SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 17 de outubro de 2020

CBF autoriza clubes da Série A a inscreverem até 50 jogadores nas equipes

 

CBF autoriza clubes da Série A a inscreverem até 50 jogadores nas equipes
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Em reunião realizada na última sexta-feira (16), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) autorizou que os clubes que disputam o Campeonato Brasileiro possam inscrever até 50 jogadores em suas equipes. A decisão foi tomada a partir de reivindicação das próprias agremiações. 

 

O tema de aumento do número de atletas por equipe foi um dos assuntos discutidos no encontro que contou com a participação de Rogério Caboclo, presidente da CBF, e representantes dos clubes do futebol nacional. Na reunião, ficou decidido que para as equipes da Série A do Brasileirão, a partir de agora, o limite de inscrição é de até 50 atletas no elenco. Até então, o máximo de jogadores permitidos era de 40 por equipe. 

 

A data limite estabelecida para que as novas inscrições sejam feitas é até o dia 6 de novembro, enquanto as substituições de jogadores na lista podem ser realizadas até o dia 20 do mesmo mês. 

 

A discussão sobre o aumento do número de jogadores por equipe teve influência da situação excepcional em 2020 de duas janelas de transferência para os clubes devido a pandemia, além das possibilidades de surto de Covid-19 nos times, comprometendo parte dos elencos e, em alguns casos, precisando adiar partidas. 

 

Para os clubes das Séries B e C, que também estiveram presentes na reunião, o número limite de jogadores por equipe continua sendo de 40 atletas. As inscrições de novos nomes nos elencos da Segunda Divisão estão autorizadas até o dia 9 de novembro e substituições até o dia 11 do mesmo mês. Para a Terceira Divisão, as novas inscrições vão até 11 de novembro e as substituições até 2 de dezembro. 

 

Outro assunto que seria discutido na reunião da CBF iria tratar da volta dos torcedores aos estádios. Entretanto, o debate do tema foi adiado para um encontro posterior. De acordo com posicionamento dos clubes paulistas, o estado ainda não tem condições de autorizar a participação do públicos nos jogos de futebol. 

 

Com essa consideração, a maior parte das agremiações concordaram que o assunto só deve voltar a ser discutido quando todos os clubes poderem ter participação de suas torcidas nas partidas. 

 

“Como ainda não existe consenso das autoridades locais em relação ao retorno dos torcedores aos estádios, houve a sugestão do Presidente Rogério Caboclo, acatada pelo grupo, de manter o status atual e retomar a discussão dentro do prazo de até três semanas”, divulgou a assessoria da CBF. 


Do Portal Bahia Notícias

Serrinha registra 9 casos positivos do coronavírus neste sábado

A Prefeitura de Serrinha informa que neste sábado, 17/10, foram confirmados 9 novos casos de coronavírus. Sendo assim, a cidade atinge um total de 1.464 casos da Covid-19.

PRIMEIRA TABELA (resultados LACEN)

Serrinha registra um total de 54 casos suspeitos e 618 casos positivos diagnosticados através do teste do LACEN.

SEGUNDA TABELA (resultados testes rápidos)

Hoje não foi realizado teste rápido.

TERCEIRA TABELA (total)

Serrinha registra 1.395 curados, 16 óbitos e 53 casos ativos. Dos pacientes que testaram positivo para o coronavírus 4 são mulheres de 18, 30, 37 e 38 anos, outros 5 são homens 04, 17, 30, 42 e 48 anos.




Da Ascom PMS


Secretário de Cultura de cidade da Bahia é encontrado morto dentro de carro

 Foto: Reprodução / TV Bahia

Foto: Reprodução / TV Bahia

O secretário de Cultura e Turismo da cidade de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, Alexandre Vieira, foi encontrado morto dentro de uma caminhonete, na manhã deste sábado (17). O caso é investigado pela Polícia Civil.

A polícia acredita que Alexandre, que tinha 53 anos, tenha sido morto com ao menos sete facadas, na madrugada deste sábado. Uma faca foi encontrada perto do local do crime e encaminhada para perícia.

A polícia também suspeita que duas pessoas participaram do homicídio e faz buscas na região. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.

A vítima foi encontrada por moradores do bairro Boa Vista, no começo da manhã. O corpo de Alexandre estava no banco do motorista de um carro que pertencia ao secretário.

De acordo com informações da polícia, o corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região, onde vai ser periciado.

Alexandre Vieira nasceu em Minas Gerais, mas morava em Luís Eduardo Magalhães, onde também foi coordenador na Secretaria Municipal de Educação, de janeiro de 2017 a abril de 2020. Ele deixou esposa e dois filhos adolescentes.

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães decretou luto oficial de três dias pela morte do secretário. Em nota, a administração municipal destacou as ações desenvolvidas por Vieira na cidade.

“Alexandre tinha 53 anos e deixa um legado de serviços prestados, ensinamentos altruísticos e solidários para a nossa comunidade e de muitos amigos e admiradores de sua criatividade e do seu amor pela sua arte e pelo seu trabalho, sendo um artista reconhecido e premiado nacionalmente”, diz um trecho da nota.

Do Portal NS/Fonte:G1 BA e TV Oeste

Professor é investigado após enviar foto nu em grupo de alunos no WhatsApp

 Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

Um professor de Campinas, São Paulo, está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Defesa da Mulher de Campinas e Secretaria Estadual de Educação após ser denunciado por enviar foto nu em um grupo de WhatsApp com alunos do 7º ano do ensino fundamental. De acordo com o G1, primeiro ele mandou uma mensagem fazendo referência ao naturismo com os dizeres “Professor é natu, professor é rismo, professor é naturismo”.

Em seguida, publicou a imagem sem roupas e com o copo de leite com achocolatado. “Bom dia pelados, com achocolatado gelado e corpo pelado”. O grupo foi criado pelos alunos para postar atividades da matéria. A denúncia foi feita por uma das mães dos estudantes.

Em nota, a Diretoria Regional de Ensino informou que abriu um processo de apuração logo após saber do caso e que o docente será afastado. “A DRE está à disposição dos pais e responsáveis pelos alunos para quaisquer esclarecimentos”, informou.

Já a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) confirmou que investiga um homem por divulgar fotos e vídeos “contendo pornografia envolvendo criança ou adolescente (artigo 241-A do ECA)”. “Um boletim de ocorrência foi registrado nesta quinta-feira (15) na 1ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Campinas, responsável pela investigação”.

Para a publicação, o educador confirmou que é naturista, mas ressaltou que aconteceu um “erro de envio”, já que se confundiu com os grupos e encaminhou para os jovens.

Do Portal NS

Santaluz tem mais 2 curados e completa 48 horas sem registrar novos casos de Covid-19

 Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Santaluz registrou neste sábado (17) mais duas curas clínicas de pacientes diagnosticados com Covid-19, chegando ao total de 625 pessoas recuperadas. Os novos curados são um homem de 27 anos e uma mulher de 32 anos. 

Nenhum novo caso da doença foi confirmado na cidade nas últimas 48 horas, permanecendo em 671 o total de confirmações de infecção pelo coronavírus desde o começo da pandemia. A taxa de cura agora é de 93,14%. 

O número de casos ativos no município caiu para 34 e há 30 suspeitas sendo investigadas.

Notícias de Santaluz

Chapecoense 1x1 Vitória - Melhores Momentos

              

Vitória arranca empate com a Chapecoense, mas segue longe do G-4

O Vitória segue sem vencer fora de casa na Série B. Neste sábado (17), o Rubro-Negro saiu atrás do placar mais uma vez, arrancou o empate e ficou no 1 a 1 com a Chapecoense, fora de casa.

Paulinho Mocellin abriu o placar para a Chape. Carleto, de pênalti, deixou tudo igual.

Com o resultado, o time baiano chegou à quinta partida sem vencer e foi aos 19 pontos. O Leão permaneceu longe do G-4, a oito pontos, e mais perto da zona de rebaixamento, a cinco pontos.

Os comandados de Eduardo Barroca voltam a campo na próxima quinta-feira (22), diante do Guarani, no Barradão.

PRIMEIRO-TEMPO

O Vitória começou melhor e teve o domínio da partida nos primeiros 20 minutos. Mas, sem poder ofensivo, o Rubro-negro pouco criou e não assustou a Chapecoense.

Aí, as falhas defensivas voltaram a comprometer. Aos 23 minutos, Guilherme Rend errou passe no meio campo e deu contra-ataque de graça para os donos da casa. 

Anselmo Ramon aproveitou e serviu Paulinho Moccelin na área. O atacante finalizou no canto de Ronaldo e abriu o placar.

O Leão só foi assustar após o gol sofrido. Aos 24, Alisson Farias chutou da entrada da área e tirou tinta do travessão.

Já aos 45 minutos, Alisson Farias parou em João Ricardo. O atacante desviou bola de cabeça e o goleiro fez boa defesa.

SEGUNDO-TEMPO

Eduardo Barroca voltou com apenas uma alteração na equipe, Lucas Cândido no lugar de Gerson Magrão. Mas, aos dez minutos do segundo tempo, ele desistiu de esperar e fez mais duas mudanças. 

Ewandro saiu para a entrada de Vico. Já Marcelinho deu lugar a Juninho Quixadá.

Aí, aos 16 minutos, Quixadá fez sua primeira jogada individual, foi derrubado por Felipe Garcia na área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Carleto deslocou o goleiro e empatou a partida.

Aos 32 minutos, o Leão teve a chance da virada. Carleto lançou Léo Ceará, que driblou o goleiro na área, mas chutou na rede pelo lado de fora.

Quatro minutos depois, Carleto bateu falta e João Ricardo fez bela defesa. No rebote, Rafael Carioca teve a chance, mas mandou nas mãos do goleiro.

Aos 39, o Rubro-Negro chegou com perigo mais uma vez. Quixadá cruzou bola da esquerda e Léo Ceará desviou de cabeça tirando tinta da trave.

Chapecoense 1 x 1 Vitória 
Brasileirão Série B – 16ª rodada

Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Data: 17/10/2020 
Horário: 16h
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ-CBF). Assistentes: Diogo Carvalho Silva (RJ-CBF) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ-CBF)
Cartões amarelos: Anselmo Ramon, Busanello (CHA); Maurício Ramos (VIT)
Gols: Paulinho Moccelin (CHA); Carleto (VIT)

Chapecoense
João Ricardo; Guedes, Joilson, Luiz Otávio e Busanello; Willian, Evandro (Lima) e Aylon (Vini Locatelli); Paulinho Moccelin (Régis Tosatti), Anselmo Ramon e Felipe Garcia (Lucas Tocantins). Técnico: Umberto Louzer.

Vitória
Ronaldo; Leandro Silva, João Victor, Maurício Ramos e Carleto; Guilherme Rend (Gabriel Furtado), Gerson Magrão (Lucas Cândido) e Marcelinho (Juninho Quixadá); Ewandro (Vico), Alisson Farias (Rafael Carioca) e Léo Ceará. Técnico: Eduardo Barroca.

Do Portal Galáticos Online


Covid-19: Barrocas registra 10 infectados em outubro e atinge 122 casos confirmados, com 118 curados da doença

 

Foto: Rubenilson Nogueira - Arquivo: JANV
Neste mês de outubro, até a ultima atualização do boletim epidemiológico da Prefeitura de Barrocas, divulgada na noite da sexta-feira (16), o município registra 10 casos confirmados de infectados pelo novo coronavírus, além de 6 casos suspeitos. Foi na atualização do dia anterior, que Barrocas atingiu 122 casos confirmados, com 118 curados, 4 casos ativos e nenhum óbito. 

Dos quatro casos ativos no município, a sede registra dois infectados. Na zona rural os povoados de Ladeira e Riacho Grande, aparecem cada uma com um caso. O município já identificou 109 casos via LACEN, a última confirmação da doença via testas rápidos foi mês de junho, são no total 13 casos identificados assim.

Reprodução: Redes sociais
Recentemente a Prefeitura de Barrocas contratou a empresa E R Calçados e Palmilhas LTDA por R$ 454.285,00 (quatrocentos e cinquenta e quatro mil e duzentos e oitenta e cinco reais) para fornecimento de equipamentos de proteção individual - EPI, insumos e testes rápidos. (ler aqui).
Da Redação JNV - Por Victor Santos

Autorizada construção de complexo educacional poliesportivo em Serrinha

O Governo da Bahia autorizou, nessa sexta-feira (16), a construção de um Complexo Educacional Poliesportivo em Serrinha, com investimento de R$ 2.641.513,34 milhões. 

A ordem de serviço foi assinada pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que esteve em visita ao município. Com o equipamento, os estudantes e a comunidade terão à disposição um amplo espaço para a prática da educação esportiva.

O Complexo Educacional Poliesportivo terá como endereço a Avenida Antônio Carlos Magalhães, no bairro Urbis II, e contará com ginásio de esportes, alojamento, espaço capoeira e espaço karatê reformados; campo society com grama sintética; piscina com arquibancada; vestiário; academia ao ar livre; e área de convivência.

“O Complexo Educacional Poliesportivo será importante para a educação esportiva dos estudantes. Mas, além disso, será um espaço do município onde irá contemplar a realização de campeonatos e torneios e, até mesmo, eventos culturais e de entretenimento. É um equipamento para crianças, jovens e adultos, para o qual a nossa expectativa é do uso qualificado, em parceria com entidades e associações da juventude e comunidade”, afirmou o secretário Jerônimo Rodrigues.

Para a diretora do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Serrinha, a construção do Complexo Educacional Poliesportivo vai proporcionar para o estudante uma carga horária diversificada. “O espaço vai incluir os estudantes em uma educação integradora como um todo, porque ele terá esporte, cultura e lazer ligados aos anseios da comunidade, trazendo-os para um mundo de diversidades amplas e estendendo as possibilidades desses estudantes”.

A estudante Melissa Américo, 16, 2º ano do curso técnico de nível médio em Administração, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal, em Serrinha, representou as lideranças estudantis na assinatura da ordem de serviço. “Espaços assim são fundamentais, porque nos permitem adquirir conhecimento de uma forma diferente da convencional e diversão enquanto aprendemos”, comentou.

Do Portal Clériston Silva


Serrinha: Helena Rodrigues é a primeira candidata a prefeita que tem candidatura deferida pelo TSE

A candidata a prefeita de Serrinha pelo Avante, Helena Rodrigues, foi a primeira a ter seu registro deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e está apta para concorrer no dia 15 novembro. 

Jane, candidata a vice na chapa, também teve sua candidatura confirmada pelo órgão eleitoral. A eleição majoritária em Serrinha reúne quatro nomes. 

Além de Helena, Adriano Lima (PP), Osni (PT) e Viviany Rodrigues (PSB).

Do Portal Clériston Silva


Japão decide descartar no mar água contaminada da usina nuclear de Fukushima

 

Japão decide descartar no mar água contaminada da usina nuclear de Fukushima
Foto: Reprodução/ Globo News

Quase 10 anos após o desastre da usina nuclear em Fukushima, o governo do Japão decidiu despejar diretamente no oceano mais de um milhão de litros de água contaminada no mar. Um pronunciamento formal da administração de Yoshihide Suga, primeiro-ministro do Japão, deve ser feito no final do mês. A informação foi divulgada pela imprensa local, segundo o G1. 

 

Desde a catástrofe, a água retirada da usina nuclear está sendo armazenada em tanques enormes que, de acordo com a empresa Tokyo Electric Power Company, que administra o local, ficarão sem espaço até 2022.

 

O líquido está sendo recolhido desde que a planta foi danificada por um terremoto e um tsunami em 2011. 

 

Mesmo tendo sido uma decisão do governo do Japão, o despejo da água contaminada incomoda países vizinhos como a Coreia do Sul, que aumentou a obrigatoriedade de testes de radiação nos alimentos importados do Japão. 

 

Conforme a publicação, a situação gerou reação em representantes da indústria pesqueira, que pediram ao governo que não permita a liberação da água contaminada mar. O Ministério da Indústria convidou representantes do setor da pesca para uma audiência.


Do Portal Bahia Notícias

Ex-ginasta medalhista do Pan do Rio é encontrada morta no Paraná

 

Ex-ginasta medalhista do Pan do Rio é encontrada morta no Paraná
Foto: Reprodução/G1

A ex-atleta da Seleção Brasileira de Ginástica Ritmica,  Ana Paula Scheffer, de 31 anos, foi encontrada morta, nesta sexta-feira (16), em Toledo, no Paraná. De acordo com o G1, a família suspeita que Ana Paula tenha sofrido um infarto fulminante. O corpo da ex-atleta foi encontrado sobre a cama por volta das 12h.


"A gente não tem ideia, falam que é infarto, mas tem que esperar o resultado. Provavelmente é infarto, não tem explicação. Não caiu a ficha", disse a mãe ao G1.


Segundo Sonia, a filha não estava doente nem reclamava de dores no corpo. O corpo foi levado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Toledo. 


Ana Paula recebeu medalha de bronze no aparelho Arco, nos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, em 2007.


Segundo a Confederação Brasileira de Ginástica, Ana Paula também trabalhou como treinadora nas seleções transitórias de Ginástica Rítmica Individual e de Conjunto.


Atualmente, a Ana Paula trabalhava como técnica de ginástica rítmica, em Cascavel.


Do Portal Bahia Notícias

Prefeitura autoriza reabertura de circos em Salvador; veja regras de funcionamento

 

Prefeitura autoriza reabertura de circos em Salvador; veja regras de funcionamento
Circo Picolino, o mais tradicional da capital baiana | Foto: Divulgação

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou nesta sexta-feira (16) a volta dos circos na capital baiana. Os picadeiros estão proibidos de abrir desde março, quando a gestão emitiu os primeiros decretos com suspensão de atividades por causa da pandemia de coronavírus.

 

Além dos circos, Neto comunicou também que vai permitir o comércio e atividades esportivas coletivas nas praias, mas com algumas restrições (confira os detalhes aqui).

 

Para retomar as atividades, os circos precisarão cumprir com protocolos determinados pela gestão municipal. Veja abaixo quais são eles: 

 

FUNCIONAMENTO 
Segunda a domingo, inclusive feriados, das 10h às 22h

 

OPERAÇÃO
Em um mesmo procedimento de compra de ingressos, poderão ser adquiridos até quatro assentos vizinhos;
 
Deverá haver um distanciamento de dois assentos livres entre aqueles que puderem ser utilizados.
 

CAPACIDADE

A capacidade em cada sessão será baseada no distanciamento dos assentos, não podendo exceder o máximo de 100 pessoas, inclusive neste limite os trabalhadores e prestadores de serviço.
 

ESPECÍFICOS
A duração máxima de cada sessão será de duas horas, com intervalo mínimo de uma hora entre as sessões;

 

A venda de alimentos e bebidas nos circos deverá seguir o protocolo específico para o segmento de restaurantes e lanchonetes, inclusive quanto ao uso dos EPIs necessários;

 

Ficam proibidas quaisquer atividades interativas que possam resultar em contato ou aproximação dos artistas com a plateia, inclusive fotos com artistas antes, durante e após os espetáculos.


Do Portal Bahia Notícias

Justiça TSE lacra sistema eletrônico que será usado nas eleições

 

Justiça TSE lacra sistema eletrônico que será usado nas eleições
Foto: Reprodução / Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lacrou nesta sexta-feira (16) o sistema eletrônico que será usado na votação e na divulgação dos resultados das eleições municipais, que serão realizadas em novembro. De acordo com o tribunal, a partir de agora, os dados dos candidatos e eleitores ficam blindados contra interferências externas, garantindo o sigilo do voto e a segurança da votação. 

 

Durante a cerimônia de assinatura digital do sistema, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, explicou que a lacração garante a proteção de 94 programas que fazem parte do sistema, entre eles, os que possuem o cadastro dos eleitores e os que geram a divulgação dos resultados. Segundo o ministro, nem mesmo o tribunal pode alterar o sistema, segundo a Agência Brasil. 

 

“A urna eletrônica é utilizada no Brasil desde 1996 sem que jamais tenha sido documentada qualquer situação de fraude, não correspondência entre o resultado das urnas e o resultado da efetiva manifestação de vontade dos eleitores. Portanto, nós sempre estamos aperfeiçoando o sistema, nós o abrimos para as tentativas de invasão, consertamos eventuais fragilidades que sejam encontradas, mas nunca se conseguiu vulnerar as barreiras que protegem o coração do sistema”, afirmou. 

 

Além do presidente do TSE, a assinatura digital do sistema também foi feita pelo diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza; o procurador-geral da República, Augusto Aras; o vice-presidente do TSE, ministro Edson Fachin; e um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

 

Devido à pandemia da covid-19, o Congresso promulgou emenda constitucional que adiou o primeiro turno das eleições deste ano de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro. No pleito, serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. 


Do Portal Bahia Notícias 

Com 75 anos, Betinho da Madeireira é o candidato a vereador mais velho de Serrinha

Em Serrinha há 325 candidatos a vereador nas eleições deste ano. O curioso é que as pessoas com 70 anos ou mais não são obrigados a votar, mas não há qualquer limite de idade para que elas se candidatem.

O candidato a vereador mais idoso no município é Betinho da Madeireira, que tem 75 anos. Ele é filiado ao Partido Democratas e disputa pela primeira vez uma das 17 vagas na Câmara Municipal. Betinho é comerciante aposentado, nascido na zona rural de Serrinha onde morou e trabalhou até os 13 anos de idade.

Já na cidade, Betinho trabalhou com barraca de doces, aos 15 anos trabalhou com o Senhor Irineu em uma fábrica de móveis, após um tempo, montou uma barraca no Mercado Municipal. Aos 18 anos virou mascate, vendia roupas nas feiras de Serrinha e região. Em 1973 seguiu os passos para o comércio de bares, montando um bar na rua Barão de Cotegipe, onde hoje é o Point do Mazinho. Não contente, em 1978 montou a Madeireira Batista, administrando este comércio até meados de 2019.

Betinho é casado há 47 anos com a senhora Ademilda e é pai de três filhos. Segundo ele, decidiu-se entrar para a política por entender que "as pessoas de bem precisam entrar para a política para mudar este cenário de descrença nos políticos".

Betinho diz que é preciso pensar mais nos idosos, criando empregos, rendas alternativas e acessibilidade para os idosas. Além de projetos sociocultural para pessoas da terceira idade.

Do Portal Ailton Pimentel


Lamarão: Justiça Eleitoral acata pedido do MPE e barra candidatura de ex-prefeito

Arivaldo dos Anjos Damião (DEM), o Gordo do Ônibus, teve a candidatura a prefeito de Lamarão indeferida pela Justiça Eleitoral. A decisão assinada pela juíza eleitoral da 160ª Zona Eleitoral de Santa Bárbara, Carla Santa Bárbara Vitório, foi divulgada nesta sexta-feira (16).

O pedido de impugnação foi oferecido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) após ser constatado que o candidato teve contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União devido a irregularidades na utilização de recursos do Fundo Nacional de Saúde transferidos ao município de Lamarão nos exercícios de 2005, 2006 e 2007, período em que ele era prefeito da cidade.

Ainda de acordo com a decisão da magistrada, Arivaldo Damião é inelegível por se enquadrar na Lei Complementar nº 135/2010 (Lei da Ficha Limpa), que determina a impugnação dos que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato de improbidade administrativa. 

"A rejeição se deu por não comprovação do destino e desvio de finalidade de recursos provenientes do Fundo Nacional de Saúde (FNS), o que revela irresponsável execução orçamentária, má gestão do dinheiro público e ofensa ao princípio da economicidade por parte do gestor público", diz trecho da sentença.


A ação também aponta que houve dolo, ou seja, intenção nas irregularidades encontradas. "Não merece prosperar, ainda, a alegação de inexistência de ação dolosa, uma vez que a caracterização de improbidade não exige a comprovação de intenção ou finalidade específica de violar princípios administrativos (especial fim de agir), sendo bastante a presença do dolo genérico, que se consubstancia quando o agente público atua em desacordo com a legislação vigente".

Por esses motivos, a juíza acatou o pedido do Ministério Público Eleitoral e decidiu pelo indeferimento. "Diante do exposto, julgo procedente a impugnação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral e, por conseguinte, indefiro o pedido de registro de candidatura de Arivaldo dos Anjos Damião, pelo Partido Democratas - DEM, qualificado nos autos, para concorrer ao cargo de prefeito no município de Lamarão, pelas razões acima invocadas", finalizou a autoridade eleitoral na sentença.

O candidato barrado e o partido ainda podem recorrer da decisão ou indicar substituto. Arivaldo Damião foi prefeito de Lamarão de 2005 a 2013.

Do Portal Clériston Silva


Nenhum caso de coronavírus é registrado em Santaluz nas últimas 24 horas

 Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Nenhum morador de Santaluz testou positivo para o coronavírus nas últimas 24 horas, segundo boletim divulgado na noite desta sexta-feira (16). 

Com isso, o total de casos da Covid-19 na cidade permanece em 671, dos quais 623 pacientes já estão recuperados da doença, o que representa uma taxa de cura de 92,84%. Há 36 casos ativos e 34 suspeitas em investigação no município.

Notícias de Santaluz

Juíza determina apreensão de paredão após locutor de campanha ‘ameaçar’ quebrar portas e janelas de vidro e derrubar casas em Santaluz

 Juíza determinou apreensão de paredão para perícia | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Juíza determinou apreensão de paredão de som para perícia | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A juíza eleitoral de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, Lisiane Sousa Alves Duarte, determinou a proibição de circulação de trio elétrico ou paredão pelas ruas e avenidas da cidade com som ligado veiculando propaganda eleitoral da coligação dos candidatos a prefeito Arismário Barbosa Júnior (Avante) e vice Joélcio Martins (MDB), sob pena de apreensão do veículo, com retenção até o fim do período eleitoral e prisão de todos os envolvidos por crime de desobediência.

Em decisão liminar concedida nesta sexta-feira (16), que atende a representação do advogado da coligação Para Cuidar do Povo e Fazer Muito Mais, a juíza determinou ainda busca e apreensão do equipamento denominado “Paredão de Alcione” para realização de perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha.

A decisão da juíza vem após o locutor oficial da campanha de Arismário e Joélcio anunciar em um áudio que tem viralizado nas redes sociais, que a carreata da coligação, prevista para acontecer neste domingo (18), será puxada pelo “maior paredão de som do Brasil”, afirmando que a potência sonora do equipamento seria capaz de derrubar casas mal estruturadas e quebrar portas de vidro das residências do município.

“É uma carreta de som. Vai ser uma pancada, vai estremecer Santaluz todinha. A casa que for mal estruturada em Santaluz, quando passar a carreta de som de Alcione, o paredão lá de Conceição do Coité, a casa cai, pode ter certeza disso. Casa de porta de vidro não vai ficar um que não quebre”, afirma o locutor Jota Queiroz, conforme transcrição de um trecho do áudio que provocou críticas de internautas.

Além disso, a juíza Lisiane determinou que a Polícia Militar atue de forma preventiva e fiscalizando a carreata organizada pela coligação neste domingo, coibindo o uso de paredões, equipamentos não permitidos pela legislação eleitoral.

A magistrada concedeu prazo de 48 horas para a coligação apresentar defesa.

Notícias de Santaluz

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Mais uma vez deu empate! Treze casos positivos do coronavírus e 13 curas em Serrinha nesta sexta-feira

A Prefeitura de Serrinha informa que na última sexta-feira, 16/10, foram confirmados 13 novos casos de coronavírus. Sendo assim, a cidade atinge um total de 1.455 casos da Covid-19.

PRIMEIRA TABELA (resultados LACEN)

Serrinha registra um total de 70 casos suspeitos e 609 casos positivos diagnosticados através do teste do LACEN.

SEGUNDA TABELA (resultados testes rápidos)

Hoje foram realizados 88 testes rápidos, destes 05 tiveram resultado positivo para o COVID-19.

TERCEIRA TABELA (total)

Hoje foram registradas 13 curas, com isso Serrinha registra 1.395 curados, 16 óbitos e 44 casos ativos. Dos pacientes que testaram positivo para o coronavírus 8 são mulheres de 02, 11, 28, 30, 30, 36, 37 e 37 anos, outros 5 são homens 16, 26, 45, 47 e 55 anos.




Da Ascom PMS


A prefeitura de Teofilândia registrou 7 casos positivos e 11 pessoas curadas nesta sexta-feira


Até às 21h30 desta sexta-feira (16/10/20) foram registrados 7 novos casos da Covid-19 em nosso município e 11 pessoas receberam alta. O número de casos ativos é 32.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

É importante salientar que Teofilândia possui transmissão comunitária, quando não é possível mais mapear a cadeia de infecção do vírus.

Por isso a importância de evitar sair de casa. Se sair, o uso da máscara é indispensável.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Da Ascom PMT⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

MP que concede direitos de transmissão ao mandante não é votada e perde a validade

A chamada “Medida Provisória do Mandante” (MPV 984/2020), que passou os direitos de transmissão ou reprodução das partidas esportivas ao clube mandante do jogo, perdeu a validade nesta quinta-feira (15) sem ter sido votada pelo Congresso Nacional. Com isso, voltam a valer as regras anteriores da Lei Pelé, que distribui o “direito de arena” entre o dono da casa e o time visitante.

Assim, a emissora de TV ou rádio interessada em exibir a partida volta a ter de negociar com os dois times. A MP previa que a negociação com os dois clubes só ocorreria se houvesse indefinição quanto ao detentor do mando de jogo.

A MP do Mandante foi publicada no dia 18 de junho. Ela tinha passado os direitos de transmissão ou reprodução das partidas esportivas ao clube mandante do jogo. Agora, com o fim do prazo para a MP ser votada, voltam a valer as regras anteriores da Lei Pelé, que distribui o "direito de arena" entre o dono da casa e o time visitante.

Apesar da negativa, o deputado André Figueiredo (PDT-CE) apresentou projeto (PL 4.876/2020) que retoma parte do texto da MP e também determina que o direito de negociar a transmissão da partida pertence exclusivamente ao time mandante do jogo. Ainda não há data para debate deste projeto.

Do Portal Galáticos Online

Da redação PCA - Nosso congresso nacional é uma vergonha! Poucos se salvam! Também enquanto tiver gente sem escrúpulo que coloca dinheiro até nas nádegas votado por um povo corrupto nunca teremos um verdadeiro Brasil!


Morre Rodolfo Fischer, ex-atacante do Vitória

A torcida rubro-negra está de luto. Morreu nesta sexta-feira (16) o ex-jogador Rodolfo Fischer, destaque do clube na década de 70. 

O argentino tinha 76 anos e lutava contra um câncer.

Conhecido como “El Lobo”, Fischer fez 41 jogos e marcou 31 gols pelo Leão. No país, ele também atuou pelo Botafogo.

Já fora do Brasil, o ex-atacante defendeu Once Caldas, da Colômbia, e San Lorenzo, Samiento de Junín e Belgrano, ambos da Argentina. 

Ele também vestiu a camisa da Seleção Argentina.

Do Portal Galáticos Online


Goiás 1x1 Bahia - Melhores Momentos

              

Em jogo marcado por polêmicas, Bahia empata com o Goiás no Estádio da Serrinha

O duelo entre Goiás e Bahia, que terminou com empate por 1 a 1, com gols de Vinicius (Goiás) e Fessin (Bahia), foi muito polêmico e agitou a noite desta sexta-feira (16). A primeira etapa foi a pior possível, com apenas um lance de perigo e mais nada. Mas o segundo tempo foi marcado por diversas expulsões, os dois gols do confronto e lances polêmicos.

Além disso, houve cinco expulsões, sendo quatro para o Bahia, Rossi, Élber, Mano Menezes e Sidnei Lobo (auxiliar de Mano) e uma para o Goiás, o técnico Enderson Moreira, que na saída do gramado, discutiu com o treinador do Bahia.

O JOGO

O primeiro tempo foi difícil de assistir e houve poucas tentativas de finalização. A primeira com perigo de gol aconteceu aos 20 minutos, quando Juninho Capixaba errou um passe dentro da grande área da defesa do Bahia, mas o atacante Vinicius não aproveitou e chutou fraco, facilitando o corte de Lucas Fonseca. Antes e após isso, a primeira etapa foi marcada por lances de pouca expressão, exceto quando Rossi arriscou um chute do lado direito, mas a bola foi pra fora, aos 48 minutos. Antes do término da primeira etapa, houve um lance duvidoso onde Clayson foi derrubado pelo zagueiro do Goiás e o árbitro sequer foi chamado pelo VAR.

SEGUNDO TEMPO

A segunda etapa foi totalmente diferente. O gol do Goiás saiu logo aos 3 minutos, após boa jogada de Shaylon pela esquerda, e dentro da grande área fez um cruzamento rasteiro para Vinícius completar para o gol. O Bahia respondeu aos 12 minutos, com Elias, que chutou a bola após receber na área, e ela passou perto do travessão. Depois, o mesmo Elias teve duas chances, uma aos 17 e outra aos 22 minutos, mas desperdiçou novamente as chances.

Aos 30 minutos, o atacante Rossi foi substituído e terminou sendo expulso na saída de campo. Quatro minutos depois, Élber, que havia entrado na segunda etapa, foi expulso após xingar o árbitro, de acordo com o mesmo. Aos 36 minutos, o auxiliar de Mano Menezes também foi expulso por reclamação.


A noite não era do meio-campista Elias. Aos 41 minutos ele teve mais uma chance clara de gol e de novo não aproveitou. Desta feita após jogada de Nino Paraíba, houve bate e rebate dentro da grande área, a bola sobrou alta pra Elias, que tentou um voleio, mas chutou muito mal.

Aos 49 do segundo tempo, Fessin chutou colocado no canto do goleiro Tadeu e empatou a partida com um belo gol. Após isso, o Tricolor tentou pressionar, mas não conseguiu virar o duelo.

FICHA TÉCNICA
Goiás 1x1 Bahia - Campeonato Brasileiro - 16ª rodada

Local: Estádio da Serrinha, em Goiás 
Data: 16/10/2020 (sexta-feira) Horário: 20h 
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ) 
Auxiliares: Thiago Henrique Neto Correa Farinha e Daniel do Espirito Santo Parro (ambos do RJ) 
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ), auxiliado por Alisson Sidnei Furtado (TO) e Carlos Henrique Cardoso de Souza (RJ)
Cartões Vermelhos: Rossi e Élber (Bahia)
Cartões Amarelos: Lucas Fonseca, Juninho, Elias e Rossi (Bahia); David Duarte, Caju, Rafael Moura e Fernandão (Goiás)
Gols: Vinicius (Goiás); Fessin (Bahia)

Goiás:
Tadeu; Edílson, David Duarte, Fábio Sanches e Caju; Ratinho (Salazar), Ariel Cabral e Shaylon (Douglas Baggio); Keko (Pintado), Rafael Moura (Fernandão) e Vinícius. Técnico: Enderson Moreira.

Bahia:
Douglas; Nino, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Elias e Daniel (Março Antônio); Clayson (Élber), Rossi (Fessin) e Gilberto (Saldanha). Técnico: Mano Menezes.

Do Portal Galáticos Online


Papa Francisco nomeia Bispo Coadjutor para a Diocese de Serrinha (Bahia)

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta sexta-feira, 16 de outubro, a decisão do Papa Francisco em nomear dom Helio Pereira dos Santos, atual bispo auxiliar de Salvador (BA), como bispo coadjutor de Serrinha (BA).

Novo bispo coadjutor de Serrinha

Nascido na cidade Pão de Açúcar, em Alagoas, em 1967, dom Hélio Pereira dos Santos foi nomeado bispo pelo Papa Francisco em 27 de abril de 2016.

Entre os anos de 1990 e 1992 cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Maceió (AL); e Teologia entre 1993 e 1996, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).

Dom Hélio é pós-graduado em História pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) e também em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Cândido Mendes. Possui, ainda, Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Ao longo do pastoreio como padre, Dom Hélio foi reitor do Seminário São João Maria Vianney, em Palmeira dos Índios, nos anos de 1997 e 1998; capelão da capela Nossa Senhora Aparecida na paróquia São Vicente entre os anos de 1998 e 2007.

Atuou como coordenador de Pastoral de 1999 a 2001. Foi professor na Fundação Estadual da Saúde no Sergipe (2000-2001), no CESMAC (2000-2001) e na Faculdade São Tomás de Aquino (2001-2005).

Foi capelão na capela Divina Pastora, da paróquia Nossa Senhora do Amparo, de 2006 a 2007; vigário na paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Igaci, de 2008 a 2009; pároco na paróquia Bom Jesus dos Pobres, em Quebrangulo, de 2009 a 2016.

Dom Hélio foi, ainda, chanceler da Cúria Diocesana de Palmeira dos Índios entre 2002 e 2016; vigário geral da diocese de 2013 a 2016; e membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores.

No dia 22 de julho de 2016 recebeu a Ordenação Episcopal e tomou posse como bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador no dia 6 de agosto do mesmo ano.

Saudação da CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta alegria pela nomeação do bispo coadjutor da diocese de Serrinha (BA), anunciada hoje, 16 de outubro, pelo Papa Francisco. Acolhemos esta feliz novidade com a certeza de que dom Hélio continuará sua caminhada como bom pastor, junto com D. Ottorino Assolari, cuidando da diocese de Serrinha.

Estamos certos de que sua presença naquela diocese será sinal de esperança para este povo, principalmente neste tempo de pandemia, em que o Papa Francisco nos convoca a sermos sempre mais solidários e praticarmos o bem.

Em Cristo, 

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Do Portal CNBB