SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 16 de janeiro de 2021

Deputado Osni anuncia ampliação da rede de abastecimento de água em Serrinha

A universalização da água está cada vez mais próxima em Serrinha! O deputado Estadual Osni Cardoso (PT) anunciou nesta sexta, 15, que sua indicação de ampliação da rede de abastecimento do município foi atendida. 

Pelo projeto, que será executado pela EMBASA, três novos reservatórios serão construídos, cinco já existentes serão reformados, e será perfurado um novo poço em Biritinga que vai atender a sede e diversos povoados de Serrinha.

Com a ampliação da rede de abastecimento de água, a população do município terá uma melhor qualidade de vida. “A universalização da água é um sonho antigo que vai se tornando realidade. Conseguimos a ampliação da rede de abastecimento, o que será de extrema importância e irá minimizar as constantes falta de água, e vamos seguir lutando para ampliar ainda mais a rede de água em Serrinha”. 

Do Portal Clériston Silva/Fonte: assessoria de comunicação


Medo da contaminação, sedentarismo e ansiedade elevaram mortes cardíacas no Brasil

Medo da contaminação, sedentarismo e ansiedade elevaram mortes cardíacas no Brasil
Foto: Reprodução/Pixabay

Alguns fatores diretamente ligados à pandemia da Covid-19 podem explicar, ou pelo menos ajudar a entender, o motivo que levou ao crescimento no número de mortes causadas por doenças cardíacas em 2020 em comparação com 2019 em todo o Brasil. Na Bahia o aumento foi de 10% (leia mais aqui).

 

O dado consta no Portal da Transparência do Registro Civil e considera mortes causadas por AVC, infarto ou causas cardíacas inespecíficas.  A plataforma mostra que esse tipo de óbito passou de 15.195 para 16.760 no período. Os números também revelam que o maior crescimento foi o de mortes por “Causas Cardiovasculares Inespecíficas”, que chegou a 27%. Já por infarto passaram de 4.269 ocorrências no ano de 2019, para 4.568 em 2020, que representa um crescimento de 7%. Os registros de Acidente Vascular Cerebral (AVC) como causa apresentaram o menor crescimento na comparação entre os dois anos, que foi de 1%

 

O cardiologista da rede Hapvida Railton Cordeiro acredita que os números são reflexo de uma série de razões. A primeira delas foi o desconhecimento acerca do vírus e a dimensão da pandemia. O médico entende que o medo da contaminação afastou as pessoas dos hospitais. “O paciente dizia: 'Doutor, não vim fazer a minha consulta de rotina cardiovascular porque tinha medo”, lembrou ele. 

 

Cordeiro contou ainda que em alguns casos mais graves os pacientes chegaram a apresentar sintomas e sentir dor, e ainda assim preferiam não ir a uma unidade de saúde. “As pessoas sentiam aquela dor na região torácica e diziam: 'Doutor, não fui para a emergência porque tinha medo de ser contaminado. Vou ou não vou? E se eu chegar lá e não for nada grave e eu acabar contaminado?'”, acrescentou o médico.

 

A mudança na rotina e estilo de vida para um menos saudável é apontada pelo especialista como a segunda razão que explica o aumento nas mortes por problemas cardíacos. “A recomendação era ficar em casa, então ele deixou de caminhar, de praticar exercício físico, além disso as academias estavam fechadas. O estilo de vida ficou resumido àquele espaço e nem todo mundo conseguiu adaptar as atividades”, constatou. 

 

Outro fator importante foi o estresse e a ansiedade a que as pessoas vêm sendo submetidas na pandemia da Covid-19. As notícias de alto número de mortos, infectados, sistemas de saúde em colapso, cemitérios pressionados e adoção de medidas restritivas afetaram a saúde mental das pessoas. Isso é um fato ainda mais preocupante em pacientes cardiopatas, explicou o cardiologista.


Do Portal Bahia Notícias/por Jade Coelho

Namorados, João Campos e Tabata Amaral testam positivo para Covid-19

Namorados, João Campos e Tabata Amaral testam positivo para Covid-19
Foto: Reprodução / TV Globo

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) receberam diagnóstico positivo para o novo coronavírus. A parlamentar anunciou primeiro, através das suas redes sociais, na sexta-feira (15). Já o gestor da capital pernambucana comunicou aos seus seguidores neste sábado (16).

 

"Ao longo da pandemia, eu fiz vários exames para testar o coronavírus. Todos deram negativo, nunca apresentei sintomas ao longo desse período inteiro. Ontem eu fiz mais um, deu negativo, e a contraprova, de hoje, deu positivo. Então, eu testei positivo para coronavírus, estou sem sintomas, estou bem, estou isolado em casa e vou seguir assim pelos próximos dias, seguindo as recomendações médicas", disse João Campos, que já improvisou um local de trabalho em sua residência.

 

"Desde o início da pandemia, realizo testes periódicos de diagnóstico da Covid-19. O resultado do último exame que fiz acabou de dar positivo. Estou bem e em casa, respeitando todas as recomendações médicas e de isolamento, e também cancelei as próximas agendas presenciais", tuitou a deputada, um dia antes.

 

Campos e Tabata se conheceram no Congresso Nacional, enquanto o prefeito ainda era deputado federal. Eles são namorados desde o segundo semestre de 2019, quando terminaram seus relacionamentos com os parceiros anteriores.


Do Portal Bahia Notícias

Repórter Jorge Araújo é demitido da Record TV Itapoan

Repórter Jorge Araújo é demitido da Record TV Itapoan
Foto: Divulgacy

Na onda de demissões na TVs baianas, o repórter Jorge Oliveira foi dispensado da TV Itapoan nesta sexta (15). Na semana passada, a apresentadora Laís Cavalcante, da mesma emissora, também foi demitida (relembre aqui).

 

Este mês, já perderam o emprego José Raimundo, dispensado da Rede Bahia (veja aqui), e Marcelo Timbó, que também deixou a afiliada baiana da Globo para fazer doutorado (entenda aqui). Outras funções ligadas ao jornalismo também foram afetadas, a exemplo de produtores. Jorge também saiu da Nova Salvador FM, mas já assinou contrato com a Piatã FM.

 

Em seu perfil no Instagram, Jorge compartilhou como soube do seu desligamento. "É gente a ficha ainda não caiu. Hoje, ao retornar de mais um dia de trabalho, fui surpreendido com a minha demissão. Fui informado da minha importância para empresa e do bom funcionário que fui, mas que no momento está havendo cortes e eu estava neles", lamentou.

 

Ele agradeceu pelos seus quase 10 anos na emissora, assim como a colegas e amigos, e defendeu que sempre quis deixar "leveza e simplicidade". "[Quero] dizer que a caminhada continua, a vida é cheia de desafios, mas que Deus está à frente de tudo".

 

Do Portal Bahia Notícias

Idoso morre na UPA de Coité suspeita da Covid-19

Um idoso de 78 anos, morador do Bairro Jaqueira, em Conceição do Coité, morreu na noite deste sábado, 16, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) onde deu entrada por volta das 15h de hoje bastante debilitado.

Informações que chegaram a redação do Calila Notícias dão conta que o idoso de prenome Antônio deu entrada no Hospital Português – Unidade Regional de Conceição do Coité e diante da gravidade do seu estado de saúde e com sintomas da Covid-19 foi transferido para UPA onde faleceu por volta das 18h40.

Se confirmar o óbito pela Covid-19 este será o 24º em Coité desde o começo da pandemia e o primeiro de 2021.

No último boletim publicado pela Secretaria de Saúde do Município na sexta-feira, 15, mostra Coité com 29 casos ativos, sendo que 27 estão em isolamento domiciliar e dois internados fora do município.

Do Portal CN


Idosa de 82 anos morre vítima da covid-19 em Araci; sobe para 19 número de óbitos

Uma nova morte por Covid-19 foi registrada em Araci. A vítima é uma idosa, de 82 anos. De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde, a vítima era moradora do bairro Morumbi e não tinha histórico de comorbidade.

A informação foi divulgada na sexta-feira (15). Com o novo óbito, subiu para 19 o número de pessoas que perderam a vida em decorrência do vírus na cidade.

Atualmente Araci tem 1.502 casos positivos identificados, e 174 estão ativos em acompanhamento pelas equipes de saúde do município.

CN | A Voz do Campo


Esposa de vereador de Queimadas é abordada por homens armados e tem carro roubado na frente de casa

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

A esposa do vereador Lázaro José dos Santos Silva (PT), do município de Queimadas, na região sisaleira da Bahia, foi vítima de um assalto e teve o carro roubado na tarde deste sábado (16). O crime aconteceu no Loteamento Nova Queimadas, em frente à residência do casal. 

Segundo Lázaro, a mulher saiu de casa e, ao tentar embarcar no veículo, foi abordada por dois homens que chegaram a pé ao local. Ainda segundo o vereador, os criminosos ameaçaram a vítima com uma arma de fogo e fugiram levando o automóvel modelo Gol, cor branca, com placa de Aracaju (SE). 

Equipes da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal foram acionadas e fazem buscas pelos criminosos, mas ninguém foi preso até a publicação desta matéria. A Polícia Civil deve investigar o caso.

Notícias de Santaluz

Teofilândia registra mais um caso positivo da Covid-19 nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (15), foi confirmado mais um caso de contaminação pelo novo coronavírus em Teofilândia. O novo caso é residente do Núcleo Habitacional (Vila). Nenhum relatório de alta foi liberado no dia de hoje, estando o município, portanto, com 15 casos ativos.
Em relação aos casos suspeitos, surgiram 3 novos casos, totalizando 42 casos sob suspeita. 46 pessoas estão sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica do município.
Até o momento, já foram confirmados 551 casos e 10 óbitos pela doença no município. 526 pessoas já se encontram recuperadas e 15 casos da covid-19 se encontram ativos. Nenhum paciente se encontra internado com sintomas graves da doença.
O crescimento do número de casos chama a atenção para que toda a população reforce os cuidados para evitarmos a propagação do vírus e que um grande número de pessoas padeça com a covid, sobretudo aquelas do grupo de risco.
Lembramos a todos a importância de realizarmos a prevenção da transmissão do coronavírus com o uso de máscara de proteção, de álcool em gel e da prática do distanciamento social, para que juntos, possamos vencer a pandemia.


Da Ascom PMT

Aos 91 anos, Professora guarda com carinho cartas e documentos do período que lecionou em Ichu

Nascida em 03 de Janeiro de 1930, estando com 91 anos, a professora aposentada Maria Joaquina de Oliveira guarda em seus arquivos documentos históricos do tempo em que lecionou quando Ichu ainda era distrito de Riachão do Jacuípe, além de cartas e mensagens de felicitações a exemplo de uma emitida no final do ano de 1976 pelo então Prefeito Abelardo Gordiano Cedraz desejando aos amigos um ano de 1977 de muita prosperidade.

Abelardo Gordiano administrou Ichu entre os anos de 1973 – 1976. (Arquivo Pessoal)
A Professora Maria Joaquina que é do povoado de Tanque Grande em Serrinha, dava aula mesmo antes de se casar ensinando em antigos prédios, casas e outros locais. Após casar-se com o senhor Manoel Francisco Oliveira (In Memorian) passou a morar na comunidade de Queimada do Meio(Ichu), tendo 11 filhos, sendo o mais velho com 65 anos de idade.

Foto: Arquivo Pessoal
Outro documento marcante também enviado ao AL NOTÍCIAS foi a Declaração de Tempo de Serviço Público emitida em 21 de Fevereiro de 1989 comprovando uma nomeação da Professora Maria Joaquina pela Prefeitura de Riachão do Jacuípe através do Decreto 04 de 1955, no cargo de Auxiliar de Ensino Municipal.

Foto: Arquivo Pessoal

Aniversário da Professora Maria Joaquina – Vídeo gravado em 2019 antes da Pandemia da COVID-19

Do Portal Ichu Notícias/Redação do AL NOTÍCIAS

Prefeitura de Tucano realiza faxinaço em todo município; ‘Em 90 dias deverá concluir todo território’ afirma prefeitura

A Prefeitura de Tucano iniciou na primeira semana de janeiro um faxinaço em todo o município. A previsão é de que todo o município seja alcançado num prazo de 90 dias. 

De acordo com a prefeitura, o trevo na saída da cidade que liga o contorno da BR-410 à sede, na região da Vila Progresso e Araticum, foi um dos locais recentes que passaram pela limpeza. 

Todo lixo foi retirado e agora apresenta um aspecto mais agradável a uma das entradas da cidade. Já no último sábado (09), o povoado de Rua Nova foi alvo da ação. Logo pela manhã, houve grande mutirão de coleta de lixo, além de manutenção e limpeza das calçadas e ruas. 

“Estamos tomando essa medida inicial mas, a longo prazo, iremos estabelecer cronogramas para coleta regular do lixo. É importante que a população também acompanhe os horários de recolhimento para que as ruas se mantenham limpas” afirma o prefeito Ricardo Maia Filho. 

Ainda de acordo com o órgão, não é apenas a limpeza das ruas que está sendo realizada para revitalizar os espaços públicos da cidade. A sede e Caldas do Jorro estão passando por manutenção nos pontos de luz das principais praças. 

As lâmpadas estão sendo substituídas por luzes de led, que possuem maior poder de iluminação e consomem menos energia elétrica. A necessidade e viabilidade de instalação de novos pontos de luz por todo município também estão sendo estudadas.(Secom-PMT)

Do Portal A Voz do Campo


Família procura mulher desaparecida na zona rural de Araci


Uma família esta procurando uma mulher conhecida como Madalena desaparecida na zona rural entre Lagoa Escura e Caldeirão Novo, próximo a Pedra Alta em Araci. 

A mulher desapareceu por volta das 12h00 desta última segunda-feira (11). O contato para ajuda e informações: (11) 932068981.

Do Portal A Voz do Campo


sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Funcionários de empresa que presta serviços a Embasa paralisam atividades em Coité e região

Funcionários da MS empresa terceirizada á Embasa de Conceição do Coité e outras cidades da Região do Sisal decidiram paralisar as atividades a partir desta sexta-feira, 15, por tempo indeterminado. A categoria alega falta de pagamento dos salários, vale alimentação e transporte, além da empresa não depositar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)

O Calila foi informado que, sem o pessoal de campo como é conhecido o trabalhador que presta serviço a MS, a Embasa pode ter os serviços comprometidos, funcionando somente a parte burocrática, não podendo contar o pessoal da recepção, manobristas, leituristas, operários para ligação e corte, ou seja, deixa de contar com aqueles que fazem o serviço de distribuição para residencias, comércios e órgãos públicos, porém em contato com o gerente do Escritório da Embasa de Coité Wagner Mota, ele afirma que realmente a paralisação é por falta de pagamento dos salários e garante que a Embasa está toda legalizada com a MS.

Quanto a parte de abastecimento, vazamento, verificação de falta d´água o gerente garante que será feito normalmente, “isto entra dentro dos trinta por cento que a lei obriga que continue fazendo mesmo com a paralisação e a gente complementa com o nosso pessoal. Tem rua caindo água e o serviço está sendo feito normalmente”, afirmou o gerente.

O Calila foi informado que haveria paralisação a partir desta sexta, inclusive nos foi encaminhado uma mensagem com uma nota de esclarecimento da MS Construções e Saneamento Ltda direcionada aos colaboradores como são tratados os funcionários afirmando que já estavam com os recursos até terça-feira, e que até quinta-feira, dia 14/01, ou seja, ontem, o pagamento seria realizado, mas não aconteceu e por isso resolveram não mais esperar trabalhando.

A MS Construções e Saneamento LTDA, por meio da presente e em respeito àqueles que contribuem com a nossa missão, vem esclarecer e justificar o pagamento dos salários, vale alimentação e transporte.

*Que conseguiu os recursos e que estará disponível até a próxima terça-feira *, e o pagamento não conseguira ser concluído hoje, sendo assim o mesmo está com previsão de pagamento para os próximos dias.

Diante do quadro acima, de todo verdadeiro, esclarece a MS Construções e Saneamento que estará honrando o salário e benefícios de todos, até 14.01.2021 próxima quinta-feira, impreterivelmente, de modo que conta com a compreensão e confiança dos seus colaboradores.

Atenciosamente,

Diretoria MS

O CN teve também acesso a um aviso do Sindicato da Categoria que circulou no dia 11/01 que em caso de não pagamento a paralisação nesta sexta-feira seria inevitável.

Raimundo Brito membro do Sindicato mandou um áudio e  aconselhou os funcionários permanecerem parados e que segunda-feira ‘a gente desce pra dá um apoio a vocês’.

Brito aproveitou para mandar o recado para os funcionários de outras cidades da região para realizarem a paralisação.

Do Portal Calila Notícias


Concurso da PF prevê inscrições em 22 de janeiro, 1,5 mil vagas e salário de até R$ 23 mil

Concurso da PF prevê inscrições em 22 de janeiro, 1,5 mil vagas e salário de até R$ 23 mil
Foto: Arquivo/ Agência Brasil

O edital do concurso para os cargos de Delegado, Agente, Escrivão e Papiloscopista da Polícia Federal foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (15). As inscrições podem ser realizadas entre os dias 22 de janeiro e 9 de fevereiro de 2021 no site (disponível aqui). A prova objetiva está prevista para o dia 21 de março de 2021.

 

Estão disponíveis 1,5 mil vagas. O documento especifica os requisitos para concorrer e ainda os conteúdos programáticos e os prazos. 

 

Os candidatos a todos os cargos deverão fazer, além da prova objetiva, prova discursiva, Exame de Aptidão Física, Avaliação Médica e avaliação psicológica. Aqueles interessados em concorrer a uma vaga de Delegado de Polícia Federal deverão fazer também prova oral e avaliação de títulos. Já os candidatos ao cargo de Escrivão passarão por uma prova prática de digitação.

 

A previsão é que os candidatos aprovados participem do Curso de Formação Profissional na Academia Nacional de Polícia no segundo semestre.

 

SALÁRIOS E REQUISITOS
Para o cargo de delegado são requisitados diploma de bacharel em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e comprovação de três anos de atividade jurídica ou policial. A remuneração é de R$ 23.692,74 e a jornada de trabalho de 40 horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.

 

Para as funções de agente de Polícia federal, escrivão e papiloscopoista é requisitado diploma de conclusão de curso superior em nível de graduação. A remuneração é de R$ 12.522,50 e a jornada de trabalho de  40 horas semanais.


Do Portal Bahia Notícias/por Jade Coelho

Noruega ajusta alvos de vacina da Pfizer após 13 mortes, mas diz não estar 'alarmada'

Noruega ajusta alvos de vacina da Pfizer após 13 mortes, mas diz não estar 'alarmada'
Foto: Reprodução / Pfizer

Autoridades de saúde da Noruega confirmaram, nesta sexta-feira (15), a morte de 13 idosos após sofrerem com efeitos colaterais da vacina da Pfizer e da BioNTech. Todos tinham pelo menos 80 anos de idade e moravam em casas de repouso. As informações são da agência Associated Press.

 

Reações comuns à vacina, incluindo febre e náusea, “podem ter contribuído para um desfecho fatal em alguns pacientes frágeis”, disse Sigurd Hortemo, médico-chefe da Agência Norueguesa de Medicamentos, em um comunicado nesta sexta.

 

Mais de 30 mil noruegueses já receberam a primeira dose da vacina. Entretanto, as autoridades médicas não indicam grande preocupação com a maior parte dos casos, focando apenas nas pessoas que possuem uma saúde mais frágil.

 

“Não estamos alarmados com isso”, disse Steinar Madsen, diretor médico da agência, à emissora norueguesa NRK. “É bastante claro que essas vacinas têm muito pouco risco, com uma pequena exceção para os pacientes mais frágeis”, afirmou.

 

“Os médicos devem agora considerar cuidadosamente quem deve ser vacinado”, acrescentou Madsen. “Aqueles que estão muito frágeis e no final da vida podem ser vacinados após uma avaliação individual”, finalizou.

 

Além das 13 mortes, outras 16 pessoas na Noruega também registraram efeitos colaterais após receberem uma dose da vacina da Pfizer/BioNTech, porém sem resultado fatal.


Do Portal Bahia Notícias

Governo prorroga até 30 de janeiro decreto que proíbe shows e aulas na Bahia

Governo prorroga até 30 de janeiro decreto que proíbe shows e aulas na Bahia
Foto: Divulgação

O Governo da Bahia decidiu prorrogar o decreto que suspende shows e aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em todo o estado. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (16) e vale até o dia 30 de janeiro de 2021.

 

O decreto proíbe ainda a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes.

 

Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.


Do Portal Bahia Notícias

MP denuncia 11 pessoas por incêndio culposo no caso no Ninho do Urubu em 2019

MP denuncia 11 pessoas por incêndio culposo no caso no Ninho do Urubu em 2019
Foto: Divulgação/Flamengo

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) abriu uma denúncia de onze pessoas envolvidas no incêndio do Ninho do Urubu, instalação do Flamengo na capital carioca, que matou dez jovens da base do clube em 2019. Entre os nomes citados pelo MP, esta o de Eduardo Bandeira de Mello, ex-presidente do Rubro-negro, e Carlos Noval, que ocupa função no clube desde a epoca do incidente.

 

No mesmo ano do ocorrido, a Polícia Civil já havia nomeado oito pessoas como suspeitas. Na época, Eduardo Bandeira de Mello já estava na lista de indicados. Carlos Noval, que ocupava o cargo de diretor da base do Flamengo quando aconteceu o incêndio, está atualmente trabalhando como gerente de transição dos jovens atletas do clube, é um dos novos nomes listados pelo MP.

 

Mario Garotti, ex-diretor financeiro do Flamengo, e Claudia Pereira Rodrigues, representante da empresa NHJ, que forneceu os contêineres que eram usados como alojamento, foram os outros dois nomes indicados na lista. 

 

A denúncia do MP foi distribuída na 36 Vara Criminal do Rio de Janeiro onde os indiciados vão responder por incêndio culposo no Ninho do Urubu, sem a intenção de matar os dez jovens e causar lesões corporais em outros três sobreviventes.  

 

O incêndio no Ninho do Urubu aconteceu no dia 8 de fevereiro de 2019 e a suspeita é de que um problema de instalação elétrica nos ar condicionados dos alojamentos teriam provocado o incêndio que atingiu os jovens entre 14 e 17 anos que jogavam na base do Flamengo e não residiam no Rio de Janeiro.


Do Portal Bahia Notícias

Trabalhadores da Metha, antiga OAS, paralisam as atividades por atraso nos salários

Trabalhadores da Metha, antiga OAS, paralisam as atividades por atraso nos salários
Foto: Divulgação

Aproximadamente 200 funcionários da construtora Metha, antiga construtora baiana OAS, responsável pela obra da Avenida 29 de Março, que compõe a Linha Vermelha e ligará a Orlando Gomes a Águas Claras, paralisaram as atividades nesta sexta-feira (15). A paralisação foi devido ao atraso no pagamento dos salários, alimentação de péssima qualidade e problemas nos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs.

 

A medida foi decidida em assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada (Sintepav BA) e será mantida até os problemas serem solucionados. Segundo os trabalhadores, a empresa tem atrasado o pagamento dos salários, transportes e cesta básica. O sindicato tentou solucionar o problema pela via negocial, mas a permanência da falta do cumprimento dos direitos dos trabalhadores causou a paralisação da obra.

 

Para o sindicato "é inadmissível que uma obra que recebe os recursos do Governo do Estado não realize os pagamentos dos trabalhadores corretamente". O investimento total da Linha Vermelha soma cerca de R$ 581 milhões. No momento em que Salvador passa por melhorias na mobilidade urbana, é importante que as obras sejam realizadas com responsabilidade e respeite os direitos dos trabalhadores.


Do Portal Bahia Notícias

EUA: garçonete brasileira salva menino de 11 anos de torturas domésticas

EUA: garçonete brasileira salva menino de 11 anos de torturas domésticas
Imagem: Reprodução/FOX35

Uma garçonete brasileira que vive e trabalha em Orlando, nos EUA, está sendo considerada uma heroína local após socorrer um menino de 11 anos que, segundo a polícia, sofria tortura dentro de casa. Durante entrevista coletiva concedida pela polícia ontem, Flaviane Carvalho disse que menino havia entrado no restaurante brasileiro Mrs. Potato no dia de ano novo com a mãe, o padrasto, e a irmã mais nova.

 

A gerente conta que percebeu um "grande arranhão" entre as sobrancelhas da criança e pouco depois notou um "hematoma no lado do olho". Outro sinal que a alertou de que algo estava errado foi que enquanto a família comia o prato do menino se manteve vazio. "Eu também sou mãe e isso foi muito estranho para mim, porque você não nega comida para uma criança", disse a brasileira de acordo com o Uol.

 

Ao detectar que o garoto poderia estar sendo abusado, Flaviane foi até um ponto do estabelecimento em que ele podia vê-la, mas os pais dele não. "Eu escrevi uma placa perguntando se ele estava bem. E ele acenou com a cabeça que não. Alguns minutos depois, escrevi outra placa perguntando se ele precisa de ajuda. E então que ele fez que sim com a cabeça", relatou Flaviane.

 

A polícia foi chamada imediatamente e Timothy Wilson II, padrasto da criança, foi preso naquela noite, apesar de ter negado as acusações de agressão infantil. Kristen Swann, mãe do menino, só foi detida no dia 6, após admitir que sabia sobre o abuso e que não levava o filho para tratar os ferimentos. As investigações sobre o caso, que, além da cooperação da mãe, contaram com depoimentos do garoto, levaram as autoridades a considerar os abusos sofridos pela criança como tortura.

 

"Ele [o menino] disse que tiras foram amarradas em torno de seus tornozelos e pescoço, e ele foi pendurado de cabeça para baixo em uma porta. Ele disse que apanhou com uma vassoura de madeira e foi algemado e amarrado a uma grande carreta móvel. Ele também disse que não comia regularmente como punição", disse o delegado Orlando Rolón.

 

As autoridades disseram que se Flaviane não interviesse naquela noite, a história do menino eventualmente teria se transformado em um caso de homicídio. Considerada uma heroína pela equipe de polícia, a brasileira considera que "foi das mãos de Deus" ela estar no local certo na hora exata para salvar o menino.

 

Respondendo a várias acusações de abuso infantil agravado e negligência infantil, o padrasto do garoto pode sofrer uma pena de prisão perpétua, de acordo com o código penal da Flórida (estado do crime). A mãe da criança responde a duas acusações de negligência infantil que podem resultar em 30 anos de prisão.


Do Portal Bahia Notícias

Figueirense goleia o Brasil-RS e joga o Vitória na zona de rebaixamento

A situação do Vitória se complicou ainda mais na Série B. O Rubro-Negro entrará em campo diante da vice-líder Chapecoense, no próximo domingo, já na zona de rebaixamento.

O time baiano foi prejudicado pela goleada do Figueirense sobre o Brasil-RS, nesta sexta-feira (15), por 3 a 0. Com o resultado, o Alvinegro ultrapassou o Leão.

O time catarinense foi aos 39 pontos, saiu da zona de rebaixamento e assumiu a 15ª colocação. O Vitória, com 38, caiu para 17º, no Z-4.

Do Portal Galáticos Online


Prefeito de Manaus culpa isolamento geográfico e estrada ruim por falta de oxigênio em hospitais

Com hospitais cheios, Manaus enfrenta uma crise no abastecimento de oxigênio | Foto: Bruno Kelly/Reuters

Com hospitais cheios, Manaus enfrenta uma crise no abastecimento de oxigênio | Foto: Bruno Kelly/Reuters

O prefeito de Manaus, David Almeida, culpou nesta quinta-feira, 14, o isolamento do Estado pela crise de abastecimento de oxigênio para atendimento das vítimas da covid-19. Enfrentando uma segunda onda, com a presença de uma nova cepa da doença, a P1, detectada por cientistas do Instituto de Medicina Tropical da USP, a cidade registra aumento de casos de mortes por covid-19 no sistema hospitalar lotado e há registros de pessoas que estão morrendo em casa sem conseguir atendimento dos respiradores artificiais nos hospitais. 

“Vocês precisam entender por que Manaus sofre. É que Manaus é cidade-Estado. Nós temos mais da metade da população do Estado morando em Manaus. Todas as UTIs do Estado estão em Manaus”, afirmou o prefeito em entrevista ao Estadão, argumentando que a cidade recebe pacientes de 62 municípios e que o isolamento geográfico da região afeta a chegada dos tubos de oxigênio necessários no sistema de saúde. 

Almeida já foi infectado pela covid-19 em setembro e perdeu a mãe, de 84 anos, depois de 29 dias de internação por causa da doença. Almeida alegou que o abastecimento da região depende do asfaltamento de um trecho de 400 quilômetros da estrada BR-319 para Porto Velho, obra que não foi feita. “No inverno, aquele trecho de terra fica intransitável”, explicou. 

A obra ajudaria a romper o isolamento regional e facilitaria o abastecimento, defendeu. “E aquela área da estrada nem é apropriada para agricultura”, reclamou.

Do Portal NS

Bahia terá 5 mil salas e mais de 50 mil profissionais na operação de vacinação contra a Covid-19

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Foto: Carol Garcia/GOVBA

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou em uma rede social, nesta sexta-feira (15), que o estado terá mais de 5 mil salas de vacina e 50 mil profissionais de saúde envolvidos na campanha de vacinação contra a Covid-19. 

Rui informou que a operação, que abrangerá os 417 municípios baianos, terá início com a distribuição de 10,2 milhões de seringas e agulhas que já estão em estoque. Outras 19,8 milhões de unidades foram compradas pela Secretaria Estadual da Saúde para vacinação após as 4 primeiras fases estabelecidas pelo Ministério da Saúde. 

Desde o início da pandemia, a Bahia já registrou 523.068 casos confirmados da doença causada pelo coronavírus, dos quais 9.543 pessoas evoluíram para óbito. Até às 17h de quinta-feira (14), havia 505.398 pacientes recuperados e 8.127 estavam com o vírus ativo.

Notícias de Santaluz

Amazonas começa a transferir mais de 230 pacientes com Covid para outros estados

Foto: FAB/Reprodução

Foto: FAB/Reprodução

Os 235 pacientes de Manaus que deverão ser transferidos para hospitais de outros estados começaram a ser levados em voos da Força Aérea Brasileira (FAB) na manhã desta sexta-feira (15). 

O Ministério da Defesa informou que há voos programados ainda hoje para Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba. Hospitais de Goiás, Pernambuco, Ceará e Distrito Federal também deverão receber pacientes. 

As transferências ocorrem em meio ao colapso do sistema de saúde amazonense, após recorde das internações por Covid-19 e com uma nova variante do coronavírus circulando no estado. Hospitais do estado ficaram sem oxigênios para pacientes. Cemitérios estão lotados e instalaram câmaras frigoríficas. 

De acordo com o Ministério da Saúde, as transferências dos pacientes do Manaus ocorrerão por via aérea, com duas aeronaves da FAB, e já estão garantidos de imediato 149 leitos. São 40 em São Luís (MA), 30 em Teresina (PI), 15 em João Pessoa (PB), 10 em Natal (RN), 20 em Goiânia (GO), 4 em Fortaleza (CE), 10 em Recife (PE) e 20 no Distrito Federal. 

No início da manhã desta sexta, nove pacientes embarcaram no primeiro voo da FAB, que partiu da Base Aérea de Manaus para Teresina. Os governos federal e do estado não detalharam quantos serão os voos para transferir os pacientes e nem quantos dias esta operação deverá durar.

Do Portal NS/Fonte: G1 AM

Ao menos 5 pessoas morrem e mais de 20 ficam feridas após ônibus tombar em rodovia do oeste da Bahia

Foto: Reprodução/TV Bahia

Foto: Reprodução/TV Bahia

Cinco pessoas morreram e ao menos 21 pessoas ficaram feridas, após um ônibus tombar na madrugada desta sexta-feira (15), na BR-135, na altura da entrada de Barreiras, oeste da Bahia. Entre os mortos estão três homens, uma mulher e uma criança. Dos feridos, 19 foram levados para o Hospital do Oeste, em Barreiras, e dois, que sofreram ferimentos leves, foram para a UPA da cidade. 

Segundo informações da assistência social da unidade, os feridos estão sendo avaliados, para saber quem precisará de cirurgia, mas que nenhum deles corre risco de morte. Outras pessoas que estavam no veículo foram encaminhadas a pousadas da cidade. O ônibus saiu de Valença (PI) e tinha como destino o estado de São Paulo. 

A suspeita da polícia é de que o motorista teria dormido e perdido controle da direção. Um dos passageiros relembrou o momento do acidente. “Só vi quando ele bambeou, aí eu gritei logo. Aí se apavorou todo mundo. Eu tô achando que ele [motorista] cochilou, e a pista estava muito molhada”. O trânsito foi interditado no trecho e desviado para vias laterais. Um guincho foi encaminhado ao local e desvirou o ônibus.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Mulheres são presas após tentarem entrar em presídio de Feira de Santana com drogas na cavidade genital

Foto: Divulgação/Seap

Foto: Divulgação/Seap

Três mulheres foram presas na quinta-feira (14), após serem flagradas tentando entrar no Conjunto Penal de Feira de Santana com drogas escondidas na cavidade genital. 

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), durante a fiscalização realizada no acesso de visitas, imagens produzidas pelo escâner corporal usado na revista despertaram a suspeita nos policiais. 

As mulheres então foram abordadas por policiais femininas da unidade, que fizeram a retirada de pacotes que estavam escondidos dentro das partes íntimas delas. Foram apreendidos pacotes de maconha e cocaína. As mulheres foram presas em flagrante. 

O caso será investigado pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Feira de Santana.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA