SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 10 de julho de 2021

Luciano Huck deve estrear aos domingos na Globo a partir do dia 5 de setembro


Luciano Huck deve estear aos domingos na Globo a partir do dia 5 de setembro
Foto: Reprodução / Instagram

A direção da TV Globo já tem uma data de estreia de Luciano Huck nas tardes de domingo. Será ainda este ano. A estreia de Huck acontecerá no dia 5 de setembro de 2021, ocupando a faixa de 18h às 20h, no comando do quadro Show dos Famosos.

 

Segundo o portal Metrópoles, a atração já tem já tem vários nomes convidados, entre eles Alexandre Pires, Cleo e padre Fábio de Melo. A emissora está entre dois possíveis nomes e esta única dúvida gira em torno do programa que será comandado pelo atual apresentador do Caldeirão, de acordo com o colunista Flávio Rico. 

 

As equipes de Huck trabalham no preparo tanto da despedida quanto da estreia aos domingos. Na Band, a programação segue sem alterações, com estreia de Faustão prevista para 2022.


Do Portal Bahia Notícias

Bahia anuncia parceria com clube da Bolívia; veja detalhes

Bahia anuncia parceria com clube da Bolívia; veja detalhes
Foto: Divulgação/ Bahia

O Bahia anunciou neste sábado (10) uma parceria com o Club Deportivo Bancruz Piraí, da Bolívia. O acordo prevê intercâmbio e captação de atletas do clube boliviano.

 

A parceria já saiu do papel. O atleta boliviano Samuel Sandoval já treina nas categorias de base do Bahia. Além disso, Juan Carlos Gutiérrez Carréon e Matias James, coordenadores do Deportivo Bancruz Piraí realizam curso de capacitação na Cidade Tricolor.


Foto: Divulgação/ Bahia

 

“Queremos aprender com os melhores o grande trabalho do Bahia no futebol de base, futebol profissional, a gestão como um todo, a democracia… Isso pra nós é um exemplo a seguir”, disse o coordenador desportivo Juan Carlos Gutiérrez Carreón. “Agora estamos fazendo capacitação em todos os setores da Cidade Tricolor para poder adaptar os conhecimentos que estamos tendo aqui e poder levar à Bolívia”, completou.

 

As conversas para um acordo com o clube boliviano ganharam fôlego durante o jogo do Bahia contra o Guabirá, ocorrido em maio pela Copa Sul-Americana.

 

“Eles já tinham nos procurado antes e estreitamos os laços nessa visita a Santa Cruz em maio. Entendemos que era uma oportunidade interessante para expandir a marca do nosso clube e também observar jovens atletas. O acordo prevê essa prospecção e inclusive já há um atleta boliviano [Samuel Sandoval] passando por período de avaliação aqui”, relatou Vitor Ferraz, vice-presidente do Esquadrão de Aço.



Foto: Divulgação/ CD Bancruz Piraí

Do Portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra

São Paulo 1x0 Bahia - Melhores Momentos - Série A 2021

              

Com gol sofrido nos acréscimos, Bahia perde para o São Paulo no Morumbi

Com gol sofrido nos acréscimos, Bahia perde para o São Paulo no Morumbi
Foto: Bruno Queiroz / EC Bahia

Matheus Teixeira até fez excelentes defesas para manter o Bahia sonhando com um bom resultado fora de casa, mas Liziero marcou aos 46 minutos do segundo tempo para dar o triunfo ao São Paulo no Morumbi, em jogo válido pela 11ª rodada do Brasileirão, na noite deste sábado (10). 

 

O resultado acaba com a sequência positiva conquistada pelo Esquadrão nas últimas rodadas, contra Chapecoense e Juventude. 

 

O Tricolor Baiano estará de volta a Salvador no próximo domingo (18), para enfrentar o Flamengo, pela 12ª rodada do Brasileirão. 

 

SEGURANÇA

O jogo começou com o São Paulo controlando a posse e dificultando a saída de bola do Bahia, e se impôs no campo de ataque de forma quase intermitente. 

 

Porém, foi o Tricolor quem apareceu primeiro com perigo, logo na primeira escapada. Aos 12 minutos, Patrick de Lucca perdeu um gol incrível. Gilberto recebeu na frente, driblou Tiago Volpi e tocou para Patrick de Lucca. Sem goleiro, o volante chutou e o lateral Diego Costa estava no lugar certo, na hora certa: salvou o São Paulo em cima da linha, desviando a bola para fora. 

 

Aos 15', Thaciano puxou contra-ataque rápido, tabelou com Rossi e finalizou com força, nas mãos de Volpi. 

 

A primeira chance paulista só veio ocorrer aos 31 minutos. Igor Vinícius cruzou na área, Nino não conseguiu cortar de vez e a bola sobrou para Reinaldo, que arriscou forte, de esquerda, com algum perigo.

 

Seis minutos depois, Pablo recebeu boa bola na área e finalizou, sem tanta força, para Matheus Teixeira fazer a defesa. 

 

Aos 41 minutos, foi a vez do Bahia aparecer novamente no ataque, com muito perigo. Thaciano recebeu na intermediária, girou para cima de Diego Costa e mandou uma bomba no travessão. 

 

TEIXEIRA SALVA

A etapa final começou logo com uma chance do São Paulo. Com dois minutos, Gabriel Sara chegou finalizando dentro da área e a bola explodiu nas costas de Matheus Bahia. Os jogadores do Tricolor paulista reclamara de pênalti, mas o árbitro Marcelo de Lima Henrique mandou a partida seguir. 

 

Aos quatro minutos, Igor Vinícius avançou pela direita e cruzou na boca do gol. Tanto Pablo quanto Talles quase chegaram na bola para empurrá-la para dentro. 

 

As escapadas do Bahia pararam de acontecer, e a segurança defensiva vista no primeiro tempo começou a dar os primeiros sinais de ruir. Aos 13 minutos, o São Paulo chegou novamente. a equipe conseguiu uma boa tabela e Gabriel Sara saiu livre, na frente do goleiro Matheus Teixeira, mas chutou para fora. 

 

O goleiro do Bahia ainda salvaria o Esquadrão de forma fenomenal aos 35 minutos. Nino Paraíba cortou mal a bola, que sobrou no pé de Galeano. Sozinho dentro da área, o atacante finalizou com força, mas Teixeira saiu com maestria e a bola explodiu nele. 

 

A única chance criada pelo Tricolor Baiano na etapa final ocorreu aos 42 minutos. Matheus Bahia avançou pela esquerda e cruzou na boca do gol. Óscar Ruiz se esticou todo, mas não conseguiu empurrar a bola para dentro. 

 

O gol fatal de Liziero surgiu após outra defesa excelente de Matheus Teixeira, em finalização de Marquinhos. No entanto, o goleiro não conseguiu segurar a cabeçada do volante, aos 46 minutos do segundo tempo. 

 

FICHA TÉCNICA
São Paulo 1 x 0 Bahia
Campeonato Brasileiro - 11ª rodada
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo
Data: 10/07/2021 (sábado) 
Horário: 19h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz (MS) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
Cartões amarelos: Jonas (Bahia)
Gol: Liziero (São Paulo)  


São Paulo: Tiago Volpi; Diego Costa, Arboleda e Léo; Igor Vinicius (Benítez), Liziero, Talles (Igor Gomes), Gabriel Sara e Reinaldo; Vitor Bueno (Marquinhos) e Pablo (Galeano). Técnico: Hernán Crespo.

 

Bahia: Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Luiz Otávio, Ligger e Matheus Bahia; Jonas (Lucas Araújo), Patrick de Lucca (Galdezani) e Thaciano (Maycon Douglas); Rossi (Óscar Ruiz), Rodriguinho (Thonny Anderson) e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti.


Do Portal Bahia Notícias/por Nuno Krause

Confiança 1x1 Vitória - Melhores Momentos - Série B 2021

              

Vitória empata com o Confiança e chega a cinco jogos sem vencer na Série B

Vitória empata com o Confiança e chega a cinco jogos sem vencer na Série B
Foto: Emanuel Rocha/Futura Press/Folhapress

O Vitória empatou em 1 a 1 com o Confiança, neste sábado (10), no Batistão, em Aracaju (SE). Os donos da casa saíram na frente com gol marcado por Daniel Penha aos seis minutos do primeiro tempo. O time rubro-negro igualou aos 34, também na etapa inicial, em tento anotado pelo uruguaio Pablo Siles.

 

Com o empate, o Vitória chegou aos oito pontos e saiu do Z-4 da Série B. O time rubro-negro agora é o 16º colocado. No entanto, a equipe completou cinco partidas sem vencer. No período, foram três derrotas e dois empates.

 

O próximo jogo do Vitória é na terça-feira (13) contra o Sampaio Corrêa, às 21h30, no Barradão, pela 11ª rodada.
 

 

O JOGO

O Vitória sofreu um gol logo aos seis minutos. Luciano Juba cruzou, João Victor não conseguiu cortar e Daniel Penha ficou livre para completa para o fundo das redes.

 

Por pouco o Vitória não empatou aos 12. David cruzou e mandou no travessão. A bola sobrou com Fernando Neto, que bateu desajeitado e Isaque rebateu. A redonda ficou com Dinei, que bateu sem força e o zagueiro Bareiro salvou em cima da linha.

 

Com pouco poder de criação, o Vitória desperdiçava as chances quando conseguia chegar com perigo. Aos 23, Bruno Oliveira ajeitou e mandou de perna esquerda para fora.

 

O empate veio aos 34. Dinei lançou Bruno Oliveira, que acionou Pablo Siles. O uruguaio ajeitou e arrematou da meia-lua, sem chance de defesa para o goleiro Rafael Santos.

 

A virada quase aconteceu aos 41. Fernando Neto roubou a bola no campo de defesa e partiu em disparada. De fora da área, ele mandou uma bomba, mas a bola passou por cima do travessão.

 

Segundo tempo
Para tentar mudar o panorama do jogo, o Confiança fez logo três mudanças no intervalo. Neto Berola, Ítalo e Renan Areais foram substituídos por Caíque Sá, Gustavo Ramos e Bruno Sena, respectivamente.

 

Aos sete minutos, Gustavo Ramos mandou para Caíque Sá na área, ele rolou para Alex Henrique, que bateu sem jeito e a bola foi para fora. Outra boa chance do Confiança foi aos nove minutos. Daniel Penha tentou de muito longe, e Ronaldo defendeu.

 

O Confiança era o dono das melhores chances da partida, mesmo com menor posse de bola. Aos 20, Caíque Sá recebeu na entrada da área e chutou para a defesa de Ronaldo.

 

O Vitória ficou com um jogador a menos aos 28. Pablo Siles teve um contato com Gustavo Ramos e o árbitro interpretou como falta. Ele recebeu o cartão vermelho direto.

 

O Confiança partiu para cima do Vitória, mas sem efetividade. 

 

Aos 35, Soares mandou para a área e Eron de frente para o gol, errou a finalização. Uma excelente chance desperdiçada pelo Vitória.

 

FICHA TÉCNICA
Confiança 1 x 1 Vitória
Série B - 10ª rodada
Local: Batistão, em Aracaju (SE)
Data: 10/07/2021 (sábado)
Horário: 19h
Árbitro:Paulo Henrique Schleich Vollkopf (MS)
Assistentes: Leandro dos Santos Ruberdo (MS) e Marcos dos Santos Brito (MS).
Cartões amarelos: Daniel Penha, Isaque, Bareiro e Marcelinho (Confiança); Ygor Catatau e Fernando Neto (Vitória)
Cartão vermelho: Pablo Siles (Vitória)
Gols: Daniel Penha (Confiança); Pablo Siles (Vitória)

 

Confiança: Rafael Santos; Marcenho, Isaque Gavioli, Nery Bareiro e Luciano Juba; Gilberto, Renan Areais (Bruno Sena), Ítalo (Gustavo Ramos) e Daniel Penha; Neto Berola (Caíque Sá) e Hernane Brocador (Alex Henrique). Técnico: Rodrigo Santana.

 

Vitória: Ronaldo; Cedric, João Victor, Wallace e Pedrinho; João Pedro, Pablo Siles, Fernando Neto (Gabriel Bispo) e Bruno Oliveira (Soares Bolota); David (Ygor Catatau) (Guilherme Santos) e Dinei (Eron). Técnico: Ramon Menezes.


Do Portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra

Incêndio atinge pátio de delegacia em cidade do interior da Bahia

Foto: Reprodução/Rede Social

Um incêndio atingiu o pátio da delegacia de Cruz das Almas, no recôncavo da Bahia, na noite de sexta-feira (9). A informação é da Polícia Civil. Ninguém ficou ferido.

Através de imagens feitas por moradores é possível ver que as chamas se alastraram e segundo testemunhas, atingiu carros que estavam estacionados no pátio. Esse veículos, segundo os moradores, são oriundos de apreensões da polícia.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que apura o incêndio ocorrido na área externa da delegacia e a suspeita é de que o incêndio tenha partido da fiação elétrica.

Perícias serão realizadas para a confirmação do fato. A polícia ressaltou que nenhum servidor da unidade ficou ferido, nem o prédio foi comprometido.

As chamas foram apagadas por equipes do Corpo de Bombeiros.

Do Portal NS/Fonte:G1 BA e TV Bahia

Homem é preso suspeito de tentar vender carro roubado em feira livre na Bahia

Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária Federal

Um homem foi preso suspeito de vender carro roubado em uma feira livre às margens da BR-101, no trecho da cidade de Sapeaçu, no Recôncavo da Bahia. O caso ocorreu na manhã desta sexta-feira (9).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que efetuou o flagrante, o homem alegou que não sabia que o veículo havia sido roubado. Durante uma fiscalização, os agentes verificaram que um dos carros estacionados na beira da pista possuía registro de roubo, feito pela Polícia Civil.

Ainda segundo a PRF, o responsável pelo automóvel, que não teve a identidade divulgada, informou que havia comprado o carro em Sapeaçu, mas não detalhou quando. Ele disse ainda que havia pago R$ 19 mil pelo carro, mesmo sem saber da procedência.

O homem foi detido, conduzido à Polícia Civil e poderá responder pelo crime de receptação de veículo roubado.

A PRF esclarece que, ao adquirir um veículo seminovo, é importante conhecer a procedência e realizar todos os trâmites burocráticos de transferência de propriedade.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Barroquense Matheus Lama foi atração do Programa Universo da TV Aratu nesta sexta-feira

Fotos reprodução via Print / TV Aratu

O piloto de motocross e agora cantor, Matheus Lama, se apresentou na tarde desta sexta-feira (09), no programa Universo da TV Aratu, filiada do SBT Bahia. Matheus foi atração do programa apresentado por Alex Lopes, e junto com sua banda, animou a tarde dos telespectadores baianos e barroquenses que assistiam a programação.

Com músicas autorais e sucessos que já estão na boca do povo, Matheus Lama fez a seleção que contou com: Bandeira Quadriculada, Pix do Amor, Só ela faz e Condenado de Unha Pintada. Diversos barroquense postaram vídeos e fotos acompanhando o piloto em suas casas. 

Matheus foi elogiado por diversos admiradores pela desenvoltura e bom repertório apresentado: "Parabéns garoto sucesso pra você!" escreveu uma internauta. " Parabéns Matheus Lama deu show", "Mais uma vez o piloto deu um show a parte. Mais um grande momento, de muitos que virão. Parabéns" elogiaram o Lama em grupos e redes sociais.

Essa foi a primeira aparição do barroquense na TV, ele que sempre esteve representado a cidade no esporte, tem cerca de quatro meses no ambiente da música, mesmo assim vem se destacando com apoio da população da sua cidade e ganhando admiradores em toda região.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Policial encontra carteira com salário inteiro de porteiro e devolve: ‘Me salvou’

Foto: Arquivo Pessoal

Um investigador da Polícia Civil de 36 anos caminhava pelo calçadão da praia de Santos, no litoral de São Paulo, quando se deparou com uma carteira com mais de R$ 2 mil, além de cartões e documentos pessoais. Luiz Antônio Francisco Neto fez uma busca até localizar o dono e devolver tudo a ele.

O porteiro Félix de Souza, de 42 anos, que mora em São Vicente, cidade vizinha, passava de bicicleta pela ciclovia de Santos, a caminho do prédio em que trabalha, localizado na altura do Canal 4, na última quarta-feira (7), quando perdeu a carteira.

Em entrevista ao G1 nesta sexta (9), Souza relatou que levou um grande susto quando notou que havia perdido todo o salário. “Eu entro 12h e vinha de bicicleta. Mas, próximo ao Canal 3, o pneu furou, e eu liguei para o zelador, para avisar que isso tinha acontecido, mas que chegaria lá. Para adiantar, dei uma pedalada mais rápida, e estava com a mochila pesada, porque levava a capa de chuva, uniforme. Só que a minha carteira estava bem em cima da mochila, e eu não tinha fechado os zíperes direito”, lembra.

Segundo o porteiro, nesse momento em que pedalou mais rápido, o zíper abriu mais, e a carteira acabou caindo pouco depois do Canal 3, perto da Rua Oswaldo Cruz. Contudo, ele só percebeu quando chegou ao serviço. “Na ânsia de chegar no trabalho, não notei. Mas, quando estava dentro do condomínio, que tirei minha mochila das costas e olhei, vi que estava aberta”, conta.

“Naquele momento, coloquei minha mão na cabeça e pensei o que faria naquela hora. Era todo o meu salário, que eu tinha acabado de receber, em um mês em que me esforcei muito, vinha debaixo de chuva para garantir meu ganha pão. Veio aquele desespero e chorei, não teve como não chorar. Quem estava do meu lado acompanhou meu sofrimento. Eu só pensava ‘e agora? Como vou pagar minhas contas?'”, diz.

Souza não conseguiu trabalhar naquela hora, e pediu para o colega de trabalho cobri-lo enquanto ele voltava pelo trajeto. Mas, ao retornar, apesar de olhar todo o caminho e perguntar para algumas pessoas que estavam pelo local, não encontrou a carteira. Ele chegou a ir à delegacia para registrar boletim de ocorrência, mas como não tinha a numeração de onde perdeu os pertences, ficou de retornar depois. “Tive que voltar para o trabalho, mas passei o dia chateado, e mais desesperado ainda, só pensando naquilo”, afirma.

O que ele não sabia era que o investigador Luiz Antônio, lotado no 2º DP de Cubatão, já havia encontrado a carteira, pouco tempo depois que ele a perdeu, e já tentava localizá-lo por meio de seus dados pessoais, que constavam nos documentos.

No fim da tarde do mesmo dia, após conseguir o contato telefônico do porteiro, o policial ligou avisando que estava com a carteira dele, que todo o dinheiro e pertences estavam intactos, e que iria até o serviço dele para entregar tudo.

“Eu estava caminhando no calçadão, quando encontrei a carteira, e depois já comecei a tentar localizar ele. Depois de ligar, durante a noite, já levei. Depois que entreguei, fiquei feliz e com sentimento de dever de cidadão cumprido”, destaca o policial.

Souza afirma que, ao receber a ligação do investigador, nem conseguia acreditar que aquilo estava acontecendo. “Eu estou desacreditado até agora, em choque e ao mesmo tempo contente. O policial foi muito humilde e me ajudou demais com a ação dele, realmente me salvou. Parece até que a ficha ainda não caiu. Estou muito feliz mesmo”, finaliza.

Do Portal NS/Fonte: G1 Santos

Alunos e professores vacinados não precisam usar máscara nos EUA, definem autoridades de saúde

Foto: Matt Slocum/Arquivo/AP Photo

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos determinou nesta sexta-feira (9) que não há necessidade de que alunos e professores usem máscaras dentro das escolas, desde que estejam vacinados contra o coronavírus.

As mudanças foram definidas em um momento em que jovens a partir de 12 anos podem se vacinar contra a Covid-19. Embora desigual, com alguns estados em melhor situação e outros menos, o ritmo da vacinação nos EUA derrubou os números da pandemia.

Desde maio, os EUA não obrigam mais o uso de máscaras por pessoas vacinadas na maioria dos ambientes. A imunização avançou muito rápido nos primeiros meses de 2021, mas o ritmo caiu nestas últimas semanas principalmente em estados com pessoas com menor escolaridade, temerosas em se vacinar.

A imunização, entretanto, não é obrigatória nem para alunos nem para professores. E não há uma diretriz que aponte como as escolas saberão se as pessoas estão vacinadas para isentá-las de usar máscaras.

Em entrevista à agência Associated Press, a professora Elizabeth Stuart, especialista em saúde pública da Universidade Johns Hopkins, mostrou preocupação com o funcionamento dessa dinâmica.

“Professores não deveriam ter que monitorar quais crianças devem usar máscaras”, criticou.

Do Portal NS/Fonte: G1

Decisão sobre retorno das aulas presenciais na rede estadual sairá na quarta-feira, diz Rui

Foto: Rede Social

O governo do estado vai bater o martelo sobre a data de retorno das aulas presenciais na Bahia na próxima quarta-feira (14). De acordo com o governador Rui Costa (PT), a definição da data está condicionada a manutenção ou redução das taxas da pandemia no patamar em que estão atualmente. 

Segundo o Bahia Notícias, o governador afirmou nesta sexta-feira (9), durante inauguração de uma Policlínica em Ribeira do Pombal, que já determinou que o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, agilize as últimas mobilizações nas escolas da rede para que possam receber novamente os alunos. 

Rui ressaltou que inicialmente as aulas vão ser retomadas num modelo híbrido, com turmas de no máximo 20 alunos e que vão se revezar os dias de aulas presenciais. Ele ainda informou que o governo estadual e as secretarias da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab) vão seguir acompanhando os índices da pandemia no estado, e no momento oportuno as aulas serão retomadas “com carga total” e no modelo convencional.

Do Portal NS

Acusado de roubo a banco em Ribeira do Pombal (BA) é preso em SP

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem acusado de participar de um roubo a banco em Ribeira do Pombal, cidade do nordeste da Bahia, foi preso na quinta-feira (8) em uma operação conjunta das polícias Civil e Militar na região de Praia Grande, em São Paulo. 

O roubo ocorreu em 2012 e, desde então, o homem era considerado foragido. A polícia não divulgou detalhes sobre o crime, mas informou que R$ 700 mil foram roubados na ocasião. 

Segundo a Polícia Civil, os agentes conseguiram localizar o acusado após um trabalho de investigação da Delegacia Territorial de Euclides da Cunha em conjunto com o Setor de Inteligência da Delegacia Territorial de Ribeira do Pombal. 

Ele será recambiado para a Bahia, onde ficará à disposição da Justiça. Conforme a polícia, outros cinco envolvidos no crime já tinham sido localizados e presos.

Notícias de Santaluz

Santaluz tem 251 casos ativos de Covid e 181 suspeitas de infecção sendo investigadas

Foto: Freepik

Santaluz registrou mais três casos de Covid-19 nesta sexta-feira (9), de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. A cidade contabiliza agora 3.388 diagnósticos positivos da doença desde o começo da pandemia. 

Nenhuma cura clínica foi registrada nas últimas 24 horas. Ao todo, 251 pessoas estão com o vírus ativo e outras 181 aguardam resultados de exames.

Notícias de Santaluz

Governo da Bahia libera eventos para até 100 pessoas e flexibiliza toque de recolher; veja

Governo da Bahia libera eventos para até 100 pessoas e flexibiliza toque de recolher; veja
Foto: Fernando Vivas/ GOVBA

O governo da Bahia liberou a realização de eventos com até 100 pessoas em todo o território estadual. Antes, a liberação era restrita a eventos científicos e profissionais com até 50 pessoas.

 

A mudança, válida a partir desta sexta-feira (9) e publicada no Diário Oficial do Estado de hoje, indica ainda que nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid permaneça, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 60%, a liberação é para a realização de eventos com até 200 participantes a partir de 15 de julho. No entanto, shows e festas, públicas ou privadas, independentemente do número de participantes, continuam proibidas até 23 de julho em todo o estado.

 

No mesmo decreto, o governador Rui Costa (PT) também flexibilizou o toque de recolher. A medida foi mais uma vez prorrogada, dessa vez até o próximo dia 23, mas com vigência das 24h às 05h.

 

Com isso, também em toda a Bahia, os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres deverão encerrar o atendimento presencial às 23h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até as 24h.

 

ESPAÇOS CULTURAIS

Os eventos desportivos coletivos e amadores também foram  autorizados, mas sem a presença de público. Já os espaços culturais, como cinemas e teatros, poderão funcionar obedecendo a limitação de 50% da capacidade do local. Os museus, parques de exposições e espaços congêneres também podem funcionar, desde que seja garantido o distanciamento mínimo de 1,5m, sendo vedada a realização de excursões para visitações desses equipamentos. 

 

O decreto mantém a autorização para atos religiosos litúrgicos, com ampliação do limite de ocupação - de 25% para 50% da capacidade do local. Academias também podem manter o funcionamento, desde que limitem a ocupação a 50% da capacidade.

 

TRANSPORTE

De 9 de julho até 23 de julho, a circulação dos meios de transporte metropolitanos fica suspensa no período das 0h30 às 5h. Também de 9 a 23 de julho, os ferry boats não circulam das 23h às 5h, respeitadas as normas editadas pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). 

 

AULAS

Quantas as aulas, nada mudou. Conforme o decreto, as unidades de ensino públicas e particulares podem manter as atividades de forma semipresencial. Para que isso ocorra, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 esteja abaixo de 75%, por cinco dias consecutivos, nas regiões de saúde. A realização das atividades letivas semipresenciais fica condicionada à ocupação máxima de 50% da sala de aula.


Do Portal Bahia Notícias

Vereadores de PP e PSB de Ipirá são cassados por fraude em cota de gênero

Vereadores de PP e PSB de Ipirá são cassados por fraude em cota de gênero
Câmara Municipal de Ipirá | Foto: Reprodução

Uma ação de investigação judicial eleitoral, movida pelo Partido dos Trabalhadores (PT) contra todos os candidatos e candidatas ao cargo de vereador (a) pelo Partido Progressista (PP) e Partido Socialista Brasileiro (PSB), determinou a cassação dos diplomas de registros dos candidatos em Ipirá, na Bahia.

 

A decisão foi da juíza Eleitoral Carla Graziela Constatino de Araújo, na ação de número Eleitoral 0600474-82.2020.6.05.0062 / 062ª Zona Eleitoral de Ipirá.

 

Para o autor, a impugnação das candidaturas tem como base o argumento de que os envolvidos teriam lançado candidaturas femininas fictícias, com finalidade de aparentar cumprir a legislação eleitoral.

 

Segundo a sentença, Ivete Francisca da Silva Matos, candidata pelo PP, e Fabrícia dos Santos Dunda, candidata pelo PSB, obtiveram votação 0 (zero), o que, segundo a ação, permite presumir a prática de fraude na composição da cota de gênero, com a apresentação de candidaturas femininas falsas, para burlar a legislação eleitoral.

 

A juíza reconhece a prática de fraude no cumprimento da regra eleitoral da cota de gênero nas candidaturas pelo Partido Progressista e pelo Partido Socialista Brasileiro às eleições proporcionais 2020 do Município de Ipirá.

 

Ainda de acordo com o texto, Ivete Francisca da Silva apresentou prestação de contas zerada e Fabrícia dos Santos Dunda deixou de apresentar prestação de contas.

 

A ação também determinou a anulação de todos os votos destinados aos partidos e declarou inelegibilidade de Ivete Francisca da Silva e Fabrícia dos Santos Dunda para as eleições a se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes às eleições 2020.


Do Portal Bahia Notícias

Bahia anuncia contratação do goleiro Danilo Fernandes

Bahia anuncia contratação do goleiro Danilo Fernandes
Foto: Divulgação / EC Bahia

Pouco tempo depois de ser flagrado com a delegação do Bahia no aeroporto de Salvador (veja aqui), prestes a embarcar para São Paulo, o goleiro Danilo Fernandes, ex-Internacional, foi anunciado pelo Esquadrão. O vínculo, por empréstimo, segundo informou o clube, vai até dezembro de 2021. 

 

Danilo, de 33 anos, estava no Colorado desde 2016, mas fez apenas duas partidas pelo clube em 2021. Ele também tem passagens por Corinthians, onde conquistou os títulos mundial e da Libertadores, e Sport Recife. O arqueiro se junta a Matheus Teixeira e Mateus Claus para ficar à disposição da meta tricolor.

 

A chegada de Danilo já era esperada desde a última terça-feira (6), quando o Inter encaminhou a saída do atleta (lembre aqui). O arqueiro vem para repor a saída de Douglas Friedrich, que foi emprestado para o Juventude (veja aqui)

 

Essa foi a segunda contratação anunciada pelo Bahia nesta semana. Nesta quinta-feira (8), o centroavante Hugo Rodallega também chegou para o elenco tricolor. Porém, o atleta só poderá estrear em agosto, por causa da janela internacional (saiba mais aqui). 


Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama / Nuno Krause

Música: Bravos Nordestinos agrada ao público

             

Otto Alencar anuncia que foi diagnosticado com Covid-19; senador já foi vacinado

Otto Alencar anuncia que foi diagnosticado com Covid-19; senador já foi vacinado
Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias

O senador Otto Alencar (PSD), um dos membros da CPI da Covid, anunciou nesta sexta-feira (9) que foi diagnosticado com o novo coronavírus. A informação foi publicada por meio de nota oficial no Instagram.

 

O parlamentar ressaltou que, por estar vacinado, não apresentou falta de ar ou febre. No entanto, tem sintomas de gripe, coriza e “discreta” dor de cabeça.

 

“Com fé em Deus, logo estarei de volta ao trabalho. Sempre usei máscaras, álcool gel e não participei de aglomerações. O vírus está comunitário. Todos devem se cuidar muito e manter as medidas de segurança recomendadas pelas autoridades sanitárias”, escreveu o senador.


Do Portal Bahia Notícias/por Matheus Caldas

Filiação de Bolsonaro ao Patriota é dificultada após vice assumir comando do partido

Filiação de Bolsonaro ao Patriota é dificultada após vice assumir comando do partido
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Está ainda mais distante a possibilidade de filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Patriota para disputar as eleições 2022. O contexto se apresenta diante a ascensão do antes vice-presidente nacional da legenda, Ovasco Resende, ao comando do partido em nível nacional. Conforme destacou o Poder360, ele assumiu a presidência depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) validar, na quarta-feira (7), a convenção nacional do Patriota que decidiu pelo afastamento de Adilson Barroso.

 

Barroso era o principal defensor e articulador da filiação de Bolsonaro e de seus aliados. Mas, o partido estava dividido desde que o senador Flávio Bolsonaro (RJ) passou a integrar a sigla, em maio.
De acordo com a decisão, Resende presidirá o partido por 90 dias, de forma interina e contada a partir de 7 de julho. Enquanto isso, Barroso segue afastado e o conselho de ética do partido analisará as decisões dele como presidente para viabilizar a filiação de Bolsonaro. Para abrigar Bolsonaro, Barroso chegou a articular mudanças no estatuto nacional do partido, o que desagradou parte da sigla.

 

Em 24 de junho, a maioria do partido votou em convenção para afastar Barroso do comando do Patriota sob acusação de manobras irregulares para receber Bolsonaro no partido. A validade da convenção foi questionada por Barroso na Justiça. O caso precisou ser analisado pelo TSE. A decisão de confirmar a validade da convenção foi assinada pelo ministro Edson Fachin.


Do Portal Bahia Notícias

Serrinha registra 14 casos positivos e 14 curas nesta sexta-feira


A Prefeitura de #Serrinha informa que nesta sexta-feira, 09/07, foram confirmados 14 novos caso de coronavírus, 14 novas curas e nenhum óbito.
Serrinha registra um total de 61 casos suspeitos e 5.814 casos positivos diagnosticados através do método RT-PCR em tempo real.
Hoje foram realizados 21 testes rápidos, destes 01 teve resultado positivo. A cidade atinge um total de 7.038 casos da Covid-19, 6.921 curados, 87 óbitos e 30 casos ativos.




Da Ascom PMS

Menina de 9 anos morre após prender pescoço em grade de janela ao entrar em casa na Bahia

Foto: Paiva/Blog do Braga

Uma menina de 9 anos morreu morreu após prender o pescoço na grade de uma janela, ao tentar entrar na casa onde morava. O caso ocorreu na cidade de Barreiras, oeste da Bahia, na tarde de terça-feira (6). 

Segundo a Polícia Civil, o imóvel fica na rua Geraldo Rocha, bairro Santa Luzia. De acordo com o G1, a grade da janela chegou a ser serrada e a criança foi atendida por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu. 

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) expediu as guias para remoção do corpo e perícia. A 1ª Delegacia Territorial de Barreiras apura as causas da morte da menina.

Do Portal NS

Investigações apontam que médico suspeito de matar Dr. Andrade Lopes agiu sozinho

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

As investigações sobre a morte do médico acreano Andrade Lopes Santana, de 32 anos, apontaram que o colega de profissão e amigo da vítima, Geraldo Freitas Junior, agiu sozinho. O prazo para conclusão do inquérito segue até o dia 25 de julho.

“A Polícia Civil de Feira de Santana continua realizando a colheita de alguns depoimentos de pessoas próximas tanto à vítima quanto ao autor. Até o presente momento, a motivação ainda não foi devidamente elucidada”, disse o coordenador regional de polícia de Feira de Santana, delegado Roberto Leal, responsável pelas investigações do caso.

No dia 28 de junho, completou um mês que o corpo de Andrade Santana foi encontrado no Rio Jacuípe, em São Gonçalo dos Campos, preso a uma âncora. A polícia já tem algumas linhas de possíveis motivações para o crime. Entretanto, elas não foram reveladas para não atrapalhar o seguimento das investigações.

“Algumas informações foram angariadas, já há conclusões de que ele agiu sozinho, houve auxílios posteriores em relação a alguns fatos, que estão sendo analisados, e a gente continua no aguardo das perícias que foram realizadas nos aparelhos celulares tanto do autor quanto da vítima”, afirmou Roberto Leal.

Geraldo Junior segue preso no Conjunto Penal de Feira de Santana. Ele teve a teve a prisão temporária prorrogada por mais 30 dias.

Do Portal NS/Fonte: TV Subaé

Acusado de assédio sexual contra alunas, professor do IFBA de Barreiras tem celular apreendido pela Polícia Federal

Campus do IFBA em Barreiras | Foto: Reprodução/Rede Social

Um professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus de Barreiras, no oeste do estado, teve o celular apreendido pela Polícia Federal nesta quinta-feira (8), durante operação em cumprimento de mandado de busca. Segundo a PF, ele é acusado de assediar sexualmente alunas da instituição. 

Ainda segundo a polícia, o docente também é acusado de praticar assédio moral contra estudantes e de cometer crime de coação ao curso de um processo administrativo disciplinar. A Polícia Federal informou que aprendeu o celular do professor após constatação de indícios de materialidade da autoria do crime, mas não divulgou detalhes sobre a investigação, que correrá em segredo de Justiça.

Notícias de Santaluz

Puxada pela alta da energia elétrica, inflação atinge 8,35% em 12 meses, maior elevação desde setembro de 2016

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, desacelerou para 0,53% em junho, após ter registrado taxa de 0,83% em maio. Apesar da redução, esse é o maior resultado para o mês desde junho de 2018 (1,26%), segundo divulgou nesta quinta-feira (8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Com isso, o indicador acumula alta de 3,77% no ano e 8,35% nos últimos 12 meses – a maior elevação desde setembro de 2016, quando foi registrada alta de 8,48%. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito tiveram alta em junho. O maior impacto foi do grupo habitação, principalmente por causa da energia elétrica. 

“A energia continuou subindo muito por conta da bandeira tarifária vermelha patamar 2, que passou a vigorar em junho e acrescenta R$ 6,243 à conta de luz a cada 100 quilowatts-hora consumidos. Em maio, estava em vigor a bandeira vermelha patamar 1, cujo acréscimo é menor (R$ 4,169)”, explica o analista da pesquisa, André Filipe Guedes Almeida. “Alimentação e bebidas e transportes também influenciaram”, acrescenta.

Notícias de Santaluz