SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 12 de dezembro de 2020

Município de Biritinga continua com os desmandos de uma gestão desastrosa e servidores da educação cobram salários

A situação no município de Biritinga-Ba está caótica, especialmente, para os servidores públicos que continuam com seus salários atrasados.

De acordo com informações de profissionais da educação que prestam seus serviços para o município, a saga desses atrasos se arrasta pelos dois últimos anos dessa gestão e nenhuma atitude eficaz foi tomada para solucionar o problema.

Faltam menos de 20 dias para encerrar o mandato do atual gestor Celso da Sucam e segundo os servidores está sem pagar: Salário de Novembro, 13º salário que, Via decreto da própria gestão é feito por mês de aniversário de cada servidor.

Falta pagar também o restante do terço de férias referente a 2019 e o mês de dezembro de todos os profissionais da educação.

São mais de R$ 5.802.536, 66 (cinco milhões oitocentos e dois mil quinhentos e trinta e seis reais e sessenta e seis centavos) em conta e o servidor sofrendo com os atrasos.

Os servidores tem apelado de várias formas, inclusive via redes sociais. “E a pergunta que não pode calar: Para onde foi o dinheiro do servidor Celso da Sucam? A conta não fecha!! Onde está o recurso do FUNDEB?”

“Pasmem, nenhuma medida foi tomada, já apelamos para todos os órgãos competentes, mas até a presente data, seguimos com a incerteza de receber o que é nosso por direto”, diz os servidores em nota divulgada.

“Nós servidores merecemos respeito! Trabalhamos para o sustento das nossas famílias! Gestão abusiva! O servidor de Biritinga pede SOCORRO!!!”, fala outro trecho da nota.

Aproveitamos este espaço para fazer o apelo para o ainda gestor, Celso da Sucam. Prefeito, o povo acreditou na sua pessoa. Votou em você e está passando por estes dissabores. Pague a todos e passe o cargo com honra!

Também via redes sociais, por vídeo, o Coordenador Geral da APLB/Sindicato da Bahia, Rui Oliveira, fez duras críticas ao gestor de Biritinga por causa deste descaso com os servidores; veja o vídeo abaixo:




Por Cival Anjos/Fotos: Arquivo dos servidores


Oito novos casos de Covid são confirmados em Santaluz neste sábado

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Oito novos casos de Covid-19 foram confirmados em Santaluz neste sábado (12), de acordo com boletim divulgado pela prefeitura. 

Trata-se de três pacientes do sexo masculino e cinco do sexo feminino, com idade entre 25 e 50 anos, dentre eles sete residentes no centro da cidade e um no bairro Recreio. 

Com a atualização, a cidade passa a contabilizar 783 diagnósticos positivos da doença desde o começo da pandemia do novo coronavírus, dos quais 716 pessoas já estão recuperadas, o que representa uma taxa de cura de 91,44%. Há 54 casos ativos e 88 suspeitas em investigação.

Notícias de Santaluz

Ajude a encontrar este lindo cachorrinho em Serrinha-Ba




Palmeiras 3x0 Bahia - Melhores Momentos

              

Bahia perde para o Palmeiras e chega a quatro derrotas seguidas no Brasileirão

Bahia perde para o Palmeiras e chega a quatro derrotas seguidas no Brasileirão
Foto: Bruno Queiroz/ Divulgação/ Bahia

O Bahia perdeu para o Palmeiras por 3 a 0, neste sábado (12), no Allianz Parque, em São Paulo (SP), pela  25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foi a quarta derrota consecutiva do Esquadrão na competição.

 

Com o resultado, o Bahia estacionou nos 28 pontos, mas caiu para a 14ª posição.

 

Agora, o Bahia volta suas atenções para a Copa Sul-Americana. O Tricolor pega o Defensa y Justicia, quarta-feira (16), Estádio Norberto "Tito" Tomaghello, Florencio Varela, na Argentina, pelo jogo de volta das quartas de final. No duelo de ida, o Esquadrão de Aço perdeu por 3 a 2.

 

Pelo Brasileirão, o próximo duelo é contra o Flamengo, domingo (20), no Maracanã.

 

O JOGO

O Bahia iniciou o jogo pressionando o Palmeiras, mas levou um balde de água fria. Aos cinco, o Alviverde acelerou com Willian, que abriu para Breno Lopes. Ele acionou Mayke, que cruzou. Douglas deu mole e errou o soco, e a bola ficou para Willian, que empurrou para as redes.

 

O Tricolor chegou com perigo aos 14. Rodriguinho recebeu na intermediária e arriscou o arremate. Weverton fez boa defesa.

 

O Palmeiras quase ampliou aos 27. Veiga cobrou escanteio na área, Gustavo Gómez subiu mais que todo mundo e mandou de cabeça no canto, mas Douglas salvou o Bahia.

 

Maike recebeu na linha de fundo pela direita aos 33, fez tabela com Breno Lopes, que fez o pivô e foi derrubado por Matheus Bahia. Raphael Veiga foi para a cobrança e soltou uma bomba no ângulo, sem chance defesa para Douglas. 

 

O Palmeiras estava implacável e ampliou aos 42, Raphael Veiga mandou um lançamento açucarado Rony, que dominou com classe, girou em cima de Juninho e mandou na saída do goleiro Douglas. 

 

Segundo tempo
O auxiliar Sidnei Lobo decidiu fazer três alterações no intervalo para tentar uma reação no jogo. Ele tirou Ernando, Matheus Bahia e Rodriguinho para as entradas de Nino Paraíba, Clayson e Rodriguinho, respectivamente.

 

Aos 15, Nino Paraíba partiu em velocidade pela direita, penetrou na área e arrematou com força. O goleiro Weverton espalmou e Ronaldo chutou, mas o arqueiro do Palmeiras defendeu novamente.

 

O Palmeiras tinha maior posse de bola, enquanto o Bahia tentava diminuir a vantagem, mas esbarrou no goleiro Wewerton. E o jogo terminou com triunfo do Verdão por 3 a 0.

 

FICHA TÉCNICA
Palmeiras 3 x 0 Bahia
Campeonato Brasileiro - 25ª rodada
Local: Allianz Parque
Data: 12/12/2020 (sábado)
Horário: 19h
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil e Helton Nunes (ambos de SC)
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC), auxiliado por Christiano Gayo Nascimento (DF) e Thiaggo Americano Labes (SC).
Cartões amarelos: Marcos Rocha e Alan Empereur (Palmeiras); Clayson. Juan Ramírez e Gregore (Palmeiras)
Gols: Willian, Raphael Veiga e Rony (Palmeiras)

 

Palmeiras: Weverton, Maiyke, Kuscevic, Gustavo Gómez (Alan Empereur) e Matías Viña (Marcos Rocha); Gabriel Menino, Emerson (Luan) e Raphael Veiga (Gustavo Scarpa); Rony (Gabriel Silva), William e Breno Lopes. Técnico: Abel Ferreira.

 

Bahia: Douglas; Ernando (Nino Paraíba), Anderson Martins, Juninho e Matheus Bahia (Clayson); Gregore, Ronald, Rodriguinho (Rossi) e Zeca; Gilberto (Gabriel Novaes) e Juan Ramírez (Fessin). Técnico: Sidnei Lobo (auxiliar).


Do Portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra

Agora em Serrinha a mais nova distribuidora de água mineral



Prefeito eleito de Recife, João Campos quer se casar com Tabata Amaral

Prefeito eleito de Recife, João Campos quer se casar com Tabata Amaral
Foto: Divulgação

O prefeito eleito de Recife, João Campos, já tem planos para o próximo ano, além de administrar a capital de Pernambuco. O prefeito eleito, aos 27 anos, pretende se casar com a deputada federal Tabata Amaral, também com 27. Juntos desde setembro de 2019, o jovem político acredita ter encontrado a pessoa certa. 

 

"Passada a turbulência da eleição, a gente vai poder organizar nossa vida. Tenho certeza de que ela é a pessoa certa, por quem tenho um profundo amor e com quem quero construir minha vida. Nós nos conhecemos como deputados, em uma vida puxada, desafiadora, nada trivial, e assim seguiremos juntos", disse João Campos à "Veja".


Do Portal Bahia Notícias

Sisu será aberto em abril para usar nota do Enem 2020, diz MEC

Sisu será aberto em abril para usar nota do Enem 2020, diz MEC
Foto: Reprodução/ UFCG

Para se adequar ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será aberto em abril de 2011. O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação (MEC) nessa sexta-feira (11).

 

"Por meio de consulta pública, o MEC estabeleceu as datas de realização do Enem 2020 e, a partir disso, foi necessário adequar os cronogramas das seleções que utilizam a nota do Enem para o ingresso na educação superior", esclareceu a pasta, em nota. 

 

Adiado por conta da pandemia do novo coronavírus, o Enem que ocorreria este ano está marcado para os dias 17, 24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (saiba mais aqui). Quanto ao Sisu, as inscrições para programas de bolsa e o financiamento em escolas particulares não foram alterados.


Do Portal Bahia Notícias

Pesquisa aponta que 83% dos brasileiros continuam a usar máscara contra a Covid-19

Pesquisa aponta que 83% dos brasileiros continuam a usar máscara contra a Covid-19
Foto: Bahia Notícias

Com o novo crescimento da curva de casos da Covid-19 no Brasil, o uso da máscara é o cuidado que mais se manteve. Atualmente, 83% da população brasileira afirma usar o equipamento de proteção individual.

 

O número é de uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, com 2.020 pessoas, na primeira quinzena de novembro. Feito virtualmente, o levantamento tem margem de erro de 2,1 pontos percentuais.

 

Segundo a coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, que obteve acesso ao resultado, a taxa de isolamento está em baixa. Apenas 42% dos entrevistados disseram que se mantêm dessa forma desde que a pandemia começou a impactar no país.


Do Portal Bahia Notícias

Com mais de 9 mil votos, Guilherme Bellintani é reeleito como presidente do Bahia

Com mais de 9 mil votos, Guilherme Bellintani é reeleito como presidente do Bahia
Foto: Jefferson Peixoto / Ag. Haack / Bahia Notícias

Está definido: Guilherme Bellintani segue como presidente do Bahia. Após a eleição realizada neste sábado (12), foi confirmado que o atual mandatário, da chapa "Bahia Unido", foi reeleito pelos sócios do clube com 9.941 votos, o que representa 86%. Vitor Ferraz segue como vice.

 

Único adversário de Bellintani, Lúcio Rios, que representou a chapa "Mais Bahia", teve 1.641 votos, significando 14%.

 

A votação, que se dividiu entre online e presencial por conta da pandemia do novo coronavírus, foi recorde na história do clube. No total, foram 12 mil votos, superando o pleito de 2013, que teve 4.932 votos.


Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama

Barrocas: Com azul (cor da campanha eleitoral) predominante, prefeito faz entrega simbólica da ornamentação natalina

Árvore e a casinha do Papai Noel: Montagem: JANV
A ''onda azul'', movimento que nasceu na campanha eleitoral que resultou na reeleição do atual prefeito, parece que ainda contrasta nos dias atuais e pode ter motivado na escolha da ornamentação da Praça São João para o Natal, até a árvore é azul. O prefeito José Jailson, vestido de camisa azul, fez a entrega simbólica na noite da quinta-feira (10) da ornamentação natalina da Praça da Matriz em Barrocas.

A cor da base, iluminação e detalhes da árvore natalina, gerou diversos comentários na web: "Gente vocês tão vendo isso, o Natal mudou de cor", comentou uma barroquense nas redes sociais. Outra pessoa escreveu num grupos de notícias: "o natal da onda azul", brincou. Este ano parece que as cores tradicionais do Natal, o vermelho e o dourado, ficaram em segundo plano, tomada pelo azul. 

Coreto e Igreja da Matriz - Fotos: redes sociais
O Prefeito José Jailson que visitou pessoalmente a praça e ligou a iluminação, após o ato publicou em seu perfil: "Mais do que nunca, que seja um Natal de muita luz, reflexão, vida e esperança. Em um ano que enfrentamos desafios como o da pandemia, se apegar ao espírito natalino e ao nascimento do menino Jesus nos faz acreditar em um 2021 melhor. Vamos com Deus! Ao visitar a nossa praça, não esqueça do uso da máscara!!", pontou o gestor.

Reprodução: Redes Sociais

Visite a Praça da Matriz tomando todos os cuidados necessários, use máscara e evite tocar nos objetos.
Da Redação @ Nossa Voz / Por Victor Santos

Barrocas: Em dez dias, mais de 2 milhões meio de reais já passaram nas contas do município

Prefeitura Municipal de Barrocas - Arquivo: JANV
No ultimo mês do ano de 2020, no período de 1 a 10 de dezembro, conforme o relatório do Sistema de Informações Banco do Brasil, o município de Barrocas localizado no Território da Bahia já havia recebido R$ 2.549.181,67 (dois milhões, quinhentos e quarenta e nove mil reais, cento e oitenta e um reais e sessenta e sete centavos) (consulte aqui).

A maior parte do valor arrecadado em Barrocas é resultado de verbas do Fundo de Participação dos municípios - FPM, R$ 1.474.875,57 (Um milhão, quatrocentos e setenta e quatro mil reais, oitocentos e setenta e cinco reais e cinquenta e sete centavos) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS R$ 399.336,17 (trezentos e noventa e nove mil reais, trezentos e trinta e seis reais e dezessete centavos).

Neste dez dias de dezembro, o valor registrado no sistema ainda nem contabilizou o CFM - através do Departamento Nacional de Produção Mineral (Origem: Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral) que insere nos cofres públicos de Barrocas em média R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) por mês.
Da Redação JNV- Por Victor Santos

Santaluz registra 11 curas e dez casos positivos de Covid em 24 horas

Foto: Freepik

Foto: Freepik

Em Santaluz, nas últimas 24 horas, foram registradas mais onze curas clínicas de pacientes diagnosticados com Covid-19, chegando ao total de 716 pessoas recuperadas. Trata-se de seis homens e cinco mulheres, com idade entre 26 e 82 anos. Também foram confirmados dez casos da doença. 

Trata-se de três pacientes do sexo masculino e sete do sexo feminino, com idade entre 07 e 58 anos, residentes no centro da cidade (4), nos bairros Recreio (3), Mãe Rufina (1) e Castro Alves (1) e no povoado Miranda (1). 

Com a atualização, a cidade passa a contabilizar 775 diagnósticos positivos da doença desde o começo da pandemia do coronavírus. A taxa de cura é 92,38%. Há 46 casos ativos e 94 suspeitas em investigação no município.

Notícias de Santaluz

SSP-BA determina que polícia monitore planejamento de festas de réveillon; punição pode chegar a prisão

Foto: Divulgação/Prefeitura de Salvador

Foto: Divulgação/Prefeitura de Salvador

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) determinou que delegados e comandantes da Polícia Militar monitorem o planejamento de festas de réveillon em todo o estado. Conforme o órgão de segurança pública, se os eventos acontecerem, desrespeitando o decreto estadual, os responsáveis podem até ser presos.

No dia 4 de dezembro, o governo publicou um decreto proibindo qualquer festa na Bahia, independentemente do número de participantes.

Um dia depois, o decreto foi atualizado, autorizando apenas a realização de cerimônias de casamento e solenidades de formatura com até 200 pessoas, mas sem a parte festiva. O decreto tem validade até 17 de dezembro, mas com indicativo de renovação.

A SSP afirmou que as festas de réveillon não vão ser permitidas e que a fiscalização vai ser reforçada em todo o estado para evitar tanto os grandes eventos, como também as festividades informais, a exemplo de paredões (festa em que são usados sons automotivos nas ruas).

“Já foi dada a determinação aos coordenadores da Polícia Civil espalhados aí por todo o estado e também para os comandantes, tanto de companhia quanto de batalhões [da PM], que façam uma acompanhamento das festas que estão sendo divulgadas, que a gente busque um entendimento prévio para que não haja necessidade de, no dia do réveillon, termos que conduzir as pessoas às delegacias de polícia para prestar informações, e serem penalizadas pelo descumprimento de uma regra sanitária”, disse o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa.

“Para que elas [pessoas que desobedeçam o decreto] respondam pelo crime de desobediência e também por colocar a vida de outras pessoas em risco”, concluiu.

No código penal, o crime de desobediência à ordem legal de funcionário público prevê prisão de 15 dias a 6 meses e multa. Já a ação de colocar a vida ou saúde de alguém em perigo pode render três meses a um ano de prisão.

Do Portal NS/Fonte:TV Bahia e G1 BA

Vitória 0x1 Cruzeiro - Melhores Momentos

               

Vitória perde para o Cruzeiro na estreia do técnico Mazola Júnior

Vitória e Cruzeiro se enfrentaram na noite desta sexta-feira (11), no Barradão, em partida válida pela Série B do Campeonato Brasileiro. Na estreia do técnico Mazola Júnior, o Rubro-Negro voltou a ser derrotado em casa, pelo placar de 1 a 0, e viu a distância para a zona de rebaixamento diminuir para cinco pontos. 

O gol do zagueiro ex-Vitória, Ramon, deu números finais ao jogo e com o resultado, o Leão manteve os 33 pontos e a 14ª colocação na tabela.

O Vitória volta a campo na próxima terça-feira (15), às 21h30, no Barradão, para enfrentar o Juventude.

PRIMEIRO TEMPO

Aos nove minutos, o Vitória tentou chegar. Léo Ceará recebeu passe na entrada da área, girou e finalizou sem força. A bola passou sem perigo. Aos 12' Vico fez boa cobrança de falta, mas Fábio apareceu e mandou para escanteio. Na cobrança, o zagueiro Manoel afastou. 

Aos 24', Jadson recebeu na ponta direita e colocou na área. A bola passou por cima do gol de Ronaldo. Aos 31', o Vitória fez boa jogada no lado esquerdo do ataque, mas antes da finalização de Rafael Carioca, a defesa do Cruzeiro afastou o perigo. 

Aos 32', Airton fez ultrapassagem pela esquerda e cruzou na área. A defesa rubro-negra foi melhor. Aos 36', Rafael Carioca recebeu passe de Vico e arriscou do meio da rua. A bola passou muito longe do gol de Fábio. 

Aos 38' Lucas Cândido arriscou de fora e a bola passou novamente sem perigo para Fábio. Aos 41', o Cruzeiro chegou em velocidade pela esquerda. O goleiro Ronaldo saiu para afastar e se machucou na jogada. 

Aos 44', a lei do ex entrou em vigor no Barradão. Após cobrança de escanteio, Ramon tocou de cabeça para estufar as redes do goleiro Yuri. Vitória 0 x 1 Cruzeiro. Aos 47', Léo Ceará invadiu a área do Cruzeiro e finalizou com força. Fábio caiu para defender.

SEGUNDO TEMPO

Aos quatro minutos, Rafael Sóbis tocou para Arthur Caíke, que finalizou forte para a boa defesa do goleiro Yuri. Aos nove', Sóbis aproveitou rebote de escanteio e bateu com curva. A bola surpreendeu Yuri e tocou na trave.    

Aos 25 minutos, o volante Lucas Cândido deixou a bola escapar no meio de campo e derrubou o meia Giovanni. O atleta rubro-negro tomou o segundo amarelo e deixou o Leão com 10.    

Aos 33', Fernando Neto tentou jogada individual pela direita. O meia passou pelo defensor do Cruzeiro, mas finalizou para fora. Aos 39, após cobrança de falta, Marcelo Moreno desviou e Yuri defendeu em dois tempos. Fim de papo no Barradão.

FICHA TÉCNICA:
Vitória x Cruzeiro - Série B (28ª Rodada)

Data: 11 de dezembro de 2020 (Sexta-feira)
Horário: 21h30 (Horário de Brasília)
Local: Estádio Manoel Barradas, em Salvador
Árbitro: Douglas Schwengber da Silva (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Maurício Coelho Silva Penha (RS)
4º Árbitro: Wagner Francisco Silva Souza (BA)
Gols: Ramon (CRU)
Cartões Amarelos: Lucas Cândido, Gerson Magrão (VIT); Adriano (CRU)
Cartões Vermelhos: Lucas Cândido (VIT)

Vitória: Ronaldo (Yuri); Van (Bocão), Wallace, Maurício Ramos e Rafael Carioca; Fernando Neto (Caicedo), Matheus Frizzo, Lucas Cândido e Thiago Lopes (Ewandro); Vico (Magrão) e Léo Ceará. Técnico: Mazola Júnior

Cruzeiro: Fábio; Raúl Cáceres, Manoel, Ramon e Matheus Pereira; Adriano (Cacá), Jadson e Filipe Machado (Giovanni); Airton, Arthur Caíke (Welinton) e Rafael Sobis (Marcelo Moreno). Técnico:Felipão

Do Portal Galáticos Online


sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

'Fica Rodrigo' e 'Fora Mazola': muro do Barradão amanhece pichado

'Fica Rodrigo' e 'Fora Mazola': muro do Barradão amanhece pichado
Foto: Reprodução/ WhatsApp

A contratação do treinador Mazola Júnior para comandar o Vitória não foi bem recebida nas redes sociais. Muitos torcedores criticam a diretoria nos canais oficiais do clube. Porém, as reclamações não ficaram restritas ao mundo da web. Em um ato de vandalismo, os muros do Barradão amanheceram pichados.

 

As mensagens trazem os dizeres “Fica Rodrigo” e “Fora Mazola.

 

Rodrigo Chagas era o treinador interino do Leão e ficou quatro jogos no comando da equipe. Ele obteve duas vitórias, um empate e um revés, sendo que um triunfo foi fora de casa, fato inédito até então. Além de conseguir engatar uma sequência de dois resultados positivos, coisa que os antecessores Eduardo Barroca e Bruno Pivetti não realizaram.

 

A estreia de Mazola Júnior no comando do Vitória será nesta sexta-feira (11), às 21h30, no Barradão, válido pela 28ª rodada da Série B.


Foto: Reprodução/ WhatsApp

Do Portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra

Eclipse solar total poderá ser visto de regiões do Brasil

Eclipse solar total poderá ser visto de regiões do Brasil
Foto: Reproduçao/Getty Images

Na próxima segunda-feira (14), algumas regiões brasileiras poderão apreciar com exclusividade o eclipse solar total. O fenômeno também poderá ser visto parcialmente em vários países da América do Sul, como o Brasil, e outras regiões do mundo. 

 

Poderá ser visto na integralidade somente em pontos do em pontos do Chile e da Argentina.
Por 24 minutos, a lua nova vai passar sobre a face do Sol e cobri-lo completamente por pouco mais de dois minutos, explica a astrônoma Tania de Sales Marques, do Observatório Real de Greenwich, em Londres, Reino Unido, conforme o G1. 

 

Chamado de caminho da Lua, o fenômeno faz com que o dia se transforme em noite por alguns minutos. 

 

O professor do departamento de astronomia do IAG, da USP, Roberto Costa disse à BBC News Brasil que no Brasil só será possível visualizar o fenômeno de maneira parcial.

 

"No Rio Grande do Sul, cerca de 60% do disco do Sol estará encoberto pela Lua. No Paraná, aproximadamente 50% e em São Paulo e Rio de Janeiro, em torno dos 40%", afirmou. 

 

O eclipse parcial começará às 11h33 no horário de Brasília e terminará às 15h53. 


Do Portal Bahia Notícias

Vacinação em massa contra Covid-19 deve custar R$ 20 bilhões, diz Guedes

Vacinação em massa contra Covid-19 deve custar R$ 20 bilhões, diz Guedes
Foto: Pedro Ladeira / Folhapress

O ministro Paulo Guedes (Economia) afirmou nesta sexta-feira (11) que uma campanha de vacinação em massa contra a Covid-19 deve custar R$ 20 bilhões ao governo federal. O governo ainda estuda estratégias de imunização para o país, enquanto outros países já aprovaram vacinas e compraram doses de diferentes fabricantes.

Membros do Ministério da Economia têm conversado com o Ministério da Saúde sobre possíveis planos para a compra dos imunizantes. O custo da operação varia de acordo com o tipo da vacina escolhida.

"Se formos partir agora para uma campanha de vacinação em massa, devem ser mais ou menos R$ 20 bilhões", afirmou o ministro em audiência na comissão do Congresso que acompanha as ações do governo no enfrentamento à pandemia.

Nesta sexta, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), disse que o governo federal pretende requisitar vacinas contra a Covid-19 produzidas no país ou importadas para o Brasil.

O ministério da Saúde ainda não se pronunciou de maneira oficial. Uma assessora do ministro Eduardo Pazuello negou informalmente que o governo esteja planejando qualquer tipo de confisco.

Em discurso na inauguração de um hospital nesta sexta, Pazuello disse que o plano de vacinação nacional é de responsabilidade do governo federal e que nenhum brasileiro terá vantagem, por morar em determinado estado.

A grande favorita do governo federal é a produzida pela Universidade de Oxford (Reino Unido) em parceria com a AstraZeneca. Embora o imunizante tenha saído na frente na corrida, uma vez que já vinha sendo testado para outros coronavírus, sua média de eficácia foi de 70%, tirada a partir de dois valores --62%, que seria o oficial, e 90%, relativo ao grupo que recebeu apenas metade da dose planejada na primeira das duas injeções.

Os países mais ricos, que já fizeram acordos para compra de doses da Pfizer/BioNTech e Moderna, garantiram também vacinas de pelo menos outras quatro fabricantes.

Enquanto os EUA firmaram acordo com a Pfizer, Moderna, AstraZeneca, Janssen, Novavax e Sanofi, o Canadá lidera em doses per capita, com a compra de pelo menos nove doses por habitante. A Europa encomendou cerca de metade das vacinas prometidas por três farmacêuticas(Pfizer, Moderna e AstraZeneca) e possui ainda diversas produções locais, como das farmacêuticas Janssen, na Bélgica, da Sanofi/Pasteur, na França e Curevac, na Alemanha.


Do Portal Bahia Notícias/por Bernardo Caram | Folhapress

Enem não será usado para vagas do 1º semestre do Sisu, decide ministério da Educação

Enem não será usado para vagas do 1º semestre do Sisu, decide ministério da Educação
Foto: Priscila Melo / Bahia Notícias

A 40 dias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Ministério da Educação decidiu que os alunos não poderão utilizar a nota da prova de janeiro para concorrer a uma vaga no Sisu do primeiro semestre de 2021.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) utiliza a pontuação obtida no Enem para preencher vagas nos institutos e universidades federais do país.

Na prática, o Enem não servirá para o Sisu e nem para selecionar as vagas do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Financiamento Estudantil), como já havia anunciado o ministério.

O ministério deve divulgar nos próximos dias o calendário do Sisu com a data de inscrição para o fim de janeiro. As provas do Enem estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro, na versão impressa, e 31 de janeiro e 7 de fevereiro, na versão digital.

Com a decisão do MEC, os candidatos terão que usar as notas do ano passado para concorrer a uma vaga em faculdades públicas e também nas privadas de todo o país.

Praticamente todas as universidades federais estão no Sisu --só no primeiro semestre de 2020 foram ofertadas 237,128 vagas em 128 instituições.

Dirigentes e integrantes do MEC avaliam que a organização do calendário dessa forma tira a utilidade da realização da prova, já que as notas obtidas pelos estudantes só poderão ser usadas no segundo semestre. A maioria das universidades federais já tinham organizado o ano letivo de 2021 para receber os selecionados pelo próximo Enem.

A avaliação é de que o exame de janeiro foi esvaziado pelo MEC e que só terá custos e o potencial risco de transmissão de Covid-19 entre os candidatos e organizadores da prova.

Em entrevista à TV Asa Branca, afiliada da rede Globo em Pernambuco, o ministro Milton Ribeiro disse nesta quinta (10) que as inscrições para o Sisu serão marcadas para o fim de janeiro.

"Nós estamos marcando a questão do Sisu para o final de janeiro. Nós vamos divulgar nesta semana agora o calendário, que possa aproveitar, talvez notas do Enem do passado e para as escolas privadas. Então está tudo organizado, essa semana eu devo distribuir essa informação para conhecimento de todos da sociedade", disse.

A medida surpreendeu estudantes e reitores das universidades, já que a mudança no cronograma não foi comunicada previamente.

A Une (União Nacional dos Estudantes), uma das entidades que pediu o adiamento da prova por conta da suspensão das aulas, disse que deverá recorrer judicialmente para que as notas da prova de janeiro possam ser usadas nos três programas.

A mudança das datas ocorreu após pressão das faculdades particulares para que não tivessem de alterar o calendário do próximo ano letivo.

Na maioria das universidades e institutos públicos, o ano letivo de 2020 está atrasado e continuará em 2021, o que daria tempo para encerrar o processo de aplicação e correção das provas do Enem.


Do Portal Bahia Notícias/por Isabela Palhares | Folhapress

N° de novos casos de Covid-19 sobe 150% em 24h e bate recorde diário em Feira de Santana

Feira de Santana | Foto: Divulgação

Feira de Santana | Foto: Divulgação

O número de novos casos confirmados de coronavírus em Feira de Santana subiu 150% em 24 horas. Saiu de 120 novas confirmações na quarta-feira (9) para 300 nesta quinta-feira (10), número recorde registrado desde o início da pandemia. 

Feira de Santana foi a primeira cidade do Nordeste a registrar um caso confirmado de Covid-19. Segundo boletim epidemiológico da secretaria de saúde, o município também registrou duas mortes nesta quinta, o que eleva o número de perdas pela doença na cidade a 310. 

Há ainda 1.918 pacientes com o vírus ativo, 65 pessoas hospitalizadas e 1.853 em isolamento domiciliar. Ao todo, o município já acumula 16.818 casos confirmados de novo coronavírus, com 14.590 considerados recuperados.

Do Portal NS/Fonte: Bahia Notícias

Mulher é salva por policiais militares após passar mal e ser achada inconsciente dentro de casa em Santaluz

Recém-nascido foi encontrado por comerciante e levado para hospital | Foto: Notícias de Santaluz

Mulher foi levada para hospital após ser socorrida por policiais militares | Foto: Notícias de Santaluz

Uma mulher de 51 anos foi salva por policiais militares após passar mal e desmaiar dentro de casa na noite desta quinta-feira (10) em Santaluz, na região sisaleira da Bahia. Segundo as informações da PM, uma amiga da vítima contou que por volta das 22h foi até a casa da mulher e a chamou, mas ela não atendeu. 

Preocupada ao perceber que a televisão estava ligada e que havia luzes acesas, a amiga acionou os militares, que foram até a residência localizada no primeiro andar de um imóvel no centro da cidade e encontraram a vítima inconsciente caída no chão da cozinha. 

Devido às circunstâncias, os policiais tiveram que arrombar um cadeado e uma porta para ter acesso a residência. A vítima foi reanimada pelos militares e socorrida ao hospital, onde foi medicada e já recebeu alta.

Notícias de Santaluz

Padre que morreu com Covid-19 planejava missa para queimar máscaras no fim da pandemia: ‘Mostrar que vencemos’

Foto: Célia Prado/Diocese de Mogi das Cruzes

Foto: Célia Prado/Diocese de Mogi das Cruzes

Uma missa para queimar máscaras e celebrar o fim da pandemia. Era essa a ideia do padre Francisco Deragil de Souza, de Mogi das Cruzes, morto na última terça-feira (8), aos 53 anos, vítima de uma pneumonia e de complicações da Covid-19. Infelizmente, ele não verá o fim do coronavírus ser motivo de celebração. 

Na quarta (9), uma missa em despedida a Francisco reuniu dezenas de fiéis na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque, no distrito de Brás Cubas, onde ele era pároco. Sem a possibilidade de velório, o carro da funerária passou pela igreja e fiéis emocionado se despediram com rosas vermelhas e aplausos. 

“Ele falou assim: gente, quando isso passar, vamos cada um trazer a sua máscara e nós vamos fazer uma missa especial para queimar todas, para mostrar que nós vencemos a Covid-19. Infelizmente ele não conseguiu”, lembra José Luiz Felipe Santiago, que é frequentador e faz parte do grupo musical da paróquia. 

O padre foi internado há cerca de 15 dias, com um quadro grave de pneumonia. Os primeiros testes para verificar se ele estava infectado com a Covid-19 deram negativo. O positivo veio no último, realizado na segunda-feira (7), um dia antes de ele morrer.

Do Portal NS/Fonte:G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Três suspeitos de tráfico morrem após troca de tiros com a PM em Quijingue

Foto: Divulgação/PM

Foto: Divulgação/PM

Três suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas, que não tiveram os nomes divulgados, morreram após serem baleados durante troca de tiros com a Polícia Militar na zona rural de Quijingue, município localizado na região sisaleira da Bahia, na noite desta quinta-feira (10). 

De acordo com a PM, após denúncia de disparos de arma de fogo na localidade conhecida como ‘Deixa’, uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste iniciou buscas pelos suspeitos, que estavam em um carro sem placa. 

Ainda de acordo com a versão da PM, quando localizaram o veículo em uma estrada vicinal os policiais foram recebidos por tiros e, no revide, o trio foi baleado. Durante a ação, conforme a polícia, foram apreendidos dez quilos de maconha e uma porção de cocaína, além de três revólveres, um simulacro de arma de fogo, dois celulares e o carro em que os suspeitos estavam.

Notícias de Santaluz

Jovem com passagens pela polícia é morto a tiros após ter casa invadida em Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Adauto de Jesus Viana, de 28 anos, foi morto a tiros dentro da casa onde morava, na localidade conhecida como Invasão do Açude Alegreto, em Santaluz, região sisaleira da Bahia, por volta do meio-dia desta sexta-feira (11). 

Conforme o pai adotivo da vítima, que presenciou o crime, cerca de quatro indivíduos encapuzados invadiram a residência, executaram o jovem dentro do quarto e fugiram em um carro preto. 

Populares afirmam que ouviram pelo menos três disparos. O corpo será encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade de Serrinha. Autoria e motivação do crime serão investigadas pela Polícia Civil. 

Adauto, que também era conhecido como ‘Rafael’, tinha passagens pela polícia por crimes como tráfico de drogas e tentativa de homicídio. Em 14 de abril desse ano ele foi preso durante uma ação em que foram apreendidas 14 porções de maconha e uma espingarda artesanal (lembrar).

Notícias de Santaluz

Prefeito de cidade na Bahia e esposa são achados mortos em condomínio de luxo em Salvador

Polícia suspeita de caso de homicídio seguido de suicídio | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Polícia suspeita de caso de homicídio seguido de suicídio | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um casal foi encontrado morto em um condomínio de luxo na Avenida Luís Viana, mais conhecida como Paralela, em Salvador, no final da manhã desta sexta-feira (11). A suspeita é de que houve um homicídio, seguido de suicídio no local. O caso aconteceu no Condomínio Le Parc Residential Resort. 

Informações da polícia apontam que uma das vítimas foi identificada como Raimundo da Cruz Bastos, conhecido como Pompilio. Segundo informações iniciais de amigos das vítimas, trata-se de Pompilio Almeida Bastos, prefeito da cidade de Conceição da Feira. A outra vítima é Elba Silva Rejane, esposa dele. 

Pompilio era avicultor e tinha propriedades em Salvador e Feira de Santana. Os dois estavam casados há cerca de 15 anos e têm uma filha juntos. Elba tem um filho do casamento anterior e Pompilio tinha mais duas filhas, também de uma união anterior. Pompilio não concorreu à reeleição para a prefeitura nas eleições deste ano, e deixaria o cargo em 31 de dezembro.

Do Portal NS/Fonte:G1 BA

Prefeito de Serrinha Adriano Lima e esposa testam positivo para coronavírus

Foto: Reprodução / PMS


O prefeito reeleito de Serrinha, Adriano Lima (PP), e a esposa, Marcele Guimarães, testaram positivo para Covid-19. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (11), pela assessoria da prefeitura.

Em nota, o prefeito diz que ele e a esposa estão bem e em isolamento domiciliar.

A administração municipal informou que, desde o início da pandemia, ele vem realizando rotineiramente testes. O realizado na segunda (7) acusou a presença do vírus.

"Recebi hoje o teste positivo para o COVID-19, eu  Marcele estamos bem e em isolamento desde o primeiro sintoma. Se precisar sair de casa use máscara, o vírus ainda está em circulação.

Agradeço a todos pelas mensagens de força, vamos cuidar da saúde e continuar trabalhando para que Serrinha continue seguindo em frente", disse o prefeito em nota divulgada nas suas redes sociais.

Do Portal Ailton Pimentel

Professora Barroquense arrecada e doa fios de cabelo para casa de apoio à crianças com câncer

Geane arrecadou e também doou os fios - Reprodução: Redes Sociais
Professora da rede pública de ensino, Geane Mota que leciona no Colégio Municipal de Barrocas, incentiva já há algum tempo a pratica da doação de fios de cabelo que são utilizados para confeccionar perucas para crianças com câncer. A última entrega ocorreu na quinta-feira dia (10), na sede Associação de Apoio à Pessoas com Câncer, que trata de portadores da doença, inclusive com o Grupo de Apoio à Crianças, em Feira de Santana. 

A corrente de solidariedade iniciou com a ideia da professora, primeiro em 2015 com a doação que partiu também da motivação da filha. Mais pessoas, provocadas pelo sentimento de ajudar entraram em contato com Geane, e em 2018 ocorreu a segunda doação, para o Hospital da Criança em Feira de Santana.

Com a campanha nas redes sociais, muitas outras mulheres aderiram a iniciativa: "Muitas amigas ajudaram. Levei cabelos de crianças, jovens e adultos" recordou Geane. O mais recente ato solidário aconteceu neste mês de dezembro: "fiz uma campanha mais organizada, publiquei um card em julho, avisando que levaria as doações em dezembro. Fiquei muito feliz com o resultado", comemorou a professora. 

"Quem se doa e doa é quem sai ganhando" - foto: arquivo pessoal
A AAPC é uma instituição sem fins lucrativos, fundada no dia 04/09/2002. Tendo no trabalho voluntário seu diferencial no atendimento aos portadores de câncer, conta hoje com mais de 1.500 pessoas carentes cadastradas e portadoras da doença, que recebem na instituição, além do amor incondicional dos seus servidores voluntários, serviços de apoio totalmente gratuitos. 

Para quem deseja doar, o corte precisa ter mais que 15 centímetros e deve estar amarrado para não embaraçar. A professora releva ainda outro sonho: "ainda quero levar um cabelo todo branquinho." e garante: "sei que está não será a última vez que irei lá". 

Conheça mais sobre a instituição clicando aqui
Da Redação JNV - Por Victor Santos