SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 5 de dezembro de 2020

Bahia 0x2 Ceará - Melhores Momentos

                

Bahia perde para o Ceará e aumenta jejum de triunfos na Série A

Após a classificação na Sul-Americana, o Bahia virou a chave e voltou a focar no Brasileirão. Neste sábado (5), o Tricolor perdeu por 2 a 0, em casa, para o Ceará pela 24ª rodada da Série A. 

Vinícius, ex-Bahia, e Saulo Rodrigues marcaram os gols da partida. 

Com o resultado, o Esquadrão acumula três partidas sem somar pontos na Série A, e permanece, momentaneamente, na 13ª posição com 28 pontos, quatro a mais que o Vasco, primeiro time do Z4.  

Agora, os comandados de Mano Menezes voltam a focar na Copa Sul-Americana. A equipe enfrenta o Defensa y Justicia, na quarta-feira, na Arena Fonte Nova, pela partida de ida das quartas de finais da Copa Sul-Americana. 
  
O JOGO

A primeira chance de perigo do jogo foi do Bahia. Logo aos oito minutos, após cobrança de escanteio, a bola passou por todo mundo e sobrou para Ernando, que não conseguiu fazer o arremate e perdeu boa chance.

Aos 27, Rodriguinho chutou de fora, Richard fez a defesa, mas a bola escapou das mãos do goleiro e ficou no limite da linha para entrar. Primeiro, a arbitragem assinalou o gol, mas na sequência foi anulado. 

Perto do fim do primeiro tempo, o Bahia chegou com perigo mais uma vez. Após confusão na pequena área, a bola sobrou para Rodriguinho, que tentou o chute, mas Tiago salvou na hora.

A resposta do Ceará só foi no fim da primeira etapa. Após cobrança de falta, Tiago Pagnussat apareceu bem de cabeça, mas a bola passou perto do gol de Douglas.

Segundo tempos

A primeira chance real de gol do segundo tempo saiu dos pés de Vina, após uma bela cobrança de falta, que exigiu boa defesa de Anderson.

Aos 10, Vina voltou a assustar. O meia mandou a "sapatada" de fora, para mais uma defesa de Anderson. 
Melhor em campo, o time cearense por pouco não abriu o placar aos 25 da segunda etapa. Samuel cruzou na cabeça de Saulo Mineiro, que subiu sozinho, mas mandou para fora. 

O primeiro gol do jogo só saiu aos 36 minutos. Naressi encontrou Vina, que pegou a defesa do Bahia desarrumada e chutou no cantinho esquerdo de Anderson.

FICHA TÉCNICA

Bahia x Ceará
Brasileirão Série A - 24ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 05/12/2020
Horário: 19h
Cartão amarelo: Vina e Thiago (CEARÁ); Edson e Elias (BAHIA)

Bahia

Douglas (Anderson); Nino, Ernando, Juninho e Matheus Bahia; Gregore, Edson (Elias) e Rodriguinho (Daniel); Fessin (Rossi), Alesson e Gabriel Novaes (Gilberto). Técnico: Mano Menezes.

Ceará

Richard; Samuel Xavier, Klaus, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho (Pedro Naressi), Pedro Neressi, Lima
(Wescley) e Vina (Kelvyn); Léo Chú (Saulo Mineiro) e Cléber (Leandro Carvalho). Técnico: Guto Ferreira.

Do Portal Galáticos Online


Mulher é agredida por homem com garrafada em bar de Santaluz

Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

Uma mulher de 28 anos foi agredida com uma garrafada durante um desentendimento em um bar localizado na Rua J.J. Seabra, em Santaluz, na noite desta sexta-feira (4). 

De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi socorrida e levada para o hospital da cidade com ferimentos no braço esquerdo e no rosto. O quadro de saúde dela é estável. 

Os militares estiveram no bar e foram informados que o agressor seria um homem identificado como Regi, mas o suspeito não foi encontrado. A mulher foi orientada a registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Notícias de Santaluz

Dono de bar na zona rural de Santaluz é esfaqueado durante tentativa de roubo

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

O dono de um bar localizado no povoado Rio do Peixe, em Santaluz, foi esfaqueado na madrugada deste sábado (5). De acordo com a Polícia Militar, a vítima, de 63 anos, relatou que teria sido agredida durante uma tentativa de roubo, mas disse que nada foi levado e que não conseguiu identificar o agressor. 

Ainda segundo a polícia, o idoso contou que estava dormindo dentro do estabelecimento quando ouviu alguém lhe chamando do lado de fora. Quando ele abriu a porta para ver o que era, foi golpeado no rosto e no pescoço. O homem foi socorrido e levado para o hospital da cidade, onde foi medicado, e passa bem. 

Ele foi orientado a registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil. O número de roubos e furtos no Rio do Peixe, que fica no limite entre os municípios de Santaluz e Queimadas, tem chamado atenção da polícia, que nos próximos dias deve intensificar as ações na localidade.

Notícias de Santaluz

Batida entre dois carros deixa uma pessoa morta em rodovia da Bahia

Foto: Reprodução/TV Bahia

Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma batida entre dois carros deixou uma pessoa morta na BA-263, na saída de Vitória da Conquista para a Itambé, regiões no sudoeste da Bahia. O acidente, do tipo lateral, aconteceu na Serra do Marçal, na sexta-feira (4). 

Com a batida, os dois carros saíram da pista, que estava molhada por causa de chuva. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para ajudar os feridos. 

Um dos ocupantes de um dos veículos, identificado como Jesuíno Ribeiro dos Santos, de 58 anos, não resistiu aos ferimentos. O corpo dele foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista. 

Não há informações sobre o estado de saúde do motorista desse carro. O motorista do outro veículo foi socorrido para o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), em estado grave. Não há informações sobre o quadro de saúde dele.

Do Portal NS/Fonte: TV Bahia

Abrigo no sul da Bahia volta a registrar contaminações pela Covid-19, agora são 34

Foto: Reprodução/TV Bahia

Foto: Reprodução/TV Bahia

O abrigo de idosos São Vicente de Paulo, localizado na cidade de Ilhéus, no litoral sul da Bahia, voltou a ter casos confirmados da Covid-19. A coordenação do abrigo confirmou que desta vez 22 idosos e 12 funcionários testaram positivo para a doença. Entre os contaminados, dois idosos estão internados, mas devem receber alta médica neste sábado (5). 

Os testes foram realizados no dia 24 de novembro, depois que algumas pessoas apresentaram sintomas da Covid-19, conforme apurou o site Voz da Bahia. A vigilância epidemiológica informou que após os diagnósticos positivos, fez um trabalho de desinfecção no local. 

Ainda de acordo com a administração, a maioria dos doentes seguem assintomáticos. As primeiras contaminações no abrigo ocorreram em maio. À época, 20 idosos contraíram a doença.

Do Portal NS/Fonte: Bahia Notícias

Santaluz registra seis novos casos de Covid-19

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Santaluz registrou seis novos casos confirmados de Covid-19, de acordo com boletim divulgado neste sábado (5). Trata-se de dois pacientes do sexo masculino, de 27 e 48 anos, e quatro do sexo feminino, de 06, 15, 26 e 61 anos, residentes no centro da cidade (4), no bairro Castro Alves (1) e no povoado Junco (1). 

Com a atualização, a cidade passa a contabilizar 741 diagnósticos positivos da doença desde o começo da pandemia do novo coronavírus, dos quais 685 pessoas já estão recuperadas, o que representa uma taxa de cura de 92,44%. Há 43 casos ativos e 80 suspeitas em investigação no município.

Notícias de Santaluz

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Serrinha registra 16 casos positivos e 13 curas da covid-19 nesta sexta-feira; Município já tem 1.834 casos confirmados e 1.794 curados

A Prefeitura de Serrinha informa que nesta sexta-feira, 04/12, foram confirmados 16 novos casos de coronavírus. Sendo assim, a cidade atinge um total de 1.834 casos da Covid-19.
PRIMEIRA TABELA (resultados LACEN)
Serrinha registra um total de 146 casos suspeitos e 862 casos positivos diagnosticados através do método RT-PCR em tempo real.
SEGUNDA TABELA (resultados testes rápidos)
Hoje foram realizados 08 testes rápidos, destes 03 tiveram resultado positivo para o coronavírus.
TERCEIRA TABELA (total)
Hoje foram registradas 13 curas, com isso Serrinha registra 1.794 curados, 21 óbitos e 19 casos ativos.
Dos pacientes que testaram positivo para o coronavírus 07 são mulheres de 23, 28, 29, 36, 44, 49 e 56 anos e 09 homens de 20, 22, 34, 36, 39, 45, 45, 55 e 68 anos.
ATENÇÃO
Seguindo os padrões de divulgação do boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia os boletins informativos de Serrinha serão publicados de segunda a sexta-feira.




Da Ascom PMS

Prefeitura de Serrinha cancela inauguração de decoração do Natal para cumprir Decreto Estadual

Foto: Reprodução/PMS
Na quarta-feira (2), a Prefeitura Municipal de Serrinha anunciou a inauguração simbólica da decoração natalina na praça Luís Nogueira, que até então aconteceria nesta sexta-feira (4) às 19h, com a presença do Maestro Vinicius Marques, mas devido o decreto estadual, hoje mesmo foi anunciado o cancelamento. 

O Decreto Estadual Nº 19.586, do Governo da Bahia proíbe shows e festas independente do número de pessoas participantes, para não causar aglomerações e evitar a proliferação do vírus. Nesse sentido, não será possível realizar o evento, pois não sabe com quantas pessoas poderiam estar presente.

O município de Serrinha contou, nos últimos meses, com grandes eventos políticos que também causavam aglomerações, mas que não foram impedidos ou serem cancelados mesmo diante do cenário da pandemia, e após o período eleitoral, eventos voltaram a serem cancelados.
Da Redação JNV  por Victor Santos - Colaborou Ana Clara

Santaluz registra mais quatro curas e confirma dez novos casos de Covid-19

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Em Santaluz, nesta sexta-feira (4), foram registradas mais quatro curas clínicas de pacientes diagnosticados com Covid-19, chegando ao total de 685 pessoas recuperadas. Trata-se de dois homens e duas mulheres, com idade entre 09 e 39 anos. 

Também foram confirmados mais dez casos da doença, sendo cinco pacientes do sexo masculino e cinco do sexo feminino, com idade entre 31 e 89 anos, residentes no centro da cidade (7), no bairro Jorge Vilas Boas (1), nos povoados Gravatá (1) e Sisalândia (1). 

Com a atualização, o município passa a contabilizar 735 diagnósticos positivos de Covid-19 desde o começo da pandemia. A taxa de cura é de 93,19%. Há 37 casos ativos da doença na cidade e 91 suspeitas em investigação.

Notícias de Santaluz

Vitória 2x3 Confiança - Melhores Momentos

                

Vitória sai na frente, mas sofre virada e perde para o Confiança no Barradão

Vitória e Confiança se enfrentaram na noite desta sexta-feira (4), no Barradão, em partida válida pela Série B do Campeonato Brasileiro. Com dois de Léo Ceará, o Leão ficou duas vezes com vantagem no placar, mas foi superado pelo Confiança de virada pelo placar de 3 a 2. 

Os gols do Confiança foram marcados pelos atacantes Reis e Renan Gorne e pelo volante Rafael Vila. 

Com o resultado, o Vitória manteve os 32 pontos e a 14ª colocação na Série B. 

PRIMEIRO TEMPO

Aos 15 minutos, Fernando Neto fez ótimo passe para Rafael Carioca. O lateral-esquerdo foi para cima de Thiago Ennes e finalizou por cima. Três minutos depois, o Leão abriu o placar. Em cruzamento de Léo Morais, Léo Ceará empurrou de cabeça e a bola foi parar no fundo das redes. Vitória 1 x 0 Confiança. 

Aos 32', Reis recuperou a bola na intermediária e tocou para Bruno Paraíba. O centroavante finalizou forte e a bola foi para fora.

Aos 37', Bruno Paraíba recebeu, girou e chutou. A bola desviou no zagueiro Maurício Ramos e foi para escanteio. Na cobrança, a bola desviou em Fernando Neto e a arbitragem marcou pênalti para o Confiança. O atacante Reis cobrou e igualou o marcador. Vitória 1 x 1 Confiança. 

SEGUNDO TEMPO

A segunda etapa começou com o Vitória criando oportunidades. Aos seis minutos, Vico chutou forte para a boa defesa do goleiro do Confiança. No lance seguinte, após desvio de Léo Ceará, Wallace finalizou para mais uma intervenção de Jean.

Aos sete' o Leão voltou a estar em vantagem. Thiago Lopes deu grande assistência para Léo Ceará. O centroavante do Vitória entrou na área e bateu por baixo do goleiro Jean. Vitória 2 x 1 Confiança.

Aos 31', o Confiança empatou a partida novamente. Após cruzamento de Reis, Ari Moura desviou para o meio da área do Vitória. Rafael Vila aproveitou a oportunidade e mandou para o gol de César. Vitória 2 x 3 Confiança.

Logo após o novo empate, o Confiança virou o placar. Em cruzamento de Ítalo e toque de Serginho, a bola sobrou para Renan Gorne. Sem marcação, o atacante colocou os visitantes na frente do placar. Vitória 2 x 3 Confiança.

Ficha técnica:
Vitória x Confiança

26ª rodada da Série B
Data: sexta-feira, 4 de dezembro;
Local: estádio do Barradão, Salvador;
Horário: 19h15 (horário de Brasília);
Arbitragem: Wanderson Alves de Sousa (MG) Auxiliares: Wanderson Alves de Sousa (MG) e Magno Arantes Lira (MG). 
Cartões Amarelos:Léo Ceará, Léo Morais (Vitória) Matheus Mancini, Djalma Silva, Serginho (Confiança)
Cartões Vermelhos:
Gols: Léo Ceará 2x (Vitória); Reis, Rafael Vila, Renan Gorne (Confiança)

VITÓRIA: 

César, Léo (Bocão), Maurício Ramos, Wallace e Rafael Carioca; Lucas Cândido (Dudu), Matheus Frizzo (Mateusinho), Fernando Neto e Thiago Lopes (Ruan Nascimento); Vico e Léo Ceará (Jordy). Técnico: Rodrigo Chagas.

CONFIANÇA: 

Jean, Thiago Ennes, Nirley, Matheus Mancini e Djalma Silva (Everton); Madison (Serginho), Jeferson Lima (Ítalo) e Rafael Vila; Ari Moura (Alyson), Reis e Bruno Paraíba (Renan Gorne). Técnico: Daniel Paulista.

Do Portal Galáticos Online


STF já tem 4 votos para liberar reeleição de presidentes da Câmara e do Senado

Davi Alcolumbre, Presidente do Senado e Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados | Foto: Marcos Corrêa/PR

Davi Alcolumbre, Presidente do Senado e Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados | Foto: Marcos Corrêa/PR

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou a favor de uma tese jurídica que, na prática, viabiliza a reeleição dos atuais presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). 

Relator de uma ação do PTB que busca impedir a reeleição, Mendes entendeu – em julgamento no plenário virtual do Supremo, iniciado à 0h desta sexta-feira (4) – que a Constituição permite uma reeleição para os comandos da Câmara e do Senado. 

De acordo com o voto do ministro, esse entendimento deve orientar a eleição para as mesas das duas Casas do Congresso a partir de 2023. Para fevereiro do ano que vem, quando haverá eleição para escolha dos presidentes do Legislativo no biênio 2021-2022, Mendes considerou possível a reeleição ou recondução para o mesmo cargo dos atuais presidentes de Câmara e Senado. 

Rodrigo Maia, que comanda a Câmara desde julho de 2016, diz que não é candidato à reeleição. Alcolumbre pretende obter uma decisão favorável do Supremo.

Do Portal NS/Fonte: TV Globo

Rui oficializa proibição de shows e festas ‘independentemente do número de participantes’

Foto: Paula Fróes/GOVBA

Foto: Paula Fróes/GOVBA

Como anunciado pelo governador Rui Costa (PT) na quinta-feira (3), o Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (4) traz uma edição no Decreto nº 19.586, de 27 de março de 2020, para reforçar a suspensão de shows e festas em toda a Bahia. 

Conforme a publicação, ficam proibidos os “shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes”. O decreto tem validade até 17 de dezembro, com indicativo de renovação. 

Ao anunciar a medida, o governador da Bahia frisou que “a vida humana é mais importante do que o faturamento nas festas”. “Pra qualquer bar, barraca que esteja chamando festa no mês de dezembro e no mês de janeiro, [que] a polícia atue presencialmente e faça a notificação desse ente comercial, avisando que não será permitido, e a polícia fará o bloqueio de entrada nesse estabelecimento”, declarou na ocasião. Rui também disse que “é melhor segurar a festa agora do que ter que fechar estabelecimentos que geram emprego e renda para a população”. 

Na última quarta-feira (2), ele já havia prorrogado o decreto, que também suspende as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e proíbe eventos e atividades com presença de público superior a 200 pessoas no estado – Rui Costa explicou que este decreto não inclui eventos festivos. “Nós não permitiremos festa em nenhuma quantidade de público”, ressaltou.

Notícias de Santaluz

Homem perde R$ 2,6 milhões em videogames após mãe jogar fora sua coleção

Foto: Reprodução/J&L Games

Foto: Reprodução/J&L Games

Um homem desconhecido, empregado da loja de jogos J&L Games em Nova York, nos Estados Unidos, afirmou ter perdido mais de US$ 500 mil (cerca de R$ 2,6 milhões), ao ter sua coleção de videogames jogada fora por sua mãe. 

O post no perfil oficial da loja de games, agora apagado, lamentava o ocorrido e falava em tom de brincadeira que iria “matar alguém”, comentário que pode ser o motivo da remoção do post. 

Segundo o site especializado VG247, a coleção era composta principalmente por jogos do PSOne e consoles antigos como o Atari, Colecovision e mais. Segundo comentários postados na conta, a coleção que o funcionário guardava na casa dos pais incluía mais de 500 jogos do primeiro PlayStation, metade deles ainda no plástico original. 

Além dos games, havia um grande acervo de consoles antigos, como Atari, Colecovision, Intellivision, Famicom, Super Famicom, TurboGrafx-16, PC Engine, Neo Geo, Mega Drive, Master System, entre outros. 

De acordo com o colecionador, a mãe dele também jogou fora outros itens de valor, como um kit de bateria, skates e revistas em quadrinhos.

Do Portal NS/Fonte:TechTudo

Professora se veste de carteira para rever os alunos e faz surpresa: ‘Não aguentava mais a saudade’

Foto: Joana de Oliveira Rocha/Arquivo pessoal

Foto: Joana de Oliveira Rocha/Arquivo pessoal

A saudade dos alunos bateu forte no peito da professora Joana de Oliveira Rocha, de 52 anos. Após quase nove meses sem encontrá-los por causa da pandemia do coronavírus, ela decidiu ensinar sobre as formas de texto de uma maneira diferente. Tia Joana, como é conhecida, se vestiu de carteira para entregar cartinhas com mensagens de carinho para seus 52 alunos de Goianésia, na região central de Goiás.

“Estava trabalhando nas aulas on-line os gêneros textuais, entre eles, a carta. Expliquei que hoje em dia ela quase não é usada, que as pessoas preferem a tecnologia. Foi aí que surgiu a ideia de entregar as cartinhas a eles. Eu não estava aguentando mais de saudade”, conta tia Joana.

A professora explicou que foram quase dois meses ministrando o conteúdo aos alunos do Jardim 1 e do 1º ano do Ensino fundamental da Escola Luiz Cesar de Siqueira Melo da Fundação Jalles Machado. Ela disse ainda que trabalhava bastante o lúdico com eles, questionando o que fariam se um dia recebessem uma carta, mas eles nem imaginavam que uma surpresa estava sendo preparada.

As visitas foram feitas no início de novembro, mas as imagens só foram divulgadas na quinta-feira (3). Tia Joana conta que escreveu as cartas e conseguiu emprestado o uniforme com um amigo que trabalha nos Correios da cidade. Ela revelou que o encontro foi o momento mais emocionante da vida dela e que se surpreendeu com a reação dos alunos.

“Tinha criança que chorava de emoção quando eu chegava com as cartas porque não podia abraçar. A gente seguiu todos os protocolos. Foi muito forte. Era muita saudade. Foi um momento marcado na minha história. Inexplicável”, disse a professora.

Joana trabalha como professora há 33 anos e conta que a alfabetização é o que a deixa feliz. Ela disse ainda que espera que a pandemia passe logo para que possa ver e aproveitar bem os alunos, pois está perto de se aposentar.

“Quero eles juntinhos comigo na sala de aula. Estou perto de aposentar, pensa a emoção. Minha vontade era de ficar abraçadinha com eles. Foi maravilhoso”, relatou.

Do Portal NS/Fonte:TV Anhanguera

‘Tendência é que ele seja candidato’, admite Rui sobre Wagner disputar governo em 2022

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), admitiu publicamente nesta quinta-feira (3), pela primeira vez, que a principal opção do seu grupo político como candidato ao governo estadual em 2022 é um velho conhecido do Palácio de Ondina: Jaques Wagner (PT), ex-governador e nome que o antecedeu no cargo. 

Em entrevista à rádio Metrópole na segunda-feira (30), um dia após o segundo turno em Vitória da Conquista e Feira de Santana, o senador pela Bahia sinalizou que avalia voltar a disputar o Executivo em 2022. 

“Se for para manter a unidade do grupo, eu colocarei meu nome”, assumiu. Questionado sobre a declaração, Rui deu ao Bahia Notícias uma declaração curta, mas simbólica sobre o assunto. “Eu diria que ele disponibilizou o nome dele, a tendência é que seja ele o candidato”, afirmou à reportagem após evento de entrega de 60 novas viaturas da Polícia Civil, em Salvador.

Do Portal NS

Pastor foi agredido por jovem de 18 anos que invadiu igreja no Bairro da Rodagem em Serrinha


Reprodução: 16° BPM
Um pastor da Igreja pentecostal, foi agredido por um jovem de 18 anos, na noite da quinta-feira (3) no Bairro da Rodagem no município de Serrinha. Segundo as informações, após uma denuncia os Policiais Militares da guarnição da 1ª Cia identificaram o agressor e o encaminhou para a Delegacia de Policia Civil.

Segundo a Assessoria de comunicação do 16º BPM, o pastor, um homem de 41 anos, relatou que o jovem havia invadido a igreja e desferido um soco contra ele, tendo em seguida evadido do local, passando a perturbar o sossego de pessoas que estavam próximo a uma barraca de espetinho na mesma rua. Neste momento ele foi imobilizado por populares que entraram em contato com a Polícia Militar 

Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para adoção das medidas cabíveis.
Da Redação  JNV- Informações 16° BPM/ASCOM

Banda Sabor de Maçã: vocalista relembra início do primeiro conjunto musical de Barrocas

Foto: arquivo pessoal Jorge Pinto
Em meados de 1982, um grupo de jovens músicos se reuniram e fundaram o primeiro conjunto musical de Barrocas, a banda Sabor de Maçã. A formação original, antes mesmo da escolha do nome, segundo o vocalista Jorge Pinto foi com: Baguda, Zé de Belinha, Quiento e Zé Pedro. O grupo, que relevou artistas de renome nacional, contou com Radilson (baterista do Asa de Águia) e Solange (ex vocalista do aviões do forró). 

Em um dos poucos registros, uma histórica foto de um show no antigo Clube Social Recreativo, consta a formação da Banda já com Radilson (ver acima). Da esquerda para direita com os componentes: Quiento (contrabaixo), Zé de Belinha (percussão), Radilson (Bateria), Baguda (vocal) e Jorge Pinto (guitarra).

O nome da Banda foi decidido entre os amigos, Baguda e Jorge Pinto: "Um dia, Dinho de Antônio de Pomba apareceu na rua com uma camiseta com uma maça abocanhada, ai eu falei 'Baguda porque que a gente não bota o nome dessa banda Sabor de Maçã? na época já estavam os filhos de Antônio Tripa, Toinho, Aldson, Adilton. Ai fomos para um debate e votação e ficou o nome da banda Sabor de Maçã, que no repertório tocava do mpb ao brega: de Roupa Nova, Kid Abelha ao Amado Batista, relembrou Jorge.

A Banda Sabor de Maçã, inicialmente se apresentava na zona rural e em eventos no próprio Clube Recreativo de Barrocas, momentos marcantes para o grupo de jovens e a população que curtia as festas. Outros integrantes passaram pela banda, a exemplo de Jailton de Lili, Carlinho Mocotó, que comprou um teclado para entrar na banda.

O grupo ensaiava na garagem da casa do pai de Jorge Pinto, posteriormente se mudaram para um galpão próximo à padaria de Genésio. Jorge Pinto relembra o dia do convite para a família de Radilson, para que jovem que começou brincando com uma bateria de lata, tocasse no conjunto: "Fui em dona Tivinha, ela deixou, mas o senhor Satur no inicio não deixou, mas depois eles aceitaram". 

Radilson, filho de Dona Tivinha e o Delegado Satur, permaneceu na música e ao lado de Durval Lélys, fundou em 1988 a Asa de Águia, banda de axé brasileira que estourou no Brasil inteiro com sucessos dos carnavais de Salvador, como Quebra Aê, Dança do Vampiro, dentre outras.

Em 2015, a renomada cantora de forró Solange, ex-Aviões do Forró, que hoje segue carreira solo, relembrou do início da sua carreira e da passagem na Banda Sabor de Maçã em Barrocas: "Na época era eu Rady baterista do Asa que era uma banda de Barrocas na Bahia chamada Sabor de Maça” e conta que começou o seu sonho a partir dali “E ai foi quando começou aquela coisa toda, aquela loucura, de realmente de ser aquilo, e é isso que eu quero para minha vida” (ver aqui).

Jorge Pinto contou sobre a Banda Sabor de Maçã em participação no Programa Café Quente na Rádio A Nossa Voz, apresentado por Rubenilson Nogueira, na sexta-feira dia 20 de Novembro.


Da Redação  JNV- Por Victor Santos

Com paródia da vinheta de final de ano da Globo, Serrinhense Ney Lima causou nas redes sociais

Foto: Print retirado do vídeo publicado por Ney
O Influenciador Digital Ney Lima, morador do município de Serrinha, localizada no Território do Sisal, sempre grava vídeos criativos, hilários e que geram repercussão nas redes sociais, desta vez surpreendeu ainda mais com o lançamento do vídeo clipe da vinheta de fim de ano da Rede Globo, com a participação de outros influenciadores digitais e da mãe, Babú. 

Na versão adaptada ao nordeste, Ney Lima, inicia de vestido branco, como manda o figurino, dançando numa estrada da zona rural. Logo após, os demais participantes surgem, chamando a atenção em cada interpretação. Alguns saem de trás do poste, do pé de mandioca, de dentro da caixa d'água e até mesmo de dentro do galinheiro. Um dos integrantes, empurra sua esposa que segura seu filho em um carrinho de mão. Todos eles criativos e deixando o vídeo ainda mais animado.

Ney Lima e sua turma
O serrinhense está aproximando-se dos 4 milhões de seguidores no Instagram, as visualizações do vídeo chegaram à 1,7 milhões e 44,7 mil comentários que além dos seus internautas, famosos também comentaram rindo e aplaudindo Ney. A atriz Cléo Pires, os cantores Mumuzinho e Solange Almeida, entre outros famosos (assista o vídeo).

A performance de Ney e amigos, foi destacada nos principais sites de notícias da Bahia.

 Da Redação JNV por Ana Clara

Teofilândia registra 8 novos casos positivos da Covid-19 nesta quinta-feira

Até às 20h30 desta quinta-feira (03/12/20) foram registrados 8 novos casos da Covid-19 em nosso município e 3 altas. O número de casos ativos é 50.⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
O paciente que encontrava-se em estado grave, apresentou melhora e já não está mais entubado. Ele permanece em observação.

Os demais estão assintomáticos ou apresentam sintomas leves ou moderados da doença.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É sempre importante salientar que Teofilândia possui transmissão comunitária, quando não é possível mais mapear a cadeia de infecção do vírus.

Por isso a importância do uso da máscara e do álcool em gel.⠀


Da Ascom PMT

Prefeitura de Santaluz antecipa segunda parcela do 13º salário

Centro Administrativo de Santaluz | Foto: Notícias de Santaluz/Arquivo

Centro Administrativo de Santaluz | Foto: Notícias de Santaluz/Arquivo

A Prefeitura de Santaluz antecipo para esta quinta-feira (3), o pagamento da segunda metade do décimo terceiro salário dos servidores públicos municipais. A primeira parte foi paga às vésperas do aniversário da cidade, no mês de julho. 

Num momento difícil para a economia em consequência das medidas restritivas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, Santaluz está entre os poucos municípios que seguem pagando os salários antecipadamente, dentro do mês trabalhado, o que contribui para movimentar a economia local. 

Além disso, conforme a secretária municipal de Finanças, a administração tem agido com extrema cautela para assegurar a prestação dos serviços públicos e manter a execução de obras.

Notícias de Santaluz

Petrobras aumenta em 5% valor de gás de cozinha a partir desta quinta

Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A Petrobras informou que elevará em 5% o preço médio do GLP, também conhecido como gás de cozinha, a partir desta quinta-feira (3). Os reajustes são aplicados às distribuidoras. Com isso, o preço médio da Petrobras às revendedoras será equivalente a R$ 33,89 por botijão de 13 kg. 

Com o reajuste, o produto passa a acumular no ano alta média de 21,9%, ou R$ 6,08 por botijão. A estatal destacou que, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), 43% do preço ao consumidor final correspondem atualmente à parcela da Petrobras e os demais 57% traduzem as parcelas adicionadas ao longo da cadeia até clientes finais como tributos e margens brutas de distribuição e revenda. 

Segundo pesquisa da ANP, na última semana de novembro o preço médio do botijão praticado no país era de R$ 73,22. Os preços, no entanto, são livres, e variam nos postos de venda aos consumidores. 

“Ao longo do ano, refletindo as reduções e as variações do mercado internacional, a Petrobras reduziu os preços de venda do GLP às companhias distribuidoras, chegando a uma variação acumulada de -21,4% em maio (-5,96 R$/ botijão de 13 kg). Da mesma forma, os preços acompanharam a recuperação do mercado internacional, também sendo influenciados pelo câmbio”, informou a Petrobras.

Do Portal NS/Fonte: G1

Homem é morto a tiros na frente de oficina em Queimadas

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um homicídio com características de execução foi registrado na localidade conhecida como Capelinha de São José, em Queimadas, região sisaleira da Bahia, na manhã desta quinta-feira (3). 

De acordo com informações preliminares, Gaudêncio da Silva Aquino, conhecido também como ‘Gaudinho’, de 41 anos, estava em frente a uma oficina quando foi surpreendido e alvejado a tiros por indivíduos encapuzados. A vítima não resistiu e morreu no local. 

Uma equipe da Guarda Civil Municipal isolou a área para realização de perícia e solicitou a remoção do corpo, que será encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica da cidade de Senhor do Bonfim. Autoria e motivação do crime estão sendo investigadas pela Polícia Civil.

Notícias de Santaluz

Dois policiais militares ficam feridos após viatura capotar em Salvador

Foto: Giana Mattiazzi/TV Bahia

Foto: Giana Mattiazzi/TV Bahia

Dois policiais militares ficaram feridos na manhã desta quinta-feira (3), após a viatura em que estavam capotar na ladeira da Rua Odilon Dórea, no bairro de Brotas, em Salvador. 

De acordo com informações levantadas no local, um dos PMs estava passando mal, e estava sendo levado para atendimento na UPA de Brotas. Na ladeira que liga o bairro de Brotas à Avenida Bonocô, uma das principais de Salvador, o motorista da guarnição perdeu o controle da direção, bateu no meio-fio e capotou. 

Um dos policiais foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE) e o outro para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brotas. Não há detalhes do estado de saúde deles. Um guincho foi encaminhado ao local para remoção da viatura.

Do Portal NS/Fonte:TV Bahia e G1 BA

Organizadores de festas de fim de ano serão notificados, afirma Rui Costa

Foto: Divulgação/GOVBA

Foto: Divulgação/GOVBA

Reafirmando a proibição de festas de fim de ano com aglomeração de pessoas, o governador Rui Costa determinou que as secretarias estaduais da saúde e da segurança pública façam o monitoramento dos eventos que estão sendo divulgados na mídia e redes sociais e notifiquem preventivamente os organizadores. 

O governador destacou que o decreto que autoriza a realização de eventos com até 200 pessoas não se aplica a essas comemorações e frisou que “a vida humana é mais importante do que o faturamento nas festas”. 

O governador também disse que “é melhor segurar a festa agora do que ter que fechar estabelecimentos que geram emprego e renda para a população”.

Notícias de Santaluz

Policlínica de Alagoinhas suspende atendimento após 16 funcionários serem diagnosticados com Covid-19

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A Policlínica Regional de Alagoinhas, cidade a cerca de 124 km de Salvador, suspendeu os atendimentos na quarta-feira (2), após dezesseis profissionais de saúde da unidade serem diagnosticados com Covid-19. 

Outros sete trabalhadores da unidade estão aguardando o resultado do exame que detecta a doença. Nesta quinta (3), saíram 15 resultados e todos deram negativo. Não há informações do número exato de funcionários que trabalham no local. 

Segundo a administração da policlínica, inicialmente, os serviços seguem suspensos até a próxima segunda-feira (7). Nesse dia, vai acontecer uma reunião para decidir se a unidade de saúde vai ser reaberta. 

Durante este período, a unidade vai passar por uma desinfecção. Segundo a Secretaria de Saúde do município, Alagoinhas tem 6.415 casos confirmados, 167 ativos e 85 mortes por causa da Covid-19. A prefeitura mantém toque de recolher na cidade entre 0h e 5h.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Governo enviará SMS a 2,6 milhões de pessoas cobrando devolução de auxílio emergencial irregular

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O governo federal deve enviar, ainda este mês, mensagens de celular a 2,6 milhões de pessoas que receberam auxílio emergencial sem ter direito ao benefício. O objetivo é pedir que esses beneficiários cumpram os trâmites para devolver o dinheiro aos cofres públicos.

O Ministério da Cidadania, gestor do auxílio, estima que o governo poderia reaver R$ 1,57 bilhão se cada um desses beneficiários acionados devolvesse, ao menos, uma parcela de R$ 600. Os valores constam em um ofício obtido pela TV Globo.

Ao todo, o ministério prevê o envio de 4,8 milhões de mensagens de celular “considerando a possibilidade de precisarmos enviar uma mensagem de reforço para o público que não proceder com a devolução após o recebimento da 1ª SMS”. A Globo disse que pediu informações adicionais ao Ministério da Cidadania e aguarda retorno. 

O Ministério da Economia confirmou que as mensagens serão enviadas a partir do próximo fim de semana, porque a pasta ainda aguarda a lista de contatos telefônicos. Os envios devem custar R$ 162 mil ao governo.

Em novembro, o governo federal divulgou que a lista de beneficiários irregulares incluía pessoas com rendimentos acima do limite, com cargos eletivos, militares, servidores públicos, ou mesmo CPFs com alguma irregularidade.

Quem recebe o benefício indevidamente, sem se enquadrar nos critérios do governo, pode responder criminalmente pela infração. A medida está prevista no art. 2º da Lei n.º 13.982/2020, segundo o Ministério da Cidadania. Em maio, o governo federal lançou um site para facilitar a devolução do Auxílio Emergencial: devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br.

Do Portal NS

Mais uma cura e seis novos casos de Covid-19 são registrados em Santaluz

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Em Santaluz, nesta quinta-feira (3), foi registrada mais uma cura clínica de paciente diagnosticado com Covid-19, chegando ao total de 681 pessoas recuperadas. Trata-se de um homem de 37 anos. Também foram confirmados mais seis casos da doença. 

São três pacientes do sexo masculino, com idade entre 26 e 37 anos, e três do sexo feminino, de 24, 30 e 33 anos, residentes no centro da cidade (5) e no distrito Pereira (1). 

Com a atualização, o município passa a contabilizar 725 diagnósticos positivos de Covid-19 desde o começo da pandemia. A taxa de cura é de 93,93%. Há 31 casos ativos da doença e 99 suspeitas em investigação.

Notícias de Santaluz

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Familiares de três jovens desaparecidos em Serrinha se reúnem com delegado Geral da Bahia em busca de apoio


Depois de realizarem buscas em Serrinha e cidades da região sem lograr êxito, duas mulheres, sendo uma mãe e uma irmã de jovens desaparecidos resolveram buscar apoio no mais alto escalão da Polícia Civil da Bahia, elas marcaram a participaram de uma audiência no meio da tarde desta quinta-feira, 03, às 15h com o delegado geral do Estado da Bahia, Berdardino Brito Filho.

A dona de casa Eliene de Souza Santana, 49 anos, mãe de cinco filhos, um deles está desaparecido. Ela contou ao delegado geral que seu filho Jeorge Santana Ferreira, mora na casa dos avós, no Bairro da Santa, e ela reside em Salvador. Segundo Eliene o filho trabalhava na construção civil com dois tios, e que desapareceu no dia 24 de outubro depois de participar de uma carreata política.

Lúcia de Oliveira Lima, 49 anos, também busca ajuda da Delegacia Geral para encontrar seu irmão Marlon Oliveira, 32 anos, que desapareceu em 1º de outubro já se passaram dois meses e nenhuma pista de onde pode está. Morador da Rua da Bomba, segundo Lúcia, ele foi visto pela última vez por volta das 19h de uma sexta-feira quando disse que ia na rua comprar ‘alguma coisa’ e até hoje não retornou e nem se sabe onde está.

Da esquerda para a direita: Jeorge, Marlon e Lucas

Tem um terceiro jovem de prenome Lucas também desaparecido e sua mãe Patrícia iria para audiência com o delegado geral, porém ela mostrou-se bastante emocionada e acabou não viajando, Eliene e Lúcia comentaram sobre a situação dele com o Doutor Bernardino. Elas inclusive disseram que tomaram conhecimento que de ontem para hoje desapareceu mais um jovem, o que seria o quarto.

Para a mulheres ninguém sabe explicar realmente o que vem acontecendo na cidade de Serrinha, sendo que Jeorge, Marlon e Lucas estão desaparecidos desde outubro.

Redação CN