SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 7 de novembro de 2020

Joe Biden derrota Donald Trump e é eleito novo presidente dos Estados Unidos

 

Joe Biden derrota Donald Trump e é eleito novo presidente dos Estados Unidos
Foto: Reprodução/G1

Joseph Robinette Biden Jr., de 77 anos, foi declarado presidente eleito dos Estados Unidos neste sábado (7), segundo projeção da rede de notícias CNN, na semana em que completou 50 anos desde a primeira vez que assumiu um cargo político.

 

Os EUA escolhem, assim, Biden como o 46º presidente de sua história, depois de o democrata derrotar Donald Trump numa disputa histórica e acirrada, que o atual líder americano decidiu levar à Justiça, de acordo com a Folha de São Paulo. 

 

Antes mesmo de haver um resultado final, o republicano se declarou vencedor da eleição e disse que iria à Suprema Corte para interromper a contagem de votos —com o temor de que aqueles enviados por correio, de maioria democrata, virassem o jogo em estados-chave, como de fato aconteceu.

 

Trump entrou com ações judiciais em Geórgia, Michigan, Wisconsin e Pensilvânia. Obteve vitória parcial na Pensilvânia e três derrotas, uma da quais também na Pensilvânia, e as outras em Geórgia e Michigan.

 

Em Wisconsin, onde o democrata venceu com menos de 1 ponto percentual de diferença, o atual presidente pediu recontagem dos votos, alegando, sem apresentar provas, que o voto postal gera fraudes.

 

A projeção da vitória de Biden veio com os resultados na Pensilvânia, estado que os democratas perderam para Trump em 2016 e que foi reconquistado neste ano. Assim, o agora presidente eleito atingiu ao menos 273 votos no Colégio Eleitoral, acima do mínimo de 270, enquanto o candidato republicano conquistou, até o momento, 214.

 

Em relação ao apoio popular, Biden registra mais de 74 milhões de votos, recorde nos Estados Unidos e um marco num país onde a participação não é obrigatória. Trump, por sua vez, contabiliza ao menos 70 milhões de apoios na 59ª eleição presidencial americana desde 1788.

 

Em 4 de novembro de 1970, Biden assumia uma cadeira no conselho do condado de New Castle, em Delaware, espécie de Câmara de Vereadores. Meio século depois, vence a corrida à Casa Branca como o presidente mais velho a tomar posse —terá 78 anos na cerimônia de 20 de janeiro.

 

A noite da eleição, na terça (3), começou com a expectativa de que Biden superaria Trump com ampla vantagem, mas o republicano ganhou a decisiva Flórida e iniciou uma ilusão vermelha inicial, com uma série de triunfos e lideranças em estados-chave, o que manteve as chances de reeleição.

 

Ao vencer no Texas, em Iowa e em Ohio durante a madrugada de quarta (4), Trump fez muitos apoiadores de Biden temerem uma repetição de 2016, quando o presidente derrotou Hillary Clinton ao vencer na maior parte das regiões decisivas, contrariando as pesquisas.


Do Portal Bahia Notícias

Motorista morre após caminhão capotar em rodovia na Bahia

 Foto: Blog do Anderson / Reprodução

Foto: Blog do Anderson / Reprodução

Um homem de 29 anos morreu após o caminhão que dirigia capotar na BA-263, entre Belo Campo e Tremedal, cidades do sudoeste da Bahia, na noite de quinta-feira (5). A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). O acidente ocorreu no Km-161. Ainda não há detalhes sobre o que provocou o capotamento. 

Nas imagens dá para ver que o caminhão ficou destruído. A vítima foi identificada como Bruno Henrique Santos Matos Silva. A PRE não soube informar se havia mais alguém no veículo. O corpo dele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região. Não há informação sobre o enterro.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Pela primeira vez desde abril, Brasil registra menos de 20 mil mortes por Covid-19 em um mês

 Foto: Ricardo Moraes/Reuters

Foto: Ricardo Moraes/Reuters

O Brasil fechou o mês de outubro com 16.016 mortes pela Covid-19, mostram dados apurados pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias de Saúde do país. É a primeira vez desde abril que o país termina um mês com menos de 20 mil mortes pela doença, e o terceiro mês consecutivo com queda no número de óbitos pela Covid-19. 

“O número [de mortes] abaixo de 20 mil significa que a epidemia realmente está desacelerando, que é o que seria esperado. Então a tendência é de redução”, afirma o epidemiologista Pedro Hallal, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A queda vista em outubro vem depois do segundo mês com menos de 30 mil mortes pela Covid-19. 

O recorde de óbitos em solo brasileiro foi visto em julho, quando 32.912 pessoas perderam a vida para a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). O dado referente a este mês foi calculado subtraindo-se as mortes totais no dia 30 de setembro (143.886) do total de mortes até 31 de outubro, que era de 159.902 até as 20h. Os números dos meses anteriores foram determinados com a mesma metodologia.

Do Portal NS/Fonte: G1

Incêndio atinge carro de candidata a vereadora em Santaluz; veículo estava na varanda de casa

 Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

Um incêndio atingiu, no início da madrugada deste sábado (7), o carro da candidata a vereadora nas eleições deste ano da cidade de Santaluz, Valmira Lopes de Souza (Podemos), conhecida como Valmira do Miranda.

O caso ocorreu no povoado Miranda, por volta de 1h. A candidata relatou à polícia que estava dentro de sua casa quando percebeu o fogo atingindo o veículo, modelo Pálio, na varanda da residência. Valmira agiu rápido e conseguiu controlar as chamas. Porém, a parte interna do automóvel ficou parcialmente destruída.

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

Conforme a polícia, Valmira disse ter achado próximo ao carro um vaso contendo combustível. Além disso, o vidro traseiro do veículo foi quebrado e havia rastro de pegadas no local. As causas do incêndio, no entanto, ainda são desconhecidas. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil. A área foi isolada para perícia. 

Notícias de Santaluz

UNEB realiza seu tradicional debate entre prefeituráveis de Serrinha na próxima segunda-feira (09/11)


A Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Departamento de Educação Campos 11, Serrinha, promove debate virtual entre os candidatos a prefeito do município de Serrinha com o tema: Crescimento econômico versus desenvolvimento social. Os desafios gerados pela pandemia.

Será nesta segunda-feira, 09/11 às19h com transmissão ao vivo pelo canal do departamento no YouTube.

NÃO PERCAM!

Do Portal Ailton Pimentel

Contagem regressiva: Veja a Agenda dos candidatos a Prefeito de Barrocas, para o último final de semana de campanha

 

Agendas dos candidatos 
O último final de semana para o domingo da eleição, será movimentado em Barrocas. Os dois candidatos já tiveram suas agendas divulgadas. Com visitas programas em ruas da sede, bairros e comunidades rurais, por não ter os tradicionais comícios, foi encontrada outras formas de expor suas propostas ao eleitorado, seja indo até eles mesmos na forma do diálogo corpo a corpo e principalmente através das redes sociais.

A agenda de Almir, divulgada nesta sexta-feira (6), sem muito detalhes de horários e pontos de encontro, mostrou apenas qual será a localização, onde estará o candidatos e seus aliados. No sábado, ele estará em três localidades, são elas: Alagadiço, Tanque Bonito e Alambique. Já no domingo (8), a visita será na Minação também sem horário divulgado.

Já a de Jailson, divulgada na terça-feira (3), informa que as atividades iniciaram na sexta (6), com uma visita que será no povoado do Ouricuri, com a saída do Comitê localizado na Praça da Matriz, às 17h00. No sábado (7), terá o Encontrão da Onda Azul que também sairá do Comitê, mas às 15h para o Bairro do Cedro. Finalizando no domingo, a concentração acontecerá no mesmo local da sua primeira carreata (leia aqui), na comunidade do Riacho Grande, a partir das 14h55.

Os dois banner informam sobre as precauções devido a pandemia do novo coronavírus, como o uso obrigatório das máscaras, e o uso do álcool gel. Os eventos podem ter no máximo 100 pessoas. Até então ambos não publicaram os cartazes nas suas redes sociais.

Da Redação JNV por Ana Clara - Colaborou Victor Santos

Serrinha registra mais 5 casos positivos da covid-19

A Prefeitura de Serrinha informa que nesta sexta-feira, 06/11, foram confirmados 05 novos casos de coronavírus. Sendo assim, a cidade atinge um total de 1.602 casos da Covid-19.
PRIMEIRA TABELA (resultados LACEN)
Serrinha registra um total de 34 casos suspeitos e 685 casos positivos diagnosticados através do método RT-PCR em tempo real.
SEGUNDA TABELA (resultados testes rápidos)
Hoje foram realizados 28 testes rápidos e 04 tiveram resultado positivo para o coronavírus.
TERCEIRA TABELA (total)
Hoje foram registradas 03 curas, com isso Serrinha registra 1.559 curados, 16 óbitos e 27 casos ativos.

Dos pacientes que testaram positivo para o coronavírus 03 são mulheres de 26, 38 e 39 anos, outros 02 são homens 01 e 30 anos.




Da Ascom PMS

Mãe de Jotinha é internada com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus

 

Mãe de Jotinha é internada com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus
Foto: Reprodução / Gshow

A mãe do humorista Jotinha, falecido nesta quinta-feira (5) vítima da Covid-19 (veja aqui), foi internada em um hospital do município de Elísio Medrado, no Vale do Jiquiriçá, com suspeita de ter contraído a mesma doença que matou o filho, conforme informações da TV Bahia.

 

Teresinha Cézar tem 88 anos e morava com seu filho quando ele foi contaminado pelo novo coronavírus. Entretanto, não há mais informações acerca do estado de saúde da mãe do humorista.

 

O corpo de Jotinha foi enterrado sob aplausos, na manhã desta sexta (6), em Elísio Medrado, após uma grande carreata que acompanhou o transporte do caixão até o cemitério da cidade (veja aqui).


Do Portal Bahia Notícias

Governo da Bahia realiza leilão eletrônico de veículos, bens apreendidos e móveis

 

Governo da Bahia realiza leilão eletrônico de veículos, bens apreendidos e móveis
Foto: Divulgação/Saeb

O primeiro leilão eletrônico da Secretaria da Administração da Bahia(Saeb) para vender bens públicos acontecerá no dia 23 de novembro.  

 

O edital do leilão eletrônico foi publicado nesta sexta-feira (6), no Diário Oficial do Estado (DOE). O documento traz as regras do certame. 

 

Serão leiloados 244 lotes, contendo veículos, material eletrônico, bens apreendidos, móveis, e outros. O leilão será realizado virtualmente, a partir das 9h30, pelo site (veja aqui). 

 

O certame será comandado pelo leiloeiro oficial Miguel Paulo Rodrigues Silva. Os interessados em participar deverão fazer um cadastro no site em até 48 horas antes do início do certame.


Os lances serão ofertados pelo mesmo site e poderão ser iniciados 10 dias antes da sessão pública, sem prejuízo das ofertas posteriores, feitas no dia e horário marcados para o início do certame. Os licitantes vencedores serão aqueles que oferecerem maior lance ou oferta.


Os bens públicos que serão apregoados no leilão estão disponíveis para visitação em Salvador e em Feira de Santana, nas datas e horários indicados no edital. Como medida de prevenção ao coronavírus, a visitação será permitida somente mediante prévio agendamento, por meio do endereço eletrônico aroldo.aguiar@saeb.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3117-8613.


As fotos e descrições dos bens a serem leiloados também estão disponíveis no portal do leiloeiro oficial. Para avaliar os lotes, os interessados deverão agendar visitação e comparecer nos locais indicados no edital, portando documento de identidade oficial com foto.


O pagamento dos bens arrematados deverá ser feito à vista, por transferência ou depósito bancário, conforme orientações do leiloeiro que serão enviadas ao arrematante pelo e-mail informado no cadastro, no prazo de 24 horas. O licitante vencedor pagará ainda ao leiloeiro a comissão de 5% sobre o valor da arrematação. 


O não pagamento do valor integral do bem arrematado implicará no cancelamento da arrematação. Os bens objeto deste leilão são isentos de ICMS, de acordo com a Instrução Normativa número 021, da Secretaria da Fazenda (Sefaz).


Do Portal Bahia Notícias

Coelba é condenada a indenizar em R$ 900 mil seis filhas de mulher que morreu eletrocutada

 

Coelba é condenada a indenizar em R$ 900 mil seis filhas de mulher que morreu eletrocutada
Foto: Divulgação

A Coelba foi condenada a indenizar as seis filhas de uma mulher que morreu eletrocutada no ano de 2014, em Valente, na região sisaleira da Bahia, quando saía de casa. Cada filha da vítima será indenizada em R$ 150 mil por danos morais diante do acidente, totalizando R$ 900 mil. 

 

Segundo a ação, a idosa de 82 anos, ao sair de casa, foi surpreendida com a queda de um fio de alta tensão da Coelba, que se rompeu e a atingiu. Ela chegou a ser levada para o hospital, mas faleceu dias depois, por congestão polivisceral decorrente de eletropressão. A indenização foi proferida pelo juízo de 1º grau, mas a Coelba recorreu sob o argumento de que não tem responsabilidade no acidente. O recurso foi relatado pelo desembargador Salomão Resedá, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). 

 

Segundo o desembargador, ficou comprovada nos autos a conduta omissiva da Coelba nos reparos da rede de eletricidade, e que o dano o atestado de óbito “não deixa dúvidas sobre a causa da morte da vítima, decorrente de descarga elétrica, não existindo nada nos autos que afaste a conclusão do mencionado documento, sendo que o ato ilícito, por sua vez, encontra respaldado na prova testemunhal, uníssona ao demonstrar que a fiação de energia caiu no chão energizada”. 

 

O relator reforçou que as provas colhidas nos autos demonstram que o acidente ocorreu com a saída da idosa de casa, em circunstâncias normais e cotidianas, “de modo que, se a rede elétrica estivesse adequadamente fixada no poste, não teria ocorrido o acidente que matou a vítima, não tendo como falar-se em caso fortuito ou de força maior, vez que não consta nos autos nenhum elemento probatório dando conta que no dia do acidente tenha ocorrido chuvas ou ventos anormais”. Testemunhas afirmaram que somente após o acidente houve substituição da rede local, já antiga. 

 

Resedá reforçou que houve omissão pela falta de manutenção dos fios e do poste da rede elétrica, representando falha na prestação de serviço, “fato que resultou na morte da vítima, por descarga elétrica, quando o cabo rompeu-se e atingiu-a na região dorsal e membros inferiores, sendo arremessada ao chão subitamente”. 

 

Apesar de reconhecer o direito de indenização por danos morais das famílias pela dor da perda de um ente querido, o 4ª Câmara Cível do TJ-BA negou o pedido de pagamento de pensão vitalícia às filhas da vítima, pois a genitora já estava com 82 anos de vida, e a filha mais nova tem 46 anos de idade, todas com capacidade para o trabalho.


Do Portal Bahia Notícias/por Cláudia Cardozo

Coité passa Eunápolis e agora é o 15º município com mais casos registrado de Covid-19

Conceição do Coité superou o município de Eunápolis no Sul da Bahia em número de registros de casos positivos da Covid-19. As informações estão no boletim diário da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB referente a quinta-feira, 05.

Segundo a SESAB desde o início da pandemia Conceição do Coité registrou 3.482, enquanto Eunápolis tem 3.396. O grande alento para a população coiteense é que apesar da quantidade relativamente alta de casos não é acompanhada pela taxa de letalidade (óbitos).

Na SESAB ainda consta que ocorreram 7 óbitos em Coité (0,20%) de taxa de letalidade, embora o boletim do município já reconheça que foram nove.

No boletim da Secretaria de Saúde do Estado mostra que a taxa de letalidade de Eunápolis é de 73 óbitos (2,15%) a mesma taxa do estado da Bahia. Vale ressaltar que Eunápolis tem quase o dobro da população coiteense.

O Calila Notícias tem acompanhado diariamente o boletim da SESAB e chegou a registrar Coité na 23º posição em casos confirmados, felizmente os óbitos não acompanham a velocidade de infectados pela Covid-19.

Do Portal Calila Notícias


MP pede que Justiça suspenda vaquejada em Biritinga; festa está prevista para durar cinco dias

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) pediu que a Justiça determine, em caráter de urgência, a suspensão da realização da Vaquejada de Santo Alberto, prevista para ser sediada no povoado do Pontal, em Biritinga, a 190 km de Salvador. A festa está marcada para o dia 5 de novembro, e só deve ser encerrada no dia 9, de forma ininterrupta.

Além disso, a promotora de Justiça, Letícia Baird, também pede que a Justiça determine ao prefeito do município e à diretora do Departamento de Meio Ambiente que suspendam a autorização ambiental para a realização da vaquejada e à Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) a apresentação dos documentos que comprovem a fiscalização dos animais antes do seu ingresso ao parque de Vaquejada.

O MP solicita ainda que o organizador do evento, Odilon Nascimento, e o médico veterinário Marcos Vogel, responsável técnico, sejam obrigados a apresentar, em um prazo de 24 horas, toda a documentação comprobatória do atendimento às exigências sanitárias e de bem estar animal prescritas na legislação.

A promotora alega que Odilon "sonegou" informações e documentos fundamentais, como o quantitativo estimado de participantes do evento, o laudo de vistoria do corpo de bombeiros ou da defesa civil, a comprovação de médico veterinário responsável técnico durante todo o período de realização da vaquejada ou a contratação de equipe para atendimento médico veterinário para os animais participantes. Baird diz que foram sonegadas informações sobre a estrutura física adequada para abrigar os animais e manejá-los. "O não cumprimento dessas normas pode configurar crime de abuso e maus-tratos a animais" afirmou ela.

A ação também levou em conta o fato de que a festa está prevista para durar cinco dias, e recebe cerca de 500 bovinos e 150 equinos de diferentes estados do Brasil, em etapa de início de controle da pandemia do novo coronavírus. Ela salientou que o MP não foi previamente avisado da realização da vaquejada “embora exista recomendação administrativa nesse sentido para os órgãos de fiscalização”.

Do Portal Clériston Silva


Juiz condena promotora por litigância de má-fé: “Espalhou azedume”

 Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O juiz titular da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal, Carlos Frederico Maroja de Medeiros, condenou, nessa quarta-feira (4/11), a promotora de Justiça Marilda dos Reis Fontineli por litigância de má-fé, quando há atuação de forma desleal no processo. 

A integrante do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), lotada na 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), entrou com uma ação civil pública para anular o acordo de regularização do Shopping JK, localizado em Taguatinga, alegando vícios insanáveis. 

O magistrado negou o pedido e ainda imputou à promotora o pagamento das custas processuais, dos honorários advocatícios e de multa por litigância de má-fé, equivalente a 5% sobre o valor da causa. 

O juiz citou que “os atos de falsear a verdade, proceder de modo temerário e provocar incidentes manifestamente infundados são tipificados como litigância de má-fé”. “E impõem a incidência da sanção processual, absolutamente necessária à repressão da conduta altamente reprovável exibida pela autora.” 

Na avaliação do juiz, o processo judicial nasceu pela “nítida e hoje notória sanha persecutória pessoal da promotora contra o empresário réu, em clara utilização do processo para realização de motivações pessoais”.

Do Portal NS/Fonte:Metrópoles

Após fim de noivado, médico ‘casa’ com ele mesmo na Bahia: ‘Não desisti do amor’

 Após termino de noivado, médico 'casa' com ele mesmo na Bahia | Foto: Arquivo pessoal

Após termino de noivado, médico ‘casa’ com ele mesmo na Bahia | Foto: Arquivo pessoal

Um médico de Rondônia viralizou nas redes sociais após compartilhar imagens da cerimônia de casamento dele… com ele mesmo. A festa aconteceu no dia 27 de outubro, em Itacaré, no sul da Bahia, como um ato simbólico de amor próprio, após rompimento do relacionamento com o noivo.

Diogo Rabello conta que o casal já estava com data marcada para o casamento, quando o relacionamento acabou.

“Eu estava noivo, e nós tínhamos uma data marcada para nossos casamento, em Itacaré, e no meio do caminho a gente acabou terminando. Porém, a gente passa por aquele processo de ‘onde foi que eu errei? O que eu fiz de errado?’, sendo que eu me conheço e eu sei que fui verdadeiramente na relação”, disse o médico.

Com a desilusão amorosa, Diogo conta que passou a se conhecer melhor. Durante momentos de autoanálise, ele optou por selar um “pacto de amor próprio” com o ato simbólico do casamento.

“Fazendo essa análise, eu comecei a descobrir meus pontos fortes, os meus valores e aí pensei: ‘Se eu entreguei minha vida a uma pessoa, e ela recusou, a única pessoa que vai me valorizar de verdade vai ser eu mesmo. Então não pensei duas vezes. Vou casar comigo, fazer esse ato simbólico para poder divulgar para as pessoas que o primeiro amor que que você tem que ter é o amor a si mesmo”, falou.

“Eu fiz isso como uma manifestação, para que as pessoas busquem encontrar o amor dentro de si, e não esperar que alguém venha completa-las”, diz Diogo Rabello.

Diogo conta o que aprendeu ao praticar o amor próprio, e dá conselho para quem está passando pela mesma situação de término de relacionamento.

“Eu aprendi que a gente precisa amadurecer, eu aprendi que tudo na vida são lições. Eu acho que foi necessário eu passar por isso, para eu descobrir o meu valor. Então a lição é: ‘Curta sua vida, curta a viagem, curta todas a suas experiências e tente tirar o melhor proveito de tudo’. Então, o que poderia ter sido uma tragédia, eu disse que fiz uma comédia, um casamento divertido com minha família e com meus amigos”.

“Coisas boas e ruins vão acontecer nas nossas vidas, e a gente que escolhe como vai responder a elas”.

Apesar do casamento simbólico com ele mesmo, Diogo não desistiu do amor romântico.

“Não desisti do amor. Ainda vou realizar meu sonho de achar um companheiro para poder crescer junto, construir uma família, viajar o mundo e ajudar o mundo também. Então, estou solteiro, apesar de casado”.

“A lua de mel eu acho que estou tendo todo dia, comigo mesmo”.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Morre uma das gêmeas siamesas separadas por cirurgia em Salvador

 

Morre uma das gêmeas siamesas separadas por cirurgia em Salvador
Foto: Divulgação/ Sesab

Morreu na manhã desta sexta-feira (6), na Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Neto, em Salvador, uma das gêmeas siamesas que sofreram cirurgia de separação na madrugada.desta sexta. A informação é da TV Bahia.

 

Segundo a emissora, o procedimento, finalizado por volta das 3h03 desta sexta, foi bem-sucedido, mas as irmãs estavam em condição grave de saúde. A gêmea sobrevivente segue em observação e, conforme médicos que acompanharam o procedimento, recupera-se bem. 

 

As bebês nasceram em 29 de outubro, na mesma unidade de saúde onde passaram pela cirurgia. Inicialmente, A previsão era de que o procedimento fosse feito em um mês, mas acabou sendo antecipado por causa da piora no estado de saúde de uma das irmãs.


Do Portal Bahia Notícias

Serrinha: Moradores da Sucupira e Jaqueira na BA 411 cobram redutores de velocidade e enviam abaixo-assinado para o governo do estado através de Otto Alencar

No ano de 2005 aconteceu uma fatalidade na localidade conhecida como Sucupira na BA 411, rodovia que liga Serrinha a Barrocas, quando uma criança de apenas 5 anos de idade morreu vítima de atropelamento.

A partir desta data, os pais da menina e os demais moradores desta comunidade e também da Jaqueira, outra localidade vizinha tem cobrado a colocação de dois ou três redutores de velocidade (quebra-molas), mas até a presente data isso não aconteceu.

Outros acidentes tem acontecido, especialmente, a perda do controle da direção de carros e motos, inclusive, com mortes e até engavetamentos. Mais umas 6 pessoas morreram por atropelamentos, um veículo passou por cima de duas crianças que estavam no acostamento da via e por sorte não morreram. Aconteceram colisões, inclusive com animais, e perdas de controles de direção. 

Parada na Jaqueira, observando o trânsito, a nossa reportagem pode perceber como os veículos passam em alta velocidade. Por exemplo, um caminhão caçamba passou com uma velocidade tão alta que se perdesse o controle na curva entre as duas localidades, possivelmente atingiria casas e causaria um grande desastre.

Será necessário colocar, no mínimo, um redutor na Sucupira e outro na Jaqueira para evitar que os veículos ganhem velocidade neste trecho e possam vir a ceifar outras vidas.

Em conversas com moradores da Jaqueira, eles relatam que para atravessar com animais da roça de um lado da rodovia para o outro é a maior dificuldade, porque como o grande movimento e sem os redutores não dá tempo passar para evitar um grave acidente. 

É preciso que o órgão do governo do estado da Bahia responsável pelas estradas e rodagens, no caso Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), seja acionado para fazer este serviço que venha beneficiar estas comunidades. Antes era o Derba, mas na nova estruturação do governo em 2015 houve mudança para a Seinfra.

Esta semana foi feito um abaixo-assinado fazendo a solicitação junto à Seinfra. O documento foi entregue ao Senador da República Otto Alencar através da candidata a vereadora Jaqueline da Rádio que se comprometeu a resolver esta situação o mais rápido possível e atender este anseio das comunidades. 
           

Por Cival Anjos/Fotos e vídeo: Nildo Pereira

Luto! Morre Bartolomeu Gentil, ilustre figura do futebol baiano

O futebol baiano está de luto! Na noite desta sexta-feira, faleceu Bartolomeu Gentil, ilustre figura do futebol baiano com diversos serviços prestadora ao esporte no interior do estado. Segundo informações obtidas pelo Galáticos Online, a causa da morte foi insuficiência cardíaca e complicações pulmonares.

Bereguedê, como era conhecido, foi treinador de futebol, dirigente de liga e acumula diversos títulos do Campeonato Intermunicipal como supervisor de seleções. Em 2010, o troféu de vice-campeão levou seu nome como forma de homenagem pela dedicação com o futebol baiano.

O sepultamento será logo mais às 14h, em Amélia Rodrigues (sua cidade natal). O corpo será velado no salão da Câmara Municipal da cidade.

Do Portal Galáticos Online


Confrontos definidos para as quartas de finais da Copa do Brasil; confira

Estão definidos os futuros dos oito times que seguem na Copa do Brasil. Em sorteio realizado na sede da CBF, na manhã desta sexta-feira (6), foram confirmados os quatro jogos dessa fase. 

O grande destaque fica para o duelo entre Flamengo e São Paulo, times que estão entre os líderes do Brasileirão e recentemente se enfrentaram, com vitória do time paulista por 4 a 1.

Nos outros confrontos, pela história e poder financeiro dos clubes, claramente temos favoritos. Enquanto o Grêmio encara o Cuiabá, o Internacional desafia o América-MG, e o Palmeiras pega o Ceará.


Além das partidas, o sorteio desta sexta definiu também o chaveamento até a final do torneio. O vencedor de Flamengo e São Paulo encara quem passar do duelo entre Cuiabá e Grêmio. Já Internacional ou América-MG terão pela frente o vencedor de Ceará e Palmeiras.


Minutos depois destes resultados, haverá um segundo sorteio para a confirmação dos mandos de campo. As primeiras partidas estão marcadas para a próxima semana, e a volta na semana seguinte. O prêmio para cada uma das quatro equipes que se classificarem para as semifinais é de R$ 7 milhões.

Os confrontos (ordens de mando não definidas):

Flamengo x São Paulo
Cuiabá x Grêmio
Internacional x América-MG
Ceará x Palmeiras

Do Portal Galáticos Online


BN/ Paraná: Bruno Reis cresce e desidratação de Isidório favorece decisão em 1º turno

 Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

A Secretaria da Saúde de Valente, na região sisaleira da Bahia, confirmou na quinta-feira (5) a décima morte em decorrência da Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher de 45 anos. 

Em menos de 30 dias, Valente registrou uma alta de 66% no número de mortes pelo novo coronavírus – o boletim apontava a confirmação de seis óbitos no dia 13 de outubro. 

Até esta sexta-feira (6), 707 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus na cidade, sendo que 675 estão recuperadas. Há ainda 22 casos ativos.

Notícias de Santaluz

Pai de Léo Santana morre aos 68 anos vítima de infarto

 

Pai de Léo Santana morre aos 68 anos vítima de infarto
Foto: Reprodução / Instagram

O pai do cantor Léo Santana, Lourival Cupertino, morreu na noite desta quinta-feira (5) após um infarto fulminante por volta da 23h, em sua casa, Salvador, de acordo com informações da colunista Fabia Oliveira.

 

Além do artista, ele tinha mais dois filhos e um neto. O sepultamento será nesta sexta-feira restrito à família, seguindo as normas, no cemitério Bosque da Paz.

 

Em agosto de 2018, o Lourival passou por momentos delicados. Ele foi internado em uma rede hospitalar da capital baiana. Na época, fontes ligadas ao Bahia Notícias revelaram que ele esteve na Unidade de Tratamento Semi-Intensivo (UTSI), porém a causa não foi divulgada (relembre aqui). 


Do Portal Bahia Notícias

Após 60 anos, Bahia volta a enfrentar um clube argentino em competições oficiais

 

Após 60 anos, Bahia volta a enfrentar um clube argentino em competições oficiais
Foto: Reprodução / Flog do Bahia

Com a goleada sobre o Melgar por 4 a 0 na última quinta (5), na Arena Fonte Nova, o Bahia se garantiu nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O próximo adversário será o Unión de Santa Fé, da Argentina. O Tricolor não enfrenta um clube do país vizinho há 60 anos.

 

O último encontro com os hermanos aconteceu na Libertadores de 60, contra o San Lorenzo. Em duas partidas, um triunfo para cada lado, sendo 3 a 0 para El Ciclón no primeiro jogo e 3 a 2 a favor do Esquadrão no segundo confronto.

 

Foto: Reprodução / Museo Jacobo Urso

 

Pesou para os argentinos o faro de gol de José Sanfilippo, que marcou três gols nas duas partidas. Oito anos depois deste encontro, o carrasco foi contratado pelo Bahia e se tornou um ídolo, com 48 gols marcados em 71 jogos entre 1968 e 1971.

 

Se tratando de competições amistosas, o Bahia tem um encontro mais recente com os argentinos. Em janeiro de 2017, pela Flórida Cup, o time treinado à época por Guto Ferreira sofreu uma derrota para o Estudiantes por 1 a 0. O único gol do jogo foi marcado por Tinga, contra (clique aqui e relembre a ficha do jogo).

 

Bahia enfrentou o Estudiantes de Verón e perdeu por 1 a 0 na Flórida Cup | Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

 

O Bahia tem a chance de retornar as quartas de final da Sul-Americana, melhor campanha de sua história na competição. Para isso, será preciso fazer uma história diferente contra os argentinos. 

 

Antes disso, no próximo domingo (8), às 18h15, o Tricolor entra em campo para encarar o Botafogo, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama

Copa Sul-Americana: Conmebol define datas de jogos entre Bahia e Unión Santa Fé

 

Copa Sul-Americana: Conmebol define datas de jogos entre Bahia e Unión Santa Fé
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

A Conmebol anunciou na manhã desta sexta-feira (6) a programação dos jogos entre Bahia e Unión Santa Fé, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

 

A primeira partida será no dia 24 de novembro, uma terça-feira, às 19h15, na Arena Fonte Nova. Já o jogo decisivo será no dia 1º de dezembro, também às 19h15, no estádio 15 de abril, em Santa Fé.

 

O classificado desta fase irá enfrentar nas quartas de final o vencedor do duelo entre Vasco e Defensa y Justicia. Confira o calendário completo das oitavas de final:

 

Fotos: Reprodução / Conmebol (clique para ampliar)

Do Portal Bahia Notícias

‘Não era tio, era pai’, diz sobrinho de Jotinha; humorista morreu em decorrência da Covid-19

 Vinícius com Jotinha em um momento descontraído durante a construção da casa da mães do humorista em Elísio Medrado, na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Vinícius com Jotinha em um momento descontraído durante a construção da casa da mães do humorista em Elísio Medrado, na Bahia | Foto: Reprodução/Redes Sociais

“Ele não era tio, era pai. Ele me deu minha primeira bicicleta”, relembra Vinícius Sucupira, sobrinho do humorista José Luiz Almeida da Silva, mais conhecido como Jotinha.

Jotinha estava internado desde a última terça-feira (3), em um hospital particular de Santo Antônio de Jesus, após apresentar problemas respiratórios. Ele foi submetido ao exame de Covid-19 e o resultado foi positivo. Jotinha morreu após falência múltipla de órgãos em consequência do novo coronavírus.

De acordo com Vinícius, a previsão era de que Jotinha fosse sepultado às 8h30 de sexta-feira (6), no cemitério da cidade de Elísio Medrado, onde nasceu e morava. Porém, como a família teve contato com o humorista, eles vão precisar passar por testagem da Covid-19 e não devem sair de casa. A cerimônia estava programada para ser realizada com caixão lacrado, sem a presença dos familiares.

“O pessoal aqui da cidade se disponibilizou a nos ajudar, A funerária levou o caixão lacrado para o cemitério. Está sendo difícil para todos, ele era muito querido na cidade. O mais difícil é a despedida, foi duro pra mim esses dias que estive no hospital com ele”, revela o sobrinho do humorista.

Jotinha ficou conhecido nacionalmente por seus bordões e áudios publicados nas redes sociais — Foto: Instagram | Reprodução

Jotinha ficou conhecido nacionalmente por seus bordões e áudios publicados nas redes sociais | Foto: Instagram | Reprodução

Vida e planos

Vinícius contou em entrevista ao G1 que Jotinha viajava bastante, mas há cerca de um ano decidiu passar mais tempo em Elísio Medrado, pois queria realizar o sonho de construir uma casa para a mãe.

“Ele tem duas casas aqui em Elísio [Medrado]. Uma é bem pequena, que é a que ele morava. E ele estava preocupado com que a mãe morresse e ele não conseguisse construir uma casa para ela. Então ele começou a construção. Eu e meu pai trabalhamos com obras e começamos a fazer aqui. Falta terminar algumas coisas, mas o principal já está de pé”, conta.

Vinícius relata que nesse período em que Jotinha decidiu passar mais tempo em Elísio Medrado, a família foi ficando mais próxima e ele estava sempre com o tio.

“Ele fazia muitos vídeos comigo [nas redes sociais], aparecia me batendo, mas era tudo brincadeira. Estava sempre contando piadas, brincando o tempo todo”, disse.

Vinícius é filho de um dos irmãos de Jotinha. O humorista deixou ainda outro irmão e a mãe.

Jotinha era natural de Elísio Medrado, próximo a Amargosa, no Recôncavo Baiano. Ele tinha mais de 1 milhão de seguidores somente no Instagram e ganhou projeção na internet por causa do tom de voz, o jeito debochado de comentar sobre futebol e a maneira bem humorada de “cornetar” os amigos nos grupos de Whatsapp.

Em março de 2019, ele sofreu um infarto e ficou internado em um hospital de Elísio Medrado, município que fica há 230 km da capital baiana. Na época, o próprio Jotinha enviou os clássicos áudios em grupos de amigos, informando que realizou exames e tranquilizando os fãs sobre o estado de saúde dele.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA