SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 2 de novembro de 2019

Jornalista que apresentará JN diz ter sentido alívio ao tornar pública sua homossexualidade

Jornalista que apresentará JN diz ter sentido alívio ao tornar pública sua homossexualidade
Foto: Reprodução / TV Foco
Matheus Ribeiro, 26, falou sobre o fato de ter assumido publicamente ser homossexual um mês antes de apresentar o Jornal Nacional. O jornalista conta que a decisão de vir a público falar sobre o tema foi decidida em comum acordo com o capitão da PM, Yuri  Piazzarollo, com quem está há oito meses. 

"É natural as pessoas terem curiosidade, mas houve situações que eu e Yuri achamos desrespeitosas. Alguns comentários envolvendo religião, Deus, dizendo que não éramos corretos. Sou um cara que tem uma fé muito viva. É preciso respeitar a liberdade religiosa. Estou muito bem com Deus. Ao postarmos aquela foto, nós tiramos o poder de qualquer pessoa de dizer maldades. Não tenho nada a esconder de ninguém. Isso me aliviou".

"Nos conhecemos no Carnaval de Salvador deste ano. Sempre recebi mensagens de seguidores falando sobre isso e tinha uma resposta pronta: minha vida particular não deveria ser um atrativo. Tenho o direito de me resguardar em algumas situações. Meu lado pessoal é pessoal, e ponto. O lado profissional é outra coisa".


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

Com 48 mortes, Feira de Santana tem aumento de 200% em mês tido ‘atípico’

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade | DPT
Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade | DPT
A Polícia Civil de Feira de Santana contabilizou no mês de outubro um total de 48 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), sendo 46 homicídios e dois latrocínios. Além disso, também foi registrado um excludente de ilicitude (legítima defesa). Houve um aumento de mais de 200% em relação ao ano passado.

Para o coronel Luziel Andrade, comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), outubro de 2019 foi um mês atípico e segundo ele, alguns fatores influenciaram para o aumento no índice de homicídios.

“A gente vinha há dez meses com redução e sabíamos que setembro e outubro seria muito difícil a gente bater a meta do ano passado porque foi muito baixo. Mas, tivemos como complicadores aquela situação da tentativa de paralisação dos policiais, tivemos no mesmo período uma quantidade muito grande de detentos em liberdade provisória e a situação de fuga de menores do Case Zilda Arns, em que alguns desses menores foram vítimas de violência após a saída. Também houve uma tentativa de uma facção invadir determinados bairros de Feira de Santana e foi um mês em que a situação foi muito diferente daquilo que vínhamos enfrentando nos meses anteriores”, explicou o comandante ao Acorda Cidade.

O coronel reafirmou que a PM busca aumentar o reforço do perante a situação, tendo o intuito é continuar trabalhando para os índices reduzirem.

“Vamos em busca de resultados. Novembro e dezembro são meses que no ano passado tiveram um número alto de homicídios. Vamos ver se a gente consegue recuperar os índices até porque por menor que seja o índice não nos satisfaz”, concluiu.

Do Portal NS

Fábrica clandestina de munições é desmontada em Monte Santo

Foto: Divulgação/SSP-BA
Foto: Divulgação/SSP-BA
Uma fábrica clandestina de munições para armas de diversos calibres foi desmontada por policiais militares, na sexta-feira (1°), na cidade de Monte Santo, região sisaleira da Bahia. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), ninguém foi preso. 

Segundo informações da SSP, equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste desmontaram a fábrica após uma denúncia anônima. Os policiais foram até o endereço e perceberam que um homem fugiu do local. 

No local, os policiais apreenderam 25 kg de chumbo, 7.800 espoletas, estojos vazios e munições calibre 32 confeccionadas. De acordo com o órgão, o material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Monte Santo, que investigará o caso.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Vitória 2x2 Figueirense - Melhores Momentos

            

Vitória empata com o Figueirense e perde a chance de se afastar do Z-4

O Vitória deu um verdadeiro "mole" e perdeu a chance de abrir 7 pontos da zona de rebaixamento ao empatar, dentro de casa, com o Figueirense por 2 a 1, na tarde deste sábado, em partida válida pela 32ª rodada da Série B do Brasileirão.
Anselmo Ramon e Thiago Carleto marcaram para equipe do Vitória. Fellipe Mateus e Odilávio descontaram. 
Com o resultado, o time comandando por Geninho chega a 37 pontos e permanece, momentaneamente, 4 pontos de diferença do Z-4. O Leão volta a campo na próxima terça-feira, contra o Brasil de Pelotas, no Barradão.  
O JOGO
A primeira chance de abrir o placar foi do Leão. Logo aos 10 minutos, Lucas Cândido soltou a pancada de fora da área, e Pegorari se esticou todo para fazer a defesa.
A resposta do Figueira veio aos 28. Conrado tocou para Fellipe Matheus, que chutou bem e exigiu grande defesa de Martín. O primeiro gol da partida foi do time da casa. Aos 33, a bola sobra para Anselmo Ramon, que chutou colocado e marcou o primeiro gol do confronto. 
Dois minutos depois, veio o gol de empate. Fellipe Mateus cobrou escanteio, manda na área, e Fellipe Mateus escorou para o fundo das redes. 
Segundo tempo
O Vitória voltou bem na segunda etapa e teve a primeira chance de desempatar a partida logo aos 6 minutos. Chiquinho bateu bem de primeira, mas a bola foi para fora. 
Aos 10, Gedoz aproveitou erro de passe de Pereira e chutou na direção do gol. A bola passa muito perto.
O balde de água fria veio aos 12 minutos. A bola sobrou para Odilávio na entrada da área, que pegou de primeira e faz o segundo do Figueira.
Três minutos depois, Gedoz aproveitou o rebote após boa defesa de Pegorari, mas manda por cima da meta. 
O empate do Leão veio aos 36. Thiago Carleto, de pênalti, deixou tudo igual no Barradão. 
Aos 42, Breno recebeu de Conrado, limpou e chutou rasteiro. A bola passa muito perto da meta defendida do Martín.

FICHA TÉCNICA:
Vitória x Figueirense - Série B (32ª Rodada)
Data: 2 de Novembro de 2019 (Sábado)
Horário: 16h30
Local: Barradão
Árbitro: Dyorgines José Padovani de Andrade (ES)
Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires e Katiuscia Berger Mendonça 
Gols: Anselmo Ramon e Thiago Carleto (VIT); Luis Ricardo e Odilávio
(FIG)
Cartões amarelos: Everton Sena e Caicedo (VIT); Pereira e Rafael Marques (FIG)

 
Vitória:  
Martín Rodriguez, Jonathan Bocão, Ramon, Everton Sena e Thiago Carleto; Baraka, Lucas Cândido e Chiquinho (Eron); Felipe Garcia (Caicedo), Wesley (Felipe Gedoz) e Anselmo Ramon. Técnico: Geninho.
Figueirense:  
Pegorari; Luís Ricardo, Pereira, Alemão e Conrado; Patrick, Tony (Kauê) e Fellipe Mateus; Jefferson Renan (Odilávio), Breno e Rafael Marques. Técnico: Pintado.
Do Portal Galáticos Online

Vale do Rio Doce recebe autorização para voltar a operar mina em Mariana após desastre

Vale do Rio Doce recebe autorização para voltar a operar mina em Mariana após desastre
Foto: Reprodução / Jota.info
A Vale vai poder retornar a operar a mina de Alegria, no Complexo de Mariana, em Minas Gerais, que foi interditada em março de 2019. A companhia informou na última sexta-feira (1) que recebeu o Termo de Desinterdição das operações da mina pela Agência Nacional de Mineração (ANM), suspendendo os efeitos de interrupção na operação feita naquela época.

De acordo com a empresa, com a autorização fica liberada a capacidade de cerca 8 de toneladas de ferro por ano (Mtpa) das aproximadamente 50 milhões (Mtpa) que estavam paralisadas, como foi apresentado no Relatório de Desempenho da Vale do 3T19 e possibilitará o retorno parcial das operações a seco na mina de Alegria. “Com a desinterdição, restam paralisadas, aproximadamente, 42 Mtpa de capacidade de produção de minério de ferro”, informou a Vale por meio de nota de acordo com a Agência Brasil.

Como forma de garantir um retorno seguro da operação, a Vale estimou em 1 Mt o incremento do volume de produção em 2019, sem impacto no total esperado de vendas deste ano. O aumento na produção ocorrerá nos próximos anos. “Para os anos seguintes a produção retornará gradualmente observando-se adicionalmente a estratégia de margem sobre volume”, afirmou.

A Vale confirmou, no entanto, seu guidance [o conjunto de estimativas divulgadas pela própria empresa para os resultados futuros] “de vendas de minério de ferro e pelotas de 307-332 milhões de toneladas para 2019, esperando que estas se situem entre o limite inferior e o centro da faixa”.

Do Portal Bahia Notícias

Sistema do eSocial passa a substituir livro de registro dos funcionários

Sistema do eSocial passa a substituir livro de registro dos funcionários
Foto: Reprodução / Teleword
Os empregadores que aderiram ao eSocial, sistema eletrônico de registro de dados, podem utilizar a ferramenta para substituir o livro de registro dos empregados. A mudança consta de portaria publicada na última quinta-feira (31), no Diário Oficial da União.

O livro de registro contém os dados profissionais do trabalhador – como data de admissão, função, cargo – e eventos como férias, afastamentos, licenças médicas e acidentes de trabalho. Os empregadores que optarem registro eletrônico de empregados poderão começar a inserir os dados no eSocial imediatamente. Quem não optar pelo registro eletrônico continuará a fazer o registro em meio físico, mas terão um ano para adequarem os livros e fichas ao eSocial.

Os dados de registro devem ser informados ao eSocial até a véspera do dia de início da prestação de serviços pelo trabalhador. Dessa forma, o empregado que começar a trabalhar no dia 5 deverá ser registrado no sistema até o dia 4.

Nos últimos meses, o governo tem ampliado o uso do eSocial para o registro de informações e obrigações trabalhistas. Há duas semanas, uma portaria determinou que as contratações e demissões passem a ser inseridas no eSocial a partir de janeiro. Gradualmente, esses dados deixarão de ser preenchidos no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Do Portal Bahia Notícias

Bolsonaro diz que pegou gravação de condomínio para evitar 'que fosse adulterada'

Bolsonaro diz que pegou gravação de condomínio para evitar 'que fosse adulterada'
Foto: Marcos Corrêa / PR/ Divulgação
O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (2) que tomou posse da gravação das ligações da portaria do Condomínio Vivendas da Barra, no Rio de Janeiro, onde reside. Também morava no local o ex-policial Roni Lessa, já preso como suspeito de matar a vereadora Marielle Franco. Ao dizer que pegou os áudios, Bolsonaro afirmou que o objetivo era evitar que eles fossem adulterados. Segundo o G1, a fala foi feita para jornalistas quando Bolsonaro visitava uma concessionária em Brasília, onde comprou uma motocicleta.

Na última terça-feira (29), uma reportagem do Jornal Nacional mostrou que um porteiro do condomínio contou à polícia que, horas antes dos assassinatos de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, o ex-policial militar Élcio de Queiroz, suspeito de participação no crime, esteve no local.

Queiroz dizia que iria à casa 58, pertencente ao presidente, e que o "seu Jair" atendeu ao interfone e autorizou a entrada. O mesmo porteiro informou que Élcio Queiroz acabou seguindo para a casa de Ronnie Lessa.

Do Portal Bahia Notícias

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Serrinha: Vice-prefeito vai se reunir com o comando da PM para pedir ações mais enérgicas contra a violência no município

Imagem ilustrativa

Este sábado, dia 2 de novembro, feriado nacional do “Dia de Finados” está servindo também para se refletir sobre as inúmeras vidas que foram ceifadas devido ao alto índice de violência no município de Serrinha.


Uma das áreas mais afetadas na atualidade é a zona rural do município. Podemos citar alguns casos, a exemplo de Evaldo Leite de Souza, 46 anos, conhecido como "Evaldo de Zé de Kelé", que foi morto na noite de quarta-feira, dia 2 de outubro deste ano, no povoado de Alta Bandeira.

Na noite do último domingo foi a vez de Renê de Araújo Santos, de 41 anos ser abordado por dois homens em uma moto e alvejado com um tiro no abdômen, no momento em que saia de casa, no povoado Alto de Fora. Ele foi internado, mas morreu na madrugada desta quarta-feira, 30, no Hospital Geral Cleriston Andrade em Feira de Santana.

Nos dois casos a suspeita é que sofreram tentativa de assalto, embora a polícia não tenha divulgado as causas reais dos crimes. No entanto, são inúmeros os motivos das mortes em todas as partes do município, inclusive feminicídios, como aconteceu com Mirian Carvalho Praxedes, de 33 anos, morta com mais de 60 facadas no dia 22 de setembro deste anos e tantos outros casos. 

População pede socorro às autoridades

Isso tem tirado o sono da população, inclusive, do vice-prefeito, Adalberto Dutra Rocha “Berg da Aragom”, do DEM que tem demonstrado muita preocupação e insatisfação com a segurança no município e já disse que nos próximos dias estará se reunindo com o alto comando da Polícia Militar para dialogar sobre ações enérgicas no combate à violência nesta cidade.

Além de se reunir com o comandante do 16º BPM, o vice-prefeito pretende ir até o comando geral na Bahia e ao governador Rui Costa solicitar uma melhor estruturação das polícias em Serrinha, especialmente, ver a possibilidade da ampliação do número de viaturas para dar uma melhor cobertura na extensa zona rural para coibir as ações dos meliantes que tem aterrorizado os moradores do campo.

Por Cival Anjos

Número de queimadas na Amazônia no mês de outubro é o menor desde 1998

Número de queimadas na Amazônia no mês de outubro é o menor desde 1998
Foto: Reprodução / G1
A Amazônia teve o outubro com menor número de queimadas desde o início do monitoramento. O Programa Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registrou 7.855 focos de incêndio no bioma.

Anteriormente, 1998, com 8.777 focos, liderava a lista de outubros com menor taxa de queimada, seguido por 2011.

As queimadas na Amazônia criaram uma crise internacional de imagem para o governo Jair Bolsonaro (PSL) durante o mês de agosto. Até aquele momento, o país apresentava o maior número de queimadas.

O fogo levou à manifestação pública do presidente francês, Emmanuel Macron, e um início de atrito entre esse e o governo brasileiro. Bolsonaro chegou a ofender em redes sociais a esposa de Macron. Depois disse não ter feito a ofensa.

A França chegou a afirmar que Bolsonaro mentiu ao assumir compromissos em defesa do ambiente na cúpula do G20 (grupo das economias mais desenvolvidas).

Pouco antes da crise das queimadas, o aumento nas taxas de desmatamento na Amazônia também foram motivo de críticas internacionais. 

Os dados de desmate levaram o governo a atacar o Inpe, instituto responsável pelas informações. Os ataques públicos levaram à demissão, no início de agosto, de Ricardo Galvão, então presidente do instituto, fato que também fez com que a atenção internacional se voltasse para o país.

Os questionamentos internacionais culminaram em ameaças de colocar fim ao acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, e de boicote de produtos brasileiros.

Como reação, o governo Bolsonaro instituiu, no fim de agosto, um decreto de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) que autorizava uso das Forças Armadas para combater os incêndios na floresta. 


Do Portal Bahia Notícias/por Phillippe Watanabe | Folhapress

Faturamento da Globo com publicidades do governo cai de R$ 400 mi para R$ 170 mi

Faturamento da Globo com publicidades do governo cai de R$ 400 mi para R$ 170 mi
Foto: Reprodução / TV Globo
No primeiro ano do governo Bolsonaro, a Rede Globo deve arrecadar em campanhas publicitárias de estatais e ministérios uma quantia entre R$ 150 milhões e R$ 170 milhões. O faturamento é menos da metade dos valores adquiridos em 2018, no último ano do governo Temer, quando a emissora dos Marinho alcançou a cifra de R$ 400 milhões com publicidades. 

De acordo com o jornalista Daniel Castro, do Notícias da TV, conforme informações obtidas por especialistas do mercado publicitário, a relação conflituosa do presidente com o Grupo Globo é um fator que irá contribuir com a redução do faturamento específico. Além disso, chama a atenção ao fato de que o valor previsto para esse ano poderia ser ainda menor, já que o Banco do Brasil firmou contrato de R$ 79 milhões com a Globo antes da posse de Jair Bolsonaro. 

Ao fazer uma comparação de valores, mesmo no ano de 2018, os 400 milhões faturados em campanhas do governo representou apenas 4% do total dos lucros obtidos pela Globo em todas as áreas. No ano passado, o faturamento total de mercado da platinada foi de R$ 10,060 bilhões. 

As tensões entre a figura do presidente e a maior emissora de televisão do país se intensificaram nos últimos dias, por conta de um furo de reportagem obtido pelo canal carioca. A Globo divulgou em seus principais noticiários a citação do nome de Bolsonaro nas investigações sobre a morte da vereadora Marielle Franco. Em resposta, a autoridade ameaçou o corte de verbas das publicidades do governo que seriam destinadas a platinada. 

"Tava muito bom com governos anteriores, mamavam bilhões de estatais, publicando balancetes de estatais, de bancos oficiais, anunciando no nome de vocês. Acabou essa mamata, não tem dinheiro público para vocês, acabou a teta, vão ficar me infernizando até quando?”, declarou o presidente. Em resposta, a Globo afirmou que “não depende nem nunca dependeu de verbas de governos, embora a propaganda oficial seja legítima e legal”.

Do Portal Bahia Notícias

Governo quer rever isenção da cesta básica, Simples e benefícios de PIS/Cofins

Governo quer rever isenção da cesta básica, Simples e benefícios de PIS/Cofins
Foto: Reprodução / Mercado Livre
O Ministério da Economia pretende reduzir os subsídios fiscais no país concentrando esforços em propostas voltadas ao PIS e à Cofins, que geraram uma renúncia fiscal de R$ 78 bilhões em 2018. Entre os programas em análise estão a desoneração da cesta básica e o Simples Nacional.

A ideia é reonerar os programas que têm renúncia, em especial nos dois tributos, para tentar reduzir em 10% os subsídios tributários concedidos pela União já em 2020. 

O governo vai depender do Congresso para alcançar a meta, uma vez que as medidas serão encaminhadas por meio de projetos de lei. 

Os benefícios tributários vêm apresentando um crescimento contínuo e, em 2018, chegaram a R$ 292 bilhões (incluindo a Zona Franca de Manaus, com R$ 25 bilhões). 

Ainda não está decidido onde serão feitas as alterações, mas entre os alvos dos estudos estão os benefícios à cesta básica. Os produtos têm alíquota zero de PIS e Cofins, principalmente com base em leis criadas em 2004. 

Posteriormente, com a edição de uma medida provisória convertida em lei em 2013, foi ampliado o rol de produtos desonerados com a inclusão de itens de higiene e limpeza.

Estudo do Ministério da Economia já sugeriu há pouco mais de um mês uma revisão das renúncias da cesta básica por entender que elas acabam beneficiando também classes mais ricas da população.

No total, a política de desoneração da cesta básica corresponde a 5,4% dos subsídios tributários federais, o equivalente a R$ 15,9 bilhões em 2018. 

A proposta discutida internamente pelo ministério e apresentada em estudo técnico foi reduzir parcialmente as desonerações da cesta básica e realocar os recursos para o Bolsa Família, que é visto pelos técnicos como uma política de transferência de renda mais eficiente. 

Apesar disso, o próprio governo faz ressalvas sobre consequências da proposta. Entre elas, o fato de o Bolsa Família não prever reajustes anuais (diferentemente da desoneração da cesta básica, que acompanha a inflação).

Outra ponderação é que elevar recursos para o programa de transferência de renda gera impacto no teto de gastos (enquanto a renúncia de receitas da cesta, não).

Entre outros produtos e serviços com benefício de PIS e Cofins estão a venda de livros e papéis, combustíveis para geração de energia elétrica, aeronaves e partes relacionadas, equipamentos para portadores de necessidades especiais, adubos, fertilizantes e defensivos agropecuários.

Outro item alvo de revisão, mas ainda sem decisão tomada, são os benefícios do Simples Nacional.  O programa é um regime tributário diferenciado para microempresas e empresas de pequeno porte. 

O Simples é o principal gerador de renúncias tributárias da União. Em 2018, o montante chegou a R$ 74,8 bilhões. Técnicos veem os números com preocupação e discutem a possibilidade de mudanças. 

No entanto, uma parte do ministério diz acreditar que alterações no Simples têm de ser cuidadosas para não estimular a saída de contribuintes do programa e estimular o crescimento da informalidade.


Do Portal Bahia Notícias/por Fábio Pupo | Folhapress

Após partida incrível contra o Arsenal, Klopp rasga elogios para jovem brasileiro

Gabriel Martinelli segue encantando o futebol inglês. Depois de marcar duas vezes no incrível empate entre Liverpool e Arsenal, pelo placar de 5 a 5, foi a vez do treinador Jürgen Klopp se render aos feitos do brasileiro desde que chegou ao clube londrino. 
"Os nossos jovens estiveram bem. Sepp van den Berg fez uma partida incrível. É muito difícil lidar com esses jogadores. Martinelli tem praticamente a mesma idade, mas é um talento do século. É um atacante incrível, então é muito difícil", disse Klopp.
Com sete gols em sete partidas, Martinelli, de apenas 18 anos, tem chamado atenção do mundo inteiro com suas atuações, contribuindo para resultados importantes do Arsenal na temporada.
Do Portal Galáticos Online

Apenas 4 cidades baianas têm 'gestão de excelência', aponta Firjan 2019

Apenas 4 cidades baianas têm 'gestão de excelência', aponta Firjan 2019
Barrocas aparece em 3° lugar em gestão/Foto: Reprodução/Youtube
O índice Firjan 2019 aponta que apenas quatro municípios baianos atingiram o nível de “gestão de excelência”. Estão na lista seleta as cidades de Salvador, que é também primeira entre as capitais, Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Barrocas, na região sisaleira, e Feira de Santana. As quatros atingiram níveis superiores a 0,8 ponto, conforme o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFJF). A pontuação vai de 0 a 1. As quatro cidades mais bem avaliadas representam 0,9% do total dos 417 municípios do estado.

A lista com as dez cidades com melhor ranking de gestão são pela ordem Salvador, Candeias, Barrocas, Feira de Santana, Paulo Afonso, Alagoinhas, Coribe, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Ibirapuã. Os dados do Firjan divulgados nesta quinta-feira (31) são relativos a 2018.

BOA GESTÃO
Abaixo da linha de “gestão de excelência”, com números superiores a 0,8, a classificação coloca no conceito “boa gestão”, as cidades que obtiveram resultados entre 0,6 e 0,8. Neste caso, são 35 municípios, porcentagem de 8,4% do estado. Além das 6 cidades que estão entre as 10 com melhores gestões fiscais no estado, aparecem Teodoro Sampaio, Mata de São João, Brumado, Lapão, Camaçari, Pojuca, Gentio do Ouro, Dias D’Ávila, entre outros. 


Do Portal Bahia Notícias/por Francis Juliano / Rebeca Menezes

Onze dos 26 setores da indústria tiveram crescimento em setembro, diz IBGE

Onze dos 26 setores da indústria tiveram crescimento em setembro, diz IBGE
Foto: Arquivo / Agência Brasil
Puxada pela produção de veículos automotores, a indústria registrou o segundo mês seguido de taxa positiva em setembro, com variação de 0,3%, informou nesta sexta-feira (1) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Porém, o crescimento foi na minoria dos setores analisados. Apesar do segundo mês consecutivo de crescimento na indústria, algo que não acontecia desde março e abril de 2018, os números ainda são puxados por poucos setores, o que não é o ideal, segundo o IBGE.

"Esse crescimento da indústria está concentrado em poucas atividades: 11 das 26 mensuradas pela pesquisa. O ideal é que atinja um número maior de setores", disse o gerente da pesquisa, André Macedo. A influência positiva mais importante foi em veículos automotores, reboques e carrocerias, com 4,3% registrados, revertendo um recuo de 2,4% no mês anterior. A mudança no setor de veículos pode ser explicada pelo aumento da demanda doméstica, após um mês anterior de perda da exportação para a Argentina.

Móveis (9%), confecção de artigos do vestuário e acessórios (6,6%), produtos de metal (3,7%), bebidas (3,5%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (3,0%) e produtos de borracha e de material plástico (1,4%) também tiveram impactos positivos.

Por outro lado, reduziram a produção os ramos de impressão e reprodução de gravações (-28,6%), produtos do fumo (-7,7%), produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-4,6%), máquinas e equipamentos (-2,8%), indústrias extrativas (-1,2%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-0,8%) e outros. Três das quatro grandes categorias econômicas ainda mostraram expansão na produção de setembro. Registraram expansão as categorias de bens de consumo duráveis (2,3%), bens de consumo semi e não-duráveis (0,5%) e bens intermediários (0,2%).

Em contrapartida, o setor de bens de capitais apresentou queda de 0,5%, a única taxa negativa do período, comportamento que vem desde junho de 2019, com perda de 1,3% no período. De acordo com o IBGE, nos nove meses de 2019, o setor industrial acumulou queda de 1,4%, mostrando redução na intensidade de perde em comparação com agosto. No período, os registros mostraram resultados negativos em 1 das 4 grandes categorias econômicas, 15 dos 26 ramos, 44 dos 79 grupos e 54,3% dos 805 produtos pesquisados, de acordo com o IBGE.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a indústria cresceu 1,1%, com resultados positivos em 13 dos 26 ramos pesquisados, mas setembro de 2019 teve dois dias úteis a mais. O crescimento também foi registrado em todas as grandes categorias econômicas, 46 dos 79 grupos e 51,9% dos 805 produtos pesquisados pelo IBGE. Já na análise referente ao terceiro trimestre de 2019, a indústria recuou 1,2%, mesmo comportamento negativo observado em igual período de 2018, quando registrou queda de 1,3%.


Do Portal Bahia Notícias/por Diego Garcia | Folhapress

Presidente Jair Bolsonaro apenas se fortaleceu após caso Marielle

O grande entusiasmo por parte da oposição teve apenas um curto período de tempo, o que foi menos de um dia. Subiram a hashtag questionando quem se encontrava na casa 58, insinuando que o presidente era mesmo quem mandou que a vereadora Marielle Franco fosse morta.
Num tempo inferior a 24 horas tudo girou. O que estava parecendo ser falso desde o início se mostrou mesmo uma farsa, uma enorme mentira. O que acontece é que o porteiro emitiu uma falsa história. Faltou lógica para o enrendo, faltou motivo e evidência. 
Mesmo assim o Jornal Nacional tomou a decisão de seguir em frente com a reportagem, o que pode até ser compreensível por causa da vontade do “furo”, ainda mais quando se trata de um presidente e um assassinato que causou muita comoção em âmbito nacional – em boa parte incentivada pela própria emissora Globo.
Contudo, era melhor que fosse escolhida uma maior prudência. Um dia a mais aguardando poderia até ter deixado em risco o “furo”, porém, seria algo suficiente para que fosse desmontada toda a narrativa do porteiro. E teria evitado que acontecesse bastante desgaste, muito barulho e muita fúria. Em frente ao potencial estrago duma notícia de tal porte, era necessário que houvesse uma cautela a mais. Pode ser que o viés ideológico tenha se sobressaído na “voz”.
O presidente saiu fortalecido dessa narrativa toda. O brasileiro em si se amarra numa vítima, e Jair Bolsonaro foi levado como alvo de uma perseguição política, ou, em outras palavras, de uma armação. Sua militância que opta por um lado mais radical ficou mais agitado, declarando guerra contra a mídia. Os moderados, por sua vez, tomaram o lado do presidente, porque perceberam todo o oportunismo da esquerda mediante o caso.

Cachorra ‘presta juramento’ ao assumir cargo em procuradoria nos EUA

Foto: Camille Fine/Chicago Tribune via AP
Foto: Camille Fine/Chicago Tribune via AP
Uma cachorra da raça Labrador “prestou juramento” esta semana e tomou posse de seu cargo na procuradoria estadual em Chicago, nos EUA. Hatty, de dois anos, irá atuar como animal de suporte emocional, e seu trabalho será o de tranquilizar crianças e pessoas emocionalmente abaladas que precisem prestar depoimentos. 

Parte de seu treinamento foi realizado por presidiários, e ela deverá atender mais de 200 casos por ano, segundo a agência Associated Press. Seu turno de trabalho será das 9 às 17 horas, diariamente. 

Hatty assumiu seu cargo esta semana em uma solenidade presidida pela procuradora estadual do Condado de Cook, Kim Foxx. Como manda a lei, a nova funcionária colocou sua “mão” sobre um livro com a legislação como forma de prestar juramento.

Do Portal NS

Homens invadem posto médico, prendem pacientes e roubam carros em Feira de Santana

Foto: Reprodução/TV Subaé
Foto: Reprodução/TV Subaé
Homens armados invadiram um posto médico, prenderam pacientes e funcionários em uma sala da unidade médica e roubaram objetos e três carros, na manhã desta quinta-feira (31), no bairro Conceição, em Feira de Santana. 

Segundo informações da Polícia Civil, ninguém ficou ferido e os suspeitos fugiram após praticar o crime. Em nota, a Prefeitura de Feira de Santana informou que disponibilizou assistência médica para os funcionários e pacientes que estavam no local. 

O posto médico teve os atendimento paralisados e volta a funcionar na segunda-feira (4). O caso é investigado na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Operação contra pirataria digital faz buscas na Bahia e mais 11 estados

Foto: Reprodução/Pixabay
Foto: Reprodução/Pixabay
A Polícia Civil da Bahia participa, nesta sexta-feira (1), de operação deflagrada com o objetivo de combater a prática de crimes contra propriedade intelectual [pirataria digital]. Sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação 404 envolve as polícias civis de doze estados com o objetivo de combater crimes contra a propriedade intelectual. 

Desde as primeiras horas da manhã, as equipes dão cumprimento a 30 mandados de busca e apreensão, bloqueio ou suspensão de 210 sites e 100 aplicativos de streaming ilegal de conteúdo, desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e remoção de perfis e páginas em redes sociais nos estados do Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo, além da Bahia, onde há três alvos. 

No Brasil, a pena para quem prática o crime de pirataria digital é de reclusão, de 2 a 4 anos, e multa. A operação recebeu o nome de 404, que é a mensagem que a aparece no computador quando um site está fora do ar.
Notícias de Santaluz

Conta de luz para os brasileiros em 2020 pode ter aumento de 2,42%

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
As contas de luz dos consumidores de todo o país poderão ter um aumento médio de 2,42% em 2020. O aumento consta de uma consulta pública aberta na quarta-feira (30) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre o orçamento para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um dos subsídios pagos pelos consumidores de energia. 

De acordo com a Agência Brasil, a Aneel aprovou um orçamento para a CDE de R$ 22,453 bilhões, um aumento de 11% em relação ao orçamento deste ano, de R$ 20,208 bilhões. Desse montante, a parte paga pelos consumidores teve um aumento de 27% e deve passar de R$ 16,238 bilhões para R$ 20,645 bilhões. 

A CDE é formada por um conjunto de despesas que inclui subsídios ao consumidor de fonte de energia incentivada (eólica e solar); irrigação na agricultura; subsídios ao carvão mineral nacional; os subsídios para produção de energia termelétrica nos sistemas isolados, por meio da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC); subsídios para a universalização do acesso à energia por meio do programa Luz para Todos; os descontos da tarifa social de baixa renda; entre outros.

Do Portal NS

PF diz que navio grego é suspeito de derramamento de óleo no Nordeste

Foto: Diego Nigro/SEI
Foto: Diego Nigro/SEI
A Polícia Federal (PF) afirmou nesta sexta-feira (1°) que um navio de bandeira grega é o principal suspeito pelo derramamento de óleo no mar que provocou a contaminação de mais de 250 praias no Nordeste, de acordo com o jornal O Globo. 

Segundo a investigação, a embarcação atracou na Venezuela em 15 de julho e o derramamento teria ocorrido a 700 quilômetros da costa brasileira entre os dias 28 e 29 de julho. 

Uma operação foi deflagrada nesta sexta pela PF em conjunto com a Interpol. PF cumpre dois mandados de busca nesta sexta-feira no Rio em sedes de representantes e contatos da empresa grega responsável pelo navio. 

Os mandados foram expedidos pela 14ª Vara Federal Criminal de Natal/RN, em sedes de representantes e contatos da empresa grega no Brasil.

Do Portal NS

2,5 mil toneladas de petróleo cru caíram no mar, indica investigação

Foto: Divulgação/Delta Tankers
Foto: Divulgação/Delta Tankers
Os investigadores estimam que 2,5 mil toneladas de óleo foram derramados no oceano pelo navio Bouboulina, de bandeira grega, suspeito do crime ambiental que atingiu praias dos nove estados do Nordeste. A Polícia Federal ainda não sabe, entretanto, se o houve um acidente ou vazamento do navio. 

Segundo o G1, uma operação foi inciada pela PF na manhã desta sexta-feira (1º) para cumprir mandados na sede da empresa Lachmann Agência Marítima, responsável pelo navio. “Nós temos a prova da materialidade e indícios suficientes de autoria. O que nos falta são as circunstâncias desse crime, se é doloso, se é culposo, se foi um descarte ou vazamento”, afirmou o delegado da Polícia Federal no Rio Grande do Norte, Agostinho Cascardo. 

O navio carregou 1 milhão de barris de petróleo na Venezuela, segundo informações da empresa de geointeligência Kpler, ao G1. Segundo os investigadores, a embarcação é legal e o cumprimento dos mandados visa levantar documentações e informações sobre os dados da carga, tripulação, e o que aconteceu. O navio ainda está em alto mar. 

Segundo a PF, a embarcação deixou a Venezuela no dia 18 de julho e a primeira aparição da mancha ocorreu dia 29, às 11h55 da manhã. “A partir daí a mancha começa a se espalhar e se dirigir a Oeste”, pontuou o delegado.

Do Portal NS

Serrinha: Berg da Aragom dialoga com grupos e lideranças políticas e tem nome bem aceito por todos

Diante do que apresenta o cenário político local, o vice-prefeito de Serrinha Adalberto Dutra Rocha “Berg da Aragom”, do Democratas (DEM) tem dialogado com todos os grupos de oposição ao atual gestor.

Devido ao seu bom relacionamento na área profissional no seu ramo de comércio, Berg também tem esta facilidade para dialogar com todos os grupos e lideranças visando as eleições municipais de 2020 que se aproximam mais rápido do que se imagina. 

Estas conversas tem avançado muito e estas lideranças também tem grande simpatia pelo que o vice-prefeito tem demonstrado na vida pública nestes quase 3 anos no cargo que exerce atualmente. 

Mesmo sendo apenas um vice-prefeito, ele tem trabalhado muito no município e diz que está feliz em desempenhar diversas ações em prol da sociedade serrinhense tão carente de atenção e tão desprezada pela gestão.

Berg tem se sentido muito firme e forte em suas propostas, porque percebeu ao longo destes anos, a falta de oportunidade para muitos e a concentração nas mãos de poucos apadrinhados políticos.

Para Berg da Aragom, “estar gestor é ser um grande prestador de serviço na área de educação, saúde, segurança para os seus munícipes” e, ultimamente, isso não tem acontecido em Serrinha. De forma incansável, ele tem mostrado para a população que o seu maior sentimento é dar oportunidade para aqueles que mais precisam ingressar, especialmente, no trabalho público.

Homem morre afogado em açude em Conceição do Coité


Um homem morreu afogado na tarde desta quinta-feira (31) em um açude, no povoado de Aroeira, em Conceição do Coité. De acordo com informações, policiais militares da 4ª Companhia foram acionados ao local, após pessoas que passavam próximo ao açude perceber o corpo boiando.


Segundo relato de testemunhas, a vítima, identificada como Antônio Rildo Carneiro da Silva, de 53 anos, que era natural de Ichu e residia no povoado Lagoa do Meio, em Coité, estaria embriagada e teria pulado no açude.



Conforme apurou o PCS, a PM foi acionada por volta das 13h35. Testemunhas relataram que o homem estaria embriagado quando resolveu mergulhar no açude. Horas depois, o corpo foi encontrado boiando no local.



O corpo foi removido do local e encaminhado ao DPT de Serrinha. *Com informações e fotos do repórter Reny Maia/PCS


Afogamento aconteceu na tarde desta quinta-feira (31), no povoado Aroeira

Do Portal CS