SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 19 de setembro de 2020

Serviço postal da Casa Branca intercepta correspondência com substância letal

 

Serviço postal da Casa Branca intercepta correspondência com substância letal
Foto: Joyce N. Boghosian / White House

Uma correspondência contendo a substância letal ricina e endereçada ao presidente Donald Trump, foi interceptada essa semana pelo serviço postal da Casa Branca. Segundo o G1, informações divulgadas pelo canal CNN revelaram que a carta, que tinha como origem o Canadá, passou por dois testes para atestar a presença da substância.

 

Conforme apurado pelo jornal “The New York Times”, o envelope não chegou a ser levado para o centro de distribuição dentro da Casa Branca. Em contato com a agência Reuters, a polícia federal dos Estados Unidos garantiu que o caso não se configuraria como uma ameaça à segurança pública. As autoridades, no entanto, continuarão investigando. 

 

Não é a primeira vez que uma carta contendo ricina é endereçada a um presidente norte-americano. Em 2013, uma correspondência semelhante tinha como destinatário o então presidente Barack Obama. Diante desses riscos, na sede de governo é feito um serviço de triagem para detecção de correspondências suspeitas. 


Do Portal Bahia Notícias

Teofilândia registra mais 6 novos casos positivos da Covid-19 e número de casos ativos sobe para 30

Até às 19h00 deste sábado (19/09/20) foram registrados 6 novos casos da Covid-19 em nosso município. O número de casos ativos é 30.⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
É importante salientar que Teofilândia possui transmissão comunitária, quando não é possível mais mapear a cadeia de infecção do vírus. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso a importância de evitar sair de casa. Se sair, o uso da máscara é indispensável.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com as atualizações de hoje, Teofilândia registra:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
26 casos suspeitos, a espera de resultado de exames;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
46 pessoas sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde Municipal;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
838 casos descartados pelo critério epidemiológico (pessoas que estavam em monitoramento pela Secretaria de Saúde e não demonstraram evolução dos sintomas durante quarentena);⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1885 casos já descartados (pessoas que testaram negativo para a covid19);⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
263 casos confirmados (dos quais 30 estão ativos);⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
229 pessoas recuperadas;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4 óbitos.


Da Ascom PMT


Carta com substância letal é enviada à Casa Branca, diz imprensa norte-americana

 Foto: Patrick Semansky/AP

Foto: Patrick Semansky/AP

Uma carta com uma substância suspeita foi interceptada pelo serviço postal da Casa Branca durante esta semana. A informação foi divulgada no sábado (19) por meio da imprensa local. Segundo os veículos, fontes do FBI confirmaram a presença de ricina dentro de um envelope. A substância é letal e pode ser naturalmente extraída da mamona. 

De acordo com o G1, fontes do Serviço Secreto disseram ao jornal “The New York Times” que o envelope foi enviado de um endereço no Canadá. Segundo a publicação, o material tóxico foi recolhido antes de chegar ao centro de distribuição que fica dentro da sede do governo norte-americano. 

A rede de notícias CNN também citou fontes ligadas a segurança nacional para dizer que dois testes foram feitos para comprovar a presença de ricina. Ela disse também que a carta seria endereçada ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 

Segundo a agência de notícias Reuters, a polícia federal norte-americana confirmou a investigação sobre uma “carta suspeita” enviada para o serviço postal, mas disse que não há, “neste momento”, ameaça à segurança pública. 

Todas as correspondências endereçadas para a Casa Branca passam por uma triagem em busca de produtos tóxicos ou perigosos, como medida de segurança. Em 2013, uma carta com ricina foi enviada para o então presidente Barack Obama. Ela foi interceptada pelo Serviço Secreto.

Do Portal NS

Criança deixa bilhete após cair de bicicleta e riscar carro: ‘Desculpe. Me desequilibrei’

 Bilhete com pedido de desculpas viralizou nas redes sociais | Foto: Reprodução/Twitter

Bilhete com pedido de desculpas viralizou nas redes sociais | Foto: Reprodução/Twitter

Uma postagem com um pedido de desculpas por causa de um carro riscado viralizou na internet. No bilhete, um garoto dizia que tinha se desequilibrado da bicicleta e batido no veículo. Ao final, a criança escreveu o telefone do pai para que pudesse pagar o conserto.

“Como ficar bravo com essa criança?” postou Marcelo Martins, dono do carro, nas redes sociais. A foto, de domingo (13), teve mais de 350 mil curtidas e 35 mil compartilhamentos.

O autor do bilhete é Benício, de 7 anos. Ele andava de bicicleta com o pai na rua quando se desequilibrou e bateu com o guidão no carro.

Benício, de 7 anos, deixou um bilhete após riscar carro sem querer, em Curitiba | Foto: Reprodução/RPC

Benício, de 7 anos, deixou um bilhete após riscar carro sem querer, em Curitiba | Foto: Reprodução/RPC

Segundo o pai do menino, Marcel Weiss Hoffmann, o garoto não sossegou enquanto não encontrou uma solução para o estrago no carro.

“Ele ficou muito incomodado, ficou perguntando se ia custar caro. Ele até juntou um trocadinho dele e ficou se lamentando que o dinheirinho dele não ia dar para pagar”, lembrou o pai.

O dono do carro, no entanto, afirmou que nem notou o risco na lataria quando viu o bilhete.

“Eu procurei de todos os lados, meu carro estava meio sujo e nem reparei. Se não fosse o bilhete eu nem tinha notado”, afirmou o dono do carro.

Segundo Marcelo, o gesto surpreendeu ele. “A gente acha que alguém que bate no seu carro pode sair correndo, ainda mais nesta idade, mas eu achei um gesto de uma doçura, de uma honestidade grande”, disse Marcelo.

Dono do carro disse que nem notou o risco na lataria, em Curitiba | Foto: Reprodução/RPC

Dono do carro disse que nem notou o risco na lataria, em Curitiba | Foto: Reprodução/RPC

Pai orgulhoso

O pai do Benício afirmou que, apesar da idade do garoto, ficou orgulhoso com a forma como ele encarou a situação.

“Eu fiquei muito orgulhoso, porque a gente tenta educar para isso. Que ele seja responsável pelas ações dele no futuro, que aprenda com os erros”, afirmou o pai.

O próprio Benício afirmou que o objetivo dele era consertar o que tinha causado. “Causar o problema e deixar o problema não é bom”, completou o garoto.

Do Portal NS/Fonte: G1 PR

Homem é preso acusado de matar outro a pauladas na zona rural de Serrinha

 Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

Lucivaldo Bispo da Silva, de 43 anos, foi preso por um policial civil após matar um homem a pauladas, na tarde deste sábado (19), no povoado Gravatá, zona rural de Serrinha, região sisaleira da Bahia. 

De acordo com a Polícia Militar, a vítima, identificada como José Ramalho do Nascimento, de 59 anos, foi agredida com vários golpes de madeira na cabeça, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Não há informações do que teria motivado o crime. Lucivaldo foi encaminhado à delegacia da cidade, que investiga o caso.

Notícias de Santaluz

Santaluz registra mais três curas e sete novos casos de Covid-19

 Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Santaluz chegou ao total de 515 pessoas recuperadas da Covid-19. Entre os três novos curados neste sábado (19) há dois homens e uma mulher, com idade entre 16 e 54 anos. Sete novos casos da doença foram confirmados, sendo que quatro deles já eram suspeitos. 

Trata-se de dois pacientes do sexo masculino e cinco do sexo feminino, com idade entre 09 e 50 anos, residentes no centro da cidade (3), no bairro Mãe Rufina (1) e no povoado Várzea da Pedra (3). 

Com a atualização, a cidade contabiliza 604 diagnósticos positivos de contaminação pelo coronavírus desde o começo da pandemia. O total de ativos agora é 78, e há 38 suspeitas sendo investigadas.

Notícias de Santaluz

Cantor da banda Chicana morre em acidente na BR-116, em Feira de Santana

Um acidente de carro matou, na tarde deste sábado (19), o vocalista da banda Chicana, Tarcísio Freitas de Oliveira, mais conhecido como Tay. Ele dirigia um veículo no km 409 da BR-116, em Feira de Santana, quando perdeu o controle da direção e capotou. 

Ainda não há informações se há outro veículo envolvido e o que teria feito o cantor perder o controle do carro. Segundo o Acorda Cidade, o levantamento cadavérico foi realizado pela delegada Claudine Passos. Tay tinha 36 anos e morava no conjunto Feira X. 

Ele cantava desde os 17 anos e fez parte de diversas bandas, mas foi no axé da Chicana que se estabeleceu.

Do Portal Clériston Silva


Barrocas: Grupo da situação comemora suposto impedimento de chapa adversária. Ex prefeito nega e classifica atos como Fake news

 

Fogos e carreata na comemoração do grupo da situação
Baseada na resolução n° 23609 do TSE, que estabelece o prazo de 1 dia após a convenção para registro da ata, o grupo da situação comemorou o suposto impedimento do registro da pré-candidatura da chapa da oposição Almir de Maciel e Susu de Edilson, por só ter sido registrada fora do prazo estabelecido. Segundo aliados do grupo da situação, em um documento solicitado ao TRE pelo PSL de Barrocas, ficou comprovado que o registro ocorreu na quarta-feira (16), ou seja 03 dias após a convenção (dia 13).

Na sexta-feira (18) as redes sociais viraram palco de provocações. Aliados do atual prefeito chegaram a cogitar uma possível vitória por ''W.O'', sugerindo que a equipe adversária não poderá 'entrar em campo' para a disputa, sendo assim a vitória seria do único concorrente legal, o candidato a reeleição José Jailson. No mesmo dia aliados do candidato da situação foram às ruas 'comemorar' com fogos e uma carreata ao som do 'barroqueiro', para o possível impedimento dos adversários. 

As comemorações seguiram durante este sábado (19), e motivou diversos questionamentos por parte da população diante do barulho abusivo dos som automotivos e foguetes: "Perturbar nosso sossego com barulheira no dia do nosso descanso não é estratégia eficiente", alertou um professora em postagem no Facebook.

O ex-prefeito José Almir, candidato da oposição rapidamente foi às redes sociais tranquilizar seus aliados:
Documento que está sendo compartilhado
Almir de Maciel pré-candidato, repudiou a atitude do grupo da situação, que segundo ele soa como um ato de desespero: "Gente, hoje mais uma vez houve uma tentativa falida de golpe, eu entendo o medo porque o povo não quer continuar na ditadura que está. PT e Solidariedade tem candidato sim, e eles terão que aceitar, eu Almir de Maciel estou pré-candidato a prefeito pelo PT", afirmou. 

Para tranquilizar os eleitores, o corpo jurídico da chapa justificou a situação de impedimento: "A despeito dos fundamentos equivocados, a orientação adotada pela instância a que não se alinha à jurisprudência desta Corte Suprema, segue a qual a extemporaneidade na entrega das atas de convenções à Justiça Eleitoral, para publicação, não evidenciada fraude ou grave irregularidade nas atas consubstancia falha meramente formal que não se presta ao indeferimento", explicou.

De fato a ata da convenção dos partidos PT e Solidariedade foi entregue com atraso, agora caberá ao TRE determinar qual será a punição, mas os aliados do ex-prefeito descartam possibilidade de impedimento da chapa por uma 'falha meramente formal'.

Da Redação JNV - Por Victor Santos / Rubenilson Nogueira

Simplesmente Imperdível! Live da Banda Imagem - O reencontro! Domingo Dia 20/09, às 17h; Acesse o link e veja

Link da Live: Recordar os tempos bons da nossa música brasileira é viver!
              


sexta-feira, 18 de setembro de 2020

PTB dissolve diretório do partido na BA; Benito diz que, 'em princípio', segue como presidente

 

PTB dissolve diretório do partido na BA; Benito diz que, 'em princípio', segue como presidente
Foto: Joilson César / Ag Haack / Bahia Notícias

O PTB nacional dissolveu o diretório estadual do partido na Bahia. A informação consta em ofício publicado na tarde desta sexta-feira (18) no site oficial da sigla. Presidente da legenda no estado, o ex-deputado Benito Gama afirmou ao Bahia Notícias que, “em princípio”, segue como dirigente do PTB na Bahia, mesmo com a dissolução. 

 

“Isso confirma que o partido transforma o diretório em comissão provisória, mas os advogados estão vendo isso. Hoje não evoluiu nada. A análise está sendo feita para ver se este caso se enquadra na transformação de diretório em comissão provisória”, explicou.

 

A dissolução acontece após a determinação do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, que anula a convenção do partido que decidiu o apoio em Salvador do candidato à prefeitura, Bruno Reis (DEM) (leia mais aqui).

 

De acordo com Benito, este declínio está sendo analisado, pois, como a convenção já aconteceu, a ata já foi homologada e, portanto, o apoio não poderia ser retirado.

 

O comunicado da sigla no site diz que a medida aconteceu porque o PTB baiano não cumpriu o artigo 95 do estatuto do partido “o qual determina a dissolução dos diretórios quando não houver deputado federal eleito pela legenda, ou não tiver sido alcançado o seu percentual, estabelecido por lei, pela Executiva Nacional”. 

 

O ofício também afirma que a comissão provisória vai ser nomeada, embora Benito garanta que, por ora, siga como presidente do partido no estado. 

 

Em outra nota, o partido também ressalta a proibição de coligação com partidos dos quais eles consideram “de esquerda” - DEM, PSDB, PT, PSOL,PDT, PCdoB, REDE, PSB, PCB, PSTU e PCO.

 

O QUE DIZ O ESTATUTO
O documento que rege as regras internas do PTB estabelece que a dissolução dos diretórios pode acontecer “por violação ao Programa ou Estatuto do partido, ou por desrespeito a qualquer deliberação superior regularmente estabelecida”.

 

O artigo 69 do estatuto também diz que as comissões provisórias “incumbir-se-ão, também, de realizar a convenção para escolha de candidatos e da formação de coligações”.


Do Portal Bahia Notícias/por Matheus Caldas

Coité confirma 13 novos casos de Covid-19 e 53 recuperados

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Município de Conceição do Coité desta sexta-feira, 18, sobre o novo Coronavírus apresenta dados satisfatórios, foram 4 vezes mais os recuperados em relação a confirmação de novos infectados, ou seja, 13 novos e 53 pessoas livres da doença.

O boletim fechou com o total de 1.925 infectados desde o início da pandemia e 1.866 recuperados. Os vírus ativos são agora 53, sendo 52 em isolamento domiciliar e 1 hospitalizado. Seis pessoas morreram.

Os números mostram ainda que tem 119 casos suspeitos, pessoas que tiveram material coletado e aguardam resultados de exames laboratórias e 855 em monitoramento, pessoas que tiveram contato com infectados e estão sendo observados para evolução ou não dos sintomas.

Do Portal Calila Notícias


Prefeitura de Santaluz antecipa pagamento de salários de setembro

 Centro Administrativo de Santaluz | Foto: Notícias de Santaluz/Arquivo

Centro Administrativo de Santaluz | Foto: Notícias de Santaluz/Arquivo

A Prefeitura de Santaluz iniciou nesta semana a antecipação do pagamento do salário de setembro do funcionalismo público municipal. Por causa da pandemia do novo coronavírus, os depósitos nas contas dos servidores vêm sendo feitos de maneira escalonada nos últimos meses para evitar aglomerações nas agências bancárias. 

Na quarta-feira (16), os saques foram liberados para os agentes ambientais (garis). Nesta quinta (17), foi a vez dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. Os próximos depósitos estão previstos para esta sexta-feira (18), para as merendeiras e pessoal de apoio da educação; segunda-feira (21), para os professores; terça (22), demais concursados; quinta (24), pessoal do processo seletivo; a quitação da folha de setembro será concluída na sexta-feira (25), com o pagamento dos servidores nomeados.

Notícias de Santaluz

Caminhão pega fogo após bater em carreta na BR-116

 Foto: PRF/ Divulgação

Foto: PRF/ Divulgação

Uma pessoa ficou ferida após um caminhão e uma carreta baterem na BR-116, perto da cidade de Cândido Sales, no sudoeste da Bahia, na tarde desta quinta-feira (17). 

Com o impacto da colisão, o caminhão, que transportava plantas, pegou fogo e ficou destruído. Uma equipe da Via Bahia ajudou a controlar as chamas. 

De acordo com o G1, o ferido foi socorrido e levado para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Não há detalhes do estado de saúde dele.

Do Portal NS

Dezessete funcionários de policlínica de Jacobina testam positivo para Covid-19

 Foto: Paula Fróes/GOVBA

Foto: Paula Fróes

Dezessete funcionários de uma policlínica em Jacobina, cidade ao norte da Bahia, testaram positivo para a Covid-19 na quinta-feira (17). Outros 33 aguardam, nesta sexta (18), resultado dos testes do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Por causa da situação, existe a possibilidade da unidade fechar temporariamente. A policlínica teve atendimento suspenso por três meses durante a pandemia, entre maio e julho, quando foi reaberta. Desde então, os funcionários já foram testados para saber se contraíram o coronavírus cinco vezes.

A policlínica de Jacobina atende a pacientes da própria cidade e de outros 16 municípios da região norte, entre eles Caldeirão Grande, Caém, Capim Grosso e Miguel Calmon. Os prefeitos desses locais integram o consórcio e estão aguardando o restante do resultado dos exames para decidir se a unidade segue em atendimento ou se será fechada.

A direção da policlínica informou que tem seguido todas as medidas de segurança para evitar os riscos de contaminação dos pacientes. Por enquanto, a unidade segue em atendimento, realizando diversos procedimentos como ressonância, tomografia, raio-x e consultas médicas.

Atualmente, a policlínica funciona com capacidade de 75%, realizando cerca de 200 atendimentos por dia. Mamografias e eletrocardiogramas não estão sendo feitos na unidade desde quarta-feira (16), por causa da redução do número de funcionários.

Do Portal NS/Fonte: TV Bahia

Ministério Público diz que vai fiscalizar cumprimento de decretos para conter pandemia durante campanha eleitoral

 Ministério Público mostra preocupação com aglomerações promovidas por pré-candidatos em cidades da Bahia | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ministério Público mostra preocupação com aglomerações promovidas por pré-candidatos em cidades da Bahia | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma reunião virtual promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), realizada na manhã de quinta-feira (17), abordou a necessidade de intensa fiscalização para fazer cumprir as normas sanitárias durante atos de campanha eleitoral no contexto de pandemia do novo coronavírus. Atividades realizadas há poucos dias chamaram atenção, quando pré-candidatos geraram aglomerações em alguns municípios durante eventos pré-eleitorais.

Ministério Público mostra preocupação com aglomerações promovidas por pré-candidatos em cidades da Bahia | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ministério Público mostra preocupação com aglomerações promovidas por pré-candidatos em cidades da Bahia | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público estadual, Norma Angélica Cavalcanti, reforçou a importância de que tanto os decretos estaduais, quanto os municipais sejam obedecidos. “É preciso atuar com firmeza para que as eleições possam transcorrer respeitando os atos de campanha, mas sem esquecer que o vírus ainda está aí. O Ministério Público estará atento às reclamações e vamos observar, além dos crimes eleitorais, o cumprimento dos decretos, sempre visando preservar vidas”, afirmou.

Notícias de Santaluz

Tite convoca Seleção para início das Eliminatórias; veja a lista

 


Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O técnico Tite divulgou nesta sexta-feira (18) a lista com 23 jogadores que disputarão as duas primeiras partidas do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2022. A Seleção estreia na disputa contra a Bolívia, no dia 9 de outubro, na Arena do Corinthians, em São Paulo. Quatro dias depois, em Lima, enfrentará o Peru. 

Dois jogadores receberão suas primeiras oportunidades na Seleção Brasileira: Gabriel Menino, do Palmeiras, e Bruno Guimarães, do Lyon. O segundo já havia sido chamado para a equipe principal em março, mas os jogos foram adiados por conta da pandemia. Os dois têm passagens pelas categorias de base da Seleção.

Confira a lista de convocados:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Santos (Athletico-PR) e Weverton (Palmeiras);

Laterais: Danilo (Juventus), Gabriel Menino (Palmeiras), Alex Telles (Porto) e Renan Lodi (Atlético de Madrid);

Zagueiros: Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (Paris Saint Germain), Felipe (Atlético de Madrid) e Rodrigo Caio (Flamengo);

Meias: Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Bruno Guimarães (Lyon), Douglas Luiz (Aston Villa), Philippe Coutinho (Barcelona) e Everton Ribeiro (Flamengo);

Atacantes: Gabriel Jesus (Manchester City), Rodrygo (Real Madrid), Neymar (Paris Saint Germain), Everton (Benfica), Roberto Firmino (Liverpool) e Richarlison (Everton).

Notícias de Santaluz

Avião com Bolsonaro arremete em Mato Grosso por causa da fumaça de queimadas

 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta sexta-feira (18) que o avião em que ele estava teve de arremeter ao chegar a Sinop, em Mato Grosso, pois a visibilidade “não estava muito boa”. 

O Pantanal enfrenta uma onda recorde de incêndios, e a fumaça das queimadas já chegou a outras regiões do país. “Hoje quando o avião foi aterrissar, ele arremeteu. Foi a 2ª vez na minha vida que acontece isso, uma vez foi no Rio de Janeiro, e, obviamente, algo anormal está acontecendo, no caso é que a visibilidade não estava muito boa”, disse Bolsonaro, conforme o G1. 

A manobra de arremeter ocorre quando o piloto decide subir novamente com o avião quando a aeronave já está em operação de pouso, em direção ao solo. A aterrissagem da comitiva, que levava ainda os ministros da Defesa, Augusto Heleno, da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e o chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, ocorreu normalmente na segunda tentativa.

Do Portal NS

Paulo Guedes é condenado a pagar R$ 50 mil por comparar servidores com parasitas

 Foto: Alan Santos/PR

Foto: Alan Santos/PR

O ministro da Economia, Paulo Guedes, foi condenado pela Justiça Federal, a pagar R$ 50 mil ao Sindicato dos Policiais Federais da Bahia (Sindipol-BA), após comparar funcionários públicos a “parasitas”. 

Segundo o G1, a decisão, que ainda cabe recurso, foi tomada pela juíza da 4ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária da Bahia (SJBA), Claudia da Costa Tourinho Scarpa, na quarta-feira (16), e divulgada pelo Sindipol nesta sexta (18). 

A fala de Guedes ocorreu em fevereiro deste ano, ao comentar as reformas administrativas pretendidas pelo governo federal. Na ocasião, Paulo Guedes criticou o reajuste anual dos salários dos servidores que, segundo ele, já tinham como privilégio a estabilidade no emprego e “aposentadoria generosa”. 

O ministro também argumentou que a máquina pública, nas três esferas de governo, não se sustenta financeiramente por questões fiscais e, por isso, a carreira do funcionalismo precisa ser revista. 

“O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático”, declarou Paulo Guedes, e fevereiro deste ano. Após o pronunciamento, o ministério da Economia divulgou uma nota dizendo que o ministro Paulo Guedes reconhecia a qualidade do servidor público, e que a reforma administrativa é para “corrigir distorções”. 

Do Portal NS

PGR pede ao STF fim de salários vitalícios para ex-governadores

 O Procurador-Geral da República, Augusto Aras | Foto: Isac Nóbrega/PR

O Procurador-Geral da República, Augusto Aras | Foto: Isac Nóbrega/PR

A PGR (Procuradoria Geral da República) entrará nesta sexta-feira (18) com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para que todos os estados deixem de pagar salários vitalícios a ex-governadores. 

Apesar do aperto nos orçamentos públicos, alguns estados ainda pagam salários a ex-governadores e seus dependentes sem que eles atualmente prestem serviços à administração pública. 

Contrária a esses benefícios, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) entrou com uma série de processos no Supremo para derrubar as pensões vitalícias. Mas há uma contestação para cada estado que mantém a benesse. 

Agora, a PGR quer que o STF, de uma só vez, impeça que ex-governadores de todo o país recebam salários para o resto da vida ou até mesmo por um período determinado após o fim do mandato. 

No início de setembro, o Ministério da Economia enviou ao Congresso uma proposta de reforma do funcionalismo público, que atinge futuros servidores da União, estados e municípios. 

A ideia é reduzir as despesas com pessoal. O projeto de reforma administrativa, porém, não prevê mudanças de regras para cargos eletivos, como parlamentares e governadores.

Do Portal NS/Fonte:Folha de S.Paulo

Brasil terá maior fábrica de vacinas da América Latina

 Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) assinaram na quinta-feira (17) acordo para instalação da maior fábrica de vacinas da América Latina. 

O Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde vai ocupar uma área de 580 mil metros quadrados e terá capacidade de produção de 120 milhões de frascos de vacinas e biofármacos por ano e será instalada em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro. 

As vacinas contra meningite, hepatite e tríplice bacteriana, que atualmente são importadas, vão passar a sair do polo. O acordo prevê a construção de nove prédios e a inauguração está prevista para 2023 e deverá gerar 5 mil empregos diretos. O complexo será responsável por toda produção de vacinas da Fiocruz, inclusive a de covid-19, quando esta for aprovada.

Do Portal NS/Fonte: Agência Brasil

Polícia Militar intensifica patrulhamento na zona rural de Santaluz

 Crédito da imagem: PM/Divulgação

Crédito da imagem: PM/Divulgação

A Polícia Militar segue intensificando o patrulhamento ostensivo e preventivo na área rural de Santaluz. Segundo a corporação, uma guarnição de radiopatrulhamento móvel tem realizado abordagens em locais estratégicos e intensa interação com a comunidade. 

De acordo com o comandante da PM em Santaluz, capitão Charles Vieira, as ações visam a melhoria na prestação do serviço à comunidade e “têm por objetivo garantir a ordem pública e a paz social nas áreas rurais, principalmente nos distritos e localidades mais afastadas do centro da cidade”.

Notícias de Santaluz

Santaluz: total de curas de Covid-19 em 24h é o triplo de novos casos da doença

 Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Santaluz chegou ao total de 512 pessoas recuperadas da Covid-19. Entre os doze novos curados nesta sexta-feira (18) há sete homens e cinco mulheres, com idade entre 04 meses e 74 anos. Quatro novos casos da doença foram confirmados, sendo que dois deles já eram suspeitos. 

Trata-se de um paciente do sexo masculino e três do sexo feminino, com idade entre 24 e 77 anos, residentes no centro da cidade (2), no bairro Boa Vista (1) e no povoado Fontinha (1). 

Com a atualização, a cidade contabiliza 597 diagnósticos positivos de contaminação pelo coronavírus desde o começo da pandemia. O total de ativos caiu para 74, e agora há 35 suspeitas sob investigação.

Notícias de Santaluz

Barrocas alcança nota 5.2 em avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)

 

Reprodução: Redes sociais
A Rede Municipal de ensino do município de Barrocas, superou a meta prevista para 2019, na etapa do Ensino Fundamental, anos iniciais (4ª série/5º ano), determinadas pelo Ministério da Educação. Barrocas conquistou a 2° posição no Território do Sisal com a nota 5.2, ficando abaixo apenas de Valente, que atingiu nota 5.6. 

Os resultados foram divulgados na terça-feira (15), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entre as unidade mais bem avaliadas está a Escola Municipal Antônio Luiz Damião, da Minação com nota 5.7, maior ideb municipal nos anos iniciais. No quesito anos finais a Escola Antonio Candido Pereira (nota 4.3) do Rosário, a Escola José Pedro Mota (4.3) de Lagoa da Cruz e  Escola Antônio Luiz Damião (4.3) atingiram notas iguais. 

Reprodução: Redes sociais
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador criado pelo Governo Federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. Consultado sobre os índices, um professor que preferiu não se identificar, relatou que essa melhora ainda é reflexo das políticas educacionais criadas na gestão anterior, pois segundo ele, não se tem um projeto criado nessa administração: "os projetos são continuação da gestão anterior".

A página da APLB Barrocas, cutucou o município ao compartilhar a imagem que reproduz as notas das escolas: "Se o IDEB tá bom, porque o município não valorizam os professores?",. escreveu o perfil que representa a entidade.

O mesmo educador que falou da falta de projetos, destacou: "Teve um ponto nessa gestão que acho que teve contribuindo também nessa melhoria de resultado; o fato de terem contratado muita gente para trabalhar, encheram as escolas de gente, um ponto positivo disso é o acompanhamento pedagógico mais de perto. Tem também uma equipe nova que fez um ótimo trabalho, pena não serem valorizados", afirmou.

Da Redação JNV - Por Victor Santos

Barrocas: Motocicleta foi furtada na Rua Raimundo Teles, centro de Barrocas

 

Reprodução: redes sociais
O furto de motocicletas estacionadas, aumentou consideravelmente em Barrocas, a última ação dessa 'modalidade' criminosa, aconteceu na noite da quinte-feira (17) por volta das 22h30, na Rua Raimundo Teles. 

Conforme informações da Polícia Militar, a moto Honda CG Titan 150cc, de cor azul, placa JQP-6A04, foi subtraída no intervalo de 20 minutos, em que ficou parada na frente a uma residência no Centro da Cidade, nas proximidades do Hospital Municipal.

Segundo a vítima, a motocicleta foi estacionada às 22:10h, em frente à uma gráfica, quando retornou, após 20 minutos, percebeu que a moto já não estava no local deixado. O pelotão da PM de Barrocas foi comunicado e uma guarnição fez rondas no intuito de localizar o veículo, porém sem exito. O proprietário foi orientado a registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil da cidade.
Da Redação JNV - Informações ASCOM/16º BPM

Barrocas registra 108 casos positivos da COVID-19, com 99 pacientes curados da doença

 

Arquivo: JANV
A Prefeitura de Municipal de Barrocas, publicou no seu boletim epidemiológico da quinta-feira (17), a confirmação de mais mais 3 casos positivos da COVID-19 e registrou que o município atingiu a marca dos 99 curados, sendo que já foi confirmado 108 casos, e destes 9 estão ativos.

Sem divulgar a idade e sexo dos pacientes o boletim registrou que dos 99 curados, 3 foram nesta nova atualização. Dos 108 casos confirmados, 95 foram via LACEN, e 13 por teste rápido. Existem ainda dois pacientes sob suspeita de infecção, que coletaram material para o teste.


A sede do município tem um total de 02 casos ativos, já na Zona Rural o Povoado de Alambique lidera com 03 casos ativos, seguindo Lagoa da Cruz 01, Cedro 01, Alto Alegre 01 e Curralinho com 01.

Confira a lista com os locais com casos confirmados e curados.

Sede: 54 (52 curados)
Alagadiço: 01 (01 curado)
Alambique: 03 (0 curado)
Alto Alegre: 03 (02 curado)
Brasileiro: 01 (01 curado)
Caldeirão Novo: 02 (2 curados)
Cedro: 05 (04 curados)
Curralinho: 09 (08 curado)
Ipoeira: 02 (02 curado)
Ladeira: 03 (03 curado)
Lagoa da Cruz: 07 (06 curados)
Nova Brasília: 04 (04 curados)
Santa Rosa: 07 (07 curado)
Rosário: 01 (01 curado)
Tanque Bonito: 03 (03 curados)
Velho Domingo: 01 (1 curado)

Da Redação JNV por Ana Clara Santos - Colaborou Victor Santos

Serrinha registra mais 1 óbito e 7 casos positivos da Covid-19: Município tem 5 curas e sobe para 1.124

A Prefeitura de Serrinha informa que nesta sexta-feira, 18/09, foram confirmados 7 novos casos de coronavírus. Sendo assim, a cidade atinge um total de 1.168 casos da Covid-19.

PRIMEIRA TABELA (resultados LACEN)

Serrinha registra um total de 6 casos suspeitos e 448 casos positivos diagnosticados através do teste do LACEN.

SEGUNDA TABELA (resultados testes rápidos)

Hoje foram realizados 85 testes rápidos, destes 2 tiveram resultado positivo para o coronavírus.

TERCEIRA TABELA (total)

Hoje foram registradas 5 curas, com isso Serrinha chega a 1.124 curados. Os pacientes positivos são 2 mulheres de 25 e 39 anos e 5 homens de 03, 37, 38, 44 e 65 anos.

O município recebeu a notificação oficial de mais um óbito; Um homem de 62 anos, residente na Fazenda André. O paciente que tinha obesidade, era portador de hipertensão arterial sistêmica e estava internado no Hospital Municipal de Serrinha veio a óbito no dia 16/09/2020 (última quarta-feira).




Da Ascom PMS


PM recupera moto e celular roubados em Serrinha

 Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Divulgação/PM

A Polícia Militar recuperou na tarde desta sexta-feira (18), em Serrinha, na região sisaleira da Bahia, uma moto e um aparelho celular que tinham sido roubados na noite anterior. Conforme a polícia, o veículo e o telefone foram encontrados dentro de um imóvel abandonado, no bairro Vila de Fátima, após denúncia da própria vítima. 

Ainda de acordo com a PM, um jovem identificado como Daniel Santos de Jesus, de 21 anos, suspeito de roubar a moto, foi localizado durante a ação, mas logo que avistou os policiais ele fugiu a pé por um matagal. 

Poucas horas depois ele foi encontrado e preso em uma barbearia no mesmo bairro, após denúncia anônima, informou a polícia. A ocorrência foi encaminhada à delegacia da cidade para as medidas cabíveis.

Notícias de Santaluz

Grupo União Renova Serrinha realiza Convenção e lança Berg da Aragom como candidato a prefeito pelo SD

Na noite desta quarta-feira, dia 16 de setembro, o Grupo União Renova Serrinha (URS) realizou a Convenção e referendou o nome de Berg da Aragom, do Solidariedade (SD), como o candidato a prefeito do município.

Para compor a chapa com ele foi escolhido o nome de Adriano da Chapada, também do SD e indo para a campanha com uma chapa chamada 'Puro Sangue'.

No espaço Imperial Eventos na Cidade Nova onde foi realizada a convenção, os  presidentes dos partidos Republicanos, PSC, PDT, PTB e Democratas reafirmaram apoio a candidatura de Berg e também estarão firmes no próximo pelito com seu time de vereadores que, somados todos passa dos 125 nomes.

Acreditando em uma verdadeira mudança, um grande público se fez presente ao evento e ouviu do próprio Berg o pedido de uma oportunidade para, verdadeiramente, trabalhar por este município que tem sofrido há décadas com péssimas administrações.

Por Cival Anjos


Morre aos 83 anos, Zedafó ex-prefeito de Araci, pai do atual gestor

Morreu por volta de 01h30 da madrugada desta quinta-feira (17) aos 83 anos o ex-prefeito de Araci, município localizado no Território do Sisal, José Eliotério da Silva, popularmente conhecido por “Zedafó”.

O líder político que vinha enfrentando problemas de saúde há alguns anos, se agravou e precisou ser transferido para o Hospital EMEC em Feira de Santana onde foi a óbito em consequência de uma infecção pulmonar.

O corpo do político está sendo velado e homenageado na Câmara de Vereadores, onde também foi parlamentar. Um cortejo com o corpo sairá da cidade às 15h com destino a fazenda Quererá, na zona rural de Araci, onde acontecerá o sepultamento às 17h.

Carismático, Zedafó tinha como grande marca o sorriso no rosto e cumprimentar as pessoas com um beijo não mão, mesmo com problemas de saúde jamais deixou de ser gentil com todos que se aproximavam dele.

Fez historia no PDT

Zédafó depois de passar pela Câmara de Vereador tendo sido eleito pela primeira vez em 1982, foi prefeito com dois mandatos no município de Araci (1997 – 2000) (2005 – 2008) concorreu a uma vaga de deputado estadual em 1994 sempre pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) o mesmo que elegeu seu filho Antônio Carvalho da Silva Neto também por dois mandatos, 2012 a 2016 / 2017 a 2020.

Foto: reprodução

Em junho de 2019 ao encerrar o encontro regional do PDT na Câmara de Araci, Carlos Lupi presidente nacional do partido e Félix Mendonça Jr presidente estadual foram fazer uma visita ao líder Zedafó em sua residência. Zedafó com a mesma alegria de sempre, mesmo com a idade avançada, problemas de saúde, mas recebe a todos na maior satisfação. Filiado ao PDT desde a década de 1980 segundo Carlos Lupi o PDT nacional reconhece a força dele e o tem com uma das principais lideranças em todo Brasil.

Foto: Raimundo Mascarenhas

Félix classificou Zedafó como simbolo do PDT de Araci e região uma pessoa querida que todos aprenderam a gostar e sua carisma é visto nas ruas quando ele sai e não consegue andar, pois, a todo instante encontra pessoas para beijá-lo e abraçá-lo, tirar uma fotografia, enfim, uma pessoa muito simpática que conseguiu construir tudo isso ao longo de sua vida pública”, disse Félix Junior.

Carlos Lupi, Silva Neto, Zedafó e Félix Jr | Foto: Raimundo Mascarenhas

Carreira profissional e apelido e família

Zedafó foi professor e diretor do Colégio CEMOB em Araci, sócio de Valdomiro Borges (pai do ex-governador Cesar Borges). Ele recebeu o nome Zedafó por ter o destaque entre os melhores vendedores de veículos na marca FORD, recebendo o apelido “Zé da Ford” depois “Zedafó”

Zedafó deixa esposa dona Darci de Andrade Gois, filhos Silva Neto, Georgina e Nara.

“Um homem, um nome uma História…” Frase muito usada por ele.

Do Portal Calila Notícias