SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Vitória abre conversas com lateral-esquerdo do Sport

De olho no mercado, o Vitória segue em busca de reforços para temporada 2021. Após fechar a contratação do atacante Walter, a bola da vez na Toca do Leão é o lateral-esquerdo Raul Prata, do Sport. A informação inicial foi divulgada pela página Vitória 1899.

Segundo apuração do Galáticos Online, apesar de ser tratada como uma negociação difícil, por conta do alto salário do atleta, o rubro-negro baiano sondou o jogador e iniciou uma conversa com o time pernambucano em busca de um desfecho vantajoso para ambas as partes.

Raul Prata tem 33 anos e defende as cores do Sport desde 2016. Com a camisa do time pernambucano, foram  118 partidas e nenhum gol marcado. Formado nas categorias de base do XV de Piracicaba, o lateral também acumula passagens por Mogi Mirim, Luverdense e Ituano.

Do Portal Galáticos Online


PM apreende 405 pedras de crack e 48 pinos de cocaína em Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Carlos Magno Varela da Silva, de 26 anos, Igor Cunha da Silva, 21, foram presos e um adolescente de 17 anos foi apreendido, neste sábado (27), em Santaluz, na região sisaleira da Bahia, após a Polícia Militar localizar 405 pedras de crack e 48 pinos de cocaína. 

De acordo com informações da PM, os entorpecentes foram encontrados em um terreno, uma área de matagal e uma casa em construção, nos bairros São Jorge, Mãe Rufina e São Pedro, respectivamente. 

Ainda de acordo com a PM, a ocorrência teve início após Igor ser abordado por uma guarnição no bairro São Jorge. Em seguida, os militares foram para os outros endereços. Os envolvidos foram encaminhados à central de flagrantes da Polícia Civil, juntamente com a droga apreendida.

Notícias de Santaluz

Itamaraju: Prefeitura contraria governo e permite funcionamento do comércio

Itamaraju: Prefeitura contraria governo e permite funcionamento do comércio
Foto: Reprodução/Instagram

De encontro ao decreto do governo do estado, que limita atividades comerciais para tentar controlar a pandemia do novo coronavírus, a prefeitura de Itamaraju permitiu o funcionamento do comércio. O prefeito Marcelo Angênica (PSDB) assinou o documento, na última sexta-feira (26). 

 

"Durante a vigência do Decreto Estadual nº 20.254, de 25 de fevereiro de 2021, os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços localizados neste município
poderão funcionar no horário estabelecido entre as 05h e as 19:30h. Aplica-se o quanto disposto no caput deste artigo às igrejas e templos religiosos", diz o decreto.

 

O decreto vai e encontro a proibição do funcionamento de atividades não essenciais entre 17h desta sexta-feira (26) e 5h da próxima segunda-feira (1) determinadas pelo governador Rui Costa (PT). Apesar disso, p prefeito manteve a restrição da locomoção noturna das 20h até as 05h, "devendo a Guarda Municipal auxiliar a Polícia Militar na fiscalização de seu cumprimento".

 

Outros municípios também não acataram as medidas mais restritivas determinadas pelo governo da Bahia por meio do Decreto nº 20.254, entre eles os municípios  de Caravelas (veja aqui) e Teixeira de Freitas (veja mais).


Do Portal Bahia Notícias

Vitória 2x0 Santa Cruz - Melhores Momentos - Nordestão

             

Vitória vence o Santa Cruz no Barradão na estreia da Copa do Nordeste

Vitória vence o Santa Cruz no Barradão na estreia da Copa do Nordeste
Foto: Enaldo Pinto / Ag. Haack / Bahia Notícias

O Vitória iniciou a caminhada na Copa do Nordeste com o pé direito. Na tarde deste sábado (27), o Leão venceu o Santa Cruz por 2 a 0, no Barradão, pela primeira rodada do torneio regional. Van e Fernando Neto fizeram os gols da partida.

 

Com o resultado, o Rubro-Negro conquista seus primeiros três pontos na tabela de classificação do Grupo B. Enquanto o time pernambucano começa zerado na chave A.

 

Pela Copa do Nordeste, o Vitória volta ao gramado no próximo sábado (6), às 16h, para encarar o Ceará, no Castelão, pela segunda rodada. Porém, antes disso, a agenda do Leão tem marcado o duelo contra o Jacuipense, também no Barradão, na quarta (3), às 19h30, pela quarta rodada do Campeonato Baiano. Mas a partida pode ser adiada por conta do surto de Covid-19 que atingiu o clube de Riachão do Jacuípe.

 

O JOGO

 

Dono da casa, o Vitória começou dominando e tentando tocar mais a bola, enquanto o Santa Cruz fazia uma marcação forte, sem dar muito espaço. Neste cenário, o jogo foi morno sem emoção nos 15 primeiros minutos.

 

O primeiro chute saiu aos 17 minutos e foi do Santa Cruz. Augusto Potiguar bateu da intermediária, mas pegou mal e a bola subiu passando longe do gol de Yuri Sena. A Cobra Coral passou a acertar mais o passe e conseguia rondar a grande área rubro-negra. Enquanto o Leão errava passes pressionado pela marcação adversária.

 

O Leão chutou pela primeira vez aos 21 minutos. Na troca de passes e no bate e rebate, a bola sobrou para David que bateu explodindo na marcação. Fernando Neto aproveitou o rebote e emendou de primeira mandando na lua sem assustar Jordan. Dois minutos depois, Van arrancou pelo meio e bateu da intermediária passando bem longe da meta pernambucana. Em seguida, aos 24, Samuel fez jogada individual e arriscou na entrada da área, mas a bola subiu demais. O time pernambucano respondeu numa cobrança de falta, mas Paulinho bateu mal e Yuri Sena não teve dificuldades em abraçar a pelota.

 

Aos 40, o tentou criou uma chance, mas o passe de Gabriel Bispo saiu forte e a bola acabou saindo pela linha de fundo. O Leão domina mais a partida tocando a bola, mas acaba errando no último passe e na finalização.

 

O árbitro encerrou o primeiro tempo aos 48 minutos. Nenhum dos dois times conseguiram armar uma jogada que levasse perigo ao gol adversário.


Segundo tempo

As duas equipes voltaram dos vestiários com as mesmas formações que iniciaram o duelo. Assim como na etapa inicial, o Leão pressionou o adversário tentando levar perigo ao gol pernambucano. Aos cinco minutos, Jordan tirou de soco uma tentativa de gol olímpico de Vico na cobrança de escanteio.

 

A primeira boa oportunidade do jogo aconteceu aos oito minutos. Bola levantada na área, Vico chuta e ela resvala na defesa. Gabriel Bispo aproveita a sobra, finaliza sem ângulo e  bola bate no ombro de Jordan. A resposta do Santa Cruz veio aos 13. Pipico tentou entrar driblando na entrada da área e foi derrubado por Wallace, que recebeu o amarelo.

 

Van abre o placar para o Leão
O Vitória inaugurou o marcador com um belo gol de Van aos 25 minutos. O lateral recebeu na direita, tabelou com Fernando Neto e bateu forte de trivela. A bola ainda bateu na trave e entrou no fundo do gol pernambucano. Vitória 1x0 Santa Cruz

 

Fernando Neto amplia para o Leão
O Vitória ampliou a vantagem com Fernando Neto cobrando pênalti aos 37 minutos. David puxou o contra-ataque, invadiu a área e foi derrubado por Danny Morais. O juiz assinalou a penalidade máxima. O camisa 8 bateu firme no canto esquerdo do goleiro Jordan que caiu para o lado oposto. Vitória 2x0 Santa Cruz

 

O Vitória chegou bem mais uma vez já aos 49 minutos. João Pedro arriscou da intermediária e a bola passou por cima da trave pernambucana.

 

FICHA TÉCNICA
Vitória 2x0 Santa Cruz
Copa do Nordeste – 1ª rodada
Local: Barradão, em Salvador
Data: 27/02/2020 (sábado)
Horário: 16h
Árbitro: José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL)
Assistentes:  Pedro Jorge Santos de Araújo (AL) e Fernanda Felix da Silva (AL)

Cartões amarelos: Wallace, Gabriel Bispo (Vitória) / Caetano, Danny Morais (Santa Cruz)

Gols: Van, Fernando Neto (Vitória)

 

Vitória: Yuri Sena; Van, Wallace, João Victor e Leocovick (Pedrinho); Gabriel Bispo, Fernando Neto e Soares Bolota (Hítalo); Vico (Aníbal), Samuel (João Pedro) e David (Ruan Levine). Técnico: Rodrigo Chagas.

 

Santa Cruz: Jordan; Danny Morais, William Alves e Célio Santos (Caetano); Augusto Potiguar, Ítalo Henrique (Léo Gaúcho), Paulinho e Vinícius Balotelli (João Cardoso); Didira, Chiquinho (Eduardo) e Pipico. Técnico: João Brigatti.


Do Portal Bahia Notícias/por Leandro Aragão

Secretaria de Saúde de Araci confirma mais um óbito por covid-19 e vai a 28

A Prefeitura de Araci através da Secretaria de Saúde do Município divulgou na noite deste sábado, 27, em seu boletim diário sobre o novo coronavírus mais um óbito em consequência de complicações da covid-19.

Trata-se de uma mulher de 65 anos, moradora do bairro São João. A vítima era hipertensa e possuía diabetes.

Com mais este óbito Araci vai a 28 e se iguala a Coité e Santaluz, os três são os que mais registraram mortes por covid-19 entre os 20 municípios do território do sisal. Serrinha com 27 e Itiúba com 22 são os cinco com mais registros de mortes.

Desde o começo da pandemia Araci registrou 2.447 casos positivos, 2.036 estão recuperados, 383 ativos e 28 óbitos.

Do Portal Calilia Notícias


AL – Hospital emite nota sobre matéria de que enfermeira teria recusado tomar vacina e morreu de covid-19

O Complexo Hospitalar Manoel André (Chama), após a repercussão da morte de Priscila Veríssimo que seria enfermeira da unidade de saúde e que teria se recusado a tomar vacina da covid-19 e morreu, divulgou nota de repúdio pelas informações, segundo o hospital, inverídicas, “sobre a saudosa colaboradora Priscila Veríssimo, que estão sendo divulgadas pelos meios de comunicação em geral, presta os seguintes esclarecimentos”:

“Inicialmente, o Hospital CHAMA presta todo seu apoio e solidariedade à família da recepcionista Priscila Veríssimo, que veio a óbito por complicações da Covid-19 no dia 24 de fevereiro, que além de suportar a perda de sua ente querida, vê sua memória maculada por notícias que não condizem com a verdade e vinculada a posicionamento político utilizada por aproveitadores”.

Veja à nota na íntegra

Ao contrário do que tem sido divulgado pelos meios de comunicação, Priscila não era enfermeira, exercia a função de recepcionista e não houve qualquer ato de demissão, exerceu normalmente suas atividades até o dia 12 de fevereiro, quando foi afastada com sintomas da doença e posteriormente veio a óbito na condição de funcionária.

Reconhecida por sua simpatia e excelência nas atividades laborativas, Priscila nunca expôs opinião ou posicionamento político em seu ambiente de trabalho, tampouco, realizou qualquer manifestação sobre a eficácia ou não da vacina contra o coronavírus.

Assim, prestado os devidos esclarecimentos, requer que seja retirada, imediatamente, todas as notícias inverídicas dos meios de comunicações e que a imprensa emita nota de esclarecimento com pedido de desculpas pelas notícias que foram transmitidas, contaminadas de informações inverídicas, em verdadeiro desrespeito a falecida, seus familiares e a toda sociedade que merecem receber informações verdadeiras, pautadas na ética, bom senso e que respeitem a dignidade da pessoa humana.

Por fim, o CHAMA reitera o sentimento de solidariedade à família de Priscila Veríssimo, ao tempo em que, lamenta profundamente as notícias veiculadas.

Do Portal Calila Notícias


Teofilândia divulga liberação de 10 curas no município e redução do número de casos ativos para 38

Neste sábado (27), não foram confirmados novos casos de COVID-19 no município. Foram liberados 10 relatórios de alta distribuídos ente o Centro (06), Maricota (01), Núcleo Habitacional (Vila)(01), Jurema (01) e Bola Verde (01).
O município segue com 49 pessoas sob suspeita e com 169 monitoradas pela Vigilância. Até o momento, já foram confirmados 678 casos e 10 óbitos pela doença no município. 630 pessoas já se encontram recuperadas e 38 casos da COVID-19 se encontram ativos.
Seis pacientes de Teofilândia se encontram internados em decorrência da COVID-19: 01 paciente do sexo masculino, de 53 anos, internado em um Hospital Particular em Feira de Santana, 01 paciente do sexo Feminino, de 90 anos, internada no Hospital do Subúrbio, 01 paciente do sexo feminino, de 40 anos, internada no Cleriston Andrade, 01 idosa de 72 anos internada no Hospital do Subúrbio e dois pacientes no centro COVID-19 de Teofilândia, 01 idoso, de 61 anos e 01 idosa de 71 anos.
No boletim de hoje trazemos atualização da quantidade de casos que já foram descartados até o momento. Para tal, esclarecemos que os casos descartados por critérios epidemiológicos dizem respeito aqueles pacientes que estavam sendo monitorados por apresentarem síndrome gripal leve e que através de critérios epidemiológicos, ou seja, sem a necessidade de realização de exames, foram descartados.

Os casos descartados através de exames (RT-PCR ou teste rápido), são aqueles referentes aos casos suspeitos, pessoas que apresentaram sintomas, ou tiveram contato com casos confirmados e aguardavam resultados de exames. Sendo assim, a cada dia que foram descartados casos entre os monitorados ou entre os suspeitos, estes números se somam aos descartados, respectivamente, por critérios epidemiológicos e por RT-PCR ou teste rápido. Hoje, o número de casos descartados por critérios epidemiológicos no município, é de 1462, e o número de casos descartados por RT-PCR ou teste rápido, é de 2919.
Informamos que dentro em breve, a Prefeitura divulgará semanalmente a quantidade de exames realizados por RT-PCR e testes rápidos, incluindo descartados e não descartados, além do panorama de vacinação do município.


Da Ascom PMT

Lançamento de satélite dará projeção ao Brasil, diz presidente da AEB

Lançamento de satélite dará projeção ao Brasil, diz presidente da AEB
Foto: Reprodução/Organização Indiana de Pesquisa Espacial

A Agência Espacial Brasileira (AEB) está em contagem regressiva para o lançamento do satélite Amazonia 1 que ocorre na madrugada deste domingo (28). O satélite com produção e operação totalmente nacional será enviado ao espaço com uma missão específica: acompanhar de perto a Terra, em especial, a região amazônica.

 

O lançamento é parte da Missão Amazonia que, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), tem por objetivo monitorar áreas desmatadas, agrícolas, além de desastres ambientais, de acordo com a Agência Brasil. 

 

O satélite Amazonia 1 será lançado pela Agência Espacial Indiana, em Sriharikota, às 1h54, no horário de Brasília. O lançamento será transmitido ao vivo pela Agência Brasil e pela TV Brasil.

 

O presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, que acompanha a comitiva na Índia, disse que o momento é de expectativa e também de projeção do Brasil.


Do Portal Bahia Notícias

Contra decreto estadual, Eunápolis autoriza funcionamento de atividades não essenciais

Contra decreto estadual, Eunápolis autoriza funcionamento de atividades não essenciais
Foto: Reprodução/TV Bahia

Empresários e comerciantes de Eunápolis foram surpreendidos com um decreto municipal publicado já próximo às 12h deste sábado. No documento, a prefeitura contraria as medidas determinadas pelo decreto estadual, que restringiu o funcionamento de atividades não essenciais até às 5h da manhã da próxima segunda-feira (1), autorizando o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, incluindo bares e restaurantes, de forma presencial até às 20h. 

 

No município, os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação e bebida alcoólica terão seu funcionamento estendido até meia noite. Já a celebração de culto nos templos religiosos de Eunápolis está permitida até às 19h30.  O decreto estadual, no entanto, proíbe a realização de eventos que envolvam aglomeração, independentemente do número de participantes e horário, como atividades religiosas, cerimônias de casamento, solenidades de formatura, bem como aulas em academias de dança e ginástica.


Do Portal Bahia Notícias

Monte Santo, Nordestina, Valente e Biritinga registram mortes por Covid-19

O Estado da Bahia bateu recorde no número de óbitos em único dia na quinta-feira, 25, quando a SESAB (Secretaria de Saúde do Estado) registrou 100 óbitos, e nesta sexta-feira, 26, novo recorde com 137 mortos em consequência da Covid-19.

Levantamento realizado pelo Calila Noticias através de boletins publicados em redes sociais de municípios do território do sisal, identificou registros de óbitos em Monte Santo, Nordestina, Valente e Biritinga.

A Secretaria de Saúde de Monte Santo não detalha idade, sexo do(a) paciente, se tinha comorbidade e onde ocorreu o óbito. O boletim que informa este óbito, o 18º desde o começo da pandemia foi de quinta-feira, 25.

A Secretaria de Saúde de Valente divulgou na quinta-feira a confirmação de um óbito que estava em investigação. Trata-se de um paciente do sexo masculino de 91 anos. O município contabiliza 14 óbitos.

Sem nenhum detalhe, o boletim da covid-19 de quinta mostra que Biritinga chegou ao 4º óbito.

O único óbito registrado nesta sexta entre os municípios do território do sisal foi Nordestina.Trata-se de uma pessoa do sexo feminino, 93 anos, sem comorbidades, residente na sede do município. Foi o sexto desde que começou a pandemia.

Do Portal Calila Notícias


Homem é morto a facadas em Candeal e companheira dele é suspeita do crime

Um homem de 39 anos foi morto a golpes de faca na manhã desta sexta-feira (26), no município de Candeal, na microrregião de Serrinha. A suspeita do crime é a companheira dele. José Hildo de Oliveira não resistiu aos ferimentos e morreu antes de ser socorrido.

A família informou que a suspeita é de que o crime tenha ocorrido por causa de uma briga entre o casal e disse que o homem tinha histórico de ser agressivo. Não há informações sobre a motivação do crime e nem se a mulher já foi presa.

A família da vítima prestou queixa na Delegacia Territorial (DT) e o caso segue sendo investigado. A prefeitura local publicou nota lamentando o ocorrido e diz que se solidariza com a dor da família. *Com colaboração do repórter Reny Maia

Família disse que o homem tinha histórico de ser agressivo

Do Portal Clériston Silva


Dois homens são levados para a Delegacia por descumprimento do 'lockdown' em Serrinha

Foto: Divulgação / 16º BPM

Um homem de 56 anos, proprietário de um bar, e outro de 33 anos, responsável por um veículo, foram detidos por descumprimento do 'lockdown' no Povoado de Lage, zona rural de Serrinha-Ba, no inicio da manhã deste sábado (27).

Segundo a PM, a guarnição foi acionada pelo Cicom para  averiguar perturbação do sossego e descumprimento do  Decreto Estadual que proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas. E chegando a um determinado bar, encontraram-no em pleno funcionamento, com a comercialização de bebidas alcoólicas pra alguns presentes, inclusive para um homem, que além de estar consumindo bebidas compradas no bar, era responsável por um veículo com o som acionado num volume extremamente alto.

Diante do exposto, os acusados foram conduzidos e apresentados à Delegacia de Polícia, para adoção das medidas cabíveis.

Do Portal Ailton Pimentel, com informações da ASCOM do 16º BPM

Barrocas: Com as novas coletas, sobe para 89 o número de pacientes aguardando resultados de exames da Covid-19

Rua Torquato Gomes, Centro de Barrocas - Foto: Rubenilson Nogueira

O Boletim Epidemiológico divulgado na sexta-feira (26), informou que a Secretaria de Saúde não recebeu resultados de exames encaminhados ao Lacen naquele dia,  e revelou que diante das novas coletas, o número de barroquenses que apresentaram sintomas da Covid-19 e que tiveram material coletado para testagem, subiu para 89.

Ainda de acordo com as informações do boletim, mais 6 pacientes se curaram da doença, chegando ao total de 369 curatos dos 435 infectados. Desde o início da pandemia, 6 barroquenses morreram em decorrência da doença. Atualmente o município tem 60 pacientes com o vírus ativo. Até ontem, a ocupação dos leitos do Hospital Municipal era de 85%.

Imagem Reprodução

"O boletim epidemiológico de hoje (26), não recebemos nenhum resultado do laboratório, mais tivemos 6 pacientes curados (01 da Sede, 02 do Ouricuri, 02 do Cedro e 01 do Curralinho), hoje tivemos mais coletas, sendo assim, o município conta 89 pacientes aguardando o resultado", informou a Secretaria Municipal de Saúde de Barrocas.

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira 

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Jaqueline da Rádio concede entrevista a Cival Anjos na Continental AM

Na noite desta quinta-feira (25), o radialista e blogueiro Cival Anjos entrevistou a primeira suplente de vereadora do PSD de Serrinha, Jaqueline Souza, ou Jaqueline da Rádio, como é conhecida.

Em mais uma bate papo descontraído na rádio Continental AM, Jaqueline  já iniciou agradecendo pelos 623 votos que recebeu nas urnas e afirmou que "a luta continua" firme e forte já pensando nas eleições municipais de 2024.

Ela também confirmou que o mesmo grupo de apoiadores continua unido para as eleições de 2022 e estarão firme com os candidatos que ela vai apoiar.

Jaqueline da Rádio também disse que o trabalho social e na área da saúde que ela já faz há 12 anos continua. "Eu não sou muito de desistir fácil das coisas. A gente tem um objetivo", afirmou Jaqueline. (Clique aqui e veja toda a entrevista.)

Segundo Jaqueline da Rádio, a política está no sangue e o amor pelo próximo falou mais alto para ela aceitar o convite e incentivo para ser candidata. Ela que já havia ensaiado na eleição de 2016, mas recuou para apoiar Rogério da Cerâmica, porém a cobrança dos eleitores que lhe acompanham prevaleceu e ela colocou o nome para julgamento nas eleições de novembro de 2020 e obteve 623 votos.

Veja a entrevista na íntegra no vídeo abaixo:

            

Por Cival Anjos


Santaluz tem três vezes mais curados do que novos casos de Covid nas últimas 24 horas; nº de ativos cai mais de 10%

Foto: Freepik

O número de pessoas recuperadas da Covid-19 nas últimas 24 horas em Santaluz foi três vezes maior do que a quantidade de novos casos. 

Segundo o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na noite desta sexta-feira (26), foram registradas 30 novas curas clínicas e 9 diagnósticos de infecção. Além disso, o total de casos ativos registrou redução de mais de 10%, caindo de 195 para 174. 

Com a atualização, a cidade passa a totalizar 2.005 casos positivos e 1.803 curas desde o início da pandemia. Há ainda 126 suspeitas de infecção sendo investigadas.

Notícias de Santaluz

Restrição de atividades: Saiba o que poderá funcionar na Bahia de sexta a segunda

Restrição de atividades: Saiba o que poderá funcionar na Bahia de sexta a segunda
Foto: Montagem/Bahia Notícias

As medidas de restrição de atividades não essenciais começam a valer na Bahia nessa sexta-feira (26) e seguem até a segunda (1º). O BN listou os serviços para você entender o que funciona e o que não funciona durante o período de restrição.

 

SERVIÇOS DE SAÚDE

Os hospitais, clínicas, UPAs, gripários e o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) estarão funcionando normalmente durante todo o fim de semana, tanto no setor público quanto privado. Pacientes com sintomas da Covid-19 podem e devem procurar atendimento médico.

 

VACINAÇÃO

Em Salvador a vacinação contra a Covid-19 será mantida durante o fim de semana. Estão sendo contemplados com a imunização neste momento os idosos com 82 anos ou mais.

 

FARMÁCIA

As farmácias estão autorizadas a funcionar durante o período de restrição, inclusive na vigência do toque de recolher. Esses estabelecimentos podem também fornecer o serviço de delivery.

 

COMÉRCIO DE RUA

As atividades desse setor devem ser encerradas completamente a partir das 17h desta sexta-feira. A orientação do governo estadual é de que esses estabelecimentos encerrem o expediente com até 30 minutos de antecedência, de modo a garantir o deslocamento dos funcionários às suas residências. As lojas de rua poderão reabrir apenas na segunda-feira (1º).

 

SUPERMERCADOS

O decreto prevê que os estabelecimentos que vendem comida estão autorizados a funcionar. Além dos supermercados, está garantido o funcionamento de feiras livres e padarias. O horário de funcionamento é até às 20h. Além disso, os clientes devem ficar atentos às medidas sanitárias como uso de máscara e higiene das mãos.

 

FEIRAS LIVRES

As feiras livres também poderão funcionar, desde que em local aberto e com distanciamento entre as barracas.

 

BARES E RESTAURANTES

O atendimento presencial pode funcionar até às 18h desta sexta-feira. A recomendação do governo estadual é de que as atividades sejam encerradas até 30 minutos de antes do prazo final, para que os funcionários consigam voltar para casa.

 

DELIVERY

Serviços de alimentação por delivery poderão funcionar até às 00h (meia-noite).

 

SHOPPINGS

Assim como as galerias e demais centros comerciais, podem funcionar nesta sexta-feira até as 20h. Os estabelecimentos deverão encerrar suas atividades com até 30 minutos de antecedência, de modo a garantir o deslocamento de seus funcionários às suas residências. No sábado e domingo estarão fechados.  Os horários diferentes de encerramento das atividades têm o objetivo de evitar a aglomeração nos pontos, nos ônibus e metrô na volta para casa dos funcionários.

 

TRANSPORTE

O transporte coletivo, os ônibus metropolitanos e o sistema de metrô funcionarão durante o dia, mas deverão encerrar suas operações das 20h30 às 5h tanto na sexta (26), quanto no sábado (27) e no domingo (28).

 

TRANSPORTE INTERMUNICIPAL

Os ônibus intermunicipais poderão circular normalmente.

 

FERRRY BOATS E LANCHINHAS

Funciona até às 20h30 desta sexta. Após isso, o funcionamento do transporte metropolitano aquaviário está suspenso. Dessa forma, os ferry-boats e as lanchinhas ficam proibidos de operar neste sábado (27) e domingo (28). A operação volta na segunda (1º).

 

TRANSPORTE PARTICULAR

Está autorizado o funcionamento do transporte de privado de passageiros, incluindo táxis e serviços de aplicativo.

 

BEBIDAS ALCOÓLICAS

A venda de bebidas alcoólicas está proibida em qualquer estabelecimento comercial, inclusive supermercados e delivery, a partir das 18h desta sexta-feira.

 

CIRCULAÇÃO NAS RUAS

Não é proibida a circulação de pessoas nas ruas durante o dia. Ainda assim a recomendação é para que as pessoas evitem sair de casa. O decreto estabelece restrição a circulação noturna em todo o estado, das 20h às 5h. A exceção é para deslocamentos por motivos de saúde ou que fique comprovada a urgência.

 

ATIVIDADES SOCIAIS

Todas as atividades sociais que reúnam pessoas, independente do número, estão suspensas na Bahia até a segunda-feira (1º). A medida inclui cerimônias de casamento, atividades religiosas, solenidades de formatura, aulas em academias de dança e ginástica, jogos esportivos coletivas amadores.

 

PRÁTICA DE ESPORTES

Está permitida a prática individual de esportes, como caminhada e corrida, desde que não gerem aglomeração de pessoas.

 

AEROPORTO E RODOVIÁRIA

A medida autoriza o funcionamento normal da rodoviária e aeroporto. A recomendação é para que os usuários mantenham o respeito aos protocolos sanitários e utilizem máscaras e higienizem as mãos com álcool gel.

 

LIMPEZA URBANA

Os serviços de limpeza pública e manutenção urbana funcionarão normalmente durante o período de restrição.

 

SEGURANÇA

O decreto prevê que ficam suspensas as atividades que não estejam relacionadas à saúde pública, alimentação e segurança em toda a Bahia. Portanto a Polícia Militar e as Guardas Civis Municipais estão trabalhando normalmente.

 

FISCALIZAÇÃO DE MEDIDAS

As medidas de restrição serão fiscalizadas em todo o estado pela Polícia Militar, as Guardas Civis Municipais e fiscais das prefeituras para conter aglomerações e desrespeito às determinações.

 

COMUNICAÇÃO

O decreto estadual considera como serviço essencial e que não deve ser interrompido as atividades relacionadas a comunicação. Portanto a imprensa está autorizada a funcionar durante o período. Ao BN, a Polícia Militar informou que “respeita e apoia o trabalho essencial realizado pela imprensa em todo o Estado da Bahia”. “O Departamento de Comunicação Social da PM tem inclusive agendado acompanhamentos por parte de jornalistas às ações e operações desenvolvidas pela Corporação para o cumprimento do Decreto Estadual”, diz a nota.

 

JOGOS ESPORTIVOS

Os jogos de futebol do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste não serão suspensos na Bahia.


Do Portal Bahia Notícias

Irmão Lázaro segue na UTI, mas apresenta melhora; quadro é estável, diz assessoria

Irmão Lázaro segue na UTI, mas apresenta melhora; quadro é estável, diz assessoria
Foto: Divulgação

Internado desde a última quinta-feira (25) por conta da Covid-19 (veja aqui), o vereador e cantor Irmão Lázaro (PL) na unidade de terapia intensiva (UTI). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (26) pela assessoria de imprensa do parlamentar.

 

Segundo a nota emitida à imprensa, ele está internado num hospital de Feira de Santana. O quadro é considerado estável e ele apresenta sinais de melhora.

 

Irmão Lázaro já foi deputado federal, em 2018 concorreu ao Senado e nas eleições de 2020 foi eleito para uma vaga na Câmara Municipal de Salvador. 

 

Atualmente cantor gospel, Lázaro já foi cantor do Olodum e, atualmente, possui carreira na música gospel.


Do Portal Bahia Notícias

SRT-Bahia faz resgate de trabalhadores em condições análogas à escravidão

SRT-Bahia faz resgate de trabalhadores em condições análogas à escravidão
Foto: Divulgação

A Superintendência Regional do Trabalho na Bahia fez o resgate de trabalhadores em condições análogas às de escravo em obra de construção civil em Salvador, no bairro de Piatã.  Ação foi promovida pela Seção de Inspeção do Trabalho do órgão, nesta sexta-feira (26).

 

Com alojamentos inadequados e condições precárias, os funcionários foram resgatados. Os trabalhadores são dos municípios de Nova Soure e Olindina, localizados na região de Alagoinhas, e trazidos para Salvador para trabalhar na obra. 

 

Em 2020, foram resgatados 70 (setenta) trabalhadores em condições análogas à escravidão na Bahia. Também em 2020, 102 (cento e dois) baianos foram resgatados em todo o Brasil.


Do Portal Bahia Notícias

Teixeira de Freitas contraria decreto estadual e autoriza abertura do comércio

Teixeira de Freitas contraria decreto estadual e autoriza abertura do comércio
Foto: Divulgação / Prefeitura de Teixeira de Freitas

O prefeito de Teixeira de Freitas, no Estremo Sul, baixou um decreto nesta sexta-feira (26), alterando provisoriamente as medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19. No documento a gestão esclarece que não irá acatar na íntegra as determinações do decreto estadual que estabeleceu a suspensão de determinadas atividades neste final de semana. 

 

O prefeito Marcelo Gusmão (DEM), justificou que não iria acatar na integralidade as determinações estaduais porque, à luz da Constituição Federal, o município de Teixeira de Freitas, com sua autonomia constitucional, tem competência e autonomia para editar normas no âmbito de sua esfera material e legislativa.

 

O gestor avaliou ainda que  as medidas mais restritivas contrariam o interesse e a economia local e que o funcionamento do comércio local não é fator preponderante para o aumento da contaminação pelo coronavírus, mas sim a não observância pelos munícipes, dos protocolos de distanciamento e uso de máscaras e álcool em gel. 

 

De acordo com o documento, o comércio local tanto na sede quanto no interior do município, funcionará normalmente nos horários anteriormente previstos nos decretos anteriores. No período entre essa sexta-feira (26) e a próxima segunda-feira (1º), também será permitida a celebração de culto nos templos religiosos até as 19h30.

 

No mesmo período,  as atividades de comércio de rua, bares e restaurantes com atendimento presencial, shopping, galerias de lojas e demais centros comerciais, poderão funcionar até as 20 horas. Já os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação e bebida alcoólica, poderão ter seu funcionamento estendido até as 24 horas. O que vai contra a determinação estadual, que proibiu a venda de bebidas alcoólicas independente do horário estabelecido pelo decreto.


Do Portal Bahia Notícias

Caravelas rejeita decreto estadual e autoriza funcionamento do comércio e de bares

Caravelas rejeita decreto estadual e autoriza funcionamento do comércio e de bares
Foto: Divulgação/Prefeitura de Caravelas

O município de Caravelas, no território de identidade Extremo Sul, não irá acatar as medidas mais restritivas determinadas pelo governo da Bahia por meio do Decreto nº 20.254, o qual proíbe o funcionamento de atividades não essenciais entre 17h desta sexta-feira (26) e 5h da próxima segunda-feira (1). No município, bares, restaurantes e comércio em geral poderão funcionar como de costume. 

 

De acordo com um decreto municipal publicado pela prefeitura nesta sexta, as medidas estaduais não serão adotadas por “contrariar o interesse e a economia local”. No documento, a prefeitura alega que o avanço da pandemia não é resposta imediata ao funcionamento do comércio local, “mas sim a não observância pelos munícipes dos protocolos de distanciamento e uso de máscaras e álcool em gel”. 

 

Assinado pelo prefeito Silvio Ramalho (PP), o documento reitera que, mesmo no final de semana, está autorizado o funcionamento normal do comércio local, bem como a celebração de atividades religiosas até ás 19h; permite também o funcionamento de bares e restaurantes com atendimento presencial, limitado às 20h, além da manutenção de serviços de entrega em domicílio de alimentação e bebida alcoólica até às 22h.

 

O decreto municipal, no entanto, reitera que a observação e cumprimento do Decreto estadual nº 20.254/2021, o qual restringe a locomoção noturna, entre 20h e 5h. 


Do Portal Bahia Notícias/por Mari Leal