SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 4 de julho de 2020

Santaluz registra 8 novos casos de coronavírus e descarta 10

Imagem: Getty Images
Imagem: Getty Images
A Secretaria Municipal de Saúde de Santaluz confirmou oito novos casos de coronavírus neste sábado (4), chegando a 108 o número de diagnósticos positivos na cidade desde o início da pandemia, sendo que 49 pessoas já estão recuperadas. 

Dos novos infectados, três são do sexo masculino, de 1, 22 e 25 anos, e cinco do sexo feminino, de 2, 16, 19, 52 e 56 anos, residentes no centro da cidade (2), no bairro Jardim Luzense (2) e nos povoados Ferreiros (2), Caldeirão (1) e Lagoa Escura (1). 

Destes, seis tiveram contato com familiares contaminados pelo vírus. De acordo com o boletim, mas dez suspeitas foram descartadas neste sábado. A cidade conta ainda com 78 casos em investigação.
Notícias de Santaluz

Conceição do Coité e Queimadas confirmam 42 novos casos de coronavírus

Foto: Reprodução/Pixabay
Foto: Reprodução/Pixabay
As cidades de Conceição do Coité e Queimadas, na região sisaleira da Bahia, registraram, juntas, 42 novos casos positivos de infecção pelo novo coronavírus neste sábado (4). As duas cidades estão com o funcionamento do comércio não essencial proibido e determinaram toque de recolher à população. 

Apesar disso, os números não param de subir e cada município confirmou 21 novas contaminações neste sábado. Coité contabiliza agora 252 casos de Covid-19, com 105 pacientes ativos e 146 curas clínicas. 

Já Queimadas, soma 74 casos positivos, sendo que 29 pessoas estão recuperadas e 42 continuam em tratamento. Ao todo, as duas cidades já registraram 5 óbitos por complicações da doença.
Notícias de Santaluz

Araci registra mais 4 casos positivos de coronavírus e sobe para 269


Neste sábado (04), recebemos 24 resultados dos exames RT-PCR que estavam aguardando resposta e tivemos mais 7 novos casos positivos em nosso município: da região do Centro, um homem de 56 anos, hipertenso e cinco mulheres (33, 46, 47, 52 e 77 anos) sem doenças pré-existentes; e do Bairro São João, um homem (52 anos), sem doenças pré-existentes.

Em Araci, já são 269 casos confirmados, com 157 casos ativos. Tivemos hoje a confirmação de mais 8 pessoas curadas: 2 no Centro e 6 no Tiracolo. De acordo com a coordenação da Vigilância Epidemiológica, ainda temos mais 180 pessoas em monitoramento por nossas equipes de saúde. A secretaria de Saúde e suas coordenações, desenvolvem o trabalho de monitoramento de diversos pacientes e seus contatos, e estão realizando a testagem rápida de todos que apresentam sintomas ou são pessoas que tiveram contato com os pacientes positivos.

Identificamos que houve um equívoco no preenchimento da ficha de um paciente confirmado e que o endereço correto do mesmo é o Povoado Ovo do Ema e não Povoado do Barbosa como consta no último boletim. Por isso, viemos a público corrigir a informação e pedir desculpas pela situação.

Aproveitamos, ainda, para explicar alguns pontos que estão sendo levantados através das redes sociais. O somatório dos casos apresentados representa uma operação numérica de fácil entendimento: Exames Realizados = resultados positivos + resultados negativos. 

Usando o card de hoje, (04), com os dados já informados aqui no boletim de hoje, a operação fica nessa condição: 1.653 (exames realizados) = 269 (resultados positivos) + 1.384 (resultados negativos). Entre cada um dos resultados apresentados, estão separados quantos exames foram feitos através de testes rápidos, e quantos foram feitos através de coletas de RT-PCR.

Mas, quanto aos números apresentados como aguardando, eles não estão inseridos nesta soma por um entendimento básico da rotina da área de saúde: o material de exame está coletado e foi enviado para ser feito o procedimento dos exames, para então apresentar o resultado final. 

Citando um exemplo prático disso, quando qualquer pessoa se direciona ao laboratório, é feita a coleta de material (sangue, fezes e urina) para, então, ser feito o exame. Essa pessoa já teve a sua amostra coletada, mas ainda está aguardando a realização do exame, e, portanto, o resultado para tal. 

Após o exame, se dá o resultado, e aqui nesta explicação, compreende o positivo ou o negativo. Logo, o número apresentado como aguardando, não está somado aos exames realizados, tampouco aos resultados negativos ou positivos.

Assim, ressaltamos que há total coerência entre os valores apresentados no Boletim Epidemiológico.
Da Ascom PMA

Depois de muitos dias sem nenhum caso, Teofilândia registra mais 1 caso de coronavírus e vai para 134


Até às 20h50 deste sábado (04/07/20) nosso município registrou mais 1 caso confirmado da Covid-19.⠀⠀
⠀⠀
Teofilândia atualmente está com 9 casos ativos, e um deles, de 61 anos, sem comorbidade, apresenta quadro moderado. Por ser grupo de risco, está internado, estável e com suporte de oxigênio.⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os demais estão em isolamento domiciliar, e, segundo monitoramento da equipe da Saúde, apresentam quadros estáveis e sintomas de leves da doença.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É importante salientar que Teofilândia possui transmissão comunitária, quando não é possível mais mapear a cadeia de infecção do vírus. Por isso a importância de permanecer em casa #FicaEmCasa⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com as atualizações de hoje, Teofilândia registra:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
8 casos suspeitos, a espera de resultado de exames;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
56 pessoas sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde Municipal;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
555 casos descartados pelo critério epidemiológico (pessoas que estavam em monitoramento pela Secretaria de Saúde e não demonstraram evolução dos sintomas durante quarentena);⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1100 casos já descartados (pessoas que testaram negativo para covid-19);⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
134 casos confirmados (dos quais 9 estão ativos);⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
124 pessoas recuperadas;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1 óbito.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Da Ascom PMT

Com 4 novos casos confirmados de coronavírus, Serrinha registra 356


A Prefeitura de Serrinha informa que neste sábado, 04.07, houve a confirmação de mais 4 casos da Covid-19, atingindo um total de 356 casos positivos.

PRIMEIRA TABELA (resultados LACEN)
Hoje surgiu mais 1 caso suspeito e 3 casos positivos. A cidade registra 42 casos suspeitos, 364 descartados e um total de 148 casos positivos.

Os três pacientes são três mulheres de 28, 39 e 41 anos
SEGUNDA TABELA (resultados testes rápidos)
Hoje foi realizado um teste rápido em clínica particular com resultado positivo, ficando
um total de 208 casos confirmados.
O caso positivo é de um homem de 53 anos.
Total de testes rápidos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde desde o dia 20 de maio: 3.973
TERCEIRA TABELA (total)
A junção das informações das duas tabelas anteriores mostra que Serrinha registra um total de 356 casos de Coronavírus, com 261 pessoas curadas e três óbitos.


Da Ascom PMS

Homem é preso após PM achar maconha dentro de casa em Retirolândia

Foto: Notícias de Santaluz
Foto: Notícias de Santaluz
Anatanael Pereira de Souza, de 41 anos, foi preso no início da tarde deste sábado (4), em Retirolândia, na região sisaleira da Bahia, após a Polícia Militar encontrar um pé de maconha no quintal da casa dele, que fica na Rua Miguel Passarinho, área central da cidade. A polícia informou que chegou ao local após receber denúncia anônima. 

De acordo com a corporação, o homem alegou durante a abordagem que cultivava a erva para fazer chá. Ele foi encaminhado à delegacia da cidade para as medidas cabíveis.
Notícias de Santaluz

Homem fica ferido após ser esfaqueado em Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz/Arquivo
Foto: Notícias de Santaluz/Arquivo
Raílson Cezar Costa de Oliveira, de 50 anos, ficou ferido depois de ser esfaqueado no início da noite deste sábado (4), em Santaluz, região sisaleira da Bahia. 

De acordo com a polícia, o homem disse que caminhava em uma rua no bairro Recreio quando foi agredido por trás, mas que só percebeu que tinha sido atingido porque sentiu um incomodo nas costas. 

Devido as circunstâncias, a vítima disse que não identificou o agressor, mas suspeita que tenha sido uma pessoa com quem teve um desentendimento. Raílson sofreu um ferimento superficial. Ele foi levado para o hospital da cidade, onde foi atendido e permaneceu em observação, com quadro de saúde estável.
Notícias de Santaluz

CETO prende suspeito com 2,6kg de maconha e cocaína em Serrinha


Mateus Santos Silva, de 18 anos, residente na Rua Filadélfia, foi preso na madrugada deste sábado (4), em Serrinha, com entorpecentes escondidos dentro de uma mochila.

Segundo apurou a reportagem do PCS, policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) faziam patrulhamento pelo Bairro Mutirão, quando avistaram o jovem passando por debaixo de uma cerca, por volta de 4h.

Os policiais tentaram uma primeira abordagem, porém, o rapaz empreendeu fuga. Pouco tempo depois, os agentes conseguiram detê-lo.

Com ele, foram encontrados 2kg de substância análoga a maconha, 62 gramas de cocaína, uma balança de precisão, sacos plásticos para embalar drogas e R$73 em espécie.

O suspeito foi encaminhado para a Delegacia Territorial (DT/Serrinha), para adoção das medidas cabíveis.


Do Portal Clériston Silva

Queimadas: homem é encontrado morto ao lado de moto e outro dá entrada em hospital com tiro no braço

Foto: Notícias de Santaluz
Foto: Notícias de Santaluz
José Carlos Souza Cruz, também conhecido pelo apelido de ‘Gato Guerreiro’, de 39 anos, foi encontrado morto ao lado de uma motocicleta, no início da manhã deste sábado (4), numa área de matagal às margens da BA-120, em Queimadas, região sisaleira da Bahia. 

De acordo com testemunhas, não é possível afirmar se o corpo tinha marcas de violência. Um homem que estava com ele, identificado como Bentinho, deu entrada no hospital da cidade com um tiro no braço, mas não contou detalhes sobre o ocorrido. O estado de saúde dele é estável. 

Equipes da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal (GCM) foram acionadas e compareceram ao local onde o corpo foi encontrado, que fica em frente a subestação da Coelba, na saída para o município de Nordestina. 

O corpo será encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Senhor do Bonfim. A Polícia Civil vai investigar o caso.
Notícias de Santaluz

Mesmo com o comércio fechado, população serrinhense continua aglomerando na Rua Jonas Carvalho

O comércio de Serrinha foi sacrificado mais uma vez com o fechamento para evitar aglomeração no centro da cidade, mas não adiantou, porque o povo não obedece.

Nesta foto tirada próximo à loja Mundo do Real na Rua Jonas Carvalho dá para entender que o culpado não é o comércio, mas o gestor tem colocado uma carga gigantesca sobre os lojistas.

Mais na frente quando ele acordar vai perceber que agiu de forma errada com tantos fechamentos dos comércios não essenciais, mas o estrago já foi feito e não tem como corrigir.

Algumas pessoas que se posicionaram contra a reabertura do comércio em definitivo devem estar envergonhadas das suas atitudes, pois muitas destas são as primeiras a estar presentes nestes locais que aglomeram, mas usam o verbo para criticar os batalhadores comerciantes.

Agora, que cada um reflita sobre suas ações e atitudes e o mal que fez para todos sendo que muitos tiveram que encerrar as suas atividades comerciais e causar desempregos.

Por Cival Anjos

Padre Gugu é transferido para Valente e Padre Everaldo Goes deixa Barrocas e vai para Biritinga; veja todas as transferências

Transferências e Nomeações (03/07/2020) Seminário maior: Padre Evandro (20/07) 

Ichu: Padre Rodrigo Pinheiro (26/07) 

Araci: Padre Enivaldo e Padre Roque (26/07) 

Teofilândia: Padre Theófanes (26/07) 

Retirolândia: Padre Ademir (02/08) 

Barrocas: Padre José Adelson (02/08) 

Nova Fátima e Gavião, anexando também o núcleo de Pereira da Paróquia de Santaluz: Padres Betharramitas (02/08) 

Jaqueira com Bandiaçu: Padre Ricardo (02/08) 

Biritinga: Padre Everaldo (02/08) 

Salgadália: Padre Gil (09/08) Catedral: Padre Rodrigo Oliveira (09/08) 

Valente: Padre Gugu e Padre Armindo (13/08) 

Bom Pastor: Padre Aroldo, com Padre Laudimar como colaborador nos finais de semana e nas festividades (13/08) 

Pe Guilherme: Secretário do Bispo e alguns serviços na Catedral; nos finais de semana colabora no Jorro. Dois dias por semana irá para o Seminário Maior. 

Caríssimos fiéis diocesanos, as transferências do clero sempre trazem preocupações e descontentamento: todos gostariam de oferecer ao Bispo orientações, para ajudar a fazer escolhas que agradem aos fiéis, inclusive algumas autoridades públicas. 

Meus irmãos e minhas irmãs, o Bispo tem uma visão mais completa da realidade diocesana, que vocês leigos não conhecem. 

O Papa Francisco, na Evangelii Gaudium, nos fala: “O todo é mais do que a parte, sendo também mais do que a simples soma delas. (...) É preciso alargar sempre o olhar para reconhecer um bem maior que trará benefício a todos nós” (n. 235). 

Porque mudar? Têm algumas exigências pessoais, alguns problemas paroquiais, mas, acima de tudo, é para um renovamento das pessoas e das comunidades paroquiais. Confiem no Bispo que, após invocar o Espírito Santo, tenta fazer as escolhas melhores. Rezemos e confiemos no Senhor. 

Preparem-se a acolher os novos pastores com carinho e com alegria, oferecendo a vossa colaboração para a construção do Reino de Deus. 

A todos a minha bênção. 

Dom Ottorino

Ponto SAC Serrinha retoma atendimento apenas para entrega de documentos


Posto volta a atender à população a partir da próxima segunda-feira (6), exclusivamente, sob agendamento no SAC Digital.

O Ponto SAC Serrinha adota um regime especial e volta a atender a população, a partir da próxima segunda-feira (6). 

O atendimento será somente para a entrega de documentos essenciais, como RG, Carteira de Trabalho (CTPS) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os cidadãos que haviam solicitado esses documentos antes da pandemia vão poder se dirigir ao posto para buscá-los. Vale destacar que o funcionamento será 100% através de agendamento. 

O Ponto SAC Serrinha fica situado no Shopping Serrinha e vai funcionar 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. O atendimento será feito exclusivamente por hora marcada e os horários para agendamento já estão liberados no SAC Digital. 

Para ter acesso ao SAC Digital, basta digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro. 

Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: 0800 071 5353. Medidas de segurança - A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados recomendados pelo Governo do Estado e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao se dirigem às unidades com atendimento especial, praticando a distância física de um metro e meio entre as pessoas, utilizando máscaras de proteção e buscando atendimento nos postos apenas se já tiverem realizado o agendamento, no dia e horário pré-estabelecidos. 

Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool em gel; reforço na higienização das dependências dos postos, bem como dos móveis; reorganização das salas de espera para promover o distanciamento dos clientes; distanciamento dos funcionários nas recepções e baias de atendimento, bem como uso de máscaras de proteção; e controle do agendamento, estabelecendo o número reduzido de pessoas nas salas de espera, incluindo funcionários, como determinado pelo Decreto Estadual 19.529/20.

Curta, acompanhe e compartilhe: Facebook: facebook.com/saeb.govba Twitter: twitter.com/saebgovba – Instagram: saebgovba

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Com mais 5 registros, Santaluz chega a 100 casos confirmados de Covid-19

Foto: Reprodução/Pixabay
Foto: Reprodução/Pixabay
Com mais cinco registros positivos nesta sexta-feira (3), Santaluz alcançou o total de 100 casos confirmados de Covid-19, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. 

Os novos pacientes são quatro homens de 21, 44, 62 e 70 anos e uma mulher de 29 anos, residentes no centro da cidade (2), nos bairros Castro Alves (1), Loteamento Brasil (1) e no povoado Serra Branca (1). 

Do total de casos confirmados desde o início da pandemia, duas pessoas morreram e 49 já estão curadas da doença, dentre elas duas mulheres de 22 e 29 anos que receberam alta clínica nesta sexta-feira. 

Ainda segundo o boletim, mais oito suspeitas foram descartadas hoje e 76 casos estão sendo investigados.
Notícias de Santaluz

Hilux e caminhão colidem em Conceição do Coité e ocupantes saem ilesos

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Uma caminhonete Hilux e um caminhão-baú se envolveram em um acidente na noite desta sexta-feira (3) em Conceição do Coité, região sisaleira da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que registrou a ocorrência, a colisão aconteceu no trecho da rodovia BA-120 que liga a sede do município ao povoado Santa Rosa. 

Testemunhas relataram que os veículos seguiam em sentidos opostos da pista quando um deles invadiu a faixa contrária e provocou o acidente. Uma equipe da Brigada Voluntária Anjos da Vida foi acionada, mas não encontrou o condutor da Hilux no local. 

Conforme relatos de testemunhas aos brigadistas, o homem não sofreu ferimentos. A caminhonete ficou parcialmente destruída e os airbags foram acionados. Segundo os socorristas, os ocupantes do caminhão também saíram ilesos.
Notícias de Santaluz

Empresários ligados ao Southampton fazem sondagem por Anderson Talisca

Empresários ligados ao Southampton fazem sondagem por Anderson Talisca
Foto: AndersonTalisca.com.br
O meia Anderson Talisca, revelado no Bahia e hoje no Guangzhou Evergrande, é alvo de interesse do Southampton, da Inglaterra. De acordo com apuração do Bahia Notícias, empresários ligados ao clube inglês entraram em contato com o estafe do jogador para saber a sua situação.

As pessoas ligadas ao meio-campistas mantiveram contato com os agentes do clube da Premier League. No entanto, o jogador de 26 anos não tem interesse em sair da China neste momento, o que torna qualquer tipo de negociação inviável.

Talisca retornou para a China na semana passada e aguarda o retorno das competições no país após a paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus. O atleta, que tem contrato com o Guangzhou Evergrande até julho de 2022, passou dois meses no Brasil durante a crise sanitária. 

Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama

Cotado para o MEC, Feder é sócio da Multilaser e foi denunciado por fraude milionária

Cotado para o MEC, Feder é sócio da Multilaser e foi denunciado por fraude milionária
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Após a demissão do ministro da Educação, Carlos Decotelli, o atual secretário da Educação do Paraná, Renato Feder, pode ter sido escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para comandar do MEC (veja aqui). 

O empresário foi denunciado por sonegação fiscal e responde a processo milionário na Justiça de São Paulo, que corre em sigilo. 

De acordo com o Metrópoles, em 2016, Feder e o sócio, Alexandre Ostrowiecki, administradores da empresa de informática Multilaser Industrial S.A., foram denunciados pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Coordenadoria de Combate à Sonegação Fiscal (Coesf), por fraude de R$ 3,2 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O processo está em fase de tramitação o Tribunal de Justiça de São Paulo. A empresa informou em posicionamento oficial que o processo é resultado de uma dívida que o governo paulista tem de R$ 95 milhões com a Multilaser, que venceu e não foi paga.

“Até 2013, o governo autorizava empresas na situação da Multilaser a abater dessa dívida os pagamentos de ICMS. A prática foi suspensa e a Multilaser recorre, desde então, à Justiça para que seja retomada”, destacou, em nota.

Do Portal Bahia Notícias

Bahia encaminha empréstimo de Willean Lepo ao Novorizontino

Bahia encaminha empréstimo de Willean Lepo ao Novorizontino
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Mais um jogador do time de transição pode estar de saída do Bahia. A reportagem do Bahia Notícias apurou que o volante Willean Lepo está com o empréstimo encaminhado para o Grêmio Novorizontino, de São Paulo.

Em contato com o BN, o empresário do atleta, André Pimpolho, explicou o motivo da negociação.

"A gente está negociando para ele poder jogar mais, se movimentar. Ele não vai ter oportunidade nesse momento, então é melhor jogar. Quem sabe mais à frente ele comece a ter oportunidades no Bahia", disse.

Lepo chegou ao Bahia em 2018 para o projeto do time de transição e vinha sendo titular da equipe B até a paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus. Ele acumulou sete partidas e um gol pelo Esquadrão de Aço. Seu contrato no CT Evaristo de Macedo é válido até maio de 2021.

Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama

MP 984 traz esperança de receitas e ao mesmo tempo incertezas aos clubes do interior baiano

MP 984 traz esperança de receitas e ao mesmo tempo incertezas aos clubes do interior baiano
Foto: Reprodução
A Medida Provisória nº 984/2020, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no último mês de junho, transferiu ao clube mandante o direito de transmissão dos seus jogos de futebol. O decreto foi bem recebido pelos grandes do futebol brasileiro. Mas e para os menores? A reportagem do Bahia Notícias conversou com os dirigentes de algumas agremiações do interior da Bahia, que se mostraram esperançosos em captar novas e maiores receitas, mas ao mesmo tempo com uma certa desconfiança se de fato vai ajudar ou não nesse aumento da arrecadação.

O presidente do Conselho Deliberativo do Jacuipense, Felipe Sales, vê a questão com oportunismo para criar, mas faz ressalva em relação ao alinhamento com os demais clubes. "Ela pode ser boa e pode ser ruim, porque acaba dificultando para a gente tratar em bloco sobre determinada competição que vamos disputar e isso pode acabar gerando impacto financeiro para os clubes. Agora, por outro lado acho uma grande oportunidade de se reinventar dentro do mercado, como produto. Podemos criar uma série de situações para favorecer a monetização da nossa atuação como clube. Nós já temos a TV Jacupa e certamente vamos avançar nesse tema mais para frente. Na verdade, já temos tido algumas reuniões. Mas temos uma expectativa boa", analisou.

O dirigente do Atlético de Alagoinhas, Albino Leite, seguiu a mesma linha de raciocínio do dirigente de Riachão do Jacuípe sobre a nova MP. "Isso abriu um leque bom para todo mundo se souber negociar", ressaltou. "Vamos lutar muito para trazer bons recursos ao Atlético. Esperamos que em 2021 a gente esteja na Série C e Copa do Brasil. Estamos trabalhando para isso", completou.

Thiago Souza, presidente do Conselho Deliberativo do Bahia de Feira, demonstrou empolgação com a MP 984. "Vai ser melhor, já que no modelo antigo, o que a televisão paga para os clubes do interior é uma cota irrisória. Não é uma cota significativa aqui no nosso estado. Acredito que se os clubes pequenos se organizarem, podem ter um retorno maior", disse.

Já o vice-presidente do Jacobina, Rafael Damasceno, foi cauteloso ao comentar os benefícios da MP ao BN. "Ainda não sei. Acho que vamos ter que ir à prática para ver. Os clubes grandes comemoraram, porque eles têm competição o ano todo, eles negociam, é mais fácil. Mas para a gente que a televisão só tem interesse em transmitir Bahia e Vitória aqui na Bahia, eu não sei como vai ficar isso. Pode ser que seja melhor, pode ser que fique muito pior. A gente só vai saber quando isso realmente for para a prática e qual vai ser a reação do mercado referente a isso. Só o tempo para dizer se isso foi bom ou ruim para os clubes pequenos", falou.

A questão das diferenças entre as cotas pagas pela TV à dupla Ba-Vi e aos clubes baianos menores também foi pontuada por Sales. "Temos um grande desequilíbrio no pagamento de cotas da TV. No Campeonato Baiano, os clubes menores e do interior, que não são Bahia e Vitória, recebem uma cota muito pequena enquanto Bahia e Vitória recebem bem mais. É natural isso, por considerar o potencial comercial de cada uma das agremiações, mas é absolutamente deficitária as competições", disse. "[A MP] É algo muito novo, não temos parâmetros para basear, mas os indicativos são muito favoráveis. Óbvio que não podemos nos comparar com clubes como Bahia, Vitória e outros do futebol brasileiro, mas independentemente, com a MP, a gente sabe que o clube mandante, não transferindo mais os direitos de transmissões dos seus jogos para entidades do futebol ou uma rede de televisão especificamente, pode negociar de uma maneira melhor e fazer uma ação que permita monetizar melhor do que com as cotas de TV que temos atualmente", finalizou.

CANAIS PRÓPRIOS
Os canais próprios dos clubes já não são novidades há algum tempo. A maioria das grandes agremiações tem seus canais em plataformas virtuais como YouTube, Facebook, Instagram, onde divulgam alguns vídeos de treinos, entrevistas e os bastidores dos seus vestiários. E o Jacuipense também já fazia parte disso, com a TV Jacupa, como detalha seu presidente Gegê Magalhães.


"Desde o ano passado a gente já usava a TV Jacupa para acompanhamento de treinos, produção de documentários e entrevistas do Jacuipense. É uma TV ativa. Nunca esteve nas nossas ideias a princípio, as transmissões de jogos. Mas com a mudança da MP do governo, a gente vê oportunidades e estamos conversando no sentido de termos nossas transmissões dos jogos pela TV Jacupa. Essa ideia muito nos agrada. Com isso podemos tanto angariar novos torcedores com nossas transmissões exclusivas, como também levar os torcedores do Jacuipense para jogos que eles não teriam acesso e envolver mais a cidade de Riachão do Jacuípe, que poderão acompanhar os jogos pela internet. Vemos com bons olhos essa questão. Vai ser a democratização do futebol, que vai ficar acessível para todos, ao invés de ficar preso a uma programação de TV aberta e aos valores, que as vezes são muito altos, do Premiere", comentou.

Esse caminho é seguido pelo Bahia de Feira. O clube feirense pretende colocar as transmissões dos seus jogos da Série D na internet já nesse ano, através da TV Tremendão.

"Nós já estamos nos preparando. No Campeonato Baiano, a gente ainda não pode, porque temos contrato com a Rede Bahia, mas para a Série D, que não temos contrato, estamos nos preparando para começar nesse ano mesmo em caráter experimental a já transmitir nossos jogos pelas plataformas digitais. Estamos criando a TV Tremendão no Youtube. A priori será lá até que a gente possa fechar uma parceria com alguma plataforma de streamming", revelou ao BN.

Do Portal Bahia Notícias/por Leandro Aragão

Novo formato? Conmebol planeja Sul-Americana diferente nos próximos anos; entenda

Por mais que o calendário esportivo siga paralisado, em sua maioria, muitas entidades estão trabalhando para que tenham maiores resultados na retomada das competições.
Uma delas é a Conmebol. Mesmo sem previsões de volta para a Libertadores e Sul-Americana, o tempo em questão está sendo usado para analisar algumas coisas que poderão passar por mudanças em breve.
Falando nestes torneios, a entidade publicou uma nota oficial onde afirmou que existe a possibilidade de que em próximas edições a Sul-Americana passe a deixar de lado o esquema mata-mata e adote o famoso chaveamento de grupos, assim como a Libertadores.
O que levou os mandatários tomarem a decisão é o fato de que a forma com que o torneio se desdobra acaba causando algumas surpresas que interferem diretamente em questões financeiras e até mesmo de audiência. 
Por exemplo: grandes clubes do Brasil, na edição de 2020, foram eliminados na primeira partida, o que causa um certo desconforto ao ponto de que são os que mais dão audiência em telespectadores e estádios para o torneio.
Com isso, a ideia já teria sido discutida internamente e encaminhada para o Conselho da Conmebol, que poderá aprovar, ou não, tal decisão. Por mais que seja praticamente inviável considerar as mudanças para os próximos anos, sabendo que a atual paralisação pode influenciar no calendário de 2021, a intenção seria passara a adotar a novidade dos próximos anos em diante.
Oficialmente, a Conmebol diz que “sempre estuda possíveis formatos para melhorar seus campeonatos, mas hoje não há nada concreto”. Atualmente, o torneio conta com 44 clubes, mais 10 eliminados da Libertadores, que entram a partir da segunda fase. Ao todo são seis fases, com 11 datas e final única.
Caso isso se altere, a mudança seria que antes dos eliminados da Libertadores adentrarem ao torneio, haveria uma fase de grupos, o que deixaria o campeonato um pouco mais extenso, quando pensamos em calendário.
A Sul-Americana de 2020 teve somente uma fase disputada. A segunda fase, que estava prevista para Maio, onde contava com apenas dois Brasileiros, foi cancelada por conta da pandemia. Rumores indicam que as partidas devam voltar a acontecer em setembro.
Do Portal Galáticos Online

Jair Bolsonaro comemora a assinatura da carta de alforria do futebol brasileiro; veja o vídeo

           

É para comemorar mesmo! Livre mercado e fim do monopólio! No primeiro jogo o Flamengo teve mais de 11 milhões de visualizações e faturou milhões de reais!

Dólar tem queda na semana e é vendido a R$ 5,32; Bolsa tem dia de leve alta

Dólar tem queda na semana e é vendido a R$ 5,32; Bolsa tem dia de leve alta
Foto: Reprodução / Agência Brasil
O valor do dólar caiu e a bolsa subiu nesta nesta sexta-feira (3). O dólar comercial encerrou a cotação do dia vendido a R$ 5,321, com recuo de R$ 0,029 (-0,55%). O índice Ibovespa, da B3 (a bolsa de valores brasileira), fechou esta sexta aos 96.765 pontos, com alta de 0,55%.

A moeda alternou momentos de alta e de baixa durante a manhã, mas a tendência de queda firmou-se durante a tarde. A divisa encerrou a semana com recuo de 2,65%, após subir por três semanas seguidas. No ano, a cotação da moeda norte-americana acumula alta de 32,58%.

O euro comercial encerrou a sexta-feira vendido a R$ 5,975, com queda de 0,81% no dia. A libra esterlina comercial caiu 0,83% e fechou o dia vendida a R$ 6,63.

Já o panorama no mercado de ações, o indicador subiu 3,12% nesta semana, depois de ter encerrado a semana passada em baixa. Em 2020, o Ibovespa acumula queda de 13,33%.

Do Portal Bahia Notícias

Brasil ultrapassa 1,5 milhão de casos da Covid-19 e mortes chegam a 63.174

Brasil ultrapassa 1,5 milhão de casos da Covid-19 e mortes chegam a 63.174
Foto: Reprodução / Handout
Nas últimas 24h o Ministério da Saúde registrou 1.290 novas mortes, chegando a 63.174 óbitos em consequência da doença nesta sexta-feira (3). O número de casos alcançou 1.539.081, sendo computados nas últimas 24 horas 42.223 novos casos da Covid-19 no Brasil.

O Ministério da Saúde também registrou o total de 868.372 pessoas curadas do coronavírus em todo o país, até esta sexta.

Do Portal Bahia Notícias/por Mauricio Leiro

Veja o número de casos e mortes por coronavírus no Brasil e na Bahia

Veja o número de casos e mortes por coronavírus no Brasil e na Bahia
Foto: CDC
O Brasil tem, até o momento, 1.539.081 casos confirmados de coronavírus, com 63.174 mortes. Foram 42.223 casos novos e 1.290 mortes só nas últimas 24 horas.

Já na Bahia, testes já apontaram a contaminação de 82.314 pessoas até o momento. Destas, 2.001 morreram. Em relação ao boletim divulgado ontem, foram 2.945 novos casos e 54 óbitos.

Os casos confirmados ocorreram em 388 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (46,09%). Ao todo, 54.987 pessoas estão recuperadas na Bahia.

No estado, dos 2.281 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 1.484 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 65%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 911 leitos exclusivos para o coronavírus, 708 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 78%.

Do Portal Bahia Notícias

Dr. Bactéria abre semana de palestras online e gratuitas da Pitágoras Serrinha

Com objetivo de discutir a Biomedicina, ramo da área da saúde que estuda as doenças e como elas afetam os seres humanos, a Pitágoras Serrinha promove uma semana de palestras online e abertas ao público. 

O evento acontece de 6 a 9 de julho e conta com painel de abertura do biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, que atualmente é contratado pela Rede Record, onde esclarece dúvidas sobre higienização e prevenção da covid-19.

“Será uma oportunidade para a população conhecer mais sobre a atuação do biomédico na pandemia, além tirar dúvidas com profissionais sobre a área”, ressalta João Paulo Boiani, diretor da Pitágoras Serrinha. O evento abordará temas como a importância da Biomedicina e do biomédico no enfrentamento da pandemia do coronavírus, o campo de atuação do biomédico, dicas para empreender no ramo e atuação do biomédico no Banco de Leite Humano.

As palestras serão transmitidas por meio do perfil oficial da instituição de ensino no Instagram (@pitagoras.serrinha). Para participar, interessados devem se inscrever pelo link http://abre.ai/painelbiomedicina.

Confira a programação:
06/07, às 20h - A importância da biomedicina, a importância do biomédico no enfrentamento da pandemia, com o biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria

08/07, às 19h - Biomédico esteta – campo de atuação, procedimentos autorizados, piso salarial, empreender na área, com Indira Ayama, biomédica, empresária e proprietária da Indira Ayama cursos em saúde estética

09/07, às 18h - Processamento do leite humano e atuação do biomédico no Banco de Leite Humano, com Ana Paula Araujo Oliveira, biomédica com habilitação em Patologia Clínica e Microbiologia de alimentos, especialista em Microbiologia

Moderação: Franklin Pereira, biomédico, professor universitário e mestrando em Ciências da Saúde.