SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 4 de maio de 2019

Tite vai à China para observar Renato Augusto e conversa com Talisca antes da convocação

A Copa América se aproxima e o técnico da Seleção Brasileira faz suas últimas observações antes da convocação final. Neste sábado, Tite esteve na China e acompanhou a vitória de 1 a 0 do Beijing Guoan, de Renato Augusto, sobre o Guangzhou Evergrande, do também brasileiro Paulinho. Com o resultado, o time da capital abriu ainda mais na liderança do Campeonato Chinês.
Renato foi um dos grandes nomes da partida entre o líder e o até então vice-líder, na cidade de Guangzhou. O gol da vitória nasceu dos pés do brasileiro, aos 20 minutos do segundo tempo, com bela tabela com o atacante espanhol Jonathan Viera, que marcou o tento. O Beijing chegou aos 24 pontos, agora cinco à frente do Shanghai SIPG. 
Aproveitando a presença no estádio, Tite ainda conversou com Anderson Talisca nas tribunas. O jogador ex-Bahia ficou de fora da partida por conta de uma lesão, mas vem se destacando nesta temporada e, inclusive, já foi convocado pelo comandante.
Na próxima terça-feira, o Beijing recebe o Jeonbuk Motors, da Coreia do Sul, em outro jogo que terá a presença de Tite no estádio. E é a partida que pode valer a classificação do Beijing para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Ásia. O Jeonbuk lidera o Grupo G, com 9 pontos, seguido pelo Beijing, que tem 7. O Urawa Reds, do Japão, tem 4 e o Buriram United, da Tailândia, segura a lanterna, com 3.
A convocação da Seleção Brasileira para a Copa América sai em 17 de maio. O torneio continental acontece entre os dias 14 de junho e 7 julho. Antes, porém, o Brasil encara Catar e Honduras em amistosos de preparação, nos dias 5 e 9 de junho, em Brasília e Porto Alegre, respectivamente.
Do Portal Galáticos Online

Bahia encaminha acerto com Camilo e aguarda aval do Inter para fechar negociação

O meia Camilo está próximo de fechar com o Bahia. Segundo o site GloboEsporte.com, o meia tem conversas avançadas com o Bahia e pode reforçar o time de Roger Machado no Campeonato Brasileiro.
A diretoria terá uma conversa com o clube gaúcho para tentar conseguir a liberação do jogador antes do fim de seu vínculo, que expira em 19 de julho.
A preocupação é com o limite de jogos para transferências de jogadores no Campeonato Brasileiro. Até o fim do contrato de Camilo com o Inter, o grupo de Odair Hellmann terá disputado 10 partidas pela competição. O regulamento só permite que um atleta defenda outro clube se tiver atuado no máximo em seis jogos.
Do Portal Galáticos Online

Serrinha: Ipiranga vence o Vitória e ainda sonha com a classificação

Na tarde deste sábado (4), o Ipiranga acendeu as esperanças de classificação ao vencer o Vitória, de goleada por 7x0, pelo 12º Campeonato Society dos Enferrujados Sênior da Arena Pedrão no Alto da Bandeira, em Serrinha.

O Ipiranga que não tinha nenhum ponto foi a 3 e pode chegar a 6 pontos. Mas precisa torcer por uma derrota no jogo entre Botafogo/Ba e Palmeiras neste domingo.

Mesmo assim, as chances são bem remotas, pois o Ipiranga tem um saldo negativo de 9 gols e o Botafogo tem 10 gols de saldo positivo e o Palmeiras tem um saldo positivo de 2 gols.

O Ipiranga tem que torcer para um perder. Golear a forte Portuguesa no próximo sábado, às 16h e o Bahia golear o Botafogo no domingo ou o Vitória golear o Palmeiras no sábado seguinte. A missão não é fácil, mas em se tratando de futebol tudo pode acontecer, inclusive nada.
 

Classificação do Sênior:

1º - Bahia - 9 pontos - marcou 20 e sofreu 12 - Saldo de 8 gols
2º - Portuguesa - 9 pontos - marcou 15 e sofreu 12 - Saldo de 3 gols
3º - Botafogo - 6 pontos - marcou 18 e sofreu 8 - Saldo de 10 gols
4º - Palmeiras - 6 pontos - marcou 11 e sofreu 9 - Saldo de 2 gols
5º - Ipiranga - 3 pontos - marcou 14 e sofreu 23 - Saldo de 9 gols negativos
6º - Vitória - 0 ponto - marcou 7 e sofreu 21 - Saldo de 14 gols negativos

Classificação do Sênior:

1º - Bahia - 9 pontos - marcou 8 e sofreu 5 - Saldo de 3 gols
2º - Goiás - 3 pontos - marcou 8 e sofreu 5 - Saldo de 3 gols
3º - Ipiranga - 2 pontos - marcou 6 e sofreu 11 - Saldo de 5 gols negativos
4º - Chapecoense - 1 ponto - marcou 5 e sofreu 6 - Saldo de 1 gol negativo

Próximos jogos do Sênior:

Neste domingo, às 8:30 tem Botafogo x Palmeiras

Próximos jogos do Super Sênior:

Domingo, às 7:30 tem Goiás x Chapecoense

Por Cival Anjos

Riachão do Jacuípe: Homem mata irmão com facada e permanece no local do crime


Um homem matou o próprio irmão com uma facada durante uma briga na cidade de Riachão do Jacuípe, a 66 km de Serrinha. De acordo com informações colhidas pela reportagem, o crime ocorreu por volta das 15h deste sábado (4), no bairro Bela Vista.

Segundo a polícia, testemunhas contaram que o vendedor ambulante Luiz Arcanjo Santos Deus, conhecido como "Baixinho do Picolé", bebia com o agressor identificado apenas pelo apelido de "Xinha" em um bar, quando começaram uma discussão. Ainda não há informações sobre o que teria motivado o desentendimento entre os irmãos.



No momento da confusão, Xinha deu uma facada em Luiz. A vítima ainda correu pedindo socorro, mas caiu no meio da rua e não resistiu aos ferimentos. Após o crime, Xinha permaneceu no local consumindo cigarros até a chegada dos policiais e confessou o crime.

A investigação aponta que o autor do crime matou o irmão com uma facada na barriga. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha. O suspeito foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Riachão, onde funciona a Central de Flagrantes (CF) da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).


Acusado permaneceu no local até a chegada dos policiais e confessou o crime

Do Portal Clériston Silva


Festival de golzinho dia 26 de maio


Sem estádio em Serrinha, final do Campeonato Master será no campo de Zé de Kelé

Na manhã deste domingo (5) vai ser realizada a grande final do Campeonato Master de Serrinha. Uma decisão sem seu palco oficial.

Por incompetência da atual gestão que destruiu o estádio Mariano Santana "Marianão", Acec e Biritinga farão a final no campo de Zé de Kelé, na Lagoa de Fora, zona rural do município de Serrinha.

A liga serrinhense pecou ao fazer um campeonato, que sempre teve sua decisão no estádio, sem saber onde os clubes decidiriam o título.

Fica um alerta para a liga e organizadores de competições no município de Serrinha. Sem o estádio, palco das grandes finais, as decisões perdem o seu atrativo. 

Por Cival Anjos

Serrinha: Resultados da Copa Projef

Confira os resultados da Copa Projef 2019. Jogos realizados no Sukatão em Serrinha na tarde deste sábado, dia 4 de maio.

Craque do Futuro 0x1 Escrete, Projef 3x1 Santa, Toque de Bola 2x3 Comercial.

Confrontos da fase semifinal no próximo sábado (11):

Às 14:30: Comercial x Escrete
Às 15:30: Projef x Toque de Bola






Por Cival Anjos, com informações e fotos de Cláudio Ribeiro

Serrinha: Serrinhense Adriano PT é sepultado em São Paulo

Você vai e deixa saudade!
Nesta sexta-feira (3), uma notícia deixou a população serrinhense muito triste: a morte do desportista Adriano, conhecido por PT da Rodagem.

PT era amante do futebol e recentemente fez um belo trabalho com garotos no seu time, o Real Betis, que inclusive disputou o Campeonato dos Amigos Sub-11 e Sub-13 no campo do Juazeiro Grande.

O serrinhense morreu em São Paulo e a família fez o apelo na rádio Continental AM de Serrinha, no programa de Cival Anjos, para consegui trazer o corpo para ser sepultado em sua cidade natal.

Por falta de apoio da secretaria municipal de ação social de Serrinha para fazer o traslado, as pessoas se mobilizaram para ajudar, inclusive no grupo de WhatsApp "Notícias e Informações" onde vários componentes se sensibilizaram e ajudaram.

A sociedade e alguns políticos serrinhenses também fizeram a sua parte e chegaram ao valor necessário de R$ 3.600,00, mas, infelizmente, a esposa sepultou na manhã deste sábado, em São Paulo mesmo. Com isso, as pessoas estão recebendo seus valores de volta e os agradecimentos da família enlutada.

Se a prefeitura tivesse agido e fizesse a sua parte, o corpo teria vindo para a cidade, mas infelizmente mais uma vez não foram eficientes. Isto causa uma grande indignação e comoção na população local.

Por Cival Anjos

Campeonato Barroquense: Mesmo com poucas vagas em disputa, 8ª Rodada promete fortes emoções.

Além das vagas em disputa no Grupo B, em ambos tem liderança, invencibilidade e artilharia em jogo. Ou seja essa Rodada reserva fortes emoções ao torcedor que acompanha atentamente o Futebol Barroquense.

No Grupo A só o Santa Cruz continua invicto, classificado, o time que ocupa a terceira posição e tem chances de assumir a vice liderança nessa rodada. Mas precisa vencer a forte Baraúna do Rumo e torcer contra o Cruzeiro do Curralinho. Já o líder Fluminense, conta com um jogador com fome de gols, Eto Miranda tem 7 e quer porque quer, superar os 9  gols do artilheiro Nem do Vasco. Eto disse que respeita o adversário, mas vai motivado para o campo amanhã contra o Botafogo do Periquito.

Neste Grupo duas equipes ainda não perderam, os invictos são a líder Baraúna do Rumo e o vice líder Grêmio da Ladeira, já a artilharia tá com o Vasco que ocupa a quarta posição e ainda precisa se preocupar com a classificação.

Vaja os jogos de amanhã.


O jogo Vasco do Rosário x Chapa do Alto Alegre será disputado às 8:30 na Lagoa da Cruz. Além deste, outros três jogos serão disputados pela manhã: Palmeiras da Ipoeira X Cruzeiro, Grêmio da Ladeira X Borussia da Nova Brasília, Minação X Náutico do Alambique.

@ Nossa Voz Esportes

Jovem com mandado em aberto pela Justiça de Feira de Santana é preso em Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz
Foto: Notícias de Santaluz
Robert Lima dos Santos, de 27 anos, foi preso na tarde deste sábado (4), em Santaluz, na região sisaleira da Bahia. 

De acordo com a PM, o jovem foi abordado na Rua Rio Branco, após denúncia informando que ele e outras pessoas estavam nas imediações da feira livre do município em atitude suspeita. 

Durante a abordagem, os militares realizaram consulta ao Banco Nacional de Mandados de Prisão e descobriram que havia um mandado de prisão preventiva expedido contra o jovem em novembro de 2017, pela comarca de Feira de Santana, cidade onde ele reside. Conforme a polícia, não há detalhes sobre qual crime ele cometeu. 

Robert foi encaminhado ao plantão da Polícia Civil no município de Valente, onde ficou à disposição da Justiça.
Notícias de Santaluz

Vitória 2 X 1 Vila Nova - Melhores Momentos - Série B 2019

            

Xô, zica! Vitória bate o Vila Nova e quebra jejum de 13 partidas sem vencer

Despois de quase três meses sem saber o que é vencer, o Vitória, enfim, quebrou o retrospecto negativo que o cercava. Diante do Vila Nova, neste sábado (4), no Barradão, o rubro-negro baiano venceu o duelo por 2 a 1. A última vez que a torcida rubro-negra havia comemorado um triunfo foi no dia 6 de fevereiro, quando goleou o Jequié por 4x0, pela quarta rodada do Campeonato Baiano.
Os gols do Vitória foram marcados por Ruan Potó. Neto Moura descontou para o Vila Nova.
Agora, o Leão enfrenta o Guarani, na próxima segunda-feira (13), no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Com o resultado, o time comandado por Cláudio Tencati ocupa, momentaneamente, a nova posição do certame nacional com três pontos.
O JOGO
O primeiro lance de perigo foi do time visitante. Aos 14 minutos, Hélder recebeu de Alan Mineiro na intermediária e soltou a bomba.  Caíque se esticou para evitar o gol do Vila.
Aos 22, Joseph deu belo lançamento para Jeferson. O ex-lateral do Vitória cruzou para Neto Moura, que completou para o fundo das redes.
No lance seguinte, o Vitória tentou dar a resposta, mas Andrigo parou na boa defesa de Rafael Santos.
O gol do Leão saiu aos 25 minutos. Ruan Levine passou por Patrick William, e bateu. A bola desviou em Facundo Boné e morreu no fundo das redes do goleiro Rafael Santos.
Embalado, o time da casa quase marca o segundo gol aos 35. Matheus Rocha cruzou, Neto Baiano subiu bonito e cabeceou para grande defesa do arqueiro do Vila. 
Segundo tempo
Logo no primeiro minuto da segunda etapa, Bruno Mota cabeceou e obrigou o goleiro Caíque fazer boa defesa. 
Aos 38, Jeferson recebeu lançamento e, na saída de Caíque, tocou por cobertura, mas a bola passou tirando tinta da trave.
O gol da virada veio aos 44 minutos. Patrick William perdeu a bola dentro da área. Felipe Garcia rolou para Ruan Potó, que chuta para o fundo das redes e marcou seu segundo gol no jogo. 
FICHA TÉCNICA:
Vitória x Vila Nova - 2ª rodada da Série B
Data: 4 de maio de 2019 (Sábado)
Horário: 16h30
Local: Barradão
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (PB)
Assistentes: Oberto da Silva Santos e Kildenn Tadeu Morais de Lucena
(Ambos da PB)
Cartões amarelos: Caíque Souza, Léo Gomes, Capa, Nickson, Ruan Potó e Neto Baiano (VIT); Joseph (Vila)
Gols: Ruan Potó (2x); Neto Moura
Vitória: 
Caíque; Matheus Rocha, Éverton Sena, Victor Ramos e Capa; Léo Gomes,
Rodrigo Andrade (Gabriel Silva), Ruan Levine; Caíque Souza (Felipe Garcia) Andrigo (Nickson) e Neto Baiano. Técnico: Cláudio Tencati
Vila Nova: 
Rafael Santos; Jeferson, Philipe Maia, Patrick e Hélder; Joseph,
Ramon, Neto Moura (Bruno Mota) e Alan Mineiro (Denner); Facundo Boné e Capixaba (Gustavo Silva). Técnico: Eduardo Baptista
Do Portal Galáticos Online

Acidente com sub-15 do Bahia: treinador segue internado em observação; dois morrem

O treinador de goleiros Eduardo Brandão, o Duda, segue internado em observação após o ônibus que levava o time sub-15 do Bahia se envolver em um grave acidente, próximo à Minas Gerais, na manhã deste sábado (4) e que deixou dois mortos. 
O motorista do ônibus foi identificado como Carlos Pacheco. Já o motorista do caminhão, que não teve a identidade revelada, também morreu no local.
De acordo com a assessoria de comunicação do Clube, no ônibus havia 16 atletas e 6 integrantes da comissão técnica do sub-15. Desses 22, 9 foram levados para algum tipo de atendimento médico. Nenhum caso grave. O Clube informa ainda que desses 9, 5 já foram liberados e três já receberam alta.
Todos fora de qualquer risco ou problema maior. "O único que ainda continua em observação, com previsão de sair ainda hoje, é o treinador de goleiros Eduardo Brandão, o Duda", informa o Clube.
O clube está dando apoio no Fazendão, inclusive com psicólogos para as famílias, e está deslocando equipe para Minas, com o mesmo fim. 
Do Portal Galáticos Online

Presidente do Vitória confirma a contratação do atacante Marcelo

Presidente do Vitória confirma a contratação do atacante Marcelo
Foto: Gustavo Aleixo/ Divulgação/ Cruzeiro
Aos poucos o elenco do Vitória vai ganhando novas caras. Depois de Gabriel Bispo, Van, Dedé, Matheus Augusto, Ítalo Barbosa e Romisson, o time rubro-negro conta com mais um reforço. Trata-se do atacante Marcelo, de 21 anos, do Cruzeiro. A informação foi confirmada por Paulo Carneiro, presidente do Leão.

“Marcelo está contratado. O contrato é até o fim da Série B”, resumiu o dirigente, em entrevista ao programa Sangue Rubro-Negro, da Rádio Excelsior.

Marcelo chega por empréstimo ao Vitória como parte da negociação da transferência de David ao Cruzeiro em janeiro do ano passado (relembre aqui).

Do Portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra

Após visita ao SBT, Bolsonaro pode conceder entrevista ao 'The Noite' de Danilo Gentili

Após visita ao SBT, Bolsonaro pode conceder entrevista ao 'The Noite' de Danilo Gentili
Foto: Divulgação
Na visita que Jair Bolsonaro fez ao SBT nesta semana, Silvio Santos teria pedido ao presidente que ele participasse do programa de entrevistas “The Noite”, comandado por Danilo Gentili. 

De acordo com o jornal Estado de S.Paulo, Bolsonaro não só gostou da ideia, como deu sinal verde. Quem acompanhou a visita diz que foi grande a sinergia entre Silvio e o presidente.

Do Portal Bahia Notícias

Bahia e Dular negociam para fechar patrocínio master na camisa

Bahia e Dular negociam para fechar patrocínio master na camisa
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Após a saída da Caixa Econômica Federal, o Bahia ficou sem opções de patrocínio máster na temporada 2019. O vazio, no entanto, deve ser ocupado por uma empresa que já vinha trabalhando com o clube. De acordo com apuração do Bahia Notícias, o Esquadrão de Aço negocia com a Dular, que deve pagar cerca de R$ 3 milhões de reais por ano.

A empresa do ramo alimentício, inclusive, já vem estampando a frente da camisa do Bahia nas últimas partidas. Só que, no momento, a presença da Dular segue como pontual. 

"CASA DE APOSTAS" DEVE FECHAR COM O BAHIA
Além do possível acerto com a Dular, o site “Casa de Apostas” pode surgir como patrocinador do Bahia. A informação foi dada inicialmente pelo site Varela Notícias e confirmada pelo BN.

O clube e a empresa estão em conversas para fechar o negócio. São duas possibilidades de estampa: na barra inferior da camisa ou na omoplata. A "Casa de Apostas" já estampa a camisa do Esporte Clube Vitória. 

As apostas esportivas estão liberadas no Brasil pela Lei 13.756/18, promulgada no dia 12 de dezembro de 2018.

Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama

Primeira igreja evangélica LGBT em Salvador ganha sede; fundador diz que 'Deus ama todos'

Primeira igreja evangélica LGBT em Salvador ganha sede; fundador diz que 'Deus ama todos'
Foto: Reprodução / G1
Com o objetivo de apresentar ao soteropolitano a pregação evangélica inclusiva, a Igreja Cristã Contemporânea ganhou uma sede em Salvador neste sábado. Após três anos de atuação na cidade, representantes da denominação que tem LGBTs e familiares como principal público, inaugurou sede própria na Avenida Bonocô - a primeira no Nordeste. 

De acordo com o G1, além da Bahia, a Igreja Cristã Contemporânea atua em outros 4 estados. São 7 igrejas no Rio de Janeiro, 2 em São Paulo, 2 em Minas Gerais e 1 no Espírito Santo. A mais nova sede, em Salvador, representa uma realização para o fundador da denominação, pastor Marcos Gladstone.

O pastor conta que o primeiro culto da igreja ocorreu na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, quando se juntou a outras duas pessoas e fez uma oração. O passo seguinte foi o de construir e dar prosseguimento à denominação.

O pastor Marcos é casado com outro pastor e tem quatro filhos adotivos. Segundo o líder da igreja, a família homoafetiva está entre os principais pontos adotados nas pregações. Familiares de LGBTs também são bem recebidos na igreja. O pastor conta que a maioria deles busca abrigo após situações de preconceito em outras denominações.

Os cultos da Igreja Cristã Contemporânea ocorrem aos domingos, às 10h. Para inauguração, a congregação sediada ao lado da passarela da loja Le Biscuit, fará um culto especial neste sábado às 19h. 

Do Portal Bahia Notícias

Avião cai em rio quando aterrissava em aeroporto da Flórida

Avião cai em rio quando aterrissava em aeroporto da Flórida
Foto: HO / Jacksonville, Florida Sheriff's Office / AFP
Um avião comercial, com 143 pessoas a bordo, saiu da pista e caiu no rio Saint Johns, perto do aeroporto naval de Jacksonville, na Flórida, Estados Unidos. Segundo a agência Deutsche Welle, o fato ocorreu na noite desta sexta-feira (3) quando a aeronave aterrissava.

O Boeing 737-800, proveniente da Base Naval da Baía de Guantánamo, em Cuba, caiu nas águas do rio sem submergir. Conforme o xerife do condado norte-americano, não havia muita profundidade no rio. Todas as 143 pessoas a bordo ficaram a salvo "vivas e contabilizadas", acrescentou a autoridade policial.

Do total, 21 passageiros foram levados para um hospital com ferimentos leves. Uma passageira chegou a descrever a aterrisagem para a rede CNN."Quando estávamos aterrissando [...] o avião bateu, freou, bateou mais e subiu para a direita e depois subiu para a esquerda", disse. "E então meio que desviou e depois chegou a uma parada completa", acrescentou.

Em comunicado, a Boeing informou que já ofereceu assistência técnica ao Conselho Nacional de Segurança no Transporte dos EUA, enquanto a agência investiga o ocorrido. Até o momento, as autoridades não apontaram a causa do acidente. 

Do Portal Bahia Notícias

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Vítimas identificadas na tragédia de Brumadinho sobem para 235, diz Polícia Civil


O Instituto Médico Legal de Belo Horizonte confirmou, na tarde desta sexta-feira (3), que mais duas vítimas da tragédia de Brumadinho foram identificadas por exames de DNA. Com isso, o número de mortos identificados subiu para 235 e 35 pessoas seguem desaparecidas.

A Defesa Civil Estadual, a Polícia Civil, o Instituto de Criminologia, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros se reuniram nesta sexta-feira para falar sobre os trabalhos após o rompimento da barragem da Vale neste 99º dia.

A barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, se rompeu no dia 25 de janeiro deste ano.

De acordo com o médico legista do IML Ricardo Moreira Araújo, mais de 180 segmentos de corpos resgatados da lama ainda aguardam identificação. Ele ressaltou que esses fragmentos podem pertencer a vítimas já identificadas.

O trabalho com exames de DNA já fez 127 identificação de segmentos até o momento, sendo 27 de pessoas que ainda constavam como desaparecidas e 100 de vítimas que já haviam sido reconhecidas. Com isso, a taxa de identificação chegou a 87%.

Ainda segundo Araújo, o trabalho é feito seguindo protocolos da Interpol e internacionais para que, além da identificação dos corpos, seja possível a coleta de provas para a investigação.

O médico legista afirmou que a meta do IML é identificar todos os corpos e fragmentos resgatados até o "limite biológico", ou seja, quando não houver mais possibilidades de reconhecimento.
Tenente Coronel Godinho, Major Flávio Santiago, Tenente Pedro Aihara
e Ricardo Moreira Araujo, em coletiva sobre 100 dias de buscas em Brumadinho.
— Foto: Sérgio Marques/TV Globo
De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros Pedro Aihara, o desastre de Brumadinho é a maior operação de busca e resgate do Brasil. Antes, o trabalho nos deslizamentos na região Serrana do Rio de Janeiro era considerado a maior operação do país.

Durante esses 99 dias, os bombeiros militares do estado têm trabalhado na busca dos desaparecidos. Cães farejadores, drones e aeronaves, além dos militares, são usados nas buscas.

Nesta etapa, segundo Aihara, o trabalho de buscas na lama tem sido feito prioritariamente com o uso dos cães e dos equipamentos. Como o faro dos animais é mais apurado, eles são mais efetivos na localização de corpos e segmentos.

O tenente ainda disse que as buscas seguem diariamente, das 6h às 23h, e com reuniões durante as madrugadas. Aihara garantiu que o trabalho do Corpo de Bombeiros só será encerrado em Brumadinho quando todas as vítimas forem encontradas ou quando não houver mais condições biológicas de buscas.

Além das vítimas, o rompimento causou a contaminação do Rio Paraopeba, um dos afluentes do Rio São Francisco. Os rejeitos de minério devastaram a área administrativa da mineradora, incluindo o refeitório da Vale, onde muitos trabalhadores almoçavam.

A usina ITM de beneficiamento também foi atingida, assim como vagões de trens e veículos que estavam na empresa. Após varrer a mineradora, a lama atingiu comunidades de Brumadinho destruindo casas, inclusive uma pousada, atingindo propriedades rurais.


Por Sérgio Marques, TV Globo/Foto: Reprodução/TV Globo

Governo finaliza propaganda pró-reforma: 'Quem ganha mais vai contribuir com mais'

Governo finaliza propaganda pró-reforma: 'Quem ganha mais vai contribuir com mais'
Foto: Reprodução
O Palácio do Planalto finalizou a formatação da publicidade a favor das mudanças nas regras de aposentadoria, de acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo. O mote, “Nova Previdência, pode perguntar”, tenta desmontar críticas à proposta e apresentar de maneira palatável os principais troncos do projeto de Jair Bolsonaro. 

As peças dizem que nada muda para quem já é aposentado, que as alterações vão ampliar a margem para investimentos e que quem ganha menos vai contribuir com menos e quem ganha mais vai com contribuir mais.

A campanha foi formulada pela Artplan. As peças feitas para a TV apostam na simulação de diálogos, no formato pergunta e resposta. A ideia central é apontar para uma gestão capaz de justificar e defender os principais pontos da proposta. Há ainda uma espécie de selo que classifica as informações oficiais como “Essa é a verdade”.


Do Portal Bahia Notícias

Bolsonaro cita 'milagre' e prestigia bancada evangélica federal em Santa Catarina

Bolsonaro cita 'milagre' e prestigia bancada evangélica federal em Santa Catarina
Foto: Isac Nóbrega/PR
Acenando para evangélicos, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) participou do evento Gideões, em Camboriú, em Santa Catarina, nesta quinta-feira (2). Ele foi recepcionado por cerca de 5.000 fiéis em um evento grandioso com banda, luzes e apresentações de dança, incluindo uma homenagem a Israel.

"Passei por um dia difícil na minha vida em 6 de setembro. Fui salvo por um milagre. Agradeço a vocês pelas orações. Atingimos um objetivo, entendo como uma missão de Deus que, ao lado de vocês, pessoas de bem, tementes a Deus, cumpriremos essa missão", disse o presidente.

Ele prestigiou a bancada evangélica do Congresso Nacional durante o culto, que contou com as presenças dos deputados Marco Feliciano (Pode-SP), Silas Câmara (PRB-AM) e João Campos (PRB-GO). A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que frequenta cultos da Igreja Batista Atitude, não estava acompanhando o presidente. Esta é a primeira vez que um presidente participa do evento anual dos Gideões, que ocorre há 37 anos.

No segundo turno da eleição, Bolsonaro fez 75,92% dos votos em Santa Catarina.  No ano passado, em 29 de abril, o presidente também esteve no evento que reúne milhares de evangélicos. Bolsonaro recebeu uma placa com o provérbio: "quando o justo governa, o povo se alegra".

O evento ocorre anualmente desde 1983 e o grupo Gideões Missionários da Última Hora (GMUH) é uma das múltiplas correntes que compõem a Assembleia de Deus, a maior denominação evangélica do país. O líder da Assembleia de Deus, José Wellington da Costa Júnior, estava no palco, assim como o presidente do GMUH, Zilmar Melquíades Miguel.

O empresário Luciano Hang, das lojas Havan, cuja matriz é em Santa Catarina, esteve no evento e foi recebido com palmas. Hang é entusiasta de Bolsonaro. O general Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), acompanhou o presidente.

O governador do estado, Carlos Moisés (PSL), e o prefeito de Camboriú, Elcio Rogerio Kuhnen (MDB) recepcionaram o presidente. O lado de fora do ginásio tinha vendedores de itens com apelo religioso e até aluguel de banheiro por R$ 2 em uma residência próxima.

Dentro do ginásio onde ocorreu o evento, cartazes mostravam as ações sociais do GMUH em diversos países, como Haiti e Bolívia. O palco, com duzentas pessoas, foi decorado com flores e iluminado com luzes em tons verdes. Na edição anterior do evento, Bolsonaro ainda não era oficialmente candidato a presidente. Porém, falou aos fiéis presentes que eles deveriam "eleger alguém parecido com eles". "Minha origem é católica, mas sou casado com uma evangélica", falou.

Um pastor fez uma oração a todos presentes com problemas no estômago enquanto Michelle Bolsonaro colocava as mãos sob o abdômen do então deputado federal. "Bota a mão no estômago delas [pessoas com problemas]", dizia o pastor. 

Depois que Bolsonaro sofreu um atentado em setembro de 2018, quando teve o intestino perfurado e precisou ficar internado durante a campanha, fiéis divulgaram nas redes o vídeo da oração afirmando que Bolsonaro não morreu por ter o "estômago blindado" no encontro dos Gideões.


Do Portal Bahia Notícias/por Paula Sperb | Folhapress

Diretor de teatro Antunes Filho morre aos 89 anos em São Paulo

Diretor de teatro Antunes Filho morre aos 89 anos em São Paulo
Foto: Divulgação/Bob Sousa
Morreu, nesta quinta-feira (2), aos 89 anos, o diretor de teatro José Alves Antunes Filho, mais conhecido como Antunes Filho. 

"Nesta noite do dia 2 de maio o Sesc, o teatro e todo Brasil estão mais tristes. Lamentamos o falecimento do diretor de teatro Antunes Filho, aos 89 anos, no Hospital Sírio-Libanês. Nosso companheiro de mais de 30 anos de convivência será velado amanhã, a partir das 8h, no Teatro Sesc Anchieta.", informou o Sesc SP, em suas redes sociais. 


Considerado pela crítica especializada um dos principais nomes do teatro brasileiro, o artista estava internado há cerca de duas semanas, após um mal-estar. Na ocasião, os médicos diagnosticaram um câncer de pulmão em estágio avançado.


A estreia de Antunes Filho no teatro foi em 1953 com a peça Week-end, de Noel Coward. Em 1958, fundou a companhia Pequeno Teatro de Comédia e dirigiu o espetáculo “O Diário de Anne Frank”, vencendo prêmios da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) e da Associação Carioca de Críticos Teatrais (ACCT). 


Ele criou também o Centro de Pesquisa Teatral (CPT), escola de formação e grupo por onde passaram importantes nomes do teatro nacional. Um de seus trabalhos de maior prestigio foi a montagem de “Macunaíma”, baseado na obra de Mário de Andrade, em 1978.


Do Portal Bahia Notícias

Bolsonaro mostra cicatriz de cirurgia na TV para dizer que facada não foi fake

Bolsonaro mostra cicatriz de cirurgia na TV para dizer que facada não foi fake
Foto: Reprodução
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), levantou a camisa e fez questão de exibir, em entrevista na TV, as cicatrizes da cirurgia pela qual passou neste ano devido à facada sofrida na campanha eleitoral de 2018. "Alguns falam que foi fake", afirmou Bolsonaro ao SBT Brasil, em entrevista exibida na noite desta quinta (2), ao se referir ao ataque do qual foi alvo em Juiz de Fora (MG). 

Em 6 de setembro de 2018, em plena campanha eleitoral, Bolsonaro levou uma facada durante comício na cidade. O então presidenciável foi submetido a uma colostomia, que só foi revertida no final de janeiro deste ano, já como titular do Palácio do Planalto.

Bolsonaro foi ao SBT gravar uma participação no Programa Silvio Santos para defender a reforma da Previdência, prioridade de seu mandato e que já tramita em comissão especial na Câmara dos Deputados. Ele fez elogios ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com quem chegou a trocar farpas publicamente devido às dificuldades na articulação política em torno da proposta.

"Ele [Maia] é uma pessoa excepcional. E tem transmitido para mim que há interesse, por parte dos líderes que decidem os votos lá dentro [da Câmara] em aprovar o mais rápido possível a reforma da Previdência". Questionado sobre a crise na Venezuela, Bolsonaro disse que o ditador Nicolás Maduro não tem poder sobre ele mesmo e voltou a afirmar que é "praticamente zero" a chance de uma intervenção militar do Brasil no país vizinho. No entanto, ele se disse preocupado com outra nação sul-americana, a Argentina.

"Mais importante do que a Venezuela no momento é a Argentina, que está a um passo -por ocasião agora das eleições de outubro- a voltar para a senhora Cristina Kirchner, o que seria uma outra Venezuela". A Argentina atravessa dificuldades econômicas e o atual presidente, Mauricio Macri -que sucedeu Cristina Kirchner no poder- está com a popularidade em declínio.

Em live nas redes sociais, também nesta quinta, Bolsonaro pediu aos argentinos que não votem na ex-presidente, que é candidata a retornar à Casa Rosada e lidera a última sondagem eleitoral.


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

Ciclone atinge a Índia e obriga deslocamento de mais de 1 milhão de pessoas para abrigos

Ciclone atinge a Índia e obriga deslocamento de mais de 1 milhão de pessoas para abrigos
Foto: Reprodução / G1
O Ciclone Fani atingiu nesta quinta-feira (3) o estado costeiro de Odisha, na Baía de Bengala na Índia. Ele chegou ao país como uma tempestade de grau 5, com ventos de até 205 quilômetros por hora, e obrigou as autoridades indianas a descolarem 1,2 milhão de pessoas.

O Departamento de Metodologia da Índia diz que o ciclone "extremamente severo" atingiu o estado costeiro de Odisha, na Baía de Bengala, por volta das 8h (23:30 do dia 2 de maio no Brasil), através da Agência Brasil.

A Força Nacional da Índia informou que as pessoas foram levadas para 4 mil abrigos, em razão do perigo das zonas baixas em Odisha.

O Fani é a tempestade mais violenta desde 1999, quando um ciclone matou cerca de 10 mil pessoas e devastou grande parte de Odisha. Em outubro do ano passado, a passagem do Ciclone Titli provocou a morte a 60 pessoas no mesmo estado.

Do Portal Bahia Notícias