SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 25 de abril de 2020

Serrinha: Veja as penalidades por descumprimento do decreto municipal


O não cumprimento das medidas estabelecidas do Decreto Nº 25, pelo estabelecimento comercial, será caracterizado como violação à legislação municipal e sujeitará o infrator às penalidades e sanções  aplicáveis, sendo elas:

Suspensão do alvará de funcionamento pelo período de 30 (trinta) dias em caso de reincidência da infração lavrada;
Cassação do alvará de funcionamento em caso de serem lavradas três infrações ou mais;

Multa.


Do Portal Ailton Pimentel

Caixa lança novidade para sacar auxílio de R$600 na próxima semana

Foto: Reprodução/Google

Novidades estão sendo lançadas para os beneficiários do auxílio emergencial liberado durante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Caixa Econômica Federal, os que já tiveram os R$ 600 liberados por meio de conta digital poderão sacar a partir da próxima semana.

Desta forma, a atualização faz com que estes beneficiados não precisem necessariamente ir à uma agência Caixa realizar o saque. A partir da próxima segunda (27) será possível retirar em um caixa eletrônico ou até mesmo lotérica.

Mas, é importante ficar atento que para obter é necessário ter o aplicativo “Caixa Tem” baixado no smartphone. Nele, o interessado irá detalhar quando quer sacar em espécie. Feito isso, será gerado um código que deverá ser informado na hora de realizar o procedimento presencial.

A medida faz com que haja uma diminuição nas filas das agências bancárias da Caixa, onde nas últimas semanas com os benefícios liberados o número de pessoas aumentou formando aglomerações e indo contra a recomendação do Ministério da Saúde no momento de pandemia.

O benefício só poderá ser sacado quando o interessado tiver a liberação efetivada pelo governo. O calendário de recebimentos considera o mês de nascimento do trabalhador para cada dia. Sendo assim, nem todos os saques estarão liberados já na segunda-feira.

Calendário de saque de conta digital 

27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
28 de abril – nascidos em março e abril
29 de abril – nascidos em maio e junho
30 de abril – nascidos julho e agosto
4 de maio – nascidos em setembro e outubro
5 de maio – nascidos em novembro e dezembro

O acesso ao aplicativo Caixa Tem é destinado para os beneficiados do auxílio emergencial nos seguintes perfis: inscrito no Cadastro Único, mas sem conta bancária na Caixa ou Banco do Brasil; e inscrito através do aplicativo ou site e sem conta bancária de sua titularidade.

Com ele baixado, os usuários podem movimentar as contas digitais e realizar pagamento de boletos e contas de água, luz e telefone, dentre outras. Além disto, pode-se realizar até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias.

Não é necessário ter um cartão físico para sacar o valor. Os beneficiados terão um cartão de débito virtual, no qual pode ser utilizado em lojas virtuais para compra de produtos e serviços.

Do Portal Ailton Pimentel/Fonte: Terra

Fiquem atentos: Medidas obrigatórias para funcionamento do comércio em Serrinha

Calçadão em Serrinha. Foto: Arquivo/PAP

Uso obrigatório de máscaras por todos os funcionários do estabelecimento;

Atendimento e permanência dos clientes dentro dos estabelecimentos somente daqueles que estejam fazendo o uso de máscara;
Higienização constante do estabelecimento, inclusive de objetos que sejam manuseados e utilizados pelos clientes e funcionários;

Fornecimento de álcool gel 70% ou álcool líquido 70% para todos os funcionários e clientes que adentrem o estabelecimento;

Os comércios/lojas que durante o atendimento aos clientes formarem filas, inclusive bancos, casas lotéricas e correspondentes bancários, ficam obrigados a criarem medidas de segurança de forma a garantir uma distância mínima de 1m (um metro) entre os clientes, inclusive nas filas que se formarem na parte externa do estabelecimento, e com sinalização da distância estabelecida para cada cliente.


Do Portal Ailton Pimentel

Asteroide com formato de máscara facial passará perto da Terra

Foto: Arecibo Observatory

Um asteroide que deve passar próximo ao planeta Terra na próxima quarta-feira (29) tem um formato que lembra o de uma máscara facial, usada para evitar o contágio do novo coronavírus.
Ele foi fotografado pelos funcionários do Observatório Arecibo, em Porto Rico, que acompanham a órbita dele. "Como todos estamos pensando no Covid-19, esses recursos [do asteroide] fazem com que ele lembre uma máscara", diz Anne Virkki, chefe do radar do observatório.
Com aproximadamente 1,9 km de largura, o asteroide é chamado de 52768 (OR2) e foi descoberto pela primeira vez em 1998, segundo a CNN. Ele passará a 3.908.791 milhas de distância da Terra, movendo-se a 19.461 milhas por hora.
Durante a pandemia, os cientistas do Observatório Arecibo mantêm suas observações pela defesa planetária. Respeitando o distanciamento social, eles limitaram o número de cientistas e operadores de radar nas instalações e usam máscaras durante as observações. Eles afirmam que em 2079 o mesmo asteroide passará cerca de 3,5 vezes mais próximo da Terra.
Do Portal Ailton Pimentel

Coronavírus: Sem alteração, Serrinha continua com 10 casos suspeitos; 85 descartados e 4 confirmados. Sendo que 2 já estão curados


No boletim deste sábado, 25/04, a Prefeitura de Serrinha informa que não houve alterações em relação ao boletim de ontem.

A cidade tem 10 o número de casos suspeitos que fizeram o teste para COVID – 19 e que ainda aguardam resultado do exame feito pelo LACEN; são 85 casos descartados e quatro casos confirmados de Coronavírus, sendo que dois estão curados e dois casos estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

Serrinha já tem transmissão comunitária, quando já não é possível identificar onde o vírus está circulando. Por isso é necessário manter o isolamento social que, até o momento, é a maneira mais eficaz de impedir que o vírus se espalhe.


Do Portal Ailton Pimentel 

Barrocas: Novo decreto flexibiliza funcionamento do comércio e autoriza realização de atividades religiosas

Arquivo JANV
O Decreto 028/2020, publicado no Diário Oficial do Município de Barrocas na quinta-feira (23), dispôs sobre inúmeras regras para a flexibilização da atividade comercial e serviços, antes proibidos diante das medidas de prevenção ao coronavírus. 


Foram ao total oito tipos de estabelecimentos e serviços autorizados, desde que funcionem em horário especial de segunda a sábado, das 08:00 às 16:00hs, sempre tendo como quantidade máxima de três clientes por atendimento. É obrigatório e indispensável que cada local disponibilize álcool em gel para clientes e que funcionários utilizem os equipamentos de proteção individual.

Como medida punitiva para os estabelecimentos que descumprirem as recomendações, o decreto alerta para a interdição, multa, confisco de mercadoria ou até o mesmo o cancelamento do alvará. A feira livre e o mercado municipal, cumprirão horário das 06:00 às 13 horas, de segunda a sábado. No entanto ainda está proibida a instalação de barracas advindas de outras cidades.
Na Igreja Batista do Pov. de Lagoa da Cruz, os cultos vinham acontecendo sem público,
apenas com transmissão ao vivo
Outro trecho em destaque e que chamou a atenção da população, trata da autorização para realização de atividades religiosas, recomendado o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, utilização de máscara facial em todos os presentes, bem como manter a disposição álcool em gel em local de fácil acesso. 


A suspensão em vigência desde o dia 19 de março, das aulas de toda Rede Municipal de Ensino e Particular foram novamente prorrogadas por mais quinze dias, ou seja, do dia 23 de abril até o dia 08 de maio.
@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Câmara já recebeu 27 pedidos de impeachment de Bolsonaro, mas só analisou um

Câmara já recebeu 27 pedidos de impeachment de Bolsonaro, mas só analisou um
Foto: Agência Brasil
A Câmara dos Deputados recebeu 27 pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro até a tarde desta sexta-feira (24). Entretanto, conforme um levantamento do Conjur, apenas um foi apreciado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Os pedidos de impeachment são movidos por denúncias de crime de responsabilidade cometidos por Bolsonaro.  

O único pedido apreciado por Maia foi indeferido por ser uma denúncia anônima, o que é proibido pelo regimento interno da Câmara. Com o pedido de demissão de Sérgio Moro do cargo de ministro da Justiça, a crise política no governo federal se acentou e podem resultar em novos pedidos de impeachment. 

Na última quinta-feira (23), o ministro Celso de Mello pediu informações de um mandado de segurança impetrado no Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar Rodrigo Maia a analisar um pedido de impeachment protocolado no dia 31 de março. A questão discute se Rodrigo Maia pode ditar o ritmo de eventual processo de impeachment, escolhendo qual dos pedidos dará seguimento e quando fará.  

O impeachment é previsto na Constituição Federal, na Lei do Impeachment (Lei 1.079/50) e no Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Se o presidente da Câmara receber a denúncia e verificar a existência dos requisitos para instaurar o impeachment, deverá constituir a comissão especial para tratar do assunto, com representação de todos os partidos. Desde o governo Collor, a Câmara dos Deputados já recebeu 220 pedidos de impeachment.  

Do Portal Bahia Notícias

Sesab registra 2.116 casos de coronavírus na Bahia com 72 mortes

Sesab registra 2.116 casos de coronavírus na Bahia com 72 mortes
Foto: Divulgação
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registrou na tarde deste sábado (25) 2.116 casos confirmados do coronavírus (Covid-19), com 72 óbitos. Já são 454 pacientes recuperados. Mais de 1,5 mil pessoas com o vírus estão sendo monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. 

Os casos confirmados ocorreram em 117 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (61,58%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Ilhéus (917,90), Uruçuca (682,29), Gongogi (561,17), Itabuna (534,65) e Coaraci (529,63). 

No momento, 254 pacientes confirmados para Covid-19 em toda a Bahia encontram-se internados, sendo 71 em UTI. O boletim epidemiológico registra 5.360 casos descartados e 11.190 notificações. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais. Entre os dias 1º de março e 25 de abril, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou o total de 14.776 exames. No momento há 1.740 amostras em análise laboratorial. 

As mortes foram registradas nos seguintes municípios: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Camaçari (1); Capim Grosso (1), Catu (1), sendo que a paciente foi contaminada na capital baiana; Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (4); Ipiaú (1); Itabuna (3); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Salvador (38); Uruçuca (4); Utinga (1); Vitória da Conquista (1). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas deste sábado (25). A 72ª morte é de um homem de 61 anos, residente em Salvador, sem comorbidades. Vindo a óbito hoje (25). 

Do Portal Bahia Notícias

Veja o número de casos e mortes por coronavírus no Brasil e na Bahia

Veja o número de casos e mortes por coronavírus no Brasil e na Bahia
Foto: CDC
O Brasil tem, até o momento, 58.616 casos confirmados de coronavírus, com 4.014 mortes. Já na Bahia, testes já apontaram a contaminação de 2.116 pessoas até o momento. Destas, 72 morreram. 

Os casos confirmados ocorreram em 117 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (61,%). Ao todo, 454 pessoas estão recuperadas na Bahia. Outras 254 estão internadas, 71 delas na UTI.

Do Portal Bahia Notícias

Estou levando porrada e ele não faz nada, desabafou Bolsonaro sobre Moro

Estou levando porrada e ele não faz nada, desabafou Bolsonaro sobre Moro
Foto: Alan Santos/PR
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contrariou a ponderação de seus aliados ao confrontar, em plena crise do coronavírus, o agora ex-ministro Sergio Moro (leia mais aqui). No entanto, mesmo para esses colaboradores que recomendaram ao presidente que esperasse o fim da pandemia antes de decidir o destino do ex-juiz, o desgaste era irremediável e o desfecho, inevitável.

No círculo de confiança de Bolsonaro, Moro é acusado de deslealdade ao presidente e infidelidade à agenda que o elegeu. O comportamento do ex-ministro também fez crescer nesse grupo a desconfiança de que está construindo uma candidatura à Presidência da República em 2022.

Moro decidiu entregar o cargo na sexta-feira (24) e deixar o governo Bolsonaro após a exoneração do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, ter sido publicada no Diário Oficial da União.

Conforme o jornal Folha de S.Paulo revelou, Moro já havia pedido demissão a Bolsonaro na manhã da quinta-feira (23), quando foi informado pelo presidente da decisão de demitir Valeixo.

Em seu pronunciamento sobre a saída de Moro, na tarde de sexta-feira, Bolsonaro afirmou que confiança precisa ter duas vias e que o ex-juiz tem compromisso com seu ego. "Eu sempre abri o coração para ele, e duvido se alguma vez ele abriu para mim."

Uma semana antes da nova crise, no dia 17, ao comentar com um aliado a saída de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde, Bolsonaro disse que outro ministro estava com os dias contados. Segundo relato desse aliado, o presidente disse que estava "levando porrada" e que Moro "não fazia nada".

O entorno do presidente aponta uma série de motivos para o desgaste com Moro além da falta de manifestação pública de apoio a Bolsonaro na crise do coronavírus. O então ministro se mostrou por mais de uma vez irritado ao ser pressionado por interlocutores do Planalto e pelo próprio Bolsonaro em reunião no Palácio da Alvorada a defender o fim do isolamento social.

Moro chegou a afirmar que se manteria em silêncio caso questionado, mas que não iria contrariar suas convicções e defender algo que não acreditava. O desgaste aumentou após o então ministro defender indiretamente as medidas sanitárias recomendadas pelo Ministério da Saúde.

No último dia 2 de abril, Rosangela Moro, mulher de Sergio Moro, chegou a postar no Instagram uma foto e uma mensagem de apoio a Mandetta, que abrira franca divergência em relação a Bolsonaro.

Aliados do presidente lembram que Bolsonaro apoiou Moro quando veio à tona o teor de conversas comprometedoras em relação à Operação Lava Jato reveladas pelo site The Intercept Brasil. Ressaltam que Bolsonaro levou o ministro até a um estádio de futebol em um demonstração pública de solidariedade e reclamam que o ex-juiz não tenha retribuído o gesto durante o embate com Mandetta.

Os bolsonaristas também se queixam de medidas práticas do ex-ministro, como a acomodação de presidiários em contêineres durante a pandemia. Apoiadores do presidente defendem o confinamento dos detentos nos presídios.

Aliados reclamam ainda do desalinhamento de Moro com a agenda do presidente no que diz respeito aos costumes, como a opção por desarmamentistas para o comando do Sinarm (Sistema Nacional de Armas), responsável pelo controle de armas de fogo na população, e a nomeação, depois revogada, da cientista política Ilona Szabó para assumir uma suplência no Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

Outra queixa refere-se ao fato de o então ministro ter optado por esquerdistas --na concepção dos aliados do presidente-- para os tribunais regionais eleitorais. Os TREs contam com dois advogados em sua composição, cujos nomes são escolhidos pelo ministro da Justiça dentro de uma lista tríplice apresentada pelos tribunais.

Com sete integrantes, os tribunais eleitorais se debruçam, por exemplo, sobre os conflitos entre candidatos e processos eleitorais. Aliados do presidente estavam contrariados com os nomes aprovados pelo Ministério da Justiça.

O entorno do presidente afirma que Moro não dava crédito ao presidente da República ao anunciar ações nas redes sociais. Na avaliação de aliados de Bolsonaro, está evidente o desejo de Moro de concorrer à Presidência em 2022. Um sinal seria a relação com o senador Álvaro Dias (Podemos-PR), com quem Moro viajava nas noites de domingo de Curitiba a Brasília.

Chegou aos ouvidos do presidente, por intermédio de um amigo, o rumor de que Moro e Álvaro Dias teriam jantado, há duas semanas, para discutir a candidatura do ex-juiz à Presidência.

Álvaro Dias nega a ocorrência de um jantar com esse propósito. Diz que não se encontra com Moro desde a eclosão da crise do coronavírus no Brasil. O senador afirma ainda que, apesar da convergência de ideias, nunca assediou Moro politicamente. Mas, se ele quiser concorrer, encontrará as portas abertas no partido.


Do Portal Bahia Notícias/por Catia Seabra | Folhapress

Bolsonarista, deputado Abílio Santana defende presidente em embate com Moro

Bolsonarista, deputado Abílio Santana defende presidente em embate com Moro
Foto: Divulgação
Único deputado federal baiano declaradamente bolsonarista, Abílio Santana (PL) se manteve ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) após o embate público iniciado na última sexta-feira (24) com o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro (leia mais aqui).

Pelo aplicativo WhatsApp, o parlamentar compartilha imagens de defesa a Bolsonaro. “Eu votei em Bolsonaro, não em Moro”, diz um dos compartilhamentos. “#FechadocomBolsonaro”, diz uma hashtag compartilhada através de um card.“Eu vivi pra ver petista defendendo o juiz que prendeu o presidente deles”, provou Abílio.

O deputado também compartilhou reportagens em que ele defende o presidente da República. “Bolsonaro utilizou a atribuição que lhe confere. De acordo com a Lei, o cargo de Diretor Geral da Polícia Federal, assim como outros cargos de diretoria, é de nomeação e exoneração do presidente da República, portanto não há problema. Não podemos deixar que o ego de Moro e o compromisso consigo mesmo se sobreponha aos interesses da nação”, disse, ao site Classe Política. 

Além de deputado, Abílio Santana é presidente do PL em Salvador. Ele não atendeu as ligações do Bahia Notícias para repercutir sobre os os compartilhamentos. 

Do Portal Bahia Notícias/por Matheus Caldas

Espanha vai permitir passeios e atividade física a partir de 2 de maio

Espanha vai permitir passeios e atividade física a partir de 2 de maio
Foto: Susana Vera
BRUXELAS, BÉLGICA (FOLHAPRESS) - O governo da Espanha deve permitir que as pessoas saiam para passear e fazer esportes ao ar livre a partir de 2 de maio, disse neste sábado (25) o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez. "Se o contágio no país continuar caindo", ressalvou.

Segundo os dados da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica, a taxa de contágio no país no momento é 1: cada pessoa transmite para uma outra, em média. Em março, o número oscilava entre 5 e 8.

Um dos países mais afetados no mundo pela Covid-19 (doença provocada pelo coronavírus), a Espanha registrou a primeira morte em 13 de fevereiro, adotou as primeiras restrições em 10 de março, fechou as escolas no dia 15 e, no dia 16, implantou uma das quarentenas mais duras da Europa, reduzindo a circulação apenas a casos essenciais.

Nesta semana, deu um primeiro passo em direção ao relaxamento, permitindo que crianças de até 14 anos saiam para brincar, por uma hora diária, dentro de um raio de um quilômetro da sua casa, acompanhadas por um adulto.

As novas permissões vão valer apenas para atividades físicas e passeios individuais ou com pessoas que morem na mesma casa. Segundo o premiê, o Ministério da Saúde ainda vai detalhar as regras, como, por exemplo, se idosos também poderão sair de casa.

Na próxima terça (29), o premiê deve apresentar seu plano de saída do confinamento, depois de aprová-lo no Conselho de Ministros. Segundo ele, o cronograma será elaborado "com a máxima prudência" e com base em critérios estabelecidos pela OMS, como a capacidade de testar, rastrear e isolar casos e o fortalecimento do sistema de saúde.

Um dos principais indicadores avaliado será o nível de ocupação das UTIs e a capacidade de atendimento hospitalar, disse ele: "Não podemos permitir que surja um novo surto de Covid-19, colocando nossa saúde em risco".

O descongelamento da economia será feito por etapas, de acordo com o setor de atuação (lojas, restaurantes, lazer, cultura, esportes, atos religiosos), e "assimétrico" por regiões mais ou menos atingidas pelo contágio.

Para ele, os números mostram que o confinamento deu resultado, mas todas as regiões do país ainda são vulneráveis e é preciso "máxima prudência": "Territórios que não foram atingidos pela pandemia até agora podem estar ainda menos protegidos se houver uma nova onda".

"Não vamos todos agir na mesma velocidade, mas de maneira coordenada, como uma equipe. Antes de continuar avançando, consolidaremos as etapas anteriores", disse o premiê.

Neste sábado, a Espanha registrava 223.759 casos confirmados e 22.902 mortos, o equivalente a 49 por 100 mil habitantes, segunda maior taxa entre os maiores países do mundo. Nas últimas 24 horas, houve 378 mortes, pequeno aumento sobre as 367 do dia anterior. Curaram-se da doença 95.708 pessoas.

Dentre 45 países e territórios europeus, 40 adotaram quarentenas, com escolas, restaurantes, bares, hotéis e comércio fechados e orientações (ou ordens) de que as pessoas ficassem em casa.

Turquia e Macedônia não paralisaram a atividade, mas impuseram toques de recolher e uso obrigatório de máscaras.

Três países não decretaram fechamento total de escolas, restaurantes e lojas: Belarus, Suécia e Finlândia.

Até a noite deste sábado, 19 países já haviam iniciado algum relaxamento de suas medidas contra o coronavírus, e outros 7 já anunciaram um início de descongelamento nas próximas semanas.


Do Portal Bahia Notícias

Cotado para substituir Moro, Jorge Oliveira se reúne com Bolsonaro

Cotado para substituir Moro, Jorge Oliveira se reúne com Bolsonaro
Foto: Reprodução / Metrópoles
Cotado para substituir Sergio Moro no Ministério da Justiça e Segurança Pública, o atual ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, se reuniu na manhã deste sábado (25) com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no Palácio da Alvorada.

De acordo com o portal Metrópoles, também participou do encontro o secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Luiz Nabhan Garcia. Ele seria candidato a substituir Tereza Cristina (DEM) no Ministério da Agricutura.

Oliveira chegou ao palácio por volta das 10h para conversar com Bolsonaro, em seu carro particular. Ele entrou sem falar com a imprensa ou acenar aos apoiadores do presidente que costumam ficar na frente do palácio. Ele ficou na residência oficial até 12h15, quando saiu, novamente sem falar.

Do Portal Bahia Notícias

Zambelli mostra conversas com Moro e diz que ele sempre quis ser ministro do STF

Zambelli mostra conversas com Moro e diz que ele sempre quis ser ministro do STF
Foto: CNN
A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) mostrou imagens de conversas dela com o ex-ministro Sérgio Moro ao justificar a conversa com o ex-juiz federal, em que ela se oferecia para intermediar o impasse com o presidente Jair Bolsonaro. As imagens foram reveladas para à CNN neste sábado (25).

Na conversa divulgada pelo Jornal Nacional nesta sexta-feira (23), a parlamentar teria oferecido a Moro uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a CNN, o grande receio do Palácio do Planalto no momento é a possibilidade de que novos áudios do presidente Bolsonaro, enviados ao ex-ministro Sergio Moro, possam ser vazados.  

Ela declara que, pelas conversas, é possível perceber que não havia má intenção e diz que gostaria de saber se Moro printou outras conversas, pois a “frase é muito calculada e parece que foi friamente colocada ali”, sobre a resposta do ministro: “Prezada, não estou a venda”. “A resposta dele não combina com nada do que a gente está conversando. Parece que foi tudo muito mal intencionado da parte dele, querendo achar algo para provar depois.” 

Zambelli disse também não ser novidade a vontade do ex-ministro de ser indicado para o Supremo. "Tanto é que a imprensa já falou sobre isso, no Twitter já teve Trending Topic falando ‘Moro no STF’”, disse. “Ou seja, não é algo que eu trouxe do nada. É uma conversa que se tem em Brasília desde que o ministro entrou [no governo]. Ontem ele deixou claro que o presidente não prometeu essa vaga para ele, mas é claro, todo mundo esperava que o ministro Moro, que foi o juiz da Lava Jato, em algum momento fosse pro Supremo”, completou. 

A parlamentar disse que tentou trabalhar para aproximar Moro e o presidente Bolsonaro para diminuir os desentendimentos entre os dois. Na sua opinião, o fato de o presidente ser muito “aberto e espontâneo” e o ex-ministro ser “reservado e tímido” dificultava a relacionamento profissional deles. A deputada ainda disse ter se sentido traída por Moro ao revelar parte do diálogo. 

Do Portal Bahia Notícias

Com 346 mortes registradas em 24h, Brasil possui mais de 4 mil óbitos por coronavírus

Com 346 mortes registradas em 24h, Brasil possui mais de 4 mil óbitos por coronavírus
Foto: Reprodução / Twitter
O Brasil registrou 346 mortes por coronavírus em 24h, com um crescimento de 9,4% no número de óbitos. A informação foi divulgada neste sábado (25), através do boletim do Ministério da Saúde.

Com esta atualização, o país chegou a 4.016 mortes pela Covid.19. O Brasil ainda soma, no geral, 58.509 casos confirmados. Foram 5.514 a mais em reação ao registrado na última sexta-feira (24). 

Do Portal Bahia Notícias/por Matheus Caldas

Mais de 200 mil pessoas morreram no mundo pelo novo coronavírus

Mais de 200 mil pessoas morreram no mundo pelo novo coronavírus
Foto: Reprodução / Twitter
O mundo ultrapassou a marca de 200 mil mortos pelo novo coronavírus, neste sábado (25), segundo dados da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, que monitora a doença.

Mais de um quarto dessas mortes --em torno de 52 mil óbitos-- aconteceu nos EUA, atual epicentro da Covid-19. A lista segue com Itália (cerca de 26 mil mortes), Espanha (23 mil), França (22 mil) e Reino Unido (20 mil), segundo a última atualização dos dados.

Apesar do novo recorde, o crescimento de novas mortes no mundo mostra desaceleração ao se comparar com a tendência no início do mês de abril.

O número de mortes dobrou de 50 mil para 100 mil em oito dias, entre 2 e 10 de abril. Para que a marca dobrasse novamente, foram necessários 15 dias, entre o dia 10 e este sábado (25).

A primeira morte registrada pelo novo coronavírus ocorreu no dia 11 de janeiro, na província de Hubei, na China. Nessa região, a cidade de Wuhan, primeiro epicentro da doença, conta um total de 4.512 mortes. A província deixou, ainda em março, as medidas de confinamento impostas anteriormente para conter a propagação da doença.

O vírus se espalhou para todo ao redor do mundo. Devastou o norte da Itália, segundo epicentro mundial, produzindo imagens dramáticas de caixões acumulados em igrejas e exigindo dos governantes medidas drásticas de isolamento social. Logo em seguida, a Espanha também passou a registrar uma evolução semelhante da doença.

Atualmente, a cidade de Nova York, nos EUA, é o grande epicentro mundial da Covid-19. O centro do capital financeiro mundial chegou a registrar mais de 4 mil mortes em um único dia, e tem um total de 16.646 óbitos, segundo a última atualização. O país como um todo tem quase 1 milhão de casos confirmados da doença.

Na América do Sul, países não registram números tão altos como na Europa e nos EUA, mas a emergência sanitária já é evidente. No Equador, o colapso do sistema funerário em Quayaquil fez com que parentes de mortos em domícilio convivessem com os corpos ou deixassem-nos nas ruas, devido ao medo de contágio.

No Brasil, a situação já é dramática em alguns estados. No Amazonas, o sistema de saúde da capital Manaus está quase colapsado. São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco, além do Amazonas, são os mais afetados.

Segundo a última atualização do Ministério da Saúde contabiliza 3.670 mortes e 52.995 casos confirmados. São Paulo, epicentro da doença no país, tem 17.826 casos confirmados e 1512 óbitos.


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

Ex-presidente do TJ-SP, Ivan Sartori é sondado para assumir Ministério da Justiça

Ex-presidente do TJ-SP, Ivan Sartori é sondado para assumir Ministério da Justiça
Foto: Divulgação
O ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e desembargador aposentado Ivan Sartori é um dos nomes que pode assumir o Ministério da Justiça. Segundo o Conjur, o ex-presidente do TJ-SP já conversou com Jair Bolsonaro sobre a indicação para a vaga aberta com a demissão de Sérgio Moro. Eles teriam conversado por teleconferência. 

O desembargador aposentado é pré-candidato a prefeito de Santos, em São Paulo. Sartori ficou conhecido por ser o relator do julgamento dos policiais militares envolvidos no massacre do Carandiru, evento que culminou com a morte de 111 detentos no maior presídio da América Latina, em 1992. Na época, o magistrado votou pela absolvição de todos os acusados e foi criticado por entidades de Direitos Humanos. Sartori entendeu que não houve massacre e sim “legítima defesa”. Ele chegou a ser investigado no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por seu voto.  

Sartori se aposentou em março de 2019. Ele foi presidente do TJ-SP entre 2012 e 2013. Em 2016, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça rejeitou queixa-crime contra Sartori por crimes contra a honra, difamação e injúria. A ação foi ajuizada pelo advogado Marcos Alves Pintar, que fora chamado de "notório detrator do Judiciário" pelo desembargador após apresentar um Pedido de Providências ao CNJ para não permitir que Sartori tentasse a reeleição. 

Outros cotados para assumir o cargo são o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Ives Gandra Martins Filho. Mas no ministro já negou a intenção de assumir a pasta, por considerar que seu perfil é técnico, de magistrado. O Planalto trabalha ainda com a possibilidade de uma solução caseira. Neste cenário, o mais cotado até agora é o chefe da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira, que é amigo de Bolsonaro. Há também uma possibilidade ainda de cisão de Justiça e Segurança Pública. 

Do Portal Bahia Notícias

Casal é preso com 25 kg de maconha após tentar fugir da Cipe Nordeste em Quijingue; droga ia para Feira de Santana

Foto: Divulgação/PM
Foto: Divulgação/PM
Um casal identificado como Ariadson Silva de Oliveira e Ariela de Oliveira Barbosa foi preso por tráfico de drogas no início da madrugada deste sábado (25) após ser perseguido ao tentar fugir de uma abordagem policial na rodovia BR-116, trecho da cidade de Quijingue, na região sisaleira da Bahia. 

Segundo a Polícia Militar, uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste encontrou 25 quilos de maconha no carro em que eles estavam, modelo Etios. 

Conforme a PM, o casal disse que comprou a droga por R$ 14 mil em Cabrobó, no sertão de Pernambuco, e estava levando para a cidade de Feira de Santana. O entorpecente foi levado para o plantão da Polícia Civil em Euclides da Cunha, onde o casal foi autuado em flagrante.
Notícias de Santaluz

Homem é baleado durante tentativa de homicídio em Araci

Foto: Ilustração
Foto: Ilustração
Luziel dos Santos Araújo, de 44 anos, sofreu uma tentativa de homicídio na manhã deste sábado (25) em Araci, na região sisaleira da Bahia. 

De acordo com informações da polícia, o crime aconteceu no bairro das Casas Populares e a vítima foi socorrida para o hospital da cidade. Testemunhas contaram à polícia que o homem foi baleado por dois indivíduos que estavam em uma motocicleta. 

Não há detalhes sobre autoria nem motivação. Luziel foi socorrido e levado para o hospital local. O estado de saúde dele é desconhecido. A Polícia Civil deve investigar o caso.
Notícias de Santaluz

Moradora de Feira de Santana que visita parentes em Santaluz é suspeita de Covid-19

Foto: Reprodução/Pixabay
Foto: Reprodução/Pixabay
A Secretaria Municipal de Saúde de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, comunicou na manhã deste sábado (25) que investiga mais um caso suspeito de Covid-19. A paciente é uma mulher de 27 anos, natural de Valente e residente em Feira de Santana, cidade que já registrou mais de 60 casos da doença causada pelo novo coronavírus. A mulher está em Santaluz há cerca de uma semana, visitando familiares. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, ela se encontra em isolamento e sendo acompanhada pela vigilância epidemiológica municipal enquanto aguarda resultado de exame enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen). 

Pessoas que tiveram contato com a mulher estão sendo monitoradas. Até agora, 15 casos suspeitos de Covid-19 foram descartados em Santaluz. Dois casos são investigados e nenhum foi confirmado.
Notícias de Santaluz

Homem apontado como homicida é morto a tiros em Biritinga


O ex-presidiário Gilson Souza Santos, de 35 anos, foi morto a tiros, no bairro Portelinha, em Biritinga, na noite desta sexta-feira (24). 

De acordo com informações colhidas pela reportagem, o caso ocorreu por volta das 20h, na Rua Nova Soure. O PCS apurou que a 3ª CIA foi acionada para atender uma denúncia de disparos de arma de fogo contra um rapaz no local.

Quando chegou, a guarnição encontrou o corpo do ex-presidiário, cujo apelido era "Ninho Pitbull", isolou a área e acionou equipes da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica, para realização de perícia e remoção do corpo.

A vítima tinha passagem por homicídio e tinha saído recentemente do presídio, onde cumpria pena pelo crime. Ele também era suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas. Não há informações sobre autoria e motivação do crime. *Com colaboração do repórter Reny Maia


Do Portal Clériston Silva

Ditador Kim Jong-un morre após cirurgia, afirma site e rede de transmissão

De acordo com uma rede de transmissão de Hong Kong, Kim Jong Un pode estar morto. Uma revista japonesa informa que o homem-foguete da Coréia do Norte está em um “estado vegetativo” depois de ser submetido a uma cirurgia cardíaca no início deste mês.
Um vice-diretor da HKSTV Hong Kong Satellite Television, uma rede de transmissão apoiada por Pequim em Hong Kong, afirmou que Kim estava morto, citando uma “fonte muito sólida”. Seu post no aplicativo de mensagens chinês Weibo foi amplamente compartilhado nas mídias sociais, de acordo com um relatório do International Business Times .
O ditador norte-coreano Kim Jong-un, 36 anos, faleceu neste sábado (25). Kim passou por complicações após cirurgia cardiovascular na semana passada e não resistiu. A informação é do site TMZ.
Relatos dão conta que a China enviou uma equipe médica ao território coreano para examinar Kim. Uma fonte ligada ao governo chinês diz, por conta própria, que o ditador está no leito, sem sinais vitais e sem chance de reversão do quadro.
Jong-Un foi visto pela última vez na mídia estatal no dia 11 de abril. O ditador não participou da comemoração do aniversário de seu avô, Kim Il Sung, um feriado nacional, na última semana, o que havia levantado especulações sobre seu estado de saúde.
Informações de dentro da Coreia do Norte são notoriamente difíceis de ser obtidas, especialmente em questões relacionadas à liderança do país, devido a um rígido controle das informações.
Do Portal Salvador Notícia/Crédito: KCNA VIA KNS / KCNA VIA KNS / AFP