SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 19 de dezembro de 2020

PSG anuncia que Neymar não joga mais em 2020

PSG anuncia que Neymar não joga mais em 2020
Foto: Getty Images / Divulgação / PSG

O PSG anunciou neste sábado (19) que o atacante Neymar não joga mais em 2020. O clube francês não deu uma data oficial, mas a expectativa é que o brasileiro volte aos gramados no dia 6 de janeiro no duelo diante do Saint-Étienne, primeiro jogo da equipe de Paris em 2021, pelo Campeonato Francês. Ele sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo.

 

Neymar vinha fazendo um bom início de temporada e disputou 12 das 21 partidas do PSG. O camisa 10 marcou nove gols e deu cinco assistências.

 

Sem Neymar, o PSG encara o Lille neste domingo (20), às 17h no horário de Brasília, fora de casa, pela 16ª rodada do Francês. Depois, na quarta-feira (23), no mesmo horário, a equipe fará seu último jogo do ano, contra o Strasbourg, nos seus domínios, pela 17ª jornada. O time de Paris é o segundo colocado na tabela de classificação com 31 pontos.


Do Portal Bahia Notícias

Rossi é multado pelo Bahia após expulsão por gesto obsceno na Argentina

Rossi é multado pelo Bahia após expulsão por gesto obsceno na Argentina
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

O atacante Rossi foi multado pelo Bahia por ter feito gesto obsceno que causou sua expulsão na derrota para o Defensa y Justicia por 1 a 0. O jogo aconteceu na última quarta-feira (16), pelo duelo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana, na Argentina.

 

Segundo apuração do Bahia Notícias, o atacante considerou o procedimento justo e prometeu compensar o erro com dedicação em campo, algo que ele também admitiu estar devendo. Além disso, ele também pediu desculpas ao elenco e comissão técnica do Tricolor.

 

O Bahia volta ao gramado neste domingo (20), às 18h15, para encarar o Flamengo, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor é apenas o 16º colocado na tabela com 28 pontos, três a mais da zona de rebaixamento. Já o Rubro-Negro carioca é o terceiro com 45.


Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama / Leandro Aragão

Sobe para 15 número de mortos pela chuva em Santa Catarina

Sobe para 15 número de mortos pela chuva em Santa Catarina
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de SC

Chegou a 15 o número de mortes causadas pelas enxurradas no vale do Itajaí, em Santa Catarina, após as fortes chuvas que caíram pelo estado desde a madrugada de quinta-feira (17).

A informação foi confirmada neste sábado (19) pela Defesa Civil, em boletim divulgado por volta de 11h. A nova vítima é de Rio do Sul, cidade que agora soma dois óbitos e 21 desabrigados pela tragédia.

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, decretou estado de calamidade pública no município por conta dos estragos.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobrevoaria a região do vale do Itajaí ainda neste sábado.

O município mais atingido pela enxurrada é Presidente Getúlio, que soma 12 óbitos, 7 desaparecidos, 147 desabrigados, 137 desalojados e mais 1,6 mil pessoas afetadas.

Segundo a Defesa Civil do estado, só em Presidente Getúlio, foram registrados 120 mm de chuva em apenas seis horas --pouco menos do que o previsto para o mês todo.

A outra morte foi na cidade de Ibirama, que ainda teve mais 64 desalojados e 16 desabrigados.

Pelo menos mais 12 municípios foram afetados de alguma forma pela enxurrada. Em Aurora, ocorreram alagamentos em diversos pontos da cidade, transbordamento de lagoas e inundação de residências.

Já em Apiúna, os danos foram em estruturas públicas, pontilhões e ruas. Em Palhoça, foram 60 ocorrências, 8 deslizamentos, 5 casas interditadas e diversas ruas inundadas.

De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, o tempo continua instável no estado.

Existe o risco de temporais localizados com acumulado significativo de chuva em curto intervalo de tempo, raios, intensas rajadas de vento e granizo.

No Oeste do estado, o esperado é uma condição de acumulado de chuva em torno de 100 mm durante todo o fim de semana.


Do Portal Bahia Notícias/por Diego Garcia | Folhapress

Homem é preso suspeito de abusar sexualmente de quatro crianças em Araci

Um homem de 27 anos investigado por abusar sexualmente de quatro crianças, nos povoados Barreira e Ribeira, teve o mandado de prisão cumprido por policiais da Delegacia Territorial (DT) de Araci, na quinta-feira (17).

O titular da unidade, delegado Thiago Pessoa, explicou que foram apuradas informações e coletadas provas para que fosse solicitada a ordem judicial contra o suspeito. "Fizemos um trabalho detalhado e com bastante materialidade", disse.

De acordo com a investigação, as vítimas eram abusadas enquanto dormiam. "Ele também oferecia dinheiro às crianças", completou o delegado. O caso chegou a unidade por meio de uma denúncia do Conselho Tutelar.

O suspeito já está à disposição da Vara Criminal. O titular da DT de Araci ainda afirmou que novas ações e investigações estão em andamento, com o objetivo de combater esses crimes.

Do Portal Clériston Silva


China diz que vacinou 1 milhão de pessoas contra Covid-19 e não detectou reação adversa

Foto: AP Photo/Ted S. Warren

Foto: AP Photo/Ted S. Warren

O oficial da Comissão Nacional de Saúde da China (NHC), que comanda o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 no país, Zheng Zhongwei, disse neste sábado (19) que o país já vacinou mais de 1 milhão de pessoas com doses de emergência e que “nenhuma reação adversa séria” foi detectada, conforme informações do portal G1. 

“Para as vacinas em que estamos avançando muito rapidamente, o número de casos necessários para o estágio intermediário dos testes clínicos de fase 3 já foi obtido”, disse Zheng. Os dados das aplicações, feitas em grupos de alto risco, foram encaminhados ao órgão regulador local para análise. Até fevereiro de 2021, a China planeja vacinar até 50 milhões de pessoas. 

A capital, Pequim, deverá distribuir cerca de 100 milhões de doses feitas pela Sinopharm e pela Sinovac, esta última também em testes e desenvolvimento no Brasil em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. Uma vacina do laboratório CanSino Biologics Inc também já foi aprovada para uso emergencial na China, mas estará restrita aos militares.

Do Portal NS

Isolamento cai ao menor nível desde o início da pandemia, diz Datafolha

 Movimento na Rua 25 de Março e Ladeira Porto Geral, em SP, no último fim de semana antes do Natal . Foto Paulo Pinto/FotosPublicas

Movimento na Rua 25 de Março e Ladeira Porto Geral, em SP, no último fim de semana antes do Natal | Foto Paulo Pinto/FotosPublicas

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” apontou que o número de pessoas em isolamento recuou ao menor nível desde o início da pandemia. O instituto começou a fazer o levantamento em abril. 

Segundo a pesquisa, em dezembro, 7% dos brasileiros disseram que estão vivendo normalmente, sem mudar nada nas suas rotinas. Na pesquisa feita entre os dias 1º e 3 de abril, este percentual era de 4%. 

Já a parcela dos entrevistados que afirmou que está tomando cuidado, mas que sai de casa para trabalhar ou fazer outras atividades foi de 54% neste mês, contra 24% em abril. Os que estão completamente isolados correspondem a 5% dos entrevistados. O recorde foi no 17 de abril, com um percentual de 21%. Já as pessoas que só saem de casa quando é inevitável são 34%, contra 54% no início de abril. 

Segundo o Datafolha, os níveis de isolamento começaram a cair a partir de maio. Ainda segundo a pesquisa, 88% dos entrevistados afirmam que sempre saem de casa com máscara. Outros 8% dizem que usam máscaras somente às vezes, e 2%, raramente. 

Segundo o G1, a Pesquisa Datafolha foi feita por telefone celular com 2.016 brasileiros adultos, entre os dias 8 e 10 de dezembro em todas as regiões e estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Do Portal NS

Bahia registra 3.920 casos da Covid-19 em 24h; taxa de ocupação na UTI é de 75%

Foto: Elói Corrêa/Governo da Bahia

Foto: Elói Corrêa/Governo da Bahia

A Bahia registrou 3.920 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h, segundo dados divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), na tarde deste sábado (19).

De acordo com a secretaria, a taxa de crescimento no número de casos foi 0,8% e a de recuperados 0,9%. O boletim epidemiológico ainda contabiliza 29 óbitos, que ocorreram em datas diferentes. O número total de mortes, desde o início da pandemia, é 8.777 o que representa uma letalidade de 1,88%.

Segundo a Sesab, são 468.003 casos confirmados desde que a pandemia começou. Desses, 446.908 já são considerados recuperados,12.318 encontram-se ativos.

A secretaria informou que 56,51% das mortes ocorreram no sexo masculino e 43,49% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,81% corresponderam a parda, seguidos por branca com 18,50%, preta com 14,78%, amarela com 0,67%, indígena com 0,13% e não há informação em 11,11% dos óbitos.

O percentual de casos com comorbidade foi de 71,46%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,39%).

O boletim completo está disponível no site da Secretaria de Saúde e também em uma plataforma disponibilizada pela Sesab.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Santaluz registra uma cura e treze novos casos de Covid em 24h

Foto: Freepik

Foto: Freepik

Mais uma cura clínica de paciente diagnosticado com Covid-19 foi registrada nas últimas 24h em Santaluz, chegando ao total de 747 pessoas recuperadas, segundo boletim divulgado pela secretaria de Saúde da cidade. Trata-se de uma mulher de 23 anos. 

Foram confirmados treze novos casos da doença. Trata-se de seis pacientes do sexo masculino e sete do sexo feminino, com idade entre 05 e 51 anos, residentes no centro da cidade (5), nos bairros Castro Alves (3), Jardim Luzense (2), Manoel Lima (1), Jorge Vilas Boas (1) e no povoado Novo Horizonte (1). 

Com a atualização, o município passa a contabilizar 884 diagnósticos positivos de Covid-19 desde o começo da pandemia. A taxa de cura é de 84,5%. Há 124 casos ativos da doença e 127 suspeitas em investigação na cidade.

Notícias de Santaluz

Policiais do 16º Batalhão de Polícia Militar recebem moção de aplausos da Câmara de Vereadores de Serrinha

Foto: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (18), policiais do 16° Batalhão de Polícia Militar, que se destacaram na prestação de serviços no âmbito interno e externo à corporação no ano 2020, receberam, no Fórum da Comarca de Serrinha, moções de aplausos da Câmara de Vereadores do município, representada pelo seu presidente, Subtenente Jean, pelo vereador Laedson Santiago, pelo vereador Zé Raimundo da Ambulância e pelo vereador Zé do Sedex do Ovo.

Durante a cerimônia, 12 (doze) policiais militares, entre oficiais e praças, foram agraciados, sendo 3 (três) profissionais que atuam na atividade operacional; 4 (quatro), no serviço administrativo; além de 3 (três) que prestam serviços comunitários e 2 (dois) que desempenham funções de comando, os quais se destacaram ao atuar com primor nas suas respectivas funções no ano 2020.

O Subtenente PM Jean, que recebeu o Prêmio de Amigo da PM, parabenizou o comando da Unidade e todos os policiais militares que têm se esforçado para desempenhar um serviço de excelência, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária e com menos violência.

1º Ten Emmanuel Carvalho e Vereador Raimundo da Ambulância

Os agraciados foram o Ten Cel PM GILSON PAIXÃO SILVA SANTOS (Moção de Aplausos); Cap PM LUCIANO ARAÚJO LIMA (Moção de Aplausos); 1º Ten PM RAFAEL SANTANA DOS SANTOS (Moção de Aplausos e Título de Cidadania); 1º Ten PM EMMANUEL CARVALHO BISPO (Moção de Aplausos); Cb PM GENIVALDO OLIVEIRA DE SANTANA (Moção de Aplausos); Sd 1ª Cl PM DARLON DE SOUZA SANTOS (Título de Cidadania).

O 16° Batalhão de Polícia Militar tem sido reconhecido pelos excelentes serviços prestados em Serrinha e em toda a região do sisal e, com isso, revela o grande potencial de seus colaboradores, que têm, de fato, servido à sociedade com muita dedicação.

Parabéns a todos os agraciados!

Do Portal Ailton Pimentel

16º Batalhão de Polícia Militar premia os policiais militares destaque em 2020

Fotos: Adryano Ferreira

O 16° BPM realizou, na manhã desta sexta-feira (18/12), a cerimônia de agraciamento dos policiais militares que se destacaram na prestação de serviços no âmbito interno e externo no ano de 2020, materializada através do Prêmio Policial Militar Destaque/Prêmio Batalhão Carcará, criado neste ano, que trilha pelas iniciativas de valorização de ações e serviço destacadamente relevantes à sociedade. 

Sua implantação traduz o fortalecimento da imagem institucional, a ampliação da responsabilidade social e o respeito aos direitos humanos, a elevação da qualidade dos serviços da polícia ostensiva, o fomento da filosofia de policiamento comunitário e a modernização do modelo de gestão, imprescindíveis para pleitear a excelência na prestação de nossos serviços. 

Os premiados, dessa forma, foram avaliados criteriosamente por uma comissão formada pelos três Majores da Unidade, e ao final, foram chancelados pelo Comandante, tendo direito a certificado, medalha, folga e elogio.

O Capitão PM LUCIANO ARAÚJO, idealizador do projeto de sua criação, iniciou as falas, realizando sua apresentação e ressaltando o sucesso que o Batalhão tem alcançado diariamente através de suas ações operacionais, administrativas e sociocomunitárias. O Tenente Coronel Gilson Paixão, por sua vez, tratou da nossa responsabilidade profissional junto à sociedade, bem como sobre as ações, sobretudo, no campo social. Destacou, também, a importância da implantação do Sistema de Colégios da Polícia Militar e as inserções no Plano Estratégico, a fim de melhorar nossa gestão. "Gostaria de agradecer aos agraciados. Continuem mostrando aos demais o seu exemplo. Tudo o que é bom devemos aprender e apreender, pois isso é o que faz a diferença na sociedade", finalizou o comandante.

As categorias participantes e os vencedores do Prêmio foram:

ADMINISTRAÇÃO – Tenente PM RUTEMBERG BORGES (oficial); Sargento PM THIAGO MUNIZ DO PRADO MARTINS (praça masculino) e Subtenente PM ELISÂNGELA BATISTA BARROS (praça feminino). 

 SERVIÇO OPERACIONAL – Tenente PM LAERTH LOPES ALVES (oficial); Subtenente PM AREONILDO JOSÉ DA SILVA LIMA (Graduado); Soldado PM JESSE JAMES (praça masculino); Soldada PM INGRID BRITO DE ARAÚJO (praça feminino).

SERVIÇO COMUNITÁRIO – Capitão PM LUCIANO ARAÚJO LIMA (oficial); Soldado PM HERIK REIS (praça masculino); Soldada PM DENISE BARRETO (praça feminino).

COMANDANTE – Capitão PM ERMILLO CAMPOS LIMA (Cia de Santa Bárbara); e Subtenente PM FLORISVALDOCARDOSO DA S. FILHO (Pelotão de Biritinga).







Do Portal Ailton Pimentel

Novas casos positivos e pacientes curados. Números atualizados da Covid-19 no município de Barrocas

Foto: Arquivo JANV
No Boletim Epidemiológico publicado na quinta-feira (17), na página da Prefeitura Municipal de Barrocas, a Secretaria de Saúde registrou mais 4 casos positivos da Covid-19, e informou que mais 7 pacientes estavam curados da doença. Na nova atualização feita na sexta-feira (18), os 4 casos permanecem ativos, sendo 178 confirmados, 172 curados e 2 óbitos. Sendo apenas alterado o número de pessoas que estão sendo monitoradas que passou de 17 para 22. 

O número de pacientes que coletaram para o teste e aguardam resultados continua sendo alto, são 23. Ressaltando que há cerca 4 meses que não é registrado nenhuma alteração no número de confirmados via teste rápido, sendo 13 desde julho.

Foto: Reprodução PMB

A Sesab, divulga o seu boletim de acordo com o cadastro realizado pelo SUS, nele consta que Barrocas registra 223 casos confirmados, sendo 191 via RT-PRC, e 32 via teste rápido. Tendo 45 casos a mais, sendo pessoas que não moram no município.

Da Redação JNV por Ana Clara

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

CBV Construtora abre 03 vagas para profissionais com deficiência ou reabilitados do INSS na região

A CBV Construtora oferece 03 vagas de emprego para ajudante comum (02) e vigia (01) os cargos são para pessoas com deficiências ou reabilitados do INSS. 

Além do salário compatível com a vaga, a CBV informa que os trabalhadores selecionados terão direito a cesta básica. 

Interessado enviar currículo e Laudo médico com o assunto “Vaga PCD” para e-mail: marcosnascimento@cbvconstrutora.com.br ou enviar pelo whatsapp (82) 99992-9436 falar com Marcos e whatsapp (75) 99906-5953 falar com Gean.

Do Portal A Voz do Campo


Odebrecht anuncia mudança de nome e reposicionamento como empresa

Odebrecht anuncia mudança de nome e reposicionamento como empresa
Imagem: Divulgação

Com seu reposicionamento de imagem, a Odebrecht decidiu mudar de nome. A partir de agora, ela se chama "Novonor", uma empresa "inspirada no futuro", como disse o representante do acionista majoritário do grupo, Maurício Odebrecht. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18) durante a reunião anual do grupo, com transmissão online para todos os funcionários. 

 

De acordo com a empresa, essa mudança de nome e de marca é o ponto culminante da transformação empreendida nos últimos cinco anos - nesse período, a Odebrecht esteve no centro de um dos maiores esquemas de corrupção já descobertos no Brasil. Diante disso, a empresa afirma que, à medida em que foi mudando seus processos internos e métodos de atuação, ela implantou um sistema de conformidade no padrão das grandes corporações internacionais, padrão esse que foi certificado há dois meses por um monitor independente do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

 

“Esta é uma decisão histórica para nós. Estamos apresentando a marca de uma empresa inteiramente transformada, e que passa a contar a sua história a partir de agora sempre olhando para o futuro”, afirmou Maurício Odebrecht. Ele ressaltou que não se trata de apagar o passado. "Passado é exatamente o que ele é – passado. Depois de tudo o que promovemos de mudanças e de correção de rumos, estamos agora olhando para o que queremos ser: uma empresa inspirada no futuro. Este é o nosso novo norte", destacou.

 

Assim, a Novonor já nasce como uma holding de um grupo empresarial com 25 mil empregados e seis empresas nas áreas de engenharia e construção, mobilidade urbana e rodovias, petróleo e gás, mercado imobiliário, petroquímica e indústria naval. O propósito dela é "servir à sociedade pela atuação das empresas, ajudando a construir um futuro sustentável". Já a visão, com meta para 2030, é "ter a confiança dos clientes e da sociedade para conceber e concretizar com ética soluções inovadoras que criam valor para todos".


Do Portal Bahia Notícias

Em grupo de WhatsApp, Elmar manda indireta a Maia: 'Traído inexplicavelmente'

Em grupo de WhatsApp, Elmar manda indireta a Maia: 'Traído inexplicavelmente'
Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias

O grupo de deputados federais do DEM no WhatsApp entrou em ebulição após o parlamentar baiano Elmar Nascimento mandar uma indireta ao atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ).

 

De acordo com o Estadão, Elmar disse que foi "traído inexplicavelmente" por quem considerava "seu melhor amigo". O desabafo veio após declarações públicas em que Maia afirma que Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP) são os principais nomes em análise dentro do seu grupo para a presidência da Casa.

 

"Apesar de tudo isso (apoios que Elmar havia costurado com diferentes partidos), meu nome vem sendo 'estranhamente' relegado. Fui traído inexplicavelmente por quem eu considerava meu melhor amigo. Quem eu mais confiava. Quem eu mais acreditava. Quem sempre segui cegamente em tudo", escreveu Elmar, no grupo de WhatsApp.

 

Segundo o jornal O Globo, quando procurado, o deputado pela Bahia disse que só vai tratar de política “quando sair do hospital”. Atualmente, ele está internado se tratando da Covid-19.

 

Colega de Elmar, Arthur Maia (DEM-BA) disse que o assunto está sendo longe de ser superado e afirmou que a condução de Rodrigo Maia é “lamentável”. "Com todo respeito ao líder, o assunto está apenas começando. A bancada do DEM e eu jamais fomos chamados para discutir o nome à presidência da Câmara. E o sentimento da bancada, que me parece majoritário, é o de não acompanhar o indicado do Rodrigo Maia. Se o nome não for o do Elmar, e sem discutir no partido, não há a menor chance de apoio majoritário da bancada do DEM. A condução do Rodrigo tem sido lastimável. Ele pensou o tempo inteiro na própria reeleição, e, até agora, não temos nenhum candidato. Não vai ser um nome que Rodrigo tirar do paletó que vai se tornar consenso no DEM ", disse.

 

O principal adversário do bloco do atual presidente da Casa é o candidato Arthur Lira (PP-AL), que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro.

 

Mesmo com a pré-candidatura de Elmar, o prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, afirmou que o partido deve reunir os esforços para a eleição no Senado (leia mais aqui).


Do Portal Bahia Notícias

Câmara aprova auxílio para acesso gratuito de estudantes à internet

Câmara aprova auxílio para acesso gratuito de estudantes à internet
Foto: Reprodução / PR

A Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira (18) proposta que oferece acesso gratuito à internet para alunos e professores de escolas públicas do ensino básico. O texto destina R$ 3,5 bilhões para estados e municípios aplicarem em ações para a garantia do acesso à internet, em decorrência da pandemia da Covid-19. A matéria segue para análise do Senado.

 

Segundo a relatora, deputada Tabata Amaral, a iniciativa deve beneficiar 18 milhões de estudantes de baixa renda e 1,5 milhão de docentes durante a pandemia. O texto prevê destinação dos recursos em duas frentes, para garantir tanto internet gratuita quanto tablets, de acordo com a Agência Brasil. 

 

O dispositivo assegura a oferta mensal de 20 gigabytes de acesso à internet para todos os professores do ensino fundamental e médio das redes estaduais e municipais e alunos da rede pública do ensino fundamental e médio regulares vinculados ao CadÚnico pelo prazo de 6 meses, tomando como referência o preço de R$ 0,62 por gigabyte. Também serão beneficiados os matriculados nas escolas das comunidades indígenas e quilombolas.

 

Além da internet, a proposta prevê a aquisição de tablets para todos os professores do ensino médio da rede pública vinculados ao CadÚnico, tomando como referência o preço de R$ 520,00 por equipamento. 

 

“Passados mais de oito meses desde o fechamento das escolas, parte dos estudantes continua sem ter acesso às atividades escolares oferecidas de modo remoto pelos sistemas de ensino, ou não consegue desenvolvê-las a contento, em razão de não disporem, em seus domicílios, de internet de banda larga, requisito mínimo do acesso com qualidade para fins educacionais, ou de equipamentos para se conectarem à rede”, afirmou Tabata Amaral.

 

Segundo estimativa da relatora da proposta, a oferta de 20 gigabytes mensais pelo prazo de seis meses para os 18.361.818 alunos da rede pública dos ensinos fundamental e médio regulares que pertencem a famílias que fazem parte do CadÚnico terá o custo de R$ 1,6 bilhão. 

 

De acordo com Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Covid19), de outubro de 2020, o contingente de pessoas que frequentava a escola, mas não teve atividades naquele mês, foi de 6,1 milhões. A pesquisa também aponta diferenças discrepantes entre as regiões. No Norte, 29,3% das crianças, adolescentes e jovens que frequentavam a escola estavam sem acesso às atividades escolares, enquanto no Sul, Centro-Oeste e Sudeste os percentuais eram bem menores, 5,1%, 7,4% e 9,2%, respectivamente. 

 

Segundo o texto, a verba deverá ser repassada em parcela única até o dia 28 de fevereiro de 2021 conforme o número de professores e de matrículas desse público-alvo. De acordo com a relatora, a conectividade será fundamental para garantir um modelo híbrido de ensino para alunos e professores em grupos de risco em 2021.


Do Portal Bahia Notícias

Novo deslizamento atinge mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho

Novo deslizamento atinge mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros-MG

A Vale confirmou que houve um novo deslizamento de terra na tarde desta sexta-feira (18), na mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais. Há dois anos, morreram mais de 300 pessoas com o rompimento da barragem da unidade. 

 

Desta vez, a massa de terra atingiu pelo menos um operador de escavadeira que trabalhava no local, disse a companhia por meio de nota. Equipes do corpo de bombeiros e da Defesa Civil de Minas Gerais foram deslocados para o local com  finalidade de coletar mais informações sobre o alcance do acidente. Por volta das 20h, o Corpo de Bombeiros daquele estado confirmou a ocorrência de uma morte. 

 

"A Vale confirma deslizamento de terra em talude na cava desativada da mina Córrego do Feijão na tarde desta sexta-feira, 18. Equipes estão no local do acidente mobilizadas para o resgate do trabalhador que estava operando uma retroescavadeira".


Do Portal Bahia Notícias

Maia e Alcolumbre rompem, e sucessão no Congresso também gera atrito no DEM

Maia e Alcolumbre rompem, e sucessão no Congresso também gera atrito no DEM
Foto: Reprodução / Poder360

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de proibir a reeleição da atual cúpula do Congresso gerou uma crise dentro do DEM e teve como consequência um rompimento entre os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

De acordo com pessoas próximas aos dois, os correligionários não se falam desde o último dia 6, quando o STF barrou a possibilidade de ambos tentarem uma recondução aos cargos.

A desavença corre o risco de se agravar, caso Maia escolha um nome para disputar a sucessão ao comando da Câmara contra o candidato do governo, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), líder do bloco do centrão, que possa atrapalhar a ofensiva de Alcolumbre de fazer seu sucessor no Senado.

A iniciativa de interromper o diálogo partiu de Alcolumbre, que atribui a Maia parte da culpa por ter sido derrotado no STF.

O diagnóstico feito pelo presidente do Senado tem respaldo de outros integrantes do DEM, para quem o comandante da Câmara foi pouco habilidoso ao lidar com a perspectiva de permanecer na presidência.

A possibilidade de o deputado tentar uma recondução, apesar de ele ter reiterado mais de uma vez que não disputaria, enfrentava forte resistência tanto no Legislativo como no Judiciário.

O deputado está no seu terceiro mandato consecutivo à frente da Câmara. Ele assumiu a cadeira pela primeira vez em julho de 2016, em um mandato-tampão, após a renúncia do ex-presidente da Casa Eduardo Cunha (MDB-RJ), e não largou mais.

Depois disso, na mesma legislatura, Maia conseguiu parecer técnico favorável a que participasse de nova disputa, em 2017. Já no início de 2019, em uma nova legislatura, o que é permitido pela Constituição, disputou novamente e venceu.

Antes da decisão do Supremo, Alcolumbre e aliados dele pediram a Maia que dissesse publicamente que não iria se candidatar à reeleição, na tentativa de reduzir na corte a rejeição a uma decisão favorável à recondução.

Em algumas entrevistas, o deputado afirmou que não pretendia tentar um novo mandato, mas a avaliação era a de que suas declarações eram pouco assertivas e que poderiam ser mais enfáticas para não deixar dúvidas.

Na véspera do veredito, no entanto, Maia fez afirmação considerada a gota d'água para Alcolumbre. Em entrevista ao jornal O Globo, ele relativizou a perspectiva de entrar na disputa pelo comando da Câmara.

"No meio de um processo como esse, eu preciso me resguardar, não digo uma coisa nem outra", disse Maia, questionado sobre se tentaria a reeleição.

O objetivo do parlamentar era dar uma declaração no dia seguinte à decisão do Supremo rechaçando a hipótese de continuar no cargo e, assim, se fortalecer no processo de escolha de seu sucessor. Nem todos, porém, acreditavam em Maia.

Ainda na véspera da decisão, aliados de Alcolumbre buscaram de novo o presidente da Câmara para que ele se manifestasse de forma mais clara, sem deixar a possibilidade em aberto, pois temiam que o julgamento no STF terminasse com um revés para o senador.

O deputado, no entanto, optou pelo silêncio, e a decisão do STF representou um balde de água fria para o senador, que há um ano se preparava para buscar a reeleição.

Ainda no domingo, após o Supremo ter dado seu veredito, Maia telefonou e mandou mensagens para Alcolumbre. Irritado, no entanto, o senador não respondeu ao correligionário.

Nos dias seguintes, o parlamentar buscou contato mais algumas vezes com Alcolumbre, mas foi ignorado pelo colega parlamentar, com quem mantinha um bom relacionamento até então.

A avaliação, feita inclusive no DEM, é a de que a possibilidade de que Maia se mantivesse no cargo e presidisse a Câmara pela terceira vez foi o que provocou forte reação na sociedade, o que, por fim, teria pressionado ministros do STF a mudarem de voto.

Os ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Fux, presidente do STF, por exemplo, haviam sinalizado a colegas da corte que votariam pela inconstitucionalidade da regra vigente e liberariam caminho para que Alcolumbre tentasse a recondução.

O resultado surpreendeu o senador e atrapalhou os seus planos. Para amenizar a derrota, o presidente Jair Bolsonaro sondou Alcolumbre para assumir ao menos três ministérios.

Entre eles, a Secretaria de Governo, responsável pela articulação política. Em conversas reservadas, no entanto, Alcolumbre descartou assumir qualquer cargo no primeiro escalão antes da eleição no Senado, no início de fevereiro.

O parlamentar busca junto a Bolsonaro o apoio do governo ao nome do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), seu correligionário, sugerido por ele para o comando do Senado. A escolha é justamente o que tem potencial de conflagrar um novo desentendimento entre Alcolumbre e Maia.

O presidente da Câmara tem preferência por lançar a candidatura de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Parte da cúpula do DEM, especialmente os senadores da sigla, no entanto, prefere o nome de Baleia Rossi (MDB-SP).

A aposta é de que o apoio de Maia a Baleia enfraqueceria a insistência do MDB no Senado de lançar candidatura própria para a sucessão de Alcolumbre, o que favoreceria um eventual apoio da legenda a Pacheco.

Os integrantes do MDB no Senado, no entanto, têm afirmado que não vão ceder ao nome de Pacheco. Mesmo que mantenham a posição, a avaliação na Casa é de que, ainda assim, um apoio a Baleia seria benéfico ao DEM.

Isso porque, acreditam eles, seria possível arregimentar apoios em outras siglas com o argumento de que, ao lançar candidato na Câmara, o MDB corre o risco de se tornar um partido hegemônico caso vença no Senado.

A expectativa é a de que Maia anuncie seu candidato até o início da próxima semana. Nos últimos dias, senadores do DEM procuraram o deputado para tentar demovê-lo de um apoio a Aguinaldo.

Caso Maia insista no nome do PP e o lance, dizem integrantes do DEM, ele terá de lidar com as consequências de ter mais um desgaste interno.


Do Portal Bahia Notícias/por Julia Chaib e Gustavo Uribe | Folhapress

Adolescente é apreendido com drogas na zona rural de Valente

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Um adolescente de 17 anos foi apreendido no início da tarde desta quinta-feira (17), após ser flagrado com drogas no povoado Tanquinho, zona rural do município de Valente, na região sisaleira da Bahia. 

De acordo com a Polícia Militar, a abordagem aconteceu no campo de futebol da comunidade. Ainda segundo a corporação, policiais do pelotão de Valente foram acionados para averiguar denúncia de tráfico de drogas na localidade e solicitaram o apoio de uma guarnição de Santaluz. 

No local, os militares encontraram sete porções de maconha e duas de cocaína, além de uma balança de precisão. Conforme a PM, o adolescente disse que estava com um comparsa, que fugiu armado e com mais drogas. O suspeito não foi localizado. O menor foi encaminhado à delegacia da cidade para as medidas cabíveis.

Notícias de Santaluz

Dupla assalta mercadinho e rouba moto em Coité, mas abandona veículo após perseguição policial em Retirolândia

Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

Dois indivíduos fugiram e abandonaram uma motocicleta após uma perseguição policial na zona rural de Retirolândia, região sisaleira da Bahia, na noite desta quinta-feira (17). 

Segundo a Polícia Militar, o veículo havia sido roubado momentos antes, no distrito São João, no município de Conceição do Coité, onde os bandidos também teriam assaltado um mercadinho e levado pertences de populares, além de disparar vários tiros para o alto. 

Ainda de acordo com informações da PM, a dupla foi localizada na estrada que dá acesso ao povoado Mandápolis, mas conseguiu fugir depois de abandonar a moto e fugir a pé por uma área de matagal, disparando tiros em direção a viatura do pelotão de Retirolândia. 

Conforme a PM, guarnições de Conceição do Coité e da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) chegaram logo em seguida e ajudaram nas buscas pelos bandidos, mas a dupla não foi encontrada. A moto modelo YBR, de cor vermelha, será entregue à Polícia Civil para as medidas cabíveis.

Notíias de Santaluz

Casal é preso com quase 62 Kg de cocaína escondidos em fundo falso de caminhonete na Bahia

Foto: Divulgação/PRF

Foto: Divulgação/PRF

Um casal foi preso na noite de quinta-feira (17), na BR 116, em trecho de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, após ser flagrado transportando 61,90 Kg de cocaína em uma caminhonete. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), A prisão aconteceu em frente a unidade policial da PRF, localizada no Km-830 da rodovia. 

Ainda de acordo com a PRF, por volta das 18h30, policiais deram ordem de parada a uma caminhonete e, ao solicitar documentação do motorista e passageira do veículo, os policiais perceberam que o casal aparentava nervosismo. Os agentes então decidiram fazer uma fiscalização mais detalhada no carro. 

Ao revistar o compartimento de carga, a equipe encontrou 60 tabletes de cocaína escondidos em um fundo falso da caminhonete. Após ser questionado, o motorista de 34 anos relatou que receberia R$ 15 mil para transportar a cocaína até a capital baiana. O casal foi preso em flagrante delito por tráfico de drogas e apresentado à autoridade policial de plantão da Delegacia de Polícia Civil.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Policiais militares do 16º BPM recebem prêmio por desempenho profissional e pessoal

Solenidade aconteceu na sede do 16º BPM, em Serrinha | Foto: Notícias de Santaluz

Solenidade aconteceu na sede do 16º BPM, em Serrinha | Foto: Notícias de Santaluz

Integrantes do Décimo Sexto Batalhão de Polícia Militar (16º BPM) receberam, na manhã desta sexta-feira (18), no fórum da cidade de Serrinha, o prêmio ‘Batalhão Carcará – Destaques do ano’.

De acordo com a unidade, a honraria é concedida “aos policiais militares detentores de méritos pessoais e profissionais no ano de 2020, que se sobressaiam no cumprimento do dever, merecendo o reconhecimento da Corporação, em especial o 16º BPM”.

Na foto: capitão Araújo, soldado Herik Deivison e o tenente-coronel Gilson Paixão, comandante do 16º BPM | Notícias de Santaluz

Na foto: capitão Araújo, soldado Herik Deivison e o tenente-coronel Gilson Paixão, comandante do 16º BPM | Notícias de Santaluz

Conheça os premiados:

PM Destaque administrativo – categoria oficial: Tenente Borges;

PM Destaque administrativo – categoria praça masculino: Sargento Prado;

PM Destaque administrativo – categoria praça feminino: Subtenente Elisângela;

PM Destaque operacional – categoria oficial: Tenente Laerth;

PM Destaque operacional – categoria ST: Subtenente S. Lima;

PM Destaque operacional – categoria praça masculino: Soldado J. James;

PM Destaque operacional – categoria praça feminino: Soldado Ingrid;

PM Destaque comunitário – categoria oficial: Capitão Araújo;

PM Destaque comunitário – categoria praça masculino: Soldado Herik;

PM Destaque comunitário – categoria praça feminino: Soldado Denise;

PM Destaque na função de comando – categoria oficial: Capitão Ermillo;

PM Destaque na função de comando – categoria ST: Subtenente Florisvaldo.

Notícias de Santaluz

Santaluz registra mais 11 curas e confirma 28 novos casos positivos de Covid

Foto: Freepik

Foto: Freepik

Mais onze curas clínicas de pacientes diagnosticados com Covid-19 foram registradas nas últimas 24h em Santaluz, chegando ao total de 746 pessoas recuperadas, segundo boletim divulgado pela secretaria de Saúde da cidade. Trata-se de cinco homens e seis mulheres, com idade entre 33 e 98 anos. 

Foram confirmados vinte e oito casos da doença. Trata-se de treze pacientes do sexo masculino e quinze do sexo feminino, com idade entre 10 e 82 anos, residentes no centro da cidade (16), nos bairros Jardim Luzense (3), Jorge Vilas Boas (3), Mãe Rufina (2), São Pedro (2), Castro Alves (1) e no povoado Rio do Peixe (1). 

Com a atualização, o município passa a contabilizar 871 diagnósticos positivos de Covid-19 desde o começo da pandemia. A taxa de cura é de 85,64%. Há 112 casos ativos da doença na cidade e 110 suspeitas em investigação.

Notícias de Santaluz