SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 5 de outubro de 2019

Bahia 1x2 Athletico/PR - Melhores Momentos

            

Bahia perde para o Athletico-PR e perde chance de se firmar no G-6 do Brasileiro

Bahia perde para o Athletico-PR na Arena Fonte Nova. Apesar das boas oportunidades de gol, o Bahia acabou superado pelo Athletico-PR neste sábado (5), na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela 23ª rodada do Brasileirão. 
Os gols do Furacão foram marcados por Marcelo Cirino e Léo Cittadini. Fernandão descontou para o Esquadrão. 
Com o resultado, o time comandado por Roger Machado caiu para sétima posição, com 37 pontos, na sétima posição. A próxima partida da equipe será nesta quarta-feira (9), contra o São Paulo, novamente na Arena Fonte Nova.
O JOGO
Logo no início da partida, o time visitante deu logo um susto. Lucho González, da intermediária, mandou uma bomba e a bola passou muito perto da meta defendida por Douglas. A equipe tricolor respondeu aos 24 minutos. Após levantamento de Élber, Gilberto cabeceou firme e o goleiro Santos defendeu.
Aos 28, mais uma boa chance para o Athletico. Thona nny Anderson recebeu cruzamento vindo da esquerda e mandou nas mãos do goleiro Douglas.
Em seguida, Gilberto ficou muito perto de marcar pelo Bahia. A primeira chance veio de um cruzamento e ele acertou a trave ao cabecear. Logo depois, Élber fez uma grande jogada, cruzou e ele bateu mal na bola.
Segundo tempo
Aos 10 minutos, o Bahia voltou a ficar muito perto do gol. Após boa jogada de Élber, Gilberto girou e bateu na trave esquerda do goleiro Santos.
Logo depois, o Athletico saiu na frente. Em cobrança de escanteio aos 11, Thonny Anderson desviou e Marcelo Cirino completou de cabeça.
Aos 17, Lucca cobrou falta e Santos deu rebote. Na sobra, Nino Paraíba bateu e acertou a trave.
O Athletico-PR aproveitou uma jogada de contra-ataque e chegou ao segundo gol. Pelo lado esquerdo, Thonny Anderson avançou, cruzou na área e Léo Cittadini completou para o fundo do gol.
Aos 31, Nino Paraíba recebeu lançamento no lado direito e cruzou na medida para Fernandão, que ajeitou o corpo e deu uma cabeçada fatal para o goleiro Santos.
Dois minutos depois, o Furacão voltou a assustar. Léo Cittadini aproveitou sobra e mandou de primeira para grande defesa do goleiro Douglas.
 
FICHA TÉCNICA
Bahia 1 x 2 Athletico-PR
Campeonato Brasileiro - 23ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 05/10/2019 (sábado)
Horário: 19h
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
Auxiliares: Neuza Ines Back e Anderson José de Moraes Coelho (ambos de SP)
VAR: José Claudio Rocha Filho, com auxílio de Adriano de Assis Miranda e Alex Ang Ribeiro (todos de SP)
Cartões amarelos:  Guerra e Fernandão (Bahia) /Bruno Guimarães e Madson (Athletico-PR)
Gols: Fernandão (Bahia) / Marcelo Cirino e Léo Cittadini (Athletico-PR)
 
Bahia: 
Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Gregore, Flávio (Fernandão) e Guerra (Lucca); Artur (Arthur Caíke), Élber e Gilberto. Técnico: Roger Machado.

Athletico-PR: 
Santos; Madson, Thiago Heleno (Adriano), Léo Pereira e Márcio Azevedo; Bruno Guimarães, Lucho González (Erick) e Léo Cittadini, Nikão (Thonny Anderson), Rony e Marcelo Cirino. Técnico: Tiago Nunes.
Do Portal Galáticos Online

Família brasileira empobreceu em nove anos, aponta IBGE

Família brasileira empobreceu em nove anos, aponta IBGE
Foto: Divulgação
O percentual de famílias brasileiras que têm renda mensal superior a seis salários mínimos caiu em nove anos e aumentou o número delas que vive com menos do que esse valor, de acordo com a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), divulgada nesta sexta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa mostra ainda que 2,7% das famílias brasileiras concentram 19,9% da renda. Outros 23,8% vivem com menos de dois salários mínimos por mês, em um sinal de que a desigualdade de renda permanece grande no país.

A POF traça um perfil dos hábitos de consumo e das condições de vida do brasileiro e é usada como parâmetro para outras pesquisas do IBGE, como o cálculo da inflação e o do Produto Interno Bruto (PIB), além de embasar estudos sobre desigualdade.


Do Portal Bahia Notícias

Cival Anjos: De quem é a culpa? Quem estava governando o país neste período? 
Só enganam os tolos!

Concurso de miss infantil exibido no Programa Sílvio Santos vira alvo de inquéritos

Concurso de miss infantil exibido no Programa Sílvio Santos vira alvo de inquéritos
Foto: Reprodução / SBT
Exibido no dia 22 de setembro, o concurso de miss infantil do Programa Sílvio Santos virou alvo de dois inquéritos abertos pelo Ministério Público do Trabalho e pela Promotoria de Justiça de Osasco. De acordo com a coluna Notícias da TV, do UOL, a competição será investigada por suposta sexualização de crianças.

No concurso, cinco meninas com idades entre 7 e 8 anos foram avaliadas por seus atributos físicos. Elas trajavam maiôs e vestidos. 

Segundo a reportagem, a Promotoria de Justiça de Osasco pediu mais informações ao SBT, mas ainda não obteve respostas sobre o assunto. O Ministério Público do Trabalho de São Paulo também confirmou, e disse que o caso está sendo analisado.


Do Portal Bahia Notícias

Lei que torna transporte irregular infração gravíssima entra em vigor

A partir deste sábado (5), quando entra em vigor a Lei nº 13.855, o transporte “pirata” de passageiros, incluindo de estudantes, passa a ser considerado infração gravíssima ao Código de Trânsito Brasileiro.

Publicada no Diário Oficial da União de 8 de julho, a Lei nº 13.855 alterou o Código, tornando mais rigorosas as penalidades aplicadas aos motoristas flagrados transportando passageiros mediante remuneração, sem terem a autorização para fazê-lo.
Ao ser classificado como infração gravíssima, o transporte irregular de estudantes passa a ser punido com multa de R$ 293,47 multiplicado pelo fator 5, totalizando R$ 1.467,35, e mais a remoção do veículo a um depósito.
Já o transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não licenciado, passa de infração média a gravíssima, punida com multa e remoção do veículo. O motorista só não será punido em “casos de força maior ou com permissão da autoridade competente”.
Nos dois casos, os motoristas ainda perdem 7 pontos na carteira de habilitação, conforme estabelece o Artigo 259 do Código de Trânsito Brasileiro. (Agência Brasil).
Do Portal Interior da Bahia

Com Guerra, Bahia está escalado pera duelo contra o Atlético/PR (19h)


Argentina estréia com goleada sobre a Colômbia e Estados Unidos vence novamente e lidera competição

Em noite de espetáculo do meia Alan destaque da partida, a Argentina atropelou a Colômbia em sua primeira partida no campeonato interno de sócios da AABB e ainda de quebra fez o artilheiro isolado da competição.

O atacante Raul marcou nada menos que 5 dos 8 gols que a equipe aplicou, sem tomar conhecimento do adversário que conta com atletas como Juninho Mendes, Diogo entre outros. Marcaram também em favor da Argentina Alan, Avelar e Joãozinho completando o placar histórico de 8x3. 

A equipe fez por merecer, pois desde os primeiros minutos jogou com ofensividade e um futebol envolvente e, já na primeira etapa colocou 6x0 no placar. Após algumas alterações, a equipe da Colômbia diminuiu através de Mininico, Franklin e Neto Cabelinho, mas na segunda etapa a equipe colombiana sofreu mais dois tentos e buscou sem sucesso alterar o placar. 

A Argentina joga novamente domingo dia 06/10 contra o Brasil às 08:45. A Colômbia busca a reabilitação logo após enfrentando o Chile.

Resumo da partida

Argentina 8x3 Colômbia

Colômbia: Vinícius, Raimundinho, Aldo, Diogo, Mininico, Neto Cabelinho e Juninho Mendes.
Entraram ainda: Anderson, Franklin, Felipe e Esdras
C.A: Diogo e Neto Cabelinho
Gols: Mininico, Franklin e Neto Cabelinho

Argentina: Igor, Ricardinho, Ricardo, Avelar, Ruan, Alan e Raul
Entraram ainda: Joãozinho, Fred, Evinho e Carneiro
C.A: Joãozinho
Gols: Raul (5), Alan, Avelar e Joãozinho.
Destaques: Alan e Raul
Destaque da partida: Alan
Alan

No jogo de vencedores, os Estados Unidos levou a melhor e bateu a forte equipe do Peru, por 5x2, de virada,  após estar perdendo por 2x0. Augusto e Nadgol que após marcar homenageou seu primo Evaldo de Zé de Kelé, que nos deixou precocemente, abriram o placar, mas Sandrinho mais uma vez manteve a calma da equipe e comandando o meio campo colaborou para que seu companheiro Sapo igualasse o marcador após fazer dois gols e terminar empatado o primeiro tempo. 

O próprio Sandrinho tratou de colocar sua equipe em vantagem após excelente jogada de Kekey, Anderson também marcou e Kekey ampliou e deu números finais a partida. Já a equipe peruana ainda perdeu um pênalti através do jogador Augusto e voltará a campo domingo dia 20/10 contra o Brasil, os Estados Unidos desta feita jogará no mesmo dia  defendendo a invencibilidade contra a Colômbia.

Resumo da partida

Estados Unidos 5x2 Peru 

Peru: Rodolfo, Arthur, Canigia, Guto, Neto Gerinaldo, Augusto e Nadgol
Entraram ainda: Antônio, Geraldo, Iago e Lucas
C.A: Não houve
Gols: Augusto e Nadgol
Destaques: Neto Gerinaldo e Canigia

E.U.A.: Matheus, Zé Carlos, Yure, Sapo, Sandrinho, Kekey e Netinho
Entraram ainda: Tcheco, Lázaro e Anderson
C.A: Zé Carlos
Gols: Sapo (2), Sandrinho, Anderson e Kekey
Destaques: Sandrinho e Kekey
Destaque do jogo: Kekey
Kekey
Destaques: Juninho e Franklin

Arbitragem: Hélio Santos e Cleilton Ramos
Estatística do Campeonato
Jogos realizados: 04
Gols marcados 23
Média Mais de 5 gols por partida.
Artilheiro Raul( Argentina) 5 gols.
Outros artilheiros Com 3 gols: Augusto e Nadson (Peru)
Com 2 gols: Sapo (E.U.A)
Com 1 gol: João Paulo (Brasil), Zé Carlos, Netinho, Sandrinho,  Anderson e Kekey (Estados Unidos), Geraldo (Perú), Dija (Chile), Mininico, Franklin e Neto Cabelinho (Colômbia), Alan, Avelar e Joãozinho (Argentina)
Ataque mais positivo Argentina com 08 gols
Ataque menos positivo Brasil com 1 gol
Goleiro menos vazado Nego Dilso (Brasil) 2 gols sofridos em 1 jogo
Defesa mais vazada Colômbia 08 gols sofridos em 1 jogo
Defesa menos vazada Brasil 02 gols sofridos em 2 jogos
Média 2,75
Cartões amarelos aplicados Com 2 Cartões: Zé Carlos (Estados Unidos)
Com 1 cartão: Arthur (Peru), Rafael e Ruy (Chile), Berg (Brasil), Sapo (Estados Unidos), Diogo e Neto Cabelinho (Colômbia), Joãozinho (Argentina)
Cartão vermelho Aranha ( Chile)
*Classificação*
1°- Estados Unidos 6 pts, 2 jgs
2°- Argentina 3 pts, +5 gls
3°- Perú 3 pts, -1gol
4°- Brasil 0 pt, -1 gol
5°- Chile 0 pt, -2 gls
6°- Colômbia, 0 pt, -5 gls

Santaluz: Justiça Federal nega recurso e mantém penhora de bens do ex-prefeito Joélcio Martins

Foto: Notícias de Santaluz/Arquivo
Foto: Notícias de Santaluz/Arquivo
O juiz federal Rafael Ianner Silva negou embargo de declaração e manteve a penhora de bens do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, Joélcio Martins da Silva. A decisão desta sexta-feira (4) tem relação com uma ação contra Martins por danos aos cofres públicos no período em que ele governou o município. 

Segundo a decisão, a qual o Notícias de Santaluz teve acesso, o juiz determinou a imediata expedição de ofício ao Cartório de Registo de Imóveis de Santaluz para levantamento do registro de penhora sobre as fazendas Tanque Novo e Alto Alegre, além de indeferir o reconhecimento de excesso de execução nas penhoras sobre demais imóveis, entre eles as fazendas Poço Cumprido e Quivungo. 

A decisão não menciona o valor atual da dívida a ser paga com a penhora dos bens. Entretanto, em setembro de 2014, a quantia devida era superior a R$ 1,1 milhão. A reportagem não conseguiu contato com o ex-prefeito.
Notícias de Santaluz

Adolescente é morto a facada e pedrada em Araci

Foto: Ilustração
Foto: Ilustração
O adolescente Uanderson Conceição dos Santos, de 17 anos, foi assassinado na madrugada deste sábado (5) em Araci, região sisaleira da Bahia. 

De acordo com informações da Polícia Militar, o corpo da vítima foi encontrado caído no chão com marcas de facada e pedrada, por volta de 1h30, na localidade conhecida como Recanto das Flores, Quadra A, bairro Cascalheira. Conforme a polícia, o adolescente morava na Quadra F. 

Ainda de acordo com a PM, autoria e motivação do crime são desconhecidas. O caso será investigado pela delegacia local. O corpo do adolescente foi encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica de Serrinha.
Notícias de Santaluz

Bandidos explodem agências bancárias e tentam roubar joalheria em cidade da Bahia

Bandidos metralharam quartel e viatura da PM | Foto: Teixeira Hoje/Reprodução
Bandidos metralharam quartel e viatura da PM | Foto: Teixeira Hoje/Reprodução
Bandidos explodiram duas agências bancárias no Centro da cidade de Itororó, na região sul da Bahia, durante a madrugada deste sábado (5). No momento da fuga, o grupo ainda tentou assaltar uma joalheria. Ainda não há informações sobre valores roubados. 

De acordo com a delegacia da cidade, os homens estavam armados e atiraram contra uma viatura da Polícia Militar, para impedir a ação dos policiais. Ninguém ficou ferido, porque os militares não estavam no veículo. 

De acordo com a coordenadoria de Polícia Civil da região, uma investigação será aberta para apurar como os bandidos agiram, e se as explosões foram simultâneas. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido identificado. 

Equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itapetinga, a 33 km de Itororó, estiveram no local para fazer a perícia. Dois veículos usados na ação foram encontrados queimados na estrada em direção à cidade de Potiraguá.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Homem é preso acusado de estuprar a própria filha, de 13 anos, em Valente

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A Polícia Civil deu cumprimento no fim da tarde desta sexta-feira (4), em Valente, na região sisaleira da Bahia, a um mandado de prisão preventiva em desfavor de José Ademir de Jesus Oliveira, de 55 anos, acusado de estuprar a filha, de 13 anos. 

De acordo com a polícia, o homem foi localizado por volta das 17h30, no povoado Junco, zona rural do município, e em seguida encaminhado ao sistema carcerário, onde ficou à disposição da Justiça. 

Segundo a Polícia Civil, o caso chegou à delegacia da cidade há cerca de dois meses, depois que a própria filha do acusado denunciou o abuso ao Conselho Tutelar. A partir daí, a adolescente foi encaminhada para exames no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha e, após investigações, a Justiça expediu mandado de prisão contra José Ademir pelo crime de estupro de vulnerável, cuja pena fica entre 8 e 15 anos de prisão.
Notícias de Santaluz

Cantor Bruno Rayone comemora aniversário com show em Serrinha

O cantor Bruno Rayone, nova revelação do arrocha, comemora aniversário com show neste sábado (5) em Serrinha, na AABB. Também se apresentarão Anna Catarina e a banda Boteco das Vaqueiras.

"A animação vai ser em dobro em Serrinha. Comemorar idade nova fazendo o que mais gosto é muito bom. O aniversário é meu, mas o público que vai ganhar o presente", disse o cantor.

Sobre Bruno Rayone - Batizado de "fenômeno", o jovem de 14 anos é a mais recente revelação do arrocha. Estudante do ensino médio, Bruno frequenta a escola e faz tudo que um adolescente de sua idade faz, porém dividindo a sua agenda entre shows e estudos.

Natural da cidade de Conceição do Coité, "o fenômeno" foi criado em Cansanção, também no interior baiano.  E foi lá que  a música entrou em sua vida, alimentando desde muito cedo o sonho de se tornar cantor. Com apenas quatro anos, ele começou a cantarolar e ensaiar os primeiros acordes em casa. Hoje, o cantor tem uma banda completa com mais de 20 profissionais que o acompanham nas apresentações por onde passa.

Serviço
Atrações: Anna Catarina, Bruno Rayone e Boteco das Vaqueiras
Quando: Sábado (5) a partir das 22h
Onde: AABB, Serrinha
Pontos de vendas: Cristian Iluminação, AABB, Jhonny's Lanches, Farmácias Melhor Preço e São José

Prefeitura de Ribeira do Pombal oferece concurso com mais de 100 vagas


A Prefeitura de Ribeira do Pombal abriu inscrições para um processo seletivo com 124 vagas. Podem se candidatar ao certame os profissionais com formação de nível fundamental, médio e superior. 

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 31 e o pagamento da taxa varia entre R$ 45 e 98,50. O concurso conta com uma prova objetiva e prova de títulos. Os salários variam de R$ 998 a R$ 8.449,26.

São oportunidades para diferentes cargos, dentre eles: psicólogo, assistente social, auditor fiscal, auxiliar de serviços educacionais, assistente de recursos humanos, coordenador pedagógico, educador físico, farmacêutico/bioquímico, fiscal de meio ambiente, fiscal de postura, engenheiro, fisioterapeuta, médico PSF, nutricionista, odontólogo, técnico em enfermagem, professores de: matemática, português, historia, geografia, ciências, inglês, procurador municipal, motorista categoria D e operador de máquinas pesadas.


Do Portal CS

Polícia Civil prende homem suspeito de matar mulher a tiros em Serrinha


Uma operação realizada por policiais civis de Serrinha, sob o comando do delegado Mozart Cavalcante, coordenador da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), resultou no cumprimento de um mandado de prisão em Serrinha contra Augusto de Souza Lima, vulgo "Zoio".

Augusto é suspeito de cometer um homicídio no dia 19 de junho, no bairro Colina das Mangueiras, em Serrinha, tendo como vítima Sidelma Fortes Lima, de 47 anos [relembre o caso aqui]. A ordem de prisão do mesmo foi cumprida na tarde desta sexta-feira (4). Com ele a polícia encontrou o aparelho celular de vítima.

De acordo com a Polícia Civil, o crime pode ter relação com o tráfico de drogas. O capturado foi recolhido a carceragem da 15ª Coorpin, onde segue à disposição da Justiça.


Sidelma foi morta a tiros dentro da casa onde morava na Rua Hebert de Souza

Do Portal Clériston Silva

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Ministério da Economia inclui Vaquejada de Serrinha na 'lista suja' do trabalho escravo

Ministério da Economia inclui Vaquejada de Serrinha na 'lista suja' do trabalho escravo
Foto: Gerusia Barros/Auditoria Fiscal do Trabalho
O Ministério da Economia incluiu a Vaquejada de Serrinha, na cidade de mesmo nome, numa "lista suja" de empregadores que submeteram trabalhadores à situação análoga à de escravidão, divulgada nesta quinta-feira (3). 

De acordo com a relação, 17 pessoas foram encontradas em situação de trabalho escravo, durante uma fiscalização feita na vaquejada, em 2016. 

Conforme apurou o G1, a organização do evento informou que o caso foi um episódio isolado. Na ocasião, os trabalhadores teriam sido encontrados em desacordo com a Legislação Trabalhista.

A empresa disse ainda lamentar que tenha sido associada ao uso de mão-de-obra escrava, já que os fatos já foram esclarecidos na época, e que serão tomadas as devidas medidas para obter a imediata exclusão de seu nome da lista suja do Ministério do Trabalho.

Do Portal Bahia Notícias

Governo sanciona lei que define limite de gastos na campanha municipal

Governo sanciona lei que define limite de gastos na campanha municipal
Foto: Reprodução / averdade.org
A lei 13.878 de 2019 que estabelece os limites de gastos de campanha para as eleições municipais foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. A lei foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na última quinta-feira (3).

Por se tratar de alteração na legislação eleitoral, a lei precisava ser sancionada um ano antes do pleito do ano que vem, marcado para o dia 4 de outubro, para que as regras possam valer.

Na última quarta-feira (2), o Senado aprovou o projeto de lei que define o teto de gastos de campanha para as eleições de prefeitos e vereadores de 2020. O texto prevê que o valor seja o mesmo do pleito de 2016, corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A lei também determina que nos municípios onde houver segundo turno na eleição para prefeito, o limite de gastos de cada candidato será de 40% do estabelecido para o primeiro turno da disputa.

O texto também autoriza o candidato a usar recursos próprios em sua campanha até o total de 10% dos limites previstos para gastos de campanha no cargo em que concorrer.

Caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgar a tabela de tetos por município e cargo antes do pleito, assim como ocorreu nas eleições de 2016.

Do Portal Bahia Notícias

Bolsonaro sanciona sem vetos novo marco das telecomunicações

Bolsonaro sanciona sem vetos novo marco das telecomunicações
Foto: Reprodução / G1
O presidente Jair Bolsonaro sancionou sem vetos, na noite de quinta-feira (3), o projeto de lei que modifica o marco das telecomunicações vigente desde 1997.

A medida foi publicada na edição de sexta-feira (4) do "Diário Oficial da União" e havia sido aprovada pelo Congresso Nacional em setembro.

O projeto tramitava havia quase três anos no Poder Legislativo e prevê a possibilidade de as operadoras de telefonia migrarem dos atuais contratos de concessão para termos de autorização, como funciona na telefonia celular.

Os contratos de concessão foram definidos pela União durante a privatização, há mais de duas décadas.

As autorizações são concedidas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para todas as empresas interessadas em prestar serviços de telefonia móvel e internet.

O modelo de concessão entrou em desuso com o avanço da internet, o que torna esses contratos desinteressantes para o setor privado.

Por isso, o governo vinha estudando mudar as regras para estimular uma nova rodada de investimentos no setor decorrente da possibilidade de migração da concessão para autorização.

Com a medida, as concessionárias de telefonia fixa poderão migrar antecipadamente dos atuais contratos de concessão para termos de autorização, pagando um valor a ser definido pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Estimativas feitas pela equipe econômica indicam algo em torno de R$ 34 bilhões.

A mudança é uma ajuda para a Oi, maior concessionária de telefonia fixa do país que esta em recuperação judicial com uma dúvida de cerca de R$ 20 bilhões, considerando o plano de descontos e alongamento dos pagamentos a credores aprovado pela Justiça.

Sem as amarras definidas pelos atuais contratos de concessão, a tele terá chance de atrair um comprador ou novos investidores. Os chineses e a americana AT&T são os mais interessados.


Do Portal Bahia Notícias/por Gustavo Uribe | Folhapress

Alerta de asteroide: NASA rastreia rocha espacial enorme se aproximando da Terra


A agência espacial norte-americana está rastreando um asteroide de 21 metros de diâmetro que está programado a passar perto da Terra já na próxima semana.
Trata-se do asteroide 2019 SL7, que irá se aproximar do nosso planeta no dia 9 de outubro, noticia o tabloide britânico Express.
Segundo a NASA, a rocha espacial voará a uma velocidade surpreendente de 17,1 km/s (61.500 km/h), e a uma distância de 1,4 distância lunar (LD) – distância entre a Terra e a Lua.

Suficientemente próximo

Em outras palavras, o asteroide passará pelo Planeta Azul a uma distância de 538.162 km, o que é suficientemente próximo para que a NASA classifique o astro como um Objeto Próximo à Terra (NEO).
"Objetos Próximos à Terra [NEO] são cometas e asteroides que foram empurrados pela atração gravitacional de planetas próximos para órbitas que lhes permitem entrar na vizinhança da Terra", informou a NASA.
A abordagem próxima permitirá à agência espacial norte-americana a estudar a rocha espacial.
"Se nós desejamos saber a composição da mistura primordial da qual os planetas se formaram, então nós devemos determinar os componentes químicos dos restos de detritos deste processo de formação – os cometas e asteroides."
Um asteroide perto da Terra (imagem ilustrativa)

A NASA teme que o asteroide, que tem o potencial de destruir um país na Terra, possa atingir o nosso planeta nos próximos 120 anos, com o próximo voo de aproximação estando programado para 2135.

Do Portal Ailton Pimentel

Janot não estava em Brasília no dia que afirma ter pensado em matar Gilmar Mendes, diz site

Janot não estava em Brasília no dia que afirma ter pensado em matar Gilmar Mendes, diz site
Foto: Lula Marques
Ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot não estava em Brasília no dia 11 de maio de 2017, dia que teria arquitetado o assassinato do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes (leia mais aqui). Segundo o site Jota, ele teria estado em Belo Horizonte entre os dias 10 e 15 daquele mês.

Segundo a reportagem, ele cumpriu compromissos institucionais na Procuradoria da República e na Procuradoria Regional da República, além de uma palestra na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde se formou.

A viagem foi confirmada pela Força Aérea Brasília (FAB). “A Força Aérea Brasileira confirma que, no dia 10 de maio de 2017, houve ‘apoio aéreo determinado pelo Ministério da Defesa, por meio de ofício, datado de 04 de maio de 2017 em favor do procurador-geral da República para cumprimento de compromisso oficial, em que foi usada uma aeronave da Força Aérea Brasileira’”, diz documento enviado à reportagem.

Além disso, no dia 10, Bonifácio de Andrada representou a PGR no plenário do Supremo. No dia seguinte, dia da suposta narrativa de Janot, Bonifácio já estava confirmado como representante do Ministério Público Federal na sessão que discutiu um recurso do empresário Eike Batista.

O Jota não conseguiu entrar em contato com Janot para falar sobre as incongruências. 


Do Portal Bahia Notícias

PGR libera R$ 67 mil para Aras ver canonização de irmã Dulce, mas ele veta

PGR libera R$ 67 mil para Aras ver canonização de irmã Dulce, mas ele veta
Foto: Isac Nóbrega/PR
O procurador-geral da República, Augusto Aras, vai se afastar do cargo entre os dias 11 e 14 de outubro para participar da cerimônia de canonização da Irmã Dulce, no Vaticano. A PGR (Procuradoria-Geral da República) baixou um ofício determinando que os custos da viagem, num total de R$ 67 mil, fossem pagos pelo próprio Ministério Público Federal.

Do valor, R$ 22,1 mil seriam gastos numa passagem de primeira classe para Aras e sua mulher, a subprocuradora-geral da República Maria das Mercês de Castro Gordilho Aras. Outros R$ 6 mil seriam destinados à compra de bilhete aéreo para o subprocurador Alcides Martins.

Além disso, Aras teria direito a R$ 13.580,00 para hospedagem, translado e alimentação. Os subprocuradores poderiam gastar R$ 12.908,00 cada um, em sete dias na Itália. Questionado pela reportagem, o procurador-geral diz que solicitará o cancelamento da ordem de pagamento e que cobrirá todos os gastos com dinheiro do próprio bolso.

"Comprei passagens aéreas para mim e minha mulher com recursos próprios", diz. Segundo ele, a ordem para o MPF arcar com os custos da viagem "é procedimento de praxe e não posso imputar má-fé ao quadro administrativo". Ele afirma ainda: "Encontrei uma PGR descontinuada administrativamente. Os equívocos, nesta fase de restauração da ordem administrativa, vêm ocorrendo com grande sacrifício para todos. É efeito da política de terra arrasada que encontrei na PGR. Enquanto isso, os derrotados tentam minar a nova gestão. Mas seguiremos firmes com os nossos compromissos em prol da moralidade e legalidade".


Do Portal Bahia Notícias/por Mônica Bergamo | Folhapress

Diretor da Funarte vai entregar tradicional teatro do Rio para companhia evangélica

Diretor da Funarte vai entregar tradicional teatro do Rio para companhia evangélica
Foto: Reprodução / Facebook
O dramaturgo e diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, Roberto Alvim, que recentemente chamou Fernanda Montenegro de “sórdida” e “mentirosa” (clique aqui e saiba mais), planeja transformar um tradicional espaço cultural do Rio de Janeiro, o Teatro Glauce Rocha, “no primeiro teatro do país dedicado ao público cristão”.

De acordo com informações da Veja, a iniciativa faz parte do Projeto de Revitalização da Rede Federal de Teatros. Segundo a revista, documentos dão conta de processo aberto pela Funarte para que o espaço seja entregue à Companhia Jeová Nissi, grupo com orientação evangélica, fundado em 2000.


O texto do processo levantado pela Veja defende que o país vive um “momento crucial no combate cultural” e que é preciso que o presidente Jair Bolsonaro “atue firme e propositivamente na área da arte e cultura, hoje dominada pelo marxismo cultural e pela agenda progressista”. Em outro trecho do processo Alvim afirma que está formando um “exército de grandes artistas espiritualmente comprometidos com nosso presidente e seus ideais”, que estariam dispostos a “dar suas vidas pela edificação do Brasil, através da criação de obras de arte que redefinam a história da cultura nacional”.


O texto reflete o pensamento de Alvim, que é bolsonarista e ganhou o cargo no governo após dizer ter sido boicotado por artistas, por conta de sua inclinação política (clique aqui). Logo no início de sua gestão ele convocou “artistas conservadores” para compor um banco de dados e criar uma “máquina de guerra cultural” (clique aqui).


Ainda segundo a revista, o projeto prevê a criação do Teatro Brasileiro de Arte, companhia oficial dedicada à montagem de textos clássicos, e conta com citações atribuídas a Olavo de Carvalho, ideólogo da família Bolsonaro, e também dos atores Carlos Vereza e Regina Duarte.


A iniciativa incluia ainda a contratação de Juliana Galdino, esposa do próprio Roberto Alvim, para o cargo de diretora artística no projeto de revitalização do Teatro Plínio Marcos, em Brasília, com um contrato orçado em R$ 3,508 milhões, firmado com a Flo Produções e Entretenimento, que representa Galdino. Interpelado pela revista, Alvim disse que ela trabalharia de graça, mas os documentos não contam com qualquer referência a algum trabalho voluntário. Depois, o dramaturgo afirmou que desistiu de contratar Juliana, porque segundo ele, por ser sua mulher, ela não poderia ter um cargo na Funarte, mesmo sem pagamento (clique aqui e saiba mais).


Apesar de Roberto Alvim afirmar o contrário, o documento de 63 páginas tem duas indicações de que Juliana Galdino seria remunerada. Em uma das páginas é dito que caberia às produtoras contratadas fazer pagamentos ao diretor artístico, cargo que ela exerceria. O contrato de exclusividade assinado entre Juliana e a Flo Produções diz que a empresa poderá, também, acertar o “valor do cachê”.


Segundo a Veja, no contrato com a produtora, registrado em cartório no dia 11 de setembro, Juliana já é citada como diretora artística do Teatro Plínio Marcos. Cinco dias depois, Alvim fez uma solicitação de empenho para a Flo Produções no valor de R$ 688 mil, que corresponde à primeira parcela do contrato.


Do Portal Bahia Notícias

Apresentador de afiliada da Band chama Barradão de lixão: 'Ainda fede hoje em dia'

Apresentador de afiliada da Band chama Barradão de lixão: 'Ainda fede hoje em dia'
Foto: Reprodução
Na última quinta-feira (3), ao falar do duelo nordestino entre Vitória e Sport, o apresentador da TV Tribuna, afiliada da Band, em Recife (PE), Aderval Barros, chamou o Barradão de lixão no programa "Jogo Aberto Pernambuco".

"O Leão vai encarar o Vitória hoje, 21h30, na Fonte Nova. Fonte Nova, hein? Eu não falei no lixão lá não. Fonte Nova!", afirmou na abertura.

Depois, Aderval Barros voltou a tocar no assunto. "O Vitória tem o seu estádio, o Barradão, que é construído dentro de um lixão lá na Bahia. Era um lixão. Ainda fede hoje em dia, por isso chamam de lixão", disse em outro trecho do programa.

O Estádio Manoel Barradas, o Barradão, foi inaugurado no dia 11 de novembro de 1986. Ele foi construído em Canabrava, próximo ao aterro sanitário de Salvador. Por causa da praça esportiva, o bairro sofreu uma grande mudança social com muitas melhorias sendo feitas na região, inclusive o 'lixão' foi removido do local. Atualmente, o bairro conta com diversos condomínios, escolas, comércio variado e avenidas. Recentemente foi inaugurada a Via Expressa Mário Sérgio, que liga a localidade a avenida Luís Viana Filho, a Paralela.

Conhecido como "O Implacável", Aderval Barros já tem cerca de 40 anos de carreira nos meios de comunicação tendo atuado em veículos de rádio, TV e jornal. Ele vai completar 61 anos de idade na próxima quarta (9).

Vitória e Sport ficaram no empate em 2 a 2, na noite desta quinta, na Arena Fonte Nova, pela 26ª rodada da Série B.
            

Do Portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra / Leandro Aragão