SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 25 de maio de 2019

Nos pênaltis, Bahia supera o Canaã e volta a ser campeão baiano sub-20

Nos pênaltis, Bahia supera o Canaã e volta a ser campeão baiano sub-20
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O Bahia é mais uma vez campeão baiano sub-20. Após perder de 1 a 0 para o Canaã com gol de PH no tempo normal e o placar agregado ficar no 1 a 1, o Esquadrãozinho superou o adversário do interior por 5 a 3 na disputa de pênaltis.

O Bahia, treinado por Pablo Fernandez, jogou com a seguinte escalação: Fabrício; Edimundo, Enck, Lucimário e Mayk; Clayton, Caio Mello e Pablo (Edilson); Gian (Ueslei), Douglas (Daniel) e Saldanha.

Com Erivaldo Silva no comando, o Canaã teve Ganjão; Chiquinho, Bruno, Prates e Alan; Emanuel, Zum (Ramon) e Wesley (Rafinha); Ângelo, Iago e PH (Breno / Sarony).

A campanha do Bahia na competição foi de nove triunfos, dois empates e apenas uma derrota.

Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama

Brumadinho: Sobe para 242 o número de mortos identificados em rompimento de barragem da Vale


O número de mortos identificados no rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, chegou a 242 neste sábado (25). De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, 28 pessoas continuam desaparecidas.

A família de Rogério Santos foi avisada sobre a identificação do corpo nesta manhã, enquanto participava da concentração para uma manifestação em memória das vítimas, no Centro de Brumadinho.

A Barragem de Córrego do Feijão, da mineradora Vale, se rompeu no dia 25 de janeiro, provocando uma onda de rejeitos que destruiu casas, plantações e contaminou parte do Rio Paraopeba, afluente do São Francisco.

Após quatro meses, a maior operação de resgate do Brasil segue ininterrupta. Neste sábado (25), 151 militares atuam em 22 frentes de trabalho, com o apoio de três cães e um drone.

Não há prazo para que as buscas sejam encerradas.
Números da tragédia
·         242 mortos identificados (veja a lista);
·         28 desaparecidos (veja a lista);
·         395 localizados.

Por G1 Minas

Serrinha: Morre dona Ana de Bernadino aos 105 anos de idade

Foto tirada na última segunda-feira, dia 20 de maio.
Yan Levi, Dona Ana e Cival Anjos
Noticiamos com pesar o falecimento de dona Ana Maria de Jesus Silva, conhecida como Ana de Bernadino. Ela nos deixou na manhã deste sábado, dia 25 de maio!

Dona Ana completou 105 anos na última segunda-feira, dia 20 de maio de 2019.

Dona Ana era bisavó materna do meu filho Yan Levi. A partir do final do ano passado ela começou a demonstrar fragilidade na sua saúde, fruto já da idade.

Damos graças a Deus por uma vida tão longa e pela pessoa tão maravilhosa que ela foi. Muito carinhosa, amorosa!

Muito obrigado Jesus por eu ter conhecido uma pessoa tão maravilhosa na minha vida!

O sepultamento da senhora Ana Maria de Jesus Silva, conhecida como Ana de Bernadino está marcado para acontecer na manhã deste domingo, às 10h, no Cemitério Paroquial de Serrinha.

O corpo está sendo velado na Avenida Senhora Santana, 192 - Bairro de Oséias, e sairá para o Cemitério Paroquial, às 9:30.

A família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato de piedade cristã.


Por Cival Anjos

Serrinha: Bahia joga pelo empate contra o Goiás na grande final do Campeonato dos Enferrujados Super Sênior

Na manhã deste domingo (26) vai acontecer a grande final do 12º Campeonato Society dos Enferrujados, na categoria Super Sênior da Arena Pedrão no Alto da Bandeira, em Serrinha entre Bahia e Goiás.

A partir das 7:30 da manhã tem o grande jogo entre Ipiranga e Chapecoense, na disputa do terceiro e quarto lugar. O Ipiranga joga pelo empate.

Logo em seguida, por volta das 8:30, será a vez de Bahia e o Goiás decidirem o título em um jogo cercado de muita expectativa. O Bahia joga pelo empate, mas o time do Goiás fez uma excelente apresentação no jogo da semifinal diante do Ipiranga e isso motivou muito os atletas para esta final.

Na fase de classificação o Goiás abriu 2x0 no Bahia, mas os jogadores cometeram alguns erros básicos que foram fatais e o Bahia virou para 3x2.

Na manhã deste domingo, todos os caminhos levam os desportistas para a Arena Pedrão no Alto da Bandeira para esta grande decisão e logo em seguida vai ter música de qualidade, ao vivo, com Dhileno Show.

Por Cival Anjos

'O preconceito no futebol é velado', diz Roger Machado

'O preconceito no futebol é velado', diz Roger Machado
Foto: Max Haack/Ag. Haack/ Bahia Notícias
Um dos poucos negros nos principais cargos de gestão dos clubes brasileiros da Série A, entre presidentes, diretores e técnicos, Roger Machado falou sobre o racismo no futebol. De acordo com o treinador do Bahia, o preconceito no país é velado. 

"O preconceito no futebol é como o preconceito no Brasil, ele existe, mas é velado. E é tanto relacionado à questão da raça como da classe social", afirmou o treinador à Folha de S. Paulo. 

Comandante do Bahia, Roger e clube caminham juntos na luta contra o racismo. Vale lembrar que o Bahia tem realizado campanhas, como o Novembro Negro em 2018. Ex-jogador, o treinador defende que um dos caminhos para combater o preconceito racial e social é investir na formação de ex-atletas. 

"O primeiro passo é a possibilidade de capacitação dos profissionais que passaram pelo campo e um direcionamento para as áreas de aptidão. O segundo é acreditar que o futebol precisa desse profissional devido a sua vivência no campo. E alinhar isso à boa vontade política dos clubes para proporcionar esse espaço”, salientou. 

“É uma situação que a gente precisa parar para refletir. Muitos atletas negros desfilaram seu talento dentro do campo, mas na parte administrativa acabam tendo pouco espaço”, completou Roger. 

Do Portal Bahia Notícias

Morre atriz Lady Francisco aos 79 anos no Rio, após complicações pós-operatórias

Morre atriz Lady Francisco aos 79 anos no Rio, após complicações pós-operatórias
Foto: Divulgação
A atriz Lady Francisco morreu neste sábado (25) aos 79 anos por complicações pós-operatórias no hospital Unimed-Rio, no Rio de Janeiro. Segundo o G1, Lady Francisco estava internada desde 28 de abril em decorrência de uma fratura no fêmur após sofrer uma queda em casa.

A artista passou por uma cirurgia de correção da fratura no fêmur e teve complicações respiratórias que agravaram seu estado de saúde. Ainda conforme o G1, o boletim médico do hospital informou que Lady Francisco morreu às 13h10 "por falência de múltiplos órgãos, decorrente de isquemia enteromesentérica (transtorno vascular agudo dos intestinos)".

Lady Chuquer Volla Borelli de Bourbon nasceu no dia 7 de janeiro de 1940, em Belo Horizonte. Atuou na televisão, no teatro e no cinema. Seu último papel foi no programa humorístico "Treme treme", do Multishow.

Do Portal Bahia Notícias

Santaluz: ‘Prefeitura na comunidade’ leva serviços para Sisalândia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Santaluz
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santaluz
Nesta sexta-feira (24), moradores de Sisalândia e de povoados do entorno, na zona rural de Santaluz, tiveram a oportunidade de fazer consultas com dermatologista, médico clínico, psiquiatra, psicólogo e nutricionista, além de tratamento dentário.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santaluz
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santaluz
Estes são apenas alguns dos vários serviços de saúde oferecidos pelo projeto ‘Prefeitura na comunidade’, que também disponibiliza procedimentos gratuitos à população em áreas como educação, cultura, assistência social, agricultura e cidadania. 

São eles: aplicação de vacinas; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; confecção do Cartão SUS; mutirão de controle ao mosquito da dengue; distribuição de medicamentos; distribuição de sopa, por meio do Programa Gente Forte; distribuição de leite, pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); inscrição e acompanhamento do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC); emissão de carteira de trabalho; RG; passe livre; balcão jurídico; elaboração de DAP, inscrição no Garantia Safra; cadastro de associações; atendimento do Cras e Creas; serviços de beleza; e procedimentos odontológicos como limpeza, aplicação de flúor, restauração e extração, entre outros.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santaluz
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santaluz
A dona de casa Miraldete Oliveira de Jesus aproveitou a oportunidade e levou o filho Paulo Henrique, de 10 anos, para fazer a carteira de identidade. “Se não fosse o mutirão, a gente teria que viajar até a sede do município. Agora ele fez o RG aqui mesmo na comunidade sem pagar nada”, destacou.

Na área de educação, o projeto Leitura na Praça itinerante marcou presença com os bonecos Pedrinho e Aninha. Também houve apresentação de estudantes da comunidade e entorno.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santaluz
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santaluz
Na infraestrutura, foram feitos trabalhos de limpeza, capina, poda de árvores, instalação de novos braços de luz e lâmpadas nos postes, patrolamento de estrada, reforma de equipamentos públicos e da sinalização nas vias, entre outras melhorias.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santaluz
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santaluz
Para a aposentada Valdete Oliveira Matos, “esse projeto ajuda muito, pois é um exemplo de organização e do cuidado da prefeitura com a população, em todos os cantos do município, possibilitando que as pessoas tenham suas necessidades atendidas na própria comunidade onde vivem”.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santaluz
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santaluz
Além de voluntários da prefeitura e da própria comunidade, o evento contou com a participação da prefeita Quitéria Carneiro, junto com os ex-prefeitos Donga e Júnior do Max, os secretários municipais Maria Lucineide, da Educação, Jamile Sena, da Saúde, Wellington Góes, da Infraestrutura, e os vereadores Peu e Branco.
Notícias de Santaluz
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santaluz
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santaluz

Fogo deixa carro destruído no meio da rua em Valente

Incidente aconteceu no Centro da cidade de Valente | Foto: Leitor  do Notícias de Santaluz
Incidente aconteceu no Centro da cidade de Valente | Foto: Leitor do Notícias de Santaluz
Um incêndio destruiu um carro modelo Bravo Essence, de cor preta, na madrugada deste sábado (25), no Centro de Valente, cidade localizada na região sisaleira da Bahia. Ninguém ficou ferido. Segundo o Notícias de Santaluz apurou, o incidente aconteceu na Rua Ruy Barbosa.
Fogo foi apagado com ajuda de caminhão-pipa | Foto: Leitor  do Notícias de Santaluz
Fogo foi apagado com ajuda de caminhão-pipa | Foto: Leitor do Notícias de Santaluz
O fogo foi apagado por populares com ajuda de um caminhão-pipa. Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada e esteve no local, mas informou que não há detalhes do que teria causado as chamas. A Polícia Civil deve investigar o caso.
Notícias de Santaluz
Veículo ficou totalmente destruído | Foto: Leitor  do Notícias de Santaluz
Veículo ficou totalmente destruído | Foto: Leitor do Notícias de Santaluz

Tucano: homem é preso transportando quase 20 quilos de maconha em carro na BR-116

Foto: Divulgação/PM
Foto: Divulgação/PM
Um homem identificado como Eduardo Jambeiro Taboada da Silva foi preso no fim da tarde de sexta-feira (24) transportando aproximadamente 20 quilos de maconha na rodovia BR-116, trecho da cidade de Tucano, região sisaleira da Bahia. 

De acordo com a Polícia Militar, uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste fazia rondas e abordagens pela região quando percebeu o veículo Strada, com placa de Feira de Santana (BA), em atitude suspeita. 

Durante a vistoria no carro, os militares encontraram os entorpecentes, que estavam divididos em 16 tabletes, informou a PM. 

Segundo a corporação, o homem foi encaminhado ao plantão regional da Polícia Civil em Euclides da Cunha, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.
Notícias de Santaluz

Com nova viatura, Transantaluz intensifica ações para melhorar o trânsito na cidade

Foto: Notícias de Santaluz
Foto: Notícias de Santaluz
A Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Santaluz (Transantaluz) recebeu uma nova viatura padronizada para auxiliar no trabalho de fiscalização do trânsito nas vias da cidade. O automóvel foi entregue ao órgão pela prefeitura na manhã deste sábado (25).

De acordo com o governo municipal, a ação integra o processo de modernização do trânsito, que inclui a execução do projeto de implantação da nova sinalização e outras intervenções na cidade, como asfaltamento do centro comercial e arredores.
Foto: Notícias de Santaluz
Foto: Notícias de Santaluz
Segundo o superintendente municipal de Trânsito e Transporte, Jacson Araújo, a equipe da Transantaluz atuará em parceria com agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), utilizando a viatura para realizar ações voltadas à melhoria da mobilidade na cidade.

“No primeiro momento estamos fazendo um diagnóstico mais apurado, dentro das reais necessidades. Santaluz tem crescido e ganhou cara nova com a modernização no trânsito, o que impacta na melhoria da qualidade de vida da população”, afirma Jacson, ressaltando que a Superintendência disponibiliza em parceria com a Guarda Municipal o serviço de atendimento ao cidadão ‘Disque 153’.
Foto: Notícias de Santaluz
Foto: Notícias de Santaluz
O comandante da GCM, José Nilton Teixeira, explica que a parceria entre os órgãos inclui também ações como abordagens preventivas em blitzes educativas em pontos bases, com distribuição de material informativo para condutores, passageiros e pedestres, além de rondas intensificadas. “Estamos trabalhando em sintonia para reforçar a fiscalização no trânsito e garantir a segurança nas vias”, destaca Teixeira.
Notícias de Santaluz
Foto: Notícias de Santaluz
Foto: Notícias de Santaluz
Foto: Notícias de Santaluz
Foto: Notícias de Santaluz

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Brasil abre 129.601 vagas formais e tem melhor abril desde 2013

Foto: Ilustração
O Brasil registrou criação líquida de 129.601 vagas formais de emprego em abril, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta sexta-feira pelo Ministério da Economia, melhor resultado para mês desde 2013. Há seis anos, foram abertos 196.913 postos. O dado também veio bem acima de pesquisa Reuters com analistas, que indicava abertura de 80 mil vagas em abril. 

Para o secretário do trabalho, Bruno Dalcomo, não houve uma surpresa tão grande por parte da pasta, já que abril é tradicionalmente positivo para o mercado de trabalho. Mas Dalcomo citou que a alta de 12% na abertura líquida de empregos ante o mesmo mês de 2018 surpreendeu positivamente, uma vez que o ritmo de atividade econômica, segundo ele, está parecido com o do mesmo período do ano passado. 

Todos os oito setores pesquisados ficaram no azul em abril, com destaque para o de serviços, com criação de 66.295 vagas formais. A indústria da transformação abriu 20.479 empregos de carteira assinada, seguida pelo setores da construção civil (+14.067), agropecuária (+13.907) e comércio (+12.291) dentre os maiores destaques. 

Nas modalidades da reforma trabalhista, o Caged registrou 17.513 desligamentos mediante acordo entre patrões e empregados. Foram criados 5.422 vagas de trabalho intermitente e 2.827 de trabalho em regime de tempo parcial. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, foram abertas 313.835 vagas, ainda abaixo do saldo positivo de 336.855 postos de igual período do ano passado, conforme série com ajustes. 

Segundo Dalcomo, o crescimento ainda está aquém do que esperam os trabalhadores desempregados, mas os resultados estão em linha com o crescimento apresentado pelo país. “É preciso… que haja uma recuperação de confiança, uma retomada dos investimentos e a aprovação, por exemplo, de reformas importantes dentro do Congresso Nacional”, disse. 

Ele ponderou ainda que, confirmado o cenário de retomada de tração pela atividade econômica, o mercado de trabalho reagiria e poderia igualar o crescimento e até mesmo superá-lo. Em meio à dificuldade para a economia recobrar fôlego, os dados relativos ao mercado de trabalho ainda apontam um quadro de desalento. A taxa de desemprego no Brasil voltou a aumentar no primeiro trimestre, com o total de desempregados chegando a quase 13,4 milhões, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Por causa da falta de ímpeto da atividade, o governo revisou para baixo a alta esperada para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, para 1,6%. Antes, a perspectiva oficial era de elevação de 2,2%. Economistas ouvidos pelo boletim Focus, do Banco Central, esperam um desempenho ainda pior, tendo cortado sua perspectiva pela 12ª semana seguida, a 1,24%.

Do Portal A Voz do Campo

Governo Federal disponibiliza R$ 4 bilhões para operações de crédito no Nordeste

Governo Federal disponibiliza R$ 4 bilhões para operações de crédito no Nordeste
Foto: Reprodução / Instagram
O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) receberá um aporte extra de R$ 4 bilhões para este ano. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (24), durante reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento da região (Sudene). 

O encontro contou com as participações do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, além do governador Rui Costa (PT).
 
Dessa maneira, o valor disponível para operações de crédito com apoio do FNE chega a R$ 27,7 bilhões em 2019. O Fundo é administrado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e os recursos são concedidos pelo Banco do Nordeste (BNB).
 
Na reunião desta sexta-feira, realizada em Recife (PE), também ficou estabelecido que R$ 3 bilhões - do montante extra anunciado - serão destinados ao financiamento de projetos de infraestrutura no Nordeste. Eles somam-se aos R$ 8 bilhões já disponibilizados para este fim, chegando-se a um total de R$ 11 bilhões.
 
“É importante destacar que esse crédito está disponível para setores diversos da economia e pode atender desde o pequeno agricultor familiar a grandes empreendimentos na região. Estamos falando, também, de obras de logística e de iniciativas para a geração de energia elétrica com fontes limpas, por exemplo. É um recurso que auxilia bastante o desenvolvimento do Nordeste”, destacou o ministro Gustavo Canuto.
 
INVESTIMENTOS
O FNE é um dos três fundos constitucionais criados para implementar a política de desenvolvimento regional e reduzir as desigualdades entre as diferentes áreas do país - os outros são do Centro-Oeste (FCO) e do Norte (FNO). Os recursos são voltados, prioritariamente, à atividade de pequeno e médio porte, mas também atendem a grandes investidores. Para o setor rural, por exemplo, as taxas de juros são as mais baixas de mercado e contemplam agricultores familiares inseridos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
 
Em 2018, empreendedores e produtores de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, além das porções norte do Espírito Santo e de Minas Gerais, captaram R$ 32,6 bilhões via FNE, um aumento de 104% na comparação com o ano anterior.
 
MICROCRÉDITO
O outro R$ 1 bilhão do valor adicional anunciado destina-se a operações do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), que poderão ser realizadas via FNE. A ação é operacionalizada pelo BNB, por meio da linha Crediamigo, e vai atender clientes dos setores industrial, comercial e de prestação de serviços.
 
A linha de crédito pode ser usada para investimentos fixos e para capacitação de profissionais. A primeira opção é destinada à aquisição de máquinas e equipamentos, reformas e assistência técnica de instalações físicas e de equipamentos de tecnologia voltados à inovação do empreendimento. Já a segunda possibilita arcar com pagamentos de cursos capacitação, educação formal e/ou consultoria gerencial para o titular da empresa ou seus funcionários.
 
Para acessar o crédito, os interessados devem ser microempreendedores inscritos no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e ter faturamento de até R$ 200 mil por ano - também vale para o Microempreendedor Individual (MEI). Para tanto, eles devem ter experiência mínima de três ciclos no Crediamigo (estando ativo ou evadido do programa há, no máximo, três meses), boa experiência creditícia, e capacidade de pagamento real apurada no último fluxo de caixa.
 
O limite para o crédito é R$ 21 mil por operação, enquanto o valor mínimo é de R$ 1 mil. O prazo para a quitação dos débitos é de dois a seis meses, com periodicidade mensal e sem carência para o início do pagamento.


Do Portal Bahia Notícias

Serrinha: Bingo beneficente em prol de Mariana no bairro Vila de Fátima neste domingo (15h)


"Por uma universidade socialmente inclusiva e economicamente viável"

Partindo desta premissa, pertine tecer uma breve reflexão acerca da função social e do papel estratégico que as Universidades Estaduais da Bahia(UEBA,s) desempenham nos 27 Territórios de Identidade baianos, em especial fazendo um recorte com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pois em 2002, pude iniciar o curso de Pedagogia na UNEB-XI/Serrinha, vindo de Comunidade Rural (Barra/Ichu), desempregado, filho de agricultores familiares não  alfabetizados, sem ter onde residir em Serrinha. 

Nossa  primeira batalha foi lutar por uma Residência Universitária mais ampla, onde pudéssemos nos abrigar dignamente. A partir daí  fomos nos inserindo no Movimento Estudantil (Executiva de Pedagogia, D.A/DCE), nas Comissões Curriculares, nos Conselhos Universitários (Departamental/CONSEPE/CONSU), nos projetos de ensino, pesquisa e extensão, tais como Universidade na Comunidade (UNICOM) e no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA),  neste ínterim fomos nos forjando sujeitos de direitos e nos implicando nos projetos e programas sociais, oportunizados pela Uneb. 

Por meio da Uneb, tive a honra de sair pela primeira vez do meu Estado e conhecer novas realidades pelo Brasil a fora, participando de momentos de formação política e qualificação profissional para a vida, espaços esses como congressos estudantis da UNEB e da União Nacional dos Estudantes (UNE), seminários de pesquisa e extensão,  encontros nacionais de Pedagogia,  Casas de Estudantes,  apresentação de trabalho de pesquisa em Educação do Campo, por duas vezes participando do Fórum Social Mundial (FSM) em Porto Alegre (RS). 

Ocupamos BR,s, tivemos nos movimentos de luta em defesa da educação pública, gratuita e socialmente referenciada, onde junto a Uneb, Ufba, dentre outras lutas  com os Movimentos Sociais e Sindicais do Campo, com isso, sedimentamos uma trajetória de luta, que nos oportunizou ser profissionalmente Pedagogo, Especialista em Educação e Gestão Pública, Mestrando em Educação, Professor da Rede Municipal,  Coordenador Pedagógico do Estado, bem como ter assumido funções públicas na condição de Secretário Municipal de Administração/Serrinha, Diretor Regional de Educação (Ex Direc12/SEC). E foi justamente graças a essa Universidade acolhedora e inclusiva que sou eternamente grato por toda essa construção histórica de dignificação humana.

Por fim, é essa a universidade que queremos, academicamente qualificada, socialmente desenvolvida e popularmente  democrática.

Abraços  de fé na luta,

Serrinha, 22 de maio 2019.

Jivaldo Oliveira*
Pedagogo pela Uneb, Especialista em Educação e Gestão Pública.
Prof. Rede Municipal/Serrinha
Coord. Pedagógico Rede Estadual/SEC.

Araci: Josy Miranda lança livro neste sábado (19h) em sua terra natal



Adolescentes são apreendidos após cometerem assalto à mão armada em Conceição do Coité

Foto: Divulgação/PM
Foto: Divulgação/PM
Dois adolescentes, de 15 e 16 anos, foram apreendidos em flagrante momentos após cometerem um assalto à mão armada no bairro da Quadra, em Conceição do Coité, região sisaleira da Bahia. A situação aconteceu na noite de quinta-feira (23). 

De acordo com a Polícia Militar, uma guarnição da 4ª Companhia do Décimo Sexto Batalhão foi até o local e, após buscas, encontrou a dupla com um revólver calibre 32, sem numeração, além do aparelho da vítima, um garoto de 14 anos. 

Conforme a PM, os adolescentes confessaram o roubo e em seguida foram levados ao plantão da Polícia Civil em Serrinha para as medidas cabíveis. O Conselho Tutelar acompanhou o caso.
Notícias de Santaluz

Definidos os confrontos das oitavas de final da Copa Metropolitana sub 15

É chegada a hora da fase de mata-mata da Copa Metropolitana de futebol. Após a conclusão de seis rodadas, que envolveu 40 equipes entre clubes profissionais e seleções municipais, 16 times estão classificados para as oitavas de final do torneio, 11 são do interior e Região Metropolitana e outras cinco da capital.

Nesta fase, haverá apenas um jogo eliminatório. Se a partida permanecer empatada, a decisão será nos pênaltis.  Os confrontos começam na sexta-feira (24), na partida única entre Bahia de Feira x Galícia, na Arena Cajueiro, às 16h. O Bahia, campeão das duas últimas edições, enfrenta a Juazeirense, sábado, às 14h30, no Fazendão.  Já o Vitória, vice-campeão da edição passada, pega a seleção de Cachoeira, às 10h30, no Barradão.

Os outros confrontos são: MAF x ADSF; Vera Cruz x Pojuca; São Félix x Dias D´Ávila; Saubara x Real Recôncavo; Jacuipense x Inhambupe.

A Copa Metropolitana é organizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), com apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF), da Federação Baiana de Desportos de Participação (FBDP) e das prefeituras que sediam os jogos. 


Ascom Sudesb
Marcus Carneiro
21.05.2019


Do PCA - No Real Recôncavo estão o volante Eduardo e o meia-atacante Alisson, do Sertanejo Desportivo Social da cidade de Serrinha.

Serrinha: "Ideia Fantástica", diz político local sobre nova ação de Berg da Aragom

Sempre inovador e surpreendente, o vice-prefeito de Serrinha Berg da Aragom lançou mais uma grande ação.

Nesta quinta-feira (23), Berg realizou mais um feito histórico na cidade de Serrinha com a "Geladeira Solidária".

É uma coisa inovadora na região e servirá de inspiração para todas as cidades do território e uma sugestão para outros empresários, comerciantes ou políticos fazerem o mesmo e ajudarem as pessoas que mais necessitam.

O que pode colocar? Frutas, água, sucos, leite, iogurte e alimentos dentro do prazo de validade. O que não pode colocar? bebidas alcoólicas, alimentos vencidos, frangos, carnes, peixes, embalagens abertas, ovos.

Pessoas fazem doações para a "Geladeira Solidária"
A ideia já motivou pessoas para compartilhar fazendo doações. Qualquer um pode levar alimentos e colocar na "Geladeira Solidária", porque a procura está sendo muito grande pela população mais carente.

Encantado com o projeto, um político serrinhense disse: "Ideia Fantástica" e acrescentou que Berg é um visionário e está de parabéns, "sempre inovando em nossa cidade e clareando as nossas mentes com novas ideias positivas", destacou.

A "Geladeira Solidária" fica em frente à Loja Aragom Modas da Praça da Catedral, em Serrinha-Ba.

Por Cival Anjos

Governo fecha acordo com técnicos e analistas de universidades da Bahia e evita greve

Governo fecha acordo com técnicos e analistas de universidades da Bahia e evita greve
Foto: Paula Fróes/ GOVBA
O governo fechou um acordo com técnicos e analisas de universidades estaduais e conseguiu evitar uma greve das categorias. O acordo foi firmado entre representantes do Fórum dos Sindicatos dos Servidores Técnico Administrativos das Universidades Estaduais e o governador Rui Costa (PT) nesta quinta-feira (23), na sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. 

O pacto define a reestruturação da tabela de vencimentos dos técnicos administrativos das quatro universidades estaduais que têm vencimentos abaixo do salário mínimo. No acordo, aceito pelos servidores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), também ficou estabelecido o ajuste do quadro de vagas para permitir a promoção na carreira de 244 servidores dessas duas instituições, sendo 184 da Uneb e 60 da Uesc, entre técnicos administrativos e analistas.

Representantes das universidades estaduais de Feira de Santana (Uefs) e do Sudoeste da Bahia (Uesb) ainda não assinaram o acordo com o Governo do Estado, mas também terão direito ao ganho salarial por decisão do governador. No entanto, as promoções e progressões de carreira ainda não estão asseguradas, até que um acordo entre as duas universidades e o Estado seja efetivado. Um projeto de lei com a reestruturação do quadro de vagas da Uneb e Uesc será encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) até esta sexta-feira (24).


Do Portal Bahia Notícias 

Equipe econômica de Bolsonaro fica 'desalentada' após bronca de líder do DEM

Equipe econômica de Bolsonaro fica 'desalentada' após bronca de líder do DEM
Foto: Divulgação
A equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ficou "desalentada" após a bronca dada pelo líder do DEM na Câmara, o deputado federal baiano Elmar Nascimento, na bancada do PSL, segundo a coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo

"Aquilo foi o auge. Agora vai ser luta política da braba", disse um integrante do grupo montado por Guedes, em entrevista à publicação.

Na tribuna da Câmara, Elmar afirmou que o governo Bolsonaro tem adotado "estratégia canalha" para enganar os parlamentares. Também afirmou que "não mexe com laranjas", ao se referir ao fato de o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ser alvo de um inquérito por suposto patrocínio de candidaturas laranjas durante as eleições do ano passado (veja aqui). 


Do Portal Bahia Notícias

'Eu não estou no Nordeste, estou no Brasil', diz Bolsonaro em discurso em Petrolina

'Eu não estou no Nordeste, estou no Brasil', diz Bolsonaro em discurso em Petrolina
Foto: Reprodução / Twitter / Planalto
Na primeira viagem ao Nordeste, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que "o Brasil é nossa pátria, um só povo, uma só raça". "Eu não estou no Nordeste, estou no Brasil", discursou. Ele participa da entrega de chaves de imóveis do programa Minha Casa Minha Vida em Petrolina (PE).

Ele ainda disse que “tem coração pernambucano”. "Sou o presidente de todos vocês. Disse há pouco em reunião com os governadores que temos de botar o Brasil em local de destaque. Juntos chegaremos lá”, projetou.


Do Portal Bahia Notícias

Bahia goleia Inter e estreia no Brasileirão de Aspirantes com triunfo

Na tarde desta sexta-feira (24), Bahia e Internacional iniciaram trajetória no Campeonato Brasileiro de Aspirantes. A equipe de transição do Tricolor não tomou conhecimento dos gaúchos e venceu pelo placar de 3x0, em Pituaçu. Gabriel Esteves, Max e Érison marcaram para o Esquadrão. 
Para vencer o Internacional, o Bahia entrou em campo com: Geovane; Matheus Silva, Ignácio, Jaques e Max (César); Yuri, Luciano Buiú (Lepu), Cristiano (Carlinhos), Gustavo (Érison) e Gabriel Esteves; Caíque (Geovane Itinga).
Na próxima quinta-feira (30), o time sub-23 do Bahia viaja para enfrentar o Ceará, em Fortaleza, às 15h. 
Do Portal Galáticos Online

Vitória empata com o Corinthians na estreia do Campeonato Brasileiro de Aspirantes

O Vitória estreou com empate no Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2019. Nesta quinta-feira (23), no Barradão, a equipe comandada por João Burse ficou no 1 a 1 diante do Corinthians. O time paulista marcou logo aos 2 minutos de jogo, com Hugo. Eron , de pênalti, descontou aos 36 minutos da segunda etapa. 
O Leão entrou em campo com: Ronaldo, Marcelinho, Jorginho, Bruno Bispo e Gabriel; Hebert (Paulo Victor), Maikon Douglas, Ruan Nascimento (Rafael) e Júlio (David); Thiaguinho (Luan Gabriel) e Eron. 
A próxima partida do rubro-negro baiano será na quinta-feira (30) contra o Avaí, às 15h, na Ressacada, em Florianópolis. O Campeonato Brasileiro de Futebol Sub-23, também conhecido como Campeonato Brasileiro de Aspirantes, é uma competição de futebol organizada pela Confederação Brasileira de Futebol com limite de idades de 23 anos, com exceções para três vagas e mais um goleiro.
Do Portal Galáticos Online

Guedes diz que renuncia se ‘reforminha’ for aprovada: ‘Pego avião e vou morar lá fora’

Foto: Isac Nóbrega/PR
Foto: Isac Nóbrega/PR
O ministro da Economia, Paulo Guedes, aumentou o tom para pressionar a aprovação da reforma da Previdência no Congresso Nacional. Em entrevista à revista Veja, Guedes apontou que não aceita um “remendo” no projeto, que transformaria a proposta em uma “reforminha”. 

“Se não fizermos a reforma, o Brasil pega fogo. Vai ser o caos no setor público, tanto no governo federal como nos estados e municípios”, afirmou o ministro. Guedes tem mostrado que é preciso mais empenho do governo federal para articular a apreciação do projeto no Congresso. “Pego um avião e vou morar lá fora. Já tenho idade para me aposentar”, sugeriu o ministro. 

Segundo ele, no entanto, o presidente Jair Bolsonaro tem ajudado no processo de construção dos votos para que a reforma seja aprovada. Economista com passagens pela iniciativa privada, Guedes disse ainda que não fará esforços para se manter como ministro caso o planejamento não siga o almejado. 

“Eu não sou irresponsável. Eu não sou inconsequente. Ah, não aprovou a reforma, vou embora no dia seguinte. Não existe isso. Agora, posso perfeitamente dizer assim: ‘Olha, já fiz o que tinha de ter sido feito. Não estou com vontade de ficar, vou dar uns meses, justamente para não criar problemas, mas não dá para permanecer no cargo’. Se só eu quero a reforma, vou embora para casa”, completou.

Do Portal NS/Fonte: Bahia Notícias