SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 18 de maio de 2019

Acidente com van de divulgação do cantor Wesley Safadão deixa um ferido no Maranhão

Um acidente envolvendo uma van de divulgação do cantor Wesley Safadão foi registrado na tarde dessa sexta-feira (17) no km 436,4 da BR-316, no município de Peritoró, no Maranhão. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PRF-MA), o motorista do veículo ficou ferido.

O cantor Wesley Safadão não se encontrava no carro. Ainda segundo a PRF, o condutor perdeu o controle do veículo, que saiu da pista e sofreu tombamento. O motorista sofreu apenas escoriações no rosto, braço e perna. Ele não teve a identidade revelada. 

A van, com placa de Pernambuco, é usada como apoio da equipe do cantor para divulgação e venda de CDs e DVDs. (Informações do Diário do Nordeste).

Do Portal Interior da Bahia/Fotos:PRF/MA e Divulgação/VC Repórter

Campeonato Barroquense: Atacante do Palmeiras da Minação poderá quebrar hegemonia do craque Eto Miranda como artilheiro

Jonilson da Mota e conhecido Jó do Toco Preto - Foto Reprodução
Após nove jogos disputados, Jonilson da Mota Firmo, o conhecido Jó do Toco Preto, atleta do Palmeiras da Minação, desponta como artilheiro isolado do Campeonato Barroquense de 2019. Jó marcou 16 gols em  9 jogos, contra 7 do craque Eto Miranda do Fluminense, que venceu a disputa pela artilharia nas últimas sete edições do certame municipal.

Jonilson de 25 anos, vem de uma família de atletas. Tem dois irmãos goleiros, Joilton que defende as cores do Grêmio da Ladeira e Téi que sempre jogou pela Minação, mas que este ano não pôde competir, pois se recupera de lesão. O pai, o conhecido Dão, também está, diretamente, ligado ao futebol, além de participar de campeonatos master, Dão é o atual técnico do Grêmio da Ladeira que fez uma excelente campanha na primeira fase, ficando na vice liderança do grupo B.

O detalhe é que Palmeiras e Grêmio se enfrentam nos próximos domingo pela  fase de mata-mata, amanhã de um lado estará o goleiro Joilton e o técnico Dão, do outro o artilheiro Jó e o torcedor Téi. Haja emoção!

O Fluminense de Eto Miranda enfrentará nesta nova fase, o Borussia da Nova Brasília. Os craques pensam, principalmente, na classificação das suas equipes, mas se as vitórias ocorrerem com gols deles, certamente a felicidade será ainda maior.

@ Nossa Voz Esportes

Vitória perde para o São Bento no Barradão e sai de campo vaiado pela torcida

Precisando do triunfo para dar um novo ânimo e não se distanciar do pelotão de frente da Série B do Campeonato Brasileiro, o Vitória recebeu o São Bento no Barradão, neste sábado (18), em partida válida pela quarta rodada da competição. No entanto, com um time cheio de mudanças, o Leão foi batido pelo placar de 3 a 1 e saiu de campo sob vaias da torcida.
Os gols da partida foram marcados por Elton, Fábio Bahia e Régis, que anotou uma pintura. Garcia marcou o gol rubro-negro ainda no primeiro tempo.
Com o resultado, o Leão se mantém com três pontos e ocupa o 15º colocação. O compromisso do clube comandado pelo técnico Cláudio Tencati será no domingo (26), no estádio Antônio Accioly, contra o Atlético-GO.
O JOGO
O primeiro lance de perigo saiu logo aos 4 minutos. Felipe Garcia aproveitou a sobra de bola na área e soltou uma bomba para o gol. Bem colocado, Paulo Vitor defendeu. No rebote, Neto Baiano também tentou balançar a rede, mas chutou em cima do arqueiro do São Bento. 
A resposta do São Bento veio aos 7 minutos. Após o contra-ataque puxado por Régis, Zé Roberto dominou na entrada da área e bateu rasteiro para defesa de Lucas Arcanjo. 
Aos 18, Minho cabeceou bonito, mas foi barrado pela bela defesa de Lucas. 
Minutos depois, Zé Roberto roubou a bola no meio campo e puxou o contra-ataque rápido e tocou para Régis. O meia acertou um belo chute, mas Arcanjo fez uma bela defesa. 
Dois minutos depois, Ruan Potó foi acionado em velocidade e foi derrubado pelo goleiro do São Bento. Na cobrança, Nickson bate forte na direita para defesa de Paulo Vitor.
Na cobrança de escanteio, Nickson mandou na primeira trave, Felipe Garcia subiu mais que todo mundo e acertou uma bela cabeçada, sem chances para Paulo Vitor. 
Aos 44, Felipe Garcia subiu pela direita e cruzou rasteiro para Ruan Potó, que chuta rasteiro. Wesley, de forma milagrosa, tirou em cima da linha. Na sobra, o atacante Neto Baiano mandou para fora.
Segundo tempo 
Aos 8 da segunda etapa, Fernandes dominou pelo meio e deu um lindo chute, exigindo grande defesa de Lucas.
No lance seguinte, Régis bagunçou com o lado esquerdo da defesa do Vitória e fez cruzamento na medida para Elton empatar a partida. 
Aos 33, Fábio Bahia puxou o contra-ataque pelo meio e abriu jogada para Régis, que invadiu a área e bateu cruzado. No rebote do goleiro Lucas, Fábio Bahia, de cabeça, mandou para o fundo das redes. 
Aos 33, Potó cobrou bem o escanteio, Felipe Garcia ganhou por cima e cabeceou forte. A bola passou com perigo no gol do goleiro Paulo Vitor.
No último lance do jogo, Régis fez um verdadeiro carnaval na área do Vitória, limpou o goleiro, deixou Ramon passar lotado e marcou um golaço no Barradão.
FICHA TÉCNICA:
Vitória x São Bento - 4ª rodada da Série B
Data: 18 de maio de 2019 (Sábado)
Horário: 16h30 (de Brasília)
Local: Barradão, em Salvador
Árbitro:  José Mendonça da Silva Junior (PR)
Auxiliares: Luciano Roggenbaum (PR) e Jefferson Cleiton Piva da Silva (PR)
Cartões amarelos: Paulo Vitor, Fernandese e Zé Roberto(São Bento); Ruan Potó e Marciel (Vitória)  
Gols: Felipe Garcia (Vitória); Elton, Fábio Bahia e Régis (São Bento)

Vitória: 
Lucas Arcanjo; Matheus Farinha (Welisson), Éverton Sena, Ramon e Capa; Léo Gomes, Marciel e Nickson (Matheus Manga); Ruan Potó, Felipe Garcia e Neto Baiano (Anselmo Ramon). Técnico: Cláudio Tencati
São Bento: 
Paulo Vitor; Bruno Moura, Wesley, Élton e Mansur; Fábio Bahoa, Régis, Pablo (Cafu), Paulinho (Fernandes) e Minho (Doriva); Zé Roberto. Técnico: Doriva
Do Portal Galáticos Online

Vitória 1x3 São Bento - Melhores Momentos da Série B 2019

          

Serrinha: Botafogo/Ba goleia o Bahia pelo Campeonato dos Enferrujados; Portuguesa goleia e assume a liderança

Na tarde deste sábado (18), o Botafogo/Ba goleou o Bahia pelo placar de 6x2 pelo 12º Campeonato Society dos Enferrujados Sênior da Arena Pedrão no Alto da Bandeira em Serrinha e ultrapassou o adversário no saldo de gols.

No grupo de WhatsApp e na preleção antes da partida, os jogadores do Bahia tinham alertado para ter atenção e povoar o meio campo da equipe, porém, em campo, não colocaram nada em prática e levaram a goleada.

Com um futebol envolvente, o Botafogo/Ba jogou fácil e aproveitou a sonolência dos jogadores do Bahia, especialmente do meio e ataque e encaixou os contra-ataques e fizeram o placar elástico.

O Botafogo abriu 2x0, mas viu o Bahia empatar no final do primeiro tempo, no entanto, na segunda etapa o Botafogo/Ba aproveitou um apagão do adversário para ampliar o placar em 6x2.

Portuguesa goleia e assume a liderança


No segundo jogo da tarde deste sábado, a Portuguesa aplicou uma goleada de 4x2 no Ipiranga.

Com esta vitória, a Portuguesa assumiu a liderança do Campeonato dos Enferrujados Sênior, com 12 pontos ganhos e espera o jogo do Palmeiras contra o Vitória neste domingo para saber se ficará na primeira colocação. O Palmeiras tem 9 pontos e pode chegar aos 12.

Como o Vitória não tem mais chance de classificação, alguns jogadores disseram que não vão para o jogo. No entanto, se não forem e o time tomar WO, os que faltarem serão punidos e ficarão vários anos sem poder participar desta competição.


Classificação do Sênior:

1º - Portuguesa - 12 pontos - marcou 19 e sofreu 14 - Saldo de 5 gols
2º - Botafogo - 9 pontos - marcou 24 e sofreu 12 - Saldo de 12 gols
3º - Bahia - 9 pontos - marcou 22 e sofreu 18 - Saldo de 4 gols
4º - Palmeiras - 9 pontos - marcou 13 e sofreu 9 - Saldo de 4 gols
5º - Ipiranga - 3 pontos - marcou 16 e sofreu 27 - Saldo de 11 gols negativos
6º - Vitória - 0 ponto - marcou 7 e sofreu 21 - Saldo de 14 gols negativos

Classificação do Super Sênior:

1º - Bahia - 9 pontos - marcou 8 e sofreu 5 - Saldo de 3 gols
2º - Goiás - 6 pontos - marcou 10 e sofreu 5 - Saldo de 5 gols
3º - Ipiranga - 2 pontos - marcou 6 e sofreu 11 - Saldo de 5 gols negativos
4º - Chapecoense - 1 ponto - marcou 5 e sofreu 8 - Saldo de 3 gol negativo

Próximo jogo do Sênior:

Domingo (19/05/2019), às 9:30 - Palmeiras x Vitória

Próximos jogos do Super Sênior:

Domingo (19/05/2019), às 7:30 tem Bahia x Chapecoense
                às 8:30 tem Goiás x Ipiranga 
(Disputa da fase semifinal sendo que o Bahia e o Goiás jogam pelo empate)

No domingo dia 26/05 só terá jogos do Campeonato Super Sênior, com a disputa do 3º e 4º lugares e a grande final

Os times classificados no Campeonato Sênior vão folgar nesta data e só voltam a campo no domingo, dia 2 de junho, pela fase semifinal.


















Por Cival Anjos


Líder do DEM, Elmar Nascimento defende restringir edição de Medida Provisória

Líder do DEM, Elmar Nascimento defende restringir edição de Medida Provisória
Foto: Divulgação
Líder do DEM na Câmara, o deputado federal baiano Elmar Nascimento quer alguma restrição à edição de Medidas Provisórias. Para ele, o mecanismo, apesar da previsão constitucional de que as medidas versem sobre temas de "relevância e urgência", acabam servindo, na prática, para o presidente da República legislar sobre diversos assuntos.

"Estamos estudando se será via PEC (Proposta de Emenda à Constituição). Isso não é um problema só do atual governo. Todos os governos vêm legislando muito via Medida Provisória, e nós queremos estabelecer com mais clareza as situações em que elas podem ser emitidas", afirmou Elmar, em entrevista ao jornal O Globo.

O deputado disse, ainda, que já pediu para sua assessoria fazer um pente-fino nas propostas que tramitam na Câmara dos Deputados, para não ficar "a reboque" da pauta do governo. 


Do Portal Bahia Notícias

Bolsonaro sanciona projeto que isenta partidos de multas por infrações

Bolsonaro sanciona projeto que isenta partidos de multas por infrações
Foto: Marcos Corrêa/PR
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) sancionou nesta sexta-feira (17) projeto aprovado pelo Congresso que anistia multas aplicadas a partidos, entre elas as decorrentes da não aplicação de ao menos 5% das verbas públicas para a promoção e difusão da participação política das mulheres.

O texto aprovado diz que não sofrerá punição, como ter as contas rejeitadas, o partido que tiver usado estes recursos para financiar campanha de candidatas mulheres até as eleições de 2018. Este uso alternativo foi proibido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em 2018. No entendimento da Corte, recursos de incentivo à participação das mulheres na política são diferentes do dinheiro que financia campanha de candidatas específicas.

O projeto também diz que os partidos que ainda tenham saldo desses recursos de anos anteriores poderão utilizá-los para a finalidade original, ou seja, para os programas de incentivo à participação feminina. Bolsonaro é do PSL, partido que é investigado em Minas Gerais e Pernambuco sob suspeita de desvio de recursos públicos por meio de candidaturas femininas de fachada. Os casos foram revelados pela Folha de S.Paulo.


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

De olho na prefeitura de São Paulo, Datena pede desfiliação do DEM

De olho na prefeitura de São Paulo, Datena pede desfiliação do DEM
Foto: Divulgação
De olho na prefeitura de São Paulo, o apresentador da Band, José Luiz Datena, protocolou, no início desta semana, pedido de desfiliação do DEM – partido que é presidido nacionalmente pelo prefeito de Salvador, ACM Neto.

Datena aderiu ao DEM no ano passado, quando ensaiou ser candidato ao Senado. Ele formalizou o pedido para deixar a sigla em meio a conversas com o PSL e outras legendas sobre a possibilidade de concorrer à prefeitura de São Paulo no ano que vem.

Sobre o reboliço que o flerte com a prefeitura causou, o apresentador disse em entrevista à coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo: “O meio político parece ter medo da minha entrada. Talvez porque minha candidatura tenha chance razoável”. 


Do Portal Bahia Notícias

Dupla é presa após Guarda Municipal apreender porções de maconha em Queimadas

Foto: Divulgação/GCM
Foto: Divulgação/GCM
A Guarda Civil Municipal (GCM) prendeu dois jovens com drogas na localidade conhecida como ‘Rua da Palha’, em Queimadas, região sisaleira da Bahia, na manhã deste sábado (18). 

Segundo o comandante da corporação, Adalberto José de Souza, uma guarnição fazia patrulhamento quando abordou Wesley Gomes e Werison Lopes, ambos de 19 anos. Foram apreendidas 11 porções de maconha, além de um cigarro da mesma droga, informou o comandante da GCM. 

A dupla foi encaminhada à delegacia da cidade para as medidas cabíveis. Dois adolescentes que estavam com eles foram entregues aos pais e devem comparecer na delegacia na segunda-feira (20).
Notícias de Santaluz

Jovem morre após ser baleado próximo a posto de combustíveis em Araci

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O jovem Jildeon Meireles Lopes, de 19 anos, foi morto a tiros na manhã deste sábado (18), em Araci, na região sisaleira da Bahia. O crime aconteceu por volta das 10h20, próximo a um posto de combustíveis localizado às margens da BR-116, na altura do bairro Tiracolo. 

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima foi baleada por dois indivíduos encapuzados que chegaram ao local em um carro modelo Focus. Ainda segundo a PM, a dupla teria anunciado um assalto antes de efetuar vários disparos contra a vítima. 

Jildeon chegou a ser socorrido por familiares e levado para o hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia Militar fez buscas pelos suspeitos, mas ninguém foi preso até a publicação desta matéria. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Serrinha e a Polícia Civil de Araci deve investigar o caso.
Notícias de Santaluz

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Vem aí o Forró da Mari em Serrinha

Depois do sucesso da Sextaneja para ajudar a garotinha Mariana, agora será a vez do "Forró da Mari" que começa ser badalado.

Quando se trata de solidariedade, o Portal do Cival Anjos está dentro para ajudar também! Vamos lutar até conseguir juntar este alto valor que Mari precisa!

Solidariedade: Serrinhense Dony Terrier foi convidado para lutar no México e você pode ajudar

Foto: Reprodução de redes sociais
Uma das novas promessas do MMA é da cidade de Serrinha. Adonilton Muniz de Matos Silva o “Dony Terrier”, de 31 anos, é faixa preta de jiu-jitsu e muay thai. O serrinhense, que luta profissionalmente há cerca de seis anos, viaja para o México com brevidade. 

No entanto, ele tem enfrentado muitas situações adversas em sua carreira profissional. Há oito anos no MMA, tem uma história vitoriosa com 23 lutas, sendo 16 vitórias, 7 derrotas e uma no contest (decisão técnica).Dony foi convidado para lutar no México nos dias 06 e 20 de julho e você pode ajudar. O custo da viagem com despesas chega em média R$ 5 mil reais. Neste domingo (19), às 11h, será realizada uma feijoada e um baba dos amigos, na Arena Bodão, no bairro do Recreio. em Serrinha. Toda verba arrecadada será direcionada à viagem de Dony Terrier para o México. Você pode ajudar? Deposite qualquer quantia na Conta deste esportista
Banco do Brasil
Conta: 65516 – 3
Agência: 0225 – 9
Tatiane B. Oliveira.
Maiores informações: (75) 9 98365 – 4665.

Do Portal A Voz do Campo

BR-116/Norte: Jovem é atropelado e morre entre Teofilândia e Serrinha

Foto: Montagem Teofilândia Acontece
Na manhã desta sexta-feira (17), José Carlos Santana Oliveira, popular “Cafutir”, morreu após ser atropelado na BR-116/Norte, na altura do povoado Cebola Podre, entre Teofilândia e Serrinha. 

Segundo o site Teofilândia Acontece, morador do povoado Brasa, zona rural de Teofilândia, “Cafutir” morreu na hora. Segundo populares, ele teria sido atropelado por uma carreta, de dados não anotados. 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha removeu o corpo.

Do Portal A Voz do Campo

Rumor sobre impeachment de Bolsonaro volta a circular nos Poderes, diz coluna

Rumor sobre impeachment de Bolsonaro volta a circular nos Poderes, diz coluna
Foto: Marcos Corrêa/PR
A crise vivida pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) fez a palavra impeachment voltar a circular nos Poderes, segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a publicação, o cenário de fraqueza econômica, instabilidade política e aprofundamento das apurações contra o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) – filho do presidente – fizeram a discussão retornar. O tom é de resignação pela incapacidade do governo de dar vazão uma pauta efetiva.


Do Portal Bahia Notícias

Caixa inicia a programa de demissão voluntária para 3,5 mil funcionários

Caixa inicia a programa de demissão voluntária para 3,5 mil funcionários
Foto: Reprodução / G1
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nesta sexta-feira (17) a funcionários do banco que um programa de demissão voluntária (PDV) que busca a redução de 3,5 mil posto de emprego do seu quadro.

O público alvo do programa são 28 mil funcionários que tem suas atividades na matriz e em escritórios regionais do banco. O período para aderir ao PDV começa na segunda-feira (20/5) e vai até o começo de junho, diz a Época Negócios.

A instituição informou que irá chamar os aprovados no concurso de 2014, conjuntamente com esse plano de demissão.Ainda não há uma estimativa de quantos serão contratados, mas a expectativa é de que até 25% desse público seja composto por pessoas portadoras de deficiência física.

A Caixa Econômica possuía 85 mil funcionários até o final de 2018.

Do Portal Bahia Notícias

Taiwan se torna o primeiro país asiático a legalizar casamento gay

Taiwan se torna o primeiro país asiático a legalizar casamento gay
Foto: Reprodução / O Globo
Taiwan legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo nesta sexta-feira (17), e se tornou o primeiro país da Ásia a permitir a medida.Os parlamentares taiwaneses aprovaram, por 66 votos a favor e 27 contra, uma lei que autoriza "uniões permanentes exclusivas" para casais do mesmo sexo e deixa que eles peçam um "registo de casamento" em agências governamentais.

A lei que foi votada, deu aos casais do mesmo sexo quase todos os direitos associados a um casamento, que incluem questões como impostos, seguro e guarda de crianças. Porém, não foi posto na legislação a equiparação completa dos direitos de adoção. Casais homossexuais de Taiwan poderão registar seu casamento a partir de 24 de maio, segundo a Agência Brasil.

A votação aconteceu justamente no Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia e representou uma grande vitória para a comunidade LGBT do país. Milhares de defensores dos direitos dos homossexuais,que aguardavam o resultado da votação no parlamento, se abraçaram sob chuva quando a aprovação foi anunciada.

Grupos conservadores afirmaram que a aprovação não reflete a vontade da população. Parlamentares da ala conservadora tentaram remover referências ao casamento e propuseram outro nome para as uniões do mesmo sexo, mas esses projetos foram descartados.

Do Portal Bahia Notícias

Cientista brasileira cria caneta que detecta câncer durante cirurgia

Cientista brasileira cria caneta que detecta câncer durante cirurgia
Foto: Reprodução / Youtube
Um instrumento parecido com uma caneta e que tem a capacidade de detectar células tumorais foi criado pela cientista brasileira Livia Schiavinato Eberlin, de 33 anos. Com formação em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e chefe do laboratório de pesquisa da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos, Lívia iniciou o estudo que culminou na elaboração do equipamento há quatro anos.

Segundo o portal Uol, o dispositivo é capaz de extrair moléculas de tecido humano e apontar, no material analisado, a presença de células cancerosas. A tecnologia está em estudo, mas já teve resultados promissores ao ser usada na análise de 800 amostras de tecido humano. 

Em entrevista exclusiva ao jornal O Estado de S. Paulo, a pesquisadora explicou que o objetivo da caneta, chamada de MacSpec Pen, certificar, durante uma cirurgia oncológica, que todo o tecido tumoral foi removido do corpo do paciente.

"A caneta tem um reservatório preenchido com água. Quando a ponta dela toca o tecido, capta moléculas que se dissolvem em água e são transportadas para um espectrômetro de massa, equipamento que caracteriza a amostra como cancerosa ou não", explicou a cientista.

Do Portal Bahia Notícias

Polícia procura grupo terrorista que ameaça matar Bolsonaro e ministros

Polícia procura grupo terrorista que ameaça matar Bolsonaro e ministros
Foto: Divulgação
A divisão antiterrorismo da Polícia Federal (PF) está tentando descobrir a identidade dos integrantes de um grupo extremista que ameaça matar o presidente Jair Bolsonaro e dois ministros.

Autointitulado “Sociedade Secreta Silvestre”, o movimento se diz “ecoterrorista” e “anticristão” e tem feito “ameaças a figuras públicas, notadamente ao presidente da República Jair Messias Bolsonaro”, de acordo com o documento obtido pela revista Veja.

Em dezembro do ano passado, o grupo disse que poderia promover um atentado na cerimônia de posse presidencial. Na época, a polícia desarmou uma bomba colocada na porta de uma igreja que fica a cerca de 50 km do Palácio do Planalto.

Recentemente, a “Sociedade Secreta” incendiou dois carros numa das sedes do Ibama, em Brasília. No local, a polícia localizou fragmentos de uma bomba caseira. O grupo assumiu a autoria do atentado e anunciou que o próximo alvo será o ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente.


Do Portal Bahia Notícias

Pesquisa aponta que 388 pessoas morrem por dia no Brasil por hipertensão

Pesquisa aponta que 388 pessoas morrem por dia no Brasil por hipertensão
Foto: Divulgação
Cerca de 388 pessoas morrem por dia no Brasil devido à hipertensão. Dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) apontam que, em 2017, o país registrou 141.878 mortes devido à doença ou a causas relacionadas a ela.

Segundo o Ministério da Saúde, os dados mostram que 37% dessas mortes são precoces. Já a pesquisa Vigitel 2018 diz que os mais afetados pela hipertensão são idosos com mais de 65 anos. A pesquisa entrevistou pessoas com mais de 18 anos em todas as capitais brasileiras.

O resultado aponta que 24,7% dos entrevistados brasileiros afirmaram possuir o diagnóstico da doença. A hipertensão, de acordo com os dados, a prevalência da hipertensão aumentou nos últimos 12 anos. 
A pesquisa Vigitel 2018 ainda destaca que as pessoas com menor escolaridade são as mais afetadas. Do público com menos de oito anos estudo, 42,5% disse sofrer com a doença; dos com 9 a 11 de estudo, 19,4%; e dos com nível superior, doze ou mais, 14,2%.


As capitais com maior prevalência são Maceió (27,1%); Recife (26,5%); João Pessoa (26,1%); Campo Grande (26%); e Vitória (25,2%). E as com menores índices: São Luís (15,9%); Porto Velho (18,0%); Palmas e Boa Vista (18,6%); além de Belém (20,9%).

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Acontece quando os valores máximo e mínimo são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9), fazendo com que o coração exerça um esforço maior do que o normal para fazer a distribuição do sangue no corpo.  A doença é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC), enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. A prevenção está ligada a uma dieta equilibrada e a realização de atividades físicas.

Do Portal Bahia Notícias

Rainha Elizabeth abriu vaga de emprego com salário de R$ 155 mil

Rainha Elizabeth abriu vaga de emprego com salário de R$ 155 mil
Foto: Reprodução / G1
A rainha Elizabeth 2ª anunciou a abertura de uma vaga de emprego, no Linkedin - rede social de cunho corporativo. A The Royal Household, organização que organiza e da apoio à monarca em suas atividades oficiais, está buscando um gerente de comunicações digitais.

Como missão, o candidato terá que encontrar "novas maneiras de manter a presença da rainha aos olhos do público e no cenário mundial".Como atividade do cargo, será de fazer a cobertura de visitas de Estado, cerimônias de premiação,  engajamento real e escrita de artigos para o novo site da The Royal Household que será "visualizado por milhões", diz o anuncio segundo a Folha de São Paulo.


O salário, que chega a 30 mil libras anuais, que vale R$ 155 mil. Como benefícios do cargo estão, plano de aposentadoria, 33 dias de férias incluindo feriados, almoço gratuito, treinamento de desenvolvimento profissional, acesso à rainha e à família real.

Do Portal Bahia Notícias

Barrocas: Pensando em 2020, Prefeito apresenta novos filiados a partido da sua base

Foto: Reprodução
Na quinta-feira (16), sem deixar claro em qual partido os ex-adversários foram alocados, o Prefeito José Jailson de Lima Ferreira que é filiado ao MDB - Movimento Democrático Brasileiro, comemorou a oficialização de nomes conhecidos da política local ao seu grupo político, através da filiação à um dos partidos da sua base.

"Sempre por uma Barrocas melhor", escreveu Jai de Barrocas em postagem sobre as filiações dos nomes e afirmou: "É com muita satisfação que recebi os amigos Jobel, Júlio De Tinho, Zé Inácio, Pimba de Ziza, Dedé da Lagoa do Velho e Formigão que, devido ao nosso comprometimento e responsabilidade com o município de Barrocas, filiaram-se ao nosso partido político. Obrigado a todos pelo apoio e confiança...".

Pimba de Ziza, Jai de Barrocas e Júlio de Tinho - Foto: Reprodução
Uma fonte consultada pelo JNV, revelou que o destino dos recém chegados, nenhum dos nomes participou da campanha vitoriosa do conhecido Jai de Barrocas na última eleição, foi o PRB - Partido Republicano Brasileiro. O Republicanos como é chamado, é um partido político de centro-direita brasileiro criado em 2003.

No dia seguinte ao encontro (17 de maio), o Chefe de Gabinete Etiel Ramos, se apresentou como presidente do PRB em Barrocas e comemorou: "Durante essa semana tive a honra de exercer mais uma função importante no nosso município, presidente do partido em 2020, Prefeito apresenta novos filiados a partido da sua base do PRB municipal e já entramos filiando vários amigos com nome político municipal e ao lado do prefeito municipal Jai", escreveu em sua página no Facebook.

Jobel Miranda, Jai de Barrocas e Dedé do Tanque das Pombas
@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Biotecnologia melhora produção de caprinos na Bahia; animal pode ter 300% a mais de carne por dia

Projeto promove melhoramento na produção de caprinos, no sudoeste da Bahia | Foto: Divulgação
Projeto promove melhoramento na produção de caprinos, no sudoeste da Bahia | Foto: Divulgação
Um projeto de melhoria genética tem aumentado a qualidade das cabras da região de Mirante, no sudoeste da Bahia. Conforme pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), responsável pelo projeto “Transferência de Embriões Caprinos”, a cabra que nascer desse processo de melhoria pode, por exemplo, ter um aumento de até 300% de carne por dia. 

A pesquisa, coordenada pelo professor Jurandir Cruz, do Departamento de Fitotecnia e Zootecnia (DFZ), é realizada por meio da escolha de dois reprodutores caprinos do projeto com uma genética avançada para a fecundação. Com isso, as cabras dos produtores recebem o embrião, gerando uma cabra com qualidade melhor. 

De acordo com o professor, a técnica já existe, a diferença é a utilização dessa biotecnologia a serviço dos produtores de baixa renda da região. Além disso, o tempo que um produtor levaria com investimento financeiro para desenvolver um animal com essa qualidade, que chegaria a oito anos, diminui para seis com a técnica. 

O trabalho é realizado em parceria com o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Bruno Bastos, e também com o médico veterinário Thiago Feitosa.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Vitória contrata zagueiro do Athletico Paranaense

Após anunciar as contratações dos meias Felipe Gedoz e Wesley, o Vitória acertou com o zagueiro Zé Ivaldo, que pertence ao Athletico Paranaense. Mais uma vez o presidente anunciou um reforço através do seu Twitter.
O defensor participou de 8 partidas nesta temporada pelo Furacão, sendo 7 pelo Campeonato Paranaense e uma pela Taça Libertadores.
Ano passado ele entrou em campo em 36 oportunidades, somando estadual, Série A e Copa do Brasil.
José Ivaldo Almeida da Silva tem 22 anos e nasceu em Maceió-AL. Ele estreou como profissional no dia 2 de maio de 2015, na vitória do Furacão por 5 a 0 diante do Nacional-PR, pelo Campeonato Paranaense.
Do Portal Galáticos Online

Vitória acerta com Felipe Gedoz e mais um jogador do Palmeiras

O presidente do Vitória, Paulo Carneiro, anunciou através do seu Twitter duas contratações: o meia-atacante Felipe Gedoz, que pertence ao Athletico Paranaense e o meio-campista Wesley, do Palmeiras, ambos por empréstimo até o final desta Série B.
A informação do meia-atacante Felipe Gedoz foi dada em primeira mão pelo apresentador José Eduardo, através do Galáticos Online.
A última partida dele foi no dia 10 de novembro do ano passado, quando atuava pelo Goiás, na Série B. Ao voltar ao Furacão, foi afastado e treinava à parte do principal elenco. Ele jogou em 18 partidas na Segunda Divisão de 2018 e marcou 4 gols.
Já Wesley é um atleta do sub-20 da equipe paulista, que fez a "dancinha do créu" de Vinícius, ex-jogador do Bahia, na partida em que o Palmeiras venceu o Vitória por 4 a 1, no Barradão, pelo jogo de ida da final do Campeonato Brasileiro Sub-20. Após a péssima repercussão, o jogador pediu desculpas no dia seguinte (Relembre Aqui).
Wesley Ribeiro da Silva esteve em campo na última quinta-feira (16), na final da Copa do Brasil Sub-20, quando o Cruzeiro venceu o Verdão por 4 a 3, mas o título ficou com o time paulista por ter vencido o jogo de ida por 2 a 1.
Do Portal Galáticos Online