SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 9 de janeiro de 2021

Avião com 62 pessoas a bordo cai na Indonésia quatro minutos após decolagem

Avião com 62 pessoas a bordo cai na Indonésia quatro minutos após decolagem
Foto: Wikimedia Commons

Um avião, de modelo Boeing 737-500, caiu na Indonésia, neste sábado (9). Autoridades do país já confirmaram a queda da aeronave da companhia Sriwijaya Air, que tinha 62 pessoas a bordo quando sumiu dos radares, apenas quatro minutos após decolar de Jacarta, capital da Indonésia.

 

Segundo informações do G1, o site especializado FlightRadar24 aponta que o avião fazia o voo 182 e perdeu mais de 10 mil pés de altitude em menos de um minuto enquanto rumava em direção à cidade de Pontianak, na ilha de Bornéu. O desaparecimento ocorreu por volta das 14h40 no horário local, 4h40 no horário de Brasília.

 

Das 62 pessoas a bordo, 12 são tripulantes, conforme disse o ministro dos Transportes da Indonésia, Budi Karya, em entrevista coletiva. De acordo com a publicação, um oficial da agência de resgate local declarou à agência Reuters que equipes encontraram supostos destroços em águas ao norte da cidade, mas ainda não é possível confirmar se elas são do avião desaparecido. O governo enviou um navio de resgate para as operações de busca.


Do Portal Bahia Notícias

Jacuipense busca renovações com Rafael Bastos e Danilo Rios

Jacuipense busca renovações com Rafael Bastos e Danilo Rios
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

A diretoria do Jacuipense está em negociações avançadas para renovar os contratos dos meias Rafael Bastos, de 36 anos, e Danilo Rios, de 32, para a temporada 2021.

 

Ambos disputaram 18 partidas pelo Jacuipense no ano passado. Rafael Bastos marcou três gols e Danilo Rios balançou as redes em uma oportunidade.

 

Danilo se recuperou recentemente de uma lesão no joelho. Ele sofreu o problema na vitória do Jacuipense por 3 a 1 sobre o Imperatriz, no dia 18 de outubro, em Pituaçu, pela Série C.

 

O Jacuipense vai disputar o Campeonato Baiano e a Série C na temporada 2021. O primeiro compromisso é pelo Estadual. A equipe estreia contra o Bahia de Feira, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, no dia 21 de fevereiro.


Do Portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra

Rui diz que tem como meta retomar as aulas na Bahia ainda em janeiro

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Em visita à cidade de Santo Estevão nesta sexta-feira (8), o governador Rui Costa afirmou que pretende anunciar o retorno das aulas presenciais no ensino público e privado ainda neste mês, caso a taxa de contaminação pelo novo coronavírus volte a cair em todo o estado. 

“Inicialmente, eu tinha pensando em voltar em novembro, mas foi justamente nesse mês que houve o crescimento da doença. Cresceu muito até junho e julho; em agosto, setembro e outubro a taxa caiu, em novembro voltou a subir. Aí eu não retornei as aulas, mas temos como meta retornar ainda esse mês”, informou o governador. 

Rui Costa declarou que está aguardando para ver se, em função das comemorações de final de ano, haverá um novo crescimento do número de casos. “Se estabilizar e voltar a cair, a gente deve retomar ainda em janeiro”, revelou. 

Nas últimas 24 horas, a Bahia, registrou mais 2.777 casos de Covid-19, com uma taxa de crescimento de mais 0,5%. No dia 2 de dezembro, o Governo do Estado prorrogou o decreto nº 19.586, que mantém suspensas as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia, até o dia 17 de dezembro. 

O decreto também proíbe a realização de eventos com mais de 200 pessoas, como shows, eventos religiosos, feiras, apresentações circenses, eventos científicos e passeatas.

Do Portal NS/Fonte: Acorda Cidade

Nova União Bahia realiza seminário de aperfeiçoamento técnico em Queimadas

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

O aperfeiçoamento de técnicas de ataque e defesa de jiu-jitsu foi a base principal do seminário realizado pela equipe Vugner Silva Team – Nova União Bahia, na manhã desta sexta-feira (8), na cidade de Queimadas. 

Seguindo as medidas sanitárias para prevenção à Covid-19, a capacitação foi ministrada por Reberthy Rodrigues Sena Marques, o Zóio, a convite do professor Rafael Costa. Durante atividade, que durou cerca de uma hora, foram aperfeiçoadas posições como guarda fechada e guarda aranha, além de técnicas de passagem e finalização. 

Graduado faixa-preta recentemente pelo sensei Herikinho, que coordena as filiais da equipe nas cidades de Santaluz, Queimadas, Nordestina e Camaçari, Reberthy treina desde os 12 anos de idade e possui um currículo recheado de títulos. 

“Foi um evento que trouxe atualizações importantes para o aperfeiçoamento dos atletas, que saíram bem mais motivados e felizes com a chance de se capacitar com Reberthy, que mesmo ainda sendo jovem já tem o conhecimento e o currículo de um atleta experiente”, afirmou Herikinho.

Notícias de Santaluz

Barrocas: Secretária de Saúde informa que atendimento na 'Ala da covid-19' será mantido no município

Desde de dezembro que surgiram boatos sobre o possível fechamento da ala - 
Arquivo: JANV
Em resposta ao questionamento do JNV sobre a possibilidade de fechamento da Ala de Síndrome Gripal, a chamada Ala da Covid-19, na manhã deste sábado (9), a Secretária de Saúde de Barrocas, Myleide Rhavenna, explicou que a Ala não será 'encerrada'. A secretária confirmou que a médica que atendia no local deixou o setor, mas informou que outro profissional será contratado para iniciar o atendimento já na segunda-feira dia (11). 

"A ala covid não foi fechada, nem encerrada, porém a médica pediu pra sair, já estamos providenciando outro para que comece na segunda feira. Mantém a ala no mesmo lugar com 04 leitos acompanhados de monitores e respiradores para casos de necessidade de internamento", garantiu Mylaide Rhavenna, Secretária Municipal de Saúde. 

O município registra três óbitos de pacientes em decorrências da Covid-19- 
Reprodução: PMB
Números da Covid no município: Segundo o Boletim Epidemiológico da sexta-feira dia (8), a Secretaria recebeu 4 resultados do Lacen, todos negativos. Foram coletados mais 07 casos, com isso, o município agora conta com 28 pacientes esperando o resultado (Casos Suspeitos). No dia 6 de janeiro a Secretaria de Saúde informou que Barrocas não contava com nenhum caso ativo. No entanto, não sabemos se a informação contabiliza os pacientes que realizam testes particulares e foram detectados com a covid-19. 

Da Redação JNV - Por Victor Santos / Colaborou Rubenilson Nogueira

Prefeitura de Teofilândia anuncia recuperação da estrada do Povoado do Alecrim no limite territorial com Barrocas

Reprodução:PMT
O prefeito do município de Teofilândia,  Higo Moura (Republicanos), anunciou uma das primeiras ações da sua gestão, a recuperação das estradas vicinais e acessos aos municípios vizinhos. Iniciada na terça-feira (6), a recuperação das vias, busca melhorar o tráfego entre as localidades. 

Pelas redes sociais, foi destacado a recuperação da estrada que liga a sede de Teofilândia ao povoado de Alecrim na divisa com Barrocas, beneficiando diretamente o tráfego para o município vizinho. 

"O que mais ouvimos é moradores reclamando da dificuldade do acesso em vias que não há manutenção, já que com o tempo começa a surgir nas estradas as costelas de vaca, com esta obra a condição da população será melhorada diretamente", afirmou o gestor na página oficial da prefeitura. 

Reprodução: PMT
Segundo a Prefeitura Municipal, essa é apenas uma das estradas que serão recuperadas, já que o município conta com acessos para outros povoados que necessitam de intervenção.

Da Redação JNV por Ana Clara / Colaborou Rubenilson Nogueira

Homem de 99 anos, morador de Serrinha vence a Covid-19 e familiares comemoram com ele a cura da doença

Senhor Salvador e sua neta Briza - Foto: Reprodução

O senhor Salvador, como é conhecido, foi mais um das centenas de pacientes que conseguiram se recuperar da Covid-19, mas no caso dele um 'detalhe' faz essa cura uma verdadeira vitória, ele tem 99 anos de idade. E para comemorar essa conquista, sua filha e a neta, publicaram pelas redes sociais o famoso; "venci o covid", demostrando bastante felicidade com a recuperação do idoso. O seu Salvador. é pai de 6 filhos, 11 netos e 9 bisnetos.

No texto publicado pelo Instagram, a filha Ana Tuy, destaca principalmente a trajetória de garra e firmeza impostas por ele durante o tratamento. Nas palavras ela descreve o senhor com total afeto: "Ele não é de família tradicional, seu sobrenome é Oliveira, nasceu na roça, no Curralinho, levantava as 4:00 horas da madrugada e pedalava até sua padaria, logo após retornava para sua venda no largo do Ginásio, para daí trazer o sustento da sua família... assim era seus dias, homem simples, muito querido pelos alunos do Rubem Nogueira na década de 70/80, fez muitos amigos do DNER também, enfim um homem de valor, desses que a vizinhança não para de bater na sua porta pra saber como ele está, homem digno honesto, generoso, Sr. Salvador, meu pai, um valente que acaba de vencer a COVID com os seus 99 anos! Deus é bom e justo sempre. Te amo velho", escreveu demonstrando orgulho e emoção.

O município de Serrinha, registrou mais 50 novos casos, com 48 curas, com isso chegou ao total de 2.317 curados, com 23 pacientes que evoluíram a óbito. Atualmente Serrinha tem casos ativos.

Da Redação  JNV por Ana Clara / Colaborou Rubenilson Nogueira

Exemplo: Novo prefeito de Teofilândia mantém a distribuição dos Kits de Alimentação Escolar

Foto: Reprodução Prefeitura Municipal de Teofilândia
Já na primeira semana de janeiro, início do novo governo, a Prefeitura de Teofilândia, município localizado no Território do Sisal da Bahia, iniciou a distribuição dos kits de alimentação escolar que contam com: arroz, café, farinha, açúcar, Feijão, Macarrão, Fubá, leite em pó e biscoito cream cracker. A entrega começou na quarta-feira (07), e tem previsão para que seja finalizada a distribuição até o dia 14/01, contemplando as pessoas que ainda não receberam o benefício.
Imagem Reprodução Facebook Prefeitura Municipal de Teofilândia
"Seguindo o ritmo acelerado de trabalho já iniciado na primeira semana da legislatura 2021-2024, a Prefeitura Municipal de Teofilândia iniciou durante esta semana, a entrega do Kit Alimentação do Programa Nacional de Educação Escolar (PNAE), através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e lazer. A Secretaria de Educação dispõe de um cronograma levando em consideração todos os alunos das escolas da rede municipal, tendo como locais de entrega dos kits, o CERLA e o Centro de Educação Infantil Criança Feliz", informou a página oficial do governo municipal.

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira / Com informações da Prefeitura Municipal de Teofilândia

América MG 4 x 0 Vitória - Melhores Momentos

             

Vitória é goleado pelo América-MG e termina rodada como porteiro do Z-4

América-MG e Vitória se enfrentaram na noite deste sábado (9), no Independência, em partida válida pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Leão foi novamente superado fora de casa pelo placar de 4 a 0 e viu a zona de rebaixamento se aproximar ainda mais. 

Os gols da partida foram marcados pelo atacante Rodolfo, pelo zagueiro Messias, que converteu cobrança de pênalti, e por Neto Berola, que marcou duas vezes e fez valer a lei do ex.

Com o resultado, o Vitória manteve os 37 pontos e a 16ª colocação na Série B. O América-MG chegou aos 66 pontos, seguiu na liderança da competição e praticamente garantiu vaga na Série A do Campeonato Brasileiro.

PRIMEIRO TEMPO

Aos dois minutos, Léo Ceará aproveitou jogada em velocidade para finalizar de longe, a bola ficou com o goleiro do América-MG. Aos 11', Rafael Carioca cruzou e após vacilo da defesa mineira, Caíque Souza bateu para o gol e Matheus Cavichioli fez grande defesa.

Aos 19', o América-MG abriu o placar. Após cruzamento de Ademir, Rodolfo escorou de cabeça e a bola estufou a rede do goleiro César. América-MG 1 x 0 Vitória. No minuto seguinte, Felipe Augusto recebeu na entrada da área e finalizou, o goleiro do Vitória defendeu. 

Aos 30', o Vitória tentou jogada pelo meio. Após passe de Rafael Carioca, Lucas Cândido finalizou de longe para a defesa em dois tempos de Cavichioli. Aos 37', Sávio invadiu a área do Vitória e foi derrubado por Guilherme Rend. O árbitro marcou pênalti. Na cobrança, o zagueiro Messias mandou uma bomba e ampliou o marcador. América-MG 2 x 0 Vitória.

SEGUNDO TEMPO

Aos três minutos, Léo Morais tentou cruzamento na área do América, mas acabou saindo pela linha de fundo. Aos oito', Rafael Carioca tentou finalizar, a bola foi fraca e sem perigo. Um minuto depois, Rafael Carioca cruzou e a bola passou pela frente do gol do América-MG.

Aos 13', Caíque Souza bateu de fora e o goleiro Matheus Cavichioli fez a defesa. Aos 14', Sávio arriscou de longe a bola passou com perigo pelo gol de César. Aos 16', Thiago Lopes finalizou de longa distância sem perigo. No minuto 18, Sávio tentou cruzamento e César defendeu.
 
Aos 21', Rafael Carioca chutou de fora e a bola encobriu a meta de Cavichioli. No minuto seguinte, Ademir invadiu a área do Vitória e finalizou, César defendeu em dois tempos. Aos 28', após boa trama do América-MG no ataque, Alê recebeu de frente e chutou para fora.

Aos 31', Rodolfo finalizou de longe e César caiu para fazer boa defesa. Aos 42', Neto Berola aproveitou confusão dentro da área rubro-negra e bateu forte para o fundo da rede. América-MG 3 x 0 Vitória. 

Aos 45', Neto Berola marcou o segundo na partida. Após passe de Gustavinho, Neto Berola emendou uma bomba sem defesas para o goleiro César. Fim de papo.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
AMÉRICA-MG X VITÓRIA-BA

Data e horário: 09/01/2021, às 19h
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
Assistentes: Lilian da Silva Fernandes Bruno- (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)
Cartões Amarelos: Guilherme Rend, Léo Morais (Vitória)
Gols: Rodolfo, Messias, Neto Berola (América-MG)

AMÉRICA-MG (Técnico: Lisca)

Matheus Cavichioli, Daniel Borges, Messias, Anderson Jesus e Sávio;Juninho, Zé Ricardo, Alê (Geovane), Felipe Augusto (Léo Passos), Rodolfo e Ademir (Neto Berola).

VITÓRIA (Técnico: Rodrigo Chagas)

César; Leandro Silva (Léo Morais), João Victor, Wallace Reis e Rafael Carioca (Jordy); Guilherme Rend, Matheus Frizzo, Lucas Cândido (Leocovick) e Thiago Lopes; Ewandro (Caíque Souza) e Léo Ceará    

Do Portal Galáticos Online


Nova gestão de Teofilândia registrou 1 caso positivo da Covid-19 nesta sexta-feira;Município tem 7 casos ativos no momento

Nesta sexta-feira (08), mais um caso com resultado para contaminação pelo novo coronavírus foi registrado no centro de nosso município.

Nenhum relatório de alta foi liberado no dia de hoje.
Neste momento, surgiu mais um caso suspeito, totalizando agora 26 casos sob suspeita.

Nosso município segue com 54 pacientes sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica, com 7 casos ativos e nenhum paciente internado com sintomas graves da doença.
Lembramos a todos a importância de realizarmos a prevenção da transmissão do coronavírus com o uso de máscara de proteção, de álcool em gel e da prática do distanciamento social, para que juntos, possamos vencer a pandemia.


Da Ascom PMS

Motociclista morre após colidir com carro na BR-116, em Serrinha

Um motociclista de 20 anos morreu após colidir frontalmente com um carro modelo Grand Siena, placa PKH-0544, licença de Euclides da Cunha, no fim da tarde da última quinta-feira (7), na BR-116, em Serrinha.

Uma equipe do Samu foi acionada para atender ao acidente registrado próximo ao entroncamento de Lamarão. Ao chegar no local, a equipe encontrou a vítima caída no chão e desacordada.

Os socorristas prestaram os primeiros atendimentos no local e levaram a vítima para o Hospital Municipal, mas o óbito foi confirmado pelos médicos da unidade de saúde horas depois.

A vítima morava no povoado Matão e foi identificada como Rodrigo dos Santos Lima. A dinâmica do acidente não foi informada. 


Do Portal Clériston Silva

CETO apreende quase 2kg de maconha em Serrinha

Gabriel Moreira de Jesus, de 19 anos, foi preso e um adolescente de 17 anos, de iniciais V. F. M. S., foi apreendido em uma ocorrência de tráfico de drogas, em Serrinha, por volta das 9h50 de quinta-feira (7). Ao todo, foram apreendidos 1,7 kg de maconha.

Policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) receberam denúncia de que na Rua Abdon Costa, no bairro do Ginásio, estaria ocorrendo tráfico de drogas. Quando chegaram ao local, os militares se depararam com dois suspeitos que tentaram fugir ao ver os policiais, mas foram abordados.

Foram encontrados dois tabletes de maconha, 14 trouxinhas da mesma droga, uma balança de precisão, um smartphone e uma quantia em dinheiro. Os dois envolvidos foram detidos por tráfico de drogas e conduzidos à Polícia Civil. 

Do Portal Clériston Silva


Homem agride primo com golpe de foice na cabeça em Serrinha

Adnoelson Santos da Silva, de 30 anos, ficou ferido após ter sido agredido na cabeça com um golpe de foice pelo primo, de 24 anos, na noite de quinta-feira (7), no povoado Campo Redondo, zona rural de Serrinha. 

De acordo com as informações colhidas pela reportagem do Portal Clériston Silva, depois de ferir o primo, o autor fugir. A equipe médica constatou a lesão à vítima como ferimento grave.

Segundo o registro, uma equipe da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) foi acionada por volta das 20h para comparecer ao povoado, para atender a uma ocorrência de agressão. Assim que os agentes chegaram ao local, foram informados por familiares da vítima de que Lucas dos Santos Lima, depois de ferir o primo, havia fugido a pé pela mata. A equipe da CETO realizou diligências pela comunidade, porém não o localizou.

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) socorreu a vítima e a levou ao pronto-socorro do Hospital Municipal. Após receber os primeiros atendimentos, o homem foi transferido para outra unidade de saúde. A ocorrência foi registrada como tentativa de homicídio. A motivação ainda não foi revelada.

Tentativa de homicídio ocorreu no povoado Campo Redondo

Do Portal Clériston Silva


Suspeito é morto em ação da PM no bairro Patos, em Teofilândia

Um homem morreu durante uma ação da Polícia Militar na tarde desta sexta-feira (8), por volta das 17h30, no bairro Patos, em Teofilândia. Segundo apurou o PCS, houve troca de tiros.

O suspeito foi identificado como Flávio Meireles Oliveira. De acordo com informações, militares do 4º Pelotão receberam uma denúncia que havia um homem armado nas proximidades da sede do sindicato rural.

Quando os policiais chegaram ao local foram recebidos a tiros. Então, os PMs revidaram os disparos atingindo o suspeito na região do abdômen. 

Flávio chegou a ser socorrido ao Hospital Municipal Waldemar Ferreira de Araújo, mas não resistiu aos ferimentos.

Com o suspeito foi encontrado um revólver calibre 38 com três munições deflagradas e uma picotada. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Judiciária. *Com informações do repórter Reny Maia



Do Portal Clériston Silva

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Araci: Com salários atrasados, professores não têm previsão de quando devem receber

Araci: Com salários atrasados, professores não têm previsão de quando devem receber
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Os professores da rede municipal de ensino da cidade de Araci, na região do Sisal, têm enfrentando problemas para receber o salário referente ao mês de dezembro, os valores retroativos e o terço de férias referente ao ano de 2020. Mesmo com a angústia dos servidores, de acordo com o secretário municipal de Educação, não há previsão de uma data para o recebimento dos vencimentos. 

 

De acordo com o relato de uma professora que não quis se identificar, o descaso com a educação no município é antigo. Há mais de 15 anos lecionando na cidade, ela diz não se surpreender com o abandono. “Nosso pagamento de dezembro não foi pago, o antigo gestor já entregou a prefeitura e não temos respostas. Na quinta-feira passada ele disse que a folha já estava no banco, mas só seria pago na segunda-feira (4) quando o banco voltaria a funcionar, mas não há nada no banco. A APLB [Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia] joga para o Bradesco, o banco joga para a prefeitura e nós [seguimos] sem salário”, contou. 

 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-BA), Rui Oliveira, disse que o sindicato terá de tomar medidas rígidas para contornar a situação. “Os trabalhadores da educação não podem ficar esperando, já estamos quase no dia 10. Então vou mandar mais uma vez um documento exigindo respostas por que as pessoas não podem ficar sem receber. Estou tomando providências com o Ministério Público, denunciando para ver com vão fazer, também vou buscar o Tribunal de Contas dos Municípios”, disse Oliveira.  

 

Ao Bahia Notícias, o secretário municipal de Educação, Anastácio Oliveira, explicou que um problema burocrático está impedido o pagamento dos servidores. “Com essa mudança de gestão, tem que fazer uma assinatura digital no banco para fazer a liberação, foi feito o registro da ata em cartório como o banco exige tanto do novo prefeito quanto do novo secretário, já foi enviada toda essa documentação exigida pelo banco e estamos dependendo na verdade da senha por parte da instituição financeira”, disse.  

 

Ainda de acordo com o secretário o banco não deu um prazo para finalizar o procedimento. “Eles informaram que depois que eles recebem, enviam para a central e depois eles fazem a devolução. Só estamos aguardando a senha. O dinheiro está em conta”, disse. 

 

A reportagem do Bahia Notícias tentou por dois dias contato com a prefeita Keinha (PDT), que no mandato anterior era vice do gestor, para repercutir a situação e ouvir quais medidas administrativas poderiam ser tomadas para que os professores tivessem acesso aos vencimentos, mas não obtivemos retorno. 


Do Portal Bahia Notícias/por Vitor Castro

Homem de 68 anos é flagrado em carro com apenas dois pneus: 'Pressa para compromisso'

Homem de 68 anos é flagrado em carro com apenas dois pneus: 'Pressa para compromisso'
Foto: Reprodução / G1

Um homem de 68 anos foi flagrado dirigindo um veículo com apenas dois pneus na cidade de Boa Vista, capital de Roraima, na manhã desta quinta-feira (7). De acordo com registro do G1, ele chegou a se deslocar por 5km e em seguida foi abordado por policiais militares. 

 

Aos PMs o aposentou justificou que estava com “pressa para um compromisso”. Ele contou que que o pneu dianteiro bateu em um canteiro enquanto ele fazia uma conversão e estouraram os pneus dianteiro e traseiro do lado direito do carro. Disse ainda que achava que não seria preciso trocar os pneus para chegar ao seu compromisso.

 

Segundo a PM, o aposentado não estava bêbado e não causou nenhum acidente durante o percurso sem os dois pneus. Não havia nem mesmo marcas que indicassem colisão no veículo.

 

Após uma busca no carro, o condutor foi liberado e o veículo mantido sob os cuidados dele, informou a PM.


Do Portal Bahia Notícias

Morre jornalista Gabriela Rossi, vítima de câncer

Morre jornalista Gabriela Rossi, vítima de câncer
Foto: Reprodução / Sinjorba

Morreu nesta sexta-feira (8) a jornalista Gabriela Rossi, vítima de câncer. A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba).

 

Atualmente, Gabriela atuava como assessora de comunicação da Fundação José Silveira. Ela teve uma passagem pelo jornal Correio, de onde foi subeditora do caderno Bazar. A jornalista era formada pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBa).

 

O corpo será velado neste sábado (9), a partir das 7h, com cremação às 10h.

 

“O jornalismo baiano perde hoje uma capacidade ímpar de sensibilidade e dedicação. Os amigos perdem um exemplo de acolhimento e afeto. Todos sabemos, entretanto, que, por toda luz que foi capaz de criar e compartilhar aqui, sua jornada seguirá iluminada e iluminando os novos caminhos a serem percorridos”, escreveu o Sinjorba, em nota.


Do Portal Bahia Notícias

Prazo para justificar voto das eleições 2020 termina na próxima quarta-feira

Prazo para justificar voto das eleições 2020 termina na próxima quarta-feira
Foto: Fábio Pozzebom / Agência Brasil

Quem não votou no primeiro turno das eleições de 2020 tem até a próxima quinta-feira (14) para justificar a ausência. Já o prazo para quem se ausentou no segundo turno termina no dia 28 deste mês. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia, a justificativa vale somente para o turno que o eleitor não votou. Ou seja, quem deixou de votar nos dois turnos terá que justificar as duas ausências separadamente.

 

Para justificar, o eleitor deve acessar o aplicativo e-Título ou o site Sistema Justifica (veja aqui). É necessário anexar a documentação que comprove o motivo da ausência. Também é possível enviar os documentos pelo Correio, endereçado ao juiz da zona eleitoral que é inscrito. 

 

No Sistema Justifica é preciso preencher um formulário com os dados pessoais, declarar o motivo da ausência e anexar comprovante do impedimento para votar. O eleitor deve receber um protocolo para acompanhar o requerimento, que será encaminhado para exame pelo juiz competente. Se a justificativa for acolhida, o eleitor será notificado da decisão.

 

O eleitor que não justificar dentro do prazo terá que pagar multa para regularizar a situação. Enquanto estiver em débito com a Justiça Eleitoral, não poderá tirar ou renovar passaporte, receber salário ou proventos de função em emprego público, prestar concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras consequências.

 

Caso haja ausência não justificada e multa não quitada em três eleições seguidas, o eleitor pode ter a inscrição cancelada. A regra não se aplica aos grupos que tem voto alternativo: analfabetos, pessoas entre 16 e 18 anos, maiores de 70 anos e pessoas com deficiência física ou mental que impossibilite o voto.


Do Portal Bahia Notícias

Homem morre em hospital após cair do primeiro andar de casa em Santaluz

Foto: Redes Sociais

Homem foi levado para hospital após cair do primeiro andar de casa em Santaluz | Foto: Redes Sociais

Daislan de Sena Cunha, de 39 anos, morreu após dar entrada no hospital de Santaluz, região sisaleira da Bahia, na noite desta sexta-feira (8). 

De acordo com informações da Polícia Militar, o homem foi levado para a unidade depois de cair do primeiro andar de uma residência localizada em frente ao Tanque Grande, na área central da cidade. 

Conforme a PM, uma guarnição chegou ao local após ser informada que o homem havia surtado e estava ameaçando os pais com uma faca. Quando os policiais entraram no imóvel perceberam que o homem tinha caído da sacada. A polícia não soube informar se a queda foi acidental. 

O corpo vai ser encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha, que deve atestar a causa da morte. 

Daislan foi detido na última quarta-feira (6) após descumprir uma medida protetiva contra a ex-companheira. Na ocasião, ele prestou depoimento e foi liberado.

Notícias de Santaluz

Homem é golpeado com foice em tentativa de homicídio em Serrinha

Foto: Divulgação


Por volta das 20:00 horas da última quinta- feira (7), o Cicom acionou a guarnição da CETO para atendimento e apoio à guarnição do SAMU, numa possível tentativa de homicídio no Povoado de Campo Redondo, em Serrinha.

Efetuado imediatamente o deslocamento, e confirmada a denúncia, encontraram a vitima, um homem de 30 anos, ao solo, com lesões na cabeça provocadas por arma branca, tipo foice, em estado considerado grave, ao qual foi prestado o devido socorro ao Hospital Municipal de Serrinha.

Após esse apoio, realizaram uma varredura visando localização do acusado, sem sucesso. Em contato com os familiares, ademais, estes foram orientados a registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia.

Do Portal Ailton Pimentel/Fonte: ASCOM / 16º BPM

Bahia contrata meia Bruno Camilo, do Juventude; atleta reforça equipe de transição

O Bahia fechou a contratação do meio-campista Bruno Camilo. O atleta estava no Juventude e chega no CT Evaristo de Macedo para reforçar a equipe de transição, que vai disputar o Campeonato Baiano de 2021. 

A informação foi inicialmente divulgada pelo repórter da Rádio Caxias, Bruno Mucke, e confirmada pelo Galáticos Online.

Bruno Henrique Camilo de Oliveira foi revelado pelas divisões de base do Juventude. O atleta de 22 anos foi emprestado ao Lajeadense em 2019. Nesta temporada, ele disputou o Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Em 13 partidas, o meia marcou um gol. 

Nos últimos dias, o Bahia contratou por empréstimo do atacante Chrystian, do Joinville. O clube também fechou com o lateral-esquerdo Felipinho, que se destacou no Campeonato Baiano de 2020 pelo Atlético de Alagoinhas. 

O estadual está previsto para acontecer a partir do dia 21 de fevereiro. Na estreia, o Bahia enfrenta a equipe da Juazeirense.

Do Portal Galáticos Online


Bolsonaro assina decreto que reabre crédito de quase R$ 20 bilhões para compra de vacinas

Foto: Freepik

Foto: Freepik

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (7) um decreto que reabre a liberação de crédito extraordinário de R$ 19,9 bilhões para custear vacinação da população contra a Covid-19. O valor já estava previsto em uma Medida Provisória (MP) editada em 17 de dezembro, no fim do exercício financeiro. Em razão do pouco tempo para aplicação do dinheiro até o fim do ano passado, explicou o governo, o decreto reabrindo o crédito foi necessário.

“O decreto visa a garantia e a disponibilidade de recursos financeiros para ações necessárias à produção de vacina segura e eficaz na imunização da população brasileira contra a Covid-19”, disse a Secretaria-Geral da Presidência da República, em nota. “Vale ressaltar que a medida possui previsão constitucional, sendo exceção à regra do teto de gastos, e que parte do dinheiro já foi utilizado na compra de insumos, como seringas e agulhas”, acrescentou o órgão.

Segundo a Agência Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) teve mais uma série de reuniões nesta quinta com laboratórios produtores de vacinas. A autarquia, no entanto, informou que ainda não recebeu nenhum pedido de uso emergencial ou de registro definitivo de vacinas contra o coronavírus no Brasil. As reuniões foram de troca de informações, orientações e esclarecimentos de questões técnicas, segundo explicou a Anvisa. O Brasil ultrapassou nesta quinta a marca de 200 mil mortes por Covid-19.

Do Portal NS

Detectado em Salvador 1º caso de reinfecção do coronavírus com mutação achada na África do Sul

Foto: Freepik

Foto: Freepik

Uma mulher de Salvador foi identificada como o primeiro caso do Brasil de reinfecção com uma mutação do coronavírus encontrada inicialmente na África do Sul. Assim como a nova cepa do Reino Unido, essa tem gerado preocupação. 

De acordo com reportagem de O Globo, a linhagem com a mutação identificada na paciente de Salvador é a mesma identificada pela primeira vez no estado do Rio de Janeiro, cuja descoberta foi anunciada em dezembro. A linhagem brasileira e a sul-africana são diferentes, mas compartilham a mutação E484K. 

Cientistas estão analisando os aspectos e características da mutação. Mas tem trabalhado com a possibilidade de que ela torne o vírus mais transmissível. Essa mesma mutação afeta também a região do vírus alvo da maioria das vacinas, destaca a reportagem. E por isso o fato preocupa. Vale lembrar que as informações sobre a mutação ainda são preliminares e há muita especulação. 

Não existe por enquanto nenhuma evidência de que ela afeta a eficácia dos imunizantes. Uma outra mutação da linhagem encontrada no Reino Unido e que já se espalhou por mais de 30 países atinge a mesma região do coronavírus. O estudo foi liderado por Bruno Solano, do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa (IDOR) e do Hospital São Rafael, em Salvador. A pesquisa foi submetido à revista Lancet.

Do Portal NS

Planalto decreta sigilo de cem anos para cartão de vacinação de Bolsonaro

Bolsonaro durante lançamento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 | Foto: Isac Nóbrega/PR

Bolsonaro durante lançamento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 | Foto: Isac Nóbrega/PR

O Palácio do Planalto impôs sigilo de até cem anos ao cartão de vacinação de Jair Bolsonaro. Com a medida, nenhuma informação sobre doses de vacinas que o presidente recebeu poderá vir a público por um século. 

A decretação do sigilo foi informada à coluna do jornalista Guilherme Amado, da revista Época, que solicitou o cartão de vacinação por meio de Lei de Acesso à Informação. A Presidência justificou que os dados “dizem respeito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem” do presidente e colocou sigilo de até cem anos ao material. 

A medida chama atenção porque Bolsonaro atacou, diversas vezes, a imunização contra a Covid-19 e disse que não tomará a vacina. Em narrativa que minimiza a importância da vacinação, o presidente afirmou que ela não seria obrigatória no país, entendimento posteriormente contestado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

Ele também deu sobre o assunto baseadas em teorias conspiracionistas e sem amparo na ciência, como quando sugeriu que a vacina poderia transformar pessoas em jacarés por causa de eventuais efeitos colaterais. “Lá no contrato da Pfizer, está bem claro: ‘Nós não nos responsabilizamos por qualquer efeito colateral. Se você virar um chimpan…, um jacaré, é problema seu”. 

Em maio do ano passado, o Planalto travou mais uma batalha contra a transparência em relação à saúde do presidente. Os resultados de exames de Bolsonaro para Covid só vieram a público após decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do STF.

Do Portal NS

Cofres cheios: Prefeituras iniciam 2021 recebendo FPM 53,83% maior em relação ao mesmo período do ano passado

Foto: Freepik

Foto: Freepik

O primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 2021 foi feito nesta sexta-feira (8). Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), foram repassados aos cofres municipais R$ 5,4 bilhões, valor nunca antes visto, desde 2003, quando a entidade lançou a série de levantamentos mensais do fundo. Os números são divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Mesmo com a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a transferência representa um crescimento de 53,83% em relação ao mesmo período do ano passado – dados da CNM mostram que, em janeiro de 2020, as prefeituras receberam R$ 3,5 bilhões na primeira transferência do mês.

Nesta sexta-feira, 8 de janeiro de 2021, por exemplo, o repasse do FPM à Prefeitura de Santaluz somou R$ 1,454 milhão. Enquanto que, no mesmo período do ano passado, o repasse foi de R$ 945 mil. O FPM é uma transferência redistributiva, paga pela União a todos os municípios do país.

Como é de livre execução e aplicação em qualquer atividade pública, o FPM pode ser usado para pagamentos de diversas ações e serviços essenciais das prefeituras como por exemplo: salários de servidores, repassar o duodécimo para Câmara, quitar dívidas com fornecedores, recolher contribuição previdenciária e manter as despesas de custeio e manutenção da estrutura física das escolas, hospitais e prédios públicos.

Notícias de Santaluz

Santaluz confirma uma morte e mais 133 novos casos de coronavírus

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

A Secretaria de Saúde de Santaluz confirmou nesta sexta-feira (8) mais uma morte por complicações da Covid-19. 

De acordo com o boletim epidemiológico, a vítima é um homem de 85 anos e o óbito ocorreu no último domingo, dia 3 de janeiro. Com isso, o total de mortes pelo coronavírus na cidade chega a 14. 

Também foram confirmados mais 133 novos casos da doença, chegando ao total de 1.129 diagnósticos positivos desde o começo da pandemia. Há ainda 180 casos ativos. O município não divulgava novos dados sobre a doença desde o dia 2 de janeiro. A Secretaria de Saúde não informou o motivo da falta de atualização.

Notícias de Santaluz

Jovem fica ferido após ser agredido com machado por adolescente em Santaluz

Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

Gledson dos Santos Salomé, de 27 anos, ficou ferido após ser agredido por um adolescente de 17 anos com golpes de machado, na tarde desta sexta-feira (8), na localidade conhecida como Invasão do Açude Alegreto, em Santaluz, região sisaleira da Bahia. 

De acordo com informações da Polícia Militar, o jovem sofreu ferimentos na cabeça e nas costas. Ele foi socorrido e levado para o hospital da cidade, onde ficou internado em observação. O estado de saúde dele é desconhecido. 

Depois de ser acionada, uma guarnição da PM foi até o local e apreendeu o adolescente. O machado que teria sido usado para agredir a vítima também foi encontrado pelos policiais. O menor, acompanhado pela mãe, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis.

Notícias de Santaluz