SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

Jaqueline da Rádio agradece os 623 votos

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 2 de maio de 2020

Em 24 horas, Brasil registra 421 mortes por Covid-19; país tem 96.559 contaminados

Em 24 horas, Brasil registra 421 mortes por Covid-19; país tem 96.559 contaminados
Foto: Tchélo Figueiredo/SES-MT / Reprodução
O Ministério da Saúde divulgou, na tarde deste sábado (2), o mais recente balanço do coronavírus no Brasil. Em 24 horas, segundo informações da Folha de S. Paulo, foram registrados 421 mortes por Covid-19 e mais 4.970 testes positivos para a doença. 

Com a nova atualização, o Brasil possui 96.559 pessoas contaminadas pelo coronavírus, entre casos ativos e recuperados. 

São Paulo continua como estado mais afetado pela doença. Por lá, onde é constatado a redução do isolamento social, já foram contabilizados 2.586 mortes e 31.174 casos. Em segundo lugar aparece o Rio de Janeiro com 971 mortes e 10.546 contaminações oficialmente registradas.

Fora da região Sudeste, os estados que apresentam os maiores números de mortes por Covid-19 são Ceará, com 638, Pernambuco, com 628 e Amazonas, com 501. 

Na capital do estado nortista, Manaus, o sistema de saúde já entrou em colapso e foi identificado, em abril, o aumento de 179,5% no número de óbitos em comparação com o mesmo mês do ano passado.  

Do Portal Bahia Notícias

Juiz destina recursos pagos por réus para o combate da Covid-19 em cidades do sertão

Juiz destina recursos pagos por réus para o combate da Covid-19 em cidades do sertão
Foto: Divulgação
O juiz Cláudio Santos Pantoja Sobrinho autorizou a transferência de recursos do cumprimento de penas pecuniárias, transação penal e suspensão condicional de processos da Vara Crime para as cidades que compõem a Comarca de Chorrochó. As informações são do Portal PA

A verba de R$ 40 mil, que será dividida em R$ 10 mil a cada uma das quatro cidades, deverá ser aplicada na aquisição de materiais e equipamentos médicos necessários ao combate da Covid-19. 

Do Portal Bahia Notícias

Bolsonaro tranquiliza apoiadores: 'Ninguém vai querer dar um golpe em cima de mim, não'

Bolsonaro tranquiliza apoiadores: 'Ninguém vai querer dar um golpe em cima de mim, não'
Foto: Reprodução / Facebook
Após entrar em crise com o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) por participar de atos que proferiam ataques a esse poderes, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse a apoiadores que não vai sofrer um golpe. A declaração foi dada em frente ao Palácio da Alvorada, na manhã deste sábado (2).

"Ninguém vai fazer nada ao arrepio da Constituição [Federal], fiquem tranquilos. Ninguém vai querer dar um golpe em cima de mim, não, podem ficar tranquilos", frisou. Vale lembrar que dias atrás o presidente disse que ele era a própria Constituição, a fim de salientar que não atentava contra a democracia.

Já a declaração de hoje foi feita em resposta a bolsonaristas que criticavam a atuação do STF. "Fizemos vaquinha para vir aqui para te dar apoio, para repudiar o que aquele Supremo Tribunal Federal está fazendo com o senhor", afirmou um dos apoiadores.

O grupo, assim como o presidente, tem personificado seus ataques ao ministro Alexandre de Moraes, já que o magistrado foi o responsável por suspender a nomeação do delegado Alexandre Ramagem para o comando da Polícia Federal (PF). Na sentença, o magistrado atendeu a um pedido do PDT, que contestou a nomeação com base nas acusações feitas pelo ex-ministro Sergio Moro de que Bolsonaro pretendia trocar o diretor-geral para interferir politicamente no órgão (saiba mais aqui).

          
Do Portal Bahia Noticias/Vídeo TV Sisal

Aprovação de Rui Costa no combate ao coronavírus registra queda no interior da Bahia

Aprovação de Rui Costa no combate ao coronavírus registra queda no interior da Bahia
Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias
A atuação do governador Rui Costa (PT) em meio às ações de combate à pandemia do novo coronavírus é bem avaliada entre os baianos. Ainda assim, o índice registrou queda de acordo com a pesquisa DataPoder360, divulgada na manhã deste sábado (2).

Elaborada em parceria com o jornal A Tarde, a pesquisa indica que 56% dos baianos avaliam a gestão de Rui como ótima ou boa neste quesito enquanto 28% dizem que o desempenho dele é regular e 9% acham ruim ou péssimo. Essa pesquisa foi feita entre segunda (27) e quarta-feira (29) com 2,5 mil pessoas. A anterior, que mostrava o governador petista avaliado por 61% dos baianos como ótimo ou bom, foi feita entre os dias 13 e 15 de abril.

Mais detalhado, o novo levantamento mostra uma disparidade entre a aprovação de Rui na capital e no interior. Enquanto em Salvador, a aprovação oscilou negativamente dentro da margem de erro, de 72% para 70%, no interior, a queda foi de cinco pontos percentuais, chegando a 52%.

Patrocinado pela Associação Comercial da Bahia, o levantamento foi feito por meio de entrevistas telefônicas, com 2.500 pessoas, espalhadas em 221 municípios do estado. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Do Portal Bahia Notícias

PM é internado com Covid-19 em Porto Seguro; número de casos na corporação chega a 31

PM é internado com Covid-19 em Porto Seguro; número de casos na corporação chega a 31
Máscaras distribuídas para PMs | Foto: Divulgação / PM-BA
A assessoria da Polícia Militar confirmou ao Bahia Notícias que há um agente da corporação internado com coronavírus em Porto Seguro. Segundo o site Radar 64, se trata de um soldado que está na UTI do Hospital Luís Eduardo Magalhães, mas a corporação ressalta que não tem divulgado detalhes sobre o estado de saúde de seus agentes.

De acordo com o portal do Extremo Sul da Bahia, o soldado é jovem e deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva na quarta-feira (29), já respirando com ajuda de ventilador mecânico. A publicação diz ainda que há suspeita de que ele tenha sido infectado em Ilhéus, onde esteve para participar do enterro da mãe no último dia 17 - a cidade da região cacaueira contabiliza 217 casos de Covid-19 até a noite de sexta-feira (1º), segundo maior número do estado. 

O policial, então, teria começado a apresentar os sintomas do coronavírus no sábado passado (25) e foi dispensado do serviço no mesmo dia, sob orientação de permanecer em casa.

Com ele, a Polícia Militar da Bahia chega a 31 casos confirmados da doença e uma morte em decorrência dela. Em resposta enviada ao BN, a assessoria relatou ainda que há 393 casos sob suspeita.

Do Portal Bahia Notícias

TRF-3 desobriga Bolsonaro a apresentar exames neste sábado

TRF-3 desobriga Bolsonaro a apresentar exames neste sábado
Foto: Reprodução / Agência Brasil
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) suspendeu neste sábado (2) a ordem que obrigou Jair Bolsonaro a entregar à Justiça de São Paulo “os laudos de todos os exames” realizados para verificar se o presidente  foi contaminado ou não pelo novo coronavírus (saiba mais aqui). 

A decisão foi tomada pela desembargadora plantonista Mônica Nobre, desobrigando Bolsonaro a divulgar os papéis hoje. O pedido foi feito pela Advocacia Geral da União (AGU). As informações são do jornal Estado de S.Paulo. 

Na última quinta-feira, a juíza federal Ana Lúcia Petri Betto decidiu dar mais 48 horas para que Bolsonaro envie todos os papéis dos testes de covid-19. A decisão da Justiça Federal de SP foi tomada após o governo enviar ontem um relatório, assinado por dois médicos da Presidência da República em 18 de março, informando que Bolsonaro estava assintomático e havia testado negativo para a doença.

Do Portal Bahia Notícias

Se eleições fossem hoje, Moro disputaria 2° turno com Bolsonaro; presidente lidera cenários


Se eleições fossem hoje, Moro disputaria 2° turno com Bolsonaro; presidente lidera cenários
Foto: Reprodução / Agência Brasil
Sergio Moro deixou o cargo de ministro no governo de Jair Bolsonaro (sem partido) e se tornou um dos principais rivais do ex-chefe em uma eventual disputa presidencial em 2022. 

Um novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas mostrou que o ex-juiz apareceria em segundo lugar se a disputa eleitoral fosse hoje, em um cenário mais provável, contra Bolsonaro e sem a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 
 

Bolsonaro e Moro fariam segundo turno sem Lula | Foto: Reprodução / Paraná Pesquisas

A pesquisa ainda mostrou que Bolsonaro lidera as intenções de voto em qualquer cenário sem Lula e contra oponentes como Ciro Gomes (PDT), Luciano Huck (sem partido) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).



Bolsonaro lidera cenário sem Lula e sem Moro | Foto: Reprodução / Paraná Pesquisas 
Lula foi o único que empatou tecnicamente com Bolsonaro, na margem de erro, nos cenários apresentados aos eleitores da pesquisa. O ex-presidente, que está impedido de concorrer a cargo público pela Lei da Ficha Limpa, teria 23% das intenções de voto contra Bolsonaro (26%).


Bolsonaro e Lula empatam na margem de erro | Foto: Reprodução / Paraná Pesquisas 
A pesquisa ouviu 2006 eleitores entre 27 a 29 de abril. A margem estimada de erro de aproximadamente é de 2,0% para os resultados gerais.

Do Portal Bahia Notícias/por Lucas Arraz

Retirolândia confirma 1º caso de Covid-19; homem apresentou sintomas após receber visita de irmã que mora em Salvador

Foto: Reprodução/Pixabay
Foto: Reprodução/Pixabay
A Secretaria Municipal de Saúde de Retirolândia, na região sisaleira da Bahia, confirmou na noite deste sábado (2) o primeiro caso de Covid-19 no município. Segundo o secretário de Saúde Cláudio Inocêncio, o paciente é um homem de 45 anos, que começou a apresentar sintomas da doença causada pelo novo coronavírus após receber a visita de uma irmã, residente em Salvador. 

“O cidadão recebeu a visita de sua irmã há aproximadamente 15 dias atrás (sic), irmã esta que veio da cidade de Salvador, e três dias depois esse paciente começou a apresentar os sintomas de Covid-19, dentre eles tosse, febre, diarreia e dores no corpo”, disse Cláudio. 

O secretário de Saúde, porém, não deixou claro se a mulher testou positivo para Covid-19 nem se ela ainda está em Retirolândia ou já retornou para Salvador. De acordo com Cláudio, o homem está em isolamento social, com quadro de saúde estável, e todos os familiares que tiveram contato com ele ou com a irmã dele estão sendo monitorados e vão ser submetidos a testes.
Notícias de Santaluz

Dispara o número de casos descartados de coronavírus em Serrinha-Ba


No boletim deste sábado, 02/05, a Prefeitura de Serrinha informou que mais cinco casos foram descartados, subindo para 101 o número de casos descartados, ou seja, pessoas que fizeram o teste e o resultado deu negativo.

São 4 o número de casos suspeitos, ou seja, de pessoas que fizeram o teste para COVID – 19 e que aguardam o resultado do exame feito pelo LACEN.

Serrinha tem quatro casos confirmados de COVID-19, sendo três curados.

Apenas um caso se mantém em isolamento domiciliar e sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica.

É necessário continuar mantendo o isolamento social que, até o momento, é a maneira mais eficaz de impedir que o vírus se espalhe.

Vale lembrar que Serrinha já tem transmissão comunitária, quando já não é possível identificar onde o vírus está circulando.

Se tiver necessidade de sair, use máscara!

Da Ascom/PMS

Pelo país, canteiros de obras continuam em atividade

Pelo país, canteiros de obras continuam em atividade
Foto: Reprodução / G1
Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, canteiros de obras pelo país não paralisaram as atividades, principalmente no setor público.

Em alguns casos, metade dos funcionários foi dispensada, com a justificativa de cumprir o distanciamento social em razão da Covid-19. Os prazos de conclusão de edifícios e obras públicas inicialmente projetados serão revistos.

No Rio, as obras públicas seguiram o cronograma. Mas não havia nenhum grande projeto em andamento --as obras do BRT Transbrasil, o único grande projeto, foram suspensas no fim do ano por falta de recursos.

A Bahia permanece com pelo menos 72 canteiros de obras em atividade. Grandes obras como a construção de avenidas, viadutos e recuperação de estradas foram mantidas.

Em Porto Alegre, o som de martelos e máquinas, típico dos prédios em construção, voltou a ser escutado no último dia 23, quando a atividade foi liberada de forma gradual pelo prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB).

O setor da construção civil não parou em BH nem em Minas Gerais. O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais firmou acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de BH e Região para regulamentar as operações em meio à pandemia.

As medidas previstas incluem flexibilização da jornada, home office, redução de jornada e salários, antecipação de férias individuais ou concessão de férias coletivas. O Sinduscon-MG calcula 250 canteiros em atividades no estado, gerando 40 mil empregos diretos e indiretos. Cerca de 60% das atividades estão em BH.

Em todo o estado, o Sinduscon-PR contabiliza cerca de 130 mil trabalhadores na construção civil. Em Curitiba, são aproximadamente 42 mil. O sindicato só deve ter a partir de maio uma medição do impacto do novo coronavírus nos empregos e obras.


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

Veja o número de casos e mortes por coronavírus no Brasil e na Bahia

Veja o número de casos e mortes por coronavírus no Brasil e na Bahia
Foto: CDC
O Brasil tem, até o momento, 92.865 casos confirmados de coronavírus, com 6.491 mortes. Já na Bahia, testes já apontaram a contaminação de 3.315 pessoas até o momento. Destas, 123 morreram. 

Os casos confirmados ocorreram em 145 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63%). Ao todo, 727 pessoas estão recuperadas na Bahia.

Na Bahia, dos 838 leitos disponíveis do Sistema único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 367 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 44%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 318 leitos exclusivos para o coronavírus, 169 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 53%.

Do Portal Bahia Notícias

Bahia registra 48 novos casos coronavírus; número de contaminados chega a 3.315

Bahia registra 48 novos casos coronavírus; número de contaminados chega a 3.315
Foto: Reprodução
O estado da Bahia registrou oficialmente mais 48 novos casos de contaminados por coronavírus. De acordo com o mais recente boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), divulgado na tarde deste sábado (2), o número de testes positivos no estado subiu para 3.315. 

A pasta esclarece que deste número total há 727 pessoas recuperadas e outras 2.465 ainda com casos ativos e sendo monitoradas. A Bahia, até o momento, registra 123 óbitos pela Covid-19, mesmo número divulgado no boletim anterior (veja aqui). 

Dos 417 municípios que compõem o estado, 145 deles já apresentaram ao menos um caso de coronavírus. Salvador é a cidade que apresenta 63,35% do total de contaminados. 

Em relação ao coeficiente de incidência, que considera o número de casos para cada 1 milhão de habitantes, os municípios que aparecem nas primeiras colocações são: Ilhéus (1.367,61) Uruçuca (1.218,38), Itabuna (994,26), Coaraci (765,02) e Salvador (731,11).

Do Portal Bahia Notícias

Prefeitura de Conceição do Coité interdita ruas para organização das filas do saque do Auxilio Emergencial


Com a formação das enormes filas em casas lotéricas e agências de caixa em Conceição do Coité, a gestão pública decidiu interditar três ruas do centro do município para organização das filas dos beneficiários do auxilio emergencial. Conforme informações, a iniciativa tem como objetivo evitar aglomeração para o saque emergência, também do Bolsa Família e aposentadoria.

Conceição do Coité, localizada no Território do Sisal, tem mais de 62.000 mil habitantes, e conta com 3 (três) casos confirmados e 3 (três) suspeitos, 2 (dois) novos, sintomáticos. A população que encara as longas filas, deve utilizar mascara de proteção, como a única opção é expor-se, se proteger e seguir as recomendações dos órgãos de saúde. 

Para sensibilizar a população, a Secretaria Municipal de Saúde, ordenou profissionais da saúde para conscientização nas filas, além da aplicação da álcool em gel aos usuários dos bancos e correspondentes bancários. Em comunicado, a gestão destacou: "Neste sábado, 02 de maio, no período da manhã, haverá interdição das ruas Amâncio Mota, João Benevides e Floriano Peixoto". Em outro trecho, informa: "fechamento do antigo Câmbio 12, até Praça do Mercado, em único sentido".

Leia também: Barrocas: População sofre em fila para sacar benefício em casa lotérica e jovem cobra Posto da Caixa para cidade
Da Redação - Por Victor Santos

Barrocas: Vereador José Eclécio confirma que sua filha que trabalha em Salvador, testou positivo para Coronavírus

Foto: Arquivo JNV
Na manhã deste sábado (02), o Vereador José Eclécio Queiroz da Silva, conhecido como Kekeu de Dãozinho, confirmou que a filha Fernanda Queiroz, 23 anos, farmacêutica que trabalha em Salvador, testou positivo para 'Novo Coronavírus'. Segundo o parlamentar, Fernanda que mora e trabalha na capital, começou sentir os sintomas na quinta-feira (23), quando imediatamente foi afastada das suas atividades e ficou em isolamento. O resultado do exame saiu no dia 30 de abril, confirmando a suspeita inicial.

Ao JNV, o conhecido Kekeu falou dos momentos de apreensão que a família passou, mas disse que felizmente Fernanda está se recuperando bem, por isso todos já estão mais tranquilos. Ele lamentou os boatos a cerca do caso, esclareceu que faz cerca de dois meses e dez dias que ela esteve em Barrocas, justamente para preservar a família e a população em geral, já que como profissional de saúde, estava trabalhando na linha do frente do enfrentamento ao Covid-19 em Salvador. Utilizando as redes sociais, Kekeu fez esclarecimentos e pediu para as pessoas ficarem em casa: "É triste como alguns utilizam o sofrimento alheio para disseminar o ódio e fomentar o medo; esses existem, e infelizmente são muitos"... segue abaixo a Nota compartilhada pelo Vereador.

Segue alguns esclarecimentos:

1. A minha filha - Fernanda Queiroz - formou-se em “farmácia” em 2018, portanto é uma profissional de saúde;

2. Desde Setembro de 2019 exerce dignamente a sua função na cidade de Salvador, no Centro de Referência Estadual de Atenção a Saúde do Idoso;

3. Em virtude da pandemia originária do Covid-19 foi transferida para o Hospital Fazendão - antigo CT do Bahia;

4. Então passou a atuar no “front de batalha”, em uma luta que é de todos nós;

5. Em virtude disso, e, infelizmente, testou positivo para o Covid-19, tal como vários profissionais de saúde no dia 30 de Abril de 2020, ingressando imediatamente em “isolamento total”, não em Barrocas, mas na cidade de Salvador;

6. Felizmente o estado de saúde dela é estável, não tendo até o momento demostrado nenhum sintoma grave - falta de ar, febre etc.

Ainda, faz-se necessário esclarecer que:

1. A minha filha deixou de vir a nosso município desde o dia 27 de Fevereiro de 2020, buscando então preservar a nossa população, isso porque o vírus passou a circular em Salvador desde 13 de Março do ano corrente;

2. Certo que o resultado - emitido no dia 30 de Abril de 2020 - não saiu no Boletim Epidemiológico do nosso município, isso porque ela não reside em Barrocas, mas em Salvador desde Janeiro de 2015;

3. Ainda, nós - amigos e familiares - não mantivemos contato pessoal com ela desde a última vinda a Barrocas - 27 de Fevereiro de 2020, o que muito doí, mas que no momento é o melhor e único remédio.

Aproveito o momento para saudar todos os profissionais de saúde do nosso país, isso porque não renunciaram as suas funções, pelo contrário vem (ou vinham) cumprindo com o seu juramento, estando então no “front de batalha”. A vocês a nossa GRATIDÃO.

Enfim, o melhor remédio é ficar em casa, pois assim estaremos imunes a esse vírus que somente será derrotado coletivamente.

Atenciosamente, Kekeu de Daozinho e família.

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Nordestina registra primeiro caso confirmado de infecção pelo novo coronavírus

Foto: Reprodução/Pixabay
Foto: Reprodução/Pixabay
O município de Nordestina, na região sisaleira da Bahia, registrou o primeiro caso confirmado de pessoa infectada pelo novo coronavírus, segundo informou a prefeitura neste sábado (2). Trata-se de um paciente com histórico recente de viagem a Salvador, com parada em Feira de Santana. 

Na última terça-feira, dia 28 de abril, a pessoa foi submetida ao teste após apresentar sintomas como dor de cabeça, febre e dores pelo corpo. Exames confirmaram o diagnóstico de Covid-19 neste sábado, segundo a prefeitura. 

O paciente está em isolamento domiciliar e sendo acompanhado pela vigilância epidemiológica municipal. O estado dele saúde é estável. Até a manhã deste sábado, havia 38 casos suspeitos de coronavírus sendo monitorados na cidade, de acordo com boletim divulgado pela secretaria municipal de saúde.
Notícias de Santaluz

Quase 700 pessoas estão recuperadas do novo coronavírus na Bahia


Bahia registrou até ontem (1º de maio) a recuperação de 697 pessoas do novo coronavírus (Covid-19). Os dados são da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). 

Segundo a pasta, ao todo são 3.140 confirmações da doença em 137 municípios baianos. Até o momento, 7.931 casos foram descartados e 2.326 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Até esta sexta, o Brasil registrou 38.039 pessoas curadas do coronavírus, segundo dados do Ministério da Saúde. A taxa nacional de recuperação da doença encontra-se em 45%. Conforme levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem 91.589 casos confirmados da Covid-19.

São Paulo se mantém como o epicentro da pandemia no país, com 30.374 casos. O estado também concentra o maior número de falecimentos (2.511). Em seguida vem o Rio de Janeiro, com 10.166 casos e 921 óbitos. Com 7.334 casos, Pernambuco aparece em terceiro no número de óbitos, com 603. O Ceará tem 7.879 casos e 505 mortes e o Amazonas registra 5.723 caos e 476 óbitos.


Do Portal Ailton Pimentel/Foto: BNews

A terceira guerra mundial chegou e não nos demos conta


Eu nasci poucos anos depois do fim da última grande guerra, e desde pequeno ouço falar que a Terceira Guerra Mundial provavelmente iria dizimar grande parte da raça humana. Acho que chegamos nela e nem nos demos conta disso. 

A diferença é que eu, na minha inocência, acreditava que seria uma briga de algum país rico,contra outro país rico, em busca de alguma riqueza maior ainda.Que esses países inventariam bombas terríveis e com toda força bélica iriam demonstrar quem era o mais forte… Errei… Errei feio…

Descobri que o país mais forte na terceira guerra mundial, não é o que tem mais armas de fogo. Não é o que investiu em força bélica, ou armamento nuclear. O país que vai ganhar a guerra é aquele que soube investir na ciência, na saúde e em sua infraestrutura hospitalar, porque o inimigo não morre com um tiro, ele é invisível. Mas, em uma coisa eu estava certa…Muitos vão morrer. Essa guerra está aí para inverter valores. Veja: o petróleo, sem consumo, não vale nada, não é mais ouro negro como sempre disseram… O ouro hoje é em gel, e transparente… E só serve pra desinfetar.

Shoppings fechados, lojas desertas. Pra que comprar, se ninguém vai ver a bota nova comprada na loja cara logo no lançamento da Coleção outono-inverno?

Carros caros que não saem das garagens. Viagens desmarcadas. A Disney perdeu o encanto e o Donald, dessa vez o Trump, pede para que os americanos fiquem em casa.Em todas as línguas a palavra mais falada é essa mesmo “casa”… Que ganha um novo significado, além de morada vira “abrigo”.

A muralha da China não impediu que o vírus se espalhasse. Deixamos todo o trabalho em cima das mesas e de um dia para o outro, tudo parou… Tenho a sensação de que não me despedi de ninguém…Fico imaginando que eu não posso perder ninguém, nem ir embora desse mundo sem me despedir. Será que abracei o suficiente? Será que disse a todos o quanto eu os amo.Não sei… Essa Guerra me deixou sem chão, verdades tão óbvias apareceram e quebraram paradigmas. Precisou que o mundo parasse e o vírus ameaçasse nossa sobrevivência para que os pais percebessem que educação se faz em casa. E que escolas são centros de socialização. Que ensinar não é fácil e que professores são muito mais heróis do que aqueles que o cinema mostra.Que os mitos estão nos hospitais, de máscaras e sem condições de trabalho e não no Planalto onde a idiotização das pessoas toma forma humana e sem escrúpulos.

Se você aprendeu com a sabedoria dos mais velhos, sorte a sua, o mundo depois desse tsunami será mais jovem, com menos rugas e menos sábio… Ou talvez a sabedoria apareça nesse tempo, desde que ele sirva para entendermos que viagens foram canceladas porque a grande viagem que deve ser feita é pra dentro de nós mesmos. Para que você entenda que o importante não são os custos, mas os valores. Que essa guerra sirva pra que você reveja seus conceitos, entenda que rico é o trabalhador, sem ele não existe riqueza. Que sem o homem a natureza é mais feliz e o céu mais azul. Que amigos usam a tecnologia pra se fazer perto e que não existe distância para aqueles que se amam. Que vencer uma guerra no sofá é uma benção e está em suas mãos. Sua casa é sua trincheira e na terceira guerra mundial a granada mais perigosa é água e sabão. E quando passar, olhe pra essa quarentena e veja que ela foi apenas o tempo de incubação, que você precisou para renascer.

Do Portal Ailton Pimentel/Texto: Adriana Giampietro/Imagem: Google

Mundo já tem mais de 1 milhão de pessoas curadas da covid-19


O mundo já tem mais de 1 milhão de pessoas que se curaram da covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus. O balanço foi feito pela universidade dos EUA Johns Hopkins.

Este número pode ser ainda maior, já que o estudo leva em conta apenas os casos da doença confirmados oficialmente, deixando de fora os assintomáticos ou não-testados.

Ao redor do planeta, mais de 3. 361.244 milhões de pessoas tiveram a doença, com 239.090 mil mortes por complicações da Covid-19.


Do Portal Bahia Notícias

Futuro presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso vê 'risco real' de adiamento das eleições

O ministro Luís Roberto Barroso, futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou ontem (1º) que há um “risco real” de adiamento das eleições municipais de outubro, para escolha de novos prefeitos e vereadores, devido à pandemia do novo coronavírus. As datas marcadas para o primeiro e o segundo turnos são 4 e 25 de outubro. A mudança da data das eleições depende do Congresso.
“Por minha vontade, nada seria modificado porque as eleições são um rito vital para a democracia. Portanto, o ideal seria nós podermos realizar as eleições. Porém, há um risco real, e, a esta altura, indisfarçável, de que se possa vir a ter que adiá-las”, afirmou o ministro, durante transmissão ao vivo em uma rede social promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Segundo o ministro, que sucederá a ministra Rosa Weber no final de maio na presidência do TSE, caso não seja possível realizar as eleições em outubro, o pleito, na avaliação dele, teria de ser feito "em poucas semanas, ou no máximo em dezembro, para não haver risco de se ter que prorrogar mandatos”.
Barroso também se disse contrário à hipótese de se fazer a eleição municipal junto com a eleição nacional, em 2022, de modo que os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores seriam prorrogados por dois anos.
“Sou totalmente contra essa possibilidade. A democracia é feita de eleições periódicas e alternância no poder”, afirmou. “Os prefeitos e vereadores que estão em exercício neste momento foram eleitos para quatro anos.”
Do Portal Ailton Pimentel/Foto : Carlos Moura / SCO / STF

Corpo de homem é encontrado em residência de Tucano


Nesta sexta-feira (01), um corpo do sexo masculino foi encontrado dentro de residência no bairro do Bebedouro, em Tucano. 

Trata-se de um comerciante identificado como Antonio dos Santos Cabral, conhecido como ”Toninho Irmão do Pedro da Bolacha”. Há suspeitas de homicídio. A Polícia Militar esteve no local. 

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Euclides da Cunha fez a remoção do corpo. A Polícia Civil investigará o caso.

Do Portal A Voz do Campo

Calendário da 2ª parcela do auxílio emergencial sai na próxima semana; diz presidente da Caixa

O calendário para o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 sai na próxima semana. A informação foi dada hoje (1º) pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, durante videoconferência para apresentar balanço do pagamento da primeira parcela.
A previsão inicial era de que a segunda leva de pagamentos começasse a ser paga na última segunda-feira (27) para os inscritos no Cadastro Único e os cadastrados por meio do aplicativo e do site do programa. Mas o Ministério da Cidadania soltou uma nota afirmando que a divulgação do calendário deve ocorrer agora em maio.
Segundo Guimarães, o banco ainda está fechando o detalhamento dos pagamentos da primeira parcela e fechará o calendário após reunião com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e aprovação do presidente da República, Jair Bolsonaro.
Pagamento em dias diferentes
De acordo com o presidente da Caixa, o pagamento da segunda parcela ocorrerá em dias distintos dos dias para o pagamento do Bolsa Família. A medida visa evitar aglomerações nas agências bancárias.
“O segundo pagamento levará em conta tudo o que esta acontecendo agora. De uma maneira muito clara: não há condição de misturar o pagamento do Bolsa Família com o das contas digitais. Passamos este mês montando a base de dados”, disse Guimarães. “Na semana que vem, vamos publicar o calendário do segundo pagamento e ele vai ser muito mais simples porque já temos uma base de dados de 50 milhões de pessoas”, acrescentou.
Até o momento, cerca de 50,1 milhões de pessoas foram aprovadas para receber o auxílio. Desse total, 19,2 milhões são beneficiários do Bolsa Família; 10,5 milhões estão inscritos no Cadastro Único e 20,3 milhões são formados por trabalhadores informais, micro empreendedores individuais (MEI’s) e contribuintes individuais. Outras 12,4 milhões estão com o cadastro inconclusivo.
Problemas
Durante a coletiva, o presidente da Caixa disse que o pagamento da primeira parcela teve problemas devido ao banco ainda não ter informações mais precisas sobre o perfil de quem pediu o benefício. Guimarães disse ainda que um terço das pessoas não tinha acesso a conta em banco.
“Todos os que já receberam vão receber de novo e agora já sabemos quem é Bolsa Família, Cadastro Único e informais, estes últimos vão receber de acordo com a data de nascimento”, disse.
Medidas contra aglomerações
Questionado sobre as medidas tomadas para evitar aglomerações, Guimarães disse que o banco está adquirindo mais equipamentos de proteção individual para os empregados, como máscaras (560 mil), protetores faciais (11 mil) e 600 mil litros de álcool em gel. Também estão sendo contratados mais três mil seguranças para ajudar no controle de filas e 500 recepcionistas. Cinco caminhões da Caixa também vão ajudar no atendimento, especialmente em cidades das regiões com maior dificuldade.
“Teremos conversas com as prefeituras porque é fundamental, a gente precisa de ajuda das prefeituras não tem a menor dúvida disso”, disse. Vamos ter o máximo possível de cuidado na separação entre as pessoas, redução ao máximo desses dias de pagamentos para que não tenhamos no mesmo dia dois pagamentos [de benefícios] de pessoas carentes”, afirmou Guimarães.
Agências abrem neste sábado (2)
Guimarães lembrou que as agências da Caixa Econômica Federal ficarão abertas neste sábado (2), das 8h às 12h, exclusivamente para tirar dúvidas de beneficiários do auxílio emergencial nascidos de janeiro a outubro e fazer o pagamento dos que, nesse grupo, desejam receber o crédito em dinheiro.
Pelo calendário inicial informado pelo banco, nascidos em setembro e outubro receberiam o benefício a partir de segunda-feira (4), mas com a abertura das agências esse pagamento será antecipado. No dia 5 de maio será a vez de pessoas que querem receber a ajuda em espécie e fazem aniversário em novembro e dezembro.
Do Portal CN/Agência Brasil/Foto: Marcello Casal Jr

Salvador: caixão sem identificação é encontrado em cemitério; Funerária informou que deveria ser levado pra Serrinha

Um caixão com um corpo sem identificação foi encontrado por comerciantes de flores no Cemitério Quinta dos Lázaros, que fica no bairro da Baixa de Quintas, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (1º).
De acordo com os floristas, o caixão foi deixado durante a madrugada, dentro da capela do cemitério, onde os corpos são velados antes de serem enterrados. Assustado, um dos comerciantes disse, em entrevista à TV Bahia, que encontrou o caixão quando chegou para trabalhar e não viu o momento em que ele foi removido.
“Cheguei a ver o caixão, estava todo lacrado. A gente chegou de manhã e viu. Ficamos assustados com isso. A gente não viu quem trouxe o caixão. Essa capela não fica aberta de madrugada, fica fechada”, disse ele, que foi identificado apenas pelo prenome Valdivan.
Por telefone à TV Bahia, o responsável pela funerária informou que o caixão foi levado para o Cemitério Quinta dos Lázaros para ser velado pela família. No entanto, a funerária recebeu ordem para buscar o caixão e levar para a cidade de Serrinha, que fica a cerca de 185 km de Salvador.
As informações da funerária foram confirmadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que informou que, por causa deste caso, a secretaria só vai permitir velórios no Cemitério Quinta dos Lázaros quando as famílias apresentarem a guia de sepultamento dos corpos.
Ainda segundo a funerária, o corpo é de uma pessoa que morreu em decorrência de um câncer, no Hospital Municipal de Salvador. A empresa disse ainda que havia a suspeita de que esta pessoa estaria infectada com o coronavírus.
Do Portal CN/Fonte: G1