SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Produto Chinês: Compra de internet vinda de Wuhan chega a Araci; os produtos podem estar contaminados com Coronavírus? Especialista responde

Enquanto muitos brasileiros esperam pacientemente suas compras de sites como AliExpress, Wish e Lightinthebox, surgiu a dúvida: será que os produtos originários da China, onde o agente do coronavírus foi recentemente identificado, podem oferecer risco de infecção a quem abrir uma encomenda?
Um leitor do A Voz do Campo enviou a imagem de um produto comprado na China, que chegou recentemente em Araci, e veio justamente de Wuhan, a cidade onde surgiu o surto de Coronavírus.
De acordo com Flávio Alcântara, patologista clínico e médico assistente do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo), embora ainda não haja um estudo experimental (por ser um vírus novo), o envio de embalagens por correio internacional não deverá trazer risco, devido ao tempo decorrido do envio a chegada.
“O agente é de uma família de vírus que são cobertos com um envelope lipídico, o que os torna sensíveis a dessecamento prolongado. Além disso, a lavagem das mãos com água e sabão é capaz de inativar um vírus com esta característica”, esclarece.
Conforme explica o infectologista João Prats, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, justamente pelas características do vírus, a estimativa é que assim como outros vírus, como o da gripe, ele dure menos de 24 horas fora de um corpo, como seria com objetos encomendados. “Os vírus que mais duram são os que contaminam a água e o solo, como o enterovírus. Por existirem mais formas de transmissão, eles também podem acometer mais pessoas”, aponta.
Ou seja, pode comemorar sem medo quando o tão esperado pacotinho chegar: com o tempo entre a compra, despacho pelo vendedor e transição para chegar ao Brasil, seus pedidos internacionais estão seguros para serem abertos em casa.
Do Portal A Voz do Campo

Site de notícias acusa ex-prefeito de Santaluz de intimidação ao trabalho da imprensa

Após a publicação de reportagens investigativas do portal Zero Hora News acerca de licitações ocorridas no município de Santaluz, administrada pela prefeita Quitéria Carneiro Araújo (PSD), a popular Quitéria de Júnior, o marido da prefeita, Joselito Carneiro de Araújo (PSD), o popular Júnior do Max, através do aplicativo whatsapp, teria enviado mensagens à redação do Zero Hora News em evidente tom de intimidação ao trabalho da imprensa (ver aqui).
A primeira mensagem de Júnior do Max para a redação teria sido no seguinte tom, “me aguarde” e foi enviada após a equipe de jornalismo publicar a matéria com o seguinte título: “Escândalo: Prefeita de Santaluz homologa licitações de quase R$ 9 milhões de reais para aquisição de peças para veículos e máquinas“. A mesma matéria também foi publicada pelo A Voz do Campo à época. No entanto, a Prefeitura Municipal de Santaluz, respeitosamente, enviou nota de esclarecimento.
Ainda segundo o Zero Hora News, em outro momento, quando a reportagem do site publicou a matéria intitulada,”Suspeito: Prefeita de Santaluz homologa licitação para compra de peças e pneus para motos com mais de 1.100% acima do valor da própria moto“, outra vez o marido da prefeita de Santaluz teria enviado nova mensagem com o seguinte teor, “Pode Aguardar….” e não parou por aí, em seguida teria enviado mais uma mensagem, com os dizeres, “Vai tomar no teu….
Segundo este veículo denunciante, a atitude do marido da prefeita configura uma clara tentativa de intimidar a imprensa e impedir o livre acesso da população a informações de interesse público. “Com a mesma serenidade e coragem de sempre, a equipe do Zero Hora News seguirá cobrindo qualquer matéria que julgar ser de interesse público. Júnior do Max já esteve envolvidos em episódios de intimidação contra a imprensa e também contra cidadãos santaluzenses. O Zero Hora News teve acesso ao Boletim de Ocorrência no qual o senhor Félix José de Jesus Filho relata que foi ameaçado por Júnior do Max através de uma ligação telefônica e em razão da organização de um protesto pacifico que o mesmo era um dos incentivadores”. disseram.
A Voz do Campo tentou contato com Júnior do Max, sem êxito.
Segundo fontes do A Voz do Campo ligadas à situação política em Santaluz, o site Zero Hora seria ligado à oposição política. O site em questão tem sede no sul da Bahia, onde pessoas da oposição tem contratos com a gestão pública.
Do Portal A Voz do Campo

Copa do Nordeste: Bahia 0x2 Vitória - Melhores Momentos

            

Com grande atuação de Ronaldo, Vitória vence o Bahia na Arena Fonte Nova

Deu Vitória no primeiro grande clássico de 2020. O Rubro-Negro baiano bateu o Tricolor por 2 a 0 e quebrou o jejum de 12 BaVis sem vencer seu maior rival.
Os gols da partida foram marcados por Thiago Carleto e Vico, ainda na primeira etapa.
Com o resultado, o Leão assumiu momentaneamente a liderança do Grupo B da Copa do Nordeste, com cinco pontos. O Esquadrão por sua vez, permanece na quinta posição, com quatro pontos conquistados.
O JOGO
O primeiro lance de perigo da partida foi do Vitória. Logo aos dois minutos, Fernando Neto acertou um belo chute de fora da área e a bola acertou a trave esquerda de Douglas.
A resposta Tricolor veio aos 8 minutos. Élber avançou em velocidade e bateu cruzado na entrada da área, Ronaldo praticou uma bela defesa. 
Aos 12, Ronaldo precisou trabalhar de novo. Após belo passe de Élber, Flávio bateu firme e obrigou Ronaldo a fazer mais uma defesa. 
O primeiro gol da partida saiu aos 23. Thiago Carleto bate forte soltou o pé, em cobrança de falta, e venceu o goleiro Douglas.
A resposta Tricolor foi novamente com Élber. Após jogada em velocidade, o atacante bateu cruzado, e Ronaldo fez mais uma grande defesa.
Aos 35, Ronaldo operou mais um milagre. Após cobrança de escanteio, Juninho desviou de cabeça na primeira trave e Ronaldo fez uma defesa espetacular para manter o Vitória em vantagem no jogo.
O segundo gol do Leão saiu aos 43. Após cobrança de escanteio, Vico desviou de cabeça e estufou as redes. 
Segundo tempo 
Logo aos 2 minutos da segunda etapa, Ronaldo evitou mais uma vez o gol do Bahia. Após cobrança de escanteio, Juninho sobrou alto para cabecear, mas Ronaldo salvou.
Três minutos depois, Juninho Capixaba cobrou falta direto e Ronaldo se esticou todo para fazer mais uma boa defesa. 
Aos 8, Ronaldo apareceu mais uma vez. Após uma batida firme de Élber, o arqueiro foi cirúrgico e salvou o Vitória mais uma vez.
Bateu roupa de novo! Aos 30, Carleto cobrou mais uma falta de longa distância e Douglas bateu roupa mais uma vez.
No último lance da partida, Vico avançou em velocidade e bateu rasteiro. Douglas defende, mas ainda assim foi vaiado.

FICHA TÉCNICA
Bahia x Vitória
Terceira rodada da Copa do Nordeste 2020
Data:08/02/2020
Hora:18h (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro:Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
Gols: Thiago Carleto e Vico (VIT)
Amarelos: Viçosa, Léo Ceará, Vico e Fernando Neto (VIT); Daniel e Rossi (BAH) 
BAHIA: 
Douglas; João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Flávio (Flávio), Gregore, Daniel (Rossi); Élber, Clayson (Arthur Caíke) e Gilberto. Técnico: Roger Machado
VITÓRIA: 
Ronaldo; Van, João Victor,
Maurício Ramos e Carleto; Guilherme Rend, Gerson Magrão (Jean) e Fernando Neto; Vico, Léo Ceará (Matheus Tenório) e Júnior Viçosa (Rodrigo Porto). Técnico: Geninho
Do Portal Galáticos Online

Assista a saga Raízes do Sertão; um filme gravado no estado do Piauí. Já são 19 capítulos

            

Caiado aceita levar adiante discussão sobre zerar ICMS dos combustíveis em Goiás

Caiado aceita levar adiante discussão sobre zerar ICMS dos combustíveis em Goiás
Foto: Hegon Corrêa/Divulgação
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), afirmou na última quinta-feira (6) que vai levar adiante a discussão do “desafio” do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aos governadores para zerarem o ICMS sobre combustíveis nos estados.

Segundo o Diário de Goiás, o gestor esteve junto a outros governadores do país numa reunião com Bolsonaro na última quarta-feira (5), em Brasília, onde o tema foi discutido. De acordo com a reportagem, embora aceite estender o diálogo, Caiado entende ser importante a preocupação sobre o impacto da medida sobre os cofres dos estados.

"A minha posição em relação a redução do ICMS dos combustíveis será de levar adiante a proposta que o presidente Jair Bolsonaro fez ontem (quarta-feira) a nós, durante o seu pronunciamento no evento de 400 dias de seu governo: buscar o diálogo para uma solução diante de um problema que municípios, estados e União têm culpa", afirmou o governador.

Para o governador goiano, é entendível a reclamação da população sobre o aumento constante do preço do combustível. Na visão dele, por isto, é importante que os governadores e o presidente construam uma alternativa. "É imprescindível uma reunião entre todos os chefes dos executivos estaduais com o presidente para entrarmos em um consenso. Só assim vamos conseguir alcançar as mudanças que a população espera de nós", disse.

Do Portal Bahia Notícias

Coronavírus: Número de mortes pelo chega a 722 na China

Coronavírus: Número de mortes pelo chega a 722 na China
Foto: Divulgação
A Comissão Nacional de Saúde chinesa anunciou neste sábado que o número de mortes provocadas pelo surto do coronavírus aumento para 722. Já são  3.399 casos de pessoas contaminadas com o vírus. Na sexta-feira (7), o  número registrado era de 3.143 novas infeções, após vários dias em que o número de casos estava caindo.

As autoridades de saúde estão tratando 6.101 pacientes em estado grave e já deram alta a 2.050 pessoas que contraíram a pneumonia provocada pelo novo coronavírus, detectado pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan, na província central de Hubei. Desde o começo do surto, já foram acompanhadas 345.498 pessoas por suspeita de infecção, 189.660 das quais continuam sob observação.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há outros casos de infeção confirmados em mais de 20 países. A Organização Mundial da Saúde declarou, em 30 de janeiro, situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional, o que pressupõe a adoção de medidas de prevenção e coordenação conforme escala mundial.

A doença foi identificada como um novo tipo de coronavírus, semelhante à pneumonia atípica, ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars na sigla em inglês), que entre 2002 e 2003 matou 650 pessoas na China continental e em Hong Kong. As pessoas infectadas podem transmitir a doença durante o período de incubação, que varia entre um dia e duas semanas, sem que o vírus seja detectado.

Do Portal Bahia Notícias

PT contradiz a própria assessoria e nega aliança com PSDB, DEM e PSL

PT contradiz a própria assessoria e nega aliança com PSDB, DEM e PSL
Foto: Vi o Mundo
O PT divulgou, na madrugada deste sábado (8), nota em que contesta informação repassada por sua assessoria e descarta a qualquer possibilidade de aliança com PSDB e DEM nas eleições municipais deste ano (leia mais aqui).

Segundo relato da assessoria do partido a jornalistas, o comando petista autorizou, nesta sexta-feira (7), alianças com centrão, PSDB, DEM e até PSL em cidades onde PT ou seus aliados históricos encabecem a chapa.

Em sua primeira reunião de 2020, a Executiva Nacional do PT aprovou uma resolução listando PC do B, PSOL, PDT, PSB, Rede, PCO e UP como parceiros preferenciais.

"Nas situações em que o PT não encabeça a chapa e o candidato seja de um partido que não integre o espectro citado acima, somente serão permitidas alianças táticas e pontuais se autorizadas pelo diretório estadual, desde que candidato tenha compromisso expresso com a oposição a Bolsonaro e suas políticas", afirma o texto.

Ainda segundo o texto, outra condição para o PT subir em palanque fora de sua parceria histórica é que o candidato "não tenha práticas de hostilidade ao PT e aos presidentes Lula e Dilma".

Segundo o secretário de Comunicação do PT, Jilmar Tatto, a decisão do PT representava uma ampliação da política de alianças do partido. Ao falar sobre DEM e PSDB, petistas citam o exemplo de Minas Gerais, onde os dois partidos se aliam ao PT  em cidades do interior.

A resolução é produto de contribuições sobre um texto-base apresentado pela cúpula do partido. A versão original citava, expressamente, o PSL, o Novo e a Aliança para o Brasil como partidos com os quais o PT está proibido de fechar alianças. No documento final, seus nomes foram suprimido da lista de vetados.

Questionada sobre a supressão, a assessoria repetiu não estar descartada a aliança desde que respeitadas as condições impostas pelo partido.

Como o texto trazia uma dubiedade ao afirmar que "o PT Nacional decide que não ocorram alianças com os partidos que sustentam o projeto ultraneoliberal (DEM, PSDB) e veta qualquer aliança com aqueles que representam o extremismo de direita em nosso país", a assessoria foi instada a esclarecer a diferença de tratamento.

De acordo com a assessoria do partido, a menção ao DEM e ao PSDB foi uma tentativa de explicitar que os dois partidos não integram a extrema-direita, admitindo-se a possibilidade de aliança.

Quatro horas após a publicação da informação em sites de noticias, a assessoria de imprensa do PT divulgou uma nota esclarecendo seu equívoco.

"A Comissão Executiva Nacional do PT, reunida no Rio ontem (7 de fevereiro), definiu que a politica de alianças do partido para as eleições municipais exclui os partidos que sustentam a política ultraneoliberal do governo Bolsonaro (DEM e PSDB) e veta composições com os partidos de extrema-direita. O PT definiu como centro estratégico eleitoral "a construção de alianças com PC do B, PSOL, PDT, PSB, Rede, PCO e UP.", diz a nota.

E acrescenta: "Alianças com outros partidos podem ser feitas, onde o PT tenha candidatos a prefeito, desde que autorizadas pelo Diretório Estadual, mas não podem incluir os partidos ultraneoliberais e os de extrema-direita, diferentemente do que foi noticiado pela imprensa".


Do Portal Bahia Notícias/por Catia Seabra | Folhapress

Primeira Superlua do ano acontece neste domingo

Primeira Superlua do ano acontece neste domingo
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
A lua estará mais próxima da terra neste domingo (9). O fenômeno, conhecido como Superlua, acontece pela primeira vez em 2020, de acordo com a Agência Brasil. Neste momento, a lua está na fase e cheia e ainda mais luminosa.

A distância média entre a Lua e a Terra é de cerca de 384 mil km. No entanto, por se tratar de uma órbita oval, essa distância pode variar de 400 mil km, quando mais distante, até cerca de 360 mil km, nos períodos de maior proximidade.

Coordenador do projeto Astro&Física do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e doutor em física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor Marcelo Schappo explica o fenômeno. “A Superlua é um evento decorrente da coincidência de dois fatos astronômicos. O primeiro é que a Lua não gira em torno da Terra em formato de circunferência, mas em uma órbita um pouquinho achatada. Então, ela tem de estar no ponto mais próximo da Terra, que chamamos de perigeu e, ao mesmo tempo, na fase cheia”, diz.

Ainda segundo o pesquisador, por conta da divergência, outros observatórios não consideram o dia 9 de fevereiro como a primeira Superlua do ano.“Para outros observatórios, a Superlua ocorrerá [em algum momento] entre os dias 7 e 8 de abril, dependendo do horário da observação. Há ainda os que apontam o 7 de maio”, acrescenta.

Já o observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), considera Superluas apenas as que ocorrerão nos dias 9 de março e 7 de maio.

Do Portal Bahia Notícias

Mega-Sena sorteia premia estimado em R$ 90 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia premia estimado em R$ 90 milhões neste sábado
Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas
Há semanas sem registrar vencedores da Mega-Sena, o prêmio da principal modalidade lotérica da Caixa Econômica está estimado em R$ 90 milhões. O novo sorteio será realizado na noite deste sábado (8), às 20h.

No último concurso, as dezenas sorteadas foram 04, 13, 25, 40, 53 e 57. Do total de apostas, 127 acertaram a Quina, com prêmio de R$ 39.228,56 para cada. Já a Quadra foi acertada por 8.236 apostas, que levaram cada uma R$ 854,81.

Para tentar a sorte no concurso de hoje, os interessados precisam fazer ao menos uma aposta mínima no valor de R$ 4,50. O registro pode ser feito através do portal Loterias Online, pelo aplicativo da Caixa, no caso dos correntistas, ou em qualquer casa lotérica credenciada pelo banco no país.

Do Portal Bahia Notícias

Câmara gasta R$ 38 mil com viagens de deputados durante recesso em janeiro

Câmara gasta R$ 38 mil com viagens de deputados durante recesso em janeiro
Foto: Sérgio Lima / Poder360
Durante o recesso parlamentar dos deputados federais, em janeiro, a Câmara gastou pelo menos R$ 38 mil em gastos com missões oficiais. Segundo o blog Painel, da Folha de S. Paulo, apenas um viajante foi registrado no site da transparência da Casa nesse período.

O deputado Daniel Coelho (Cidadania-PE) foi para Genebra, na Suíça. Ele passou sete dias no país para participar de um encontro de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Do Portal Bahia Notícias

Confira as escalações de Bahia e Vitória para o primeiro clássico Ba-Vi de 2020

Confira as escalações de Bahia e Vitória para o primeiro clássico Ba-Vi de 2020
Foto: Leandro Aragão / Bahia Notícias
Bahia e Vitória já estão escalados para o primeiro clássico Ba-Vi do ano de 2020. As duas equipes se enfrentam neste sábado (8), logo mais às 18h, na Arena Fonte Nova, pela terceira rodada da Copa do Nordeste.

O técnico Roger Machado montou o Tricolor com: Douglas; João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Flávio e Daniel; Clayson, Élber e Gilberto. 

Já o comandante Geninho armou o Rubro-Negro da seguinte forma: Ronaldo; Van, João Victor, Maurício Ramos e Thiago Carleto; Guilherme Rend, Fernando Neto e Gerson Magrão; Vico, Léo Ceará e Júnior Viçosa.

O Bahia é o terceiro colocado com quatro pontos na tabela de classificação do Grupo A do torneio regional. Na chave B, o Vitória tem dois pontos e aparece na quinta posição.

Do Portal Bahia Notícias/por Leandro Aragão

Barrocas: Corpo do jovem que se afogou no Açude do Barracamento, foi encontrado na manhã desta sexata-feira

Imagem Reprodução Redes Sociais
O corpo do jovem Marcos dos Santos Andrade, 27 anos, desaparecido desde às 14 horas da quinta-feira (6), foi encontrado submerso na marge do Açude do Barracamento por volta das 5 horas da manhã desta sexta-feira (07), em Barrocas. 

Segundo o pai da vítima, o senhor João de Julinha, mesmo após horas de procura e muito esforço dos mergulhadores, o corpo do filho só foi localizado hoje, quando boiou próximo a uma cerca que atravessa por dentro o reservatório. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e fez a remoção do corpo. 

Marcos dos Santos, conhecido como Tribal, trabalhava como ajudante prático de obra, ele deixa um filho de apenas 3 anos. O sepultamento ocorre nesta sexta-feira às 18 horas, no cemitério municipal de Barrocas. 

Nas redes sociais familiares e amigos lamentaram a morte do jovem: "Mesmo sabendo que um dia a vida acaba, nunca tamos preparado para perder alguém. Que o nosso querido Deus conforte os nossos corações. Vai com Deus!, escreveu Natallycio Santos.


@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Diante da repercussão, prefeito recua e amplia reajuste salarial dos professores de 10% para 11,23%, menor na história de Barrocas

Foto: Reprodução
O anúncio feito pelo Prefeito José Jailson de Lima Ferreira na abertura da Jornada Pedagógica 2020, de conceder o reajuste de apenas 10% no salário base dos professores, causou repercussão negativa entre a classe e um desgaste com a entidade que representa os profissionais. Isso porque com o percentual anunciado os salários dos profissionais ficaria abaixo do piso nacional, mas diante da repercussão negativa, o gestor voltou atrás e ampliou de 10% para 11,23%, mesmo assim segundo o Gilmar Mota, este é o menor reajuste na história de Barrocas, que segundo informou, sempre teve reajustes que fixavam os vencimentos acima do piso nacional. 

A Presidente da APLB, Eliecy, tratou o caso como desmoralização: "não foi legal nem justo o que aconteceu ontem, eu me senti traída e desmoralizada diante do que aconteceu, o acerto foi sentarmos pra ver o que poderia ser feito, até porque eu já havia dito no grupo que não aceitaríamos menos de 10% porque eu sabia que se fosse 11% mesmo assim ficaríamos em situação difícil, escreveu no grupo do sindicato.

Nenhum vereador se manifestou contra o aumento abaixo do esperado pela categoria
Foto: Reprodução
Servidor municipal e sindicalista, Gilmar Mota, explicou que o reajuste de 10% seria um prejuízo para a classe: "O piso no município vai para R$ 1.427,18 sendo que o piso nacional pra 20 horas está em R$ 1.443,12, ou seja, vai ficar abaixo? É a primeira vez na história que o município de Barrocas tem salário igual ou abaixo do piso desde a criação da lei do piso em 2008", talvez temendo ser 'identificado como aquele que deixou os educadores com salários abaixo do piso nacional, o gestor voltou atrás e em nova participação na jornada fez o novo anúncio.

Na quinta-feira (6), José Jailson anunciou mais 1,23% para equiparar o salário ao piso nacional dos professores. No entanto, considerando os reajustes do piso nacional, esse será o reajuste mais baixo da história de Barrocas, visto que o reajuste do Governo Federal foi de 12,84%. Mesmo com o aumento de 1,23%, o reajuste concedido será no total de 11,23%, abaixo 1,61% do previsto. 
Da Redação Por Victor Santos e Rubenilson Nogueira

Homem é preso e menores apreendidos suspeitos de tráfico de drogas em Serrinha


Um homem foi preso e dois menores apreendidos suspeitos de tráfico de drogas. A Polícia Militar (PM) fez a captura do trio após ronda pela Rua Palmeira, no bairro Oseías, em Serrinha. Os suspeitos são: Emerson das Neves Freitas, de 18 anos, I. S. S. e L. S. J., ambos de 17 anos.

O flagrante foi realizado pela Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), por volta das 19h50 de quinta-feira (6). Ao perceber a presença dos policiais, os suspeitos tentaram fugir por um terreno baldio, mas foram alcançados.

Com eles foram encontrados 22 papelotes de cocaína, três dolões de maconha, oito pedras de crack, além de dois celulares e uma quantia em dinheiro.


Do Portal Clériston Silva

Sob Lula, PT autoriza alianças com centrão, PSDB, DEM e até PSL

Sob Lula, PT autoriza alianças com centrão, PSDB, DEM e até PSL
Foto: Paulo Pinto/Fotos Publicas
Sob a batuta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT ampliou o seu arco de alianças para as próximas eleições municipais.

Reunido no Rio, o comando petista autorizou, nesta sexta-feira (7), alianças com partidos do centrão, PSDB, DEM e até PSL em cidades onde PT ou seus aliados históricos encabecem a chapa.

Em sua primeira reunião de 2020 e com nova composição, a Executiva Nacional da legenda aprovou uma resolução listando PSOL, PDT, PSB, Rede, PCO e UP como parceiros preferenciais. Embora estivesse no Rio desde a tarde de sexta, o ex-presidente não participou do encontro.

"Nas situações em que o PT não encabeça a chapa e o candidato seja de um partido que não integre o espectro citado acima, somente serão permitidas alianças táticas e pontuais se autorizadas pelo diretório estadual, desde que candidato tenha compromisso expresso com a oposição a Bolsonaro e suas políticas", afirma o texto.

Outra condição para o PT subir em palanque fora de sua parceria histórica é que o candidato "não tenha práticas de hostilidade ao PT e aos presidentes Lula e Dilma".

O texto traz uma dubiedade ao afirmar que "o PT nacional decide que não ocorram alianças com os partidos que sustentam o projeto ultraneoliberal (DEM, PSDB) e veta qualquer aliança com aqueles que representam o extremismo de direita em nosso país".

De acordo com a assessoria do partido, a menção ao DEM e ao PSDB é uma tentativa de mostrar que os dois partidos não integram a extrema direita. O documento não chega a nominar as legendas com as quais as alianças estão vetadas. 

Segundo o texto, a estratégia de fortalecimento da luta partidária não afasta a sigla da disposição de procurar e fazer alianças com as forças políticas que se aproximam dos mesmos compromissos com o povo, "não só pela construção de alianças pontuais focadas em 2020, mas pela união de esforços contra o projeto de destruição social do governo Bolsonaro, que buscará a reeleição".

O texto está em consonância com o que pensa Lula. Desde que deixou a prisão, em novembro do ano passado, o ex-presidente tem defendido a ampliação de alianças táticas no confronto com o governo Bolsonaro.

No documento, o PT afirma que a constituição de uma frente democrática popular, com forte participação dos partidos de esquerda, movimentos sociais e populares e setores progressistas "é compatível e complementar à formação de alianças táticas com setores sociais e políticos que tenham contradições reais com determinadas políticas do governo Bolsonaro".

O documento destaca a repercussão internacional do movimento em defesa do ex-presidente Lula, mas ressalva: "é importante registrar que Lula está solto, e não livre! É imperativo para a democracia a anulação da sentença ilegal e mentirosa de Sergio Moro e o restabelecimento dos direitos políticos de Lula".

Solto após julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que definiu que condenados têm direito a aguardar o fim dos recursos de seus processos em liberdade, Lula está inelegível.

O ex-presidente se enquadra na Lei da Ficha Limpa, que veta a candidatura de políticos condenados em segunda instância --ele tem duas, uma pelo caso do sítio de Atibaia (SP) e outra pelo do tríplex de Guarujá (SP).

A resolução petista acusa Moro de proteger "lideranças aliadas, ministros e o próprio clã bolsonarista de investigações sobre suas relações com a milícia, os laranjas, a corrupção, o assassinato de [da vereadora] Marielle e Anderson e outros graves crimes".

O partido afirma também que, embora as tensões entre Bolsonaro e Moro sejam persistentes, ambos compartilham o mesmo objetivo: impedir que o PT e as forças progressistas e populares voltem a governar o país.


Do Portal Bahia Notícias/por Catia Seabra | Folhapress

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Governo prevê investimento de R$ 30 bi em ferrovias e mudança nas concessões em 5 anos

Governo prevê investimento de R$ 30 bi em ferrovias e mudança nas concessões em 5 anos
Foto: Reprodução/Tribuna de de Jundiaí
Com recursos obtidos por meio de concessões, o Ministério de Infraestrutura estima investimentos da ordem de R$ 30 bilhões para ampliar a malha ferroviária do país nos próximos cinco anos, de acordo com o ministro da pasta, Tarcísio Gomes de Freitas.

O ministro participou nesta quinta-feira (6) do 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Costa Verde, realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), na cidade de Seropédica.

"Vamos investir R$ 30 bilhões em ferrovias nos próximos 5 ou 6 anos", disse. O primeiro contrato de concessão foi assinado no ano passado e envolve a Ferrovia Norte-Sul, no trecho entre Porto Nacional (TO) e Estrela D'Oeste (SP). Para este ano, são previstas as concessões da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que ligará Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO), e a Ferrogrão, projeto com origem em Cuiabá (MT) e término em Santarém (PA).

Reportagem da Agência Brasil revela que o governo planeja ainda trabalhar por uma mudança legislativa a fim de permitir o regime de autorização. Trata-se de um modelo em que o investidor tem mais liberdade do que no regime de concessão. "Hoje não é possível nós operarmos com autorização nas ferrovias. No setor portuário, nós já fazemos isso. As autorizações abrem uma nova porta. Vale para aquele investidor que quer tomar o risco de engenharia, para que possa empreender e ter a propriedade da ferrovia, ter o benefício da perpetuidade, a liberdade para definir sua tarifa. Isso é importante para quem assume risco de longo prazo e proporciona novos investimentos ferroviários no Brasil", disse Tarcísio.

Do Portal Bahia Notícias

Janeiro de 2020 tem maior retirada de recursos da poupança já registrada em um mês

Janeiro de 2020 tem maior retirada de recursos da poupança já registrada em um mês
Foto: Cláudia Cardozo / Bahia Notícias
No mês de janeiro deste ano foi registrada a maior retirada de recursos da poupança em um mês, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central nesta quinta-feira (6). O órgão indica que os saques superaram os depósitos nas cadernetas em R$ 12,356 bilhões.

Desde que foi iniciada em 1995, a série histórica do BC tinha registrado o maior saque líquido, que é a diferença entre retiradas e depósitos, tinha sido registrado em janeiro de 2016, quando R$ 12 bilhões foram sacados das aplicações.

Em janeiro deste ano, foram aplicados na poupança R$ 216,9 bilhões. Já os saques totalizaram R$ 229,3 bilhões.

Do Portal Bahia Notícias

Argentino em cruzeiro no Japão é primeiro latino-americano com coronavírus

Argentino em cruzeiro no Japão é primeiro latino-americano com coronavírus
Foto: SaevichMikalai / iStock
Um dos passageiros contaminados pelo coronavírus em um navio de cruzeiro, no Japão, é argentino. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde do país asiático nesta sexta-feira (7), confirmando o primeiro caso de contaminação de um latino-americano por conta do vírus.

O coronavírus já matou mais 600 pessoas na China e uma nas Filipinas

Segundo informações do G1, o navio em questão transporta 3.700 pessoas, 61 delas infectadas. Com isso, todo o cruzeiro está em quarentena.

Conforme divulgado por autoridades estrangeiras, dos passageiros infectados, 21 são japoneses, oito americanos, cinco canadenses, cinco australianos, um britânico e um argentino. O jornal El Clarín, da Argentina, informou que há outros oito argentinos a bordo do cruzeiro.

Do Portal Bahia Notícias

Preço da carne cai e inflação de janeiro desacelera a 0,21%, diz IBGE

Preço da carne cai e inflação de janeiro desacelera a 0,21%, diz IBGE
Foto: Reprodução / Canal Rural
Após o pico de dezembro, o preço da carne recuou em janeiro e reduziu a pressão sobre a inflação do país. O IPCA (a medida oficial de inflação do país) teve alta de 0,21% em janeiro, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a menor variação para janeiro desde o início do Plano Real, em julho de 1994.

O preço das carnes teve redução de 4,03% em janeiro, após alta de 18,06% em dezembro. Havia a expectativa entre produtores e o varejo de que os preços continuassem a subir, porém com menor intensidade.

“Tivemos uma alta muito grande no preço das carnes, nos últimos meses do ano passado, devido às exportações para a China e alta do dólar que restringiram a oferta no mercado interno. Agora, percebemos um recuo natural dos preços, na medida em que a produção vai se restabelecendo para atender ao mercado interno”, disse o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov.

Com a variação no preço das carnes, o grupo alimentação e bebidas desacelerou de 3,38% em dezembro para 0,39% em janeiro.

Já o maior impacto no mês ficou com o grupo habitação, que apresentou a maior variação, de 0,55%, ou 0,08 ponto percentual no IPCA do mês.

A divulgação é a primeira calculada pelos novos hábitos de consumo. Em outubro do ano passado, o IBGE divulgou que a partir de janeiro de 2020 o IPCA ia atualizar os produtos e serviços para medir a inflação oficial do país, pesquisando a variação nos preços de 56 novos elementos.

Em dezembro, a inflação marcou 1,15%, no que havia sido o maior resultado para o mês desde 2002, quando ficou em 2,10%.

Já em janeiro de 2019, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) marcou 0,32%, pressionado por alimentos e bebidas.

Do Portal Bahia Notícias/por Diego Garcia | Folhapress

Sindicato dos professores diz que vai pedir na Justiça anulação da reforma de Rui Costa

Sindicato dos professores diz que vai pedir na Justiça anulação da reforma de Rui Costa
Foto: Divulgação
O coordenador-geral do Sindicato dos Professores e Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-Sindicato), Rui Oliveira, disse, nesta sexta-feira (7), que a entidade vai pedir na Justiça a anulação da reforma da Previdência proposta pelo governador Rui Costa (PT) e aprovada, na semana passada, pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).  

“Vamos pedir na Justiça, a anulação da votação na Assembleia Legislativa da Bahia”,  afirmou o sindicalista. 

Nesta sexta, os professores protestaram contra a reforma na Praça da Piedade em Salvador. Segundo o sindicalista, o movimento foi para “chamar o povo para às ruas contra a truculência do governo do Estado”. 

Do Portal Bahia Notícias

Empresário diz ter queimado R$ 3,2 milhões para não dividir com a ex-esposa

Bruce McConville Foto: Reprodução/YouTube
Bruce McConville Foto: Reprodução/YouTube
Um empresário do Canadá disse ter queimado notas somando pouco mais de 1 milhão de dólares canadenses (cerca de R$ 3,2 milhões) para não ter que dividir com a ex-esposa na partilha dos bens do divórcio. Bruce McConville, de 55 anos, não informou a Justiça toda a sua lista de bens e sobre as suas finanças. Ele também está ignorando uma ordem de depósito judicial no equivalente de R$ 950 mil. 

Em audiência em tribunal de Ottawa (Canadá), o empresário disse ter prova da retirada da quantia. Foram 25 saques de seis diferentes contas. Perguntado o que fez com o dinheiro, Bruce afirmou: “Eu o destruí”. “Você está me deixando confuso. O que você quer dizer?”, rebateu o juiz do caso, de acordo com o portal “Ottawa Citizen”. 

O empresário afirmou que as notas foram queimadas em dois momentos, em 23 de setembro e 15 de dezembro. Como não tem prova e testemunha, a versão de Bruce está sendo encarada com muita desconfiança pela Justiça. O canadense atribuiu a queima das notas a uma crise de ansiedade por causa do divórcio. Bruce foi condenado a 30 dias de prisão preventiva. Após o prazo, ele terá uma nova chance de “contar a verdade”, de acordo com o magistrado. Se não cooperar, o empresário pagará multa diária de R$ 630 para a ex.

Do Portal NS

Trump confirma que ataque dos EUA matou chefe da Al-Qaeda no Iêmen

 Foto: Arquivo/AP Photo
Foto: Arquivo/AP Photo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta quinta-feira (6) que o chefe da organização terrorista Al-Qaeda no Iêmen, Qassim al-Rimi, morreu em um ataque ordenado pela Casa Branca. 

Trump não deu detalhes, mas a imprensa norte-americana diz que a ofensiva ocorreu na semana passada por meio de drones — semelhante à ação que matou o general iraniano Qassem Soleimani, em janeiro. Uma outra liderança da al-Qaeda, que não teve o nome revelado, também morreu na operação. 

Em comunicado, Trump diz que al-Rimi se alistou à Al-Qaeda na década de 1990, e atuou ao lado do terrorista Osama bin Laden. “Com Rimi, a Al-Qaeda cometeu violência imoral contra civis no Iêmen e procurou conduzir e inspirar vários ataques contra os Estados Unidos e nossas forças”, diz o comunicado. “Os Estados Unidos, nossos interesses e nossos aliados estão mais seguros como resultado dessa morte”, conclui Trump. 

O braço da Al-Qaeda liderado por al-Rimi reivindicou autoria do atentado a tiros a uma base militar na Flórida no fim do ano passado. Na ocasião, um piloto saudita que treinava no local abriu fogo em uma sala de aula e matou três militares norte-americanos, antes de ser morto pelas forças de segurança. Em um vídeo de 18 minutos, o terrorista elogiou o assassino saudita, a quem chamou de “bravo cavaleiro” e “herói”.

Do Portal NS/Fonte: G1

Bolsonaro critica proposta de exame toxicológico para porte e posse de arma de fogo

Foto: Antonio Cruz /agencia Brasil
Foto: Antonio Cruz /agencia Brasil
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou nesta quinta-feira (6) a aprovação, pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, de um projeto de lei que exige exame toxicológico para a posse ou porte de armas de fogo. 

A proposta foi aprovada pelo colegiado na quarta (5) e tem caráter terminativo – ou seja, só irá ao plenário do Senado se houver recurso; caso contrário, segue direto para a Câmara dos Deputados. “Meu Deus do céu, tem que infernizar a vida de quem está fazendo a coisa errada, não de quem quer fazer a coisa certa. Quem quer comprar uma arma não é para fazer besteira. [Para] fazer besteira ele vai aí para o câmbio negro, um lugar qualquer”, declarou o presidente, durante uma live nas redes sociais. 

Pelo texto votado pelos senadores, o exame toxicológico negativo precisa ser comprovado a cada três anos para a renovação do Certificado de Registro de Arma de Fogo. Além disso, o projeto estabelece que a Polícia Federal e as Forças Armadas poderão submeter os possuidores de arma de fogo a exame toxicológico de forma randômica durante o prazo da autorização de modo a surpreender os eventuais usuários de drogas. 

Defensor de regras mais frouxas para o acesso a armas, Bolsonaro disse ainda esperar que o projeto não seja aprovado pelo Congresso e sinalizou veto à matéria caso ela ganhe sinal verde do Parlamento. “Se por ventura passar, eu posso exercer o direito de veto e depois o Congresso Nacional decide se mantém ou não [o veto]”, declarou.

Do Portal NS/Fonte:Folhapress