SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 11 de julho de 2020

Com mais 3 pessoas recuperadas, Teofilândia registra apenas 17 casos ativos


Até às 17h00 deste sábado (11/07/20) 3 pessoas receberam alta e entraram no grupo dos recuperados da Covid-19, diminuindo para 17 o número de pessoas com o vírus em atividade.⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀
Dois pacientes, um de 61 anos, sem comorbidade, e outro de 51 anos, diabético, por estarem em grupo de risco e apresentarem sintomas moderados, estão internados, com o quadro estável e com suporte de oxigênio.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os demais estão em isolamento domiciliar, e, segundo monitoramento da equipe da Saúde, apresentam quadros estáveis e sintomas leves da doença.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É importante salientar que Teofilândia possui transmissão comunitária, quando não é possível mais mapear a cadeia de infecção do vírus. Por isso a importância de permanecer em casa #FicaEmCasa⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com as atualizações de hoje, Teofilândia registra:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
10 casos suspeitos, a espera de resultado de exames;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
20 pessoas sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde Municipal;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
614 casos descartados pelo critério epidemiológico (pessoas que estavam em monitoramento pela Secretaria de Saúde e não demonstraram evolução dos sintomas durante quarentena);⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1238 casos já descartados (pessoas que testaram negativo para covid-19);⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
150 casos confirmados (dos quais 17 estão ativos);⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
132 pessoas recuperadas;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1 óbito.
⠀⠀⠀⠀⠀
Da Ascom PMT

Desencontro! No dia que governador da Bahia anuncia decreto que engloba Serrinha, município não registra nenhum caso positivo de Covid-19


A Prefeitura de Serrinha informa que neste sábado, 11/07, não surgiram novos casos, permanecendo um total de 416 casos da Covid-19.

PRIMEIRA TABELA (resultados LACEN)
Hoje surgiram mais 2 casos suspeitos e demais dados permanecem sem alterações. A cidade registra 51 casos suspeitos, 409 descartados e um total de 170 casos positivos.

SEGUNDA TABELA (resultados testes rápidos)
Hoje foram não foram realizados testes rápidos, permanecendo um total de 246 casos confirmados.

Total de testes rápidos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde desde o dia 20 de maio: 4.391
TERCEIRA TABELA (total)
A junção das informações das duas tabelas anteriores mostra que Serrinha registra um total de 416 casos de Coronavírus, com 323 pessoas curadas e seis óbitos.

Hoje teve mais 01 curas, sendo uma mulher de 25 anos, moradora do Centro.

MENSAGEM
O novo Coronavírus já se espalhou por 25 bairros da zona urbana de Serrinha e e mais de 30 localidades da zona rural. Isso demonstra que a cidade ainda não está numa situação tranquila, o que exige a colaboração de cada um de nós.

Por isso, siga as recomendações de prevenção, só vá para rua em caso de necessidade e sempre use máscara. O distanciamento social ainda é a única forma comprovada de conseguir impedir que o vírus se espalhe ainda mais pela cidade.

A batalha contra a Covid-19 só será vencida com a conscientização e colaboração de todos.



Da Ascom PMS

Popularidade de Rui e Neto caem em meio a 'cansaço' da população com quarentena

Popularidade de Rui e Neto caem em meio a 'cansaço' da população com quarentena
Foto: Divulgação / GOVBA
A popularidade do governador Rui Costa (PT) e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), sofreu com pequenas quedas em uma última pesquisa realizada pelo Grupo A Tarde em parceria com o Instituto Data Poder360. 

De acordo com o jornal, a leve redução da taxa de aprovação segue uma tendência verificada no resto do país nas últimas duas semanas, período em que governadores e prefeitos parecem ter piorado suas imagens.

Na Bahia, a avaliação positiva de Rui caiu de 52% para 48% e a negativa subiu de 15% para 18%. Na capital baiana, o governador segue bem avaliado, com 60% dos soteropolitanos afirmando considerar sua gestão como ótima ou boa. No entanto, esse número representa uma queda de cinco pontos percentuais em relação há 15 dias, quando a avaliação positiva de Rui Costa na capital era de 65%.

Situação similar passa o prefeito ACM Neto, que segue bem avaliado, ainda melhor que o governador, com 71% de ótimo e bom. Mas assim como Rui Costa, o número aponta uma queda de quatro pontos percentuais em comparação com a pesquisa DataPoder360 do final de junho, quando ACM Neto apresentou 75% de avaliação positiva em Salvador.

Segundo o DataPoder360, no país, de forma geral, a avaliação de governos estaduais e prefeituras piorou significativamente nesta rodada. A avaliação positiva média dos governadores caiu de 41% no final de junho para 34% agora, enquanto a avaliação positiva das prefeituras foi de 38% para 30%. É um forte indício, concluiu a pesquisa, de que as consequências políticas da pandemia, do distanciamento social e da crise econômica começaram a afetar as realidades locais.

Quando se recorta por região, os governadores do Nordeste são os mais bem avaliados com 53% na média geral. Na outra ponta estão os chefes dos Executivos estaduais do Sul e Sudeste com apenas 26% de ótimo ou bom. Os governadores do Norte vêm logo em seguido com 28% de aprovação em média, enquanto os do Centro-oeste ficaram com 34% de ótimo ou bom na última pesquisa.

O cientista político Rodolfo Costa Pinto, diretor do DataPoder360, apontou que é difícil elencar uma razão única para a queda na popularidade dos governantes, mas sinalizou que a oscilação indica um cansaço da população com medidas de restrição. “São várias razões e em cada estado e cidade, as realidades são diferentes. Porém, de maneira geral, parece ser um cansaço generalizado dos meses de distanciamento social e da vida sob a Covid-19”, falou Costa Pinto.

“É preciso observar que governadores e prefeitos conseguiram aumentar suas taxas de popularidade logo no início da crise e mantiveram esse aumento por algum tempo. Agora, com quase quatro meses de pandemia, esses números começam a voltar ao patamar anterior”, completou. 

Do Portal Bahia Notícias

Primeira-dama Michelle Bolsonaro anuncia que seu exame de Covid-19 deu negativo

Primeira-dama Michelle Bolsonaro anuncia que seu exame de Covid-19 deu negativo
Foto: Isac Nóbrega/ Divulgação/PR
 A primeira-dama Michelle Bolsonaro anunciou nas redes sociais que seu exame para detectar o coronavírus deu resultado negativo, assim como o de suas duas filhas.

Michelle realizou os testes depois que exames do presidente Jair Bolsonaro indicaram a presença do novo coronavírus, na terça-feira (7).

Também moram no Palácio da Alvorada a caçula do casal, Laura, e Letícia, filha de Michelle e enteada de Bolsonaro.

Michelle divulgou o resultado dos testes no Instagram. "Minhas filhas e eu, testamos negativo para Covid-19. Agradeço as orações", escreveu.

Desde que foi infectado pelo coronavírus, Bolsonaro, 65 anos, adotou uma rotina de isolamento de seus familiares, para evitar riscos de contaminação.

O presidente passou a dormir em um quarto isolado, longe da primeira-dama, e adaptou um dos dormitórios do Palácio da Alvorada em escritório.

Em sua sala de despachos, o presidente tem à sua disposição televisão, computador, telefone, impressora e um aparelho para videoconferências.

Segundo relataram interlocutores à Folha de S.Paulo, Bolsonaro tem sido auxiliado presencialmente pelo major Mauro Cid, o chefe da ajudância de ordens. Cid já teve Covid-19 e se recuperou da doença sem ter apresentado sintomas mais graves.

De acordo com assessores presidenciais, quando deixa a sala de despachos, Bolsonaro tem utilizado máscara de proteção e evitado se aproximar de funcionários e familiares.

Entusiasta do uso da hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19, Bolsonaro tomou a substância até a sexta-feira (10), embora ainda não haja comprovação científica sobre a sua eficácia.

A expectativa é que Bolsonaro permaneça isolamento também durante a próxima semana.

Desde terça, o governo federal começou a submeter a testes de coronavírus todos os funcionários do Palácio da Alvorada. A intenção é realizar o exame nos 107 assessores presidenciais que trabalham na residência oficial.

Ministros que estiveram com Bolsonaro também se submeteram a exames.Os ministros Jorge Oliveira (Secretaria-Geral) e André Mendonça (Justiça) realizaram testes PCR, que deram negativo.

Já os ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Braga Netto (Casa Civil) fizeram o exame rápido e o vírus tampouco foi identificado.

O ministro Augusto Heleno (Segurança Institucional) já teve Covid-19.


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

Cipe Nordeste prende homem e apreende farta quantidade de drogas em Quijingue

Foto: Notícias de Santaluz
Foto: Notícias de Santaluz
Um homem, que não teve nome nem idade revelados, foi preso por policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste depois de ser flagrado com farta quantidade de drogas, na noite desta sexta-feira (10), em Quijingue, região sisaleira da Bahia. 

Segundo a especializada, a ação ocorreu no povoado Tatu, zona rural do município, após denúncia anônima. No local indicado, os militares apreenderam 56 trouxinhas de maconha e um saco contendo cerca de 1kg da mesma droga, 10 porções de cocaína e 1 pedra de crack pesando aproximadamente 70 gramas, além de balança de precisão, R$ 209 em espécie e duas motocicletas – ambas sem placa. 

O homem foi encaminhado junto com os entorpecentes para o plantão regional da Polícia Civil em Euclides da Cunha, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.
Notícias de Santaluz

Dendi casa - Sarau das Juventudes


Governador Rui Costa decreta toque de recolher e medidas mais duras para barrar o aumento do número de casos do Covid-19 em 62 cidades da Bahia; Serrinha, Coité e Queimadas estão incluídas

Rui decreta toque de recolher para 44 municípios e prorroga medidas na RMS
Foto: Divulgação / GOVBA
Após reuniões virtuais com prefeitos e prefeitas entre quarta e sexta-feira (10), o governador Rui Costa estabeleceu, em conjunto com as administrações municipais, medidas mais duras para barrar o crescimento da disseminação da Covid-19 em 62 cidades. 

Em decreto publicado neste sábado (11), o governador determinou toque de recolher para 44 cidades e estendeu a medida para outras 31. 

As ações anunciadas serão mais duras nos municípios que apresentam as maiores taxas de crescimento da doença na Bahia. Para categorizar as ações, a gestão estadual dividiu os municípios atingidos em três “anexos”, que terão níveis diferentes de medidas. 

Entre as ações que serão adotadas estão a restrição de circulação de pessoas à noite, a restrição de atividades econômicas e a delimitação do horário de funcionamento dos serviços essenciais. O governo da Bahia ainda encaminhou ofício ao Tribunal de Justiça da Bahia e o Ministério Público com solicitação de apoio ao Estado e Municípios. 

O decreto estabelece medidas voltadas a três grupos distintos de municípios, distribuídos da seguinte maneira: 

Fazem parte do anexo 1, 22 cidades: Cachoeira, Camamu, Campo Formoso, Catu, Conceição do Coité, Filadélfia, Gentio do Ouro, Guaratinga, Ibirapitanga, Igrapiúna, Ipiaú, Ituberá, Maragogipe, Nazaré, Nilo Peçanha, Nova Soure, Paulo Afonso, Ruy Barbosa, Santo Estêvão, Taperoá, Uauá e Valença. 

Compõem o anexo 2, outros 22 municípios: Alagoinhas, Amélia Rodrigues, América Dourada, Barra do Choça, Barro Preto, Buerarema, Casa Nova, Ibirataia, Iraquara, Irecê, Jaguaquara, Jequié, João Dourado, Macururé, Mucuri, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Santa Bárbara, São Gonçalo dos Campos, Serrinha, Ubaitaba e Wenceslau Guimarães. 

Por fim, o anexo 3 lista 18 cidades: Apuarema, Caravelas, Conceição do Almeida, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Gandu, Ibotirama, Ilhéus, Itapetinga, Jacobina, Luís Eduardo Magalhães, Nova Ibiá, Porto Seguro, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Ubatã, Uma e Vera Cruz. 

VEJA A LISTA DE MEDIDAS:
1 - O toque de recolher está determinado das 18h às 05h, a partir da 0h da próxima segunda-feira (13) até as 24h do dia 19 de julho, para os municípios dos anexos 1 e 2, em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos Decretos Municipais. A circulação noturna estará liberada apenas para ida a serviços de saúde ou farmácia, ou ainda em situações em que fique comprovada a urgência. 


2 – Nos municípios que integram o anexo 2, também entre 13 e 19 de julho, está autorizado entre 5h e 16h apenas o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde. 

3 – O decreto também ratifica as medidas adotadas pelos Municípios que integram o anexo 3, na forma dos respectivos Decretos Municipais. 

4 - A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) apoiará as medidas necessárias adotadas pelos Municípios, em conjunto com a Guarda Municipal.

5 - Os órgãos especiais vinculados à Secretaria da Segurança Pública observarão a incidência dos arts. 268 e 330 do Código Penal, nos casos de descumprimento do quanto disposto neste Decreto.

ALINHAMENTO COM MUNICÍPIOS
O governador explica que após três dias de reuniões foi possível ter um diagnóstico mais preciso das dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais, bem como pactuar o conjunto de medidas aprovado de forma unânime. “Estaremos com as medidas de restrição de circulação à noite para evitar, por exemplo, que muitos jovens se reúnam para beber em festas e encontros.


Os prefeitos têm relatado muita dificuldade com essa situação que ajuda no aumento da contaminação. Também iremos aumentar a testagem das pessoas nestes municípios. Além disso, iremos adotar maior rigor na fiscalização para que os contaminados não saiam de casa”, assegurou o governador.

Rui pontuou que pessoas com diagnóstico positivo para o novo coronavírus não têm respeitado os decretos já publicados e tampouco seguem as orientações das equipes de saúde. “Se for o caso, orientaremos que seja realizada denúncia à polícia e ao Ministério Público para providências junto ao juiz local. Todas as medidas nesse sentido serão para que quem estiver contaminado não saia de casa”, acrescenta. 

Rui ainda ressaltou que todas as novas medidas foram acordadas com os gestores municipais. “O estado só estabelece tais medidas porque houve concordância plena dos prefeitos. Esse tem sido o padrão desde o início da pandemia. Só aplicamos um novo protocolo com 100% de concordância”. 

NA RMS
Está publicado, também no DOE deste sábado (11), decreto que prorroga a suspensão da circulação noturna em municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS), e inclui outras cidades na medida restritiva. Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca, que fazem parte da RMS, além de Conde e Terra Nova, terão toque de recolher, entre 18h e 5h, até 19 de julho. 


O decreto estadual, que está em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos Decretos Municipais, também restringe o funcionamento do comércio. Fica autorizado, das 5h às 17h, somente o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários à manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.

Do Portal Bahia Notícias

Lula pretende comprar casa em Salvador após casar com namorada

Lula pretende comprar casa em Salvador após casar com namorada
Lula durante passagem por Salvador | Foto: Reprodução / Redes Sociais
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende comprar um imóvel para ele em Salvador para morar após se casar com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja.

A mudança do petista para a capital baiana vem sendo acalentada há algum tempo (lembre aqui).


De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a pandemia teria mostrado ao ex-presidente que é possível participar de dezenas de reuniões e eventos sem estar necessariamente presente, fisicamente, em todos eles.

Durante os planos, Lula teria inclusive autorizado Janja a buscar um imóvel em Salvador. De acordo com interlocutores à coluna de Mônica Bergamo, se a decisão for tomada, Lula não desativaria a estrutura que tem em São Paulo. Se dividiria entre os dois lugares, além de viajar pelo país.

Do Portal Bahia Notícias

SBT vai transmitir final do Campeonato Carioca na próxima quarta-feira

SBT vai transmitir final do Campeonato Carioca na próxima quarta-feira 
Foto: Divulgação/ SBT
O SBT vai transmitir o segundo jogo da decisão do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense, na próxima quarta-feira (15), no Maracanã. A informação é do jornalista Flávio Ricco, do Portal R7.

O duelo, que tem mando do Flamengo, seria transmitido apenas pela FlaTV, canal da agremiação no Youtube. Porém, as partes chegaram a um acordo e o jogo irá pintar na telinha do SBT.

A PlayRec Produções, que realiza jogos para o Premiere, será responsável pelo sinal de transmissão.

O primeiro jogo da final, que acontece neste domingo (12), será transmitido apenas pelo Youtube, na FluTV, canal oficial do Tricolor das Laranjeiras. 

Do Portal Bahia Notícias

Covid-19 – Com 33 novos casos confirmados, Coité ultrapassa Serrinha

Conceição do Coité contabilizou nesta sexta-feira, 10, mais 33 casos confirmados de Covid-19 e totaliza agora 421 desde o inicio da pandemia, sendo que 169 estão recuperados e 249 pessoas com vírus ativos, sendo que 246 estão em isolamento domiciliar e 03 hospitalizados. Três pessoas já morreram.

1.028 notificações foram descartados, tem 635 pessoas monitoradas e 121 suspeitos aguardando resultado de exames.
Coité que a cerca de um mês tinha menos da metade de casos confirmados em relação a Serrinha hoje ultrapassou. Serrinha no seu boletim publicado nesta sexta mostra que desde o início da pandemia já registrou 416 casos e tem 322 recuperados.
Serrinha se mantém na frente de Coité em relação ao número de óbito, 06, Coité 03.
Vale lembrar que menos de 30 dias Coité tinha menos casos que Serrinha, Valente e Teofilândia.
Do Portal Calila Notícias

Veja os jogos da Copa do Nordeste e os veículos de comunicação que vão fazer as transmissões


Valença: Agências e lotéricas ficam fechadas a partir de segunda devido à Covid-19

Valença: Agências e lotéricas ficam fechadas a partir de segunda devido à Covid-19
Foto: Reprodução / Google Maps
A partir da próxima segunda-feira (13) todas as agências bancárias e casas lotéricas de Valença, no Baixo Sul, estarão fechadas. É que um decreto desta sexta-feira (10) estabeleceu que apenas caixas eletrônicos das mesmas agências sejam abertos ao público. O período destinado será das 6h às 22h, sendo que entre 8h e 17h deve haver funcionários para auxílio dos clientes. A medida faz parte das ações de controle do novo coronavírus no município.

Na última segunda-feira (6), a prefeitura de Nazaré, no Recôncavo, fechou as entradas da cidade para moradores de Valença. A justificativa, segundo a prefeita Eunice Barreto, é que com o fechamento das agências de Valença haveria uma corrida de pessoas para Nazaré em busca de serviços bancários, o que poderia gerar uma propagação de casos de Covid-19 (veja aqui).

No mesmo decreto desta sexta, o prefeito Ricardo Silva Moura decidiu pela permanência da suspensão dos serviços considerados não essenciais. Assim, da segunda até o sábado (18) apenas o comércio de itens essenciais segue aberto, como farmácias, supermercados, açougues, mercadinhos, padarias, mercearias, e hortifrúti, no período das 8h às 22h. No domingo, o funcionamento será liberado apenas para farmácias, drogarias, funerárias e postos de combustível.

Nesta quinta-feira (9), Valença registrou mais dois óbitos pelo novo coronavírus e outros 19 casos confirmados da doença, totalizando 815 casos e 27 mortes decorrentes da enfermidade [Pela Sesab são 685 casos e 21 mortes]. 

Do Portal Bahia Notícias/por Francis Juliano

Polícia apreendeu R$ 5 milhões na casa de ex-secretário de Saúde do Rio

Polícia apreendeu R$ 5 milhões na casa de ex-secretário de Saúde do Rio
Foto: Divulgação
A operação de busca e apreensão nesta sexta-feira (10), na casa do ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro Edmar Santos (reveja aqui) não apenas o prendeu. Foram encontrados e recolhidos cerca de R$ 5 milhões em seu apartamento em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Foram bloqueados R$ 30 milhões das contas de Santos.

Santos, que foi demitido em maio, é investigado pelo Ministério Público por suspeitas de irregularidades nos contratos para a compra de respiradores e construção de hospitais de campanha para combater a pandemia de Covid-19, de acordo com o colunista Lauro Jardim. Ele é acusado de ser um dos chefes do esquema de corrupção.

Do Portal Bahia Notícias

Brasil passa de 70 mil mortes e já possui mais de 1,8 milhão de casos da Covid-19

Brasil passa de 70 mil mortes e já possui mais de 1,8 milhão de casos da Covid-19
Foto: Reprodução / Handout
O Brasil passou a marca das 70 mil mortes em razão da Covid-19. O país agora tem 70.398 óbitos, sendo computados nas últimas 24 horas 1.214 novas mortes. Já o número de casos chegou a 1.800.827, segundo boletim do Ministério da Saúde divulgado nesta sexta-feira (10). 

O número de casos nas últimas 24 horas somaram mais 45.048 no quadro da doença, com um aumento de 2,5% desde o último balanço.

Conforme o balanço, 651.666 pessoas estão em acompanhamento e 1.078.763 se recuperaram. Há ainda 4.000 mortes em investigação.

Do Portal Bahia Notícias/por Mauricio Leiro

Lauro de Freitas: Teobaldo deixa presidência de empresa para se dedicar à campanha

Lauro de Freitas: Teobaldo deixa presidência de empresa para se dedicar à campanha
Foto: Divulgação
O pré-candidato à prefeitura de Lauro de Freitas, Teobaldo Costa (DEM), anunciou seu afastamento da presidência do grupo Atakarejo, para se dedicar inteiramente à construção do seu projeto político para o município. O democrata esteve no comando frente da empresa por 26 anos.

“Sigo num novo propósito e compromisso e devo admitir que não está sendo fácil, pois o Atakarejo foi minha rotina diária desde a sua fundação. Tenho a certeza que temos uma equipe preparada para manter o legado que construímos com trabalho sério e honesto”, disse Teobaldo.

“A partir de agora, me dedicarei exclusivamente ao nosso projeto de ajudar a colocar a querida Lauro de Freitas de volta nos trilhos do crescimento e do desenvolvimento. Teremos muito trabalho pela frente. Mas o que me motiva é o desejo de resgatar a dignidade e o orgulho de morar nessa linda cidade”, complementou o empresário.

Teobaldo deve ser candidato à prefeitura de Lauro de Freitas em uma chapa junto a Mateus Reis (PSDB). A aliança foi firmada após algumas idas e vindas (veja aqui), com o auxílio do vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM).

Do Portal Bahia Notícias

Ministro da Defesa diz ser o único representante das Forças Armadas no governo Bolsonaro

Ministro da Defesa diz ser o único representante das Forças Armadas no governo Bolsonaro
Foto: José Cruz/Agência Brasil
O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, diferenciou o lugar das Forças Armadas e dos militares da reserva que ocupam cargos no governo Bolsonaro. Durante uma transmissão ao vivo nesta sexta-feira (10), afirmou ainda que os generais que comandam pastas civis não representam o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. 

De acordo com o Estado de S. Paulo, Azevedo destacou que as Forças Armadas “são instituições de Estado” e que ele é seu único “representante político”. 


“Não tem outro representante. Do muro dos quartéis para fora, eu tomo conta da parte política. Do muro dos quartéis para dentro, eu tenho os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Nós combinamos isso, e está indo muito bem”, disse.


O ministro chegou a afirmar que não há registros de posições políticas dentro das unidades militares. “A gente não vê declaração política de quem está nos quartéis, na ativa. Não tem”, afirmou. “Esse é o segmento real militar, que está no dia a dia”, completou. “As forças são instituições de Estado, que trabalham para o Estado.”


A fala de Azevedo ocorre em meio a notícias de que os militares teriam interesse em interferir na política e de declarações dúbias do presidente e aliados sobre possíveis rupturas constitucionais. 


Do Portal Bahia Notícias

Após decisão do STJ, Queiroz deixa presídio no Rio para cumprir prisão em casa

Após decisão do STJ, Queiroz deixa presídio no Rio para cumprir prisão em casa
Foto: Reprodução / Facebook
O policial militar aposentado Fabrício Queiroz deixou o Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio de Janeiro, na noite desta sexta-feira (10), para cumprir prisão domiciliar. O ex-assessor estava preso preventivamente desde o dia 18 de junho (reveja aqui), no âmbito de investigação sobre a prática de "rachadinha" no gabinete de Flávio Bolsonaro na Alerj.

Nesta quinta-feira (9), o presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), João Otávio de Noronha, atendeu pedido da defesa e concordou com a transferência de Queiroz para a prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica e restrição de comunicação, de acordo com a Folha de São Paulo. 

O benefício foi estendido à mulher de Queiroz, Márcia Aguiar, que fugiu do mandado de prisão expedido contra ela. O Tribunal de Justiça do Rio recebeu nesta sexta-feira ofício do STJ informando sobre a conversão da prisão preventiva de Queiroz e Márcia em domiciliar. O desembargador Milton Fernandes de Souza, do Órgão Especial do tribunal, determinou o cumprimento da decisão do STJ.

Ao conceder a prisão domiciliar, Noronha afirmou que, consideradas as condições de saúde de Queiroz, o caso se enquadra em recomendação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que sugere o não recolhimento a presídio em face da pandemia do novo coronavírus.

Queiroz é investigado por participação em suposto esquema de "rachadinha" (devolução de salários) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, no gabinete do então deputado estadual e hoje senador Flávio Bolsonaro. Ele é apontado pelo Ministério Público como operador do esquema.

De acordo com o MP-RJ, 11 assessores vinculados a Flávio repassaram pelo menos R$ 2 milhões a Queiroz, sendo a maior parte por meio de depósitos em espécie.

A Justiça do Rio autorizou a prisão preventiva do policial militar aposentado porque entendeu que ele estaria atuando para orientar testemunhas e ocultar provas e porque havia o risco de que tentasse fugir de uma eventual ordem de prisão. A filha de Queiroz, Nathalia, que também é investigada no caso, comemorou nas redes sociais a decisão que permitiu o cumprimento da prisão domiciliar.

"Estou indo te buscar, meu pai! E você vai ter o abraço de todos os seus filhos que estão cheios de saudades e tanto te amam e sabe o homem incrível que você é!", escreveu.

Segundo a decisão de Noronha, o PM aposentado deverá indicar o endereço onde será cumprida a prisão domiciliar, "franqueando acesso antecipado à autoridade policial para aferir suas condições e retirada de toda e qualquer forma de contato exterior".

Será permitido o acesso, sempre que necessário, da autoridade policial, que deverá exercer vigilância permanente do local para impedir a entrada de pessoas não expressamente autorizadas. Haverá ainda proibição de contato com terceiros, à exceção de familiares próximos, profissionais da saúde e advogados devida e previamente constituídos.

Queiroz será obrigado a desligar linhas telefônicas fixas, entregar à autoridade policial todos telefones móveis, bem como computadores, laptops e/ou tablets. Estará impedido de saída sem prévia autorização e não poderá manter contatos telefônicos.

O advogado de Queiroz, Paulo Emílio Catta Preta, afirmou que ainda avalia recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) e pedir a soltura de seu cliente. Ele disse que a decisão que concedeu a domiciliar foi bem-vinda, mas tímida, e que não há necessidade de prisão preventiva.

A decisão que concedeu a domiciliar para Queiroz e esposa coube ao presidente do STJ porque o pedido chegou durante o recesso do Judiciário, e o tribunal funciona em regime de plantão.

O caso Queiroz é de responsabilidade do ministro Felix Fischer, que já negou recursos do senador Flávio Bolsonaro para barrar as investigações do Ministério Público do Rio de Janeiro no caso conhecido como "rachadinha". A domiciliar ainda pode ser revista por Fischer quando o tribunal voltar do recesso.

Noronha já havia concedido decisão que beneficiou o presidente Jair Bolsonaro em maio. Na ocasião, ele derrubou decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região que obrigava Bolsonaro a mostrar os exames que já tinha feito para detectar se havia sido infectado pelo novo coronavírus.

Na cerimônia de posse de André Mendonça como ministro da Justiça e de José Levi como advogado-geral.

Do Portal Bahia Notícias

Coágulos são encontrados em vários órgãos de vítimas da Covid-19

Coágulos são encontrados em vários órgãos de vítimas da Covid-19
Foto: Pixabay
A presidente do departamento de patologia do Centro Médico Langone da Universidade de Nova York, Amy Rapkiewicz, contou que foram encontrados coágulos em corpos de vítimas fatais da Covid-19 durante autópsia. A revelação foi feita durante entrevista a CNN na noite da última quinta-feira (9).

Segundo a patologista, clínicos que acompanhavam diretamente os pacientes no começo da pandemia notaram coágulos em tecidos, nos vasos grandes e nos menores. Algumas pessoas que contraem o novo coronavírus desenvolvem problemas na coagulação do sangue, mas o grau e a extensão da coagulação foi classificado como "dramático" pela especialista. "Apesar de serem esperados nos pulmões, encontramos coágulos em quase todos os órgãos que olhamos na nossa pesquisa", disse. 

As conclusões da patologista em um estudo foram publicadas no fim de junho no jornal EClinicalMedicine, da revista científica The Lancet. As análises também mostraram que os megacariócitos, como são chamadas as grandes células de medula óssea, foram encontrados no coração, rins, fígado e outros órgãos. "Normalmente, elas não circulam fora dos ossos e pulmões", comentou Rapkiewicz.

A especialista disse que as células foram encontradas principalmente no coração. "Megacariócitos produzem plaquetas, que estão ligadas proximamente à coagulação do sangue". Os pesquisadores tentam descobrir como essas células influenciam a coagulação de vasos menores nos pacientes de Covid-19.

Nas primeiras fases da pandemia, os médicos suspeitaram que o vírus provocava inflamação no miocárdio, um músculo cardíaco. Mas as autópsias encontraram baixa incidência dessas miocardites. Rapkiewicz disse que os patologistas tem tido a chance de examinar órgãos de várias vítimas da Covid-19 e investigar os processos da doença. Ela disse que isso não era possível com o H1N1 ou com a epidemia original de Sars.

Do portal Bahia Notícias

Conmebol define datas para retorno da Libertadores e Sul-Americana

Após reunião por vídeo conferência realizada nesta sexta-feira (10), a Conmebol definiu as datas de retorno da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana. A principal competição do continente volta no dia 15 de setembro, enquanto a 'Sula' está prevista para 27 de outubro.
Assim como o Campeonato Brasileiro, as duas competições continentais vão ultrapassar o calendário de 2020. Diante da situação provocada pela paralisação do futebol, a final da Libertadores pode não acontecer no Maracanã, como previsto anteriormente. 
O único representante do estado em competições continentais é o Bahia. Classificado para a segunda fase da Sul-Americana, o Tricolor tem no calendário: Campeonato Baiano, Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro para disputar. 
Do Portal Galáticos Online

CBF divulga datas, horários e locais dos jogos da reta final da Copa do Nordeste

Foi divulgado pelo Departamento de Competições da CBF, a tabela da continuação da Copa do Nordeste 2020. Paralisado desde março por causa da pandemia do novo coronavírus, a competição regional será a primeira entre clubes de diferentes estádios a ser disputada em sede única, e claro, retornará de onde parou.
Os quatro melhores colados dos dois grupos avançam para as Quartas de Final, sendo que jogos das Quartas e das Semifinais serão únicos tendo a Final realizada em duas partidasO encerramento da Copa do Nordeste 2020 tem como previsão a data de 4 de agosto. 
Representando o estado da Bahia, o Esquadrão de Aço está em segundo no grupo A, assim como o Vitória também está em segundo no grupo B.
Veja a tabela abaixo:
Do Portal Galáticos Online