SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 23 de maio de 2020

Seguindo medida estadual, prefeitura de Santaluz determina fechamento de todo o comércio nos dias 25 e 26 de maio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Seguindo decisão do governo estadual de antecipação de feriados em Salvador e interior da Bahia, a prefeitura de Santaluz determinou o fechamento do comércio na cidade [inclusive bares e estabelecimentos que vendem alimentos] na segunda e terça-feira, 25 e 26 de maio, respectivamente. 

O governador Rui Costa definiu que duas datas de comemoração regional, o 24 de junho (São João) e o 2 de julho (Independência da Bahia), serão transferidas para estes dois dias em toda a Bahia. A medida visa reduzir a taxa de disseminação do novo coronavírus no estado. 

Com isso, a prefeitura de Santaluz editou um decreto autorizando, na próxima segunda e terça-feira, somente o funcionamento de postos de combustíveis, oficinas mecânicas, borracharias, serviços de saúde e emergência, farmácias, distribuidoras de água e gás, padarias e delivery de comidas (almoço, pizza, hambúrguer, entre outros). As empresas que descumprirem o decreto podem ter o alvará de funcionamento cassado e produtos recolhidos.
Notícias de Santaluz

Nordestina registra 3º caso de Covid-19; duas pessoas estão recuperadas

Foto: Reprodução/Pixabay
Foto: Reprodução/Pixabay
Nordestina, na região sisaleira da Bahia, registrou o terceiro caso confirmado de infecção pelo novo coronavírus, conforme resultado de amostra enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen). 

A informação foi divulgada no início da noite deste sábado (23) pela secretaria de Saúde do município. O paciente é um morador da cidade que esteve em Salvador há 16 dias, sendo que no sétimo dia apresentou sintomas compatíveis com a Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Todas as pessoas que tiveram contato direto com o homem estão sendo monitoradas. 

Ainda segundo a secretaria municipal de Saúde, até o momento, 6 casos foram descartados na cidade, 10 pessoas serão submetidas a testes e dois pacientes já estão recuperados.
Notícias de Santaluz

Retirolândia tem 3 novos casos de coronavírus; nº de infectados chega a 12

Foto: Reprodução/Pixabay
Foto: Reprodução/Pixabay
A prefeitura de Retirolândia, na região sisaleira da Bahia, informou na noite deste sábado (23) que registrou três novos casos de Covid-19 e, com isso, a cidade passa a ter 12 casos confirmados da doença. Ao todo, 5 pessoas já estão recuperadas. 

A prefeitura não divulgou o perfil dos novos casos, mas informou que os pacientes se encontram estáveis e em isolamento domiciliar. A cidade também registrou aumento de casos descartados, subindo o total para 19.
Notícias de Santaluz

Serrinha-Ba tem mais um caso confirmado de coronavírus e sobe para 18


A Prefeitura de Serrinha informa que neste sábado, 23.05, surgiu 01 novo caso positivo e mais 10 suspeitos.

PRIMEIRA TABELA (resultados LACEN)
A cidade de Serrinha registra 58 casos suspeitos, 153 casos descartados e 12 casos positivos.

O paciente com COVID 19 é um jovem de 18 anos, do sexo masculino e morador de Serrinha.

SEGUNDA TABELA (resultados testes rápidos)
Hoje não foram realizados testes rápidos, portanto permanecem os dados de ontem com 06 casos positivos desde que começaram a ser feitos os testes rápidos.

Total de testes rápidos realizados desde o dia 20 de maio: 593

TERCEIRA TABELA (total)
A junção das informações das duas tabelas anteriores mostra que Serrinha registra um total de 18 casos de Coronavírus, com cinco pessoas curadas.

LOCAIS:
Bairros da cidade que já registram ou registraram casos positivos do Coronavírus.

Zona urbana: Centro (04); Novo horizonte (01); Vaquejada (01); Cruzeiro (02); Cidade nova (03); Colina das Mangueiras (01); Vila de Fátima (02); Bomba (01); Abóboras (01)
Zona rural: Povoado Veludo (01); Retiro (01)

Mantenha o isolamento social. Só saia de casa se tiver necessidade e sempre use máscara!
Acompanhe as informações sobre o Coronavírus nas redes oficiais da Prefeitura no Facebook e Instagram.






Da Ascom PMS/Imagem: Divulgação / PAP

Prefeitura de Serrinha antecipa feriados

Foto: Arquivo / PAP

A Prefeitura de Serrinha informa que vai aderir aos feriados dos dias 25 e 26 de maio (segunda e terça-feira) em função do decreto do Governo Estadual que antecipa para essas datas os feriados estaduais relativos ao São João e a Independência da Bahia.

Além disso, para reforçar o isolamento social, a Prefeitura antecipa para  27 de maio (quarta-feira), o feriado municipal do aniversário da cidade, 13 de junho. Sendo assim, fica estabelecido que dias 25, 26 e 27 serão dias de feriado em Serrinha.



Do Portal Ailton Pimentel

Nova Soure contesta dados da Sesab relativos à Covid-19 no município

Nova Soure contesta dados da Sesab relativos à Covid-19 no município
Foto: Reprodução / TCM-BA
A secretaria de Saúde de Nova Soure contestou os dados divulgados pelo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta sexta-feira (22), no qual a cidade aparece com a maior média de crescimento da contaminação pelo novo coronavírus nos últimos cinco dias na Bahia. Segundo a Sesab , o número de contaminados em Nova Soure cresceu 141,5% por dia nos últimos cinco dias, totalizando 43 casos da doença (reveja aqui). 

No entanto, em contato com o Bahia Notícias, a secretaria de Saúde do município afirmou haver apenas 10 casos confirmados, sendo 5 a partir de análise laboratorial e outros 5 diagnosticados a partir de teste rápido. 


“O município de Nova Soure veem desempenhando uma trabalho árduo para monitorar sua população no que tange os casos de COVID 19, hoje temos 10 casos confirmados sendo 05 curados e 05 em isolamento domiciliar. Esses dados estão sendo enviados diuturnamente para o NRS Nordeste. O próprio boletim da Sesab informa apenas 05 casos confirmados até o momento, e sugere 38 casos a serem validados,porém esse dado sobre validação também não procede. Já enviamos o nosso questionamento tanto para o NRS, quanto a DIVEP, pois a nossa equipe veem seguindo todas as orientações solicitadas”, disse o secretário municipal de Saúde, Ernesto da Costa Lima Júnior, em nota.


De acordo com a Sesab, o município possui três confirmações por  testagem laboratorial, um enquadrado na categoria clínico epidemiológico e outro resultado de teste rápido. No mesmo boletim, 38 casos aguardam validação do município, casos considerados confirmados pela pasta estadual.


A Bahia registra um total de 12.577 confirmados. O dado geral considera também as menções a serem validadas pelos municípios.  



Do Portal Bahia Notícias/por Mari Leal

China não registra novos casos de coronavírus pela primeira vez desde início da pandemia

China não registra novos casos de coronavírus pela primeira vez desde início da pandemia
Foto: Reprodução
Nesta sexta-feira (22) a China não registrou nenhum novo caso de coronavírus em seu território pela primeira vez desde que a doença começou a se espalhar, no final de 2019. Também não houve mortes.

A notícia foi divulgada pela Comissão Nacional de Saúde do país neste sábado (23), que também afirmou ter apenas dois novos casos suspeitos, um deles em Xangai, importado (quando o paciente contraí o vírus em outro país), e outro na província de Jilin.

Epicentro da pandemia no país, a cidade de Wuhan segue monitorada de perto pelas autoridades chinesas, que tentam testar todos os seus 11 milhões de habitantes.

Um estudo publicado pela revista científica Lancet, nesta sexta, aponta a vacina produzida pela farmacêutica chinesa CanSino, e testada em humanos como a primeira segura e eficaz contra o coronavírus.

A doença, que hoje tomou o planeta, atingiu primeiro a China. Ao que indicam os estudos científicos, surgiu no final de 2019 e se alastrou rapidamente o território asiático nos primeiros meses de 2020.

No total, o país teve 82.971 casos de coronavírus e 4.634 mortes até agora. Números expressivamente menores que os mais de 96 mil óbitos registrados nos Estados Unidos ou até que os mais de 21 mil do Brasil.

Nesta sexta, a Organização Mundial da Saúde afirmou que o epicentro da pandemia global já não é mais a Ásia ou a Europa, mas sim a América Latina.

Neste contexto, o Brasil aparece como principal preocupação, e Paraguai e Uruguai destoam da disparada de casos no continente.

No mundo todo, já são mais de 5 milhões de casos e 338 mil mortes.

O órgão de saúde da China ainda afirmou que monitora 28 novos possíveis casos assintomáticos, mas que nesta sexta, nenhum se confirmou de um total de 370.


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

Sancionada lei que antecipa feriados na Bahia para as próximas segunda e terça-feira

Sancionada lei que antecipa feriados na Bahia para as próximas segunda e terça-feira
Foto: Reprodução/ Facebook
No fim da manhã deste sábado (23), o governador Rui Costa sancionou a lei que antecipa para todas as cidades do estado os feriados de São João (24/06) e da Independência da Bahia (02/07) para as próximas segunda e terça-feira (25 e 26/05), respectivamente. A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou o projeto, de autoria do Poder Executivo, durante votação extraordinária realizada hoje. 

Na quarta-feira, dia 27 de maio, os municípios baianos que desejarem poderão antecipar um feriado municipal previsto para este ano. Em Salvador, por exemplo, o prefeito ACM Neto antecipou o feriado de 8 de dezembro, referente aos festejos de Nossa Senhora da Conceição da Praia para o dia 27/05. Feira de Santana, Lauro de Freitas, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Candeias, Ipiaú e Camaçari também vão antecipar feriados municipais para a próxima quarta-feira. 

Todas as entidades, inclusive as bancárias, deverão seguir o que determina a legislação estadual, municipal e federal. Neste caso específico, a lei estadual determina que segunda e terça serão feriados, portanto os bancos estão proibidos de funcionar.

QUINTA E SEXTA
Em decreto publicado no Diário Oficial deste sábado, o governador Rui Costa também determinou a suspensão dos serviços não essenciais nos dias 28 e 29/05 (quinta e sexta da próxima semana) em nove cidades com mais de cem casos confirmados da Covid-19: Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Candeias, Ipiaú e Camaçari. Nestes locais, será permitido apenas o funcionamento das agências bancárias, farmácias, indústrias, limpeza pública, manutenção urbana, supermercados e outros serviços relacionados a saúde e segurança.  

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador Rui Costa anunciou as medidas ontem (22) e destacou que esta antecipação tem por finalidade reduzir a taxa de disseminação do novo coronavírus, que hoje está em pouco mais de 5% na Bahia.

Do Portal Bahia Notícias

Serrinha: Berg da Aragom pede para o prefeito apresentar um plano de ação de combate ao covid-19 e conclama a população para lhe ajudar a fiscalizar

           
O vice-prefeito de Serrinha Berg da Aragom (SD) postou um vídeo nas redes sociais onde deu grande repercussão, especialmente, entre as pessoas  que receberam a mensagem sendo que quase por unanimidade concordaram com a fala dele.

No vídeo, Berg fala sobre os quase 8 milhões de reais que o governo federal enviou para o município serrinhense com o objetivo de usar no combate ao novo coronavírus.

Ele pede para que o gestor apresente um plano de ação de combate à covid-19 para a população, porque até o momento o único planejamento foi de fechar o comércio e interditar a rua em frente à Caixa Econômica Federal.

De acordo com o vice-prefeito, não é isso que o povo quer e acrescentou que a população quer de fato ver onde o gestor está colocando os recursos do governo federal em combate ao coronavírus.

Berg também agradeceu a cada um serrinhense e pediu para a população lhe ajudar a fiscalizar onde estes recursos estão sendo colocados.

Por causa desta sua preocupação com o uso correto do dinheiro público ele recebeu inúmeros elogios por parte da população que também entende que estas verbas são frutos dos seus impostos e exige o uso correto dos recursos (de aproximadamente 8 milhões de reais). 
                                                   
Por Cival Anjos/Foto: Arquivo

Repórter da CNN tem apagão e abandona transmissão ao vivo

Repórter da CNN tem apagão e abandona transmissão ao vivo
O repórter Jhonatã Gabriel, da CNN, surpreendeu alguns telespectadores na tarde desta sexta-feira (22) ao abandonar uma transmissão ao vivo de Salvador. Aparentando estar nervoso, ele pediu desculpas e afirmou que tinha acabado de receber uma ligação da própria emissora.

Jhonatã Gabriel participava do Visão CNN e falando sobre auxílio emergencial a profissionais da saúde que contraíram a Covid-19, quando teve um apagão. "Desculpe, acabei de receber uma ligação, inclusive da CNN, vamos lá", disse antes de ser interrompido pela âncora Luciana Barreto.

Algumas pessoas comentaram nas redes sociais, apontando o suposto nervosismo do repórter, questionando se ele estaria bem e até elogiando a âncora, que assumiu a transmissão no lugar de Jhonatã Gabriel.

Pouco depois, ele se explicou nas redes sociais e afirmou que está bem. "Só recebi uma ligação no meio do link e perdi o raciocínio, não consegui recapitular. Enfim, correria, sei lá o que significa isso, mas está tudo bem", afirmou ele, que disse estar recebendo muitas mensagens depois do apagão.


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

Alexandre Pato manifesta apoio a Bolsonaro nas redes após divulgação de vídeo de reunião

Alexandre Pato manifesta apoio a Bolsonaro nas redes após divulgação de vídeo de reunião
Foto: Divulgação / saopaulofc.net
Logo após a divulgação do do vídeo da reunião ministerial comandada por Jair Bolsonaro em 22 de abril, o jogador do São Paulo, Alexandre Pato, foi às redes sociais manifestar apoio ao presidente.

Ele publicou o mais conhecido bordão bolsonarista: 'Brasil acima de tudo, Deus acima de todos".

Pato é casado com Rebeca Abravanel, filha de Silvio Santos, que se coloca publicamente como apoiador do presidente.

O superior de Pato, o diretor-executivo do São Paulo Raí, criticou o presidente em abril. Em entrevista ao Globoesporte.com, o dirigente chamou Bolsonaro de irresponsável e sugeriu sua renúncia.

Raí, então, passou a ser criticado por dirigentes do clube, que afirmavam que ele não deveria se posicionar sobre questões políticas publicamente.


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

Locadora de carros Hertz pede falência nos Estados Unidos e no Canadá

Locadora de carros Hertz pede falência nos Estados Unidos e no Canadá
Foto: Divulgação
O impacto da pandemia do coronavírus fez mais uma vítima no ramo empresarial nesta sexta-feira (22). A locadora de carros Hertz entrou com pedido de falência nos Estados Unidos e no Canadá.

"O impacto da Covid-19 na demanda de viagens foi repentino e dramático, levando a uma queda acentuada na receita da empresa e reservas futuras", diz o comunicado da empresa.

A Hertz tem sofrido com as ordens do governo que restringem as viagens e determina que as pessoas fiquem em casa. Grande parte das receitas da empresa vem do aluguel de carros nos aeroportos, que caíram muito já que os cidadãos estão evitando viajar de avião. Segundo a locadora, a decisão visa preservar a saúde e segurança dos empregados e clientes e eliminar os gastos não essenciais.

O processo de falência é somente nos dois países norte-americanos. Ele não inclui a Europa, Austrália e Nova Zelândia, regiões onde a locadora tem suas principais zonas operacionais globais. Além das franquias, que não são propriedade da empresa também ficaram de fora do pedido.

O maior acionista da Hertz é o bilionário americano Carl Icahn. Segundo a Forbes, ele é dono de uma fortuna avaliada em 13,8 bilhões de dólares.

Do Portal Bahia Notícias

Entre disparada de casos na América Latina, Paraguai e Uruguai destoam

Entre disparada de casos na América Latina, Paraguai e Uruguai destoam
Luis Alberto Lacalle Pou é o presidente do Uruguai | Foto: Divulgação
Jair Bolsonaro classificou a Covid-19 de "gripezinha". Para o presidente chileno, Sebastián Piñera, ela é o "inimigo comum". Já o peruano Martín Vizcarra afirmou que "o importante é cuidar do ser humano", enquanto o mexicano Andrés Manuel López Obrador pediu, num primeiro momento, beijos e abraços contra o coronavírus.

Apesar das diferentes opiniões de seus presidentes sobre a pandemia --e das estratégias adotadas--, os quatro países enfrentam agora uma disparada no número de casos confirmados da doença.

A situação fez o diretor-executivo da OMS (Organização Mundial da Saúde), Michael Ryan, afirmar nesta sexta-feira (22) que a América Latina é o novo epicentro da pandemia no mundo.

Mas o cenário não é igual em toda a região. Na quinta (21), Paraguai e Uruguai registraram apenas três novas infecções cada um, enquanto Brasil, Chile, Peru e México estão entre os dez países no mundo com mais casos novos diários.

A diferença nos números na América Latina chama a atenção especialmente porque as estratégias adotadas por cada país têm variado muito --na Europa, as nações tomaram medidas semelhantes entre si.

No Brasil, Bolsonaro minimiza os efeitos do vírus desde o início da pandemia e deixa para estados e municípios a tarefa de impor as medidas sanitárias e de isolamento.

O presidente mexicano, López Obrador, também minimizou a gravidade da situação, mas o aumento de casos o obrigou a mudar de postura. Passou a dar mais espaço a seu secretário de Saúde (equivalente ao ministro), Hugo López-Gatell, que impôs ações de distanciamento social.

O país também tem adotado medidas regionalizadas, mas, ao contrário do Brasil, elas são coordenadas pelo governo central, e não pelas autoridades locais. Ainda que sob uma nuvem de dúvidas sobre os dados oficiais, a gestão de López Obrador investe em campanhas de distanciamento social e tenta corrigir o rumo após uma largada tortuosa no combate à Covid-19.

Já a Argentina --que, como Brasil e México, adota uma estrutura federalista-- decretou em 19 de março um "lockdown" em todo o país e conseguiu impedir uma explosão no número de casos.

"Alguns países levaram mais a sério a resposta à pandemia. A Argentina tomou medidas para organizar uma ação nacional e enfatizar as medidas de isolamento", afirma o médico sanitarista Adriano Massuda, professor da FGV-SP.

Após mais de 80 dias em casa, porém, os argentinos começam a dar mostras que estão cansados das regras de isolamento e pressionam o governo por uma reabertura mais ampla, segundo Sebastián Tobar, pesquisador de relações internacionais da Fiocruz.

Desde terça (19) o país bate recordes de novos casos --foram 648 só na quinta.

Para Tobar, as nações que têm conseguido conter a disseminação da Covid-19 possuem realidades muito particulares. "Paraguai e Uruguai são pequenos, com populações menores do que a de alguns estados brasileiros", afirma.

Além disso, o Uruguai tem a maior quantidade de médicos em relação à população na América do Sul, segundo a OMS; o Paraguai foi o primeiro país da região a decretar o "lockdown" e a fechar suas fronteiras, em 10 de março.

O Peru adotou a quarentena obrigatória cinco dias depois do Paraguai, mas não foi bem sucedido porque carrega problemas anteriores.

"É um país que vem de uma crise política, econômica e social, com um corte nos investimentos. A infraestrutura de saúde é muito baixa, o país todo tem pouco mais de 800 leitos de UTI. A taxa de leitos em UTI por 100 mil habitantes é de 2,64", diz o pesquisador.

Para efeito de comparação, o índice do Brasil no quesito, em dado de março, é 22, segundo a Associação de Medicina Intensiva Brasileira. A OMS recomenda que essa taxa esteja entre 10 e 30.

O Chile não adotou um "lockdown" nacional, mas impôs a medida, em 26 de março, em alguns bairros de Santiago. Com um salto no número de casos, 50 dias depois ampliou a regra para toda a região metropolitana da capital.

"As autoridades confiaram que a situação tinha melhorado e flexibilizaram a quarentena. Com isso, o número de casos aumentou, e o sistema de saúde está saturado", diz Tobar. Além disso, Piñera tem enfrentado protestos contra a falta de trabalho e de comida.

Os atos chamam a atenção para a desigualdade na região, outro ponto que tem atrapalhado a resposta ao coronavírus, segundo Joan Costa-Font, professor do departamento de saúde pública da London School of Economics.

"A pandemia tem afetado os mais pobres e as minorias étnicas de maneira mais intensa", diz. "Enquanto indivíduos ricos podem trabalhar de casa ou permanecer em casa, os mais pobres não podem. E há ainda a questão da informalidade, grande na região."

Para Jarbas Barbosa, subdiretor da Organização Pan-Americana da Saúde, diversos aspectos sociais dificultam que toda a população latino-americana siga medidas de distanciamento social --o nível de isolamento na região tem ficado abaixo do europeu.

"A desigualdade social, o peso da economia informal, a ausência de medidas efetivas de proteção social para aliviar o impacto econômico e social podem ter contribuído para a adesão menor", resume ele.


Do Portal Bahia Notícias/por Bruno Benevides | Folhapress

Morador de Conceição do Coité é preso com carro clonado em Retirolândia

Foto: Notícias de Santaluz
Foto: Notícias de Santaluz
José Diego da Silva Santana, de 32 anos, foi preso na tarde desta sexta-feira (22) após ser flagrado com um carro clonado em Retirolândia, na região sisaleira da Bahia. 

De acordo com a Polícia Militar, uma guarnição do pelotão local fazia patrulhamento nas proximidades do povoado Tanque Novo quando abordou o veículo modelo Onix, cor prata, que estava sendo conduzido por ele. 

Durante a abordagem, conforme a polícia, os militares perceberam indícios de adulteração no chassi e na placa do automóvel, que possuía restrição de furto ou roubo. Ainda de acordo com a PM, José Diego relatou que comprou o veículo na cidade de Conceição do Coité, onde ele reside. O homem foi encaminhado à delegacia local para as medidas cabíveis.
Notícias de Santaluz

Salvador e mais oito cidades terão feriados antecipados para aumentar isolamento

Salvador e mais oito cidades terão feriados antecipados para aumentar isolamento
Foto: Montagem/ BN
O governador Rui Costa (PT) confirmou nesta sexta-feira (22) que Salvador e mais oito municípios da Bahia entrarão em regime de suspensão de todas as atividades não essenciais para contenção da disseminação do novo coronavírus entre a próxima segunda (25) e sexta-feira (29). A medida é parte da antecipação de feriados estaduais e municipais, exemplo do que aconteceu com São Paulo.

 Na capital baiana, serão antecipados o São João e o Dois de Julho, feriados estaduais, e o dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, que é comemorado no dia 8 de dezembro. Esta última informação foi divulgada pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). Ele indicou que os pontos facultativos relacionados a esses feriados serão suspensos. Os outros municípios listados também promoverão antecipação de feriados.

Entre quinta (28) e sexta (29), governo e prefeituras municipais assinarão decretos conjuntos de interrupção das atividades não essenciais, para que toda a semana seja contemplada, assim como os finais de semana, quando os índices de isolamento social são tradicionalmente maiores.

Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Candeias, Lauro de Freitas, Ipiaú e Camaçari também passarão pelo processo, todos com mais de 100 casos confirmados. A antecipação de feriados não será comum a todos municípios do estado, e quando não houver feriados municipais, haverá um decreto estadual para suspender atividades não essenciais. Serviços bancários não estarão suspensos na quinta e sexta.

"Isso não significa que outros municípios ou outros prefeitos que queiram aderir a essa medida, se ele entende que seu  município está com a taxa alta, poderá aderir, decretando na quarta, quinta e sexta, por conta de cada município, o decreto municipal", sinalizou o governador, durante coletiva conjunta com o prefeito ACM Neto. 

De acordo com Rui, o intuito é derrubar para 5% a taxa de contágio. “Vamos anunciar medidas de maior impacto para que, juntos, possamos impactar de forma mais forte a taxa de contágio e a curva de crescimento dele”, explicou. ACM Neto seguiu o mesmo tom e defendeu a iniciativa de antecipar os feriados e pontos facultativos para tentar reduzir a taxa de transmissão. "Queremos afastar ou diminuir o risco do colapso do sistema de saúde", informou o prefeito.

“Essa medida pode fazer com que a gente encurte o processo de retomada das atividades. A prefeitura vem conversando com os principais segmentos econômicos sobre os protocolos de retorno, detalhando quais serão as medidas necessárias para retomada dessas atividades. É desejo nosso e claro que qualquer decisão será compartilhada com o governo do estado", completou o gestor da capital.

Do Portal Bahia Notícias/por Matheus Caldas / Fernando Duarte

Justiça arquiva processo que pedia investigação de Lula por ofensa a honra de Bolsonaro

Justiça arquiva processo que pedia investigação de Lula por ofensa a honra de Bolsonaro
Foto: Sérgio Lima / Poder360
A Justiça Federal decidiu arquivar o inquérito que pedia a investigação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por crime contra a honra do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No caso em questão, de novembro do ano passado, o petista disse que não era possível que o Brasil tivesse "o desprazer de ter no governo um miliciano", responsável pela violência "do povo pobre" e "pela morte da [ex-vereadora] Marielle".

Com isso, o então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, entrou com o pedido de inquérito com base na Lei de Segurança Nacional. Mas o Ministério Público Federal (MPF) foi contra, propondo o arquivamento do processo, agora acatado pela Justiça (veja aqui).

Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, o juiz federal da 15ª Vara Criminal da Seção Judiciária do Distrito Federal, Francisco Codevila, compreendeu que Bolsonaro não sofreu lesão ou foi exposto a qualquer tipo de lesão com a manifestação de Lula, "a despeito de serem profundamente desrespeitosas". "É razoável retirar a liberdade de um indivíduo quando este, por sua conduta, atinge a honra de alguém? É evidente que não", ressaltou o magistrado na decisão.

Do Portal Bahia Notícias

MEC prorroga inscrições para o Enem após baixa adesão de alunos da rede pública

MEC prorroga inscrições para o Enem após baixa adesão de alunos da rede pública
Foto: Bahia Notícias
O Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) prorrogou o prazo de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio, antes previsto para finalizar nesta sexta-feira (22). A decisão foi tomada após pedido das secretarias estaduais de Educação após observarem a baixa adesão de alunos da rede pública.

As inscrições seguirão ativas até a próxima quarta-feira (27). O anúncio foi feito pelo ministro Abraham Weintraub, por meio das redes sociais. 

Na quarta-feira (20), o MEC já havia anunciado o adiamento da prova. A nova data ainda não foi definida, mas sugere adiamento de 30 a 60 dias em relação ao previsto anteriormente (reveja aqui).

Do Portal Bahia Notícias

Ministério da Saúde já soma 21 militares em postos de direção

Ministério da Saúde já soma 21 militares em postos de direção
Foto: Erasmo Salomão / MS
Sob a gestão interina do general Eduardo Pazuello e em meio à crise pandêmica do coronavírus, o Ministério da Saúde tem cada vez mais de militares em postos-chave.

De acordo com levantamento feito pela Folha de S. Paulo, foram 21 militares nomeados em publicações do Diário Oficial da União.

A maioria é ligada ao Exército e veio de unidades ligadas a setores de pagamento e pessoal, finanças e logística. Sem experiência na área, boa parte foi colocada em cargos de direção e coordenação na Secretaria-Executiva.

O processo de militarização da Saúde começou ainda quando Nelson Teich era ministro, justamente com a entrada de Pazuello como número 2 da pasta. Desde que Pazuello assumiu, o número de nomeações tem aumentado. A questão foi citada por Luiz Henrique Mandetta, outro ex-ministro.

"Vi a entrada de um número grande de militares. Eles têm conhecimento de logística, de operações. Mas não trabalham com o SUS", disse, em entrevista à Folha.


Pazuelo chegou a afirmar que a atuação é temporária. 

"Em princípio serão só 90 dias. São pessoas preparadas para lidar com esse tipo de crise, e precisamos desse tipo de preparo", disse, em reunião com secretários estaduais e municipais de Saúde na última quinta-feira (21). "É temporário e vou ter de substituí-los ao longo dos 90 dias. Vamos substituindo e colocando no momento de maior normalidade", completou.

Do Portal Bahia Notícias

Guedes sugere que China financie plano 'para ajudar todo mundo atingido'

Guedes sugere que China financie plano 'para ajudar todo mundo atingido'
Foto: Isac Nóbrega/PR
O ministro da Economia, Paulo Guedes, sugeriu que a China financiasse um “um Plano Marshall para ajudar todo mundo que foi atingido”. A fala dele foi registrada na reunião do dia 22 de abril entre ministros e o presidente da República, Jair Bolsonaro, cuja íntegra foi liberada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello.

Guedes defendeu o nome do programa “Pró-Brasil”, contra a adoção de “Plano Marshall”. Para ele, “o governo quebrou”. “Em todos os níveis. Prefeitura, governador e governo federal”, completou. “Então tá cheio de gente pensando nessa eleição agora, e botando coisa na p ... na cabeça do ... do ... de todo mundo aqui dentro, que são governadores querendo fazer a festa, são às vezes ministros querendo aparecer, tem de tudo”, avaliou o ministro da Ecomomia.

“Não pode ministro pra querer ter um papel preponderante esse ano destruir a candidatura do presidente, que vai ser reeleito se nós seguirmos o plano das reformas estruturantes originais”, defendeu Guedes.

Do Portal Bahia Notícias/por Fernando Duarte

Recuperados do coronavírus na Bahia passam de 3,6 mil, informa Sesab

Recuperados do coronavírus na Bahia passam de 3,6 mil, informa Sesab
Foto: Fernando Vivas/GOVBA
A Bahia já contabiliza 3.679 pessoas recuperadas da infecção pelo novo coronavírus. O número consta no boletim desta sexta-feira (22) da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). 

O documento informa que o estado possui 8.479 casos ativos.

O Lacen realizou no período de 1º de março de 2020 a 22 de maio às 15h o total de 40.644 exames de vírus respiratórios cujos resultados já foram liberados. No momento há 4.490 exames em análise.

Do Portal Bahia Notícias

Brasil vai a 21.048 mortes e 330.890 mil casos confirmados do novo coronavírus

Brasil vai a 21.048 mortes e 330.890 mil casos confirmados do novo coronavírus
Foto: Fernando Vivas/GOVBA
O Brasil registrou pela terceira vez mais de mil mortes por coronavírus em 24h. Nesta sexta-feira (22) o número registrado pelo Ministério da Saúde foi de 1.001. O total de brasileiros que perderam a luta para a Covid-19 é de 21.048 mortes, o número era de 20.047 na quinta-feira (21).

Quanto aos casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus o boletim informa que são 330.890. Foram 20.803 novos casos incluídos no balanço em 24 horas. 

Os dados também informam o número de paciente recuperados da Covid-19: 135.430.

Com esta atualização, o Brasil ultrapassou a Rússia (326.448) em número de confirmações e se tornou o segundo país com mais casos de coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos (1.598.631), segundo o levantamento da Universidade Johns Hopkins.


Do Portal Bahia Notícias

Em reunião, Bolsonaro defendeu possibilidade de intervenção das Forças Armadas

Em reunião, Bolsonaro defendeu possibilidade de intervenção das Forças Armadas
Foto: Marcos Corrêa/ PR
Em um trecho da reunião com ministros no dia 22 de abril, o presidente Jair Bolsonaro defendeu o uso das Forças Armadas para “reestabelecer a ordem no Brasil”. O contexto incluía a negativa da possibilidade de um Ato Institucional Nº5 – normativo da ditadura militar que restringiu liberdades.

“Nós queremos cumprir o Artigo 142. Todo mundo quer cumprir o artigo”, bradou Bolsonaro. O artigo citado pelo presidente é uma referência ao trecho da Constituição brasileira que sobre a defesa, as instituições democráticas e as Forças Armadas. Nas hostes que apoiam uma intervenção militar no país, é esse o artigo considerado como uma brecha para que aconteça o uso ilegal das Forças Armadas.

“E havendo necessidade, qualquer dos poderes, pode [pedir intervenção militar], né? Pedir as Forças Armadas que intervenham pra reestabelecer a ordem no Brasil, naquele local sem problema nenhum”, sugeriu o presidente. Bolsonaro afirma não ter “amor pela cadeira de presidente”. “Tem que fazer a sua parte. Tenho que falar com vocês, porque depois de um certo momento, onde chegar na cabeça das pessoas, fica difícil voltar atrás. Daí querem uma crise”, completou.

“Não vou provocar ninguém. E a Defesa faz uma nota muito boa dizendo que vai cumprir a constituição, liberdade, e co ... dez! E não aceita golpe, dez! Também não aceita um contragolpe dos caras, porra”, vociferou Bolsonaro.

Do Portal Bahia Notícias/por Fernando Duarte

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Nova Soure tem a maior média de crescimento da Covid-19 nos últimos cinco dias: 141,5%

Nova Soure tem a maior média de crescimento da Covid-19 nos últimos cinco dias: 141,5%
Foto: Reprodução / TCM-BA
O município de Nova Soure, no sertão baiano, tem a maior média de crescimento da contaminação pelo novo coronavírus nos últimos cinco dias na Bahia. Segundo o boletim divulgado nesta sexta-feira (22) pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), o número de contaminados na cidade cresceu 141,5% por dia no período.

Segundo a Sesab, Nova Soure alcançou 43 casos confirmados da Covid-19 nesta sexta. A contagem soma os já contabilizados pelo município e os que ainda aguardam validação da prefeitura.

No ranking das maiores médias de contaminação, Nova Soure é seguida de perto por Anguera, no Portal do Sertão, e Potiraguá, no Médio Sudoeste da Bahia. Ambos municípios alcançam uma taxa de crescimento de 120%.

O sinal de alerta acende-se ainda para o município de Luís Eduardo Magalhães, no Bacia do Rio Grande, oeste baiano. A cidade está com uma taxa média de crescimento da contaminação de 96,72%.

O governo do estado tenta reduzir a taxa de crescimento médio da Bahia para 5%. Para isso, determinou nesta sexta uma antecipação de feriados nos municípios com mais de 100 casos da Covid-19, buscando diminuir a circulação de pessoas nas ruas (veja aqui).

Do Portal Bahia Notícias/por Lula Bonfim