SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 14 de dezembro de 2019

Serrinha: Um milhão do empréstimo seria para reformar o estádio? Mas não estava licitado e já tinha o dinheiro da reforma? Cabe uma explicação para a sociedade!!

A população serrinhense tem vivido situações que fica sem entender! 

atual gestão falou que o estádio Mariano Santana seria reformado e que já tinha o dinheiro.

Meses se passaram e lançam este card nas redes sociais dizendo que deste possível empréstimo absurdo de 30 milhões de reais, 1 milhão seria usado para essa tão prometida reforma.  

O que está acontecendo? Alguém está faltando com a verdade nesta história, pois se já tinha o recurso, por qual motivo iria usar este milhão do empréstimo? 

Uma coisa é certa: a oposição, população e a imprensa não são tolos e estão muito atentos aos acontecimentos da cidade, especialmente, no tocante ao mundo político e a esta administração que tem deixado a desejar.

No card tem uma frase bem interessante que diz: "Ser contra o empréstimo é ser contra o progresso de Serrinha". Mas aí vem uma pergunta básica: Como ser a favor de um empréstimo com tanto desencontro nas informações? 

Outrora alardearam que iriam fazer inúmeras pavimentações na cidade. Não tinham recurso e estavam prometendo o que não iam cumprir?

A gestão está tentando convencer os serrinhenses que a não aprovação do empréstimo é prejudicial para o povo, porque não vão poder realizar algumas obras. Uns até que aceitaram o argumento, no entanto, se percebe que a maioria achou a altitude dos 6 vereadores que se posicionaram contra, correta, porque além das dúvidas na aplicação do recurso iria endividar o município por 10 anos.

Certo é que o atual gestor de Serrinha precisa ter mais clareza nas suas ações e passar mais segurança para a população em um pais onde o descredito dos políticos é gigantesco.

Praça de lazer destruída

Ainda sobre o estádio, o prefeito Adriano Lima pulou uma fogueira em não ter sido processado como pessoa física e juridicamente falando, porque ele desmanchou um patrimônio esportivo que servia à comunidade e era a principal praça de lazer da população. No entanto, sem nenhum diálogo com a sociedade ele destruiu algo que estava pronto, com o argumento que iria fazer uma reforma.

O bom é que o povo de Serrinha é tranquilo, deixa as coisas acontecerem, naturalmente, porém não se deve abusar desta paciência, pois ela tem limite e em algum momento a sociedade pode acordar e tomar atitudes em defesa dos seus direitos.

Por Cival Anjos

Bahia contrata volante do Inter para time de transição

O Bahia segue reforçando a equipe de transição para a nova temporada. Dessa vez, trata-se do volante Ramon, que segundo informações do Bahia Notícias, apuradas pelo Galáticos Online, está chegando ao Tricolor Baiano.
Ramon, que atuou em 2019 pelo Vila Nova-GO, chega por empréstimo até o final de 2021. O volante de 22 anos participou de 39 partidas na temporada.
Do Portal Galáticos Online

Jacuipense vence Vitória e fatura o título da Copa Dente de Leite

Depois de eliminar o Bahia na semifinal, a Jacuipense tinha o desafio de enfrentar o Vitória, nesta sexta-feira (13), em Pituaçu. Nos pênaltis, o Leão Grená despachou o Rubro-Negro pelo placar de 6 a 5 e faturou a taça da Copa Dente de Leite, uma competição da categoria sub-14.
Com 33 gols marcados durante a competição, a Jacuipense não sofreu nenhum gol durante a competição. Em boa fase nas divisões de base, a equipe comemora a segunda conquista em cima do Vitória, já que o Leão Grená também faturou o Campeonato Baiano sub-17.

Do Portal Galáticos Online

Possível doping de Bruno Henrique é esclarecido e Flamengo não corre risco de punição

A Fox Sports divulgou, nesta sexta-feira (13), um possível doping do atacante Bruno Henrique. O Jogador, eleito craque da Libertadores e do Brasileirão foi flagrado com a substância proibida 'Brinzolamida' no duelo com o Vasco.
Mas, de acordo com o Rubro-Negro, o caso foi encerrado desde 14 de novembro. 
O repórter Wellington Campos esclareceu que a substância está presente em um remédio para tratamento de glaucoma. O jogador sofre da doença ocular.
Ainda segundo o jornalista, a utilização da medicação foi autorizada pelo médico Fernando Solera, diretor do departamento antidoping da CBF. O Flamengo e o atleta, por isso, não correm riscos de punição.
Do Portal Galáticos Online

Vitória oficializa a contratação do meia Gérson Magrão

Vitória oficializa a contratação do meia Gérson Magrão
Foto:PontePress/FábioLeoni
O Vitória anunciou nesta sexta-feira (13), por meio do Twitter, a contratação do meia Gérson Magrão, de 34 anos, até o fim da Série B de 2020. Polivalente, ele também atua como lateral e meia.

O último clube do jogador foi a Ponte Preta. No time campineiro, o atleta disputou 42 partidas e marcou dois gols. Ele deixou o clube em outubro deste ano.

Gérson Magrão ainda acumula passagens pelo Cruzeiro, Feyenoord (Holanda), Flamengo, Ipatinga, Dínamo de Kiev (Ucrânia), Sporting (Portugal), Santos, Figueirense, CRB e América Mineiro.

A equipe principal do Vitória se apresentará no dia 2 de janeiro, visando a disputa da Copa do Nordeste.

Do Portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Polícia Civil prende homem por porte de arma em Serrinha


Policiais da Delegacia Territorial (DT), de Serrinha, prenderam em flagrante Igor Oliveira Barbosa, na manhã desta sexta-feira (13). Ele estava com um revólver calibre 32, municiado e uma porção de maconha.

O titular da DT/Serrinha, delegado Hidelbrando Alves da Silva, afirmou que o criminoso foi flagrado após uma denúncia. "Nossa equipe se deslocou e efetuou a prisão imediatamente", disse o delegado, acrescentando que o criminoso também é investigado por envolvimento em uma tentativa de homicídio.

Autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, Igor está à disposição do Poder Judiciário, enquanto o revólver e a droga serão periciados no Departamento de Polícia de Técnica (DPT).


Do Portal Clériston Silva

Barrocas: Ex-prefeito José Almir anuncia sua filiação ao Partido dos Trabalhadores

Imagem Reprodução
José Almir de Araújo Queiroz, ex-prefeito do município de Barrocas-Bahia, em contato com a Rádio A Nossa Voz nesta quinta-feira (12), anunciou a sua filiação ao PT-Partido dos Trabalhadores. Almir de Maciel, como é conhecido o comerciante que administrou Barrocas por dois mandatos, eleito em 2008 para os primeiros quatro anos, e reeleito em 2012 para o segundo mandato, disputou os dois pleitos pelo Partido da Repúblico o PR, tendo como o número o 22, se for candidato outra vez, agora terá o 13 como número de campanha.

Cogitado para ser o nome da oposição na eleição do próximo ano, a mudança de partido vinha sendo cogitada já há alguns dias, mas só agora foi confirmada pelo próprio José Almir. O ex-gestor não disse que será candidato, mas com a filiação a possível candidatura ganha força junto ao seu eleitorado.

Segundo o ex-prefeito, o convite para se filiar ao PT, partiu do ex-governador e atua Senador Jaques Wagner. O evento de filiação está marcado para a próxima sexta-feira (20), na Capital do Estado e com a presença do Senador, Deputados  Estaduais e Federais da base aliada do Governador Rui Costa. No mesmo dia, outras lideranças do Território do Sisal também assinarão a ficha de filiação ao partido do ex-presidente Lula.

Foto: Reprodução
"A convite do nosso Senador Jaques Wagner, conversando também com o nosso Deputado Niltinho, com o Deputado Zé Nunes, com alguns amigos a exemplo do Osni de Serrinha e Alex da Piatã, que são os Deputados da Região, atendendo a estes pedidos, tá confirmando assim a minha filiação ao PT, partido dos Trabalhadores. Mais algum detalhes durante a semana a gente vai se falando. Mas atendendo ao Senador Jaques Wagner, uma pessoa que tenho o maior respeito, desde quando foi governador da Bahia, um governador que deixou uma marca positiva em Barrocas, e eu não poderia deixar de atender esse pedido, estou indo para o PT", afirmou o ex-prefeito. 

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Barrocas: Homem é morto com facada no peito no Povoado de Lagoa da Cruz

Momento da prisão em flagrante do suspeito do crime. Foto: Reprodução Redes Sociais
Um crime cometido na tarde desta sexta-feira (13), por volta das 15 horas, nas Casas Populares do povoado de Lagoa da Cruz, localizado a 8 km da sede do Município de Barrocas, Território do Sisal, deixou os moradores da comunidade em desespero. Uma moradora usou as redes sociais e clamou pela presença da Polícia que chegou rapidamente ao local.

"Pelo amor de Deus, manda a Polícia agilizar, pois aqui na Lagoa da Cruz, nas casas Populares um rapaz foi ferido de faca, tá caído no chão parecendo que está morto. Manda a polícia vim logo senão vamos ter várias tragédias", clamou uma moradora após o crime.
Homem foi morto com um golpe de faca tipo peixeira - Foto Reprodução 
Segundo a Polícia Civil, o aposentado Valdemiro Pedro da Silva, de 70 anos, conhecido como "Mirinho", apontado como autor do crime e a vítima, o barbeiro Deraldo Oliveira Pinto, 41 anos, estavam bebendo juntos desde a manhã de hoje. Foi na residência do acusado que uma suposta confusão provocou o crime. Ainda segundo a polícia, "sem nenhum motivo, o aposentado passou a agredir Deraldo e logo após se armou com uma faca tipo peixeira que estava na cozinha da casa". 

Minutos depois a faca foi usada para matar o barbeiro com um golpe no peito. A companheira de Valdemiro, ainda tentou evitar o pior, ela retirou Deraldo de dentro da casa, mas Valdemiro o acompanhou e acabou desferindo uma facada no peito do homem que caiu no chão. Com o golpe Deraldo morreu no local.
Moradores acompanham momento da prisão do senhor de 70 anos. Foto: Reprodução Redes Sociais
Um homem não identificado, ao ver a vítima caída no chão gravou um áudio relatando o ocorrido e compartilhou num grupo de whatsapp: "...Eu acho que acabaram de matar Deraldo aqui, ele não tá respirando mais, não. Acho que Mirinho acabou de matar Deraldo, ele não tá respirando de jeito nenhum", comentou.

Após o crime Valdemiro voltou para casa e foi preso pela equipe da Polícia Militar com apoio do Chefe de Polícia Civil Ricardilson Souza. O IPC acionou o Departamento de Polícia Técnica para realizar a perícia e fez a remoção do corpo do local.

@ Nossa Voz Da Redação

Um dos maiores prédios do país conta com barroquenses na construção. Edifício conta com 70 andares

O Infinity Coast mede 234 metros de altura- Foto: Arquivo pessoal
Adão Lima dos Santos, 42 anos, conhecido como Adão da Barreira, é um dos cerca de 70 barroquenses que desde 2016, atuam na construção civil pesada do empreendimento da empresa FG, o Infinity Coast, erguido em Balneário Camboriú. A chegada dos profissionais de Barrocas à Região Sul, aconteceu três anos atrás, a obra em fase de acabamento tem previsão de inauguração para o próximo ano.  

O barroquense que tem mais de 25 anos de construção civil, relatou ao JNV sobre a sensação de participar de uma das maiores obras residenciais do país: "eu mim sinto orgulho em fazer parte dessa grande obra. Lidero uma equipe na montagem de andaime no setor mais alto. Recebi uma premiação do engenheiro por ser um profissional qualificado", contou. Em relação a altura, cerca de 240 metros, o barroquense explicou:"Estamos numa área que além da altura, é perigosa, tem risco de material cair sobre a sua cabeça, mas eu estou orgulhoso por ser barroquense e fazer parte da construção de um dos maiores edifícios do país e  talvez da America Latina", afirmou Adão da Barreira.
Imagem Reprodução
Um verdadeiro monumento, o Infinity Coast mede 234 metros de altura, conta com 70 andares e está na lista dos dos maiores edifícios do Brasil, localizado no município Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina. A imponência do empreendimento impressiona. Sobre a cidade em que trabalham os barroquenses, Adão Lima brinca: "Aqui é a Dubai brasileira, só se fala em prédio de alto nível". Balneário Camboriú  é uma cidade que se destaca muito dentre as outras, por isso, já era de se imaginar que cinco dos sete maiores prédios do Brasil, estão erguidos na cidade.

Imagem Reprodução
O motivo de o município abrigar esses verdadeiros monumentos, é que a legislação da cidade não estabelece uma altura máxima para a construção dos edifícios, que em sua maioria são construídos na orla da praia, deixando uma grande sombra sobre a faixa de areia.
@ Nossa Voz - Por Victor Santos / Colaborou Rubenilson Nogueira

Novo saque extra do FGTS estará disponível dia 20, diz Caixa

Novo saque extra do FGTS estará disponível dia 20, diz Caixa
Foto: Reprodução / Contábeis
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou nesta quinta-feira (12) que o pagamento extra do saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) estará disponível no dia 20 deste mês.

Nesta quarta-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou a medida provisória do saque extra do Fundo e manteve a alteração feita pelo Congresso no valor da retirada para R$ 998 (hoje, um salário mínimo) por conta do fundo.

Inicialmente, cada trabalhador poderia retirar até R$ 500 de cada conta.

Em live em uma rede social ao lado de Bolsonaro, Guimarães afirmou, "em primeira mão", que a Caixa está preparada para complementar o dinheiro dos trabalhadores que fizeram o saque parcial.

De acordo com ele, serão atendidos 10 milhões de pessoas. Serão movimentados ainda R$ 2,6 bilhões.

"A Caixa está totalmente preparada. A gente consegue este pagamento com muita tranquilidade", disse.

Bolsonaro explicou aos internautas a mudança no limite do valor do saque. "Nós estávamos aí pagando R$ 500. Muita gente reclamou dizendo que era pouco, mas muita gente gostou também".

A elevação foi incluída durante a tramitação da medida provisória no Congresso que liberou o acesso aos recursos do fundo. A votação do texto foi concluída em novembro no Senado. 

Apenas os beneficiários que tiverem no fundo saldo de um salário mínimo poderão retirar o valor integral. Para os que tiverem saldo acima disso, o limite segue de R$ 500 por conta.

Quem tinha saldo de até R$ 998 e já sacou os R$ 500 poderá retirar o residual. 

Oficialmente, a forma de liberação desse novo saque será detalhada pela Caixa Econômica Federal nesta sexta-feira (13).

Os parâmetros são válidos por cada conta individual. Ou seja, um mesmo trabalhador pode retirar esses valores de cada uma de suas contas de FGTS. 

Os saques do fundo, batizados pelo governo Bolsonaro de Saque Certo, foram divulgados em julho, por meio da edição da MP.

Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

CBF estuda acabar com classificação para a Copa do Brasil por meio do ranking

CBF estuda acabar com classificação para a Copa do Brasil por meio do ranking
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estuda mudar os critérios de classificação para a Copa do Brasil. De acordo com apuração do Bahia Notícias, a entidade estuda extinguir as vagas concedidas por meio do ranking de clubes a partir de 2021.

Atualmente, a competição conta com 80 clubes, na qual 10 conseguem a vaga por meio do ranking nacional de agremiações, divulgada anualmente pela entidade (veja aqui). 

Na proposta que será debatida em janeiro pelo colegiado da CBF, a ideia é distribuir as 10 vagas do ranking pelas competições organizadas pelas federações, como os Estaduais.

O critério proposto para a classificação é de distribuir as vagas para as 10 melhores federações ranqueadas. 

Atualmente, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) ocupa a sétima posição no ranking da CBF (veja aqui). 

Em 2020, Bahia, Vitória, Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas irão disputar a Copa do Brasil. O Rubro-Negro baiano conseguiu a vaga por meio do ranking, já que foi eliminado na primeira fase do Baianão. 

Do Portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra

Presidente Jair Bolsonaro vai passar réveillon na Bahia, diz jornal

Presidente Jair Bolsonaro vai passar réveillon na Bahia, diz jornal
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro escolheu a Praia de Inema, localizada na Base Naval de Aratu, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, para passar o réveillon ao lado da família, de acordo com o jornal O Globo.

Ainda de acordo com a publicação, a data da viagem para a praia do Nordeste ainda não está sacramentada, mas a expectativa é que o presidente só embarque para um período de descanso após passar o Natal em Brasília. A equipe do presidente tenta convencê-lo a ficar pelo menos dez dias afastado do expediente no Palácio do Planalto.

Antes de optar pela Bahia, foi cogitado que a família do presidente fosse para o arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. O destino foi descartado, no entanto, por ter um acesso considerado mais difícil.

O destino também já foi o refúgio de férias dos últimos quatro presidentes: Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Roussseff e Michel Temer.


Do Portal Bahia Notícias

Como já era esperado, ponte Salvador - Ilha de Itaparica será construída por chineses

Como já era esperado, ponte Salvador - Ilha de Itaparica será construída por chineses
Foto: André Curvelo / Secom
O leilão para construção da ponte Salvador - Ilha de Itaparica definiu o Consórcio Ponte Salvador Itaparica, integrado por três empresas chinesas, como o vencedor, nesta sexta-feira (13), na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, como já era esperado (veja aqui). O consórcio foi o único a entrar no certame. A licitação foi acompanhada pelo governador Rui Costa, pelo vice-governador João Leão e pelos secretários de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti e da Casa Civil, Bruno Dauster.

Formado pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation – CR20; CCCC South America Regional Company S.Á.R.L – CCCC SOUTH AMERICA e China Communications Construction Company Limited – CCCCLTD, o consórcio terá um ano para elaborar o projeto e outros quatro anos para construir o equipamento. A gestão e administração da ponte terá duração de 30 anos. O investimento será de R$ 6 bilhões e o aporte do Estado será de R$ 1,5 bilhão. A previsão é que sejam gerados sete mil empregos durante a obra nesta ponte que será a segunda maior da América Latina.

A ponte, com 12,3 quilômetros de extensão, está inclusa no Sistema Viário do Oeste, que também contempla a implantação dos acessos ao equipamento em Salvador, por túneis e viadutos, e em Vera Cruz, com a ligação à BA-001, junto com uma nova rodovia expressa, e a interligação com a Ponte do Funil, que também será revitalizada. A construção da ponte encurtará o tempo de deslocamento em cerca de 100 quilômetros, beneficiando de imediato 250 municípios e 10 milhões de pessoas das regiões Oeste, Sudoeste, Sul e Extremo Sul.

Do Portal Bahia Notícias

Caixa vai reduzir taxa cobrada a estados e municípios para receber verbas federais

Caixa vai reduzir taxa cobrada a estados e municípios para receber verbas federais
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
A Caixa Econômica Federal vai anunciar a redução da taxa cobrada a estados e municípios para receber verbas federais. A expectativa é de reduzir para algo entre 3,2% a 4,4%, variável de acordo com o valor do repasse.

Segundo informações do blog Painel, da Folha de S. Paulo, atualmente, o banco cobra até 11,5% pelo serviço, o que é alvo de críticas por parte dos parlamentares em Brasília. A publicação pontua que o anúncio vai ocorrer um dia após o Congresso aprovar uma lei que retira a obrigação de que o banco estatal faça o acompanhamento de obras feitas por prefeitos e governadores, pagas com emendas parlamentares.

Do Portal Bahia Notícias

Conheça a história de Berg da Aragom


Adalberto Dutra Rocha, ou simplesmente Berg da Aragom, como é conhecido, nasceu em 11 de setembro de 1971 no bairro da Bomba, em Serrinha-Ba. É filho do senhor Gilberto Santana Rocha (in memorian), falecido há 27 anos e da senhora Olinda Dutra Rocha, servidora pública aposentada. Atualmente está político (vice-prefeito) desta cidade. É o político de Serrinha mais acessível ao povo.

De origem simples tem mais 5 irmãos:  Floriano Dutra, Tânio, Itamário, Beto e Patrícia, os quais ele declara amor eterno, mostrando seus laços familiares bem fortes.

Casado com a senhora Cibele Medeiros Pinheiro Rocha, há 24 anos, pai de duas filhas Marêssa (estudante de medicina na cidade de Salvador) e Grazi (cursando psicologia, também na capital baiana), Berg é um empresário bem sucedido nas atividades varejistas do setor magazine, com mais de 30 anos dedicados a este ramo de comércio. Tem gerado empregos não só na rede de Lojas Aragom, mas também em outros empreendimentos que ele opera fazendo o melhor pelos serrinhenses e a população da região.

Seu currículo é marcado através de sua história e experiência de luta para o fortalecimento do comércio e da indústria local. Seu principal propósito é fomentar a geração de emprego e renda, promovendo o desenvolvimento sustentável de Serrinha, coisa que ele aprendeu muito durante os 6 anos que viveu em São Paulo (dos 16 aos 22 anos).  

Esteve por 4 anos como Presidente da CDL de Serrinha, entre o início de 2006 e o final de 2009. Fez um excelente trabalho, digno de aplausos por todos os comerciantes locais, inclusive, adquiriu um imóvel e construiu uma sede própria onde funciona atualmente. Vale destacar que era um trabalho voluntário, ou seja, não recebia pelo cargo que exerceu.

Um amante do esporte, sempre apoiou todas as modalidades esportivas do município de Serrinha, a exemplo da equipe de Basquete Falcon, que foi campeã baiana há alguns anos e Berg já apoiava. Tem mais de 25 anos também incentivando e apoiando o futebol, inclusive, o Campeonato dos Amigos que é organizado por Zé Carlos e este, recentemente, apresentou um uniforme doado por Berg, exatamente, com mais de duas décadas de uso.

Atuando como vice-prefeito, mesmo afastado do gestor desde o início do mandato, sem nenhum tipo de apoio, não tem se negado a ajudar a população que muito tem lhe procurado durante estes três anos e Berg tem feito todo esforço possível para solucionar as demandas que lhes são solicitadas.

Tem demonstrado grande sensibilidade com a população, especialmente, a mais carente e tem trabalhado muito pelo social, inclusive tem tido o reconhecimento, pois sempre é recebido com muito carinho em todas as comunidades.

Já foram publicadas mais de duzentas matérias nos sites e blogs de Serrinha e até da Bahia sobre inúmeras grandes ações já desenvolvidas por Berg em todo o município de Serrinha.

Diante de todas as ações desenvolvidas como vice-prefeito, com toda a experiência já adquirida ao longo destes anos, Berg da Aragom, também colocou seu nome para julgamento popular para concorrer nas eleições de 2020 pois já afirmou que é pré-candidato a prefeito de Serrinha e acredita que tem todos os pré-requisitos necessários para ser um bom gestor nesta terra, porque conhece bem de perto as necessidades do povo serrinhense.


Por Cival Anjos

Tucano: Ação prende 3 ligados a empresas do ramo de alimentos por sonegação de impostos

Tucano: Ação prende 3 ligados a empresas do ramo de alimentos por sonegação de impostos
Foto: Divulgação
Três pessoas devem ser presas por sonegação de impostos em uma operação que cumpre também nove mandados de busca e apreensão. O alvo são empresas do setor atacadista de alimentos que operam a partir do município de Tucano, na região sisaleira. Os mandados são cumpridos na manhã desta sexta-feira (13). Intitulada de “Operação sem Fronteira”, ação foi deflagrada por uma força-tarefa formada pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) e pelas secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz) e da Segurança Pública (SSP).

A estimativa é que o esquema causou um prejuízo de mais de R$ 22 milhões aos cofres públicos com sonegação de impostos. Conforme a força-tarefa, além do “grande volume de sonegação”, foi descoberto também o uso de pessoas como “laranjas” nos quadros de sócios e em notas fiscais, que recebeu o nome pelo próprio grupo de “notas tabajara”, usadas para burlar a fiscalização e acobertar o trânsito de mercadorias realizado por meio de mais de 30 caminhões de propriedade do grupo fraudador ou de familiares. Os mandados são cumpridos em Tucano e em Salvador.

EMPRESAS
As empresas sonegadoras são: José Iranildo Andrade dos Santos ME, José Maurício Soares ME, Mário Sérgio de Jesus ME, M Soares de Andrade ME, Comercial de Alimentos Andrade Eireli, Rita de Cássia Rodrigues Souza ME, Maria Ivanildes Andrade dos Santos Bacelar ME e Maria Ivonete Andrade dos Santos ME. Ainda segundo a operação, ao cometer os crimes de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e associação criminosa, o grupo responsável pelas fraudes lesou as finanças estaduais, desestabilizou o mercado a partir da prática de concorrência desleal e acumulou patrimônio de forma irregular.

Do Portal Bahia Notícias

Pastor Tom sinaliza filiação ao Aliança e diz que 'Zé Ronaldo está no controle' da legenda

Pastor Tom sinaliza filiação ao Aliança e diz que 'Zé Ronaldo está no controle' da legenda
Foto: Divulgação
O deputado estadual Pastor Tom (PSL) declarou que a indicação do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), para presidir o novo partido de Jair Bolsonaro na Bahia veio de um amigo do senador Flávio Bolsonaro. Tom deve sair do PSL para entrar na Aliança pelo Brasil, nova legenda criada pelo presidente da República (lembre aqui). 

“Um amigo levou José Ronaldo para Flávio e depois o senador me perguntou o que eu achava da indicação. Falei que José Ronaldo de Carvalho era um homem de bem, ficha limpa e que defendia a família. A Bahia conhece Zé Ronaldo”, disse Tom. O deputado estadual esteve em Brasília com o filho do presidente ao lado dos também deputados Capitão Alden (PSL) e Talita Oliveira (PSL). Segundo Tom, os colegas não se colocaram contra a indicação de Ronaldo. 

PRÉ-CANDIDATURA EM FEIRA
Apesar de ainda fazer parte do PSL, Tom confirmou a migração ao novo partido de Bolsonaro, o Aliança pelo Brasil. O parlamentar espera que a legenda esteja pronta para as eleições de 2020, em que quer concorrer à prefeitura de Feira de Santana. "Estamos confiando muito que o partido estará pronto. Participei da primeira convenção e existem chances reais do Aliança estar formado em março. A ideia é sair candidato à prefeito em Feira pelo partido de Bolsonaro, enaltecendo o partido", comentou Tom ao Bahia Notícias.


Tom disse ainda que a eleição no município passa pelo crivo de Zé Ronaldo e que o atual prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), pode se filiar ao Aliança. “Colbert é um cara ‘inteligente’ e deve se filiar ao Aliança pelo Brasil”, disse. “Para adentrar nesse partido não pode ter ficha suja. Colbert é de bem também”, argumentou Tom, que concluiu: "Ronaldo está no controle e burro quem não acompanhar”.


Do Portal Bahia Notícias/por Mauricio Leiro / Lucas Arraz

Após 40 anos de história, Bahia dá adeus ao Fazendão e abre nova era na Cidade Tricolor


Após 40 anos de história, Bahia dá adeus ao Fazendão e abre nova era na Cidade Tricolor
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
O ano de 1979 representou uma grande mudança para o Esporte Clube Bahia, até ali campeão nacional uma vez. Da Fazendinha, na região do Costa Azul, o Esquadrão de Aço se mudou para Itinga, onde fica o Fazendão. À época, a nova concentração tricolor era motivo de orgulho da torcida, exaltada pela sua importância na construção da estrutura.

"Isso que vocês estão vendo aí, não pensem que é dinheiro nosso. Isso aí, cada pedra, cada saco de cimento, cada caminhão de areia, é dinheiro do torcedor. De uma família unida pelo bem tricolor. Por isso eu me sinto satisfeito em ver toda essa gente aqui presente", disse o recém-empossado Paulo Maracajá na inauguração do Centro de Treinamento Osório Villas Boas.

Foto: Divulgação / EC Bahia

Depois de viver uma década de ouro com o heptacampeonato baiano, o Bahia sonhava que um novo tempo de glórias viria com a nova casa. E esse tempo chegou. Com Evaristo de Macedo no comando, o Tricolor de Ronaldo, João Marcelo, Charles e Bobô conseguiu mais uma conquista de título brasileiro.

O Fazendão viveu com o Bahia momentos gloriosos e acolheu os jogadores em momentos dificílimos. Foi assim no primeiro rebaixamento em 1997 e a queda para a Série C em 2005. O lugar também foi palco de guerra em 2008, quanto torcedores invadiram o gramado para brigar com atletas. 

Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Em 2012, vieram os primeiros sinais do adeus. Em Dias D'Ávila, a Cidade Tricolor começou a ser construída e em 2013 a estrutura, quase pronta, chegou a ser apresentada para a imprensa. No entanto, um imenso imbróglio deu ao Fazendão mais anos de utilidade - o que quase foi inviabilizado.

A construtora OAS, responsável por levantar a Cidade Tricolor, acabou envolvida na operação Lava Jato e colocou as duas estruturas como garantia de uma dívida. Na época, foi preciso entrar com uma medida cautelar para que a venda dos dois centros de treinamento fosse evitada. Toda essa confusão só acabou solucionada em 2016.

"A gente tentou fazer uma concilação extrajudicial com a OAS e os credores. Posteriormente a gente entrou com uma ação judicial que questionava desde o primeiro acordo, quando envolveu a permuta do Fazendão. Lá em 2010, o presidente destituído [Marcelo Guimarães Filho] tinha feito uma permuta entre Fazendão e Cidade Tricolor. Depois, houve um aditivo contratual onde o Bahia precisaria pagar um aditivo de R$ 10 milhões e esse aditivo não tramitou conforme o estatuto da época. No trâmite judicial, as partes fizeram um acordo em que o Bahia pagou à vista cerca de R$ 6,5 milhões. O Bahia disponibilizou uma quantidade de R$ 21.780.000 em Transcons. Em troca, teve de volta a propriedade do Fazendão e da Cidade Tricolor e de um terreno vizinho. Tecnicamente, quando entrei na presidência do Bahia, o clube não era proprietário de nenhum desses terrenos", disse o ex-presidente Marcelo Sant'Ana, em entrevista ao Bahia Notícias.

Com o caso solucionado, o Bahia recebeu as chaves do novo centro de treinamento e uma imensa reforma foi feita. Nos últimos anos, houve a promessa de mudança, que finalmente vai ocorrer a partir de 2020. A esperança é que seja aberta uma nova era no clube.

Cidade Tricolor é o futuro do Bahia | Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Entre os vários funcionários que fazem o Fazendão acontecer, está Jayme Brandão, antes assessor de imprensa e hoje gerente de futebol. Responsável por levar diversos técnicos para a sala de imprensa Genésio Ramos, o profissional não esconde o carinho que tem pela estrutura do Esquadrão.

"Frequento o Fazendão desde 2006, foi o ano que entrei no Bahia como assessor de imprensa. Um ambiente que passei meus últimos 13 anos, mais tempo aqui do que na minha casa. Nos últimos dois anos, meu envolvimento aumentou, em virtude de ter me tornado gerente. Uma das tarefas é manter o CT em boas condições de uso, melhorias de instalações... Acabei me envolvendo mais, vendo a evolução. Cada equipamento que a gente colocava era uma grande satisfação. É um local muito especial na minha vida. Foi aqui que conheci minha esposa e vou sentir saudades. Por outro lado, entendo a evolução de estrutura que vamos ter na Cidade Tricolor. Estou vivendo os últimos dias aqui e vai ser diferente não vir para cá. Vai ficar o lado saudosista, mas entendendo a necessidade. O Fazendão vai ter sempre um local nas minhas lembranças e no meu coração, mas é o momento de partir para o novo", indicou.

Da sala de imprensa saíram muitos textos para o Bahia Notícias. Além do atual repórter, Éder Ferrari e Felipe Santana acompanharam o cotidiano do Esquadrão no CT. Foto: Ulisses Gama / BN

Um pensamento parecido passa na cabeça dos técnicos Dado Cavalcanti e Roger Machado. Cientes da importância da história do Fazendão, os dois entendem que a Cidade Tricolor será vital para dar apoio aos atletas.

"Não tinha nem pensado nessa condição. Nos traz lembranças nostálgicas da história do Bahia. Agora vamos migrar pra uma condição muito melhor. Penso eu que existe a questão saudosista de lembrar desse lugar com grandes ídolos, mas estamos indo para uma condição de espaço maior, tentar extrair o melhor dos atletas. Particularmente, vejo isso com alegria. Sei que será melhor para o Bahia, mas as lembranças boas ficarão. Fiz parte um pouquinho do Fazendão e vou guardar as recordações", citou Dado.

Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

"As instituições crescem por fases. Ciclos começam e se encerram. Estivemos no CT para ver como estão as evoluções e tudo indica que iniciaremos o ano na nossa nova casa. É uma oportunidade importante porque recoloca o clube no patamar dos grandes. Não que o Fazendão não nos desse isso, mas as demandas vão aumentando. O lugar é lindo, vai nos acolher bem. Que bom que pude pegar o finalzinho do Fazendão. Para os mais saudosos, a história que está ali será recontada na Cidade Tricolor com a mesma energia que o Fazendão traz para a gente", destacou Roger.

Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Para Gilberto, artilheiro do clube na temporada com 29 gols, a distância não será mais contundente do que a estrutura que o novo CT promete entregar.

"Em Dias D'Ávila, vai ser um caminho longo. Mas vai ser bem recompensado porque a estrutura é de altíssimo nível. Todo mundo fala. Ainda não fui lá, queria ir. Depois vou dar uma passada para ver como vai ser lá", projetou o camisa 9.

QUAL É O FUTURO DO FAZENDÃO?
Com todas as atividades transferidas para a Cidade Tricolor, o Fazendão ficará sem utilidade para o Bahia. Com isso, a ideia do clube é vender o imóvel e fazer investimentos na nova estrutura com os recursos obtidos. Para isso, contudo, será preciso passar pela assembleia de sócios do clube. Foi o que explicou o vice-presidente do Tricolor, Vitor Ferraz.

"O futuro do Fazendão será decidido pela assembleia geral. A nossa compreensão é de vender o patrimônio para o clube investir na expansão da Cidade Tricolor e outros benefícios. Como eu disse, essa é a ideia da diretoria, que deve ser corroborada pela assembleia. Estamos preparando um estudo de valor de mercado e vamos fazer um processo transparente", explicou, em entrevista ao Bahia Notícias.

"O Fazendão com certeza vai deixar muita saudade para jogadores, funcionários e torcida. É um lugar de memória afetiva forte. Foi a nossa casa do segundo Campeonato Brasileiro, conquistamos títulos e de lá saíram grandes atletas. O bairro se constituiu no entorno do Bahia e o clube hoje é uma referência na região, um organismo vivo. Compreendendo as circunstâncias em que o Bahia passou de perder a totalidade do patrimônio por toda a irresponsabilidade cometida. Diante disso, a solução foi o Bahia adquirir o novo CT e recuperar o Fazendão. Com a impossibilidade do Bahia manter dois patrimônios, se faz necessário dar um passo adiante e transferir as atividades para a Cidade Tricolor. A gente sabe que todo mundo vai sentir uma falta grande, mas entendemos que é o mais adequado", finalizou.

Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama