SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 15 de maio de 2021

Sintomas de covid-19 em crianças podem ser graves

Ao contrário do que se acreditava no início da pandemia, crianças adoecem de covid-19 e podem sofrer sintomas severos, que se parecem com viroses.

No Brasil, cerca de mil crianças e jovens morreram em decorrência de covid-19 desde o início da pandemia, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Covid-19 tem sintomas diferentes em crianças

Um novo estudo confirma que os sintomas da contaminação por covid-19, em crianças, podem ser bem diferentes dos sinais da doença em adultos.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) e do Instituto Adolfo Lutz provaram que crianças saudáveis, infectadas pela covid-19, podem apresentar lesões fora do pulmão.

Uma delas é a miocardite, inflamação no músculo do coração que pode causar de arritmia à morte súbita. A outra é a colite, inflamação do cólon intestinal.

Em geral, essa forma atípica de covid-19 é chamada síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica. Existem registros dos sintomas decorrentes de covid-19 também em crianças na Itália e na Inglaterra.

Covid-19 em crianças preocupa o mundo

O Canadá anunciou nesta quarta-feira, 5, que vai imunizar crianças a partir de 12  anos. É a primeira vez que um país concede autorização para uma faixa tão jovem.

Segundo o Health Canada, órgão responsável pela saúde pública, 20% dos infectados por covid-19 tem menos de 19 anos no país.

A única vacina certificada para o uso em crianças e adolescentes é a da Pfizer. A empresa espera, até a semana que vem, o sinal verde do governo dos EUA para que suas crianças possam receber a imunização.

Artigo publicado recentemente na revista “Nature” mostra que a revisão de estudos com pacientes que tiveram covid-19 aponta para a presença da síndrome “afetando desproporcionalmente crianças e adolescentes de etnia africana, afro-caribenha ou hispânica”.

Sintomas em crianças podem confundir

A pesquisa brasileira sobre os sintomas de covid-19 em crianças foi publicada pela revista “The Lancet”.

O estudo destaca sintomas que podem ser confundidos com outras doenças infantis, as infecções chamadas de viroses.

“É importante que os pediatras atentem para essas possíveis manifestações clínicas diferentes de covid-19 em crianças e adolescentes para que a infecção seja diagnosticada e tratada mais rapidamente”, disse a autora do estudo e professora da USP Marisa Dolhnikoff à Agência Fapesp, patrocinadora do estudo realizado em São Paulo.

Sinais da síndrome pediátrica

  • Febre
  • Diarreia
  • Dor abdominal
  • Erupções na pele
  • Irritação das mucosas
  • Inchaço de pés e mãos
  • Dor de cabeça
  • Sintomas cardíacos

Do Portal O Especialista/Por Ana Weiss/Fontes: Agência Fapesp, Sociedade Brasileira de Pediatria/Foto: Getty Images


Nenhum comentário: