SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 27 de junho de 2020

Bahia registra 55 óbitos e 884 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Bahia registra 55 óbitos e 884 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas
Foto: Reprodução
O estado da Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 55 óbitos e novas 884 infecções pelo novo coronavírus, segundo informações do mais recente boletim, divulgado neste sábado (27), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). De acordo com a pasta, também foram constatados 8.801 curados no mesmo período.

Desde o início da pandemia na Bahia foram registrados 1.697 óbitos causados pela Covid-19. O estado também registra 65.244 pessoas infectadas, destas 39.993 curadas. Dos 417 municípios baianos, o novo coronavírus já está presente em 386 deles. 

Do Portal Bahia Notícias

Brasil registra nas últimas 24h 1.109 óbitos pela Covid-19; total chega a 57.070

Brasil registra nas últimas 24h 1.109 óbitos pela Covid-19; total chega a 57.070
Foto: Outsideclick / Pixabay
Conforme levantamento divulgado pelo portal do Ministério da Saúde, no início da noite deste sábado (27), o Brasil registrou, nas últimas 24 horas, 1.109 óbitos provocados pela infecção do novo coronavírus. De acordo com a pasta, 57.070 pessoas foram vítimas da doença. 

Segundo país no mundo com maior número de óbitos e também de infectados, o Brasil também contabilizou, nas últimas 24 horas, 38.693 testes positivos. No registro acumulado, 1.313.667 brasileiros foram contaminados pelo novo coronavírus. Até o momento, do número total, 715.905 pessoas já foram curadas. 

Do Portal Bahia Notícias

Em plano frustrado, argentinos eliminam apenas 15% da nuvem de gafanhotos

Em plano frustrado, argentinos eliminam apenas 15% da nuvem de gafanhotos
Foto: CRA-Corrientes/Divulgação
Técnicos argentinos, empenhados em combater a nuvem de gafanhotos que passa pelo país, eliminaram apenas 15% da população de insetos. De acordo com o Globo Rural, a operação aconteceu na localidade de Curuzu Cuatia, distante 130 quilômetros da fronteira com o Brasil.

Segundo informações do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola do Brasil (Sindag), a primeira operação, que aconteceu no final da tarde da sexta-feira (26), contou com apenas uma aeronave. O plano de eliminação foi executado no momento em que os insetos pousaram em um campo. 

Para dar continuidade aos trabalhos, eles esperam um novo pouso dos gafanhotos que em média estão ocupando uma área de 10 hectares. A nuvem de insetos, quando eles estão em voo, chega a ter 10 quilômetros de comprimento e 3 de largura. 

Como medida de prevenção, o Brasil está com 10 aviões prontos para o uso caso a nuvem de gafanhotos chegue até o território nacional. As aeronaves estão estacionadas na cidade de Uruguaiana, no extremo oeste do Rio Grande do Sul. 

Do Portal Bahia Notícias

Governo anuncia parceria para desenvolvimento e produção da vacina para Covid-19 no Brasil

Foto: CDC/Unsplash
Foto: CDC/Unsplash
O Ministério da Saúde anunciou neste sábado (27), uma parceria para a pesquisa e produção nacional da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, e a farmacêutica AstraZeneca. 

O acordo prevê a compra de lotes da vacina e a transferência de tecnologia – que, se comprovada a eficácia, serão inicialmente 30 milhões de doses entregues em dois lotes: 15 milhões em dezembro de 2020, e 15 milhões em janeiro de 2021, com prioridade para o grupo de risco e para profissionais de saúde. 

Após as primeiras duas entregas, segundo o ministério, ainda poderão ser produzidas mais 70 milhões de doses para distribuição a partir do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nesse primeiro momento, o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) vem pronto (do exterior)”, explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Hélio Angotti Neto. “Ele vai ser processado e distribuído para a população brasileira.” 

No Brasil, a tecnologia será desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que será preparada para fabricar a imunização distribuída no país com a tecnologia estrangeira. “Nessa fase inicial, de risco assumido, serão 30,4 milhões de doses da vacina, no valor total de U$ 127 milhões, incluídos os custos de transferência da tecnologia e do processo produtivo da Fiocruz, estimados em U$ 30 milhões”, diz o comunicado.

Do Portal NS/Fonte: G1

Dupla é presa com 25 porções de cocaína em Conceição do Coité

Foto: Divulgação/PM
Foto: Divulgação/PM
Dois indivíduos, identificados como Damião e Adelson, foram presos neste sábado (27) em Conceição do Coité, região sisaleira da Bahia, após serem flagrados com drogas. De acordo com a Polícia Militar, a abordagem foi realizada às margens da BA-409, próximo a entrada do conjunto habitacional Cidade Jardim. 

Ainda de acordo com a polícia, 25 porções de cocaína foram encontradas em um saco plástico que a dupla tentou se desfazer ao perceber a presença da viatura. Eles foram encaminhados ao plantão regional da Polícia Civil em Riachão do Jacuípe, onde a ocorrência foi registrada.
Notícias de Santaluz

Covid-19: PM encerra festa com pelo menos 20 pessoas em residência no Centro de Santaluz

Foto: Kelsey Chance/Unsplash
Foto: Kelsey Chance/Unsplash
Após denúncia anônima de aglomeração e perturbação de sossego, a Polícia Militar encerrou uma festa regada a som alto e bebida alcoólica, em uma casa na Avenida Santa Luzia, área central de Santaluz, região sisaleira da Bahia, no final da noite de sexta-feira (26), por volta das 23h50. 

De acordo com a polícia, havia pelo menos 20 pessoas no local, que foram dispersas após a chegada da viatura. Até a noite desta sexta-feira, Santaluz havia registrado 70 casos confirmados de Covid-19. 

Num estudo preliminar divulgado recentemente, cientistas britânicos e japoneses concluíram que aglomerações contribuem para a transmissão do novo coronavírus, e que o risco é quase 20 vezes maior em ambientes fechados.
Notícias de Santaluz

Santaluz registra mais 4 casos positivos do novo coronavírus

Foto: Reprodução/Pixabay
Foto: Reprodução/Pixabay
A Secretaria de Saúde de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, informou neste sábado (27) que mais quatro casos de Covid-19 foram registrados no município. 

Os pacientes são três homens [um de 42 anos e dois de 46] e uma mulher de 40 anos, um deles residente no bairro Jardim Luzense e os demais no povoado Ferreiros. Com a atualização, o município contabiliza 74 casos confirmados da doença causada pelo novo coronavírus, dentre eles 25 pacientes recuperados e dois óbitos registrados. 

Ao todo, 47 pessoas continuam em tratamento, todas com quadro de saúde estável e sendo acompanhadas pela Vigilância Epidemiológica (Viep). De acordo com o boletim epidemiológico deste sábado, o total de casos descartados subiu para 142 e 35 suspeitas estão sob investigação.
Notícias de Santaluz

Município de Teofilândia-Ba controla a contaminação por coronavírus


Até às 18h05 deste sábado (27/06/20) nosso município não registrou nenhum caso confirmado da Covid-19.⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os 14 contaminados estão em isolamento domiciliar, e, segundo monitoramento da equipe da Saúde, apresentam quadros estáveis e sintomas de leves a moderados (com necessidade de suporte de Oxigênio) da doença.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É importante salientar que Teofilândia possui transmissão comunitária, quando não é possível mais mapear a cadeia de infecção do vírus. Por isso a importância de permanecer em casa #FicaEmCasa⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com as atualizações de hoje, Teofilândia registra:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
10 casos suspeitos, a espera de resultado de exames;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
63 pessoas sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde Municipal;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
536 casos descartados pelo critério epidemiológico (pessoas que estavam em monitoramento pela Secretaria de Saúde e não demonstraram evolução dos sintomas durante quarentena);⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
979 casos já descartados (pessoas que testaram negativo para covid-19);⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
129 casos confirmados (dos quais 14 estão ativos);⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
114 pessoas recuperadas;⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1 óbito.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Da Ascom PMT

Com mais 3 casos positivos, Serrinha-Ba registra 306 pessoas com coronavírus; 103 casos estão ativos

A Prefeitura de Serrinha informa que neste sábado, 27.06, houve a confirmação de mais 3 casos da Covid-19, atingindo um total de 306 casos positivos.
PRIMEIRA TABELA (resultados LACEN)
Hoje surgiram mais 3 casos suspeitos e 2 casos positivos (em clínica particular). A cidade registra 39 casos suspeitos, 318 descartados e um total de 122 casos positivos.

Os dois pacientes são duas mulheres, de 34 e 40 anos.
SEGUNDA TABELA (resultados testes rápidos)
Hoje foram realizados 10 testes rápidos, com 9 casos descartados, e 1 caso positivo atingindo um total de 184 casos confirmados.

O caso positivo é de uma mulher de 54 anos.
Total de testes rápidos realizados desde o dia 20 de maio: 3.575
TERCEIRA TABELA (total)
A junção das informações das duas tabelas anteriores mostra que Serrinha registra um total de 306 casos de Coronavírus, com 200 pessoas curadas e três óbitos.

MENSAGEM
A cidade de Serrinha passou dos 300 casos de novo Coronavírus. Esse número só vai parar de crescer com a colaboração de todos. Por isso só saia de casa se for necessário e sempre use máscara!

Se todos ficarem em casa por alguns dias, em breve poderemos ter a vida se normalizando. Até o momento, o isolamento social é a única forma de impedir que o vírus continue contaminando mais pessoas.


Da Ascom PMS

Quando será o concurso da prefeitura de Serrinha-Ba? Será que com esta pandemia ainda vai acontecer?

As provas do concurso público para a prefeitura de Serrinha-Ba estavam marcadas para dia 3 de maio de 2020 (clique aqui e veja), mas em virtude da pandemia do novo coronavírus foram mudadas para o dia 26 de julho (Clique aqui e veja), mas em virtude do alto índice de contaminação no município faltando menos de 1 mês podem ser mudadas, novamente.

Seria uma irresponsabilidade colocar uma sala cheia de pessoas para fazer a prova do concurso, quando o que mais tem sido recomendado é o distanciamento social. Além das pessoas ficarem várias horas confinadas usando máscaras em um mesmo ambiente podendo tossi e espirrar e, certamente, o psicológico de cada um será afetado e o desempenho na prova também.

O mais sensato será um novo adiamento! Mas teria tempo hábil para isso? O que diz a lei, pelo fato de este ser um ano de eleições municipais? E se não conseguir realizar este concurso vai devolver o dinheiro de todos?

Seria muito importante o prefeito Adriano Lima deixar as coisas às claras e usar os veículos de comunicação do município para informar a população que tem nos questionado. 

Um outro detalhe é que com as suspensões das aulas, as pessoas estão prejudicadas sem poder estudar nos cursinhos preparativos para concursos.

Por Cival Anjos 


Funcionários do comércio de Serrinha-Ba estão com medo de perder os empregos e algumas lojas já fecharam

A situação do comércio de Serrinha é vexatória com tantos fechamentos que não tem resolvido a situação dos números de contaminados pelo Covid-19 no município e algumas lojas já fecharam as suas portas, literalmente.

Estes fechamentos tem gerado desempregos e outros estão ameaçados, porque os comerciantes terão que ajustar as suas folhas de pagamentos para não ficar em uma situação financeira ainda mais complicada.

Pedimos para os funcionários que já foram demitidos fazerem vídeos relatando a sua situação e o que eles acham do comércio está sendo fechado, frenquentemente. Enviem os vídeos para o WhatsApp (75) 99121-4433.

Solicitamos também que os funcionários que ainda estão empregados mandem seus vídeos dizendo o que estão achando dos fechamentos e se temem perder seus empregos?


Foto da Praça Luiz Nogueira em Serrinha-Bahia

Foto da Praça Luiz Nogueira em Serrinha- Bahia
Por Cival Anjos

Morre aos 88 anos a cineasta Suzana Amaral, diretora de 'A Hora da Estrela'

Morre aos 88 anos a cineasta Suzana Amaral, diretora de 'A Hora da Estrela'
Foto: Reprodução / Instagram
Morreu, em São Paulo, no fim da tarde desta quinta-feira (25), aos 88 anos, a cineasta e roteirista brasileira Suzana Amaral. De acordo com a Folha de S. Paulo, a família da artista paulista informou que a causa da morte não está relacionado ao novo coronavírus.

"Minha mãe deixa legado em várias áreas, sobretudo no cinema. Suzana veio e trouxe para o cinema brasileiro uma nova linguagem, uma poética que era só dele - muita influência do cinema alemão. Ela também deixa um legado na sua ética como professora, além de ter sido uma mãe maravilhosa", disse Flávia, filha da artista.

Suzana Amaral dirigiu o longa-metragem "A Hora da Estrela", adaptação do livro homônimo de Clarice Lispector. O filme foi premiado em Berlim. A cineasta esteve à frente também de "Uma Vida em Segredo" (2001) e "Hotel Atlântico" (2009).

Do Portal Bahia Notícias

Diretora da TV e rádio Band Bahia, Fátima Rebouças morre após cirurgia nos rins

Diretora da TV e rádio Band Bahia, Fátima Rebouças morre após cirurgia nos rins
Foto: Reprodução / Band
A diretora da TV e rádio Band Bahia, Fátima Rebouças, faleceu na madrugada desta sexta-feira (26) em Salvador. De acordo com nota da empresa, a empresária não resistiu a uma cirurgia para retirada de um dos rins. “É com pesar que toda direção e equipe da Band Bahia se solidarizam com a família Rebouças”.

Filha do fundador da Band FM, Renato Rebouças, ela e Kátia Rebouças estavam na direção da Band FM de Conquista, e da TV Bandeirantes em Salvador. O corpo está na Capela do Cemitério Jardim da Saudade e será cremado às 15 horas.


Do Portal Bahia Notícias

UFC: Virna Jandiroba se isola com equipe e mantém preparação para lutar em agosto

UFC: Virna Jandiroba se isola com equipe e mantém preparação para lutar em agosto
Foto: Arquivo Pessoal
A lutadora baiana Virna Jandiroba vai subir no octógono dia 15 de agosto para enfrentar a norte-americana Felice Herrig, pelo peso-palha, no UFC 252 em Las Vegas. Para manter a preparação, ela e a equipe encontraram uma solução para driblar a quarentena no combate à pandemia do coronavírus. Todos estão morando na mesma casa em Feira de Santana. As autoridades do município liberaram as atividades apenas para os clubes de futebol.

"As pessoas que fazem parte do meu camp são três. Renato Velame, que é o treinador principal, Layze Cerqueira, que é atleta de MMA, e já divide casa comigo e João Carvalho, que também é atleta de MMA e professor de Muay Thai, estão isolados conosco, na mesma casa. Todos focados no camp [como os lutadores de MMA chamam a preparação]", afirmou em entrevista ao Bahia Notícias.

A luta contra Herrig será a terceira de Virna desde que foi contratada pelo UFC. Ela foi derrotada por Carla Esparza na estreia, mas venceu Mallory Martin em dezembro do ano passado. A baiana, nascida em Serrinha, fez uma análise da sua próxima adversária.

"É uma veterana, adversária já testada, uma adversária ranqueada o que é uma ótima oportunidade para eu entrar no ranking", disse. "É uma menina que demonstra vigor físico, gosta da luta em pé, não deve ser subestimada, acredito que tenho as armas para vencê-la. Estou treinando muito a parte de trocação e o jiu-jítsu está em dia!", completou.

Apesar da pandemia do coronavírus ainda estar em processo de controle no mundo, os eventos de UFC estão acontecendo no UFC Apex, em Las Vegas, e em julho será realizado na Ilha da Luta, em Abu Dhabi. A organização implementou um protocolo de segurança para evitar ao máximo o contágio durante a realização das lutas. Virna Jandiroba elogiou os cuidados adotados pela franquia, mas admitiu a preocupação com o momento atual.

"O UFC faz os testes antes das lutas. Em relação as lutas na Ilha, eles estão planejando fazer os testes antes dos atletas viajarem. Eles têm tentado diminuir os riscos para os atletas, através dos testes, dos eventos sem público e no número reduzido de pessoas nas viagens... Mas, obviamente, estamos todos vivendo a mesma pandemia e suscetíveis a ela", comentou.

A luta entre Virna Jandiroba e Felice Herrig faz parte do card principal do UFC 252. O evento também terá a participação de outros brasileiros, dentre eles o catarinense erradicado na Bahia, Junior Cigano que encara Jairzinho Rozenstruik, do Suriname, pelos pesos-pesados.

Do Portal Bahia Notícias/por Leandro Aragão

'Super Sete': Governo autoriza lançamento de nova loteria pela Caixa

'Super Sete': Governo autoriza lançamento de nova loteria pela Caixa
Foto: Reprodução / Agência Brasil
A Caixa recebeu autorização para lançar sua nova loteria, a Super Sete.

Por meio de uma portaria publicada nesta sexta-feira (26) no Diário Oficial, o Ministério da Economia instituiu a nova modalidade que possui sete colunas de números que vão de zero a nove. Em cada uma, o apostador, marca de sete a 21 números — cada coluna pode conter no máximo três números. Ganha o prêmio principal quem acertar os sete números do sorteio. 

De acordo com o jornal O Globo, a loteria deve ser lançada oficialmente em agosto. Ela estava prevista para abril, mas teve seu lançamento adiado pela pandemia.

Com sua aposta mais simples custando R$ 2,50 (a mais cara sairá por R$ 5,5 mil) e com três sorteios semanais, a Super Sete será a 11ª loteria da Caixa, que já organiza sorteios da Mega Sena, Lotofácil, Lotomania, Quina, Loteca, Timemania, Loto Gol, Dia da Sorte, Loteria Federal e Dupla Sena.

Do Portal Bahia Notícias

Acordo para adiamento das eleições para novembro avança na Câmara

Acordo para adiamento das eleições para novembro avança na Câmara
Foto: Maryanna Oliveira/ Câmara dos Deputados
Depois de o Senado aprovar o adiamento das eleições 2020 para os dias 15 e 29 de novembro, a Câmara caminha para chegar a um acordo para que o texto seja mantido pelos deputados. 

Informações de bastidores sugerem que já há o aval de lideranças do Congresso Nacional para que os grupos resistentes ao adiamento do pleito se arrefeçam e a matéria seja aprovada sem grandes entraves. A expectativa é que até a próxima terça-feira (30) seja formada uma espécie de consenso que permita a apreciação do texto.

Um novo encontro entre os principais caciques da Câmara deve acontecer virtualmente na tarde deste sábado (27) para cravar um entendimento conjunto. Um número expressivo de deputados é contrário à proposta. 

Então, antes de seguir para a votação, é necessário que um acordo bem costurado evite que o texto seja rejeitado, embaralhando ainda mais essa tensão sobre a manutenção do atual calendário eleitoral, que prevê o primeiro turno no dia 4 de outubro e o segundo no dia 25.

Do Portal Bahia Notícias/por Fernando Duarte

EUA batem novamente recorde de casos de Covid-19, e chegam a 41 mil em 24 horas

EUA batem novamente recorde de casos de Covid-19, e chegam a 41 mil em 24 horas
Foto: Divulgação
Em uma crescente vertiginosa, o número de casos do novo coronavírus nos Estados Unidos (EUA) bateu o recorde pelo segundo dia consecutivo. De acordo com levantamento feito pelo New York Times e publicado pelo O Globo, o país apresentou 41.113 novas infecções nas últimas 24 horas. O último boletim divulgado aponta 2,4 milhões de casos e 124 mil mortes.

A Flórida foi o estado mais afetado, com aumento de 54% no número de diagnósticos nas últimas duas semanas. De 56.830 casos no dia 1º de junho, o estado pulou para 114 mil nesta quinta-feira (25). O governador Ron DeSantis, um dos principais aliados do presidente Donald Trump, barrou a retomada das atividades econômicas. DeSantis, desde o início da pandemia, condenou o uso de máscaras.

Outros estados que registraram o maior número de mortes diárias desde o início da pandemia foram: Alabama, Alasca, Montana e Utah. A Califórnia dobrou os casos em apenas um mês, e já passa de 200 mil infectados. 

Cientistas apontam que o número total de casos pode ser bem maior do que o que vem sendo apresentado pelos boletins oficiais. A cientista que era responsável pelas estatísticas epidemiológicas na Flórida, Rebekah Jones, afirmou, nesta semana, que o governo está manipulando os dados. De acordo com ela, que foi demitida no mês de maio por "insubordinação", o departamento estadual de saúde recebeu a orientação de "“mudar os números e começar lentamente a apagar mortes e casos” para parecer que o cenário vinha melhorando perto do feriado de 4 de julho, Dia da Independência nos EUA. DeSantis negou as acusações.

Ainda segundo o New York Times, o número de casos confirmados nesta quinta-feira foi de 36.880, e era o recorde até então. O presidente Donald Trump, que esteve presente em um comício no último sábado (20), pediu que as testagens fossem reduzidas, pois os exames apontam um número alto de contaminações.

Pela primeira vez em quase dois meses, a Casa Branca reunirá novamente a força-tarefa de combate à Covid-19, por causa do agravamento da situação nos EUA. 

Do Portal Bahia Notícias

Bahia registra novos 2.131 casos de Covid-19 e 41 mortes pela doença

Bahia registra novos 2.131 casos de Covid-19 e 41 mortes pela doença
Foto: Sesab
A Bahia registrou novos 2.131 casos de Covid-19 e 41 mortes pela doença nesta sexta-feira (26) em relação ao balanço anterior da Secretaria da Saúde (Sesab). O estado soma agora 56.422 casos confirmados e 1.642 óbitos desde o início da pandemia. 

Na quinta-feira (25), o estado tinha 54.291 casos e 1.601 mortes.

O boletim ainda informa que a Bahia contabiliza 31.192 pessoas consideradas recuperadas do Covid-19 e outros 23.588 casos ativos.

Do Portal Bahia Notícias

Com quem Adriano Lima vai andar nas próximas eleições? Quem será seu vice?


O atual prefeito de Serrinha, Adriano Silva Lima, teve uma eleição brilhante em 2016 e venceu seu oponente, o médico Claudionor Ferreira da Silva, mais conhecido por Dr Ferreirinha por 23.235 votos contra 17.455.

No entanto, depois de eleito começou a se perder nas suas ações. Desentendimento com o vice-prefeito Berg da Aragom, depois com o apoiador Adriano da Chapada e na sequência com Lucas da Chicabana, que também foi outro baluarte nas suas campanhas, inclusive na da vitória.

Todos estes estiveram rentes com ele na humilhante derrota para Osni Cardoso, com cerca de 10 mil votos de frente em 2012. Depois lhe apoiaram na eleição para deputado estadual em 2014, lhe ajudando a ter mais de 10 mil votos.

Unidos com o objetivo de colocar Adriano Lima prefeito, todos estes se decepcionaram e resolveram se afastar. Com isso, atualmente, ele está sozinho e perdeu só aí, pelos votos referentes ao que os partidos comandados por estes 3 tiveram, aproximadamente, 10 mil votos, fora o que cada um levou pelos seus prestígios.

O PMB de Berg da Aragom teve 4.566 votos, o Solidariedade (SD) de Adriano da Chapada com 4.480 e o DEM de Lucas Chicabana que somou 555 votos.

Além destes aí, falam pelo município que o grupo de Dr Plínio Carneiro e Vardinho Serra não vai para a disputa da reeleição com o atual prefeito. Os partidos deles, PSD somou 2.766, o PPS teve 1.888 e o PHS obteve 1.688.

Somando todos estes números dá um total de 15.943 votos. Ele teve 23.235 na conquista deste mandato e quando subtrai com a saída destes grupos a diferença ficaria em 7.292 sendo que isso aí ainda pode reduzir, porém vale salientar que não é um número exato, porque pode diminuir mais ou aumentar um pouco.

Fazendo esta análise fica um questionamento: como ele iria repor estas perdas? Quem viria de vice dele? Muitos falam que Ferreirinha andaria na próxima eleição com ele, mas os aliados do ex-prefeito desmentem e alguns ainda falam que caso isto aconteça, não acompanhariam e votariam em outra opção, pois não concordam com a forma de gerir o município imposta por Adriano e que só votariam se Ferreirinha viesse como o cabeça de chapa, coisa que é muito pouco provável ele ceder.

O certo é que tudo está incerto e Adriano Lima até o momento está sozinho e com muita dificuldade de repor as perdas que teve e aos poucos tem perdido outras lideranças menores.

Berg da Aragom foi para o SD de Adriano da Chapada e é o nome forte para ser o candidato a prefeito do grupo. Lucas Chicabana se filiou ao PT e ganhou o direito de ser o candidato do partido e tendo a possibilidade de uma união com o grupo de Berg da Aragom ou até com o próprio Ferreirinha.

Adriano Lima não contará com o apoio do PT de Osni e Lucas e nem com o SD de Adriano da Chapada e Berg e nem com os partidos que estão aliados a estes 2 grupos, porque já são acordos firmados para irem até o fim juntos. Só lhe restaria o namoro com o ex-gestor para não correr o risco de ter uma decepção maior. Embora Dr Ferreirinha está filiado ao PSD de Dr Plínio e Vardinho e não poderá andar com o atual prefeito sem o aval da direção do partido. 

Além disso, recentemente, pessoas próximas soltaram o nome de Vardinho como um possível pré-candidato, no entanto ele disse que: “o futuro a Deus pertence”. Em Entrevista na rádio Continental, o senador Otto Alencar disse que o PSD terá candidatura própria na cidade de Serrinha.

É esperar para ver e aguardar as cenas dos próximos capítulos na política de Serrinha-Ba. Continue acessando o Portal Cival Anjos (http://www.civalanjos.com.br/)e fique sabendo de tudo na política local e da região!

Por Cival Anjos


Queiroz negocia delação premiada com o Ministério Público, diz CNN

Queiroz negocia delação premiada com o Ministério Público, diz CNN
Foto: Reprodução
Fabrício Queiroz, o ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro preso na semana quinta-feira (18), está negociando acordo de delação premiada com o Ministério Público. A informação foi divulgada pelo canal CNN Brasil. 

Entre as exigências do ex-funcionário da família Bolsonaro está a de proteção da família e prisão domiciliar. Fabrício Queiroz está em prisão preventiva, sem prazo definido.

Fontes da CNN indicam que a negociação está arrastada porque os promotores querem garantias que o ex-assessor de Flávio Bolsonaro tenha informações novas para apresentar e não apenas relatar fatos que a investigação já conseguiu remontar.

Do Portal Bahia Notícias

Fundo soberano dos Emirados Árabes faz oferta pela refinaria Landulpho Alves

Fundo soberano dos Emirados Árabes faz oferta pela refinaria Landulpho Alves
Foto: Divulgação
A Mubadala Investment, fundo soberano dos Emirados Árabes, fez na última quinta-feira (25) uma oferta pela refinaria Landulpho Alves, localizada em São Francisco do Conde, no interior da Bahia, e que pertence à Petrobras. 

A refinaria é a segunda maior do Brasil e é a primeira de oito unidades que a estatal pretende vender para reduzir sua dívida e abrir um dos maiores mercados de combustíveis do mundo para investidores privados.

Ainda não há informações se a chinesa Sinopec e o conglomerado indiano Essar Group também emitiram ofertas.

Do Portal Bahia Notícias

COVID-19: Brasil registra mais de 46,8 mil novos casos e 990 mortes em 24h

COVID-19: Brasil registra mais de 46,8 mil novos casos e 990 mortes em 24h
Foto: Divulgação/Sesab
Nas últimas 24h o Brasil registrou 46.860 novos casos da Covid-19 e 990 novas mortes, de acordo com boletim atualizado do Ministério da Saúde. 

A divulgação feita na noite desta sexta-feira (26) confirma um total de 1.274.974 ocorrências da doença. O total de mortes é 55.961.

Até o momento, o número de recuperados é de 697.526. 

VEJA DETALHAMENTO POR ESTADOS:


Fonte: Ministério da Saúde

Do Portal Bahia Notícias

Após rompimento, vice-governadora de SC divulga carta com acusações contra titular

Após rompimento, vice-governadora de SC divulga carta com acusações contra titular
Foto: Reprodução / NCS
A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, oficializou ruptura o governador Carlos Moisés (PSL), em carta em que faz acusações com o companheiro de chapa. Na carta divulgada nesta sexta-feira (26), Reinehr questiona denúncias de corrupção em contratos emergenciais da pandemia, que rondam a Casa d’Agronômica, residência oficial do governador catarinense.

“A missão que nos foi concedida é das mais nobres e, por tal razão, devemos honrá-la. Sem enumerar cada um dos descasos para com os diversos setores do estado, o que classifico como um ‘desserviço’, fomos recentemente surpreendidos, o povo catarinense e eu, com vários pedidos de impeachment, notícias de acusações de crimes escabrosos, horrendos, eu diria. Crimes estes que não respeitam sequer a situação da pandemia que estamos vivendo”, declarou a vice-governadora no documento. 


A vice-governador ainda expôs bastidores de como teria sido deixada de lado no governo de Moisés ao citar uma ocasião em que foi “desconvidada” de uma reunião relevante por insuficiência de cadeiras, “sem que houvesse motivo aparente para essa total falta de cortesia, ética e profissionalismo”.


A relação entre os dois estava abalada desde o ano passado, quando o governador encaminhou ao Legislativo estadual um projeto que previa restrições ao uso de agrotóxicos. Com o andar da gestão, o governador também se afastou do presidente Jair Bolsonaro (PSL), aliado de Reinehr. 

Do Portal Bahia Notícias

Veja o número de casos e mortes por coronavírus no Brasil e na Bahia

Veja o número de casos e mortes por coronavírus no Brasil e na Bahia
Foto: CDC
O Brasil tem, até o momento, 1.032.913 casos confirmados de coronavírus, com 48.954 mortes. Foram 54.771 casos novos e 1.206 mortes só nas últimas 24 horas.

Já na Bahia, testes já apontaram a contaminação de 56.422 pessoas até o momento. Destas, 1.642 morreram. Em relação ao boletim divulgado ontem, foram 2.131 novos casos e 41 óbitos.

Os casos confirmados ocorreram em 369 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (49,88%). Ao todo, 31.192 pessoas estão recuperadas na Bahia.

No estado, dos 2.181 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 1.371 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 64%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 901 leitos exclusivos para o coronavírus, 668 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 76%.

Do Portal Bahia Notícias

Ex-deputado federal Félix Mendonça morre aos 92 anos em Salvador

Ex-deputado federal Félix Mendonça morre aos 92 anos em Salvador
Foto: Divulgação
Ex-deputado federal e empresário, Félix Mendonça morreu nesta sexta-feira (26) em Salvador. Ele estava internado no Hospital Aliança com diagnóstico de Covid-19, se recuperou da doença e teve complicações após uma infecção hospitalar. Ele deixa a esposa, Maria Helena Mendonça, e os filhos Andrea, Cristiana e Félix Jr.

Félix Mendonça nasceu em Conceição do Almeida,  foi prefeito de Itabuna entre 1963 e 1966 e deputado estadual entre 1967 e 1971. Entre 1983 e 2011, ele cumpriu sete mandatos como deputado federal. Mendonça também foi um dos fundadores do jornal Correio.

Do Portal Bahia Notícias

Em votação histórica, deputados dos EUA aprovam status de estado à capital, Washington

Em votação histórica, deputados dos EUA aprovam status de estado à capital, Washington
Foto: Reprodução/S7 Estados Unidos
A capital dos Estados Unidos, Washington, ganhou o status de estado americano nesta sexta-feira (26), após a Câmara dos Deputados, de maioria democrata, aprovar o pleito em votação histórica. A reivindicação, de acordo com O Globo, já durava quatro décadas. A votação contou com 232 posicionamentos favoráveis e 180 contra.
 
Os votos contrários foram, em sua totalidade de parlamentares republicanos. O fato abre margem para especulação de que a proposta não terá aprovação no Senado, que é controlado pelo Partido Republicano. O presidente Donald Trump, membro deste, se opôs publicamente à medida, observando que a criação do novo estado resultaria na eleição de mais democratas para o Congresso.


No plenário da Câmara os deputados republicanos argumentaram que transformar o distrito em um estado era uma manobra política dos democratas e exigiria uma emenda à Constituição dos EUA. Alguns também disseram que Washington não estava equipado para ser um estado e deveria ser absorvido de volta pelo estado de Maryland, diz o jornal.

Os defensores da medida dizem que os 700 mil habitantes de Washington —  mais do que as populações dos estados de Vermont e Wyoming —  não têm voz no governo federal, apesar de pagarem impostos federais. Esse status é contestado com um slogan em placas de automóveis de Washington que diz: "Tributação sem representação".


Do Portal Bahia Notícias

Nome do ex-padre Jonny Ferreira é lançado como pré-candidato em Serrinha-Ba e tem grande aceitação da população


Uma notícia que pegou a comunidade católica serrinhense de surpresa, mas que ao mesmo tempo lhe deixou entusiasmada foi a pré-candidatura de Jonny da Silva Ferreira, ou simplesmente, padre Jonny, como é conhecido.

Jonny Ferreira, apesar de não exercer mais o sacerdócio, mas continua trabalhando na diocese e goza de grande prestígio junto ao povo católico.

O fato de Jonny ter colocado seu nome como um pré-candidato ainda não tinha se tornado de conhecimento da população e assim que a notícia se espalhou começou o alvoroço e a alegria.

Ele está filiado no partido Democratas (DEM) de Serrinha e teve seu nome lançado como pré-candidato a vereador. No entanto, por ser de um partido que é vinculado ao pré-candidato a prefeito, Berg da Aragom, os amigos e religiosos começaram a sugerir seu nome para vice-prefeito nas próximas eleições. Além dos próprios católicos, muitos evangélicos também tem referendado seu nome.

Apesar de seu nome estar sendo muito bem cotado para uma vice, no momento continua pré-candidato a vereador em Serrinha e a verdade é que, independente, de onde ele esteja, a expectativa é que ele seja um nome bem votado em 2020.

Com seu jeito mineirinho, Jonny Ferreira tem muito prestígio na sociedade Serrinha, não apenas pelo sacerdócio que exerceu, mas pela sua maneira de ser e agir perante todos, independentemente, de religião.

No grupo ligado a Berg da Aragom tem outros bons nomes, a exemplo de Viviany Andrade, que está com seu nome como pré-candidata a prefeita e outras pessoas dentro dos partidos: Adriano da Chapada, Batista da Sorveteria e correndo por fora tem Nicaninha, Joilson Pereira como sugestões para compor uma chapa. Além de ter a possibilidade de haver uma composição com outro grupo político nos próximos dias, pois as conversas já estão bem avançadas.

Por Cival Anjos