SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 1 de fevereiro de 2020

Músico é morto a facada pela própria sobrinha de 13 anos em São Domingos

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O músico Denilton Afonso de Jesus, de 42 anos, foi assassinado em São Domingos, região sisaleira da Bahia, na noite deste sábado (1). 

De acordo com informações da Polícia Militar, o crime foi cometido pela sobrinha da vítima, uma adolescente de 13 anos, na frente da casa onde o cantor morava. Durante um desentendimento, por motivos a serem esclarecidos, a menina atingiu Denilton com uma facada na altura do coração, conforme a polícia. 

O homem não resistiu ao ferimento e morreu no local. Uma guarnição da PM foi acionada e apreendeu a adolescente. Uma conselheira tutelar foi chamada para acompanhar o caso. 

O corpo do músico vai ser encaminhado para necropsia no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha. A Polícia Civil deve investigar a motivação do crime.
Notícias de Santaluz

Serrinha: Em entrevista, Senador da república elogia trabalho desempenhado por Jaqueline Souza; amigos apoiam sua pré-candidatura

As eleições municipais se aproximam e em Serrinha muitos nomes aparecem como possíveis ou pré-candidatos (as) a vereador (a).

Diante dos inúmeros serviços prestados para a população serrinhense, Jaqueline Souza, ou simplesmente, Jack, como é conhecida por todos é um destes nomes bem cotados para disputar uma cadeira na câmara municipal.

Ela sempre apoiou e fez campanhas para outros candidatos, no entanto, muitos amigos tem se reunido e traçado estratégias, com o objetivo de apoiá-la nas eleições de outubro.

A nossa reportagem apurou que a sua pré-candidatura é uma solicitação destes seus amigos e amigas que querem algo novo na câmara e tem dialogado muito com ela para lhe convencer a representá-los.

Ao longo dos últimos anos, Jaqueline tem feito um trabalho brilhante na área social e da saúde, especialmente,  com as pessoas que são mais desassistidas pelos poderes públicos.

Este trabalho tem rendido muitos elogios perante toda a sociedade serrinhense, porque ela tem feito isso há anos, mesmo sem nunca ter demonstrado nenhum tipo de interesse político por trás.

É tanto que mesmo diante deste trabalho feito, que lhe credenciaria ela mesma  estar lançando seu nome para um cargo eletivo, pelo contrário, são as pessoas que tem lhe incentivado e convencido a aceitar ser lançada.

O próprio Senador da República, Otto Alencar (PSD), em uma entrevista recente para a imprensa destacou este lado sensível e social muito grande e o espírito de colaborar com as pessoas que Jaqueline Souza tem. Segundo o Senador, "um espírito muito caridoso e muito sensível que ela tem". 

Ele destacou  também o trabalho fantástico que Jaqueline tem feito de atenção à saúde fazendo pedidos buscando internamentos, exames de alta complexidade e outros procedimentos para as pessoas que lhe procuram e sempre tem logrado êxito.

Ouvir isso de um Senador da República ao seu respeito também tem lhe incentivado e fortalecido bastante.

Por Cival Anjos

Sport 1x1 Vitória - Melhores Momentos

          

Vitória sai na frente, mas cede empate ao Sport

O Vitória chegou perto de vencer a primeira partida na Copa do Nordeste. Contra o Sport, na Arena Pernambuco, o Rubro-Negro saiu na frente, mas cedeu o empate e ficou no 1 a 1.
Guilherme Rend marcou o gol do time baiano. Lucas Mugni empatou.
Com o resultado, o Leão foi aos dois pontos ganhos, na terceira colocação do Grupo B. Na próxima rodada, os comandados de Geninho terão pela frente o clássico BaVi, no dia 8, na Arena Fonte Nova.
PRIMEIRO-TEMPO
O Sport começou em cima e chegou a balançar a rede aos cinco minutos. Leandro Barcia recebeu na área e chutou no canto de Ronaldo. Mas, a arbitragem marcou impedimento do atacante.
Quatro minutos depois, o time pernambucano assustou novamente. Lucas Mugni passou por Maurício Ramos e chutou no gol. Ronaldo fez grande defesa.
O primeiro lance de perigo do Vitória só aconteceu aos 23 minutos. Carleto fez jogada individual na área, ficou de cara para o gol, mas foi travado na hora do chute.
Mas, três minutos depois, o Leão da Ilha chegou mais uma vez. Elton recebeu cruzamento de Sander e mandou para o gol. Ronaldo fez outra bela defesa.  
Aos 30 minutos, um lance polêmico. O jogador do Sport chutou no gol, a bola bateu na barriga de Vico na área, mas o árbitro enxergou braço e deu pênalti. Após muita reclamação do banco do Vitória, o quarto árbitro alertou o central, que voltou atrás na decisão.
O último bom lance da primeira etapa foi do Leão da Barra. Aos 42, Carleto cobrou falta com força e tirou tinta da trave.
SEGUNDO-TEMPO
No segundo tempo, a primeira boa chance foi do Vitória. Aos cinco minutos, Alisson Farias levantou bola na área, Vico desviou de cabeça livre, mas o goleiro fez a defesa.
Já aos dez minutos, o Rubro-Negro baiano chegou ao gol. De fora da área, Guilherme Rend acertou uma bomba no canto direito de Luan para abrir o placar.
Aos 20 minutos, o Sport tentou devolver. Lucas Mugni arriscou de  longe e Ronaldo fez boa defesa.
Três minutos depois, o Vitória encaixou contra-ataque. Fernando Neto recebeu na entrada da área e chutou no gol. A bola desviou na zaga e Luan fez bela defesa.
Mas, aos 28 minutos, os donos da casa chegaram ao empate. Após sobra de bola na área, Lucas Mugni ficou de cara para o gol e encobriu Ronaldo.
Aos 35, o Leão da Barra quase voltou à frente. Matheus Tenório fez jogada individual e chutou da entrada da área. Luan fez bela defesa.
Aos 46, o Sport quase virou. Hernane recebeu na área e chutou forte. Ronaldo fez grande defesa.
Vitória 1 x 1 Sport
Copa do Nordeste – 2ª rodada
Local: Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Data: 01/02/2020 (sábado)
Horário: 16h
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro da Silva (PB). Assistentes: Oberto da Silva Santo (PB) e Ruan Neres Souza de Queiros (PB)
Cartões amarelos: Ruan Levine, Matheus Tenório (VIT)
Gols: Guilherme Rend (VIT); Lucas Mugni (SPO)
Sport
Luan Polli; Raul Prata, Cleberson, Adryelson e Sander; Willian Farias, Jean Patrick (Marquinhos) e Lucas Mugni; Yan, Leandro Barcia e Elton (Hernane). Técnico: Guto Ferreira.
Vitória
Ronaldo; Van, Maurício Ramos, João Victor e Carleto; Guilherme Rend (Matheus Tenório), Fernando Neto e Gerson Magrão; Alisson Farias, Vico (Ruan Levine) (Jonathan Bocão) e Junior Viçosa. Técnico: Geninho.
Do Portal Galáticos Online

Mulher é presa pela PM e confessa ter matado homem a pedradas em Santaluz

Daslaine Costa Santana, conhecida também como 'Bia' | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Daslaine Costa Santana, conhecida também como ‘Bia’ | Foto: Reprodução/Redes Sociais
A Polícia Militar de Santaluz prendeu Daslaine Costa Santana, conhecida também como ‘Bia’, de 19 anos, pela morte de José Jorge Barreto dos Santos, conhecido também como ‘Dode’, de 51 anos, na madrugada deste sábado (1) [lembrar]. 

De acordo com a polícia, a jovem confessou o crime e confirmou que tinha ingerido bebida alcoólica com a vítima em um bar que fica próximo à área de matagal onde pouco tempo depois o homem foi encontrado morto a pedradas. 

Ainda não há detalhes sobre a motivação do crime. Daslaine foi presa em flagrante e levada para o plantão regional da Polícia Civil, onde foi autuada e ficou à disposição da Justiça.
Notícias de Santaluz

Jovem é morto a tiros na frente da irmã após ter casa invadida em Valente

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O jovem Anatalício Santos Lima, da 19 anos, foi morto a tiros após ter a casa invadida na madrugada deste sábado (1), no bairro Petrolina, em Valente, região sisaleira da Bahia. Ele chegou a ser socorrido para o hospital da cidade, mas já chegou sem vida à unidade. 

De acordo com a polícia, a irmã da vítima presenciou o crime, mas não soube identificar os autores. O corpo foi encaminhado para necrópsia no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha. A Polícia Civil investiga o caso.
Notícias de Santaluz

Santaluz: homem é encontrado morto com sinais de agressão em matagal

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais
José Jorge Barreto dos Santos, conhecido também como ‘Dode’, de 51 anos, foi encontrado morto em uma área de matagal nas imediações da estrada que liga a sede do município de Santaluz ao povoado Boi Velho, região sisaleira da Bahia, no início da manhã deste sábado (1). O corpo estava caído sujo de sangue junto a uma pedra. 

De acordo com a polícia, o homem, que morava no bairro Manoel Lima, tinha sido visto pela última vez na noite de sexta-feira (31), sóbrio, com uma moto modelo CG 125, de cor vermelha, sem placa, que foi encontrada em um local diferente de onde o corpo foi achado. 

Autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas, mas a polícia não descarta nenhuma hipótese, inclusive latrocínio, que é roubo seguido de morte. O caso está sendo investigado pela delegacia da cidade.
Notícias de Santaluz

Coité: adolescente é apreendido com maconha e crack escondidos em descarga de banheiro

Foto: Divulgação/PM
Foto: Divulgação/PM
Um adolescente de 17 anos foi apreendido com drogas em Conceição do Coité, região sisaleira da Bahia, neste sábado (1). 

Segundo a Polícia Militar, uma guarnição fazia patrulhamento pelo bairro Cidade Jardim quando o menor fugiu ao perceber a presença da viatura, se escondendo dentro de casa. 

Durante vistoria no interior do imóvel, os policiais encontraram 36 porções de maconha e sete pedras de crack escondidas dentro de uma descarga acoplada a um vaso sanitário. 

Questionado, conforme a PM, o adolescente informou que trocou as drogas por seu aparelho celular e que pretendia vender os entorpecentes. O menor foi encaminhado ao plantão regional da Polícia Civil em Riachão do Jacuípe, acompanhado pelo Conselho Tutelar.
Notícias de Santaluz

Balão do Google passa sobre o céu no Território do Sisal e deixa moradores curiosos

No final da tarde desta sexta-feira (31), muita gente ficou curiosa após avistar um ponto branco e brilhante no céu de todo o Território do Sisal. Sem saber do que se tratava, moradores recorreram ao Whatsapp para compartilhar a imagem. 
O ponto branco que foi avistado, principalmente por moradores de Araci, trata-se de um balão desenvolvido pela empresa de tecnologia Google. O balão passou por Araci a altitude de 62.200 pés, o equivalente a mais de 17 quilômetros. 
O balão está seguindo sentido leste e já passou por Conceição do Coité e Jacobina. O artefato se move no ar à velocidade de 35 Km/h. O local de lançamento do balão, segundo o FlightRadar24, foi uma ilha no Oceano Atlântico. 
O destino, no entanto, não é informado pela empresa. Segundo o Google, o artefato identificado pelo prefixo N242LB, pertence ao Projeto Loon, de fabricação Norte-americana.
Informações sobre o balão/FlightRadar24,
O projeto
Em 2011, quando a empresa começou o projeto, o objetivo era fornecer internet a locais isolados por desastres. Com o desenvolver do projeto, a empresa decidiu usar o balão para fornecer sinal 3G, em parceria com operadores de telefone, para localidades remotas. Os balões que voam carregados pelo vento em uma altitude duas vezes maior àquela em que operam os aviões comerciais. 
Os balões podem enviar sinais de acesso à internet para o solo a uma velocidade similar ou até maior à das redes 3G atuais. Estações no solo se conectam à infraestrutura local de internet e enviam sinais aos balões. Os balões se comunicam entre si, formando uma rede de comunicação no céu. As pessoas se conectam à rede de balões por meio de uma antena especial de internet instalada em suas casa, que é capaz de enviar e receber sinais dos balões que sobrevoam a área. Os balões do projeto Loon têm um diâmetro de 15 metros.
Eles são feitos de um plástico muito fino com três milímetros de espessura e são de material biodegradável. Acompanham um painel solar que fornece energia para os sistemas eletrônicos, uma caixa no qual inclui rádios, antenas, um computador de voo e um sistema de controle de altitude. 
Em 2014, duas cidades do Piauí foram escolhidas as primeiras cidades do Brasil para lançamentos dos balões do projeto Loon. Durante o período de testes, houve algumas ocorrências de quedas desses artefatos no Brasil, só no Estado do Piauí foram registradas três quedas. Também foi registrada uma queda no Estado do Amazonas. Os acidentes não tiveram feridos ou prejuízos a terceiros. O lançamento comercial dos balões foi iniciado em fevereiro deste ano.
Do Portal A Voz do Campo

Brasil encara o Equador pelas Eliminatórias na Fonte Nova em novembro

Brasil encara o Equador pelas Eliminatórias na Fonte Nova em novembro
Foto: Tiago Caldas / Bahia Notícias
O martelo foi batido! Salvador será palco do duelo entre Brasil e Equador, na Arena Fonte Nova, no dia 12 ou 13 de novembro. O jogo será válido pela sétima rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. O Bahia Notícias já havia antecipado que a capital baiana receberia uma partida do time Canarinho pela seletiva para o Mundial (relembre aqui).

A última vez que o Brasil disputou um jogo de Eliminatórias em Salvador, foi no dia 17 de novembro de 2015. A Seleção venceu o Peru por 3 a 0, com gols de Douglas Costa, Renato Augusto e Felipe Luís.

No ano passado, a capital baiana foi uma das sedes da Copa América do Brasil. Cinco jogos foram disputados na Fonte Nova: Argentina 0 x 2 Colômbia, Brasil 0 x 0 Venezuela, Equador 1 x 2 Chile, Colômbia 1 x 0 Paraguai pela primeira fase e Uruguai 0 (5) x 4 (0) Peru (decidido nos pênaltis) pelas quartas de final.

Do Portal Bahia Notícias/por Leandro Aragão

Taxa de desemprego de 2019 termina em 11%, aponta IBGE

Taxa de desemprego de 2019 termina em 11%, aponta IBGE
Foto: Marcello Casal / Agência Brasil
O Brasil encerrou o trimestre outubro, novembro e dezembro com a taxa de desemprego em 11%, mostraram os números divulgados pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nesta sexta-feira (31).

Essa é a menor taxa do trimestre terminado em dezembro desde 2015, quando atingiu 8,9%, segundo os dados disponibilizados pelo IBGE. O resultado coincide com a expectativa dos economistas ouvidos pela Bloomberg, que esperavam que a taxa desemprego atingisse 11%.

Marcado pelo Natal e início do verão, o último mês do ano passado ainda registrou um alto número de desempregados, com 11,6 milhões de brasileiros que seguiam sem ocupação. Mas o número caiu 7,1% em relação ao trimestre anterior, o equivalente a 883 mil pessoas.

O índice de desemprego também caiu, já que no trimestre encerrado em setembro ela ficou em 11,8%. Na comparação com o mesmo período de 2018, houve queda de 0,6 ponto percentual. A média anual de desemprego ficou em 11,9%, um recuo comparado ao ano anterior, quando ficou com 12,3%. "Porém, na comparação com o menor ponto da série, quando atingiu 6,8 milhões em 2014, a população sem trabalho quase dobrou, crescendo 87,7% em cinco anos", disse o IBGE.

Foram 12,6 milhões de desocupados em média no ano de 2019, um recuo de 1,7%, ou 215 mil pessoas a menos, em relação a 2018. O trabalho informal atingiu seu maior contingente desde 2016 no Brasil, com 41,4% da força de trabalho, ou o equivalente a 38,4 milhões de pessoas, apesar da estabilidade com relação ao ano anterior, 2018.

“Houve um aumento de 0,3 ponto percentual e um acréscimo de um milhão de pessoas”, disse Adriana Beringuy, analista da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua). Em dezembro, número de trabalhadores com carteira assinada registrou 33,7 milhões, um aumento de 1,8% com relação ao trimestre anterior, enquanto o número de trabalhadores por conta própria ficou em 24,6 milhões, 782 mil pessoas (3,3%) a mais do que o fim de 2018.

“Houve um crescimento expressivo do emprego com carteira assinada, o que não ocorria desde o início da série, em 2012. Mas, ainda que o crescimento no quarto trimestre seja um dos maiores da série, ainda é cerca de 3 milhões inferior ao recorde da série, de 2014, com 36,7 milhões”, disse a analista Adriana Beringuy.

A categoria dos empregados sem carteira assinada ficou em 11,9 milhões, estável em relação ao trimestre anterior, mas com acréscimo de 367 mil pessoas (3,2%) na comparação com o mesmo período de 2018. Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas foi o grupo de atividade que teve maior aumento no contingente de ocupados na comparação com o trimestre anterior, com acréscimo de 376 mil pessoas (2,1%).

Por outro lado, houve redução de 178 mil pessoas (2,1%) no grupo de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura. Já na comparação com o último trimestre de 2018, o maior aumento de pessoas ocupadas foi na indústria, com 388 mil (3,3%) trabalhadores a mais. Alojamento e alimentação foi o que teve maior crescimento percentual, com 5,2%, ou 282 mil pessoas.

Do Portal Bahia Notícias/por Diego Garcia | Folhapress

Após demissão de Silvana, Camila Marinho e Thaic Carvalho assumem o 'Bom Dia Sábado'

Após demissão de Silvana, Camila Marinho e Thaic Carvalho assumem o 'Bom Dia Sábado'
Montagem: Bahia Notícias
A TV Bahia bateu o martelo e o programa "Bom Dia Sábado" passará a ser comandado oficialmente pelas jornalistas Camila Marinho, que irá revezar com Thaic Carvalho, que é fixa no "Jornal da Manhã". A novidade foi confirmada pela afiliada da Globo ao Bahia Notícias.

A mudança ocorre após a demissão de Silvana Freire no início de 2020 (veja aqui). A comunicadora apresentava ao lado de Eduardo Oliveira o matutino desde a sua estreia, em 2018. O BN ainda perguntou sobre o futuro de Oliveira na atração, e de acordo com a empresa, ele "segue como repórter". 

Do Portal Bahia Notícias/por Júnior Moreira Bordalo

Aline Alves, o novo fenômeno do arrocha estará presente em vários eventos da região



sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Professores da Uneb aprovam paralisação contra a reforma da Previdência estadual

Professores da Uneb aprovam paralisação contra a reforma da Previdência estadual
Foto: Divulgação/Aduneb
Assembleia dos professores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), realizada nesta sexta-feira (31), aprovou imediata paralisação de três dias como forma de posicionamento contrário à PEC 159, que propõe alterações no regime de Previdência dos servidores públicos estaduais. A paralisação será iniciada a partir da próxima terça-feira (04). 

A votação da PEC da Previdência estadual será retomada na tarde de hoje, após a desembargadora Dinalva Pimentel, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) voltar atrás da própria decisão que impediu a continuidade dos ritos da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) (veja aqui). 

A coordenação da Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb) dia que "é imprescindível a presença massiva da categoria hoje, a partir das 15h, na Alba. Nossos direitos, nossa aposentadoria, a melhor condição de vida a nossa família poderá ser decidida hoje”. 

GREVE GERAL

O conjunto de entidades representativas que integram o Fórum dos Servidores Públicos da Bahia já sinalizaram a possibilidade de greve geral caso o governe insista em votar a proposta (reveja aqui).

Do Portal Bahia Notícias

Número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil chega a 12, diz Ministério da Saúde

Número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil chega a 12, diz Ministério da Saúde
Foto: Reprodução / G1
Chegou a 12 o número de casos suspeitos do coronavírus no Brasil. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde durante coletiva nesta sexta-feira (31).

O MS recebeu 66 notificações referentes a infecções respiratórias até o meio dia desta sexta. Os casos podem ou não ser enquadrados como suspeitos de coronavírus.

Cinco estados estão com pacientes em investigação médica. São eles: Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Este último contabiliza o maior número, com cinco casos.

O caso de Minas Gerais, o primeiro suspeito, foi descartado na tarde desta sexta após testes realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A partir da próxima semana outras duas entidades passarão a realizar testes para o coronavírus, o Instituto Adolfo Lutes em São Paulo e o Instituto Evandro Chagas no Pará.

Do Portal Bahia Notícias/por Jade Coelho

Serrinha: Mesmo sem mandato, Cleide do Muricí tem trabalhado muito pela população


Mesmo sem mandato, a jovem serrinhense Cleide do Murici vem desenvolvendo um grande trabalho na zona rural e também na sede do município.

Cleide disputou as duas últimas eleições em Serrinha. Em 2012 e 2016 ela concorreu pelo Partido Social Democrático (PSD).

Mesmo sem lograr êxito nas duas eleições ela não desistiu e tem trabalhado muito, especialmente, pelos mais carentes e desprovidos de qualquer tipo de assistência.

Cleide do Murici tem se identificado muito na área de saúde onde trabalhou no Hospital Municipal de Serrinha e pode contribuir muito para uma saúde melhor e mais digna para toda população.

Atualmente ela desempenha grande papel na ouvidoria do SUS na Prefeitura Municipal de Serrinha.

Com origem rural, Cleide é daquelas mulheres que tem garra, fibra e nunca desiste dos seus objetivos.

Mesmo diante das grandes dificuldades, ela foi à busca de qualificação e cursou faculdade e hoje é uma Assistente Social e pós-graduada na área de Elaboração e Gestão de Projetos.

Por Cival Anjos

Empresa de ex-senador cassado compra mansão em que moraram Dilma e Dirceu

Empresa de ex-senador cassado compra mansão em que moraram Dilma e Dirceu
Foto: Reprodução / Brasil 247
O Ministério da Economia vendeu por R$ 18 milhões dois imóveis na Península dos Ministros, área do Lago Sul, em Brasília, na qual moram integrantes da alta cúpula do governo, do Legislativo e do Judiciário.

O mais caro foi arrematado por R$ 10,8 milhões pela Bricco Construções.

A empreiteira pertence ao grupo empresarial controlado pela família do ex-senador cassado Luiz Estêvão, atualmente preso na Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal, por desvios na obra do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.

A casa de 660 metros quadrados foi erguida em terreno com 1.800 metros de área. Nela, já viveram a ex-presidente Dilma Rousseff e os também ex-ministros da Casa Civil José Dirceu, Antonio Palocci e Gleisi Hoffmann.

A outra mansão foi arrematada por Eliane Aparecida Agatti dos Santos, empresária do setor de educação, por R$ 7,2 milhões. Tem 406 metros quadrados, em lote de 1.548 metros de área.

Abrigou ex-ministros das Relações Exteriores, como Antônio Patriota, Celso Amorim, Celso Lafer e Luiz Felipe Lampreia. 

Para fazer a venda, o governo abriu uma concorrência pública. Os valores oferecidos pelos compradores foram 44% superiores à avaliação mínima estabelecida no edital da licitação.

Uma terceira casa, também, posta à venda, não recebeu propostas e poderá entrar no prego de novo, com desconto de 25%. 

A possibilidade de abatimento está prevista em medida provisória do governo, cujo objetivo é agilizar a comercialização de imóveis da União.

Ao todo, a Secretaria do Patrimônio da União, vinculada à pasta da Economia, pretende alienar 425 imóveis em 2020 país afora. Eles estão numa lista de 3.800 que foram mapeados em 2019, classificados como vagos e disponíveis para uso.

"Esses imóveis, invariavelmente, são alvo de invasões, depredações e outras situações que impactam a gestão dos bens patrimoniais da União", diz o ministério.

Uma das metas do governo é a de se desfazer de parte do seu imenso patrimônio imobiliário, como forma de levantar recursos para melhorar as contas públicas, reduzindo gastos e aumentando receitas.

Outro imóvel da lista é um terreno na Octogonal, outra área nobre de Brasília, com 65 mil metros quadrados, avaliado em R$ 252 milhões.


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

Projeto de deputado baiano pode impedir Lula, Leão e Otto de concorrerem em 2022

Projeto de deputado baiano pode impedir Lula, Leão e Otto de concorrerem em 2022
Foto: Montagem / Bahia Notícias
O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) está tentando colher assinaturas para apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) a fim de tornar inelegível os maiores de 75 anos de idade e fixar a referida idade como limite para a aposentadoria compulsória de detentor de mandato eletivo em geral.

A medida pode afetar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os aliados, o vice-governador  da Bahia, João Leão (PP) ,e o senador Otto Alencar (PSD). Segundo Félix, o projeto busca equiparar os detentores de mandato eletivo, no que diz respeito à idade limite para aposentadoria, aos demais agentes públicos.

A famosa Emenda Constitucional nº 88 de 2015, apelidada de "PEC da bengala", modificou a Constituição para fixar os 75  anos como idade a partir da qual os servidores públicos deverão se aposentar, o que ainda está pendente de regulamentação por lei complementar. A regra em vigor diz que deve acontecer a aposentadoria compulsória de todos os servidores públicos aos 70 anos de idade com proventos proporcionais ao tempo de contribuição. 

"Ora, se 75 anos de idade é considerada idade máxima para atividade de um servidor público, magistrados ou não, entendemos que a mesma idade deve ser o limite para atuação dos agentes políticos", justifica o deputado no corpo de seu projeto obtido pelo Bahia Notícias.

Para a apresentação da PEC, são necessárias o mínimo de 1/3 de assinaturas individuais dos deputados, ou seja, 171 parlamentares.

Do Portal Bahia Notícias/por Rodrigo Daniel Silva / Mauricio Leiro

Conta de luz terá bandeira tarifária verde em fevereiro por previsão de mais chuvas

Conta de luz terá bandeira tarifária verde em fevereiro por previsão de mais chuvas
Foto: Reprodução / G1
As contas de luz dos brasileiros terão em fevereiro a chamada bandeira tarifária verde, que não gera cobranças adicionais para os consumidores, informou a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) nesta sexta-feira (31).

Em janeiro, vigora a bandeira amarela, com acréscimo de R$ 1,343 para cada 100 quilowatts/hora (kWh) consumidos.

O mecanismo tarifário leva a custos extras para os consumidores quando sai do patamar verde para o amarelo ou vermelho, o que acontece de acordo com o nível de oferta de energia no sistema elétrico.

A definição de bandeira verde para o próximo mês acontece em meio à "previsão mais positiva de chuvas nas regiões onde se localizam os principais reservatórios de hidrelétricas", afirmou a Aneel em nota.


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

Dólar fecha em R$ 4,28 e atinge maior valor da história

Dólar fecha em R$ 4,28 e atinge maior valor da história
Foto: Reprodução/Pixabay
O dólar fechou em alta depois de subir 0,65%, e fechar o dia em R$ 4,2863 nesta sexta-feira (31).

O valor, de acordo com reportagem do G1, é o maior nominal (sem considerar a inflação) da história e pode ser relacionado aos desdobramentos dos riscos relacionados ao coronavírus e seu possível impacto econômico na China.

Até então o recorde anterior era de R$ 4,2584, alcançado no dia 27 de novembro de 2019.

Do Portal Bahia Notícias

Barrocas: Ladrão arromba cinco residências e furta celulares e dinheiro no Povoado de Sossego

Foto: Reprodução (Enviada por moradores)
Na noite da quinta-feira (30), aproveitando-se da ausência dos moradores que estavam na igreja do povoado, participando da celebração do Novenário, um ladrão utilizou algo parecido com um pé de cabra para arrebentar as portas das residências, entrar e furtar 3 celulares, 3 receptores de TV, relógios e dinheiro na comunidade do Sossego, localizada a cerca de 8km da sede do município de Barrocas.

Imagens Reprodução - circuito interno
O homem conseguiu entrar em cinco residências sem ser visto. Ele agiu com tranquilidade para localizar objetos de valores e dinheiro, como mostram as imagens do circuito interno de câmaras de uma das residências. As imagens revelam que o ladrão protegeu o rosto com algo que poder ser uma toca, ele estava com mochila nas costas, e utilizou uma lanterna para circular pelos cômodos, em alguns momentos segurando-a com a boca.

Um morador que não teve sua casa invadida, contou que essa não foi a primeira vez que casas foram arrombadas no povoado, segundo ele a um ano atrás, justamente na mesma época de atividade na igreja, outro crime causou prejuízos na população. Outro morador acha que a ação foi planejada, pois o ladrão mesmo agindo a noite, protegeu o rosto, dificultando a sua identificação, aparentando saber que em uma das casas haviam câmeras. (assista vídeo abaixo).

A Polícia Militar foi acionada e esteve na comunidade, mas até o momento nenhum suspeito foi preso.


Ronda @ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Mulher tem casamento adiado após perder vestido de noiva e documentos em assalto na Bahia

Foto: Pixabay/Ilustração
Foto: Pixabay/Ilustração
Uma moradora de Itabuna, no sul da Bahia, teve o casamento adiado, depois que ela foi assaltada e teve o vestido de noiva e documentos levados pelo bandido. Segundo informações da Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 20h30 da última sexta-feira (24). 

De acordo com familiares da vítima, que não quis ter a identidade revelada, a cerimônia de casamento aconteceria na primeira semana de fevereiro, mas teve que ser adiada. O crime ocorreu na rua Travessa dos Vianas. 

Durante a abordagem, o suspeito levou da vítima uma sacola, onde estavam o vestido de noiva e uma bolsa com cartão, documentos e celular. Ainda segundo a PM, o criminoso fugiu em seguida, no sentido ao bairro da Califórnia. 

A família disse que a vítima não reagiu ao assalto e também não ficou ferida, mas está traumatizada. O caso é investigado na delegacia da cidade.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Placas do Mercosul entram em vigor em todo o Brasil nesta sexta-feira

Foto: Fábio Tito/G1
Foto: Fábio Tito/G1
As novas placas do Mercosul entram em vigor em todo o Brasil nesta sexta-feira (31), depois de vários adiamentos. Elas se tornam obrigatórias apenas para carros novos e em situações que exijam a troca, como mudança de município ou estado, mudança de categoria e quando a placa é danificada ou furtada. 

Outra novidade é que as placas devem ser vendidas pelas estampadoras diretamente ao consumidor, sem o intermédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), como acontecia até então. Caberá ao órgão informar ao proprietário do veículo as empresas credenciadas. 

Com isso, cada estampador pode cobrar valores diferentes, cabendo ao consumidor pesquisar os melhores preços. O Detran pode, contudo, determinar um valor máximo a ser praticado pelas empresas. É o que acontecerá em São Paulo, por exemplo, onde o teto será R$ 138,24, mesmo valor da placa cinza.

Do Portal NS/Fonte: G1

Bomba de posto de gasolina explode e incendeia carros e uma loja de conveniência

Um dos carros incendiados e atingidos após a explosão da bomba de gasolina | Foto: Fabiano Rocha / O Globo
Um dos carros incendiados e atingidos após a explosão da bomba de gasolina | Foto: Fabiano Rocha/O Globo
Uma bomba de abastecimento de gás natural veicular (GNV) explodiu em um posto de gasolina, na manhã desta sexta-feira (31), em Irajá, zona norte do Rio de Janeiro. 

De acordo com o Extra, os bombeiros foram acionados por volta das 9h32min para conter as chamas no local, após dois carros ficarem incendiados assim como uma loja de conveniência. O fogo foi extinto e o trabalho foi finalizado às 12h08min. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa recebeu atendimento no local, possivelmente por ter inalado fumaça ou pelo choque. Os agentes fizeram uma vistoria no local e nenhuma vítima veio a óbito. A Defesa Civil vai fazer uma perícia estrutural do posto para determinar as causas do incidente.

Do Portal NS