho Tutelar da cidade, apontando que o homem teria engravidado a enteada no ano passado, quando a vítima tinha 12 anos. 

Na quarta-feira, ele teve o mandado de prisão preventiva cumprido por policiais da delegacia local. O titular da unidade, delegado Ailton José de Souza, informou que as investigações continuam para saber se há outras vítimas do suspeito. 

O homem deve ser encaminhado ao presídio de Paulo Afonso, onde vai permanecer à disposição da Justiça

Notícias de Santaluz

Servidora pública é suspeita de desviar créditos de vale-alimentação estudantil na Bahia

Benefício é concedido a estudantes por meio de cartões | Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A Polícia Civil cumpriu na manhã desta quinta-feira (12), em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, um mandado de busca e apreensão na casa de uma funcionária pública suspeita de desviar créditos do vale-alimentação estudantil, benefício concedido pelo governo da Bahia a estudantes matriculados na rede estadual de ensino, com o objetivo de garantir a segurança alimentar dos estudantes e de suas famílias durante a pandemia. 

O crédito é disponibilizado em parcelas no valor de R$ 55 por aluno, por meio de cartões distribuídos pela Secretaria da Educação do Estado. O coordenador regional da Polícia Civil, delegado Felipe Neri Neto, explicou que a mulher é suspeita de realizar transações com os vales. 

Segundo o delegado, a suspeita aproveitava o acesso que tinha à secretaria escolar, violava os envelopes nos quais estavam guardados os cartões do programa, utilizava eles em compras em diversos supermercados e em seguida colocava os cartões de volta nos envelopes de forma grosseira, com o intuito de ocultar o crime. 

Na ação desta quinta-feira, segundo a Polícia Civil, foram apreendidos cartões e documentos que devem contribuir com o procedimento instaurado para apurar as fraudes. A mulher pode responder por peculato, na modalidade furto, por utilizar-se da condição de servidora pública para cometer os delitos.

Notícias de Santaluz

Homem é preso suspeito de manter esposa e seis filhos em cárcere privado na Bahia

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil prendeu um homem de 37 anos suspeito de manter a mulher e seis filhos em cárcere privado, em São Francisco do Conde, na Bahia. A prisão ocorreu na terça-feira (10), mas foi divulgada nesta quinta-feira (12). 

De acordo com a polícia, após receber denúncia, uma equipe do setor de investigação da 21ª Delegacia Territorial foi até a casa do suspeito, na localidade conhecida como Muribeca, e confirmou que toda a família tinha a sua liberdade privada pelo homem. 

Segundo a titular da unidade policial, Maria Tereza Santos Silva, o crime era motivado por machismo. “Ele mantinha os filhos presos para a mãe ficar presa. O problema dele era com a mulher, que ele achava que o traía. E ele a mantinha presa. Ele alegou que ela gostava de rua… Machismo, essa doença. A casa é miserável, mas havia alimento para as crianças, que não passavam fome”, contou. 

A Polícia Civil informou que o homem teve a prisão em flagrante convertida em preventiva e está à disposição da Justiça.

Notícias de Santaluz

Para evitar apagão, ministro promete bonificação para quem reduzir consumo de energia elétrica

Foto: Bruno Spada/MME

Durante um evento em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (12), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, anunciou que vai lançar no dia 1º de setembro um programa de bonificação para quem reduzir o consumo de energia elétrica. Ele já havia prometido divulgar o benefício meses atrás, mas não cumpriu o prazo anterior. 

A medida tem como objetivo evitar um apagão, tendo em vista que o Brasil passa pela maior crise hídrica os últimos 91 anos. E 68% da produção de energia do país vem de hidrelétricas. “Nós pretendemos, até o final desse mês, estar com tudo preparado e vamos apresentar esse plano que vai entrar em vigor a partir do dia 1º de setembro. Os consumidores residenciais também vão fazer parte desse programa de adesão voluntária na redução do consumo de energia. Nós temos energia suficiente. O que nós temos que balancear agora para que não haja possibilidade de apagão, é justamente a demanda”, disse o ministro ao participar de um evento para lançar um programa de incentivo de produção de energia por meio de hidrogênio, que tem como meta diversificar a matriz energética brasileira com tecnologias renováveis, mais eficazes e mais baratas. 

Bento Albuquerque afirmou que atualmente 85% da produção de energia no país é renovável, e isso deve subir pra 87% em 2 anos. Ainda de acordo com ele, a participação das energias eólica e solar deve subir de 14% para 25% até 2030.

Do Portal NS/Fonte: CBN

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Covid-19: Conceição do Coité registra 1º caso confirmado da variante de Manaus; paciente já está recuperada

Imagem: iStock

A Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Coité, cidade localizada na região sisaleira da Bahia, anunciou, nesta quinta-feira (12), a confirmação de um caso da variante P.1 do novo coronavírus, chamada também de ‘variante de Manaus’ ou, mais recentemente, ‘variante Gama’.

É a primeira vez que a variante originada no estado do Amazonas foi confirmada no município. O caso ocorreu em julho deste ano, mas o diagnóstico da variante só foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta quinta-feira. 

Segundo a Secretaria de Saúde de Conceição do Coité, a paciente contaminada foi uma mulher de 64 anos. A idosa, que já tinha sido vacinada contra a Covid-19, teve sintomas leves da doença e não necessitou de internação. A pasta informou que, na época, a paciente e as pessoas que tiverem contato com ela ficaram isoladas e sendo monitoradas por uma equipe do Centro de Atendimento Covid-19.

A Secretaria de Saúde do município lembrou a prevalência da P.1 entre os contaminados por coronavírus em todas as regiões brasileiras e ressaltou que o registro do caso da variante em Coité “não altera em nada as medidas de enfrentamento à pandemia em nossa cidade”.

Conceição do Coité tinha 28 casos ativos de Covid-19 até a noite desta quinta-feira, de acordo com o boletim da Secretaria Municipal de Saúde.

Notícias de Santaluz