SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 28 de novembro de 2020

Pandemia: Falta de latas e garrafas tira cerveja das prateleiras dos supermercados

Pandemia: Falta de latas e garrafas tira cerveja das prateleiras dos supermercados
Foto: Reprodução/ Getty Images

Reflexo da pandemia, a falta de insumos como vidros e latas para a confecção de embalagens começa a prejudicar a oferta de cervejas. As cervejarias admitem dificuldades com o abastecimento de insumos, mas ressaltam que se trata de um problema pontual e que estão trabalhando para solucionar o problema. 

 

A taxa de ausência do produto no mercado, chegou a 18,92% em outubro, contra os 12,4% no mesmo período do ano passado. Os dados são da Neogrid, empresa especializada na gestão da cadeia de suprimentos que atende 40 mil lojas grandes e médias no País.

 

“Não é um desabastecimento que deve fazer o consumidor sair correndo para estocar cerveja, mas é possível que ele não encontre a marca que gostaria na embalagem de preferência. O efeito de ruptura mede que a loja tem 80 ‘apresentações’ quando, na verdade, deveria ter 100”, explicou o CCO da Neogrid, Robson Munhoz ao Estadão.  

 

A Ambev, que inaugurou em setembro uma fábrica de latinha em Minas Gerais para fazer frente ao aumento da procura durante a pandemia, disse que segue atendendo seus clientes e tem feito um esforço extra para atender à demanda crescente.

 

O Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) disse que a falta de insumos é um reflexo do impacto de fornecimento que vem afetando diversos segmentos em “um contexto atípico motivado pela pandemia, tanto na cadeia de insumos como na retomada acelerada dos últimos meses”.


Do Portal Bahia Notícias

Sobreviventes da Covid-19 relatam perda de dentes depois da infecção

Quase um ano após o começo da pandemia de coronavírus, médicos e pesquisadores ainda estão descobrindo como o vírus age. A observação do grupo de pacientes com Covid-19 persistente, que sentem os sintomas da doença por muitos meses, ainda oferece novas informações sobre o Sars-CoV-2 todos os dias — a última notícia é que alguns experimentam queda nos dentes.

De acordo com o Metrópoles, nos Estados Unidos, há vários relatos de pessoas que perderam dentes sem nenhum sangramento. Uma das mulheres estava tomando sorvete quando o dente caiu e um garoto de 12 anos perdeu um dos dentes permanentes. Outros pacientes contam ainda que a gengiva ficou sensível, que alguns dentes ficaram cinza ou frágeis o suficiente para perder lascas. A maioria dessas pessoas tem sintomas como dedos dos pés inchados e queda de cabelo.

Não é comum que dentes caiam sem sangramento, diz William Li, diretor médico de uma ONG americana que estuda doenças dos vasos sanguíneos, ao New York Times. Segundo ele, este sintoma pode ser sinal de algo errado nos vasos sanguíneos das gengivas — nesse caso, o dente pode acabar morrendo e cair sem dor.

No restante do corpo, pacientes com quadros graves da infecção produzem muitos coágulos e trombos, o que pode estar acontecendo também na boca.

“A gengiva é muito sensível a reações hiper inflamatórias, e pacientes com Covid-19 persistente certamente se encaixam nesta categoria”, explica o dentista Michael Scherer. Os especialistas chamam atenção ainda para a saúde bucal: pessoas que já tinham problemas odontológicos podem ter pré-disposição à queda dos dentes.

Do Portal Calila Notícias/Fonte: BN


Barrocas: Grupo da situação define o nome do próximo Presidente de Câmara de Vereadores

Tonho irá para seu segundo mandato como presidente da câmara -
Reprodução: redes sociais
O Grupo Barrocas Livre, liderada pelo prefeito reeleito José Jailson (PSD), definiu a chapa que irá concorrer a Presidência da Câmara de Vereadores, atualmente presidida por Evanício Avelino, conhecido como Rupiado, que não conseguiu a reeleição. Como já era esperado nos bastidores da política, o irmão do prefeito, o vereador Antônio Carlos Lima Ferreira (Tonho da Loja) deverá assumir mais uma vez a principal cadeira do legislativo, já que o grupo da situação tem maioria absoluta na Câmara Municipal.

Segundo o vereador Aldo do Curralinho, a chapa para a mesa diretora para o biênio (2020-2022) será composta por Antonio da Loja (presidente), Guel de Quinca (vice-presidente), Aldo do Curralinho (primeiro secretário) e Formigão do Onibus (segundo secretário). O grupo da situação tem maioria, são 7 vereadores e a oposição conseguiu 4 vagas. Não há comentários sobre uma segunda chapa na disputa pela presidência.

Reprodução: redes sociais
Antonio da Loja (DEM) foi eleito como vereador pela primeira vez 2012, ele está no segundo mandato e reeleito pelo Democratas com 734 votos, sendo o mais votado das eleições municipais de 15 de novembro em Barrocas.

No ano de 2014, em uma votação polêmica, após soma dos votos resultar num empate, Tonho da Loja foi declarado Presidente da Câmara para o biênio 2015/2016. Na época, Tonho agradeceu aos colegas, principalmente o vereador Gerinaldo (PT) que segundo o mesmo, lhe procurou às 2h da tarde para registrar uma chapa e lhe deu o voto que empatou a disputa contra o então vereador Waldir Ferreira, hoje vice-prefeito do grupo liderado por Jai de Barrocas. 

Da Redação JNV - Por Victor Santos

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Santaluz registra mais duas curas e um novo caso positivo de Covid-19

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Santaluz registrou nesta sexta-feira (27) mais duas curas clínicas de pacientes diagnosticados com Covid-19, chegando ao total de 673 pessoas recuperadas. 

Os novos curados são dois homens, de 59 e 72 anos. Também foi confirmado um novo caso da doença. Trata-se de paciente do sexo feminino, de 44 anos, residente no centro da cidade. 

Com a atualização, a cidade passa a contabilizar 702 diagnósticos positivos de contaminação pelo coronavírus desde o começo da pandemia. A taxa de cura no município é de 95,86%. Há 17 casos ativos e 53 suspeitas em investigação.

Notícias de Santaluz

Serrinha registra 15 curas e 12 novos casos positivos da covid-19

A Prefeitura de Serrinha informa que nesta sexta-feira, 27/11, foram confirmados 12 novos casos de coronavírus. Sendo assim, a cidade atinge um total de 1.738 casos da Covid-19.
PRIMEIRA TABELA (resultados LACEN)
Serrinha registra um total de 103 casos suspeitos e 779 casos positivos diagnosticados através do método RT-PCR em tempo real.
SEGUNDA TABELA (resultados testes rápidos)
Hoje foram realizados 16 testes rápidos, destes nenhum teve resultado positivo para o coronavírus.
TERCEIRA TABELA (total)
Hoje foram registradas 15 curas, com isso Serrinha registra 1.686 curados, 19 óbitos e 33 casos ativos.

Dos pacientes que testaram positivo para o coronavírus 06 são mulheres de 19, 21, 26, 30, 33 e 33 anos e 06 homens de 27, 29, 30, 35, 39 e 49 anos.




Da Ascom PMS

Bahia encerra preparação para partida contra o São Paulo

O elenco do Bahia realizou a última atividade de preparação para a partida deste sábado (28), às 19h, contra o São Paulo na Arena Fonte Nova.

O auxiliar Cláudio Prates comandou a atividade. Sem os zagueiros Anderson Martins e Lucas Fonseca, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, Prates trabalhou com os prováveis titulares. 

O comandante também treinou bolas paradas com o elenco. Ao final da atividade, alguns jogadores trabalharam cobranças de faltas e pênaltis. 

Do Portal Galáticos Online


Eduardo Barroca deixa o Vitória e acerta com o Botafogo

O técnico Eduardo Barroca deixou o Vitória e acertou com o Botafogo nesta sexta-feira (27). Ele acertou com o Leão após a demissão de Bruno Pivetti e sai do rubro-negro com números muito abaixo do que o clube precisava. Foram três derrotas, cinco empates e apenas uma vitória nos nove jogos comandados.

Ele fechou com o Botafogo após a saída do treinador Ramon Díaz e já está no Rio de Janeiro para comandar o alvinegro.

Confira um trecho da nota que o Botafogo emitiu  nesta manhã: "O Departamento de Futebol Profissional informa que Eduardo Barroca é o novo técnico da equipe. O profissional retorna ao Botafogo após passagem na equipe principal, em 2019, e um trabalho reconhecido por conquistas importantes nas categorias de base. Barroca chega acompanhado por Felipe Lucena (auxiliar técnico) e Anderson Nunes (preparador físico). O novo comandante inicia as atividades neste sábado", disse.

O Esporte Clube Vitória também utilizou seus canais oficiais para comunicar a saída de Barroca e anunciar que Rodrigo Chagas comanda a equipe contra o CRB: "O técnico Eduardo Barroca comunicou ao presidente Paulo Carneiro, nesta sexta-feira (27), que recebeu proposta para voltar a trabalhar no Botafogo e irá retornar ao clube carioca. Com isso, ele se desliga do Vitória, e o time contra o CRB, sábado (28), será comandado pelo técnico do sub-20, Rodrigo Chagas. A direção rubro-negra já se movimenta no sentido de definir a contratação de um substituto para Eduardo Barroca. O Vitória agradece a dedicação e o comprometimento de Barroca durante o período que esteve à frente da equipe, desejando sucesso ao técnico no novo clube", disse a nota.

Do Portal Galáticos Online


Estradas vicinais do Território do Sisal serão recuperadas através das obras do PREMAR II⁣

Foto: Divulgação

Na manhã da última quinta-feira (26), o presidente do Consisal, Dr André Andrade, juntamente com o secretário executivo, José Santos, realizaram reunião com prefeito de Serrinha, Adriano Lima e representantes da SEINFRA. ⁣A reunião foi realizada na sede do consórcio em Serrinha.

Na oportunidade, dialogaram sobre o Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias no Estado da Bahia – PREMAR II, que será iniciado as obras de recuperação de pontos críticos das estradas vicinais ainda este ano nos municípios consorciados. ⁣

Dr. André destacou a importância das obras para o Território do Sisal. “As obras do PREMAR II é uma grande conquista para a população, pois irão melhorar as condições de tráfego nas estradas rurais não pavimentadas, melhorando o acesso das comunidades”, conclui André.⁣

O prefeito de Serrinha, Adriano Lima comemorou. “Com mais essa parceria, iremos finalizar 2020, e iniciar 2021 com grandes obras nas estradas vicinais não apenas em Serrinha mas em todos os 20 municípios do território”.⁣

Com a construção de bueiros, pontes e passagem molhada as obras serão realizadas pela Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia – SEINFRA com apoio do Consisal, através do Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias no Estado da Bahia – PREMAR II, financiado pelo Banco Mundial.

Do Portal Ailton Pimentel

Barrocas: Prefeitura Municipal anuncia abertura das matrículas escolares para 2021

Reprodução/ PMB

A Prefeitura Municipal de Barrocas, através da Secretaria de Educação, anunciou na manhã desta sexta-feira (27), através das suas redes sociais, que as matrículas da rede pública de ensino para o ano de 2021 estão abertas. No mês de novembro e dezembro, será a rematrícula dos alunos que já estudam na rede municipal, já os alunos que estão vindo de outras cidades ou de redes privadas poderão ser matriculados a partir do dia 20 de Janeiro.

Diante da pandemia da Covid-19, as instituições municipais tiveram que suspender as aulas presenciais para evitar a proliferação do vírus. Assim, as escolas tiveram que utilizar meios tecnológicos para que os alunos não ficassem sem aulas e não chegassem a repetir o ano letivo. Na nossa cidade, as escolas municipais aderiram as aulas remotas, facilitando o aprendizado do aluno.

Da redação JNV por Ana Clara

Apostador de Ribeirão Preto (SP) saca prêmio da Mega-Sena no valor de R$ 76 milhões

Guichê de lotérica em shopping onde aposta milionária foi registrada em Ribeirão Preto, SP | Foto: Reprodução/EPTV

Guichê de lotérica aposta milionária foi registrada em Ribeirão Preto, SP | Foto: Reprodução/EPTV

Um apostador de Ribeirão Preto (SP) que ganhou R$ 76,1 milhões sorteados pela Mega-Sena resgatou o prêmio na terça-feira (24), segundo a Caixa. Por motivos de segurança, o local do saque não é informado pelo banco. 

O prêmio milionário foi sorteado no sábado (21). O ganhador fez uma aposta com 7 números e pagou R$ 31,50 pelo bilhete. As dezenas sorteadas foram 06 – 30 – 35 – 39 – 42 – 48. Segundo a Caixa, o prazo para resgatar o prêmio é de três meses, mas o novo milionário não quis saber de esperar muito. O mistério sobre a identidade dele, no entanto, continua. 

O bilhete foi registrado na lotérica de um shopping na zona Sul de Ribeirão Preto. A cidade está entre as dez do país com maior número de ganhadores da Mega-Sena. O valor do prêmio, no entanto, é novidade. O de sábado foi o mais alto da história. Para o próximo sorteio, que será realizado no sábado (28), o prêmio previsto é de R$ 3 milhões.

Do Portal NS/Fonte:  G1 Ribeirão e Franca

Cliente deixa US$ 3 mil de gorjeta para funcionários de restaurante fechado por causa do coronavírus nos EUA

Foto: Brendan Ring/Reprodução/Facebook

Foto: Brendan Ring/Reprodução/Facebook

Após beber apenas uma cerveja, um cliente deixou US$ 3 mil como gorjeta aos funcionários de um restaurante de Cleveland, nos Estados Unidos, que fechou voluntariamente para ajudar a conter a aceleração da pandemia do novo coronavírus. O valor doado equivale a mais de R$ 16 mil, com a cotação atual. 

Em relato publicado no domingo (22) nas redes sociais, o dono do restaurante, Brendan Ring, contou que o cliente pediu que ele dividisse a gorjeta com os quatro funcionários do estabelecimento. Só depois que o homem deixou o local, o empresário se deu conta do tamanho da doação. “Eu corri atrás dele, mas ele me disse que não havia erro nenhum e que nos veríamos na reabertura”, contou. 

Ring decidiu não divulgar o nome do cliente porque acredita que o homem não gostaria disso. Porém, o dono contou que o valor da cerveja – o único item consumido pelo doador no restaurante – somado aos impostos era de US$ 7,02. Isso não representa nem 1% do total da gorjeta. “Todos os meus garçons e eu estamos enormemente gratos por esse grandioso gesto incrivelmente gentil”, disse Ring. 

Diversos estabelecimentos têm fechado nos Estados Unidos nesta nova alta dos casos e mortes por Covid-19. Alguns fecham voluntariamente, outros por determinação dos governos estaduais e outros definitivamente por falta de recursos durante o período de isolamento. 

Os EUA são o país mais atingido pela pandemia: mais de 12,8 milhões de pessoas contraíram o vírus e mais de 263 mil morreram por Covid-19.

Do Portal NS/Fonte: G1

Alimentos ficarão mais baratos em 2021, diz presidente do Banco Central

Foto: Helena Pontes/Agência IBGE notícias

Foto: Helena Pontes/IBGE

O presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira (26) que os alimentos ficarão mais baratos em 2021. Segundo ele, a inflação desses produtos chegou a um pico e voltará a cair.

Em entrevista ao SBT, o chefe da autoridade monetária também afirmou que não criticou o ministro Paulo Guedes (Economia) ao dizer que o Brasil precisa de um plano que demonstre preocupação com a trajetória da dívida pública para ganhar credibilidade.

De acordo com Campos Neto, o efeito na inflação é temporário, motivado por fatores como a desvalorização do real e a injeção de dinheiro na economia com os pagamentos do auxílio emergencial.

“Temos uma tendência mundial de alguns alimentos onde o preço foi transferido, que o preço internacional está caindo, então a gente entende que sim, alguns alimentos vão ficar mais baratos”, disse.

“A inflação de alimentos, que chegou a um pico de 18%, vai voltar a cair. Dá para dizer, sim, que a parte de alimentação em domicílio tende a ter um ano melhor no ano que vem do que teve neste”, afirmou.

Na quarta-feira (25), após Campos Neto dizer que o país precisa de um plano que demonstre preocupação com a trajetória da dívida pública, Guedes rebateu. “O presidente Campos Neto sabe qual é o plano. Se ele tiver um plano melhor, pergunte a ele qual o plano dele, qual o plano que vai recuperar a credibilidade” disse. “O dia que a bolsa estiver caindo 50%, o dólar explodindo, aí vou dizer que falta credibilidade”.

Na entrevista desta quinta, o presidente do Banco Central disse que estava apenas ecoando uma preocupação que havia sido dita por Guedes, de que é importante respeitar o teto de gastos e não buscar saídas que gerem gastos permanentes.

“Não era uma crítica. Eu estava, na verdade, ecoando uma mensagem que tinha sido propagada pelo ministro e pela área de economia, né? Nós temos um pensamento muito parecido”, afirmou.

Do Portal NS/Fonte: Folhapress

PF faz operação contra grupo que pede intervenção militar e prisão de ministros do STF

Em junho, Renan Sena xingou autoridades dos três Poderes em vídeo compartilhado nas redes sociais | Foto: Arquivo pessoal

Em junho, Renan Sena xingou autoridades dos três Poderes em vídeo compartilhado nas redes sociais | Foto: Arquivo pessoal

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (27), uma operação para investigar um grupo que fazia propaganda, em redes sociais, para pedir a intervenção militar e a prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Um dos alvos é Renan Silva Pena, ex-funcionário do Ministério dos Direitos Humanos, demitido após divulgar vídeo com ofensas a autoridades. 

A operação Estabilidade cumpre três mandados de busca e apreensão em Brasília (DF), Uberlândia (MG) e Taboão da Serra (SP). Segundo a PF, a força-tarefa teve início após a publicação de um vídeo realizado na frente do prédio do STF, por dois dos investigados. Na internet, os alvos incitavam a “animosidade entre as Forças Armadas e as instituições civis”. 

“Com o aprofundamento das análises, foi possível constatar a participação deles em diversos atos do tipo, inclusive com a arrecadação de fundos para financiar o movimento”, disse a PF. O processo tramita na 15ª Vara Federal de Brasília. Os envolvidos são investigados por crimes previstos na Lei de Segurança Nacional, como fazer, em público, propaganda de processos violentos ou ilegais para alteração da ordem política ou social e distribuição ou redistribuição de fundos destinados a realizar propagandas violentas. As penas variam de 1 a 4 anos de detenção ou reclusão. 

Renan Sena é apoiador do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em junho, ele foi detido pela Polícia Civil por crimes de calúnia e injúria, após divulgar vídeo com ofensas contra autoridades dos três Poderes e o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). 

Porém, foi liberado após assinar um termo de comparecimento em juízo. Além disso, Sena também é suspeito de “narrar o vídeo” em que manifestantes lançam fogos de artifício contra o Supremo Tribunal Federal (STF). O caso aconteceu em 13 de junho, quando cerca de 30 apoiadores do presidente se reuniram em frente ao prédio do órgão.

Do Portal NS/Fonte: G1 DF e TV Globo

Homem fica ferido após acidente entre moto e carro na BA-120, em Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Um homem identificado como Evanildo de Jesus, de 34 anos, ficou gravemente ferido após um acidente entre a moto que ele conduzia e um carro, na BA-120, altura do centro de abastecimento, em Santaluz, região sisaleira da Bahia, no início da manhã desta sexta-feira (27). 

De acordo com informações da polícia, os veículos seguiam em sentidos opostos da rodovia quando de repente o carro acessou a faixa contrária para entrar na Rua Ulisses Guimarães, causando a colisão. 

Conforme a polícia, Evanildo foi arremessado alguns metros à frente da moto, às margens da pista, e sofreu fratura na altura do joelho esquerdo. Ele foi socorrido e levado em uma ambulância para o hospital da cidade, onde segue internado com quadro de saúde estável. 

Ainda de acordo com a polícia, o condutor do carro, identificado como Joel Pereira Lima, de 45 anos, não sofreu ferimentos. Os veículos envolvidos no acidente foram levados para a delegacia local.

Notícias de Santaluz

Carnaval de Salvador em 2021 está suspenso e não há data prevista, diz ACM Neto

Carnaval de 2021 foi suspenso e ainda não há data prevista para a festa | Foto: Max Haack/Ag Haack

Carnaval de 2021 foi suspenso e ainda não há data prevista para a festa | Foto: Max Haack/Ag Haack

O carnaval de Salvador está oficialmente suspenso e ainda não tem data prevista para ocorrer em 2021, segundo anunciou o prefeito ACM Neto, na manhã desta sexta-feira (27), durante coletiva de imprensa.

“Está cancelado o evento em fevereiro e, por ora, só podemos informar o cancelamento. Não há como especular o carnaval em outra época do ano. A possibilidade do carnaval acontecer em outro momento de 2021 está condicionada a existência de uma vacina acessível a todos. Caso exista vacina, os prefeitos das maiores cidades do Brasil se unam para um eventual calendário. Agora, nem eu, nem Bruno [prefeito eleito de Salvador], nem ninguém pode estabelecer uma data, porque essa data dependerá da vacina”, disse o prefeito.

A festa momesca da capital baiana, que tradicionalmente ocorre entre os meses de fevereiro e março, foi adiada por causa da pandemia do coronavírus. O prefeito eleito Bruno Reis também esteve na coletiva e falou sobre a suspensão de um dos principais eventos de rua do país.

“Passada a eleição, sentamos, fizemos ampla reunião, depois fizemos uma série de consultas. Comunicar uma decisão como essa não é fácil, porque sabemos a importância do carnaval para a nossa cidade, o quanto circula de dinheiro na nossa cidade no carnaval, durante o verão. Só teremos condições de fazer o carnaval, com condições sanitárias para isso”, falou.

Além do carnaval, o prefeito ACM neto reforçou que as festas de largo, tradicionalmente iniciadas em dezembro e só finalizadas em março do ano seguinte, também estão suspensas.

“Não haverá festas de largo. Vai ter lavagem do Bonfim? Pode ter algo simbólico. Mas caminhada, saída da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, não vai ter”, disse o prefeito, que usou a Lavagem do Bonfim como exemplo, mas destacou que a medida é válida para todas as festas populares realizadas na capital baiana.

Do Portal NS/Fonte: G1

Serrinha registra 5 curas e 3 casos positivos da covid-19 nesta quinta-feira

A Prefeitura de Serrinha informa que nesta quinta-feira, 26/11, foram confirmados 03 novos casos de coronavírus. Sendo assim, a cidade atinge um total de 1.726 casos da Covid-19.
PRIMEIRA TABELA (resultados LACEN)
Serrinha registra um total de 84 casos suspeitos e 767 casos positivos diagnosticados através do método RT-PCR em tempo real.
SEGUNDA TABELA (resultados testes rápidos)
Hoje foram realizados 04 testes rápidos, destes 02 tiveram resultado positivo para o coronavírus.
TERCEIRA TABELA (total)
Hoje foram registradas 05 curas, com isso Serrinha registra 1.671 curados, 19 óbitos e 36 casos ativos.

Dos pacientes que testaram positivo para o coronavírus 01 é uma mulher de 35 anos e 02 homens de 37 e 39 anos.




Da Ascom PMS

Teofilândia registra 12 novos casos da covid-19; Número de casos ativos é 37

Até às 17h30 desta quinta-feira (26/11/20) foram registrados 12 novos casos da Covid-19 em nosso município e 2 pessoas receberam alta. O número de casos ativos é 37.⠀

Um dos pacientes está em estado grave, entubado no Emec, em Feira de Santana.

Os demais apresentam sintomas leves ou estão assintomáticos.⠀⠀

As pessoas contaminadas estão em isolamento e sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É importante salientar que Teofilândia possui transmissão comunitária, quando não é possível mais mapear a cadeia de infecção do vírus. Por isso a importância do uso da máscara e do álcool em gel.⠀


Da Ascom PMT

Supremo autoriza troca de data de prova de concurso por razão religiosa

Supremo autoriza troca de data de prova de concurso por razão religiosa
Foto: Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) reconheceu, nesta quinta-feira (26), o direito de candidatos em concurso público a trocar, por motivos religiosos, a data ou local de provas previstos em edital.

Os ministros entenderam ainda que os gestores públicos devem oferecer meios para que servidores em estágio probatório possam desempenhar suas funções em consonância com sua crença.

O atendimento a casos do gênero deve, no entanto, estar condicionado a alguns princípios, como o da razoabilidade e o da isonomia, frisaram os ministros.

Debatida em dois recursos, sob a relatoria dos ministros Dias Toffoli e Edson Fachinn, a matéria teve a repercussão geral reconhecida pelo tribunal - ou seja, a decisão deve ser seguida pelas demais instâncias do Judiciário.

Foi firmado, então, entendimento a partir da tese apresentada por Alexandre de Moraes. Para o ministro, a ideia principal da plena liberdade religiosa é a tolerância.

"Em ambos os casos se nós aplicarmos, dentro do binômio liberdade religiosa e laicidade do estado, se aplicarmos a tolerância, veremos que é totalmente possível compatibilizar a vontade estatal e os direitos individuais em ambos os casos. O importante é priorizar a premissa básica da liberdade religiosa, a tolerância", afirmou Moraes,

No caso relatado por Dias Toffoli, a ação trata de um candidato adventista que passou na prova objetiva e recorreu ao TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) para fazer o teste físico em data distinta à marcada para todos os concorrentes.

O tribunal aceitou o recurso e determinou a remarcação, desde que não houvesse mudança no cronograma do certame nem prejuízo à atividade administrativa.

A União, porém, contestou a decisão sob o argumento de que o entendimento fere o princípio constitucional da igualdade e teve sucesso no TRF-1.

Na outra ação, sob a relatoria de Fachin, discutia-se o dever do administrador público de oferecer alternativa a um servidor que, em estágio probatório, alega não poder cumprir deveres funcionais em razão da crença.

O processo julgava a situação de uma professora que passou em concurso em São Bernardo do Campo (SP) e foi dispensada no estágio probatório por excesso de faltas ao trabalho. Ela argumentou que, por ser adventista, não poderia trabalhar às sextas-feiras depois do pôr do sol.


Do Portal Bahia Notícias/por Marcelo Rocha|Folhapress

TSE analisa casos de violência nas eleições 2020; estudo revela 107 assassinatos

Foto: Abdias Pinheiro/TSE

Foto: Abdias Pinheiro/TSE

Após afirmar que crime político não é problema do Tribunal Superior Eleitoral (STE), o presidente do órgão, ministro Luís Roberto Barroso, orientou a equipe de técnicos da Corte a levantar os casos de violência ligados às disputas municipais. 

Segundo o Estadão, por decisão de Barroso a Assessoria Especial de Segurança e Inteligência divulgou um relatório parcial apontando 99 casos de homicídio ou tentativas de assassinato de pré-candidatos e candidatos neste ano. Porém, o tribunal não apresentou dados específicos e concretos sobre os assassinatos nas disputas pelo poder. 

A reportagem ressalta que a gestão de Barroso na presidência do TSE coincide com o período mais violento na política dos últimos 40 anos de democracia. Monitoramento do Estadão mostra que o país registrou, em 2020, o maior número de mortes por motivações políticas desde a Lei de Anistia e o início da redemocratização, em 1979. 

De janeiro a novembro, foram 107 assassinatos. Das vítimas, 33 eram pré-candidatos e candidatos a prefeito e a vereador. O estudo do tribunal aponta que houve um salto de crimes na política desde 2016, quando 46 candidatos e pré-candidatos teriam sido vítimas de atentado, sem dar detalhes. 

O monitoramento do Estadão, no entanto, destaca que, naquele ano, só o número de homicídios consumados de candidatos e pré-candidatos chegou a 47 casos.

Do Portal NS

Menina de 6 anos morre após cair de prédio em São Paulo

Foto: Reprodução/TV Globo

Foto: Reprodução/TV Globo

Uma criança de seis anos morreu depois de cair de um prédio na Vila Tiradentes, em São Paulo, no limite com Osasco, na região metropolitana. A queda aconteceu por volta das 9h30 desta quinta-feira (26), e a morte foi confirmada pela Polícia Militar por volta de 17h. 

A menina foi socorrida com parada cardiorrespiratória e internada no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP), na capital, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública (SSP). 

A queda foi de uma altura de sete a dez metros. Informações preliminares da Polícia Militar são de que a menina teria caído da janela do banheiro de serviço do apartamento. De acordo com a PM, a mãe teria deixado a filha sozinha em casa dormindo enquanto desceu até a portaria do condomínio. 

A Polícia Civil investiga as causas e eventuais responsabilidades pela queda da criança. O Conselho Tutelar acompanha o caso.

Do Portal NS/Fonte: G1 SP e TV Globo

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Expectativa de vida no Brasil sobe para 76,6 anos em 2019

Expectativa de vida no Brasil sobe para 76,6 anos em 2019
Foto: Reprodução/Pixabay

A expectativa de vida do brasileiro ao nascer no ano passado era de 76,6 anos, de acordo com dados da Tábua da Mortalidade, divulgados nesta quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

As informações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

 

A estimativa é 0,3 ano superior à de 2018, divulgada na pesquisa do ano passado (76,3 anos).

 

A Tábua da Mortalidade é divulgada anualmente pelo IBGE e usa como referência dados de 1º de julho do ano anterior, traz reportagem da Agência Brasil.

 

De acordo com o G1, a estimativa está em curva ascendente desde 1940. Naquela época, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer era de apenas 45,5 anos, ou seja, os brasileiros hoje vivem, em média, 30,8 anos a mais do que em meados do século passado.


Do Portal Bahia Notícias

Mulheres são maioria entre candidatos que não registraram voto

Mulheres são maioria entre candidatos que não registraram voto
Foto: Reprodução/EBC

Nas eleições municipais de 2020 5.297 candidatos não obtiveram nenhum voto no primeiro turno, mostram dados estatísticos disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

 

A Justiça Eleitoral recebeu 557.404 mil pedidos de registros de candidatos para disputar cerca de 68 mil cargos eletivos em 5.567 municípios brasileiros. 

 

De acordo com reportagem da Agência Brasil, as mulheres representam o maior percentual sem voto. Foram 3.454 candidatas que não obtiveram sequer um voto (64,2%).

 

Ao todo, o pleito teve 187.028 candidatas, o correspondente a 33,55%. Pela legislação, 30% é o percentual mínimo de candidaturas do sexo feminino por partido. As informações estão disponíveis no Portal TSE. 

 

Por outro lado, 1.843 homens não registraram nenhum voto, o correspondente a 35,08%. Ao todo, o pleito registrou 370.376 candidatos do sexo masculino - 66,45%. 

 

PSD, MDB, Republicanos, PSDB e DEM são os partidos com maior número de candidatos de ambos os sexos sem voto. 

 

Em cartilha divulgada neste ano, o TSE e o Instagram ressaltaram que, no mundo todo, aproximadamente um em cada quatro representantes eleitos é uma mulher. Trata-se de um guia de segurança para mulheres na política. A cartilha oferece dicas para as candidatas se protegerem de ataques virtuais durante a campanha. 

 

"No Brasil a participação feminina na política ainda está longe do desejado. Segundo o mapa de mulheres na política criado pela União Interparlamentar e ONU Mulheres, o Brasil ocupa a 140ª posição num ranking de 193 países", diz o documento.


Do Portal Bahia Notícias

Guarda Municipal permite barba e bigode, mas veta topetes, moicanos e cabelos pintados

Guarda Municipal permite barba e bigode, mas veta topetes, moicanos e cabelos pintados
Foto: Divulgação

A Guarda Civil Municipal de Salvador autorizou que seus agentes passem a usar barba e bigode no serviço. Por outro lado, cortes de cabelo considerados “extravagantes”, como topetes, moicanos e pintura de cores diferentes dos fios originais estão vetados.

 

As normas de como os guardas civis poderão se apresentar nas ruas estão em portaria publicada na edição desta quinta-feira (26) do Diário Oficial do Município (DOM). No documento, o inspetor-geral da corporação, Marcelo Oliveira Silva, justificou que a permissão do uso de barba e bigode se deve ao fato de que a Guarda tem caráter civil, e não militar. Por isso, não deve se adequar a essas regras. 

 

Mas quem acha que a liberação significa um “liberou geral” se enganou. Há uma série de regras que impõem um padrão de como os agentes devem apresentar seus fios. 

 

A barba, por exemplo, precisa estar “devidamente asseada e aparada”, não ultrapassando 3 cm da base do rosto na espessura. Não será permitido uso de cavanhaque e nem de desenhos, pinturas ou padrões semelhantes aplicados no formato da barba ou bigode. 

 

Veja abaixo todas as regras:
 

  • Fica permitido o uso disciplinado de barba pelo agente da Guarda Civil Municipal de Salvador quando em serviço, desde que devidamente asseada e aparada, com contornos bem definidos, não ultrapassando a altura de 03 (três) centímetros da base do rosto na espessura assentada dos fios;
  • Fica permitido o uso de bigode, o qual deverá estar bem aparado, não ultrapassando 02 (dois) centímetros de altura da base do rosto, não ultrapassando a extensão das comissuras labiais (cantos da boca), não podendo ser afinado ou alongado;
  • Não serão permitidos desenhos, pinturas ou padrões semelhantes aplicados no formato da barba ou bigode; 
  • Não será permitido o uso de cavanhaque, costeletas alongadas, bigode alongado, retorcido ou exagerado (excedendo na lateral os cantos da boca ou abaixo da linha do lábio superior), barbichas e formatos semelhantes;
  • Não será permitido colorização (pintura) da barba ou bigode, exceto a cor natural do pelo predominante; 
  • É vedado o uso de cortes de cabelo extravagantes, corte com linhas feitas à navalha ou técnica similar, corte de cabelo tipo “topete”, “moicano” ou cabelo levantado na parte anterior da cabeça;
  • É proibido qualquer tipo de pintura em tons diferentes das cores naturais dos cabelos humanos; 
  • A Guarda Civil Municipal feminina deverá manter o cabelo preso, na modalidade coque, exceto nos casos em que o tamanho do cabelo não ultrapassar a altura do pescoço;
  • As regras desta portaria não se aplicam aos servidores que exercem atividades de inteligência e investigação as quais, pela natureza do exercício, necessitem de caracterização pessoal diferenciada.
Do Portal Bahia Notícias/por Bruno Luiz

Barrocas: Com 6 novos infectados, município chega ao total de 152 casos da Covid-19 desde o início da pandemia

Arquivo/ JANV
Na noite da quarta-feira (25), a Prefeitura Municipal de Barrocas divulgou o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde que registrou 6 novos casos confirmados da Covid-19. Com esta atualização o município atingiu 152 casos positivos, com 140 pacientes curados e 12 com o vírus ativo. 

Os casos ativos são de moradores da Sede (05), Bairro do Cedro (01), povoado de Barreira (1) Candeia (02) e Lagoa da Cruz (3). Não há informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde sobre sexo, idade e nem estado de saúde dos pacientes. Desde o primeiro boletim registrado em novembro, já foram 19 casos confirmados até o fechamento desta matéria.
Reprodução/PMB

O primeiro caso positivo da Covid-19 em Barrocas, foi confirmado no dia .... de março. Confira a lista com os locais com casos confirmados e pacientes curados:

Sede: 77 (72 curados)
Alagadiço: 01 (01 curado)
Alambique: 03 (03 curados)
Alto Alegre: 03 (03 curados)
Alto da Porteira 01 (01 curado)
Baixa da Areia 01 (01 curados)
Barreira: 03 (02 curados)
Boa União:01 (01 curado)
Bom Gosto: 01 (01 curados)
Brasileiro: 01 (01 curado)
Caldeirão Novo: 02 (02 curados)
Candeia: 02 (00 curados)
Cedro: 06 (05 curados)
Curralinho: 09 (09 curados)
Ipoeira: 02 (02 curados)
Ladeira: 04 (04 curados)
Lagoa da Cruz: 13 (10 curados)
Milho Verde 01 (01 curados)
Nova Brasília: 04 (04 curados)
Santa Rosa: 08 (08 curados)
Rosário: 01 (01 curado)
Riacho Grande 01 (01 curado)
Tanque Bonito: 03 (03 curados)
Tanque do Cachorro 01 (01 curados)
Tanque das Pombas 01 (01 curados)
Umbuzeiro: 01 (1 curado)
Velho Domingo: 01 (01 curado)
Da Redação JNV  por Victor Santos

Operação de combate a roubos de agências dos Correios, bancos e carros-fortes cumpre mandados na Bahia

Foto: Divulgação/PF

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (26) uma operação com objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por roubos de agências dos Correios, bancos e carros-fortes no Rio Grande do Norte. 

Aproximadamente 80 policiais cumprem 2 mandados de prisão preventiva e 8 mandados de busca e apreensão expedidos pela 15ª Vara Federal de Ceará-Mirim (RN), nos municípios de Parnamirim e Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte, e Simões Filho, na Bahia. 

Segundo a PF, as investigações tiveram início no mês de abril de 2020 quando um dos integrantes do grupo criminoso foi preso na cidade baiana de Camaçari. Na ocasião, foram apreendidos 6 fuzis, 49 carregadores e 1.200 munições que estavam em um veículo dirigido pelo acusado. 

Os presos na operação desta quinta-feira responderão pelos delitos de organização criminosa, roubo qualificado e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Notícias de Santaluz