SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 30 de maio de 2020

Apenas 18% da população aprova atuação do Congresso Nacional, diz pesquisa

Apenas 18% da população aprova atuação do Congresso Nacional, diz pesquisa
Foto: Agência Brasil
Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, divulgada neste sábado (30), pela Folha de S. Paulo, revela que 18% dos brasileiros aprovam as ações do Congresso Nacional. A pesquisa indica que 47% dos entrevistados consideram avaliam a atuação do Congresso como regular, e 32% consideram ruim ou péssimo. 

Já sobre o Supremo Tribunal Federal (STF), 30% dos entrevistados consideram a atuação como ótima ou boa, 40% como regular, e 26% como ruim ou péssimo. O levantamento ouviu 2.069 pessoas maiores de idade na segunda (25) e na terça-feira (26). As entrevistas foram feitas por telefone. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. 

Do Portal Bahia Notícias

Sesab registra 17.626 casos confirmados e 638 mortes por Covid-19

Sesab registra 17.626 casos confirmados e 638 mortes por Covid-19
Foto: Divulgação

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a Bahia registrou neste sábado (30) 17.626 casos confirmados de Covid-19, o que representa 15,44% do total de notificações no estado, além de 638 mortes. Os 29 óbitos contabilizados no boletim epidemiológico deste sábado referem-se a um período de 14 dias. 


As notificações tardias estão sendo apuradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria. A Sesab registrou 5709 casos recuperados. Mais de 11,2 mil pessoas estão sendo monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.  

 

Na Bahia, 2.556 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Segundo o boletim, 40,7 mil casos foram descartados. Foram registradas 114 mil notificações em todo o estado. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h30 deste sábado (30). 

 

Na Bahia, dos 1.725 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 996 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 58%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 766 leitos exclusivos para o coronavírus, 524 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 68%. 

 

Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda. 

 

Já o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 52.462 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 30 de maio de 2020. Estão em análise 3.707 exames. 


Do Portal Bahia Notícias

Brasil ultrapassa número de mortes da França por Covid-19 com mais de 28,8 mil registros

Brasil ultrapassa número de mortes da França por Covid-19 com mais de 28,8 mil registros
Foto: Divulgação

O Brasil ultrapassou a França em número de mortos por Covid-19. Um balanço do Ministério da Saúde, divulgado neste sábado (30), revela que já são 28.834 mortes por Covid-19 no país. 


Nesta sexta-feira (29), o número registrado era de 27.878. Com isso, neste período, foram registrados 956 óbitos.  O Brasil é o quarto país no mundo em mortes pelo coronavírus.

 

Já são quase 500 mil casos confirmados da doença no país. Neste sábado, a pasta registrou 498.440 casos confirmados. Nesta sexta, o número era de 465.166. Ainda divulgou que há 268.714 pacientes em acompanhamento. 


Do Portal Bahia Notícias

Mulher de 45 anos é o 11º caso de coronavírus em Santaluz

Foto: Reprodução/Pixabay
Foto: Reprodução/Pixabay
O município de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, confirmou neste sábado (30) mais um caso de infecção pelo novo coronavírus. 

A paciente é uma mulher de 45 anos, que teve o diagnóstico confirmado por meio de exame encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen). Ela está assintomática e permanece em isolamento domiciliar. 

Conforme boletim divulgado pela secretaria municipal de Saúde, Santaluz registrou 11 casos positivos de Covid-19 até este sábado, sendo que 7 pessoas já estão recuperadas. O município investiga 18 casos suspeitos e 53 já foram descartados.
Notícias de Santaluz

Jovem é preso com droga em Conceição do Coité

Foto: Notícias de Santaluz
Foto: Notícias de Santaluz
Alison Roberto Brito de Araújo dos Santos, de 23 anos, foi preso após ser flagrado com droga na tarde deste sábado (30), em Conceição do Coité, na região sisaleira da Bahia. 

De acordo com a Polícia Militar, uma guarnição fazia patrulhamento pelo bairro Mansão quando avistou dois indivíduos em atitude suspeita em frente a uma casa, sendo que Alison correu para dentro do imóvel ao perceber a chegada da viatura e dispensou no quintal um pacote contendo certa quantidade de maconha. 

Dentro do imóvel, os militares encontraram a quantia de R$ 1.374. Conforme a PM, o acusado alegou que R$ 1,2 mil é referente ao auxílio emergencial recebido por ele e pela companheira, e que o restante seria do seu irmão. Alison foi encaminhado junto com o material apreendido à delegacia da cidade para as medidas cabíveis.
Notícias de Santaluz

PM encontra estufa com plantação de maconha em quintal de casa no Centro de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz
Foto: Notícias de Santaluz
Policiais militares encontraram uma estufa com 11 pés de maconha no quintal de uma casa localizada na Avenida Nilton Oliveira Santos, área central de Santaluz, região sisaleira da Bahia, no fim da tarde deste sábado (30). 

Conforme a PM, os policiais também acharam na residência uma balança de precisão. Thales Silva Araújo, de 23 anos, foi preso em flagrante durante a ação. De acordo com a polícia, já existiam diversas denúncias contra ele por tráfico de drogas. 

O jovem foi encaminhado junto com a droga ao plantão regional da Polícia Civil em Riachão do Jacuípe.
Notícias de Santaluz

Valente confirma mais 10 casos de Covid-19 e total de infectados chega a 67

Foto: Reprodução/Pixabay
Foto: Reprodução/Pixabay
A prefeitura de Valente, na região sisaleira da Bahia, confirmou mais 10 novos casos de Covid-19 neste sábado (30). Agora, a cidade passa a contabilizar 67 casos da doença, sendo que 13 pacientes estão recuperados e 2 evoluíram para óbito. 

Quatro pessoas aguardam resultados de exames enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen), referência para realização de testes de Covid-19 no estado. 

Desde o dia 15 de maio [quando ainda havia 16 diagnósticos confirmados] a cidade vem adotando diversas medidas rígidas para tentar conter a disseminação da doença, entre elas o fechamento do comércio e toque de recolher. 

Desde então, foram registrados 51 novos casos positivos e uma morte em virtude do novo coronavírus, o que representa um aumento de 318,75% no período avaliado. Na sexta-feira (29), no entanto, a prefeitura anunciou a flexibilização da quarentena com reabertura gradual do comércio a partir da próxima segunda-feira (1).
Notícias de Santaluz

Sobe para 55 o número de casos confirmados do novo coronavírus em Teofilândia


Doze novos casos de Covid-19 foram registrados neste sábado (30) em Teofilândia, no território do Sisal. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todos os pacientes apresentam sintomas leves da doença e estão em isolamento domiciliar.

Agora o município contabiliza 55 casos confirmados da doença, três curas clínicas e 33 aguardando resultado de exames. De acordo com a prefeitura, 479 exames já foram realizados em Teofilândia.

Os bairros e povoados onde registraram casos de coronavírus são: Maria Preta (25 caos), Centro (8), Núcleo Habitacional Vila (7), Canto (5), Patos (2), Fazenda Flores (2), Olaria (1), Gameleira (1), Parque das Algarobas (1), Maricota (1), Barreiro (1) e Vargem Velha (1).

O território do Sisal confirmou 315 casos de Covid-19, com 54 curados e seis óbitos, de acordo com os mais recentes boletins.

Araci
8 confirmados
9 suspeitos
1 óbito
1 curado

Barrocas
10 confirmados
7 suspeitos
1 curado

Biritinga
2 confirmados
1 suspeito
1 curado

Candeal
3 suspeitos

Cansanção
15 confirmados
3 suspeitos
1 curado

Conceição do Coité
19 confirmados
3 suspeitos
7 curados

Itiúba
4 confirmados
2 suspeitos
1 curado
1 óbito

Lamarão
4 confirmados
3 suspeitos

Monte Santo
3 confirmados
6 suspeitos

Nordestina
7 confirmados
3 suspeitos
2 curados

Queimadas
13 confirmados
8 suspeitos
2 curados

Quijingue
1 suspeito

Retirolândia
20 confirmados
3 suspeitos
5 curados

Santaluz
11 confirmados
18 suspeitos
7 curados

São Domingos
3 confirmados
2 suspeitos
1 curado

Serrinha
70 confirmados
16 suspeitos
2 óbitos
9 curados

Tucano
4 confirmados
5 suspeitos

Valente
67 confirmados
4 suspeitos
13 curados
2 óbitos


Do Portal Clériston Silva

Serrinha-Ba tem 1.311 casos descartados e número de casos confirmados sobe para 70


A Prefeitura de Serrinha informa que neste sábado, 30.05, a cidade registra mais dois casos positivos, atingindo um total de 70 casos da COVID-19 no município.

Os dois pacientes confirmados são do sexo masculino, com 33 e 34 anos. Todos estão em isolamento domiciliar e sendo acompanhados pela vigilância epidemiológica.

Com as atualizações de hoje, Serrinha registra:

70 casos confirmados;
1.311 casos descartados (total geral);
09 pacientes curados;
02 óbitos.

Localidades com registro de infectados:




Da Ascom PMS

Dono de padaria interdita a rua com lenha em Lamarão-Ba

Na tarde deste sábado (30), a redação do Portal Cival Anjos recebeu denuncia de uma padaria na cidade de Lamarão.

Segundo o denunciante, o dono da Padaria Delícia do Trigo está jogando a lenha na Rua André Negreiros Falcão e deixando interditada.

O ato tem dificultado o acesso de pessoas com veículos que estão chateadas e pedindo uma fiscalização por parte da prefeitura.

De acordo com eles, a rua precisa estar livre para todos acessarem e não uma pessoa fechar como se fosse sua propriedade particular.

Além disto, no outro acesso da rua está sendo realizada uma obra da prefeitura e também não tem passagem.


Por Cival Anjos

Antes de ser inaugurada, pequena obra de pavimentação em Oséias está sendo destruída pela água

           

A Prefeitura de Serrinha-Ba realizou uma pequena obra na Rua 25 de Dezembro no bairro de Oséias em Serrinha-Ba e antes da inauguração já está sendo destruída pelas águas. Para moradores isso está acontecendo porque não fizeram o passeio como tem sido feito em outras ruas.

Resumindo: a qualidade do serviço não foi boa, além de ter elevado o nível da rua e ter prejudicado moradores da própria rua e da Rua Bahia, que tiveram as casas invadidas pela água que molhou sofás e outros móveis, justamente, por causa da elevação do nível da rua.

Se não tivessem feito a suspensão a água desceria, normalmente, pela Rua 25 de Dezembro, sem provocar transtornos. Os moradores falaram com os funcionários da empresa que fez a obra, mas eles não deram a devida importância e fizeram do seu jeito e deu errado.


Por Cival Anjos

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras!

Barreira Sanitária na saída de Serrinha para Barrocas

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Apresentador Uziel Bueno testa positivo para coronavírus

Apresentador Uziel Bueno testa positivo para coronavírus
Foto: Divulgação
O apresentador Uziel Bueno, da TV Band Bahia, foi diagnosticado nesta sexta-feira (29) com a Covid-19. A informação foi divulgada ao Bahia Notícias pelo próprio comunicador, que está assintomático. 

“Recebi o resultado hoje à tarde. Sou assintomático e como a Band está fazendo testes em todos, fui fazer também”, explicou, em entrevista ao BN.

Uziel anunciou o diagnóstico durante a da edição desta sexta do Brasil Urgente, programa do qual ele é o apresentador. “Entrei por link, expliquei e reprisamos o programa comemorativo de 9 anos do Brasil Urgente, que foi ontem”, disse.

Além de Uziel, também foram diagnosticados com coronavírus o repórter Leo Bala e um produtor do programa, que já estava em isolamento há uma semana. 

Do Portal Bahia Notícias/por Matheus Caldas

Bahia registra 16.917 casos e 609 mortes por coronavírus

Bahia registra 16.917 casos e 609 mortes por coronavírus
Foto: Reprodução/Pixabay
A Bahia registrou 954 novos casos de coronavírus e 39 mortes desde o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Nesta sexta-feira (29) a Bahia chegou a 16.917 casos e  609 óbitos.  Na quinta (28) eram 15.963 casos confirmados e 570 mortes. 

A secretaria destaca que os óbitos que constam no boletim desta sexta referem-se a um período de 36 dias e que as notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria.

O boletim informa que o estado possui 10.806 casos ativos. 

Do total de pessoas que testaram positivo para a Covid-19 no estado, são profissionais da saúde.

Até o momento 289 municípios do estado registraram casos da doença. 

Do Portal Bahia Notícias

Dólar tem queda em maio e fecha a R$ 5,34; Bolsa salta 6,4% na semana e 9% no mês

Dólar tem queda em maio e fecha a R$ 5,34; Bolsa salta 6,4% na semana e 9% no mês
Foto: Reprodução / G1
Ao que tudo indica os índices econômicos vem se acalmando. O dólar comercial terminou a sessão desta sexta-feira (29) em queda de 0,85%, cotado a R$ 5,34 na venda. Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, fechou em alta de 0,52% no dia, a 87.402,59 pontos.

Somente nesta semana, o valor do dólar teve recuo de 4,19% e no mês contou com baixa de 1,79%. No ano, porém, o dólar acumula alta de 33,08%. Para a bolsa de valores, na semana, o índice acumulou alta de 6,36%, e avanço de 8,57% no mês. No ano, a Bolsa ainda acumula queda, de 24,42%.


Do Portal Bahia Notícias

Brasil ultrapassa Espanha em número de mortos por Covid ao atingir 27.878 registros

Brasil ultrapassa Espanha em número de mortos por Covid ao atingir 27.878 registros
Foto: Fernando Vivas/GOVBA
O Brasil teve mais um dia com registro de novas mortes por coronavírus superior a mil, e ultrapassou a Espanha no número de óbitos. 

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS) desta sexta-feira (29), o Brasil chegou a 27.878 mortes por Covid-19, enquanto o país europeu, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, teve até o momento 27.121 mortes pela doença.

Desde o último boletim, na quinta-feira (28), houve acréscimo de 1.124 óbitos. 

Quanto ao número de casos confirmados o MS indica um acumulado de 465.166. Foram 26.928 novos casos desde o último boletim. 

Do Portal Bahia Notícias

Veja o número de casos e mortes por coronavírus no Brasil e na Bahia

Veja o número de casos e mortes por coronavírus no Brasil e na Bahia
Foto: CDC
O Brasil tem, até o momento, 465.166 casos confirmados de coronavírus, com 27.878 mortes. Foram 26.928 casos novos e 1.124 mortes só nas últimas 24 horas.

Já na Bahia, testes já apontaram a contaminação de 16.917 pessoas até o momento. Destas, 609 morreram. Em relação ao boletim divulgado ontem, foram 954 novos casos e 39 óbitos.

Os casos confirmados ocorreram em 289 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (62,92%). Ao todo, 5.502 pessoas estão recuperadas na Bahia.

No estado, dos 1.679 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 960 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 57%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 731 leitos exclusivos para o coronavírus, 505 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 69%.

Do Portal Bahia Notícias

Apresentador Zé Eduardo é diagnosticado com coronavírus

Apresentador Zé Eduardo é diagnosticado com coronavírus
Foto: Divulgação
Após Uziel Bueno testar positivo para coronavírus (leia mais aqui), outro apresentador conhecido da televisão baiana foi diagnosticado com a doença nesta sexta-feira (29): Zé Eduardo, apresentador do programa Balanço Geral, da Record TV Itapoan, de acordo com apuração do Bahia Notícias.

Ainda de acordo com a informação obtida pelo BN, o outro apresentador da emissora, Pedro Sento Sé, também diagnosticado com a Covid-19, se recupera bem, e deve estar de volta na próxima semana aos trabalhos. 

A reportagem apurou que ele teve apenas sintomas leves e cumpriu isolamento domiciliar durante o período. Sento Sé apresenta o Balanço Geral Manhã, também na Record TV Itapoan.

Pedro Sento Sé | Foto: Divulgação

Do Portal Bahia Notícias

Campo Alegre de Lourdes: Moradores ateiam fogo em galpão de trabalhadores com Covid

Campo Alegre de Lourdes: Moradores ateiam fogo em galpão de trabalhadores com Covid
Foto: Reprodução/Google Maps
Moradores do povoado de Angico, no município de Campo Alegre de Lourdes, região do Sertão do São Francisco, atearam fogo em um galpão que mantinha em isolamento trabalhadores de uma obra que testaram positivo para Covid-19. O episódio aconteceu na quinta-feira (28). A informação foi publicada pelo Estadão.

O galpão foi montado pela construtora Andrade Gutierrez, conforme apuração do jornal. A empresa informou que moradores da localidade chegaram a usar armas para ameaçar os trabalhadores. A Polícia Civil da Bahia informou que as pessoas da cidade foram contidas pela Polícia Militar.

A reportagem revela que um inquérito foi instaurado para investigar o caso. Não há registro de prisão e nenhum trabalhador sofreu ferimento. 

Após o incidente a Andrade Gutierrez decidiu suspender os trabalhos por 15 dias, informa a reportagem. 

A construtora testou funcionários e detectou 34 casos positivos de Covid-19. A testagem aconteceu após um homem que trabalha na obra do Linhão T-BAPI em Pilão Arcado morrer no hospital de Buritirama depois de apresentar sintomas da Covid-19.

Os trabalhadores que testaram positivo e os suspeitos de contaminação foram levados para locais onde pudessem ficar em isolamento. Parte foi transferida para Barreiras, e outra parte para Campo Alegre de Lourdes, de acordo com a reportagem. 

Do Portal Bahia Notícias

Consumo de bebidas alcoólicas e sintomas de depressão cresceram na pandemia, diz estudo

Consumo de bebidas alcoólicas e sintomas de depressão cresceram na pandemia, diz estudo
Foto: Reprodução/Pixabay
A pandemia do novo coronavírus tem sido responsável por diminuir a renda, aumentar o consumo de bebida alcoólica e piorar o estado emocional dos brasileiros. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Fiocruz, em conjunto com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Unicamp. As informações são da coluna Viva Bem, do Uol.

Segundo o levantamento, 55% das pessoas afirmaram que tiveram redução na renda familiar, e 7% estão sem nenhum rendimento. A parte mais afetada foi a população pobre, com renda per capita inferior a meio salário mínimo. A pesquisa aponta que 3% perderam o emprego e 21% ficaram sem trabalhar. Quanto ao consumo de cigarro, cerca de 23% aumentaram o consumo diário em quase 10 cigarros, e 5% estão fumando mais de 20 cigarros a cada dia.

A publicação ainda mostra que 18% dos entrevistados afirmaram que estão bebendo mais. A parcela que mais aumentou o consumo de bebidas alcoólicas foi a de adultos entre 20 e 39 anos, com 26%. Entre idosos, o crescimento foi de 11%. Cerca de 24% disseram que estão bebendo mais por estarem com sentimentos de tristeza e depressão.

Ao todo, 44.062 pessoas responderam ao questionário disponibilizado na internet entre os dias 24 de abril e 8 de maio.

Outro ponto analisado na pesquisa foi o nível de produtividade da população em meio à quarentena. Cerca de 40% das pessoas entrevistadas relataram dificuldades em grau moderado e intenso para realização das atividades de rotina e de trabalho.

Isso gerou uma piora na saúde do brasileiro, de acordo com 29% dos entrevistados. Metade daqueles que tinham alguma espécie de problema crônico de coluna relataram aumento da dor, e 40% das pessoas que não tinham esse problema disseram que começaram a sentir dores.

Houve também mudanças no estado de ânimo, já que 40% revelaram que se sentiram mais tristes, e 54% mais ansiosos. E isso influi diretamente na qualidade do sono, pois 29% dos entrevistados relataram que começaram a ter problemas para dormir, e 16% relataram que os problemas pioraram.

Outra coisa que também teve crescimento considerável foi o consumo de alimentos não saudáveis em dois dias ou mais por semana (5%).

A atividade física também foi muito afetada pelo coronavírus: 62% dos entrevistados alegaram que não se exercitam. Entre as pessoas que faziam atividade física por três ou mais dias por semana, 46% deixaram de fazê-la. Entre as que se exercitavam cinco dias ou mais por semana, 33% pararam.

O dado tem relação direta com o crescimento do tempo médio diário do brasileiro assistindo televisão. O crescimento foi de uma hora e 20 minutos em relação ao que era observado antes da pandemia, resultando em três horas por dia.

Do Portal Bahia Notícias

Lamarão tem quatro casos de coronavírus


A Secretaria Municipal de Saúde de Lamarão confirmou, na tarde desta sexta-feira (29), mais dois novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no município. Com isso, o total de casos confirmados na cidade totaliza quatro.

De acordo com a pasta, todos as pessoas infectadas residem na sede do município. A secretaria ainda informou que 11 suspeitas foram descartadas e 52 pessoas estão sendo monitoradas. O órgão divulgou que três casos estão em investigação.


Do Portal Clériston Silva

PM apreende 35 pinos de cocaína e prende dupla em Araci

Foto: Notícias de Santaluz
Foto: Notícias de Santaluz
Uma guarnição da Polícia Militar estava fazendo ronda no bairro Bombinha, em Araci, região sisaleira da Bahia, por volta do meio-dia desta sexta-feira (29), quando abordou dois homens que estavam em um carro, e encontraram dois pinos de cocaína dentro do veículo. 

De acordo com a PM, um dos homens levou os policiais até a sua casa, onde foram encontrados mais 33 pinos da mesma droga, além de duas porções de maconha prensada. A dupla, que não teve a identidade revelada, foi encaminhada à delegacia da cidade, onde o caso foi registrado.
Notícias de Santaluz

Mais 4 infectados pelo coronavírus se recuperam em Santaluz; nº de curados sobe para 7

Foto: Reprodução/Pixabay
Foto: Reprodução/Pixabay
Uma enfermeira de 34 anos que trabalha no setor administrativo da secretaria de Saúde de Santaluz, o marido e o filho dela, além da esposa de um caminhoneiro se recuperaram da Covid-19, de acordo com boletim divulgado na tarde desta sexta-feira (29). 

Agora, o município tem 7 curados da doença causada pelo novo coronavírus. Três pessoas continuam em tratamento e 23 casos suspeitos estão sendo investigados. Todos estão em isolamento domiciliar. 

Sobre os testes rápidos, a secretaria municipal de Saúde informou que 297 foram realizados na cidade até esta sexta-feira, obedecendo os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Notícias de Santaluz

Queimadas registra mais 6 casos de Covid-19 e quase dobra número de infectados

Foto: Reprodução/Pixabay
Foto: Reprodução/Pixabay
O número de casos de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, subiu para 13 em Queimadas, região sisaleira da Bahia, nesta sexta-feira (29). São 6 casos positivos a mais que o informado no último boletim divulgado pela prefeitura – o que corresponde a um aumento de 85,7%. 

A administração municipal anunciou também que dois pacientes estão recuperados, mas não revelou os perfis deles. A secretaria da Saúde do município investiga 8 casos suspeitos do novo coronavírus. Todos estão em isolamento domiciliar.
Notícias de Santaluz

Serrinha-Ba registra mais 15 casos de Covid-19 nesta sexta-feira e número de contaminados sobe para 68 pessoas


A Prefeitura de Serrinha informou que nesta sexta-feira, 29.05, a cidade registrou dois óbitos de pessoas com a Covid-19. 

Os pacientes que faleceram são do sexo masculino: um senhor de 92 anos que faleceu hoje em casa; e um senhor de 85 anos com histórico de diabetes e hipertensão, que faleceu no último dia 25 mas só hoje foi confirmada a causa da morte.

Além disso, surgiram mais 15 casos positivos atingindo um total de 68 casos da COVID-19 no município.

A escalada no número de casos positivos na cidade e a confirmação de dois óbitos pela Covid-19 pode levar a Prefeitura a adotar medidas mais enérgicas.

Com as atualizações de hoje, Serrinha registra:

68 casos confirmados;
1.100 casos descartados (total geral);
09 pacientes curados;
02 óbitos

Localidades com registro de infectados:




Da Ascom PMS

Duas pessoas morrem de covid-19 em Serrinha-Ba

A Prefeitura de Serrinha informou que nesta sexta-feira (29), a cidade registrou dois óbitos de pessoas com a Covid-19.

Os pacientes que faleceram são do sexo masculino: um senhor de 92 anos que morreu em casa nesta sexta-feira, além de outro senhor de 85 anos.

Segundo as informações, o homem de 85 anos tinha histórico de diabetes e hipertensão e faleceu no ultimo dia 25 deste mês, mas a causa da morte só foi confirmada nesta sexta-feira.

Por Cival Anjos/Fonte: Ascom PMS


Após sofrer acidente vascular encefálico, Genival Lacerda recebe alta e deixa hospital

Após sofrer acidente vascular encefálico, Genival Lacerda recebe alta e deixa hospital
Foto: Divulgação
Internado no Hospital de Ávila, no Recife, desde o dia 25 de maio, quando sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) do tipo isquêmico (clique aqui), Genival Lacerda recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (29). 

De acordo com o boletim médico, o músico “evoluiu durante todo este internamento com estabilidade clínica e neurológica” e deixa a unidade de saúde “consciente, orientado, mobilizando os 4 membros simetricamente”. 

A recomendação é que ele mantenha o tratamento com uso regular das medicações prescritas e siga controlando fatores de risco associados, como hipertensão arterial e diabetes melitus. O médico orienta ainda que Genival Lacerda dê seguimento ao tratamento ambulatorial, “principalmente com a cardiologia e neurologia”.

Do Portal Bahia Notícias/por Jamile Amine

Governo estende até 30 de setembro prazo para alistamento militar obrigatório

Governo estende até 30 de setembro prazo para alistamento militar obrigatório
Foto: Reprodução / Agência Brasil
Devido à pandemia do novo coronavírus, o governo prorrogou o prazo de apresentação obrigatória para o alistamento militar. Segundo decreto publicado nesta sexta-feira (29) pelo presidente Jair Bolsonaro, brasileiros que completem 18 anos em 2020 passam a ter até 30 de setembro para o alistamento obrigatório.

Antes da crise da Covid-19, esse alistamento deveria ser feito nos seis primeiros meses do ano em que a pessoa chega à maioridade.

O decreto publicado no Diário Oficial da União também altera o prazo de alistamento de brasileiros naturalizados. Antes, eles tinham que se apresentar em 30 dias a partir do momento em que recebem o certificado de naturalização. Agora, o prazo passa para 90 dias.

As mudanças valem para o alistamento de 2020, "devido ao enfrentamento da pandemia dacodiv-19".

Pela lei brasileira, mulheres estão isentas da prestação do serviço militar em tempos de paz, mas podem se alistar de forma voluntária.

O decreto não muda as regras para aqueles que sejam voluntários para a prestação do serviço militar inicial. Nesses casos, o alistamento pode ser feito a partir da data em que o interessado completa 16 anos.


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress