SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 12 de outubro de 2019

Tradicional clube baiano, Redenção deseja disputar Série B do estadual após 23 anos

Tradicional clube baiano, Redenção deseja disputar Série B do estadual após 23 anos
Foto: Reprodução / Instagram
Tradicional clube da Bahia, principalmente nas décadas de 70 e 80, o Redenção busca voltar ao cenário do futebol baiano. Novo gestor financeiro da agremiação, o empresário Marcus Sarmento sonha alto e já almeja a participação do Esquadrão Alvinegro na Série B do Baiano em 2020, competição que conquistou três vezes (1965, 1968 e 1975) e que não participa desde 1996.

“Há muito tempo ajudei o Redenção já com o Barbosa como presidente. Após o pleito no Vitória, ao qual não obtive êxito, surgiu esse contato novamente com ele. Começamos a nos encontrar, e com mais dois ex-jogadores, resolvemos montar uma boa gestão para fazer com que o clube chegue a um patamar nunca alcançado. Começamos com o Sub-15 e Sub-17, já estamos preparando o sub-20 para 2020 e, se tudo der certo, já disputar a Série B do Baiano com o time profissional”, disse Sarmento em entrevista ao Bahia Notícias.

Candidato à vice-presidente na última eleição do Vitória, Marcus Sarmento afirmou que Sérgio Odilon será o encarregado de captar novos atletas para o clube: “Ele já começou esse trabalho de seleção dos atletas para planejarmos 2020, como executar parcerias, uniformes e patrocinadores. É um cara de nossa confiança e muito competente”.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Uma publicação compartilhada por REDENÇÃO FUTEBOL CLUBE (@redencaofuteboloficial) em 
Questionado sobre participar da elite do futebol baiano, Sarmento enfatizou: “É o nosso sonho. É estar na Série A do Campeonato Baiano em 2021”.

Presidente do clube desde 2013, Antônio Barbosa revela que resolveu reativar a agremiação, mas confessa que o projeto nunca decolou por falta de apoio financeiro. Agora, o dirigente conta com a ajuda de Marcus, e sonha em disputar a competição estadual em 2020.

“Eu e uma pessoa que trabalhava comigo resolvemos reativar o Redenção. Estava há muito tempo sem jogar, procuramos regularizar a situação. Conheço Marcus há muitos anos. É um amigo que já ajudou ao Redenção em outras oportunidades. Ele me procurou para fazermos um trabalho juntos. Estamos em busca de parceiros que contribuam. Estamos conversando, ele já está ajudando o clube. Nosso projeto sempre foi retornar ao cenário do futebol. Disputar não só a base, mas também o sub-20 e a segunda divisão. Há dois anos tento retornar, mas não consegui por falta de parceiros. Estamos com o Marcus para a gestão do futebol. Estamos nesse processo de conversar com a Federação também”, explicou o mandatário do Abnegado, o outro apelido do time.

“Vejo sim [possibilidade de jogar a série B do Baiano]. O clube está apto a disputar. Temos procurado manter o clube com os pés no chão, acredito sim, até mesmo porque venho conversando com a Federação. Eles têm nos orientado e estamos sempre cumprindo nossas obrigações. Não tem nada que impeça de retornarmos. Tudo vai depender do investimento”, completou.

O time costuma mandar seus jogos em Pituaçu. Porém ainda enfrenta dificuldades para treinar, como explicou Barbosa: “Sempre treinamos em um campo de barro na Suburbana, e também tinha o Estádio Metropolitano de Periperi. Mas infelizmente, o campo foi demolido. A gente ficou sem local de treinamento. Estamos treinando duas vezes por semana em Lauro de Freitas até essa situação ser resolvida. Fazemos trabalhos na praia também. Estamos tentando buscar um espaço, em Salvador não existe campo de futebol. A gente treina também no campo de Itacaranha, que é de barro”.
Os times sub-15 e sub-17 já estão em ação pelo Redenção | Foto: Reprodução / Instagram

“Nosso mando de campo é em Pituaçu. Quando a gente disputa o Baiano Infanto Juvenil, a gente tem jogado lá. Claro que, a gente procura utilizar o mínimo possível por conta das despesas. Mas agora com essa parceria, ele já está ciente de como deve ser, então devemos disputar”, salientou Barbosa.

O campeão da Série B do Baiano garante vaga na elite do futebol baiano. Neste ano, o Doce Mel conquistou o título inédito e estará presente no Baianão 2020.

Do Portal Bahia Notícias/por Gabriel Rios

Bahia perde para o Fluminense e desperdiça chance de voltar ao G-6

O Bahia entrou em campo na noite deste sábado (12) para tentar retornar ao G-6 do Brasileirão, mas terminou sendo derrotado para o Fluminense por 2 a 0, no Maracanã, com gols de Nenê e Danielzinho. 
O Tricolor teve os desfalques de Artur, suspenso e Nino Paraíba que sentiu dores na panturrilha e foi vetado pelo departamento médico. O técnico Roger Machado decidiu iniciar a partida com Ronaldo na vaga de Artur, atuando com três volantes e João Pedro na posição de Nino Paraíba.
Com o resultado, o Esquadrão não conseguiu retornar ao grupo dos times que se classificam para a Libertadores de 2020 e agora torce por tropeços de Grêmio e Internacional, para não se distanciar do G-6.
O JOGO
Logo no primeiro minuto da partida, o atacante Élber, do Bahia, recebeu uma bola praticamente debaixo da linha do gol e conseguiu perder uma chance inacreditável, a qual mudaria drasticamente todo o primeiro tempo. Aos 16 minutos, o Fluminense respondeu em grande jogada de Nenê, que encontrou Yony González, mas o atacante chutou mal e a bola foi pra fora. Dois minutos depois o lateral-direito João Pedro cometeu um pênalti bobo em Yony González e Heber Roberto Lopez marcou a infração, a qual foi convertida por Nenê. Na primeira etapa só deu Fluminense! No minuto 21, mais uma vez Yony González tem a chance de marcar, depois de uma arrancada de Wellington Nem, ele bateu cruzado, mas nas mãos do goleiro Douglas.
O Bahia respondeu aos 26 minutos com uma boa jogada de Élber. Ele dominou na direita e lançou para Gilberto, que livre na grande ára cabeceou nas mãos de Muriel. Novamente o camisa 9 do Esquadrão recebendo passe, desta vez de Giovanni pela esquerda, ele chuta com a perna esquerda, mas Frazan interceptou e colocou pra linha de fundo. Já no finalzinho do primeiro tempo, o Fluminense faz grande jogada pela direita, Wellington Nem acha João Pedro na grande área, ele chuta bem, ela pega no travessão e na volta, Danielzinho cabeceia, pegando o goleiro do Bahia de surpresa, já que ele estava no chçai e até se levantou e tocou na bola, mas não o suficiente para evitar o segundo gol do Fluminense.
SEGUNDO TEMPO
Roger Machado fez duas alterações que mudaram a forma do Bahia de jogar. Entraram Arthur Caíke e Lucca, nos lugares de Ronaldo e Guerra. Logo aos dois minutos, Arthur Caíke aproveitou a bobeira da defesa do Fluminense, mas não converteu em gol. Ele driblou Muriel, mas chutou a bola na rede pelo lado de fora. Depois de um minuto, o Tricolor de Aço chegou de novo, desta vez com Flávio, que recebeu bom passe de Gilberto, mas terminou chutando por cima do gol do Flu. O Bahia começou a segunda etapa de forma frenética e chegou de novo, sendo esta uma chance de gol mais clara ainda. Gilberto ganha pelo alto de Frazan, sai sozinho pela direita, invade a área e rola para Lucca, sozinho! O camisa 11 bate de primeira, a bola passa por Muriel, mas Gilberto, esse o do Flu, em cima da linha, evita o primeiro do Bahia. Aos nove o Esquadrão perdeu mais um, agora com Arthur Caíke que chutou em cima de Muriel. Início de jogo movimentado e aos 10 minutos Élber bateu forte para uma defesa sensacional de Muriel. O goleiro do Fluminense estava impossível e aos 11 minutos ele fez outra defesaça após chute do lateral João Pedro.
Parece até cansativo, mas Muriel estava demais! Aos 15 minutos Gilberto entrou na grande área e bateu forte, para mais uma grande defesa de Muriel. Depois disso a partida deu uma esfriada em relação a chances de gol. Aos 47 minutos, Arthur Caíke recebe cruzamento rasteiro, tenta concluir a gol, mas não era a noite do Bahia, a bola foi pra fora.
FICHA TÉCNICA:
FLUMINENSE 2x0 BAHIA
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12 de outubro de 2019 (Sábado)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Alex dos Santos (SC)
Público: 16.880
Renda: R$ 410.305,00

FLUMINENSE: 
Muriel, Gilberto, Digão (Frazan) , Nino e Orinho; Airton (Dodi), Daniel e Nenê; Wellington Nem (Guilherme), Yony González e João Pedro. Técnico: Marcão
BAHIA: 
Douglas Friedrich, João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Giovanni; Gregore, Flávio, Ronaldo (Lucca) e Alejandro Guerra (Arthur Caíke); Élber (Rogério) e Gilberto. Técnico: Roger Machado 
Do Portal Galáticos Online

Fluminense 2x0 Bahia - Melhores Momentos

           

Serrinha: Prefeito desativa Escola Áurea Nogueira e deixa espaço abandonado; veja os vídeos deste absurdo

O forte de qualquer gestão é investir num dos maiores pilares que é a educação. No entanto, no município de Serrinha a atual gestão tem fechado escolas.

Uma delas foi a Áurea Nogueira, no Bairro da Bomba, por onde passaram grandes intelectuais e excelentes profissionais ao longo destes anos.

Não bastasse o fechamento, a prefeitura abandonou completamente este espaço de ensino. Segundo informações, hoje serve de esconderijo, ponto de uso de entorpecentes, além da sujeira ser um local ideal para a proliferação dos ratos, baratas e outros insetos.

A comunidade da Bomba não concordou com a desativação, muito menos com este abandono, porque é uma área muito grande que poderia pelo menos servir para uso da população de alguma forma, ou até abrigar alguma secretaria, pois isso evitaria gastos desnecessários com aluguéis para beneficiar aliados da gestão.





           

           

Por Cival Anjos

Biritinga: Professora da rede municipal é demitida após cobrar salário atrasado

Professores da rede municipal Biritinga, no Nordeste Baiano, estão há vários meses sem receber salário. Nesta semana, quando uma professora resolveu cobrar o pagamento acabou sendo demitida.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que a educadora se despede dos alunos, na sexta-feira (11). Após o comunicado, os estudantes reagem abraçando a professora.

A reportagem tentou contato com a prefeitura, mas as chamadas não foram atendidas.

Do Portal Beto News/Fonte:Bocão News

Jiboia de um metro e meio é encontrada dentro de escola na Bahia

Foto: Ivanaldo Soares/ Defesa Civil de Camaçari
Foto: Ivanaldo Soares/ Defesa Civil de Camaçari
Uma cobra da espécie jiboia foi encontrada na Escola Municipal de Santa Maria, em Camaçari, região metropolitana de Salvador. Ninguém ficou ferido. O caso ocorreu na quarta-feira (9). 

Segundo o coordenador da Defesa Civil da cidade, Ivanildo Soares, a cobra, que não é venenosa, tem cerca de um metro e meio. O animal foi achado, por funcionários, entre a cantina da escola e uma dispensa de materiais. 

De acordo com Ivanildo, a escola estava tendo aula normalmente quando a cobra foi encontrada. Ela foi retirada pelos agentes da Defesa Civil. Ivanildo informou que perto da escola tem área de vegetação e, por isso, o que facilita aproximação desse tipo de animal. 

Disse ainda que, quando o animal ingere um alimento, demora de fazer digestão e procura um local propício para se esconder e realizar o processo.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Guarnição do Pelotão de Barrocas (16º BPM) apreende farta quantidade de drogas

Foto: Reprodução Polícia Militar
Na tarde da sexta-feira (11), por volta das 16h, a guarnição do Pelotão de Barrocas, foi informada através de denúncia via telefone funcional, que um veiculo Volkswagen Gol, cor preta, demais dados não anotados, tendo dois indivíduos a bordo, estava descarregando pacotes com maconha em uma casa situada na rua Padre Carlos. 

Rapidamente os policiais militares deslocaram a viatura para o local citado e avistaram um veículo com as mesmas características, saindo da referida residência, segundo a PM ao perceber a aproximação da viatura, os indivíduos empreenderam fuga em direção ao Conjunto Habitacional Alto do Ipê. A guarnição tentou alcançar o veículo porém, sem êxito. 

Após a perseguição os policiais retornaram ao local de onde o veículo saiu e encontrou uma mulher que ao ser questionada sobre quem estava no automóvel, disse que não conhecia. A guarnição inquiriu sobre a denúncia de que ela teria recebido certa quantidade de drogas sendo localizado em um saco de nylon 13 tabletes de uma erva prensada aparentando ser maconha, 03 pedras de uma substância aparentando ser cocaína, 05 trouxas de uma erva aparentando ser maconha.

A guarnição conduziu a suspeita e as drogas para a Delegacia de Polícia Civil para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

@ Nossa Voz - Fonte: ASCOM do 16º BPM

Duas mulheres ficam feridas após serem atropeladas por carro na BA-233, em Serrinha


Duas mulheres ficaram feridas após serem atropeladas por um carro, na manhã desta sexta-feira (11), na BA-233, entre Serrinha e Biritinga, próximo ao povoado Três Estradas. O caso aconteceu por volta das 11h.

Conforme apurou o PCS, Natali dos Santos Cerqueira, de 26 anos, e Francisca Lima de Jesus, idade desconhecida, trafegavam pela rodovia uma moto Honda Pop, placa OKS-9955, quando foram atingidas pelo GM/Caravan, placa CIW-4042, conduzido por Edimilson de Lima Sousa, que fugiu do local sem prestar socorro.

As vítimas foram socorridas por uma equipe da Polícia Militar e levadas para o Hospital Municipal de Serrinha. O estado de saúde delas não foi divulgado, assim como as circunstâncias do acidente.


Do Portal CS

Veja as escalações de Fluminense e Bahia; Nino Paraíba é vetado

O lateral direito Nino Paraíba sentiu uma lesão na panturrilha durante o último jogo e foi vetado pelo DM do Bahia.

Secretaria de Educação realiza entrega de mobiliário escolar e aparelhos tecnológicos

A Prefeitura Municipal de Queimadas, através da Secretaria de Educação, entregou nessa semana da criança kits de carteiras escolares, conjuntos de mesas para professores e quadros brancos em 09 unidades escolares do município, além de Datashows, computadores e impressoras.

1° Centro Administrativo da Assistência Social da Bahia

Será inaugurado neste sábado, Dia de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil e Dia das Crianças, a partir das 18h, o Centro Administrativo da Assistência Social – CAAS – Vila Belas do Sertão, antiga casa de misericórdia Terezinha Salles de Queimadas, que terá  múltiplas funções com o funcionamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, CREAS, CRAS e Conselho Tutelar.

Cuiabá 1x3 Vitória - Melhores Momentos

            

Jordy Caicedo brilha, Vitória vence o Cuiabá de virada e abre dois pontos do Z-4

Fora de casa, o Vitória fez um primeiro tempo para ser esquecido e foi para o intervalo com uma derrota parcial por 1 a 0 para o Cuiabá. Mas, o Rubro-Negro acordou no segundo tempo, buscou a virada e venceu o duelo, na Arena Pantanal, por 3 a 1.
O nome do jogo foi o equatoriano Jordy Caicedo, que mais uma vez marcou dois gols. Everton Sena completou o triunfo.
Com o importante triunfo, o time baiano foi aos 32 pontos ganhos, subiu para a 15ª colocação e abriu dois pontos da zona de rebaixamento. O Leão volta a campo na próxima terça-feira (15), novamente fora de casa, diante do Criciúma.
PRIMEIRO-TEMPO
O Vitória fez um primeiro tempo para ser esquecido. Nervoso e com meio campo perdido, o time baiano viu o adversário dominar.
Em uma das jogadas de ataque do Cuiabá, Rodolfo recebeu lançamento na área, foi derrubado por Baraka e o árbitro marcou pênalti aos 25 minutos. Na cobrança, o próprio Rodolfo bateu forte, no ângulo, e abriu o placar.
Três minutos depois, o Vitória conseguiu a primeira boa chance. Carleto levantou bola na área, o goleiro deu rebote, mas Romisson, livre, chutou na rede pelo lado de fora.
Já no final da primeira etapa, o Rubro-Negro teve mais duas oportunidades em sequência. Aos 46, Carleton cobrou falta de longe, o goleiro rebateu mal e quase mandou no próprio gol.
Um minuto depois, na cobrança de escanteio, Ramon desviou de cabeça e Victor Souza fez bela defesa para salvar.
SEGUNDO-TEMPO
O Vitória voltou para o segundo tempo com uma mudança. Chiquinho entrou no lugar de Baraka.
E logo no primeiro minuto, Chiquinho deu assistência para Jordy, que contou com falha do zagueiro para tocar no canto do goleiro e empatar a partida.
Já aos 13 minutos, o Leão chegou à virada. Carleto cobrou falta na área, Everton Sena desviou de cabeça e acertou o canto do goleiro.
O Cuiabá tentou responder aos 23 minutos. A bola foi levantada na área, Anderson Conceição desviou de cabeça, mas Martín defendeu com segurança.
Aos 32 minutos, Geninho fez a segunda alteração. Jonathan Bocão entrou no lugar de Van.
Dois minutos depois, o time baiano quase aumentou. Em contra-ataque, Jordy serviu Bocão, que deu um corte no z agueiro na área e chutou rasteiro no canto. Victor fez grande defesa.
Um minuto depois, o goleiro do Cuiabá faz mais outro milagre. Após defender uma cabeçada de Lucas Cândido, Victor espalmou, como um gato, a cabeçada de Everton Sena na pequena área.
Aos 38 minutos, o Cuiabá levantou bola na área, Paulinho desviou de cabeça e a bola bateu na trave. Na volta, Anderson Conceição completou na rede. Mas, a arbitragem flagrou o impedimento no início da jogada e invalidou o gol.
Já aos, o Vitória conseguiu mais um contra-ataque. Desta vez, Jordy usou sua velocidade para partir da intermediária, invadir a área do Cuiabá e tocar no canto do goleiro para fazer o terceiro e garantir o triunfo fora  de casa.
Cuiabá 1 x 3 Vitória
Série B – 28ª rodada
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Data: 11/10/2019 
Horário: 21h30
Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa (PI). Assistentes: Márcio Iglésias Araújo Silva (PI) e Mauro Cezar Evangelista de Sousa (PI)
Cartões amarelos: Jordy (VIT); Escobar (CUI)
Gols: Rodolfo (CUI); Jordy, Everton Sena (VIT)
Cuiabá
Victor Souza; Léo, Ednei, Anderson Conceição e Paulinho; Marino, Jean Patrick (Escobar) e Alê; Felipe Marques (Lucas Braga), Mateus Anderson e Rodolfo (Rincon). Técnico: Itamar Schulle.
Vitória
Martín Rodríguez, Van (Jonathan Bocão), Ramon, Everton Sena e Carleto; Baraka (Chiquinho), Léo Gomes, Lucas Cândido e Romisson; Eron (Zé Ivaldo) e Jordy. Técnico: Geninho. 
Do Portal Galáticos Online

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Professor do Município de Tucano morre vítima de acidente de moto

Morreu na tarde desta sexta-feira, 11, em Tucano, o professor Gilvan Oliveira. Segundo o repórter Gil Santos, o educador pilotava uma motocicleta Honda Bros e acabou perdendo o controle da mesma e acabou caindo. Ele foi socorrido para o Hospital Municipal Mariana Penedo, mas devido a gravidade dos ferimentos não resistiu.
Ainda de acordo com Gil Santos, professor Gilvan lecionava na Escola Madre Paulina no Distrito de Caldas do Jorro e também na Escola Maria Eydil no Bairro Entroncamento, na sede do Município de Tucano. Ele foi vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Tucano.
O corpo se encontra no necrotério do hospital de onde deverá ser encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica – DPT de Euclides da Cunha.
Redação CN

Nobel da Paz 2019 vai para primeiro-ministro da Etiópia

Nobel da Paz 2019 vai para primeiro-ministro da Etiópia
Foto: Aaron Simeneh / Twitter @nobelprize
Nem para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem para o líder indígena Raoni Metuktire. O Prêmio Nobel da Paz 2019 foi para o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali. Ele foi anunciado como vencedor pelo comitê do prêmio, nesta sexta-feira (11), na Noruega.

"O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, recebeu o Prêmio Nobel da Paz deste ano por seus esforços para alcançar a paz e a cooperação internacional, e em particular por sua iniciativa decisiva para resolver o conflito de fronteira com a vizinha Eritreia", diz o comunicado do Nobel.

Segundo o portal UOL, a Etiópia e a Eritreia travavam uma guerra de fronteira de 1998 a 2000 até que em julho de 2018 as nações restauraram as relações.

"Quando Abiy Ahmed se tornou o primeiro-ministro em abril de 2018, ele deixou claro que desejava retomar o ritmo das negociações com a Eritreia. Em estreita cooperação com o presidente da Eritreia, Abiy Ahmed rapidamente elaborou os princípios para um acordo de paz que acabasse com o impasse entre os dois países", acrescenta.

Neste ano, mais de 300 personalidades e organizações eram candidatas a receber o Nobel da Paz, cujo prêmio é de 9 milhões de coroas suecas, o equivalente a cerca de R$ 3,7 milhões.

Este prêmio e os demais - de Medicina, Física, Química, Literatura e Economia - serão entregues no dia 10 de dezembro, em uma cerimônia na Sala de Concertos de Estocolmo.

Do Portal Bahia Notícias

Feira: Quinta registra sete homicídios; cidade tem 15 casos em dois dias

Feira: Quinta registra sete homicídios; cidade tem 15 casos em dois dias
Foto: Aldo Matos / Acorda Cidade
Depois da quarta-feira (9) em que oito pessoas morreram (ver aqui), a quinta-feira (10) também foi violenta em Feira de Santana com mais sete casos, um total de 15 em dois dias. As vítimas tinham 22, 27, 29,36, 43, 45 anos. Uma delas não teve a idade identificada. O primeiro homicídio desta quinta ocorreu no bairro Campo Limpo. 

Um homem identificado como Paulo Saddam Lima Pinto foi executado com cerca de 15 tiros dentro da própria oficina. O segundo caso vitimou Gilvan Souza Santos. Ele foi morto a tiros dentro de uma oficina no bairro Conceição I.

Gleydson da Silva Feitosa foi morto a tiros por volta das 21h no bairro Jardim Ipê. A terceira vítima, Daniel Silva de Jesus, foi assassinada a tiros por volta das 21h50 no bairro Barroquinha. O quarto caso ocorreu no bairro Tomba, por volta de 22h40. José Raimundo Oliveira Machado Filho foi morto a tiros por dois homens a bordo de uma moto. Na ocasião, um homem foi atingido e socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em estado grave, com ferimentos na cabeça.

Já no bairro Brasília, um homem não identificado veio a óbito após ser baleado. O último caso se deu no bairro Sobradinho. Iraelson Ramos de Oliveira foi assassinado a tiros quando estava dentro de um veículo Gol branco no pátio de um posto de combustível, na Avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno). A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas.

Do Portal Bahia Notícias

TCE-BA reprova contas de 2014 da Agerba e aplica multas de R$ 18 mil a ex-dirigentes

TCE-BA reprova contas de 2014 da Agerba e aplica multas de R$ 18 mil a ex-dirigentes
Foto: Reprodução / Blog Gran Concursos Online
Além de desaprovar a prestação de contas da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações da Bahia (Agerba), referente ao ano de 2014, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/BA) decidiu aplicar multa de R$ 8 mil ao ex-diretor executivo da unidade, Eduardo Harold Mesquita Pessoa. A equipe do órgão fiscal considerou muito graves as irregularidades constatadas pela equipe de auditores da 6ª Coordenação de Controle Externo (CCE).

Mas Pessoa não foi o único responsabilizado. O diretor-geral do Departamento de Tarifas e Pesquisas, Bruno Moraes Amorim da Cruz, foi multado em R$ 2 mil, a coordenadora de Gestão Administrativa e Financeira, Maria da Conceição Sampaio de Almeida Sanches, em R$ 4 mil, e a assessora técnica do Núcleo de Gestão de Concessões do Transporte Hidroviário, Maria Uliana Costa Cedraz Zanetti, também em R$ 4 mil.

De acordo com o próprio TCE, o conselheiro João Evilásio Bonfim, relator do processo, listou algumas irregularidades encontradas pela equipe de auditores que levaram à decisão unânime pela desaprovação da prestação de contas. Eles apontam grave infração à norma legal ou regulamentar relacionada à concessão/ permissão de linhas rodoviárias sem a devida licitação; a ocorrência de culposa aplicação antieconômica de recursos públicos nos ressarcimentos realizados de forma indevida; e pagamento de Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) em serviços referentes à reforma em embarcações concedidas, sem haver previsão contratual.

Do Portal Bahia Notícias

Brasileiro com câncer terminal está em remissão da doença após técnica inédita no país

Brasileiro com câncer terminal está em remissão da doença após técnica inédita no país
Foto: Hugo Caldato / Hemocentro RP / Divulgação
Inédito na América latina, o tratamento criado no Brasil com base em uma técnica de terapia genética garantiu a recuperação de um paciente que sofria com um linfoma em fase terminal. O funcionário público aposentado mineiro Vamberto Luiz de Castro, de 62 anos, vai deixar o hospital, agora livre dos sintomas do câncer, após dois anos tentando outros tratamentos. 

Segundo informações do G1, os pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um procedimento próprio de aplicação da técnica CART-Cell, descoberta no exterior. O método que deu resultado consiste na manipulação de células do sistema imunológico para que elas possam combater as células causadoras do câncer.

Com isso, os médicos e pesquisadores do Centro de Terapia Celular (CTC-Fapesp-USP) do Hemocentro, que é ligado ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, dizem que Castro está "virtualmente" livre da doença. Por enquanto, os exames indicam a remissão do câncer. Apenas após cinco anos de acompanhamento, será possível dizer que ele estará curado totalmente.

De acordo com a publicação, o paciente deu entrada no hospital no dia 9 de setembro. O quadro dele era de muitas dores, perda de peso e dificuldades para andar, já que o tumor havia se espalhado para os ossos. Diante desse cenário, o prognóstico dado pelos médicos era de menos de um ano de vida até que recorreram ao novo método e incluíram o paciente em um "protocolo de pesquisa" para testar a terapia nunca antes aplicada no Brasil.

Do Portal Bahia Notícias

Senador apresenta projeto de lei sobre clube-empresa no futebol

Senador apresenta projeto de lei sobre clube-empresa no futebol
Foto: Pedro França/Agência Senado
O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) protocolou no Senado um novo projeto de lei que versa sobre a adoção do clube-empresa no futebol brasileiro. O documento propõe a criação de uma nova estrutura societária para o futebol, chamada de Sociedade Anônima do Futebol (SAF), que terá um conjunto de regras específicas para o mercado futebolístico. 

Segundo o Blog do Rodrigo Capelo, o projeto de Pacheco segue uma via diferente da que foi escolhida pelo deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ), apresentado na Câmara dos Deputados com o apoio de Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Casa.

Diferente do deputado, o senador Pacheco optou pela criação de uma estrutura societária específica para o futebol, que prevê mecanismos e travas de segurança próprias para o mercado. Por exemplo, a SAF tem como premissa a existência de ações ordinárias de classes A e B, para que as associações civis que administram seus times de futebol, detentoras de ações de classe A, mantenham poder em relação ao seu futuro em temas como mudanças de sede, cores e símbolos. 

Também é proibido que o mesmo investidor tenha participação em mais de um clube-empresa. A ideia é evitar casos de manipulação de resultados e outros conflitos de interesses. Uma outra diferença será a existência de uma debênture específica para o futebol, título de dívida que os clubes-empresas poderiam emitir no mercado financeiro para captar investimentos com juros mais baixos, algo que não é utilizado atualmente pelos clubes. 

O senador também propõe que haja um período de transição tributária para resolver a questão da cobrança de impostos, no qual os clubes-empresas perderiam a isenção gradativamente, com tempo para a adequação. 

Do Portal Bahia Notícias

Radar europeu identifica mancha de óleo de 21 quilômetros quadrados em direção a Bahia

Radar europeu identifica mancha de óleo de 21 quilômetros quadrados em direção a Bahia
Foto: Divulgação/UFBA
Manchas de óleo com 21 quilômetros quadrados e outra de 3,3 quilômetros quadrados foram identificadas por um satélite da União Europeia se aproximando do litoral da Bahia e de Sergipe, de acordo com apuração da Folha de S. Paulo junto ao professor do curso de Oceanografia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Pablo Santos.

Segundo a reportagem, as manchas fora identificadas às 7h55 desta sexta-feira (11). O texto indica que no momento, as manchas se encontravam a 100 quilômetros da costa brasileira.

“Esse tipo de dado orbital é a melhor forma de identificar possíveis manchas. O oceano tem certa rugosidade superficial. Mas quando existe óleo na superfície, essa rugosidade diminui, fica mais lisa. É um padrão muito comum em manchas de óleo”, afirma o professor.

Após a descoberta das manchas, grupos de pesquisa liderados pelo professor Guilherme Lessa, da UFBA, e Carlos Teixeira, da Universidade Federal do Ceará estão empenhados em identificar o local exato para onde o óleo deve chegar na costa brasileira, de acordo com a direção dos ventos e correntes marítimas.

Do Portal Bahia Notícias

Acordo Mercosul-UE pode impactar economia brasileira em US$ 79 bilhões

Acordo Mercosul-UE pode impactar economia brasileira em US$ 79 bilhões
Foto: Reprodução / Seu Dinheiro
O acordo comercial entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União Europeia (UE), fechado no fim de junho, deve impactar a economia brasileira em US$ 79 bilhões até 2035.

A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que divulgou hoje (11) estudo sobre a questão, durante a 2ª Conferência de Comércio Internacional e Serviços do Mercosul (CI19), realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, segundo a Agência Brasil.

Considerando a redução de barreiras não tarifárias, o impacto pode chegar a US$ 112 bilhões no período, segundo a CNC. Os números estão um pouco abaixo dos divulgados pelo governo brasileiro, de US$ 87,5 bilhões e US$ 125 bilhões incluindo as barreiras não tarifárias em 15 anos.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, explicou que o Brasil ocupa no momento a presidência pro tempore (temporariamente) do Conselho de Câmaras de Comércio do Mercosul (CCCM), e, por isso, se coloca na posição de liderar os debates sobre o acordo.

Do Portal Bahia Notícias

Com retorno de Baraka, Vitória está definido para duelo com o Cuiabá

O Vitória está definido para o duelo com o Cuiabá, às 21h30, na Arena Pantanal. As principais novidades são o retorno de Baraka e a entrada de Eron.
Com os muitos desfalques, o técnico Geninho escalou o time com quatro volantes. Romisson jogará mais adiantado e fará o papel do meia.
Com isso, o Leão vai a campo com Martín Rodríguez, Van, Ramon, Everton Sena e Carleto; Baraka, Léo Gomes, Lucas Cândido e Romisson; Eron e Jordy. 
Do Portal Galáticos Online

Identificado corpo de homem encontrado na BA-120 em Riachão do Jacuípe


Foi identificado o corpo do homem encontrado às margens da BA-120, próximo ao acesso ao povoado Mocó, na quarta-feira (9), em Riachão do Jacuípe. Conforme apurou o Portal Cleriston Silva – PCS, Bruno Leonardo Lima Damasceno, de 29 anos, foi achado com as mãos amaradas para trás e o rosto deformado [ver matéria].

O PCS apurou ainda que a vítima morava em Feira de Santana e tinha passagens criminais. Edilson foi retirado à força da residência dele e levado para o local onde foi morto com tiros de escopeta calibre 12.

Até a publicação desta reportagem, não havia informações sobre a motivação do crime e ninguém havia sido preso. O caso está sendo investigado pela delegacia de Riachão. *Com informações e foto do repórter Reny Maia/PCS


Do portal Clériston Silva

"A quem interessa provocar o pânico na população?", questiona deputado Osni Cardoso


O deputado estadual Osni Cardoso (PT) criticou a tentativa do deputado Soldado Prisco de deflagrar mais uma greve na Bahia. "Nós precisamos estar atentos aos interesses que estão por trás disso. A quem interessa provocar o pânico na população? Quem realmente ganha espalhando fake news e amedrontando milhões de cidadãos?", questionou o parlamentar.

Para Osni, esta é uma maneira covarde de manipular a opinião pública, por mero interesse político-partidário. "Não houve adesão dos policiais e isso a gente pode ver nas ruas. Os bons policiais continuam atuando na segurança do povo. O que a gente está vendo aqui é uma tentativa de enfraquecer o governo Rui. E para isso não importa se esta atitude vai prejudicar todos os baianos", afirmou.

Além da sensação de insegurança que o grupo vem tentando espalhar com a divulgação de notícias falsas por meio de redes sociais, o deputado frisa que esta ação "irresponsável" pode colocar em risco, inclusive, o mais importante momento religioso cristão da Bahia, a missa de canonização de Irmã Dulce, no próximo dia 20 de outubro, na Arena Fonte Nova.

"É preciso ter muita cautela quando o assunto é segurança. Não se pode fazer política em cima do medo das pessoas. O Governo do Estado tem melhorado toda estrutura da corporação. Não à toa, o governador Rui Costa está entre os governadores que mais investiram na polícia. Na medida do possível, mesmo em meio à crise que o país enfrenta, Rui tem aberto novos concursos e entregue novas viaturas, equipamentos e infraestrutura. Mas o deputado acha que a solução da segurança pública é fazer greve. É um grande equívoco fazer as coisas desse jeito", finalizou.


Segundo Simpósio Jurídico em Serrinha dia 25 de outubro (19h)


Equipe econômica estuda proibir filiação partidária de funcionário público

Foto: Reprodução/Pixabay
Foto: Reprodução/Pixabay
Integrantes da equipe econômica sugeriram incluir na reforma administrativa um dispositivo que proíba servidores públicos de terem filiação político-partidária. A vedação foi alvo de debates, na terça-feira (8), em reunião no Ministério da Economia, de acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo. 

De acordo com membros da pasta, Paulo Guedes e Jair Bolsonaro ainda não validaram a ideia e há, entre assessores do próprio governo, dúvidas sobre a legalidade da medida. A viabilidade jurídica da proposta está sob avaliação. 

Em entrevistas, o secretário de Desburocratização, Paulo Uebel, tem dito que as novas normas só valerão para novos concursados.

Do Portal NS