SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 24 de agosto de 2019

Tucano FM transmite jogo da seleção local no Arlindão

A Tucano FM 91,5 - A Rádio Jovem do Sertão esteve na cidade de Santaluz transmitindo o jogo de estreia da seleção tucanense no Intermunicipal 2019.

Na tarde deste domingo (25), a mesma equipe, composta pelo narrador Cival Anjos, repórter Wandilson Matos, comentarista Malcon Greenhalgh e o plantonista Jota Júnior, estará presente em mais uma estreia de Tucano, desta feita diante da sua fiel torcida.

Todas as emoções serão contadas pela Equipe Show de Bola direto do Estádio Arlindo Dantas "Arlindão", com o jogo Tucano x Araci.

O torcedor pode interagir conosco mandando seu áudio de 10 a 20 segundos para o WhatsApp 75-9 9273-8570.

Você pode nos ouvir no aplicativo rádios net (CLIQUE AQUI E OUÇA) ou no próprio site da rádio Tucano FM (SITE DA TUCANO FM).

A nossa transmissão terá início às 14h, com todas as informações deste grande duelo entre Tucano e Araci, a opinião do torcedor ao vivo e muitos outros destaques.

Da redação. 

Trump oferece ajuda a Bolsonaro para combater queimadas na Amazônia

Foto: Reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (23) que ofereceu ajuda ao presidente Jair Bolsonaro para combater queimadas na Amazônia. Pelas redes sociais, o norte-americano também disse que conversou sobre comércio com o Brasil. 

“Acabei de falar com o presidente Jair Bolsonaro, do Brasil. Nossas expectativas de comércio são muito empolgantes e nosso relacionamento está forte, talvez mais forte do que nunca”, escreveu. Em comunicado enviado à TV Globo, o Departamento de Estado norte-americano confirmou que “está pronto” para “considerar qualquer pedido” de ajuda do Brasil. Até o momento, segundo o governo dos EUA, não houve nenhuma solicitação do tipo. 

No fim desta tarde, o presidente brasileiro autorizou o uso de Forças Armadas no combate às queimadas na Amazônia. Bolsonaro comentou no Twitter que Trump se colocou à disposição para ajudar na proteção da Amazônia e no combate às queimadas, “se assim desejarmos, bem como para trabalharmos juntos por uma política ambiental que respeite a soberania dos países”. 

“As relações entre o Brasil e os EUA estão melhores do que nunca. Temos o desejo mútuo de lançar uma grande negociação comercial em breve, com a finalidade de promover a prosperidade dos nossos povos”, acrescentou Bolsonaro.

Do Portal A Voz do Campo

Acidente na zona rural de Araci deixa jovem como vítima fatal


Na manhã deste sábado (24), ocorreu um acidente veicular com vítima fatal na estrada que liga o Distrito de João Vieira à sede do município de Araci, próximo à região de Baixa da Serra. O nome da vítima ainda não foi divulgado. 

O motorista teria perdido o controle em uma curva, chocando com um pé de Juazeiro. Informações preliminares apontam que a vítima estava sem cinto de segurança. 

A Polícia Militar está no local. O site A Voz do Campo atualizará com maiores informações.

Do Portal A Voz do Campo

Apresentador de TV infarta ao vivo ao defender Jair Bolsonaro

Durante a edição de sexta-feira (23) do programa policial Metendo Bronca, exibido pela TV RBA, afiliada da Band em Belém do Pará, o apresentador da atração, Joaquim Campos, aproveitou um gancho entre algumas matérias para defender acaloradamente o presidente Jair Bolsonaro (PSL) em meio à polêmica do desmatamento e das queimadas na Amazônia.
Enquanto enaltecia as políticas ambientais do governo Bolsonaro e criticava ONGs ecologistas, responsabilizando-as pelas queimadas na região, o âncora do Metendo Bronca se exaltou tanto que acabou sofrendo um infarto em plena edição ao vivo do programa!
Em nota oficial, a TV RBA comentou o caso e deu detalhes do estado de saúde de Campos. “O vereador de Belém e apresentador Joaquim Campos sofreu um infarto no final da manhã desta sexta-feira, 23. Foi prontamente atendido e levado para a urgência do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém.
Depois de transferido ao Hospital do Coração, onde foi submetido a um cateterismo, ficou constatada a necessidade de procedimento cirúrgico que deve ser realizado, no sábado, dia 24. O quadro de saúde dele é estável”, afirmou a emissora.
Do Portal Calila Notícias, com informações do Jornal O Tempo.

Vitória 0 x 0 Operário - Melhores Momentos

          

Vitória joga mal e empata com Operário no Barradão

Na tarde deste sábado (24), o Vitória recebeu a equipe do Operário. Com muitas mudanças em relação ao time que esboçou reação no Campeonato Brasileiro da Série B, o Leão empatou a sua segunda partida seguida em casa pelo placar de 0 a 0 e não conseguiu se distanciar da zona do rebaixamento.
Com o resultado, o Vitória somou 19 pontos e caiu para a 15° colocação da série B, enquanto o Operário fez 25 e segue na 10° posição do campeonato. 
O Leão volta a campo na próxima terça-feira (27), às 19h15, contra o Coritiba, no Couto Pereira, pela última rodada do primeiro turno.
PRIMEIRO TEMPO
A partida começou com o Vitória buscando chegar ao gol do Operário. A primeira oportunidade aconteceu aos 10 minutos. Jordy invadiu a área e rolou para o meio, a zaga do Operário afastou, em seguida, Wesley cruzou e Jordy finalizou para boa defesa do goleiro adversário. 
Aos 12, nova oportunidade rubro-negra. Em cobrança de escanteio, Baraka teve a chance clara de finalização, mas a bola subiu demais e passou longe da meta. No minuto 21, o Operário tentou responder. Após jogada de velocidade pela direita, a bola cruzou a área do Leão sem perigo.
No minuto 23, grande chance para o Vitória. Felipe Gedoz encontrou Capa na esquerda, que cruzou para Chiquinho. O atleta rubro-negro bateu de primeira para mais uma boa defesa do goleiro Rodrigo Viana. Aos 27, Felipe Gedoz quase marca. O camisa 10 rubro-negro cobrou uma falta com muito perigo e o goleiro Rodrigo Viana caiu para defender.
Aos 33, o Leão chegou em mais uma boa jogada. Após grande passe de Chiquinho, Jordy recebeu livre e finalizou para fora. A pressão do Vitória continuava. No minuto 35, em cobrança de escanteio, Ramon cabeceou sem força e a bola ficou nas mãos de Rodrigo Viana. Aos 38, Van cruzou na área e Lucas Cândido subiu para cabecear para fora. Fim de papo na primeira etapa. 
SEGUNDO TEMPO
Na segunda etapa, a partida ganhou mais equilíbrio. O técnico Carlos Amadeu promoveu a entrada do meio-campista Nickson no intervalo para dar criatividade ao Vitória, mas não foi isso que aconteceu. Durante os primeiros 15 minutos, o Leão não causou perigo ao gol do goleiro Rodrigo Viana.
Diferente das oportunidades criadas na primeira etapa, o Vitória esbarrava na própria falta de criatividade e não conseguia chegar com perigo ao setor defensivo do Operário, que voltou para o segundo tempo com uma postura menos defensiva, mas também não causava perigo.
Aos 35 minutos, o Operário teve a maior chance da partida. Após bola trabalhada pelo lado direito, a bola chegou limpa para o jogador Cleyton, que finalizou de primeira e acertou o travessão do gol defendido por Jordy. 
No minuto 38, o Vitória respondeu. Em jogada de velocidade de Jordy, o atacante venceu os zagueiros do Operário e finalizou para fora. No lance seguinte, nova oportunidade. Em passe de Jordy, Anselmo Ramon bateu colocada e o goleiro Rodrigo Viana fez uma grande defesa
No último lance da partida, o Vitória teve a chance de vencer. Em bom passe de Anselmo Ramon, Eron recebeu livre e chutou para fora. Fim de papo no Barradão. 
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA x OPERÁRIO-PR - SÉRIE B (18ª RODADA)
Data: 24 de Agosto de 2019 (Sábado)
Horário: 11h (Horário de Brasília)
Local: Barradão, em Salvador
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Leila Naiara Moreira da Cruz (FIFA-DF)
Cartões Amarelos: Baraka (Vitória); Rodrigo, Allan Vieira (Operário)

 
VITÓRIA: Martin Rodriguez; Van, Ramon, Everton Sena e Capa (Nickson); Baraka, Lucas Cândido (Eron) e Felipe Gedoz e Chiquinho; Wesley (Anselmo Ramon) e Jordy Caicedo. Técnico: Carlos Amadeu
OPERÁRIO: Rodrigo Viana; Maílton, Edson Borges, Rodrigo e Allan Vieira (Peixoto); Jardel, Índio e Cleyton; Jean Carlo (Marcelo), Lucas Batatinha e Felipe Augusto (Cleo Silva). Técnico: Gerson Gusmão
Do Portal Galáticos Online

Agricultor colhe abóboras ‘gigantes’ em Santaluz; mais pesada chega a quase 25 kg

O agricultor Jorge Grande exibe junto com o primo Zé Hamilton as abóboras gigantes colhidas na sua propriedade | Foto: Arquivo Pessoal
O agricultor Jorge Grande exibe junto com o primo Zé Hamilton as abóboras gigantes colhidas na sua propriedade | Foto: Arquivo Pessoal
Uma abóbora de aproximadamente 16,5 quilos colhida numa propriedade rural de São Gonçalo dos Campos, na região de Feira de Santana (lembrar), chamou a atenção de muita gente nessa semana, mas logo foi superada. 

Em uma fazenda localizada nos arredores do povoado Boi Velho, zona rural de Santaluz, região sisaleira da Bahia, o agricultor Jorge Lima Araújo, conhecido como ‘Jorge Grande’, de 78 anos, colheu 120 abóboras, uma delas com 24,5 quilos. “Pesam entre 14 e 17 quilos, em média, sendo que a mais leve pesa cerca de 10 quilos e a mais pesada quase 25 quilos. Também teve de 23 quilos”, garante.
‘Abóbora gigante’ foi exposta pelo agricultor na feira livre da cidade | Foto: Notícias de Santaluz
‘Abóbora gigante’ foi exposta pelo agricultor na feira livre da cidade | Foto: Notícias de Santaluz
Agricultor experiente e já conhecido na região por cultivar melancias com tamanho e peso fora do habitual, o idoso disse que plantou abóbora pela primeira vez, e que a iniciativa surgiu de uma situação inusitada. “Achei um frasco com sementes dentro e resolvi plantar. Adubei o terreno com resíduo de sisal e comecei a cuidar. Logo percebi que iriam chegar a esse patamar e peso, mas não imaginava que teria algumas tão pesadas assim”, conta Jorge.
Agricultor ao lado de 'abóbora gigante' exposta na feira livre da cidade | Foto: Notícias de Santaluz
Agricultor exibe com orgulho ‘abóbora gigante’ na feira livre da cidade | Foto: Notícias de Santaluz
Neste sábado (24), a abóbora ‘gigante’ foi exposta pelo agricultor na feira livre da cidade, atraindo olhares curiosos de quem passava pelo local. “Resolvi trazer para mostrar a todos, já que contando corria o risco de pouca gente acreditar”, afirmou o agricultor em meio às risadas de algumas pessoas que estavam no local.
Notícias de Santaluz

Serrinha: Esgoto corre a céu aberto próximo a restaurante na rua da prefeitura

Na tarde deste sábado (24), detectamos um  esgoto estourado correndo a céu aberto próximo ao Restaurante da Eunice (Joab) na Rua Macário Ferreira, no centro da cidade de Serrinha.

O fedor está insuportável e adentra o estabelecimento que é frequentado por muitas pessoas, inclusive do meio político, e também um salão de beleza que fica vizinho ao comércio do ramo de alimentação.

Esta situação está acontecendo a poucos metros da sede da prefeitura municipal de Serrinha.

Fica o alerta para a gestão através da secretaria de infraestrutura de Serrinha, para solucionar este problema.

Por Cival Anjos


Bahia bate o Atlético-MG na Arena Independência e vence primeira partida fora de casa na Série A

Na manhã deste sábado (24), o Bahia foi até Belo Horizonte para enfrentar o Atlético Mineiro, na Arena Independência, pela 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro e venceu por 1 a 0, com gol de Gilberto. Esse foi o primeiro triunfo do Esquadrão fora de casa nesta competição.
O JOGO
O primeiro lance de perigo da partida resultou logo no primeiro gol também. Aos 19 minutos do primeiro tempo, Lucca recebeu a bola dentro da grande área, bateu forte e exigiu uma bela defesa de Cleiton. O Galo saiu mal e Nino Paraíba cruzou para Gilberto se antecipar do zagueiro e abrir o placar. O Atlético Mineiro respondeu logo aos 21 minutos com Geuvânio, que após boa jogada individual chutou para uma bela defesa de Douglas, mas o auxiliar marcou impedimento na jogada. 
De novo o Galo, desta vez aos 23 minutos, Geuvânio tocou para Alerrandro, que chutou como deu e exigiu uma belíssima defesa de Douglas. No final do primeiro tempo, o Atlético Mineiro teve mais uma chance de gol com o atacante Alerrandro, onde este cabeceou pra baixo e mais uma vez Douglas praticou uma defesaça.
SEGUNDO TEMPO
A segunda etapa começou muito diferente da primeira. Logo aos 4 minutos, o Galo teve uma chance muito clara de gol com o lateral-esquerdo Lucas Hernández, que sozinho dentro da grande área chutou com a perna direita, que não é a boa dele, e mandou muito longe do gol. No minuto seguinte, Geuvânio recebe pela direita e bate forte, exigindo mais uma bela defesa do goleiro Douglas, do Bahia. Aos 11 minutos a chance foi do Bahia. Lucca recebeu pela direita e bateu forte no canto do goleiro Cleiton, que fez uma excelente defesa. Depois disso a partida diminuiu a intensidade por conta do horário.
FICHA TÉCNICA: 
ATLÉTICO-MG 0x1 BAHIA - BRASILEIRÃO (16ª RODADA)
Data: 24 de Agosto de 2019 (Sábado)
Horário: 11h (Horário de Brasília)
Local: Arena Independência (Belo Horizonte)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR)
Auxiliares: Bruno Boschilia (FIFA- PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: José Claudio Rocha Filho (SP)
Gol: Gilberto (Bahia)
Cartão Amarelo: Flávio e Artur (Bahia)
Público: 22.401 torcedores
Atlético-MG: Cleiton; Guga, Léo Silva, Igor Rabello e Lucas Hernández; José Welison; Nathan, Luan, Otero e Geuvânio; Alerrandro (Di Santo). Técnico: Rodrigo Santana.
Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Giovanni; Gregore, Ronaldo (Guerra) e Flávio; Artur, Lucca (Élber) e Gilberto (Fernandão). Técnico: Roger Machado.
Do Portal Galáticos Online

Atlético/MG 0x1 Bahia - Melhores Momentos

           

PT de Serrinha lança pré-candidatura de Gika Lopes para prefeito

O PT de Serrinha anunciou na manhã deste sábado, 24, o ex-deputado Gika Lopes como pré-candidato a prefeito em 2020. 

O pronunciamento foi feito pelo presidente do diretório municipal Josenildo Amorim (Shodan) durante encontro do Partido dos Trabalhadores na Fazenda Alto Sereno, que reforçou o jeito positivo e diferente do PT em conduzir à política, “um modelo democrático, maduro e com profundo diálogo interno”, afirmou. 

“A partir de agora, Gika representa um projeto de sociedade que já é conhecido pelo povo serrinhense, que mudou a autoestima da cidade por meio de políticas sociais que garantiram, por exemplo, 1.500 cisternas, casa própria a mais de Duas mil famílias e pavimentações”, ressaltou Shodan, presidente do PT.  

Presente no evento, o deputado estadual Osni Cardoso (PT) ressaltou a importância de formar uma oposição que vá à contramão dessas políticas antipovo e que só prejudicam a classe trabalhadora, disse ainda que está sendo procurado por aliados e mantém o diálogo com outros partidos, porém, salienta que o PT deve buscar uma chapa que integre partidos e lideranças que defendam a democracia, políticas sociais e a redução das desigualdades, “Serrinha precisa voltar a crescer, é a nossa vontade e a do povo”, concluiu.  

GIKA LOPES 

Gika foi vice-prefeito de Serrinha durante a segunda gestão do ex-prefeito e atual deputado Osni Cardoso, em 2014 foi eleito deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores com 43.894 votos.  

Para Gika essa definição representa, sobretudo, a unidade um projeto de sociedade que promova verdadeiras transformações na vida do povo serrinhense, gerando emprego e renda, qualificando e ampliando os serviços de saúde e novos investimentos em segurança pública, "é preciso retomar o crescimento e a esperança do povo de Serrinha, criando oportunidades para todos e todas" afirmou o pré-candidato Gika Lopes.

Compondo a mesa do Encontro estavam presentes o vereador Nininho e Sandro Magalhães que retiram oficialmente suas pré-candidatura para criar a unidade no partido, além da vereadora Rose de João Grilo (PT), o pré-candidato Lucas da Chicabana, a vereadora Edylene Ferreira, e as lideranças territoriais Josevan Reis, Rosival Leite e Adriano Araújo.





ASCOM/Gika Lopes

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Bolsonaro assina decreto que permite emprego das Forças Armadas na Amazônia

Bolsonaro assina decreto que permite emprego das Forças Armadas na Amazônia
Foto: Marcos Corrêa/PR
O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta sexta-feira (23) um decreto de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) que autoriza as Forças Armadas e intervierem na Amazônia, que passa uma série de queimadas que vêm repercutindo no mundo inteiro.

O documento foi publicado numa edição extra do Diário Oficial, e diz que militares poderão atuar em "áreas de fronteira, terras indígenas, unidades de conservação ambiental e em outras áreas da Amazônia Legal". O decreto é válido até 24 de setembro.

A medida foi um pedido protocolado pelo governador de Roraima Antonio Denarium  (PSL), que deve ser endossado por outros governadores da região Norte.

Do Portal Bahia Notícias

Plano de Saneamento Básico de Serrinha é apresentado na Câmara de Vereadores


Instituído pela Lei número 11.445/07, à Política Nacional de Saneamento Básico trouxe diretrizes e definiu o planejamento como instrumento fundamental para o alcance ao acesso universal ao saneamento básico no Brasil. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Serrinha apresentou hoje, 23/08, em parceria com a Embasa, o Plano de Saneamento Básico para o município.

A ação engloba o Plano Setorial de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, estabelecido entre a Prefeitura e a Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento. “Serrinha apresenta hoje o planejamento do Saneamento para os próximos 30 anos, possibilitando o crescimento sustentável do município.”, pontuou Elvaldo Neto, gerente regional da Embasa.

A consulta pública foi uma oportunidade pra conhecer os detalhes do que está sendo articulado pela Prefeitura junto a Embasa. “Com esse planejamento vamos garantir a segurança hídrica do município, o tratamento adequado para o esgoto e junto com isso, todas as áreas do município ficam mais sólidas e com outro índice de avaliação a nível Brasil.”, ressaltou o prefeito Adriano Lima, que acompanhou toda a sessão na Câmara Municipal.

Também Estiveram presentes o Deputado Estadual Luciano Simões; o gerente regional da Embasa, Elvaldo Neto; o gerente local da Embasa em Serrinha, Victor Oliveira; vereadores e secretários e populares do município.



Do Portal Ailton Pimentel

Homem de 51 anos é preso suspeito de estuprar criança de 8 anos na Bahia

Homem de 51 anos que foi preso suspeito de estuprar criança de 8 anos em Pindobaçu, no norte da Bahia | Foto: Divulgação
Homem de 51 anos que foi preso suspeito de estuprar criança de 8 anos em Pindobaçu, no norte da Bahia | Foto: Divulgação
Um homem de 51 anos foi preso na manhã desta sexta-feira (23), na cidade de Campo Formoso, no norte da Bahia, suspeito de estuprar uma criança de 8 anos, em Pindobaçu, cidade a cerca de 34 km de Campo Formoso. 

De acordo com a Polícia Civil da região, Dernival Lopes de Carvalho estuprou a menina quatro vezes. O delegado contou que ele se aproximou da garota quando passou pela casa da vítima e a viu no quintal, em Pindobaçu. O suspeito não mora na cidade, mas costuma ir ao município. 

A mãe da vítima, que fez a denúncia na delegacia de Pindobaçu, relatou que a menina estava mais retraída e com comportamento diferente do que costumava ter. Com isso, a mulher resolveu pedir ajuda a membros da igreja que ela frequenta, e uma mulher notou que a menina havia sido estuprada, devido a ferimentos no órgão genital. À mãe e à polícia, a criança relatou ser ameaçada de morte pelo suspeito caso ela revelasse os estupros para a mãe. A denúncia foi feita à polícia no início deste mês de agosto, mas não há detalhes sobre data. 

Na ocasião, ao receber as informações, os policiais iniciaram as investigações e constataram o crime. A polícia fez o pedido de prisão temporária à Justiça, e o homem foi capturado nesta sexta-feira. Dernival está preso em Pindobaçu à disposição da Justiça.

Do Portal NS

STF nega recurso de defesa de Lula contra atuação de Moro

Foto: Ricardo Stuckert
Foto: Ricardo Stuckert
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal rejeitou o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a atuação do ministro da Justiça, Sérgio Moro, enquanto este fazia parte da Operação Lava Jato. A decisão, por unanimidade, foi em votação no plenário virtual. 

De acordo com o G1, o pedido feito por Lula era para anular os atos de Moro em uma das ações penais contra ele. A ação em questão apura fraudes envolvendo o Instituto Lula. O relator da Operação Lava Jato no Supremo, ministro Luiz Edson Fachin, não teria enxergado nos atos de Moro um ferimento à Constituição. Os outros ministros seguiram o voto do relator. 

A defesa de Lula tinha apresentado um recuso, pois Fachin já havia decidido pela inocência de Moro em abril deste ano. Com isso, foi feito um pedido por parte dos advogados para que houvesse a realização de perícia em documentos da Odebrecht que foram mantidos em sigilo durante o processo. Ainda falta um recurso de Lula para ser julgado, o que acontecerá na próxima terça-feira (27), em discussão presencial. 

A sessão decidirá a suspensão ou não da ação penal que apura um suposto repasse de propina na aquisição de um terreno pela Odebrecht. A argumentação da defesa é de que houve cerceamento de defesa, porque a Justiça teria impedido o acesso dos advogados ao acordo de Leniência da Odebrecht.

Do Portal NS

Torneio de tiro esportivo com carabina será realizado no Bar do Charles, em Queimadas, neste domingo (25)

Divulgação
Divulgação
Neste domingo (25), a partir das 9h, será realizado um torneio de tiro esportivo com arma de pressão, no espaço Charles Bar, que fica localizado no Centro da cidade de Queimadas, região sisaleira da Bahia. 

Serão premiados os 10 melhores colocados das classes A e B. Também haverá prova do pêndulo. O evento é organizado por Adson (Nem) e Bederval, e será aberto ao público. 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (75) 99857-9345 e 99947-9655. As inscrições são limitadas. Garanta já a sua!
Do Portal NS/Informe Publicitário

Polícia prende irmãos suspeitos de assaltos e arrombamentos em Água Fria


Três irmãos suspeitos de assaltos em Água Fria, cidade que fica a 40 km de Serrinha, foram presos pela polícia na manhã desta quinta-feira (12). Os suspeitos foram localizados em um esconderijo, localizado na Fazenda Samambaia, por volta das 10h.

Segundo apurou o Portal Cleriston Silva – PCS, o trio identificado como Antônio Barreto Figueiredo, vulgo "Fonfon", Diego Barreto Figueiredo, o "Toía", e Renildo Figueiredo Barreto dos Santos, vulgo "Mamãe", estava sendo investigado após denúncias de envolvimento com os arrombamentos e assaltos na zona rural do município.

Conforme informações, Fonfon teria ameaçado matar o próprio pai. Uma fonte do PCS observou que trio age armado e sempre com muita violência. Os três suspeitos foram levados para a Delegacia Territorial (DT) de Água Fria para a adoção das medidas cabíveis.


Do Portal Clériston Silva

Felipe Melo pega gancho de quatro jogos por expulsão contra o Bahia

Felipe Melo pega gancho de quatro jogos por expulsão contra o Bahia
Foto: Cesar Greco / Ag Palmeiras / Divulgação
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) suspendeu o volante Felipe Melo por quatro jogos do Campeonato Brasileiro pela expulsão na partida contra o Bahia. O julgamento aconteceu na manhã desta sexta-feira (23), no Rio de Janeiro e a decisão foi unânime. Porém, ainda cabe recurso.

Felipe Melo foi expulso por acertar o braço no rosto do atacante Lucca numa disputa de bola pelo alto e receber o cartão vermelho direto. Ele foi denunciado no artigo 254-A, que fala em "praticar agressão física". A pena máxima era a suspensão de 12 jogos. No depoimento, o jogador palmeirense justificou o lance como de intensidade e negou que tenha sido maldoso ou com intenção de atingir o atleta do Bahia. A defesa do clube paulista também tentou desqualificar o artigo para conseguir uma punição mais branda.

Felipe Melo cumpriu a suspensão automática pelo cartão vermelho, portanto ele vai desfalcar o Palmeiras nos próximos três jogos contra o Flamengo, no dia 1º, diante do Goiás, no dia 7, e no embate com o Fluminense, no dia 10. Além do cartão vermelho no Brasileirão, ele também foi expulso na partida contra o Grêmio, na última terça (20), pela Libertadores. Com isso, ele também não joga a decisão da vaga na semifinal do torneio continental marcada para o próximo dia 27, às 21h30, no Allianz Parque.

Do Portal Bahia Notícias

Huck desponta na frente de Doria em pesquisa para eleição de 2022

Huck desponta na frente de Doria em pesquisa para eleição de 2022
Imagem: TV Globo
Apontado como um dos possíveis candidatos à Presidência da República em 2022, o apresentador Luciano Huck está mais bem posicionado na corrida que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Ao menos, isso é o que diz a pesquisa Veja/ FSB, divulgada na manhã desta sexta-feira (23) pelo site da revista.

No levantamento, Huck aparece com 11% das intenções de votos no cenário com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e com 13% da preferência dos eleitores no cenário sem o capitão. Doria fica com 3% da preferência dos eleitores entrevistados.

Por outro lado, o apresentador global fica atrás do próprio presidente, que lidera as pesquisas com 35% das intenções de votos, e de Fernando Haddad (PT), com 17%. Huck empata com Ciro Gomes (PDT) com em 11%.

De acordo com a Veja, um cruzamento feito pela FSB entre os resultados da pesquisa e os votos dados por eleitores a Bolsonaro em 2018 mostra ainda que Huck é o candidato que mais pode atrapalhar o presidente. O capitão perde 8% das intenções de votos para ele, 6% para Ciro Gomes (PDT), 5% para João Amoedo (Novo), 4% para João Doria (PSDB) e 3% para Fernando Haddad (PT).

Com entrevistas realizadas por telefone nos dias 16, 17 e 18 de agosto, o levantamento ouviu duas mil pessoas nos 26 estados e no Distrito Federal (DF). Segundo a publicação, a margem de erro é de dois pontos percentuais. Já o grau de confiança é de 95%.

Do Portal Bahia Notícias

Cinco morrem e 10 ficam feridos após batida entre ônibus e carreta na Bahia

Todos os mortos estavam no ônibus | Foto: Reprodução/TV Santa Cruz
Todos os mortos estavam no ônibus | Foto: Reprodução/TV Santa Cruz
Cinco pessoas morreram e 10 ficaram feridas após batida entre um ônibus e uma carreta, por volta das 20h30 de quinta-feira (23), na BR-101, no sul da Bahia. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu próximo à entrada da cidade de Uruçuca. A PRF detalhou que o ônibus saiu da cidade de Jequié, no sudoeste do estado, por volta de 18h30, e tinha como destino o município de Ilhéus, no sul da Bahia. 

O coletivo transportava 13 pessoas, e o acidente ocorreu quando faltavam 50 km para chegar em Ilhéus. A carreta envolvida no acidente transportava estrados de madeira e pegou fogo após o acidente.
Carreta pegou fogo após o acidente | Foto: Reprodução/TV Santa Cruz
Carreta pegou fogo após o acidente | Foto: Reprodução/TV Santa Cruz
Segundo informações da Viação Cidade Sol, proprietária do ônibus envolvido no acidente, todos os mortos estavam no coletivo, sendo o motorista e quatro passageiros. Testemunhas relataram que o ônibus seguia na rodovia, a carreta surgiu na contramão. O motorista do ônibus tentou desviar, mas ainda assim ocorreu a batida. 

Segundo as equipes de resgate, quando as ambulâncias do Samu de Ilhéus e Itabuna chegaram no local do acidente, não tinha mais nenhum ferido aguardando socorro. As vítimas foram resgatadas por veículos particulares que passavam pela rodovia no momento da batida. 

Do total de feridos, oito foram levados para o Hospital de Base de Itabuna, e um segue em observação na unidade. Os corpos dos cinco mortos estão no Departamento de Polícia Técnica de Itabuna. Não há detalhes sobre os sepultamentos.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Banqueiro André Esteves e ex-presidente da Petrobras são alvos de buscas na 64ª fase da Operação Lava Jato

Graça Foster, ex-presidente da Petrobras, foi alvo de busca de apreensão na 64ª fase da Operação Lava Jato | Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
Graça Foster, ex-presidente da Petrobras, foi alvo de busca de apreensão na 64ª fase da Operação Lava Jato | Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
A ex-presidente da Petrobras Graça Foster, o empresário André Esteves e o banco BTG Pactual são alvos de busca e apreensão na 64ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (23). 

De acordo com a PF, são 12 mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Rio de Janeiro. Segundo a PF, a investigação apura fatos de diferentes inquéritos e tem como base o acordo de colaboração premiada de Antonio Palocci. Trata-se da primeira fase da Lava Jato deflagrada a partir da delação do ex-ministro. 

Uma frente das investigações apura informações que estavam em e-mails de Marcelo Odebrecht, prestadas por Antonio Palocci em delação, que dizem que a ex-presidente da Petrobras Graça Foster tinha conhecimento do esquema de corrupção existente à época na estatal, mas não tentou impedir a continuidade dos crimes, conforme o MPF. Foster foi presidente da Petrobras entre fevereiro de 2012 e fevereiro de 2015.
André Esteves, do BTG Pactual, foi alvo de mandados de busca na Lava Jato; na foto, ele aparece durante entrevista em São Paulo, em 2015 | Foto: REUTERS/Nacho Doce
André Esteves, do BTG Pactual, foi alvo de mandados de busca na Lava Jato; na foto, ele aparece durante entrevista em São Paulo, em 2015 | Foto: REUTERS/Nacho Doce
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), uma das linhas de investigação apura possíveis ilícitos envolvendo a venda de ativos na África, pela Petrobras, ao BTG, que pode ter causado prejuízo aos cofres públicos de R$ 6 bilhões, em valores atualizados. 

No início do processo de vendas, os ativos tinham sido avaliados entre US$ 5,6 bilhões e US$ 8,4 bilhões. No entanto, em 2013, 50% desses ativos foram vendidos por US$ 1,5 bilhão, o que é considerado desproporcional pela força-tarefa da Lava Jato. 

As investigações ainda apontam que a venda tem outros indícios de irregularidades, como possível restrição de concorrência para favorecer o BTG e acesso do banco a informações sigilosas. 

Esta etapa também apura informações de Antonio Palocci, em delação premiada, de que André Esteves, no fim da campanha eleitoral de 2010, acertou com o ex-ministro Guido Mantega o repasse de R$ 15 milhões para garantir privilégios ao BTG no projeto de sondas do pré-sal, da Petrobras. 

O ex-ministro afirmou que parte desse valor foi entregue em espécie a Branislav Kontic, ex-assessor de Palocci, na sede do Banco.

Do Portal NS/Fonte:RPC Curitiba e G1 PR

Mulher é presa no aeroporto de Salvador com 3,7 kg de cocaína em fundo falso de mala

Droga estava escondida em fundos falsos da mala da mulher | Foto: Divulgação/PF
Droga estava escondida em fundo falso da mala da mulher | Foto: Divulgação/PF
Uma mulher de 20 anos foi presa com drogas após abordagem policial no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, na noite de quinta-feira (22). 

De acordo com a Polícia Federal, a acusada foi flagrada com cerca de 3,7 quilos de cocaína num voo com escala em Lisboa e destino final em Horta, que fica no Arquipélago dos Açores, ambas em Portugal. 

Conforme a PF, a droga estava escondida em fundo falso da mala da mulher, que é natural de Vila Velha, no estado brasileiro do Espírito Santo. Segundo a Polícia Federal, ela vai responder pelo crime de tráfico internacional de drogas, cujas penas vão de 5 anos e 10 meses a 25 anos de reclusão e multa.
Notícias de Santaluz

TJ-BA permite uso de cartões de débito e crédito em cartórios extrajudiciais

Foto: Reprodução/Pixabay
Foto: Reprodução/Pixabay
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) autorizou o uso de cartões de débito e de crédito para pagamento de Documento de Arrecadação Judicial e Extrajudicial (Daje). O documento é emitido por cartórios extrajudiciais quando o cidadão precisa de algum serviço público notarial ou de registro. 

De acordo com o ato conjunto da Presidência e da Corregedoria do TJ-BA, os delegatários dos serviços públicos notariais e de registro da Bahia que adotarem esta modalidade de arrecadação deverão recolher o valor devido, integralmente e à vista, sem qualquer ônus adicional para o TJ. 

O decreto não permite aos delegatários cobrarem taxas a título de custo operacional ou de encargos financeiros a quem optar por usar as modalidades de pagamento. As taxas e encargos cobrados pela operadora de cartão de crédito serão apenas de quem aderir a modalidade de pagamento.

Do Portal NS/Fonte: Bahia Notícias

Dupla é presa após assalto na zona rural de Água Fria


Dois homens foram presos após um assalto nesta terça-feira (20), na Fazenda Brito, no município de Água Fria, distante 40 quilômetros de Serrinha. Segundo apurou o Portal Cleriston Silva – PCS, os suspeitos foram localizados por policiais militares após denúncia.

A dupla estava armada e encapuzada e queria uma Mitsubishi L200 que estava estacionada no galpão de uma granja, mas não conseguiram sair com o veículo e fugiram levando a chave da caminhonete, aparelhos celulares de pessoas que estavam no local e alimentos. A ação criminosa ocorreu por volta das 21h.

Os suspeitos foram identificados como Roberto da Hora Oliveira, vulgo "Paim", e Adaílton Santos Silva, o "Cuti". Ambos residem na Fazenda Brito e Mulungu, respectivamente, e são suspeitos de praticar vários assaltos a pessoas e comércios.

A dupla foi encaminhada a Seccional de Polícia Civil, onde aguardará os procedimentos cabíveis. As vítimas também prestaram depoimento e registraram o Boletim de Ocorrência.


Do Portal Clériston Silva

Barradão: Inema diz que poço artesiano só pode ser usado na irrigação de gramado

Barradão: Inema diz que poço artesiano só pode ser usado na irrigação de gramado
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Logo após a divulgação do corte da água do estádio Manoel Barradas por falta de pagamento, o Vitória se manifestou através de seu presidente, Paulo Carneiro, dizendo que o clube tem um poço artesiano com vazão suficiente para atender as demandas e que, por isso, não precisava da Embasa para o fornecimento de água neste momento (relembre aqui). Mas a questão não é tão simples.

A utilização de poço artesiano é regulada por uma legislação específica, que requer uma permissão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para a exploração dos recursos hídricos do local, baseada na legislação federal (Lei Nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997) e estadual (Resolução Nº 96 de 25 de fevereiro de 2014).

Procurado pelo Bahia Notícias, o Inema revelou que foi emitida para o Esporte Clube Vitória, em 9 de fevereiro de 2017, uma Declaração de Dispensa de Outorga com validade de 35 anos. Nesta declaração consta que o Esporte Clube Vitória está dispensado de outorga de direito de uso dos recursos hídricos para captação subterrânea no poço de vazão 43 m³/dia, durante 4h/dia, apenas para fins de irrigação de 0,85 hectares de grama.

Em um áudio que circula nas redes sociais, o presidente do Vitória disse que o clube tem 400 mil litros de água para utilização. Porém, com a limitação imposta pelo Inema, essa quantidade poderia servir apenas para irrigar os gramados do complexo esportivo, e com uso de no máximo 43 mil litros de água por dia.

A legislação federal, em seu artigo 49, IV, revela que "constitui infração das normas de utilização de recursos hídricos superficiais ou subterrâneos: utilizar-se dos recursos hídricos ou executar obras ou serviços relacionados com os mesmos em desacordo com as condições estabelecidas na outorga".

No mesmo artigo 49, inciso I, é apontado que não se pode "derivar ou utilizar recursos hídricos para qualquer finalidade, sem a respectiva outorga de direito de uso", além de "obstar ou dificultar a ação fiscalizadora das autoridades competentes no exercício de suas funções", como versa o inciso VII.

As penalidades variam de acordo com o a infração realizada. Entre elas, estão multas de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 10.000,00 (dez mil reais), o embargo provisório do uso, ou até o embargo definitivo, com revogação da outorga.

O termo de compromisso e responsabilidade da dispensa de outorga, obtido pelo Bahia Notícias, assinado pelo então presidente Raimundo Viana, declara que o clube assume a responsabilidade por danos e prejuízos causados a terceiros, além de conhecer a legislação vigente sobre o tema.

O Bahia Notícias conseguiu apurar que uma denúncia de irregularidade já foi feita ao Inema já que, por ter a dispensa, o clube não poderia utilizar o poço artesiano do Barradão para outros fins. A informação não foi confirmada pelo órgão.

Procurado pelo Bahia Noticias, o departamento jurídico do Esporte Clube Vitória não se manifestou até a publicação da matéria.

Do Portal Bahia Notícias/por Mauricio Leiro / Gabriel Rios / Glauber Guerra