SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 28 de setembro de 2019

Wagner concorda com Rui Costa e diz que Lula Livre 'não pode ser a única' pauta

Wagner concorda com Rui Costa e diz que Lula Livre 'não pode ser a única' pauta
Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
O senador Jaques Wagner (PT) concordou, neste sábado (28), com o governador Rui Costa (PT) e disse que a pauta do "Lula Livre" "não pode ser a única" luta do PT e dos militantes. 

"A luta do Lula Livre é a luta da recuperação da democracia. É óbvio que a luta do Lula Livre é perene. É igual a Mães da Praça de Maio. Nós só sairemos daqui depois que conseguir a liberdade dele. Mas não pode ser a única [pauta] para aglutinar o conjunto da sociedade brasileira. Tem que ter pautas da realidade, do emprego, da prosperidade, da saúde, da educação. Só para a gente não achar que uma coisa é contra a outra, como alguns tentaram botar”, disse, durante um debate sobre a conjuntura política e econômica do país na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Em entrevista a Veja, Rui Costa afirmou que as alianças do PT não devem ser condicionadas a “Lula Livre”. "Não, não acho que esse é o ponto que deve ser usado pelo PT para condicionar qualquer diálogo com as oposições para formar uma frente. Mas o PT não deve nem pode abrir mão dessa bandeira. Hoje mais do que nunca está claro que Lula não teve direito a um julgamento justo. A condenação no caso do tríplex é uma aberração gigantesca", declarou. 


Do Portal Bahia Notícias/por Rodrigo Daniel Silva

Gal Costa 'canta o amor' em jantar beneficente do Hospital Martagão Gesteira em dezembro

Gal Costa 'canta o amor' em jantar beneficente do Hospital Martagão Gesteira em dezembro
Foto: Reprodução/Instagram
A cantora Gal Costa será a grande atração do IV Jantar do Bem, evento beneficente realizado pelo Hospital Martagão Gesteira. A confirmação já foi feita pela produção da artista baiana. O evento “Gal canta o amor” será realizado na primeira quinzena de dezembro. A cantora Ju Morais também se apresentará na noite.

O jantar do Martagão acontece uma vez ao ano e reunir a sociedade baiana em prol da causa e arrecadar fundos para o hospital. A Instituição filantrópica atende, por ano, mais de 80 mil crianças.

O diretor-presidente da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil - entidade mantenedora do Martagão Gesteira, Carlos Emanuel Melo, ressalta que o Jantar do Bem, que está na sua quarta edição, é um dos grandes eventos do calendário da instituição e ajuda a custear as despesas mensais do hospital. "O Martagão é uma instituição que se sustenta por meio de uma gama diversificada de fontes de captação de recursos, sendo grande parte do apoio vindo dos diversos setores da sociedade civil. Toda ajuda é extremamente valiosa e fundamental. O Martagão é uma soma, uma verdadeira força social composta por muitos", afirmou.

Do Portal Bahia Notícias

Família e namorada tem insistido para que Lula aceite cumprir pena em casa

Família e namorada tem insistido para que Lula aceite cumprir pena em casa
Foto: Reprodução/Getty Images
A família e a namorada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem insistido e querem que ele aceite a possibilidade de cumprir pena em casa, mas Lula segue resistente, segundo informações da coluna Painel da Folha de S. Paulo. 

Nesta sexta-feira (27) procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato assinaram documento  que pede progressão de regime para que o ex-presidente passe para o semiaberto. Os procuradores alegaram que Lula cumpre o requisito de bom comportamento (leia mais aqui).

A coluna ainda diz que Lula conversará na segunda (30) sobre o assunto.

A namorada de Lula, Rosangela da Silva, disse, por meio da assessoria do ex-presidente, que "não está pressionando para que ele aceite a domiciliar e apoia a decisão que ele tomar".

Do Portal Bahia Notícias

Projeto Evangelístico Submerso Cidades com Gildo Queiroz e Banda tem início em Serrinha

Na tarde deste sábado (28) teve início o Projeto Evangelístico Submerso Cidades, com o cantor e compositor evangélico Gildo Queiroz e Banda.

O local escolhido foi a praça Fernando Carneiro, também chamada de praça da Igreja Nova ou da Catedral, em Serrinha.

Um bom número de pessoas compareceu para ouvir as músicas interpretadas por Gildo Queiroz que foram intercaladas com a ministração da Palavra de Deus. Na maioria absoluta entres os que marcaram presença estavam católicos e pessoas que não seguem nenhuma religião.

A cada mês Gildo Queiroz estará em uma cidade da região, sendo que em dezembro fará dois municípios.

Enquanto acompanhava a apresentação, uma pessoa deu uma excelente sugestão para o Gildo Queiroz fazer o Submerso bairros.

Yan Levi, o compositor mirim não perde uma

Por Cival Anjos

Barrocas: Sarah Farias emociona público em celebração do dia da Cultura Evangélica

Imagem Reprodução Redes Sociais
Em celebração na noite da sexta-feira (27), no município de Barrocas, Sarah Farias e banda emocionou o público que lotou o espaço da Praça da Matriz para a comemoração do Dia da Cultura Evangélica. O evento foi organizado pela OMEB - Ordens dos ministérios evangélicos de Barrocas.  

A celebração iniciou às 20 horas, a banda Renunciar abriu o show que foi intercalado com a fala de pastores e líderes evangélicos, além da participação de cantores locais. O evento apesar de ser organizado pelos ministérios evangélicos, é aberto e recebe o público de todas as denominações cristã.
Imagens Reprodução

Atração musical mais aguardada da noite, Sarah Farias consegue agregar publico de várias faixas etárias, as canções e mensagens emocionaram as pessoas presentes na praça, que cantou e celebrou durante a apresentação. Nascida em lar evangélico, a cantora gospel é membro da Igreja Assembleia de Deus, em Maceió (AL). 

O atual presidente da OMEB, Edivaldo Azevedo, nas redes sociais comemorou a realização do evento que ficou marcado no calendário barroquense:"Barrocas mais uma Vez é impactada Com a Presença Do Senhor".
@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Serrinha: Familiares de mulher morta com 60 facadas protestam durante apresentação de acusado


Segurando cartazes com frases como "Feminicídio Basta" e "Eu Quero Justiça Mirian", familiares e amigos de Mirian Carvalho Praxedes, de 33 anos, morta a facadas no último domingo, 22, em Serrinha, realizaram um protesto na frente do Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), na Rua Álvaro Augusto, enquanto aguardavam a chegada do acusado à unidade.

Bastante abalada, a irmã da vítima, Taise Carvalho Praxedes, chorou ao ver o suspeito pela primeira vez depois do crime e disse à reportagem do Portal Cleriston Silva - PCS que perdoou o criminoso. "Ele não mostrou arrependimento nenhum, eu percebi, mas mesmo assim eu falei com ele que perdoava ele, do fundo do meu coração. Entrego a vida dele nas mãos de Deus".



José Luís de Matos Filho, de 32 anos, entrou no DISEP escoltado por equipes das polícias Civil e Militar após ser recambiado da cidade de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, onde foi localizado em um bar, na tarde desta quinta-feira, 26, por equipes do Serviço de Inteligência (SI), da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha) e 22ª Delegacia Territorial (DT/Simões Filho). A investigação do caso foi coordenada pelo delegado regional Mozart Cavalcante.

Uma amiga de Mirian, uma estudante de 26 anos, que pediu para não ser identificada por medo, ficou bastante alterada com a presença de José Luiz, a quem chamou de "assassino monstro", e declarou estar inconformada com a morte da amiga. "Os dias estão escuros. A metade da gente foi enterrada com Mirian. Mesmo com a prisão dele, a dor não vai embora, é um inferno esses oito dias. Só o que a gente quer é punição, cadeia", cobrou.



O portão por onde o acusado passou foi cercado por cerca de 50 pessoas, que pediram justiça pelo crime e gritaram palavras de ordem pedindo o fim da violência contra a mulher. Ele foi ouvido, confessou o crime e segue custodiado na carceragem da 15ª Coorpin aguardando decisão da Justiça.

O rapaz é suspeito de ter matado Mirian com mais de 60 facadas. Questionado pelo PCS sobre a motivação do crime, ele desconversou e disse apenas que não foi premeditado. "Não foi nada premeditado como estão falando por ai, foi um ato durante uma discussão e estávamos bebendo. Sim, estou arrependido, mas acho melhor falar na presença de um advogado", encerrou. No depoimento à polícia, no entanto, ele disse que foi tomado por uma intensa crise de ciúmes.


Uma vizinha da vítima, que também pediu anonimato, falou com o PCS e destacou que permanece bastante abalada com o ocorrido. "O sentimento é de perda, de revolta. Ele morto, preso ou vivo não vai trazer minha amiga de volta. O que fica pra gente é dor e muita, muita saudade. Ele foi frio de mais, foi um monstro terrível. Não deve voltar para sociedade nunca", disse a mulher, que estava trabalhando quando ficou sabendo da prisão do acusado, e foi para a delegacia.

Do Portal Clériston Silva

Serrinha: Homenagem de Maninho Pintor à Sabino engraxate


sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Prefeitura da Bahia abre concurso com mais de 2 mil vagas; salário chega a R$ 8 mil


Boa notícia para os concurseiros de plantão. A Prefeitura de Porto Seguro vai abrir o processo de seletivo para o preenchimento de 579 vagas imediatas e outras 1.487 para cadastro de reserva. As inscrições começam na próxima segunda-feira (30) e podem ser feitas pelo site da Ibrae, responsável pelo certame.


A vagas são para cargos que exigem os níveis médio, técnico e superior. Há oportunidades para diversas profissões, como arquiteto, assistente social, biólogo, enfermeiro, procurador,  engenheiro, médico, professor, psicólogo, agente de combate a endemias, agente comunitário de saúde, agente de trânsito, auxiliar de classe entre outras.
A remuneração inicial é de R$ 1.250 podendo chegar até R$ 8.333,60. A data prevista para a prova é o dia 1º de dezembro. As inscrições seguem até 27 de outubro. As taxas variam de R$ 60 para cargos de nível médio, até R$ 110 para a vaga de médico do trabalho. A prova para os níveis médio e médio técnico será de 14h30min às 18h30min e superior das 8h30min às 12h30min.
Do Portal Ailton Pimentel

Dez estados não cumprem teto de gastos e devem pagar R$ 30 bi; Bahia está fora

Dez estados não cumprem teto de gastos e devem pagar R$ 30 bi; Bahia está fora
Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados
O Tesouro Nacional através de seu secretário Mansueto Almeida, afirmou nesta sexta-feira (27) que dez estados que aderiram ao programa de renegociação de dívidas, em 2016, não cumpriram com o teto de gastos estabelecido contratualmente e, por isso, podem ter de pagar R$ 30 bilhões ao governo federal. A Bahia não está na lista.

O Tesouro afirmou que os estados devem ser oficialmente notificados na semana que vem. Por isso, até lá o órgão não vai divulgar a lista dos dez, segundo o G1.

Pelo processo de renegociação das dívidas estaduais assinado em 2016, um dos primeiros atos do governo do ex-presidente Michel Temer, os estados deixaram de pagar cerca de R$ 50 bilhões ao governo nos últimos anos. O contrato assinado previa o alongamento do prazo das dívidas dos estados com a União por mais 20 anos e a suspensão do pagamento das parcelas mensais em 2016, com retorno gradual nos anos seguintes.

Além da Bahia, Distrito Federal, Roraima, Rondônia, Tocantins, Piauí, Maranhão e Amazonas de acordo com o Ministério da Economia, não aderiram ao programa.

Para poder contar com esses benefícios, os estados se comprometeram a aplicar, nos dois exercícios subsequentes à assinatura do termo aditivo, ou seja, em 2016 e 2017, um teto de gastos com base na variação da inflação. Essa regra, porém, não foi cumprida por esses 10 estados.

"Eles perdem todo benefício do alongamento e têm de pagar o extra de juros que deixaram de pagar nos últimos dois anos. É uma conta de mais de R$ 30 bilhões", disse o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida.

Segundo ele, os estados serão notificados sobre o descumprimento e poderão recorrer administrativamente. Caso percam, ainda podem recorrer judicialmente. "Como é um montante muito grande, e se o prazo de recorrer administrativamente se esgotasse, e tivesse de executar a penalidade, possivelmente isso seria judicializado", disse o secretário.

Do Portal Bahia Notícias

Lei dos Partidos Políticos e Lei Eleitoral é sancionada por Bolsonaro com vetos

Lei dos Partidos Políticos e Lei Eleitoral é sancionada por Bolsonaro com vetos
Foto: Reprodução / G1
O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta sexta-feira (27), com vetos, o projeto de lei que altera as regras para partidos políticos e para eleições.

O texto foi aprovado no último dia 18 pela Câmara dos Deputados, depois de ter sido modificado pelos senadores.

Os trechos sancionados pelo presidente já valerão para as eleições municipais do ano que vem. Já os trechos vetados por Bolsonaro só valerão para 2020 se o Congresso derrubar os vetos. Uma sessão conjunta com deputados e senadores está prevista para a próxima quarta (2), segundo o G1.

Segundo apurou do site, entre os pontos vetados por Bolsonaro estão: a redação da forma como o fundo eleitoral seria composto (entenda mais abaixo); a recriação da propaganda político-partidária gratuita em rádio e TV; a utilização do fundo partidário para pagamento de multas; os dispositivos que traziam anistias às multas aplicadas pela Justiça Eleitoral; o trecho que poderia permitir a eleição de candidatos ficha-suja, alterando o momento em que a análise das condições de elegibilidade seria feita.

De acordo com o governo, os vetos assinados pelo presidente foram motivados por questões orçamentárias e constitucionais. Entre eles, o que trata da constituição do fundo eleitoral.

No caso da composição do fundo eleitoral, o projeto aprovado pela Câmara trazia a seguinte redação:
"O Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) é constituído por dotações orçamentárias da União em ano eleitoral, em valor ao menos equivalente:
I - ao definido pelo Tribunal Superior Eleitoral, a cada eleição, com base nos parâmetros definidos em lei
II - ao percentual do montante total dos recursos da reserva específica a programações decorrentes de emendas de bancada estadual impositiva, que será encaminhado no projeto de lei orçamentária anual".

Ao analisar o projeto, Bolsonaro vetou o inciso II, mantendo a redação atual, que prevê que o fundo será composto por ao menos 30% do valor destinado às emendas parlamentares. Em 2018, o percentual correspondeu a R$ 1,7 bilhão (nesse valor, estavam inclusos recursos para propagandas político-partidárias).

Com a alteração, a redação do projeto ficou assim:
"O Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) é constituído por dotações orçamentárias da União em ano eleitoral, em valor ao menos equivalente:
I - ao definido pelo Tribunal Superior Eleitoral, a cada eleição, com base nos parâmetros definidos em lei;
II - a 30% (trinta por cento) dos recursos da reserva específica de que trata o inciso II do § 3o do art. 12 da Lei no 13.473, de 8 de agosto de 2017."

Na proposta orçamentária para 2020, o governo previu a destinação de R$ 2,5 bilhões para abastecer o fundo eleitoral.

Caberá ao Congresso aprovar o montante destinado ao fundo, em votação que acontecerá em dezembro deste ano.

Entre os pontos mantidos por Bolsonaro, o projeto que muda regras para partidos políticos prevê: pagamento de advogados: o texto permite o uso do fundo partidário para pagamento de advogados e contadores. O fundo só poderá ser usado exclusivamente para processos envolvendo candidatos, eleitos ou não, mas relacionados ao processo eleitoral.

Partidos com registro fora de Brasília: permite que o registro dos partidos políticos possa ser feito no local da sede da legenda, e não mais no Registro Civil das Pessoas Jurídicas em Brasília. O projeto também abre espaço para que a sede do partido seja fora da capital federal.

Doações para partidos políticos: permite o recebimento de doações de pessoas físicas ou jurídicas por meio de boleto bancário e débito em conta, além de permitir a abertura de contas bancárias e serviços de meios de pagamento e compensação a partidos políticos; Manifestação de técnicos de tribunais: determina que as áreas técnicas dos tribunais eleitorais não opinem sobre o mérito da prestação de contas eleitorais, cabendo apenas aos magistrados analisar os relatórios.

Do Portal Bahia Notícias

Taxa extra da conta de luz será menor em outubro, informa Aneel

Taxa extra da conta de luz será menor em outubro, informa Aneel
Foto: Divulgação
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (27) que a bandeira tarifária de outubro será amarela, o que significa uma cobrança extra de R$ 1,50 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.

Em setembro a bandeira estava no patamar vermelho 1, com cobrança de R$ 4 a cada 100 quilowatts-hora consumidos, segundo informação do G1.

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo de geração de energia. O objetivo é informar aos consumidores quando esse custo aumenta e permitir que eles reduzam o uso para evitar pagar uma conta de luz mais cara.

Segundo a Aneel, outubro é um mês de transição entre a estação seca e o período úmido. Além disso, explica a agência, há previsão de aumento para as chuvas nos principais reservatórios. Com isso, será possível reduzir o uso de usinas térmicas, que geram uma energia mais cara.

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo de geração de energia.O objetivo é informar aos consumidores quando esse custo aumenta e permitir que eles reduzam o uso para evitar pagar uma conta de luz mais cara.

Do Portal Bahia Notícias

Dois homens morrem em confronto com a polícia em Feira de Santana

Armas apreendidas com dupla presa em Feira de Santana | Foto: SSP/ Divulgação
Armas apreendidas com dupla presa em Feira de Santana | Foto: SSP/ Divulgação
Dois homens suspeitos de tráfico de drogas morreram em confronto com a polícia, na noite de quinta-feira (26), em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). 

Conforme a polícia, Diego Dias Santana, conhecido como ‘Porco’, 32 anos, e Laílson de Jesus Santos, 19, foram localizados após as prisões de Heberte Inês Araújo, 29 anos, e Jefferson Dias Sampaio, 31, feitas por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) com o apoio da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). 

Com Heberte e Jeferson foram apreendidos dois revólveres calibre 38, duas pistolas calibres 380 e 40, além de 50 munições, no bairro Getúlio Vargas. Conforme a SSP, a dupla entregou onde estavam Diego e Laílson. 

Ao chegar ao local indicado, a polícia foi recebida a tiros e revidou. “Porco” e Laílson foram atingidos e socorridos para o Hospital Geral Clériston Andrade, mas não resistiram. Os dois tinham mandado de prisão em aberto. “Porco” era foragido do sistema penitenciário. Heberte e Jefferson foram autuados em flagrante por porte ilegal de armas.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Uso da maconha para produção de remédio é apoiado por 75% da população brasileira

Foto: Rex Medlen/Pixabay
Foto: Rex Medlen/Pixabay
O índice da população brasileira que é a favor da liberação da indústria para produzir medicamentos à base da Cannabis é de 75%, segundo pesquisa do DataSenado e publicada pelo Estadão Conteúdo. 

Os dados indicam que 20% dos entrevistados se posicionaram contrários e 5% não souberam ou preferiram não responder. O DataSenado faz pesquisas de opinião pública sobre temas em discussão na Casa. 

Quanto ao fornecimento de medicamentos à base de Cannabis medicinal pelo SUS, a pesquisa indicou que 79% dos entrevistados são favoráveis, enquanto 16% são desfavoráveis e 5% que não souberam ou não quiseram responder. 

O levantamento foi realizado por telefone com 2.400 pessoas de todas as unidades da federação, de 14 a 27 de julho, a pedido do gabinete da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP). O número de brasileiros que tem conhecimento de que substâncias retiradas da maconha podem ser usadas para tratar doenças foi de 87%, mas apenas 9% conhecem alguém que já usou produtos deste tipo por recomendação médica. 

A reportagem do Estadão com base nos dados da pesquisa ainda indica que 64% dos entrevistados não defendem que uma pessoa, mesmo com prescrição médica, plante a maconha em casa. Aqueles que apoiam a medida correspondem a 31%. Nos casos que acham possível o plantio em casa, para tratamentos médicos, 90% dizem que autoridades devem fazer a fiscalização.

Do Portal NS

Familiares e amigos de Mirian protestam e pedem justiça na chegada de José Luís a delegacia de Serrinha; veja o vídeo

             

Serrinha: Campeonato Interno da AABB começa na manhã deste domingo

Shakhtar Donetsk
Terá início neste domingo dia 29, mais um Campeonato Interno da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Serrinha, com término previsto para o início do mês de dezembro deste ano.

A competição conta com 6 equipes e o tema é a Copa América. Os associados vestirão camisas de seleções como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos e Peru. Esse ano será mais competitivo, tendo em vista a composição das equipes que contarão com atletas de excelente nível técnico, entre eles Nadgol, Juninho Mendes, Sandrinho, Kekey e outros. São jogadores com passagens por clubes baianos, do exterior e intermunicipal. 

As partidas serão realizadas às sextas-feiras a partir das 19h e aos domingos após às 8:45 e a diretoria de esportes da AABB que através de Jorgelito (Dira) e José Hélio (Tinho) acredita no sucesso do evento e trazem como surpresa o fato de em caso de empate no tempo normal as equipes decidirem nos pênaltis por dois pontos para quem aproveitar melhor as cobranças e um ponto para quem perder.

Presidente Ruyter Filho
"Criamos essa forma para motivar ainda mais a competição e todos gostaram muito pelo fato de levar emoções durante e após a partida, no caso do empate", afirmou Dira. Para o presidente da AABB Ruyter Filho, a competição premia uma excelente fase do esporte do clube. 

"Estamos passando por um momento bom no esporte da AABB e esse campeonato vem para celebrar isso. Estamos inclusive melhorando a estrutura em algumas partes do clube, justamente, para trazer melhores condições aos nossos associados. Recentemente fizemos uma quadra de areia para jogos de futvôlei e futmesa e estamos reformando a piscina que dentro em breve estará pronta", disse o presidente Ruyter Filho.

O campeão da competição anterior foi o Shakhtar Donetsk (foto acima). Na primeira rodada deste campeonato vai ter Peru x Chile, domingo às 8:45 e Brasil x EUA, às 9:50.

Todas as rodadas serão divulgadas por Cival Anjos aqui no Site e também nas redes sociais.

Policiais militares de Serrinha vencem Riachão do Jacuípe e conquistam título de futebol society


Na manhã desta sexta-feira (27) foi realizado um grande jogo de futebol Society entre os policiais do 16º BPM (Serrinha) e os da 90ª  Companhia Independente de Policiamento de Riachão do Jacuípe.

A partida aconteceu no Centro Esportivo Maravilha em Serrinha. O 16º BPM venceu por 4x1 e se sagrou campeão.

Em um jogo bem movimentado, o 16º BPM conseguiu marcar os gols com os policiais Essinho, Jaguaraci, Moisés e Robson. 

Esta foi a primeira partida da competição e o 16º BPM se sagrou campeão desta etapa.

A arbitragem ficou sob a responsabilidade dos serrinhenses José Fernando Cardoso e Valter Rodrigues.










Por Cival Anjos/Fonte: Ascom do 16º BPM

Carta aberta aos companheiros e companheiras do PT, amigos e toda à sociedade Serrinhense

Na vida política sabemos o peso de dizer NÃO, principalmente quando afeta a vida de pessoas que nos dedicamos e amamos. Durante toda a minha vida eu sempre busquei as práticas do respeito e da verdade. Na política não foi diferente, nunca destratei e persegui ninguém, mantive sempre o diálogo e, sobretudo, tentei fazer o melhor que eu pude para honrar os mandatos ao qual fui eleito pelo povo.

Tudo que eu consegui foi com muito trabalho, sai da roça, de uma borracharia, para ser vice-prefeito de Serrinha e deputado estadual. Não consegui tudo  isso sozinho, foi graças ao apoio de amigos valorosos, em especial dessa militância retada do PT, partido onde me encontrei politicamente e tenho imenso orgulho e respeito.

Como todo político recebo muitas criticas e sempre busquei aprender com cada uma delas, ouvindo e refletindo sobre cada opinião,  característica fruto dos ensinamentos do meu pai e de minha relação de amizade com meu grande amigo Sidel, homens que muito admiro.

O meu mandato como deputado foi uma grande experiência para minha vida pessoal e política, fui votado em mais de 200 cidades baianas, mas, ainda assim, busquei priorizar Serrinha e trazer coisas boas para nosso povo. Foram ambulâncias, tratores, ônibus escolar, viaturas, políticas de fortalecimento da agricultura familiar e da economia solidária, extensões de rede de água, policlínica do Sisal, recuperação de estradas, materiais esportivos, valorização da nossa cultura, entre outras ações que foram conquistadas com muito esforço por meio de um mandato popular e de luta.

Agora, com toda a clareza, tomei a decisão sobre o futuro da minha vida política, NÃO serei candidato a prefeito de Serrinha, mas permanecerei participando ativamente da vida pública serrinhense. Aproveito à oportunidade para me desculpar com aqueles que depositaram seus sonhos em minha pré-campanha, e sobretudo, agradecer. Obrigado a minha família, minha esposa Virland e meus filhos por todo cuidado e amor. Aos amigos pelo respeito e confiança, ao meu partido pelo apoio de sempre, e principalmente ao companheiro Osni Cardoso, essa grande liderança de Serrinha e região. Juntos, somos um grande time, e as nossas vitórias comprovam a nossa força.

Acredito na renovação! Temos tanta gente boa, tantos jovens carregando sonhos, esperanças e projetos de transformação. Eu, Gika Lopes, o Bezerrão, continuarei seguindo em frente com minha ousadia, determinação e alegria de sempre. Por isso tenho firmeza da minha decisão. Que não me nega a uma vida de atuação política, e principalmente, as minhas lutas em defesa do meu partido e do povo serrinhense. Agora me somo a essa força que vem do povo, essa força que será capaz de verdadeiras revoluções em Serrinha.

A todos e todas que acreditam em mim, muito obrigado.
Sigamos juntos e firmes. É para seguir em frente, com alegria.

Gika Lopes

Candeias: Moradora está desaparecida há 13 dias; mulher saiu de casa para ir à academia

Candeias: Moradora está desaparecida há 13 dias; mulher saiu de casa para ir à academia
Foto: Reprodução / TV Bahia
Uma moradora de Candeias, Região Metropolitana de Salvador (RMS), está desaparecida há 12 dias. Telma dos Santos Leal, de 33 anos, foi vista pela última vez há 13 dias. Ela tinha saído de caso para participar de uma corrida promovida pela academia que ela frequenta. 

Segundo o G1, familiares disseram que o ex-marido dela, identificado como Janilton Lomba, deixou a cidade após dizer que estava sendo acusado por uma das irmãs de Telma Leal.

A mulher, que mora com dois filhos, de 12 e 16 anos, estava em outro relacionamento. Ela reside na casa dos pais dela junto com os filhos onde ex-marido também mora. Telma Leal é funcionária de uma escola estadual, situada no bairro de Ouro Negro. O caso segue em investigação pela 27ª Delegacia, em Candeias.

Do Portal Bahia Notícias

Manno Góes é internado em hospital de Salvador; cantor está na UTI

Manno Góes é internado em hospital de Salvador; cantor está na UTI
Foto: Marcelo Moraes / Divulgação
O cantor e compositor Manno Góes foi internado na noite desta quinta-feira (26) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Aliança, em Salvador. De acordo com a assessoria do artista, ele deu entrada na unidade de saúde às 18h30.
 
O cantor foi diagnosticado com pneumonia, mas seu quadro é considerado estável. Manno se apresentaria neste sábado (28), na festa Spring Beer, com o projeto “Baile de Autor” ao lado dos artistas Tenison Del Rey e Jorge Zarath, mas sua participação foi cancelada.

Do Portal Bahia Notícias

Alagoinhas: Família tenta enterrar corpo de idoso morto há cinco anos

Alagoinhas: Família tenta enterrar corpo de idoso morto há cinco anos
Foto: Reprodução / TV Subaé
Uma moradora de Alagoinhas, no agreste baiano, luta há cinco anos para tentar enterrar um tio. O idoso, que faleceu com 79 anos, morreu em 2014. Segundo a TV Subaé, até esta quinta-feira (25) o corpo de José Paulo Furtado não havia sido liberado pela falta do resultado de um exame de DNA. O idoso tinha Alzheimer e desapareceu em 22 de setembro de 2014, quando a família registrou ocorrência.

Furtado só foi encontrado no dia 1º de novembro do mesmo ano, morto em um local de mata fechada. Ainda segundo a emissora, o corpo, encontrado em estado de decomposição, foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Salvador, porque o DPT de Alagoinhas não fazia exame de DNA. O exame, no entanto, só foi feita em setembro do ano passado. Desde então, a família espera o resultado.

Do Portal Bahia Notícias

Bolsonaro é aconselhado a vetar brecha para aumento de fundo eleitoral, diz coluna

Bolsonaro é aconselhado a vetar brecha para aumento de fundo eleitoral, diz coluna
Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil
Aliados do presidente Jair Bolsonaro (PSL) o aconselham a vetar o artigo da minirreforma eleitoral que permite que o valor do fundo para as eleições de 2020 seja definido na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O capitão tem até a próxima quinta-feira (3) para decidir se veta ou sanciona a lei.

Segundo informações do blog Painel, da Folha de S. Paulo, líderes de partidos dizem que ele age esperando que depois o Congresso "conserte" o ato, derrubando o veto. "Não sou candidato a prefeito, deixa vetar. Depois a gente tira algo que ele queira muito", chegou a dizer um dirigente.

Se o trecho em questão for vetado, o valor do fundo eleitoral para as eleições municipais do próximo ano será de R$ 1,7 bilhão, o mesmo de 2018.

Do Portal Bahia Notícias

Barrocas: Morador do Rosário tem moto furtada em festa no povoado de Alambique

Imagem Reprodução
No último domingo (22), o lavrador Ademilson Mota Cordeiro, morador do Povoado de Rosário, participava de uma festa na Praça do Povoado do Alambique, localizado a cerca de 3 km da sede do município, quando por volta da 1 hora da manhã, decidiu deixar o local e voltar para casa, mas sua motocicleta havia sido furtada.

Ademilson, conhecido como Galego de Ananias, contou que havia deixado a moto na Praça, alguns metros de distância do quiosque onde acontecia festa, e quando retornou não encontrou mais o veículo no local. 

A moto, uma Honda modelo Bros, ano 2004, cor preta, placar JMS-8298, licença de Serrinha, foi furtada e o ladrão, ou os ladrões, saíram sem que ninguém percebesse a ação. No dia seguinte o proprietário registrou o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil. Furtos e roubos de motos estão se tornando comuns na região.

@ Nossa Voz Da Redação

Menina ganha na Justiça direito de ter nomes de duas mães e dois pais na certidão de nascimento

Ana Júlia Rates Marçal ganhou na Justiça o direito de ter duas mães e dois pais na certidão de nascimento, em Goiânia | Foto: Arquivo pessoal/Ana Lúcia Silveira Borela
Ana Júlia Rates Marçal ganhou na Justiça o direito de ter duas mães e dois pais na certidão de nascimento, em Goiânia | Foto: Arquivo pessoal/Ana Lúcia Silveira Borela
Uma menina de 12 anos ganhou na Justiça o direito de ter duas mães e dois pais na certidão de nascimento, em Goiânia. A partir de agora, vão constar nos documentos de Ana Júlia Rates Marçal os nomes dos pais biológicos e dos tios-avós, a empresária Ana Lúcia Silveira Borela, de 52 anos, e o engenheiro civil Pedro Henrique Borela, de 56, que cuidam da menina há dez anos. 

“Depois de quase cinco anos na luta, nós conseguimos. Nós todos estamos muito felizes com o reconhecimento, a Ana Júlia está muito feliz”, disse Pedro Henrique. Ana Lúcia e Pedro Henrique cuidam de Ana Júlia desde que ela tinha 2 anos. 

A menina é filha biológica de uma sobrinha de Ana Lúcia, que se separou do marido e se mudou para a Espanha para estudar. Assim, a adolescente passou a ser cuidada pelos tios-avós e não tem contato diário com o pai, que mora em Goiânia. 

“Desde quando a Ana Júlia nasceu, a gente sempre apoiava, cuidava dela. E quando a mãe biológica dela decidiu ir para a Espanha, ela ficou com a gente. Logo, a Ana Júlia mesmo perguntou se nós podíamos ser os pais dela, e nós dissemos que sim, desde aquela época, ela passou a chamar a gente de papai e mamãe”, contou Pedro Henrique. 

Antes de a menina morar com o casal, eles já tinham três filhos. “É uma grande família. Quando a Ana Júlia entrou para nossa família os nossos filhos tiveram um ‘ciuminho’, coisa normal, que logo passou. Eles são todos irmãos e se tratam com carinho”, completou.

Do Portal NS/Por TV Anhanguera

Rui Costa veta integralmente projetos de deputados da base aliada

Foto: Roberta Aline/CCOM
Foto: Roberta Aline/CCOM
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), vetou integralmente três projetos de deputados da sua base aliada. Os atos foram publicados no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (27). 

Segundo a publicação, Rui vetou a proposta chamada de “Fila Zero”, que pretendia acabar com filas para pacientes que tratam câncer pelo SUS. O projeto era do deputado estadual Alex da Piatã (PSD). 

O governador também decidiu não sancionar a sugestão da deputada aliada Fabíola Mansur (PSB), que queria regulamentar o inciso VI do Art. 4º da Constituição do Estado da Bahia, que dispõe sobre a comprovação absoluta de incapacidade de pagamento de serviços públicos de água, esgoto e energia elétrica. 

Além disso, o chefe do Palácio de Ondina vetou a proposta de Marcelino Veiga (PSB) que acrescentaria três incisos ao art. 76 da Lei nº 6.677/1994, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia, das Autarquias e das Fundações Públicas Estaduais.

Do Portal NS