SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Médica de Porto Seguro ganha confiança de bolsonaristas para ser candidata ao governo da Bahia

A médica da cidade de Porto Seguro na Bahia, doutora Raíssa Soares ganhou grande destaque neste período da pandemia do novo coronavírus.

Meiga, dócil e preocupada com a causa, Raíssa se tornou destaque na imprensa de todo o Brasil e seus vídeos viralizaram de norte a sul do país.

Vendo o governador Rui Costa (PT) já colocar o nome de Jaques Wagner no tabuleiro da política baiana como seu provável candidato a sucessão e não tendo um outro nome de confiança para confrontar, já que ACM Neto oscila muito e em razão de muitos que se diziam aliados de Bolsonaro na Bahia terem se tornaram opositores, a exemplo da deputada federal Dayane Pimentel, apoiadores do atual presidente vêem sinalizando para apoiar um outro nome para governador. E esta pessoa é a DRª. Raíssa Soares.

De norte a sul do estado, o nome vem tomando uma proporção inimaginável e ao que tudo indica pode superar outros possíveis pretendentes, a exemplo de Cezar Leite e demais que por ventura surjam nos próximos dias ou meses.

A realidade é que a população está cansada desta suja e velha política brasileira e com os baianos não está sendo diferente.

Vamos aguardar com paciência, prudência e muita sabedoria para saber escolher aqueles que irão nos representar como governador, deputados estadual e federal, senador e presidente.

Por Cival Anjos

Número de casos ativos da Covid-19 volta a crescer e chega a 253 em Santaluz

Foto: Freepik

Quatro novos casos de Covid-19 foram confirmados em Santaluz nas últimas 24 horas, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na noite deste sábado (13). 

Com a atualização, a cidade passa a contabilizar 1.869 diagnósticos positivos da doença desde o começo da pandemia do novo coronavírus. Quanto ao número de pacientes recuperados, não houve alteração. 

Já o número de pessoas que ainda estão com o vírus ativo, que vinha dando sinais de redução durante a semana, voltou a subir nos últimos dois dias e chegou a 253. Há ainda 79 suspeitas de infecção sendo investigadas na cidade.

Notícias de Santaluz

Atlético/MG 1x1 Bahia - Melhores Momentos

              
Veja o vídeo do GE acima outro vídeo do mesmo jogo abaixo: 
            

Bahia desperdiça chances claras, mas empata e conquista um ponto importante fora de casa

Desesperado para fugir do rebaixamento, o Bahia, dono da pior campanha como visitante da Série A e detentor da pior defesa, foi visitar o dono da melhor campanha como mandante da Primeira divisão, o Atlético-MG. O Tricolor entrou bem postado e teve chances claras logo no início da partida, mas os atacantes tricolores não souberam aproveitar.

Aproveitando a frágil defesa do Esquadrão, na primeira chance clara, o Galo abriu o placar com Eduardo Sasha, fazendo o dever de casa na primeira etapa. O Bahia manteve a estratégia, e logo no início da segunda etapa empatou com um belo gol de Rossi.

PRIMEIRO TEMPO

Logo no primeiro minuto de jogo, Rossi desperdiçou uma chance incrível para abrir o placar. Após Gabriel Novaes avançar pela esquerda e tocar para a área, a bola sobrou com o atacante, livre de marcação, ele conseguiu chutar para fora. Em jogos assim, perder gols desta maneira pode fazer falta no final.

Jogando no contra-ataque, aos 11', o Bahia chegou mais uma vez, agora com uma arrancada de Nino Paraíba, que tentou cruzar. A bola sobrou com Gabriel Novaes, que de frente para o goleiro, chutou fraco e em cima dele. No rebote, Rodriguinho dominou e acabou bloqueado por Réver.

Quem não faz, toma! Aos 19', o Atlético-MG chegou pela primeira vez com perigo ao ataque e abriu o placar. Arana cruzou na medida para Eduardo Sasha, que estava sozinho no meio da defesa do Bahia. Ele cabeceou firme para o fundo das redes. 1 a 0 para os donos da casa.

Aos 41', o Bahia desperdiçou mais uma chance. Após jogada de Nino, a bola ficou com Rodriguinho, que, da entrada da área, chutou cruzado e quase acertou o canto da meta defendida por Everson.

Encontrando espaços nos contra-ataques, mais uma vez o Esquadrão teve um atacante de frente com o goleiro, e novamente desperdiçando a chance criada. Aos 43', Gabriel Novas aproveitou erro de passe de Jair e saiu cara a cara com Everson. Atacante tricolor tenta tocar por cima do goleiro, que fez a defesa.

SEGUNDO TEMPO

Logo no primeiro minuto, Rossi disparou em contragolpe, ganhou na velocidade e no corpo para Júnior Alonso. O atacante chutou forte, no alto, e empatou a partida com um belo gol. O Bahia aproveitou a primeira oportunidade criada no segundo tempo.

Aos 24', na primeira chance que teve, Elton mandou uma bomba de fora da área e acertou o travessão. Chutaço do volante tricolor, que quase virou para o Bahia.

Em resposta, o Atlético chegou com muito perigo, aos 27'. Em novo cruzamento na área do Bahia, Marrony cabeceou e Mateus Claus fez uma defesaça. Goleiro deu um toque na bola e tirou o gol certo do Atlético-MG.

Após casquinha de Rodriguinho, aos 33', Gabriel Novaes ganhou da defesa do Atlético-MG, invadiu a área pela direita e chutou cruzado. Everson defendeu em dois tempos.

FICHA TÉCNICA
Atlético-MG x Bahia

Campeonato Brasileiro - 36ª rodada
Local: Mineirão, em Belo Horizonte

Data: 13/02/2021 (sábado)
Horário: 19h
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA-SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN), auxiliado por Vinicius Furlan e Fabio Rogério Baesteiro (SP).
Gol: Sasha (CAM), Rossi (BAH)
Cartão amarelo: Sávio (CAM), Ronaldo (BAH)

Atlético-MG: Everson; Guga, Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Jair, Nathan (Franco) e Hyoran (Vargas); Savarino, Eduardo Sasha e Marrony (Sávio). Técnico: Jorge Sampaoli.

Bahia: Mateus Claus; Nino Paraíba, Ernando (Juninho), Lucas Fonseca e Matheus Bahia; Gregore, Ronaldo e Rodriguinho; Rossi (Luiz Felipe) (Juninho Capixaba), Gabriel Novaes (Marcelo) e Patrick (Elton). Técnico: Dado Cavalcanti.

Do Portal Galáticos Online


Diego Costa ganha camisa da Juazeirense durante amistoso com o Lagarto

Diego Costa ganha camisa da Juazeirense durante amistoso com o Lagarto
Foto: Divulgação / Juazeirense

O atacante Diego Costa ganhou uma camisa da Juazeirense na manhã deste sábado (13). O jogador foi presenteado com o manto pelo supervisor Rodrigo Gois durante o amistoso entre o Cancão de Fogo e o Lagarto, que terminou empatado em 1 a 1, no Barretão. O brasileiro, naturalizado espanhol, é investidor do clube sergipano e acompanhou a partida. 

 

Aos 32 anos, Diego Costa está livre no mercado da bola desde a rescisão de contrato com o Atlético de Madrid acertada no fim do ano passado. Ele alegou 'motivos pessoais' para deixar o clube espanhol. O atacante passou pelos "Colchoneros" em três ocasiões e disputou um total de 215 jogos marcando 84 gols. Sem espaço na atual temporada, o atleta entrou em campo apenas sete vezes, sendo duas como titular, e anotou dois tentos.

 

AMISTOSO
O amistoso contra o Lagarto faz parte da preparação da Juazeirense visando a estreia no Campeonato Baiano. A equipe sergipana abriu o placar com Juan, mas a Juazeirense chegou ao empate com Kesley. 

 

O técnico Givanildo Sales montou a Juazeirense para iniciar o duelo preparatório com: Rodrigo Calaça; Carlinhos, Juan Santos, Wendell e Martin Rivas; Waguinho, Sapé, Clebson e Beleu; Kesley e Nino Guerreiro.

 

Nesta segunda (15), o elenco da Juazeirense retoma os treinamentos no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro. O Cancão de Fogo estreia no Baianão no outro domingo (21), às 16h, contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, pela primeira .


Do Portal Bahia Notícias

Roma diz que briga com ACM Neto 'dói', mas 'não podia fugir de missão partidária'

Roma diz que briga com ACM Neto 'dói', mas 'não podia fugir de missão partidária'
Foto: Bahia Notícias

Em meio às reações pela nomeação como ministro da Cidadania, o deputado federal pela Bahia João Roma (Republicanos) nega que tenha sido “desleal” com o aliado e padrinho político ACM Neto (DEM). Roma disse à GloboNews que não era possível fugir de uma “missão partidária”. 


O novo ministro também não considera justo “pagar” por uma briga entre o presidente nacional do DEM e o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia. A nomeação de Roma acentuou o desgaste da relação entre Maia e ACM Neto (leia aqui).

 

Sobre a tensão entre ele e ACM Neto, João Roma falou que “está doendo no coração". "É um momento de união e vou assumir o ministério cuidando de quem mais precisa”, disse.

 

Após anúncio da nomeação, ACM Neto, que há algum tempo tentava convercer o aliado a não aceitar o cargo, se manifestou e fez críticas a Roma. O ex-prefeito de Salvador classificou como “lamentável” Roma ter aceitado o cargo. "A decisão me surpreende porque desconsidera a relação política e a amizade pessoal que construímos ao longo de toda a vida", disse (leia aqui).


Do Portal Bahia Notícias

Decreto é prorrogado e shows e aulas seguem proibidos na Bahia até 21 de fevereiro

Decreto é prorrogado e shows e aulas seguem proibidos na Bahia até 21 de fevereiro
Foto: Paula Fróes/GOVBA

O Governo do Estado prorrogou mais uma vez o decreto que suspende os shows e as aulas nas redes pública e privada em toda a Bahia. A medida agora vale até até o dia 21 de fevereiro. A prorrogação foi publicada na edição deste sábado (13) do Diário Oficial do Estado (DOE).

 

O decreto ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes.

 

Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida


Do Portal Bahia Notícias

Barrocas: Número de casos suspeitos seguem aumentando, 54 pacientes aguardam resultados de exames

Foto: Arquivo Rubenilson Nogueira
A Prefeitura Municipal de Barrocas, publicou na noite da sexta-feira (12) a atualização do boletim epidemiológico, e segundo a Secretaria de Saúde, o laboratório não enviou resultados de exames, interrompendo a sequências de casos positivos. Porém, o número de casos suspeitos cresceu bastante, são 54 pacientes que tiveram material coletados e aguardam diagnóstico.

O número de casos positivos ainda preocupa, são 27 casos diagnosticados só em fevereiro, destes casos, 15  pacientes estão com o vírus ativos. Desde o início da pandemia o município registrou 276 casos, com 257 curados e 3 óbitos.
 
Reprodução: PMB
Como medida diante da situação, a Prefeitura Municipal publicou uma nota informativa alertando a população sobre o cenário que Barrocas vive orientando a seguir o decreto: "Observamos uma crescente incidência de casos positivos no Município mês de janeiro e fevereiro. Esse aumento é o reflexo do descumprimento das medidas preventivas e do afastamento social que são ferramentas para reduzir a disseminação do coronavírus. (...) Diante desse atual cenário no município, a Secretaria de Saúde, em ação conjunta com as Vigilâncias, Coordenações e Prefeitura Municipal solicitam a todos que cumpram as medidas previstas no decreto nº 016/2021", alertou.

Da Redação JNV por Ana Clara / Colaborou Rubenilson

Jovem é morta a tiros durante assalto em Tucano; suspeitos são presos enquanto fugiam

Suspeitos foram interceptados pela polícia pouco tempo após o crime | Foto: Divulgação/PM

Layla Catharine Jesus dos Santos foi morta com um tiro no rosto durante um assalto na noite desta sexta-feira (12), na área central da cidade de Tucano, região sisaleira da Bahia. Outro jovem, identificado como Victor Santana Machado, foi baleado na altura do tórax e, depois de ser atendido no hospital da cidade, foi levado para outra unidade. O estado de saúde dele é desconhecido. 

a Polícia Militar, dois suspeitos foram localizados pouco tempo depois e confessaram o crime. De acordo com a corporação, eles foram interceptados no KM 23 da BR-410, sentido Ribeira do Pombal, enquanto fugiam. 

Com a dupla, que estava em uma motocicleta modelo YBR 125, a polícia disse ter encontrado dois aparelhos celulares pertencentes às vítimas. Os homens, que não tiveram os nomes revelados, foram encaminhados à central de flagrantes da Polícia Civil em Euclides da Cunha.

Notícias de Santaluz

Procuradoria Geral do Estado solicita suspensão da decisão judicial que determina retomada das aulas na Bahia

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) ingressou, na última sexta-feira (12), com pedido de suspensão da decisão proferida pela 6ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Salvador, que determinou a retomada das aulas no sistema de educação, público e privado, no estado da Bahia até o dia 1º de março desse ano (lembrar).

No pedido, dirigido ao presidente do Tribunal de Justiça, a PGE sustenta que a decisão é manifestamente ilegítima, por não ter observado as razões científicas que fundamentam a suspensão da atividade letiva. Além disso, foi demonstrado que a decisão impõe grave ofensa à saúde e ordem públicas, especialmente porque determina o retorno das aulas no momento em que se constata aumento vertiginoso de contaminação e óbitos em razão da Covid-19.

Em sua argumentação, a Procuradoria Geral do Estado reconhece que “o desejo de todos, na Bahia, é que os alunos retornem às suas atividades presenciais, ao convívio e ao amparo das escolas. Hoje, entretanto, esse retorno é tecnicamente inviável, e acarretará uma crescente, exponencial e dramática contaminação do vírus e expansão da Covid-19 no estado”.

A PGE ressalta também que, por esta razão, é de fundamental importância o isolamento social, já que o estado apresentou um crescimento, nos últimos cinco dias, de 1,99%, e encontra-se em terceiro lugar com maior número de casos no país, conforme os dados do Painel CONASS- Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A Procuradoria alerta ainda que, informações técnico-científicas de órgãos estaduais da saúde confirmam a chegada de uma nova cepa do vírus, muito mais infecciosa, inclusive, sobre as crianças.

O governo do estado prorrogou, até 21 de fevereiro, a suspensão das aulas nas redes públicas e privadas na Bahia. A alteração do Decreto nº 19.586, de 27 de março de 2020, que trata do assunto, foi publicada no Diário Oficial do Estado, deste sábado (13).

Notícias de Santaluz

Colisão arranca motor de carro e deixa dois mortos na BR-116, em Serrinha

Duas pessoas morreram em um acidente entre um carro e uma moto na rodovia BR-116, no povoado Cebola Podre, em Serrinha, na noite desta sexta-feira (12). A batida foi tão forte que arrancou o motor do carro e quase derrubou uma árvore. A colisão aconteceu por volta das 19h20.

Segundo apurou o PCS, a moto Honda CG Titan, placa JQA-4735, que trafegava no sentido Teofilândia-Serrinha, reduziu a velocidade para passar por um quebra-molas quando foi atingida pelo VW Crossfox, placa OUQ-0919, que vinha no mesmo sentido da pista e em alta velocidade.

José Clebson (à esquerda) e José Erik

Após atingir a moto, o carro saiu da pista, bateu em uma árvore e parou a poucos metros de uma residência. Um dos pneus do veículo se soltou e atingiu a fachada da casa.

O condutor da moto, José Clebson de Aquino Santos, conhecido como "Kel da Sucupira", foi arremessado contra árvores e morreu no local antes do socorro chegar. O capacete da vítima ficou cravado na lataria do carro.

Homem seguia em uma moto quando foi colhido pelo carro no povoado
Cebola Podre

Já o motorista do Crossfox, José Erik dos Santos Miranda, de 28 anos, chegou a ser resgatado ainda com vida pelo Samu, mas morreu no trajeto ao Hospital Municipal de Serrinha.

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento das vítimas. Os corpos seguem no Departamento de Polícia Técnica (DPT). *Com a colaboração do repórter Reny Maia

Colisão ocorreu por volta das 19h20. Veículos trafegavam no mesmo sentido.

Após atingir moto, carro saiu da pista, bateu em uma árvore e parou a poucos metros
uma residência

Do Portal Clériston Silva


Teofilândia registra 1 caso positivo da covid-19 nesta sexta-feira

Nesta Sexta-Feira (12), houve 1 novo caso de COVID-19 na localidade do Centro. Não houve alta.
Em relação aos casos suspeitos, surgiram 08, totalizando assim, 19 pessoas sob suspeita. 31 pessoas estão sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica.
Até o momento, já foram confirmados 610 casos e 10 óbitos pela doença no município. 586 pessoas já se encontram recuperadas e 14 casos da COVID-19 se encontram ativos.
Dois pacientes de Teofilândia se encontram internados: um paciente do sexo masculino de 43 anos, no Hospital Couto Maia em Salvador, com quadro clínico estabilizado e um paciente do sexo masculino, de 53 anos, na UTI do Hospital Geral Cleriston Andrade em Feira de Santana.
A chegada da vacina contra a COVID-19 trouxe a esperança de que dias melhores estão por vir. Vamos vencer a pandemia! Mas até lá, precisamos nos cuidar muito. É preciso redobrar os cuidados para evitarmos a propagação do vírus e que um grande número de pessoas padeça com a COVID, sobretudo aquelas do grupo de risco.
Lembramos a todos a importância de realizarmos a prevenção da transmissão do coronavírus com o uso de máscara de proteção, de álcool em gel e da prática do distanciamento social, para que juntos, possamos vencer a pandemia.


Da Ascom PMT

Neto ataca nomeação de Roma para ministério e critica governo federal: 'Lamentável'

Neto ataca nomeação de Roma para ministério e critica governo federal: 'Lamentável'
Fotos: Max Haack / Ag. Haack/ Bahia Notícias

O presidente nacional do Democratas, o ex-prefeito ACM Neto considerou "lamentável" o aceite do deputado João Roma (Republicanos) em aceitar o convite para  assumir o Ministério da Cidadania (relembre aqui). "A decisão me surpreende porque desconsidera a relação política e a amizade pessoal que construímos ao longo de toda a vida", disse Neto. 

 

A postura de Neto é um sinal de rompimento com o ex-chefe de gabinete que ascendeu politicamente após exercer função ligada ao presidente nacional do democratas.

 

A tensão entre João Roma e Neto pode provocar uma mudança de posicionamento no ex-prefeito de Salvador. "Se a intenção do Palácio do Planalto é me intimidar, limitar a expressão das minhas opiniões ou reduzir as minhas críticas, serviu antes para reforçar a minha certeza de que me manter distante do governo federal é o caminho certo a ser trilhado, pelo bem do Brasil", disse.


Do Portal Bahia Notícias/por Mauricio Leiro

Serrinha: STF quer informações de decreto que suspende atividade religiosa na pandemia

Serrinha: STF quer informações de decreto que suspende atividade religiosa na pandemia
Foto: Reprodução

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu o prazo de cinco dias para que a prefeitura Serrinha, na Bahia, conceder informações acerca de decreto municipal que determina a suspensão irrestrita das atividades religiosas, no âmbito das ações de combate à pandemia da Covid-19. O despacho foi proferido nesta sexta-feira (12),  na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 701.

 

Também deverá encaminhar informações à Suprema Corte os prefeitos das cidades João Monlevade (MG), Macapá (AP), Bebedouro (SP), Cajamar (SP), Rio Brilhante (MS) e Armação dos Búzios (RJ), assim como os governadores o Piauí e de Roraima. 

 

A discussão no STF foi suscitada por ação da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure), que alega que as restrições impostas são desproporcionais e generalistas, pois proíbem qualquer manifestação religiosa, sem ressalvas ou critérios, ainda que não haja aglomeração. Outras atividades, como os serviços de capelania, as ações de cunho social e filantrópico e as atividades eclesiásticas administrativas também têm sofrido impacto. Segundo a entidade, as normas violam a liberdade de locomoção, o direito fundamental à liberdade religiosa e o princípio da laicidade estatal. 

 

A Anajure pede, liminarmente, a suspensão da eficácia dos decretos estaduais e municipais que vedem, proíbam ou suspendam as atividades religiosas e o funcionamento dos templos religiosos sem ressalva sobre a possibilidade de realização de práticas religiosas que não gerem aglomeração.

 

No despacho, o relator também determinou que, na sequência, os autos sejam encaminhados para manifestação da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Procuradoria-Geral da República (PGR), sucessivamente, no prazo de cinco dias cada. 


Do Portal Bahia Notícias

Programa de monitoria estudantil na rede estadual é sancionado pelo governo baiano

Programa de monitoria estudantil na rede estadual é sancionado pelo governo baiano
Foto: Reprodução/GovBa

Após aprovação por unanimidade na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o governador Rui Costa sancionou, nesta sexta-feira (12), a lei que institui o Programa Mais Estudo no âmbito das escolas da rede estadual de ensino. O texto será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (13).

O Mais Estudo tem o objetivo de estimular a participação dos estudantes em ações de auxílio e reforço de aprendizagem, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

 

Cada turma terá dois monitores, que serão selecionados dentre os estudantes do Ensino Médio, da Educação Profissional e do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, a partir das notas obtidas no ano anterior ou no trimestre anterior ao da etapa de seleção. As atividades de monitoria ocorrerão no turno em que o estudante não estiver em atividade escolar.

 

A bolsa de monitoria, no valor de R$ 100, será paga por período correspondente aos meses do ano letivo em cada edição do programa. O bom desempenho escolar e a frequência regular são os critérios obrigatórios para a concessão da bolsa aos monitores.

 

“Com muita alegria, sancionei hoje a lei que vai garantir monitores estudantis em todas as salas de aula da rede estadual de ensino. É um ato histórico para a educação da Bahia. Quero agradecer aos deputados e deputadas que ontem aprovaram nosso projeto na Assembleia Legislativa. Juntos, somos capazes de transformar a vida de milhares de estudantes e de suas famílias por meio da educação. Por isso que a educação continuará sendo prioridade em minha gestão”, afirmou Rui.

 

Em 2019, na fase piloto do Mais Estudo, a Secretaria da Educação do Estado ofertou 10 mil vagas para os estudantes para ajudar os colegas com notas abaixo da média nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, com direito a bolsas.


Do Portal Bahia Notícias

Bolsonaro envia ao Congresso projeto que prevê ICMS unificado em todo o país para combustíveis

Bolsonaro envia ao Congresso projeto que prevê ICMS unificado em todo o país para combustíveis
Foto: Reprodução/ A Crítica

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Congresso Nacional nesta sexta-feira (12) um projeto de lei complementar que propõe mudanças no cálculo do ICMS sobre os combustíveis.

 

Segundo o governo, a intenção é estabelecer uma "alíquota uniforme e específica" – ou seja, um percentual unificado em todo o país – para cada combustível com base na unidade de medida, de acordo com o G1.

 

O projeto prevê, em linhas gerais: que o ICMS será recolhido uma única vez sobre gasolina, diesel, álcool, querosenes e óleos combustíveis, biodiesel, gás natural e gás de cozinha, entre outros produtos do tipo; que a alíquota de ICMS para cada combustível será uniforme em todo o país; que essa alíquota será definida por deliberação dos estados e do Distrito Federal; que o ICMS sobre lubrificantes e combustíveis de petróleo será recolhido na unidade da Federação onde houver o consumo final; que mudanças nessas alíquotas só terão validade após uma "carência" de 90 dias.


O objetivo, de acordo com o Palácio do Planalto, é fazer com que o ICMS não varie mais em razão de mudanças no preço do combustível ou de variações do câmbio.

 

De acordo com material divulgado pela Secretaria-Geral da Presidência, os governos estaduais e do DF terão de disciplinar o tema em leis complementares aprovadas pelas assembleias legislativas. O tema também será alvo de deliberação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne as secretarias de Fazenda dos estados.

 

Segundo a proposta do governo, o imposto caberá ao estado de destino, ou seja, ao estado onde ocorrer o consumo do combustível. Se houver um aumento no valor do tributo, o novo montante somente entrará em vigor após 90 dias.

 

No último dia 5, Bolsonaro se reuniu com ministros e com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, para discutir maneiras de conter a disparada dos preços de combustíveis no país. Na saída, disse que pretendia enviar um projeto ao Congresso para mexer na cobrança do ICMS.

 

"Nós pretendemos ultimar um estudo e, caso seja viável, seja juridicamente possível, nós apresentaremos [um projeto] ainda na próxima semana, fazendo com que o ICMS venha a incidir sobre o preço do combustível nas refinarias. Ou um valor fixo para o álcool, a gasolina e o diesel. E quem vai definir esse percentual ou esse valor fixo serão as respectivas assembleias legislativas”, afirmou o presidente.


Do Portal Bahia Notícias

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Cobra é encontrada embaixo de capô de carro em Barreiras

Foto: Reprodução/TV Bahia

Um homem encontrou uma cobra de 1,5 após abrir ao capô do seu carro, na quinta-feira (11), em Barreiras, cidade do oeste da Bahia. Segundo o G1, o animal estava em cima do motor do veículo. 

Após encontrar a cobra, o homem acionou os bombeiros. Em uma ação que durou cerca de 20 minutos, os bombeiros conseguiram retirar a cobra, sem precisar desmontar nenhuma peça do carro. 

O animal foi colocado em uma caixa de transporte para animais peçonhentos, entretanto não foi informado para onde ele foi levado. Ninguém ficou ferido no caso.

Do Portal NS

Homem é preso após destruir imagens de igreja católica no norte da Bahia

Foto: Reprodução/TV Bahia

Um homem foi preso após destruir imagens no altar de uma igreja, no centro da cidade de Antônio Gonçalves, no norte da Bahia, na quinta-feira (11). O suspeito, que não teve identidade revelada, entrou na Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus com um machado e quebrou seis imagens. 

Segundo informações da TV Bahia, o padre e outras quatro pessoas estavam na igreja, mas ninguém ficou ferido. De acordo com a polícia, esse mesmo homem já havia tentado, durante a madrugada do mesmo dia, destruir uma outra imagem que fica na praça em frente à igreja, mas foi impedido pelo padre. 

O suspeito foi levado para a delegacia, e nesta sexta-feira (12) ainda não há detalhes se ele ainda está detido.

Do Portal NS

Audi suspende fabricação de carros no Brasil

Foto: Reprodução

A montadora alemã Audi, responsável por carros de luxo do Grupo Volkswagen, anunciou a suspensão de suas atividades no Brasil. Ela fabricava o A3 Sedan em uma fábrica na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná, mas, desde dezembro, retirou o modelo de venda.

Segundo o portal Olhar Digital, a decisão ainda é de caráter temporário, diferente da Ford e da Mercedes que decidiram encerrar suas atividades no país de forma definitiva.

Por meio de nota, a Audi disse que aguarda decisões que serão tomadas pela matriz, além de créditos de IPI que somam R$ 289 milhões devidos pelo governo para confirmar se um novo produto da marca passará a ser montado na fábrica paranaense. Ela estuda também a possibilidade de instalar uma linha de montagem da nova Tarok, uma picape que deve chegar ao Brasil para competir com a Fiat Toro. Até então, o A3 Sedan era o único veículo fabricado pela montadora em território nacional.

Quanto aos milhões devidos, de acordo com a publicação, são referentes a um bônus prometido para Audi, Mercedes e BMW para a produção de carros no Brasil.

O portal lembra que, se confirmada, essa será a segunda vez que a Audi encerra uma produção no Brasil. A primeira ocorreu em 2006, quando a montadora deixou de fabricar o A3 Hatch. Anos depois, em 2015, com uma promessa de subsídios feita pelo governo Dilma Rousseff (PT), a montadora voltou ao Brasil para produzir o A3 Sedan e o SUV compacto Q3. Esse último deixou de ser fabricado no país em 2019.

Do Portal NS

Nova variante britânica do coronavírus pode infectar pessoas vacinadas, dizem cientistas

Foto: Reprodução/Pixabay

O governo britânico informou nesta quinta-feira (11) que uma nova mutação do coronavírus, conhecida como variante de Bristol, pode contagiar pessoas que já tiveram Covid-19 ou que já foram vacinadas contra a doença. 

De acordo com o conselheiro do grupo científico para emergências do Reino Unido, ainda não se sabe se a variante de Bristol é mais transmissível que a variante britânica identificada anteriormente. 

O ministro da Saúde do país disse que o Reino Unido está comprometido em aprimorar o rastreamento de infectados e aumentar a testagem para monitorar a propagação das novas variantes. 

O serviço público de saúde britânico divulgou que os casos identificados em Bristol têm em comum a mesma mutação registrada nas variantes da África do Sul e no Brasil. Cientistas dizem que as vacinas são eficazes contra as variantes do vírus até o momento, mas as mutações podem diminuir a eficácia dos imunizantes.

Do Portal NS/Fonte: CNN Brasil

Governo disponibiliza mais de R$ 74 milhões para pagamentos do Garantia-Safra

Foto: Reprodução/MDA

O Ministério da Agricultura liberou mais de R$ 74.992.100,00 milhões para pagamento do Garantia-Safra a 88.226 agricultores familiares, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (11). O programa busca amparar famílias que tenham sofrido perdas na lavoura por causa de estiagem ou enchente. 

Foram beneficiados agricultores de 142 municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe, que vão receber uma parcela de R$ 850,00. Normalmente são pagas 5 parcelas de R$ 170,00, mas, por causa da pandemia da covid-19, elas foram unificadas. 

Em janeiro, o governo já tinha liberado R$ 168 milhões do Garantia-Safra 2019/2020, que contemplaram 197 mil agricultores familiares residentes em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí. No ciclo de 2018/2019 foram pagos no total R$ 361 milhões a 425.404 agricultores. 

O número representa uma queda de 18,7% em relação à safra 2017/2018, quando foram liberados R$ 444 milhões, à 522.425 produtores. Podem receber o benefício os agricultores que tenham uma renda mensal de até 1 salário mínimo e meio, quando sofrerem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%. O pagamento do programa é realizado obedecendo o calendário de pagamentos dos demais benefícios sociais.

Do Portal NS/Fonte: G1

Mercado de lenha no Nordeste movimenta R$ 2 bilhões por ano e garante ocupação equivalente a 35 mil postos de trabalho

Foto: Reprodução

A extração e a comercialização da lenha oriunda da Caatinga, para fins industriais, movimentam R$ 2 bilhões por ano e geram 35 mil postos de trabalho fixos, segundo dados de um estudo realizado em 2018 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério do Meio Ambiente. 

No Nordeste, a lenha é ainda a principal fonte de energia para as indústrias de cerâmica, gesso, farinha, laticínios e têxtil, além de ser muito usada nos fogões a lenha da zona rural e periferias urbanas. 

Por outro lado, os dados geram preocupações ambientais, uma vez que parte da lenha consumida não tem origem sustentável, ou seja, é oriunda de desmatamentos. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a solução para atender ao mercado de forma legal e sustentável é a implantação de planos de manejo florestal, uma solução importante para a conservação do bioma Caatinga, seja ele praticado por pequenos, médios ou grandes produtores rurais, comunitários ou não. Além disso, incentiva a geração de emprego e renda por meio da comercialização de produtos florestais sustentáveis madeireiros e não madeireiros. 

Segundo dados do Centro Nordestino de Informações sobre Plantas (CNIP), na última atualização, em 2018, havia 473 Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) ativos no bioma Caatinga, numa área de 283 mil hectares. Esse total representa 0,6% da área de vegetação nativa sob regime de manejo florestal. Sendo que todos os estados do Nordeste têm PMFS, com a exceção de Alagoas e Sergipe. 

“O manejo florestal é uma atividade sustentável, gera renda e garante o ordenamento do uso e ocupação do solo. Para aprovar um plano de manejo é necessário fazer a regularização ambiental do imóvel, demarcando e protegendo as áreas de APP. Na Caatinga, o SFB (Serviço Florestal Brasileiro) vai incentivar as ações do Manejo Florestal Comunitário e Familiar por sua capacidade de inclusão econômica dessas populações”, disse Valdir Colatto, diretor-geral do SFB.

Do Portal NS

Novo decreto vai alterar horários de toque de recolher e delivery em Santaluz

Foto: Freepik

Após reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, na tarde desta sexta-feira (12), a Prefeitura de Santaluz decidiu editar um decreto que estende até as 23h o horário permitido para funcionamento de restaurantes, pizzarias, lanchonetes, quiosques, sorveterias e comércios similares, exclusivamente por meio de delivery. Até então, o horário máximo permitido para os serviços de alimentação é 20h. 

Segundo apurou o Notícias de Santaluz, a Prefeitura também vai alterar o horário do toque de recolher vigente na cidade. A restrição de locomoção de pessoas e veículos, que até então inicia às 21h, passará a valer a partir das 23h. As novas medidas devem ser publicadas no Diário Oficial do Município ainda nesta sexta-feira, e valer até 21 de fevereiro, data de validade do decreto 201/2021, em vigor desde o dia 6 desse mês. 

Desde então, o governo municipal vinha sofrendo uma forte pressão de comerciantes do setor de alimentação que trabalham durante a noite. Porém, segundo fontes ouvidas pela reportagem, a flexibilização leva em consideração a queda no número de novos casos confirmados de Covid-19 e o aumento no número de curados da doença na cidade.

Notícias de Santaluz

Colisão entre carro e moto deixa jovem morto na BA-120, em Valente

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um acidente envolvendo um carro de passeio e uma motocicleta na BA-120, trecho do município de Valente, região sisaleira da Bahia, no início da noite desta sexta-feira (12), deixou um jovem morto. 

O acidente aconteceu nas proximidades da entrada da estrada que dá acesso ao povoado Papagaio, na saída para Santaluz. Segundo relatos de testemunhas, uma mulher dirigia o carro sentido Valente quando perdeu o controle da direção, invadiu a contramão, capotou e bateu de frente com a moto, que seguia no sentido contrário. 

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O motociclista, identificado como Claiton da Silva Oliveira, de 20 anos, chegou a ser socorrido para o hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com informações da polícia, a motorista do carro, identificada como Gilmara Bevenuti de Jesus, de 23 anos, também sofreu ferimentos e foi levada para o hospital. Não há informações sobre o quadro de saúde dela. Ainda segundo testemunhas, a mulher, que reside em Retirolândia, viajava com uma irmã, uma adolescente de 17 anos, que não se feriu, mas ficou em estado de choque. Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local e acionou equipes da Polícia Rodoviária Estadual e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Notícias de Santaluz

Santaluz registra 24 novos casos de Covid e 19 curas

Foto: Freepik

Vinte e quatro novos casos de Covid-19 foram confirmados em Santaluz nas últimas 24 horas, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na noite desta sexta-feira (12). 

Com a atualização, a cidade passa a contabilizar 1.865 diagnósticos positivos da doença desde o começo da pandemia do novo coronavírus. Também foram registradas 19 novas curas clínicas. 

Com isso, chega a 1.592 o total de pessoas recuperadas da doença. O número de pacientes com o vírus ativo subiu para 249. Há ainda 64 suspeitas de infecção sendo investigadas na cidade.

Notícias de Santaluz

Mãe da cidade de Santa Bárbara quer encontrar sua filha Rafaela que mora em Salvador

            

A senhora Marineide dos Santos Barreto, conhecida como Sandra, moradora do município de Santa Bárbara está procurando a sua filha que se chama Rafaela e segundo as informações mora em Salvador.

Ela e as outras filhas são de Tanquinho, mas moram em Santa Bárbara e informam no vídeo que Rafaela tem uns 23 anos, atualmente. A avó de Rafaela se chama Madalena e o pai é Renê.

Veja o vídeo acima e se inscreva no canal TV Sisal para continuar ajudando mais pessoas! Só faltam 150 pessoas se inscreverem para chegar a um total de mil inscritos!

Por Cival Anjos

Colisão envolvendo carro e moto deixa dois mortos e um ferido na BA 120


Um grave acidente por volta das 19h15 desta sexta-feira, 12, na BA 120, trecho entre o Bairro Casas Populares e Povoado Santa Rosa, em Conceição do Coité envolvendo uma Pick-up Fiat Strada e uma moto Honda Bis resultou na morte de dois jovens que estavam na moto e deixou o motorista do carro ferido.


As informações preliminares dão conta que tanto o carro como a motocicleta trafegavam no mesmo sentido, ou seja, Santa Rosa quando o carro conduzido por Marinoel Santos Ramos, 72 anos, popularmente conhecido por ‘Goiabeira’ bateu no fundo da moto, em seguida atingiu a lateral de um VW Gol que também seguia no sentido Populares-Santa Rosa e desceu o matagal ao lado da pista.

A Brigada Voluntaria Anjos da Vida e Águia Resgate foram acionados, mas nada puderam fazer, pois, os dois ocupantes da moto morreram no local e o motorista de um carro que foi atingido na lateral pelo Strada após bater na moto.


O motorista do Gol que também foi atingido, mas não sofreu ferimento, antes de sair da pista disse que quando parou seu carro viu Goiabeira saindo do mato com muito sangue pelo rosto, ofereceu socorro e o conduziu até o Hospital Português – Unidade Regional de Conceição do Coité onde deu entrada consciente, porém com uma profunda perfuração na cabeça, disse que nem sabia as circunstancias do acidente e quando Goiabeira entrou no seu carro contou que tinha atingido uma moto, mas não sabia que os ocupantes tinham morrido no local.

Vítimas fatais moravam próximo ao local do acidente. Um deles sobrinho de socorristas da Brigada Anjos da Vida

As irmãs Alacione e Neryanne Oliveira duas das mais antigas socorristas da Brigada Anjos da Vida e moradoras da Fazenda Caldeirão, próximo a Santa Rosa, saíram para mais um plantão e quando estavam na base foram informadas do acidente. Neryanne disse ao Calila Noticias que ao serem avisadas do acidente já informaram que envolveu o sobrinho e um amigo, também moradores da Fazenda Caldeirão, mas não disseram que estavam em óbito, ao chegarem ao local deparam com a triste situação dos corpos e a moto fora da pista, inclusive a moto que estava sendo pilotada pelo sobrinho Natan Lima de Oliveira, que completou 24 anos no dia primeiro de janeiro, pertence a Neryanne.


A outra vítima fatal foi identificada como Antoniel das Neves Lima, 31 anos, apelido “Tony,” residente na mesma localidade.

O CN conversou com Fábio, um dos filhos de Goiabeira, que esteve no hospital e comentou que ele estava consciente, porém o ferimento preocupa e estava providenciando a transferência.

Do Portal Calila Notícias/Fotos: Raimundo Mascarenhas